sábado, 23 de agosto de 2014

O único Galeno bom de urna em Mossoró é Bartô Galeno

Reação de parte do eleitorado mossoroense sobre o apoio do prefeito Silveira Jr ao apoio ao candidato a deputado estadual Galeno Torquato que circula no Território Livre da Internet:

- O único Galeno bom de urna em Mossoró é o cantor Bartô Galeno.

É muita criatividade.

Nilson Vianna prestigia inauguração do Comitê 55 em Apodi


O candidato a deputado estadual “filho da terra” Nilson Vianna (PCdoB) prestigiou hoje pela manhã a inauguração do “Comitê 55″, em prol dos candidatos a governador Robinson Faria (PSD) e a senadora Fátima Bezerra (PT), da “Coligação Liderados pelo Povo”.

O comitê fica localizado à rua São João Batista - ao lado da praça Getúlio Vargas.

Já Fátima Bezerra lidera Senado em Mossoró com 9% de diferença para Wilma

Na disputa pelo Senado em Mossoró, de acordo com a pesquisa Seta/Gazeta do Oeste a vencedora seria Fátima Bezerra (PT), com uma larga vantagem de 9 pontos percentuais. Fátima aparece na pesquisa com 31,6%, Wilma de Faria com 22,1%, Professora Célia com 1,8%, Roberto Ronconi com 1,6% e Professor Lailson com 1,5%. Os que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo é de 21,3%, e os que não sabem 20%.

Henrique também lidera rejeição em Mossoró

O Instituto Seta também quis saber na pesquisa encomendada pelo Jornal Gazeta do Oeste, em quem os mossoroenses não votariam de jeito nenhum. No quesito rejeição, Henrique Alves lidera com 20,7%, seguido de Robinson Faria com 11,3%, Simone Dutra com 7,9%, Robério Pauluino com 5,7% e Araken com 4,4%.

Dos 600 entrevistados, 23,9% responderam ninguém, branco ou nulo e 16,7% não sabe. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 17 deste mês e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo 013/2014. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Henrique abre 11% de vantagem sobre Robinson Faria em Mossoró

O candidato ao Governo pelo PMDB, Henrique Alves lidera pesquisa do Instituto Seta, encomendada e divulgada pelo Jornal Gazeta do Oeste em Mossoró. De acordo com os números, Henrique tem 33,3%, em segundo lugar vem Robinson Faria (PSD) com 22,3%, na sequencia Simone Dutra (PSTU) com 1,6%, Robério (PSOL) com 1,3% e Araken (PSL) com 0,8%.

Dos 600 entrevistados, 23,9% responderam ninguém, branco ou nulo e 16,7% não sabe. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 17 deste mês e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo 013/2014. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina vai contribuir com a campanha de Henrique‏

Em seu primeiro compromisso de campanha neste sábado (23), em Mossoró, o candidato do PMDB ao Governo de Estado, Henrique Alves, visitou a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) e recebeu dela contribuições e sugestões que serão incorporadas ao seu plano de governo porque servem de modelo para o Estado.

“Nós estamos colocando à disposição as ações exitosas quando estávamos à frente da Prefeitura de Mossoró, com referência à segurança. Ideias que nós tivemos e que mudou a vida da população. A população conseguiu caminhar com tranqüilidade no seu bairro, zerando o índice de homicídios”, disse Cláudia Regina.

A ex-prefeita se refere à experiência pioneira e de sucesso na área da segurança pública chamada Base Integrada Cidadã (BIC), que zerou os índices de homicídio na região do Grande Santo Antônio. “Essa ação exitosa, a nível de Mossoró, nós queremos que ela possa continuar, porque está suspensa temporariamente, e possa ser abrangida em todo o Estado”, afirmou. Atrelada a ações sociais nas praças e equipamentos públicos da região, a BIC foi implantada em agosto de 2013 e em dezembro do mesmo ano foi apresentada ao Ministério da Justiça.

Duas cidades do RN estão entre as 200 do país com mais eleitores que habitantes

Em 194 cidades brasileiras, há mais eleitores que habitantes. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 3,5% dos municípios do país, que tem quase 5,6 mil cidades.

Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, com 2,5 mil eleitores a mais que habitantes. Passagem/ tem 4.113 eleitores contra 3.040 habitantes.  De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. Por isso, a discrepância no número de eleitores e habitantes não configura necessariamente fraude. Para votar em determinados municípios, por exemplo, vínculos como os profissionais são aceitos.

Robério Paulino cumpre agenda em Umarizal, Caraúbas, Pau dos Ferros, Mossoró e Areia Branca

O candidato Robério Paulino, ontem, teve encontro com apoiadores nas cidades de Umarizal, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró. Ele se reuniu com movimentos de jovens, trabalhadores rurais, populares e funcionários do Estado.

Hoje Robério Paulino participa ao lado do candidato a vice-governador e professor da UFERSA Ronaldo Garcia da “Feijoada da Juventude que Luta” em Mossoró às 11h no Clube do SindPrevs nesta tarde visita a cidade de Areia Branca.

Candidatos não estão honrando “compromissos de campanha”

A campanha política deverá começar a esquentar pra valer a partir deste final de semana por todo o Rio Grande do Norte.

O lance é que tem muito candidato sem honrar os “compromissos de campanha”. E neste caso, os leilões já começaram. Na base do salve-se quem puder.

Rosalba em Mossoró: Eu só tenho um candidato que é Betinho. Só!

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) finalmente entrou na campanha política deste ano. Esteve em Mossoró pedindo voto para o seu candidato a deputado federal Betinho Rosado Segundo.

Indagada pelos eleitores em quem ela indicaria o voto noutros candidatos a Rosa respondeu: em quem vocês acharem quem é o melhor. Eu estou pedindo para Betinho.

E pronto!

Consult começa neste sábado coleta de dados para pesquisa registrada no TRE

A Consult entra em campo a partir deste sábado (22) para coletar dados de uma nova pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte. O trabalho será encerrado na segunda-feira (25), e a intenção é ouvir o potiguar sobre seu voto para todos os cargos, inclusive deputados federais e estaduais.

A contratante é a Iluminar Som e Luz, e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 00015/2014. Serão ouvidas 1.700 pessoas em 58 municípios. As regiões e municípios e escolhidos não foram fornecidos pelo Tribunal.

União pela Mudança defende medidas para melhorar a segurança pública

A defesa de medidas para melhorar a segurança pública do Rio Grande do Norte foi uma das ênfases dos pronunciamentos dos candidatos da coligação União pela Mudança, nesta sexta-feira à noite, durante mobilização no auditório do Cuxá. O encontro foi organizado pelo vereador licenciado Raniere Barbosa, que reuniu aliados e lideranças comunitárias para apresentar seus candidatos nas eleições deste ano - Wilma de Faria, para o Senado; Henrique Eduardo Alves, para o governo; Sávio Hackradt para a Câmara dos Deputados, e Agnelo Alves, para ser reconduzido à Assembleia Legislativa.

Wilma de Faria afirmou, na ocasião, que é preciso exigir da União mais investimentos em segurança, sem reduzir a responsabilidade do Governo do Estado nesta área. Ela lamentou que a situação da segurança esteja cada dia mais grave, assim como outros serviços públicos.

Candidato a governador pela coligação, Henrique Alves disse que é necessário adotar medidas urgentes para que as polícias civis e militar tenham condições de enfrentar a criminalidade. Ele disse que a população "não pode ficar com medo de sair às ruas".

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Robinson e Fátima inauguram Comitê das Mulheres‏



O compromisso de criar políticas públicas voltadas para as mulheres foi reafirmado pelos candidatos ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) e ao Senado, Fátima Bezerra (PT) durante inauguração do Comitê das Mulheres na noite desta sexta-feira (22). 

"O sentimento de igualdade que nos une hoje continuará em nosso governo através de ações e políticas públicas para as mulheres. Teremos a Secretaria Especial da Mulher para fazermos parcerias com a presidenta Dilma e colocarmos em prática todas as nossas propostas", afirmou Robinson. 

Centenas de mulheres acompanharam a inauguração do Comitê e receberam cartilhas sobre os projetos de Robinson, Fátima e Dilma para elas. Robinson lembrou que no Rio Grande do Norte as mulheres representam 50,67% da população e pediu confiança nos projetos para as mulheres. “As mulheres precisam de mais atenção do poder público para criar projetos para elas no setor cultural, no mercado de trabalho e na proteção das famílias. Hoje no Rio Grande do Norte os índices de violência contra as mulheres são assustadores e mostram o desrespeito a mulher potiguar. Vamos mudar essa realidade!”, argumentou Robinson.

