sábado, 12 de julho de 2014

Com apenas 23 anos de idade, filho de juiz apodiense é empossado Procurador Federal

Procurador Geral Federal, Dr. Marcelo Siqueira, Procurador Lucas Pinto e o juiz Gulherme Pinto (foto cedida)

Os candidatos aprovados no concurso da Procuradoria-Geral Federal (PGF), para o cargo de procurador federal, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (07/07) em Brasília/DF. Dos mais de 600 participantes do curso de formação realizado entre os dias 19 e 31 de maio deste ano, 150 candidatos foram empossados e já estão aptos para iniciar as atividades da carreira nas unidades da PGF em todo país.

Dentre os 150 candidatos que foram empossados, esta o jovem, Lucas Pinto, 23 anos, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O procurador federal, Lucas Pinto, é filho do juiz apodiense, Guilherme Pinto, neto do ex-prefeito Jose Pinheiro Bezerra e do saudoso desembargado Newton Pinto.

Lucas Pinto, tomou posse no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília, a solenidade contou com a participação do Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, do ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo de Tarso Sanseverino e do Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, além de familiares dos novos procuradores federais.

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU
O ministro do STJ Paulo de Tarso ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pela carreira. “O trabalho dos senhores é extremamente relevante na preservação do interesse e do patrimônio público e permitirá não apenas uma ótima defesa da União mas, também, um grande crescimento pessoal de cada um dos senhores”, disse.

O Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, solicitou aos procuradores que atuarão nas unidades da PGF no interior do país, empenho no dia a dia da carreira. “Os senhores terão um crescimento individual, pessoal e profissional sem tamanho, não há nada que possa pagar isso. Com certeza ao longo da vida profissional, agradecerão pela experiência que passarão a ter no dia de hoje, pois será ela que dará a base para que possam desempenhar todas as funções que o cargo permite com extrema segurança, dedicação e zelo que os senhores já demostraram ao logo do concurso público”, afirmou.

Aos novos procuradores, o ministro da AGU, Luís Inácio Adams, exaltou a relevância do respeito, da busca pela eficiência e pela felicidade no serviço público. “A atividade pública está exposta a crítica externa e a situações que vocês mesmos não escolheram. Tenham a força de enfrentarem isso sempre que possível com um sorriso, com uma tranqüilidade de alma, que é o bem estar que a felicidade traz. Seguindo essas diretrizes, você terão sem sombra de dúvida um grande sucesso profissional. Parabéns, bem-vindos à AGU e tenham um feliz e promissor futuro nessa instituição”.

Representando os demais empossados, os novos procuradores Andressa Santos Michele e Fernando Barcelos Loureiro receberam das mãos do ministro do STJ, o bóton com o emblema da AGU.

“De Aluna a Professora do IFRN: O Curso de Licenciatura em Química contribuindo para transformação social e realização de sonhos”.

Isso é o que pode ser concluído do depoimento da Aluna Sebastiana Estafana Torres Brilhante, que assim como outros alunos que concluíram o curso de licenciatura em Química no Campus Apodi, estão conseguindo atingir metas e realizar seus sonhos.

Além deste caso, vários outros podem ser ressaltados entre as conquistas realizadas pelos egressos deste curso, destacando-se alunos(as) aprovados(as) em concurso para rede estadual de ensino e outros aprovados em cursos de pós-graduação.

Veja o depoimento:

“Sou Estefana Torres, egressa do Curso de Licenciatura em Química do campus Apodi e atual professora de Química do campus Natal Zona Norte.

Ingressei no IFRN em 2009, minha turma foi a primeira do campus em nível superior. O início do curso foi bastante difícil pois as salas não tinham ventiladores, poucos livros na biblioteca e poucos equipamentos e reagentes nos laboratórios de química. Mas, como recompensa a essas dificuldades, tive professores que me ensinaram a ser uma educadora e uma pessoa apaixonada pela química.

Ao final dos quatro anos de curso eu tinha mais uma meta a ser cumprida, um sonho a ser realizado, que era sair do IFRN formada e voltar como docente desta instituição que me proporcionou a formação acadêmica desejada por muitos brasileiros.

Hoje sou professora substituta, o que já representa uma grande vitória e conquista na minha caminhada, mas, espero e trabalho arduamente para conseguir, futuramente, conseguir minha efetivação nesta instituição e, assim poder contribuir na formação de novos profissionais.” Portal do IFRN.

Apodi é o novo reforço do Clube Bastia da França


Formado nas divisões de base do Vitória, o lateral-direito Apodi está de clube novo. Após uma passagem pelo futebol mexicano, o jogador foi anunciado nesta quarta-feira (10), como o novo reforço do Bastia, que disputa a primeira divisão do Campeonato Francês. No clube, Apodi terá a companhia do também brasileiro Illan, que se destacou com a camisa do Atlético-PR.

Aos 27 anos, Apodi se profissionalizou com a camisa do Vitória onde atuou entre 2006 e 2007 até ser vendido para o Cruzeiro. Além do clube mineiro o jogador acumula passagens por SantosSão Caetano Bahia Guarani Ceará , no Brasil. Além de Tokyo Verdy, do Japão, Querétaro e Delfines del Carmen, ambos do México.

Atuando na primeira divisão francesa, Apodi disputará a liga com grandes nomes do futebol mundial como o sueco Ibrahimovic, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva e o atacante Falcão García, do Mônaco.

Fonte: Redação iBahia

Sesap e Ministério da Saúde realizarão Fórum da Rede Cegonha em Apodi

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Saúde da Mulher, o Ministério da Saúde e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizará na quinta-feira (31), às 7hs30min no auditório da Casa de Cultura Popular.