População pede a Robinson solução para a segurança pública‏

Durante caminhada no bairro de Nova Descoberta na tarde desta sexta-feira (22), o candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), ouviu da população sucessivos pedidos para dar prioridade aos projetos de combate à violência que se instalou no Rio Grande do Norte, quando for eleito governador.

Ao lado da candidata ao Senado pela sua coligação, Fátima Bezerra (PT) e do deputado federal Fábio Faria (PSD) Robinson percorreu as ruas de Nova Descoberta, conversou com a população e recebeu incentivo à sua candidatura, mas também ouviu pedidos. "Acho que existem muitas coisas para melhorar no Estado, mas a segurança e a saúde merecem atenção especial porque tudo está um caos", disse a comerciante Maria da Penha.

Ibope divulgará pesquisa eleitoral na próxima terça-feira

O Instituto Ibope está nas ruas para elaborar nova pesquisa eleitoral, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e a Rede Globo. Segundo o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.506 pessoas serão entrevistadas entre 23 e 26 de agosto. O protocolo do levantamento é BR-00428/2014. Os resultados devem ser divulgados na própria terça-feira, dia 26.

A pesquisa, de abrangência nacional, vai medir as intenções de voto para presidente da República. O Ibope também registrou pesquisas para intenção de voto de governador e senador dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

por Estadão Conteúdo

Robinson e Fátima ganhará “Comitê 55″ em Apodi


O vice prefeito José Maria da Silva, presidente do diretório municipal do PSD, ao lado do prefeito Flaviano Monteiro. Vão inaugurar amanhã dia (23), o “Comitê 55″, em prol dos candidatos a governador Robinson Faria (PSD) e a senadora Fátima Bezerra (PT), da Coligação Liderados pelo Povo.

O evento começará a partir das 9h. O comitê, localizado à rua São João Batista, centro, ao lado da praça Getúlio Vargas.

Nada de mobilização bacurau em Apodi

A “Coligação União pela Mudança” ainda não se uniu em Apodi?

Já passamos mais da metade da campanha eleitoral e nada de mobilização dos candidatos a governador Henrique Alves (PMDB) e a senadora Wilma de Faria (PSB) no município.

Por enquanto, inauguração do comitê e nada mais...

Ainda não é desta vez que a União pela Mudança passará por Apodi

Está sendo montada programação para ser cumprida em Mossoró, pela chapa majoritária da Coligação União pela Mudança amanhã (23).

Já no domingo (24), Henrique Eduardo Alves segue com a caravana para Governador Dix–Sept Rosado, Felipe Guerra, Tibau, Grossos e Upanema.

Ainda não é desta vez que os apodienses podem conferir uma mobilização dos candidatos a governador Henrique Alves (PMDB) e a senadora Wilma de Faria (PSB).

Secretarias municipais do RN debatem financiamento e educação permanente para a saúde

Gestores, secretários, técnicos e estudantes participaram do evento (Foto: Alberto Leandro)

Financiamento,  Educação  Permanente e a regionalização da do atendimento à saúde no RN estão entre as propostas formuladas na Carta de Natal criada a partir do XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN que foi  encerrado hoje no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Durante Três dias, o evento  promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/RN com o tema central “SUS 25 anos: Avanços e Enfrentamentos”, discutiu temas relevantes da Saúde, por meio da troca de experiências, subsidiando a tomada de decisões da gestão do SUS nos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.

Cerca de 700 participantes  entre gestores, estudantes e técnicos da área participaram  de painéis relativos á área.

“Tudo o que foi abordado aqui será levado à Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde para que se discutam a implementação de políticas de saúde no âmbito dos municípios como é caso do projeto “Saúde Mais Dez”, que objetiva destinar 10% da receita bruta da União à saúde”.

Fonte: Portal NoAr

“Tinder das eleições” ajuda a avaliar propostas de candidatos


Baseado na ideia de avaliação instantânea, um estudante de engenharia da computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) resolveu criar um aplicativo para ajudar os eleitores a decidirem em quem votar para presidente e governador. Mas, diferentemente do aplicativo de paquera Tinder, que serviu de inspiração para o app, o que conta não é a beleza dos candidatos, mas as propostas de cada um.