O evento terá como público-alvo o representante da Promotoria da Saúde do Ministério Público, secretária municipal de saúde, coordenadora municipal da atenção básica, diretores das unidades hospitalares, municipais, profissionais de saúde e a diretora da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi (APAMI).

Prazo para registro individual de candidato termina hoje

Às 19h deste sábado (12) termina o prazo final para os candidatos, escolhidos em convenção partidária para concorrer às Eleições Gerais de 2014, requererem seus registros individuais de candidaturas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), caso seus partidos políticos ou coligações não os tenham solicitado até as 19h do dia 5 de julho. As convenções partidárias ocorreram de 10 a 30 de junho.

O candidato nesta situação tem 48 horas para entrar com o pedido individual de candidatura, a partir da publicação do edital contendo a lista de candidatos pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

XII Festival de Inverno em Cerro Corá - RN

Clique para ampliar

Um a menos

O deputado Gilson Moura foi afastado do cargo pela Justiça Federal e o presidente não convocou o suplente.

Ótimo, gasta-se menos.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Nenen Mossoró é homenageado pela União Vale do Apodi


A União Vale do Apodi - Univap homenageia Nenen Mossoró pelo vínculo que tem com o Futebol e o Futsal do município de Apodi.

Durante os anos de 1970 e 1980, prestou relevantes trabalhos às instituições ACDA, AVAP E UNIÃO APODIENSE (atualmente UNIVAP). “A ele, nossa eterna gratidão”, disse Francisco Gama.


Nota do blog: Aproveite e visite o blog da Univap. Tudo sobre o futebol apodiense. O link do blog da Univap já se encontra ao lado.

Candidatos ao Governo começam definir tônica dos seus discursos


Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte começam a definir a tônica para os discursos das eleições deste ano. O candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves tem frisado como pilar para o futuro governo “a união política em defesa do estado”. O candidato do PSD, Robinson Faria, enfatiza “o diálogo permanente com a sociedade”. Akaken Farias (PSL) afirma que fará um governo “voltado para os cidadãos”. Já Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) propõem mudanças na estrutura de gestão para um governo Socialista.

Robinson, Fábio Dantas e Fátima cumprem agenda no Seridó neste sábado

O candidato ao Governo do Estado Robinson Faria (PSD) cumprirá agenda neste sábado (11) em municípios do Seridó. Ao lado da candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) e do candidato a vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB) Robinson irá participar de reuniões políticas em Currais Novos, Caicó e Serra Negra.

O primeiro compromisso de campanha dos candidatos será em Currais Novos, onde Robinson, Fábio Dantas e Fátima participam de ato político do PT e da tradicional feirinha no horário da tarde. A noite, eles seguem para Caicó onde participam de reuniões políticas com os filiados dos partidos da coligação Liderados pelo Povo. Depois, os candidatos participarão da festa junina do município de Serra Negra.

No domingo os candidatos terão agenda na região metropolitana.

Agenda do candidato Henrique Alves para amanhã

Agenda do candidato Henrique Alves para este sábado, 12 de julho:

13h - Feirinha de Sant'Ana, em Currais Novos

20h - Jantar no município de Lagoa Nova, a convite do deputado Nelter Queiroz.

Prefeitura de Parnamirim vai realizar concurso público

A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou o projeto de lei complementar de autoria do Executivo dispondo sobre a criação de vagas na estrutura da Secretaria de Educação. É o primeiro passo para a realização de novo concurso público para atender à demanda do ensino básico, que tem hoje cerca de 30 mil alunos distribuídos em 46 escolas do ensino fundamental e 19 centros infantis.

São 175 vagas de professor nível superior, 102 de agente administrativo, 12 de intérprete de libras e oito de instrutor de libras. Para professor, intérprete e instrutor, a jornada de trabalho é de 30 horas semanais; a de agente, de 40 horas.

No RN, já é mais cara do que previsão após reajuste do Governo Federal

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou nova tabela de preços de referência dos combustíveis, prevendo reajustes nos valores para o consumidor final a partir da quarta-feira (16).

De acordo com o documento do órgão, após a aplicação dos reajustes, o preço de referência da gasolina tipo “C” no Rio Grande do Norte passará a ser de R$ 3,0310, por litro, entretanto o valor médio praticado atualmente no estado já é superior. A média divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de R$ 3,0355, por cada litro do combustível.

Candidatura de Fátima senadora ganha novos aliados


A candidata ao Senado pelo PT, deputada federal Fátima Bezerra recebeu apoios de lideranças políticas e sociais de diversos partidos e regiões do Rio Grande do Norte nesta quarta (9) e quinta-feira (10). Aliados de Montanhas, Itaú, Rodolfo Fernandes,São Miguel, Montanhas, Caraúbas, São Gonçalo do Amarante, Jardim do Seridó, São Miguel, Caicó e Natal estiveram com a parlamentar, além de integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

OAB é contra abate de jumentos em Apodi e Felipe Guerra

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte vem informar que sua atuação, através da Comissão de Meio Ambiente da Seccional RN e da Subseccional Mossoró, no contexto da polêmica envolvendo a prática de abate de jumentos (asininos) em Apodi e Felipe Guerra motivada a partir de iniciativa de promotor de justiça em atuação naquele município.

No entendimento institucional de que a prática de abate não encontra amparo suficiente para sua manutenção.

Essa é a gata da sexta galera!!!

Eduardo Campos: “Wilma e Henrique se uniram para melhorar o RN”

Presidente do PSB e candidato à Presidência do Brasil, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está hoje no Rio Grande do Norte. Logo cedo, por volta das 7h30, concedeu entrevista à Rádio Cidade de Natal, onde falou sobre suas idéias para melhorar o país e sobre a campanha estadual, que tem a dirigente estadual do seu partido, a ex-governadora Wilma de Faria candidata ao Senado, e o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB), postulante ao Governo.