No app Voto x Veto cada proposta é avaliada de forma anônima, ou seja, não se sabe quem é o candidato que está por trás de cada ideia. O usuário que gostar de algum projeto, seleciona a opção votar. Caso contrário, clica em vetar. O rosto e o nome do candidato só aparece depois que o eleitor fizer a avaliação.

Com o aplicativo, o usuário pode ver com quem tem mais afinidade e assim decidir quem irá receber o seu voto. O Voto x Veto informa quantas propostas de cada candidato foram aprovadas e rejeitadas, indicando, então, os candidatos favoritos para cada eleitor.

Robinson diz eleição para Fátima será mais fácil do que para ele


Mostrando muita sintonia com o Partido dos Trabalhadores, o candidato ao governo pelo PSD, Robinson Faria, disse durante plenária do PT que se sente “adotado e abraçado” pela legenda. E lembrou de todo o processo até chegar à aliança com Fátima Bezerra. “Treinava em casa, mas Fátima era difícil. Ô mulher difícil”, brincou.

Ele disse que, logo que as urnas foram abertas, Fátima já vai comemorar sua vitória ao Senado. “Eu vou demorar mais um pouquinho, mas vou chegar na festa”, concluiu.

Problemão

O candidato do PSD ao Governo do Estado Robinson Faria terá um grande problema para resolver nos próximos dias. O jingle, cantado por Alcymar Monteiro, usado pelo candidato em sua propaganda na televisão foi acusado de utilizar de forma indevida a música “Cometa Mambembe” dos compositores baianos Carlos Pitta e Edmundo Caroso. A dupla pretende acionar a campanha de Robinson na Justiça.

A gata da sexta, tarados! Hoje é dia de amar, dançar e namorar…!!!

Henrique e Robinson empatados em Natal

A corrida eleitoral para o governo segue acirrada e aberta em Natal. É o que aponta a mais nova pesquisa do Seta Instituto divulgada nesta sexta-feira (22) em parceria com o portal Nominuto.com. Na estimulada, Henrique Alves (PMDB) obteve 29,4% das intenções de voto na capital, seguido de perto por Robinson Faria (PSD) com 27,5%, numa clara situação de empate técnico.

O Seta Instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto nas quatro zonas administrativas da capital. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Nominuto/Seta foi registrada no TRE-RN com o número 00014/2014.

Em Natal, Fátima tem 29,1% contra 25,8% de Wilma, segundo pesquisa Seta

A candidata Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida pela única vaga do Senado entre os eleitores de Natal. A petista aparece com 29,1% das preferências na pesquisa estimulada do Seta Instituto. Wilma de Faria (PSB) vem logo em seguida com 25,8% das intenções de voto. As duas estão empatadas dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos, na mais nova pesquisa Nominuto/Seta divulgada nesta sexta-feira (22).

Fátima Bezerra participa de plenária e fala sobre Segurança em Umarizal

A candidata ao Senado pela coligação “Liderados pelo Povo”, deputada Fátima Bezerra, participou de plenária nesta quinta-feira (21), em Umarizal, no Alto Oeste, e debateu sobre políticas públicas, entre elas as votadas para a área de Segurança,  um dos principais problemas da região. O prefeito do município, Mano Onofre, do DEM, aproveitou a oportunidade para apresentar à população local a candidata de seu grupo político.

“Fátima nos ajudou com benefícios para a área de Educação,  de Saneamento, de Saúde, agora teremos novas demandas para quando ela chegar ao Senado. Eu tenho certeza que seremos ouvidos, como fomos até agora”, comentou o prefeito. Além de Mano, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Marcos;  os vereadores Washington (presidente da Câmara), Roberto,  Paulo Márcio e Neide; o presidente do PT municipal, Ivanildo Paiva; a presidente do Sindicato Rural, Aurineide; os secretários municipais de Agricultura, Eliete, e de Desenvolvimento, Nathan; demais lideranças e populares.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Propaganda eleitoral não desperta atenção esperada

A propaganda eleitoral que é a grande esperança dos candidatos e marqueteiros, não está despertando a atenção esperada pelo eleitor potiguar. Até parece que não existe nem campanha!

A coisa está mais fria que balde com gelo!