“Do ponto de vista administrativo e político que o Rio Grande do Norte chegou, precisou se criar uma frente ampla para enfrentar o caos. Meu partido no RN convenceu o diretório nacional de que precisava participar deste momento de união pelo bem do estado. A governadora Wilma será uma grande senadora e fará uma excelente atuação para ajudar o governo do RN e também nossa base de governo", declarou. Para ele, essa frente “acontece como nas nossas famílias, quando temos que nos ajudar. Eles entenderam que é hora de todo muito se unir para melhorar o RN".

O presidenciável também falou sobre suas ideias para melhorar o Brasil. Explicou sobre o Programa Pacto Pela Vida, que implantou em Pernambuco enquanto governador, e que fez com que fosse o único estado brasileiro a reduzir durante sete anos os índices de violência, fazendo com que recebessem prêmio da ONU. “Pernambuco era um dos mais violentos do país. Estudei todas as experiências que tiveram êxito no Brasil e mundo e fizemos um programa observando a prevenção e repressão. Todo o aparelho do estado se reunia e fazia um balanço semanal, com nossa presença, observando área a área, para que tomássemos providências. Essa experiência que quero levar para o Brasil”.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

DNOCS vai realizar concurso com 600 vagas

O novo diretor do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes de Souza, confirmou a realização de concurso para provimento de aproximadamente 600 vagas até 2015.

A reestruturação do órgão, que definirá novos setores e atuações, também está na lista de prioridades, além da questão orçamentária. A realização do concurso público junto à reestruturação é o principal desafio da gestão de Walter Gomes.

Caravana da Assistência Social está percorrendo comunidades da zona rural e bairros da cidade, levando serviços e apresentações culturais


Com o desafio de sair dos gabinetes e levar os serviços disponibilizados pela Assistência Social do município de Apodi à zona rural e aos bairros da cidade, a Caravana da Assistência, composta por todos os profissionais da secretaria, inicia hoje uma longa jornada que prestará serviços e levará cultura para as quatro regiões do município, durante todo o mês de julho.

Na manhã desta quinta-feira (10), os profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social saíram em caravana com destino à comunidade de Santa Rosa, onde irão tirar dúvidas sobre os serviços e programas ofertados para os usuários do Cadastro Único, atualizando os cadastros, assim como a inclusão de novos cadastrados.


“Trata-se de uma ação inovadora, iniciada no ano passado e ampliada este ano, quando levaremos o maior número de profissionais possível para fazermos um levantamento das demandas de cada comunidade para podermos melhorar a qualidade dos nossos serviços, assim como ofertá-los para todos os que se enquadram no perfil dos programas sociais”, explica a secretária Aloma Cavalcante.

A comunidade de Santa Rosa é a primeira receber a caravana que irá oferecer rodas de conversas, palestras e o grande diferencial deste ano: o teatro. A partir das 16h, a Associação Raimunda Dantas Teatro estará apresentando a peça “Em cada Canto eu Conto”, que retrata o tema da Campanha 18 de Maio, sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


O trabalho da caravana se estende até o dia 31 de julho, passando pelas comunidades rurais das quatro regiões e também na zuna urbana, atendendo a todos os que precisam dos serviços. Durante esse período, não haverá expediente na sede da secretaria.

Prefeita do PSD e lideranças do interior anunciam apoio a Henrique Alves


A prefeita de Tabuleiro Grande, Klébia Bessa (PSD) anunciou na tarde desta quinta-feira (10) o apoio à candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado. O candidato recebeu na sede do diretório do PMDB, em Natal, prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Estado. A candidata ao Senado, Wilma de Faria, e o candidato a vice-governador, João Maia, estiveram presentes no encontro.

Na mesma tarde Henrique recebeu os apoios de lideranças das seguintes comitivas: Lajes Pintada, prefeito Nivaldo Alves (PR) e os vereadores Charles Palhares (PR), Haroldo Júnior (PR), Lincoln Gomes (PP) e Deca (PTB); Pureza, a vereadora Patrícia Brito (PTB) e a vice-prefeita, Edilma Lima (PTB); Serrinha, do vereador Deda Terto (PROS) e de outras lideranças de Serra Caiada, Santo Antonio, Serrinha, Extremoz, Pedro Avelino e Caiçara do Norte.

Robinson recebe proposta da Fetarn com ações para agricultura familiar no RN

O candidato ao Governo do Estado Robinson Faria (PSD) recebeu nesta quinta-feira (10) o plano de ação da agricultura familiar do Rio Grande do Norte. A proposta para o setor foi apresentada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) que representa mais de 360 mil trabalhadores.

Ao receber o documento, Robinson lembrou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas para o setor agrícola. "Este documento será um dos pilares da nossa gestão. O nosso governo que terá como base os apelos populares, os trabalhadores rurais e as pessoas simples, que mais precisam da mão amiga do governo", destacou Robinson.

Em seu discurso, Robinson frisou que o governo do PSD, com participação do PT e do PCdoB fará uma gestão direcionada ao fortalecimento de projetos da agricultura familiar e ações de convivência com o semiárido potiguar, com construção de cisternas, instalação de poços e reforma agrária, além de projetos que incentivem a educação, saúde e segurança para o meio rural.

O documento foi entregue pelo presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, homens e mulheres trabalhadores do campo.

Prefeito de Governador Dix-Sept Rosado anuncia apoio a Robinson‏

O prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, Anaximandro Vale (DEM) anunciou nesta quinta-feira (10) na sede do PSD o apoio ao candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) e ao projeto do PSD para o Rio Grande do Norte.

Para o prefeito, Robinson representa a esperança de melhorias para o município e para a região. “Estou com Robinson porque tenho a esperança de que ele no Governo vai fazer mais pela região e a população precisa dele”, comentou.