Está na hora do eleitor tomar a pílula da atenção para depois não reclamar por quatro anos.

Fica à dica!

Educação do Governo Rosa reconhecida por candidato adversário

A secretária de Educação do governo Rosalba Ciarlini, a professora Bethânia Ramalho, não deverá deixar o cargo caso o governador eleito seja o deputado Henrique Alves (PMDB).

O trabalho de Bethânia à frente da Secretaria vem sendo reconhecido por gregos e troianos. A permanência dela no cargo não significa indicação da Rosa no suposto governo Henrique.

Puro mérito da secretária.

[public] Flávio e Pizada Quente, Rita de Cássia e André Luvi animam XVIII Grande Vaquejada de Apodi

Clique no cartaz para ampliar

Veja programas de principais candidatos a Governo e Senado

Os candidatos a governador apresentaram ontem programa no guia eleitoral.

Veja abaixo, vídeo com os principais candidatos – Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB).

HENRIQUE ALVES:

ROBINSON FARIA:


Também acompanhe os programas dos principais nomes ao Senado – Wilma de Faria (PSB) e Fátima Bezerra (PT).

FÁTIMA BEZERRA:

WILMA DE FARIA:

Ministério Público vai fiscalizar compra de votos e uso da máquina na eleição

O Ministério Público Eleitoral está atento às negociações de compra de apoios políticos nessas eleições. Segundo informações do promotor eleitoral Manoel Onofre Neto, com atuação na 3ª Zona Eleitoral, “compra de voto é uma prática que infelizmente persiste, assim como o uso da máquina pública, para beneficiar determinadas propostas e/ou projeto político, gerando situação que desequilibra o pleito”, afirmou.

Até agora, diversas irregularidades foram identificadas pela Justiça Eleitoral, no tocante à propaganda.

Institutos de pesquisas do RN dão lugar aos importados

No universo das pesquisas eleitorais, três institutos do Rio Grande do Norte, que costumam atuar em campanhas eleitorais, ficaram de fora.

Não aparece o Certus, de Mardone França…
Não aparece o Perfil, de Fernando Figueiredo…
Nem aparece o Start, de Keila Brandão.

Em 2014 o espaço foi reservado aos números dos importados Ibope e GPP… e dos potiguares Consult e Seta.

Detalhe besta: na campanha para prefeito, em 2012, o Certus chegou bem perto do resultado.

Fonte: Thaisa Galvão

Prefeito de Pau dos Ferros diz que apoio a Fátima é resultado de atuação parlamentar

Ao anunciar o apoio nesta quarta-feira (20) de todo o seu grupo político à candidatura de Fátima Bezerra ao Senado, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, afirmou que a parceria é resultado da atuação parlamentar da deputada em prol do RN.

O evento que apresentou Fátima aos seguidores de Fabrício foi em Pau dos Ferros. O prefeito Fabrício Torquato destacou a alegria de concretizar a parceria e registrou que Fátima senadora será um divisor de águas para o futuro de Pau dos Ferros. “Vim respaldado por todo o nosso grupo político. Temos a oferecer compromisso de luta, de trabalho. Fátima como senadora vai ser grande diferencial para me ajudar em Pau dos Ferros”, disse ele.

Gestor poderá responder por crime de responsabilidade por não repassar recurso para saúde

O Projeto de Lei Complementar 346/13, em análise na Câmara dos Deputados, inclui entre os crimes de responsabilidade deixar de fazer os repasses obrigatórios para a área de saúde e não executar os serviços e obras que seriam custeados com os recursos recebidos. 

Em regime de prioridade, o projeto do deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG) será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Robinson defende que obras sejam direcionadas ao povo em debate na 95 FM

Em debate na 95 FM na noite desta quarta-feira (20), o candidato ao Governo do Estado Robinson Faria (PSD) defendeu que as obras do seu governo serão direcionadas ao povo. “Vamos governar para o povo. Vamos cuidar da maior necessidade do povo hoje: a água e para isso vamos fazer obras hidráulicas no Rio Grande do Norte", disse.

As propostas para o Governo do Estado da coligação Liderados pelo Povo foram apresentadas por Robinson na 95 FM. Lembrando sempre a atenção para o povo em seus projetos, Robinson falou sobre as obras de infraestrutura. “Não é preciso obras mirabolantes para governar bem. Do que adianta uma ponte, um túnel bonito e o povo morrendo de sede? Temos que ter sensibilidade para saber o que o povo precisa hoje", descreveu Robinson.