Anaximandro é médico e está no segundo mandato como prefeito e lembrou a importância do governador conhecer as realidades locais. “Robinson anda por todo o Estado e saberá administrar bem o Governo”, contou.

Felipe Guerra: Boas Expectativas da 3ª Edição da Feira da Agricultura Familiar no Sábado dia 12‏


Em uma mistura de aromas, gosto cores e tradições, a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar em Felipe Guerra tem atraído a atenção da população da cidade e da zona rural.

Neste próximo sábado, dia 12, a partir das 19 horas na Praça da Cidade Baixa, será realizada a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar do município de Felipe Guerra.

É mais uma exitosa e inovada ação a beneficiar o trabalhador rural no Governo Municipal de Felipe Guerra,  comandado pelo prefeito Haroldo Ferreira (PROS) e organização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo informações do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Morais preparativos estão sendo providenciados tendo à frente ele, Fernando, o seu Sub-Secretário, Railton Pascoal e toda a equipe daquela pasta. “Estamos com boas perspectivas e ótima aceitação por parte dos produtores rurais da Agricultura Familiar. Por onde passamos para realizar o cadastramento e levantamentos dos que irão participar deste tradicional evento”.

Proposta arriscada: Henrique promete acabar com o analfabetismo do RN em 4 anos

O candidato a governador do Rio Grande do Norte, Henrique Alves (PMDB) começa sua série de promessas de campanha arriscando mais do que o limite da paciência do eleitor comporta.

Henrique promete acabar com o analfabetismo no Rio Grande do Norte até 2018. Ele sabe que não consegue. Em 4 anos não se erradica analfabetismo nem em uma cidade, quanto mais em um estado.

A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), aliada de Henrique, que diga. Em 2006, na campanha de reeleição, Wilma garantiu extinguir o analfabetismo nos 4 anos da nova gestão. Não conseguiu. Ninguém conseguiria no serviço público. Henrique poderia ter arriscado menos.

Em entrevista ao JH, o deputado-governadorável disse ainda que, se eleito, quer construir um novo hospital na capital e implantar Metrô Leve e sistema de barcas modernas, além de um anel viário metropolitando.

Obras de cimento. Bem mais fáceis de serem executadas. Ao contrário da erradicação do analfabetismo. Analfabetismo do povo.

Professor Luis Carlos é candidato a deputado estadual pelo PMDB


SOU CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL (15444), e terei se DEUS permitir, uma VOTAÇÃO EXPRESSIVA em NATAL e na minha cidade APODI! (Apodi quer eleger um filho da terra, são 28 mil eleitores e na eleição passada foram mais de 10 mil votos para um filho da terra).

Há dois anos, iniciava a campanha de vereador e DEUS levava meu pai ao mesmo tempo, foram 3 meses de campanha e saudades do meu pai, no dia da votação eram decorridos os 3 meses de campanha e 3 meses de falecimento do meu pai.

Fiquei desnorteado durante a campanha para vereador, mas sou MUITO GRATO e agradeci no momento aos Amigos e Amigas de Natal que me deixaram mais uma vez entre os MAIS VOTADO, não ganhei a campanha devido aos cálculos eleitorais, onde entraram 8 vereadores com menos votos do que eu (se fosse pelos mais votados teria ganho de novo).

Agora, vem uma NOVA ELEIÇÃO, sou candidato a DEPUTADO ESTADUAL(15444) e com meus votos cristalizados e com menor concorrência em Natal, em todo o RN e em especial no meu Apodi, onde a cidade com mais de 28 Mil eleitores sempre expressa um alta votação ao candidato filho da terra (na última eleição mais de 10 mil votos),tem REAL POSSIBILIDADE de sucesso.

Lembrando que em Apodi e no Oeste, ao lado dos familiares, amigos(as) e em espacial da minha irmã Dra Solange Noronha (30 anos de serviço prestado em todo o Oeste) teremos êxito. Já em Natal, onde Honrei cada voto recebido, tenho a esperança que serei mais uma vez reconhecido e com uma excelente votação.

Professor Luis Carlos.

Getúlio Rego tem conversa agendada com Henrique Alves

O líder da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), tem conversa agendada com o candidato ao governo pelo PMDB, Henrique Alves. Encontro articulado pelo senador José Agripino.

Rego alega divergências históricas com o PMDB que emperram o apoio a Henrique Alves, principalmente no Alto Oeste onde o líder o governista é ferrenho adversário do ex-deputado Elias Fernandes e do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, ambos peemedebistas.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lideranças de Itaú e Rodolfo Fernandes reforçam apoios à candidatura de Fátima

Atendimento móvel odontológico atinge números significativos

A Secretaria de Saúde divulgou os números de atendimentos feitos pelo Odontomóvel, desde sua inauguração, no mês de outubro de 2013. Os números mostram que o investimento na Unidade Móvel Odontológica trouxe significativos avanços para a saúde bucal de muitos apodienses que não dispunham do serviço.

A equipe de cirurgiões-dentistas do Ondontomóvel é composta por Dra Maria Patrícia, Dr. Francisco Suassuna, Dra Sêfora Mesquita e Dr. Thiago Fernando, que trabalham em regime de escala com a ajuda de 4 auxiliares ( 1 para cada dentista) e com Manoel Tavares que exerce as funções de motorista, eletricista e dar apoio na manutenção da Unidade Móvel.

A escala de locais de atendimento é feita semanalmente, baseada na necessidade das comunidades e também de acordo com solicitações feitas por associações, a própria comunidade e o poder público. Mais de 22 comunidades já receberam a visita do Odontomóvel.

Nesta semana, o Odontomóvel esteve no sítio Santa Cruz (quarta), estará no sítio Santa Rosa (sexta) e na próxima semana começará o atendimento no Sítio Rio Novo (segunda, dia 14/07). Na quarta e sexta da próxima semana, os locais ainda serão definidos na Região do Vale.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog pelo Facebook: Janio Duarte

Candidato ao Governo do PMDB, deputado Henrique Alves estréia campanha nas mídias sociais

Primeiro candidato a governador a ter site de campanha, Henrique Alves também interage com eleitores por meio das mídias sociais.

No Facebook, Twitter, Instagram e no canal Henrique Governador, do Youtube, a atuação é de forma propositiva para tornar conhecidos do eleitor a história do candidato, seu trabalho como deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, além das suas propostas para governar Estado potiguar.

Henrique Alves é o primeiro candidato a governador a ter um site de campanha. Na estreia, além de notícias, o site trouxe vídeos, fotos e material de campanha para download, como o ringtone para celular.

A seção que mais promete chamar a atenção do eleitor é a que o convida a enviar fotos com Henrique usando a hashtag #MeuGovernador.

Centrais do Cidadão de Natal normalizam internet nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (10), as Centrais do Cidadão da Zona Norte de Natal e do Via Direta Shopping voltam a ter serviços de internet normalizados, instáveis desde a queda de uma torre responsável pela distribuição de um link a rádio usado nas unidades. O funcionamento da Central do Cidadão do Alecrim deverá entrar operação normal no final da manhã desta quinta-feira.

Para solucionar o problema, foi contratado em caráter emergencial um link via telefone para ser adaptado ao sistema de internet utilizado pelo Governo do RN. Desta forma, cada computador deve passar por uma configuração individual, consistindo em um processo mais lento. A Sejuc lamenta os transtornos causados por essa interrupção no serviço de atendimento ao cidadão e reitera que continua trabalhando para receber a todos da melhor maneira possível.

Política potiguar vai esquentar

Passado o “desastre da seleção brasileira” os potiguares passarão a pensar um pouco mais em política. Afinal, é ano de eleição e temos que escolher os nossos representantes. Não adianta “tapar o sol com a peneira”. As coisas vão esquentar!

Eduardo Campos tem agenda de campanha nesta sexta-feira no Rio Grande do Norte

O candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB) será o primeiro a cumprir agenda no Rio Grande do Norte. Durante toda a sexta-feira (11) ele cumprirá uma intensa agenda de compromissos em Mossoró e Natal. O Blog ApoDiário destaca sua agenda oficial:

Mossoró
Hotel Garbos
7h30 as 08h30 : Caminhada pelo mercado popular
08h45 as 09:45: Entrevista Coletiva na Camara de vereadores
10h as 11h: Gravação no estúdio da TV
11:30 -Decola com destino a Natal

Natal
12h30: chegada ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante,
13h as 14h : Gravação e Entrevista na TV Ponta Negra (SBT) – Jornal do Dia ( Geórgia Nery)
14h30 as 15h15: Visita a Dom Jaime – Arcebispo Metropolitano
Igreja Matriz de Natal – Avenida Deodoro – Centro
15h30 as 16h15: Entrevista Coletiva (TV – Rádios – Jornais – Blogs) - Potengi flat
16h30 as 17h30: Caminhada no Centro da Cidade – Concentração na Praça 7 de Setembro – Centro da Cidade – Roteiro: Rua Ulisses Caldas; Princesa Isabel encerrando no Café São Luiz.
18h as 18h45: Entrevista na rádio 98 FM – Programa repórter 98.
19h as 20h: Entrevista na Rede TV – Jornalistas: Túlio Lemos e Juliana Celli

Umarizal lidera número de assassinatos por habitantes no RN

Com uma população estimada em pouco mais de 10 mil habitantes, o município de Umarizal, localizado na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, vive uma situação preocupante com relação ao quadro da violência na cidade.

Um recente levantamento do especialista em Segurança Pública, Ivenio Hermes, com atuação no estado potiguar, revelou que Umarizal lidera o ranking dos municípios do RN na taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

Agenda dos candidatos ao governo nesta quarta-feira

Os candidatos ao Governo do Estado dão continuidade à campanha eleitoral. Nesta quarta-feira (09), as reuniões com grupos políticos e equipe de campanha fazem parte dos compromissos.

O período de campanha eleitoral nas ruas e na internet começou no último domingo (6).
Robério Paulino (PSOL)
9h – Reunião com equipe de campanha.
14h – Participa de ato contra o aumento da passagem de ônibus no Baldo com a juventude e movimentos sociais 
17h – Reunião com advogados (equipe jurídica) para agendar ida ao Ministério Público para apresentar nota em defesa da transparência nas pesquisas eleitorais.

Robinson Faria (PSD)
O candidato Robinson Faria cumprirá agenda de reuniões com grupos políticos na sede do Partido Social Democrático nos dois turnos, manhã e tarde.

Simone Dutra (PSTU)
- 9h - Assembleia de servidores estaduais da Saúde, no auditório do Sindsaúde/RN, na Avenida Rio Branco, no Centro.
- 14h - Ato público contra o aumento da passagem de ônibus em natal, concentração no Viaduto do Baldo, no Centro.
- 15h30 – Reunião com servidores da Saúde e apoiadores, no Centro de Natal.

* Os demais candidatos não apresentaram agenda de campanha.

Nota do blog: Reuniões com grupos políticos e equipe de campanha fazem parte dos compromissos.

Sede do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus de Apodi


Confira as novas instalações da sede do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus no município de Apodi – Rio Grande do Norte.

Os índios Tapuias Paiacus (nossos primeiros habitantes). Promulgara a paz, em nome do Rei, a todos os índios do sertão. Sabedores do fato,várias delegações de tribos haviam concorrido ao arraial do Assú entre outras à dos tapuias do Apodi.

Hoje a partir das 8h00min está agendada a visita das famílias Paiacus nas novas instalações do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi - CHCTPLA.

O Centro Histórico Cultural fica localizado à rua Antonio Lopes Filho, 105, centro.

Fotos: Isaac Torres.

Repasse do FPM de julho vem 30% maior

O primeiro repasse de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 2.401.964.817,77 – descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, o montante é de R$ 3.002.456.022,21. O deposito será feito nesta quinta-feira (10), nas contas das Prefeituras.

De acordo com análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse apresenta aumento de 29,9% (em valores nominais, sem considerar a inflação), em relação ao mesmo decêndio do ano passado.

Acúmulo do FPM cresceu 4,9% em termos reais

Com isto, o acumulado do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2014 chegou a R$ 44,502 bilhões – crescimentos de 4,9% em termos reais. No mesmo período de 2013, o acumulado ficou em R$ 42,438 bilhões.

Apesar deste repasse ter apresentado aumento, a previsão de crescimento em julho é de apenas 1%, segundo estimativa da Receita Federal. O alerta aos prefeitos é que, de junho a outubro, o repasse FPM é menor, por isso é preciso ter prudência para enfrentar estes meses.

Propaganda eleitoral de rádio e TV começa no dia 19 de agosto


A campanha eleitoral já ganhou as ruas desde o último domingo, 06 de julho, mas a propaganda eleitoral de rádio e TV ficou para 19 de agosto. Portanto, 45 dias antes do pleito de outubro.

Sintonize a AM 1030 – Vale do Apodi e acompanhe a propaganda eleitoral.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Eleitor fica dividido quando assunto é o pleito potiguar

Na minha leitura de imagens nesta terça-feira (08) o chargista Brum relata muito bem a real situação do eleitor potiguar que em meio aos candidatos o eleitor fica dividido e tenta a todo custo escolher o melhor para o Rio Grande do Norte.

Para o Governo cinco candidatos disputam o pleito: Henrique Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Simone  Dutra (PSTU), Robério Paulino (PSOL) e Araken Faria (PSL). Já para o Senado, os nomes apresentados são: Wilma de Faria (PSB), Fátima Bezerra (PT), Ana Célia (PSTU), Carlos Roberto Ronconi (PSL) e Lailson Almeida (PSOL).

Quando a disputa é para deputado o páreo fica mais diversificado, tendo para a Câmara Federal 44 candidatos e para a Assembleia Legislativa 88 postulantes de diversos partidos.

Apodiense está no 2˚ mandato na Câmara de Vereadores no município de Baturité-CE

Irmã Edileuza ao lado de eleitores

A apodiense Edileuza Bezerra do Rosário Paiva, mas conhecida por “Irmã Edileuza” está no cargo de vereadora no município de Baturité, pertencente ao estado do Ceará. A apodiense que obteve 437 votos nas eleições de 2012 assumiu o segundo mandato na Câmara Municipal de Baturité.


A apodiense que é filiada ao PSB, reside no município cearense há alguns anos, de acordo com Paula, proprietária de um restaurante no município de Guaramiranga, ela disse que “Irmã Edileuza” morava em Apodi-RN e trabalhava como servidora municipal ‘gari’.

Nota do blog: Ainda de acordo com dona Paula, ela disse que a irmã Edileuza é uma legítima defensora da população.

Vinte sete prefeitos potiguares estão na “lista negra” do TCE

A jornalista Anna Ruth informa no Panorama Político que pelo menos 27 gestores potiguares em exercício estão com os nomes “sujos” perante a Justiça Eleitoral. A lista foi entregue pelo Tribunal de Contas Estadual ao Tribunal Regional Eleitoral.

Os gestores exercem mandatos nos seguintes municípios: Alexandria – Dr. Ney Rossatto (PSB), Alto do Rodrigues – Abelardo Rodrigues (DEM), Angicos – Júnior Batista (DEM), Antônio Martins – José Júlio (PSD), Barcelona – Carlos Zamith (PMDB), Carnaubais – Luizinho (PSB), Espírito Santo – Chico Araújo (PMDB), Goianinha – Júnior Rocha (PMDB), Ipanguaçu – Geraldo Paulino (PT), João Câmara – Ariosvaldo Targino, Vavá (DEM), Lages – Benes Leocádio (PMDB), Macaíba – Fernando Cunha (PROS), Passa e Fica – Pedro Augusto, o, Pepeu (PMDB), Pilões – Dr. Chagas (PMDB), Portalegre – Neto da Emater (PP), Rafael Godeiro – Abel Filho (PSB), Riacho da Cruz –, Bernadete Rego (DEM), São Gonçalo do Amarante – Jaime Calado (PR), São João do Sabugi – Aníbal Pereira (PMDB), São Miguel – Dr. Dario (PP), São Paulo do Potengi – José Leonardo, Naldinho (PSD), São Vicente – Joci Lins (PMDB), Tenente Ananias – Maria José, Mazé (PSB), Triunfo Potiguar – Gildenor Fonseca (PSB), Umarizal – Carlindson Onofre – Manu (DEM), Venha Ver – Expedito Salviano (PR) e Viçosa – Toinho do Miragem (PP).

Prefeito de Caraúbas tenta suspender processo no TJ e não consegue

O prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, através de sua assessoria jurídica, tentou no Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RN) barrar uma ação de improbidade administrativa movida contra sua administração pelo Ministério Público Estadual.

Entretanto, o desembargador Amaury Moura Sobrinho analisou o pedido do prefeito Ademar Ferreira (Agravo de Instrumento) e decidiu por não suspender o processo. Este deve ser julgado e a decisão cumprida conforme previsto na Legislação Brasileira.

No processo, Ademar Ferreira responde erros na contratação e execução da construção do Posto de Saúde na localidade de Marrecas, zona rural de Caraúbas.

Robinson Faria é o único potiguar na disputa pelo Governo do RN

A disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte não será entre potiguares. A vaga pleiteada por cinco candidatos irá reunir cariocas, paraibanos e apenas um nascido no RN. Robinson Faria (PSD) é o único Potiguar, de acordo com o registro no Tribunal Regional Eleitoral.

O principal adversário de Robinson, o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB) é carioca. Também do Rio de Janeiro, nascido em Nilópolis, tem o candidato Robério Paulino do PSOL.

A Paraíba estará presente na disputa com a candidata do PSTU, Simone Dutra e o advogado Araken Farias (PSL), ambos nascidos em Campina Grande.

Quando o assunto é a idade, o deputado federal Henrique Eduardo Alves lidera a lista dos mais velhos com 65 anos. Em seguida vem Robério Paulino com 57 anos, Robinson Faria com 55, e, por último, Araken Farias com 51. A candidata mais nova é a enfermeira Simone Dutra que tem 48 anos.

Senado
No Senado, a disputa também é diversificada, no que diz respeito, a naturalidade dos candidatos. Wilma de Faria (PSB) é mossorense, já a deputada federal Fátima Bezerra (PT) nasceu em Nova Palmeira, na Paraíba.

Ana Célia, candidata do PSTU, é natural de Ceará Mirim, já o professor Lailson do PSOL é natalense. Apenas o candidato do PSL, Roberto Ronconi, não faz parte da região nordeste – nasceu em São José dos Campos (SP).

Portal da campanha de Henrique já na Internet


Está no ar o site da campanha do candidato Henrique Alves, que disputa o governo do estado pela coligação União pela Mudança. O endereço é www.henriquegovernador.com.br.

Além de informações sobre o candidato do PMDB, o espaço conta com galeria de fotos, vídeos, áudios e um blog com notícias atualizadas da campanha.

O internauta também pode conferir no site um dos jingles da campanha, apresentado em vídeo. A peça apresenta o voto casado em Henrique para o governo e Wilma para o Senado.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Candidatos ao governo do RN divulgam estimativa de gastos para campanha

Somatório dos cinco concorrentes ao poder executivo
chega a R$ 59,76 milhões, segundo a Justiça Eleitoral.
Foi dada a largada! As eleições 2014 começaram e os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte já divulgaram o valor estimado para os gastos no pleito deste ano. O somatório dos cinco concorrentes ao poder executivo chega a R$ 59,76 milhões, segundo a Justiça Eleitoral.

O advogado natural de Campina Grande, Araken Farias, do Partido Social Liberal (PSL), estima um gasto de R$ 1.500.000,00. O deputado federal e advogado, natural do Rio de Janeiro, Henrique Eduardo Alves, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), prevê um gasto de R$ 40.000.000,00.

O professor natural de Nilópolis, Robério Paulino do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) prevê um investimento na campanha de R$ 200.000,00. O vice-governador e advogado, natural de Natal, Robinson Faria do Partido Social Democrático (PSD) apontou um limite de despesas no valor de R$ 18.000.000,00.

A única mulher no pleito, a candidata Simone Dutra do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) estima um gasto de R$ 60.000,00. Todos os valores e informações sobre os candidatos já estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/ do Tribunal Superior Eleitoral.

Governo Rosalba gasta nos primeiros seis meses de 2014 R$ 1 milhão a mais em diárias do que o mesmo período de 2013

Nos primeiros seis meses de 2014, o Governo Rosalba Ciarlini gastou quase R$ 6 milhões em diárias. Os números são do Portal da Transparência.

No total, foram 5.715.531,63. O valor é quase R$ 1 milhão a mais do que foi gasto no mesmo período do ano passado. Em 2013, o acumulado de janeiro a junho apontou um gasto em diárias de 4.823.579,37.

MEC libera recursos para construção do Campus da UERN em Apodi

Mais um passo importante para a concretização da luta pelo Campus da UERN em Apodi foi dado na sexta-feira, com a liberação do Ministério da Educação (MEC) de um milhão de reais para construção do Campus. Os recursos são provenientes do empenho da emenda de bancada apresentada pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), no valor R$ 4,3 milhões.

A notícia foi confirmada pela deputada Fátima Bezerra (PT) ao vivo, no programa Apodi, Terra Querida, de sábado, quando ela disse estar feliz em contribuir com a realização de mais um sonho da juventude apodiense e da região Oeste, com a expansão e o fortalecimento da universidade com a implantação do Campus da UERN.

O prefeito Flaviano Monteiro tem tido um papel fundamental nos avanços desta luta. Desde o ano passado, quando o Campus foi aprovado, o prefeito não deixou de cobrar e de acompanhar todo o processo envolvendo a aprovação da emenda até a liberação de recursos. “Sexta-feira, passamos o dia resolvendo problemas burocráticos junto à UERN e ao FNDE para não perdermos os recursos”, diz.

Desde setembro do ano passado, quando a criação do Campus foi aprovada pelo Conselho da UERN, o prefeito se empenhou para cumprir com todas as exigências do CONSUNI. “Inúmeras vezes tivemos que ir a Brasília, a Natal a Mossoró ou a qualquer lugar que fosse necessário buscar apoio para que as coisas acontecessem”, lembrou.

“Quando fizemos um acordo político com o deputado Fábio Faria, em 2010, o nosso interesse foi exclusivamente voltado para as necessidades coletivas do nosso município e as pessoas deram um crédito ao deputado, que agora está dando um retorno com ações concretas que beneficiarão todos os apodienses”, ressalta o vice-prefeito José Maria.

De acordo com informações obtidas na reitoria, a autorização para o processo licitatório que já está em curso e a ordem de serviço deverá ser dada até o mês de outubro, quando Apodi finalmente poderá comemorar essa conquista histórica, que contou com a participação efetiva de toda a sociedade apodiense.

Henrique Alves inicia campanha eleitoral frustrado

Se um dia imaginou ganhar a eleição por W.O., Henrique Eduardo Alves (PMDB) inicia esta campanha eleitoral frustrado. A sucessão estadual conta oficialmente com cinco candidatos ao governo - Henrique Alves, Robinson Faria (PSD), Robério Paulino (PSOL), Araken Farias (PSL) e Simone Dutra (PSTU).

E mais: Henrique se vê frustrado na tentativa de isolar seu principal adversário, o vice-governador Robinson Faria. O peemedebista conseguiu juntar 17 legendas em torno de sua candidatura. Uma forte demonstração de força política, sem dúvida. Mas Robinson Faria reuniu 9 partidos, afastando de vez a possibilidade de isolamento na campanha.

Outro incômodo para o super candidato Henrique Eduardo Alves é o desempenho nas pesquisas de opinião pública. De acordo com as últimas pesquisas divulgadas - Seta e Ibope -, a vantagem de Henrique sobre Robinson Faria oscila de 10 a 15 pontos percentuais, resultado que coloca pressão sobre o candidato do PMDB. Esperava-se mais dele na largada, afinal, sempre foi apresentado como grande favorito.

Até o momento, o amplo apoio de partidos em favor de Henrique Alves não está materializado nos números das pesquisas de opinião. Com mais tempo na TV, Henrique vai tentar ampliar essa vantagem, mas ele vai ter de esperar o dia 19 de agosto, data de início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Até lá, Robinson, Robério, Araken e Simone vão se esforçar para diminuir o poderio econômico e político do candidato do PMDB.

Levando em conta o tamanho do Rio Grande do Norte, vamos acompanhar uma das eleições mais caras da nossa história. Henrique registrou gastos da ordem de R$ 40 milhões. Já Robinson Faria, candidato ao governo pelo PSD, pretende gastar R$ 18 milhões na campanha eleitoral. Não tenho as informações dos demais.

Neste ano, a média de gastos de 14 candidatos ao governo - entre os quais Henrique - será de R$ 40 milhões, segundo o TSE. A previsão de despesas de 85 candidaturas estaduais soma R$ 2,1 bilhões. Eleição é negócio caro.

Fonte: Diógenes Dantas – NoMinuto.

Semana começa com mais de 50 mil vagas em concursos por todo o país

A campanha eleitoral não interrompe a abertura nem a realização de concursos públicos. A única restrição é para a nomeação de candidatos aprovados, já que a legislação impede a contratação ou a admissão de servidores públicos nos três meses antes do pleito e até a posse dos eleitos, portanto de 5 de julho a 1º de janeiro. Nesse contexto, a semana começa com certames por todo o país, que oferecem mais de 50 mil vagas, 9 mil delas no Distrito Federal. Os maiores salários passam de R$ 20 mil.

Para os candidatos já inscritos e que estavam preocupados com o período eleitoral, o Ministério do Planejamento garante que os concursos não estão proibidos, podendo ser realizados a qualquer tempo, antes e depois das eleições, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quanto à proibição de nomeação, os especialistas explicam que ela serve para proteger servidores públicos de perseguições políticas e coibir o governante de usar suas prerrogativas com fins eleitoreiros, nomeando candidatos aprovados para ganhar votos.

Para os candidatos já inscritos e que estavam preocupados com o período eleitoral, o Ministério do Planejamento garante que os concursos não estão proibidos, podendo ser realizados a qualquer tempo, antes e depois das eleições, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quanto à proibição de nomeação, os especialistas explicam que ela serve para proteger servidores públicos de perseguições políticas e coibir o governante de usar suas prerrogativas com fins eleitoreiros, nomeando candidatos aprovados para ganhar votos.

Apoios em alguns municípios pegam fogo com o “pacto dos partidos”

Os ânimos ficarão à flor da pele com os apoios selados em alguns municípios potiguares. O motivo é um só: o discurso defendido antes se quebra com a atual direcionamento que alguns partidos tomaram para disputarem a eleição deste ano. Tem gente que vai queimar a língua e não pode fazer nada ou pode? A coisa vai esquentar!

Fábio Faria comemora liberação de R$ 1 milhão para construção do campus da UERN em Apodi

A primeira parcela da emenda do deputado federal Fábio Faria (PSD) para a construção do campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Apodi foi paga pelo Ministério da Educação nessa sexta-feira (4). Foi depositado na conta da UERN o valor de R$ 1 milhão que permitirá o início das obras. O terreno foi doado pela Prefeitura de Apodi.

“Temos o resultado de uma luta que travamos junto com a população de Apodi desde 2011, quando destinei emenda para a construção desse campus pela primeira vez. É um investimento alto, um projeto que custará em torno de R$ 15 milhões ao governo federal, e que agora é realidade. Agradeço imensamente a parceria da colega deputada Fátima Bezerra, que esteve ao nosso lado durante todo esse processo e atuou forte para conquistarmos esse repasse financeiro”, disse Fábio Faria.

O deputado ressalta o empenho do reitor da UERN, Pedro Fernandes, e sua assessoria técnica para atender todas as exigências do Ministério para aprovação do projeto. Além da construção do novo campus, a emenda apresentada por Fábio Faria ao OGU 2013 também prevê recursos para reforma e ampliação de outras unidades. “A UERN tem grande abrangência no interior do Estado, forma e encaminha profissionalmente milhares de jovens todos os anos”, acrescenta.