Questionado sobre gestão pública, Robinson destacou que o Plano de Governo da coligação PSD – PCdoB – PT é pensar o Rio Grande do Norte para os próximos 20 anos. “Teremos um governo técnico, com profissionais capacitados que irão criar projetos que terão apoio do governo federal. Vamos premiar a competência e a qualificação. A nossa coligação não tem compromisso político com 7 ex-governadores e seus afilhados políticos", conta Robinson.

Um dos candidatos perguntou a Robinson sobre as propostas no Turismo, destacando que é a favor do investimento da verba publicitária para o setor. “A cadeia produtiva do Turismo, infelizmente, foi abandonada nos últimos anos por falta do papel fomentador do Governo. O papel do governo é ser indutor, fomentador, a mão amiga do turismo. O setor deve ser tratado com atenção, com apoio estadual. O turismo tem que ser pensado para atrair turista. Hoje o turismo de eventos é o que mais atrai, mas vamos oferecer também o turismo de lazer, o turismo de esporte, o turismo gastronômico”, defendeu.

Durante o debate da 95 FM, Robinson falou ainda sobre um governo de parceria, de diálogo. “O nosso governo terá diálogo com a sociedade civil. O nosso governo será de solidariedade. As pessoas terão voz no nosso governo”, garantiu.

Em sua despedida, Robinson afirmou que é possível mudar a realidade do Estado. “Podemos mudar a nossa história, a nossa saúde, a nossa educação. Podemos viver em um Estado melhor para todos. Vamos em frente!”, finaliza.

Debate na 95 FM: Henrique apresenta propostas, defende a união das forças políticas e critica o radicalismo

O deputado Henrique Eduardo Alves participou na noite desta quarta-feira, 20, do debate entre os candidatos a governador, promovido pela emissora 95 FM. Ao fazer sua apresentação, o candidato da coligação União pela Mudança cumprimentou respeitosamente a mediadora, jornalista Juliana Celli e os demais candidatos e participantes do debate. “Sou candidato a governador. Me preparei para este momento ao longo da minha vida pública, em que fui líder do meu partido. Fui aprendendo com meus erros e meus acertos e fui amadurecendo”, disse Henrique. Ainda na sua fala inicial, Henrique lembrou que o Rio Grande do Norte vive a situação mais difícil das últimas décadas. “Nas áreas da Saúde, educação e segurança, vivemos aflição, desencanto e desestímulo”, observou.

Henrique utilizou todas as suas intervenções no debate – respostas, perguntas, réplicas e comentários – para tratar de soluções para os principais problemas enfrentados pelo Estado, se diferenciando de outros candidatos que partiram para comentários agressivos e até desrespeitosos. O candidato da coligação União pela Mudança voltou a destacar a importância da união das forças políticas como forma de superar o grave momento vivido pelo Rio Grande do Norte. Lembrou, ainda, que durante sua atuação no Congresso, procurou ajudar o Estado, independentemente de ter apoiado ou não o governador e que praticamente todos os municípios do Estado foram beneficiados com obras e serviços que contaram com a sua atuação parlamentar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Robinson Faria promete 10% do orçamento para a segurança no RN

O candidato ao governo do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) foi o segundo a participar da série de entrevistas do RNTV 2ª Edição. O telejornal vai ao ar às 19h na Inter TV Cabugi. Na entrevista, conduzida pela jornalista Margot Ferreira, o candidato afirmou que destinará 10% do orçamento para a segurança pública.

Faria falou sobre sua trajetória política e respondeu a perguntas sobre o apoio que deu nas eleições da ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e da governadora Rosalba Ciarlini. De acordo com o candidato do PSD, atual vice-governador do Estado, o rompimento com as duas se deu por discordância com as duas gestões.

Clique AQUI e assista ao vídeo.

Nota do blog: Candidato do PSD foi o terceiro entrevistado do RNTV 2ª Edição. Série de entrevistas com candidatos ao governo vai até sexta-feira (22).

Robinson Faria diz que não aceitaria apoio de Rosalba


O candidato ao governo pelo PSD, Robinson Faria, foi o entrevistado de hoje (20) no RN TV 2ª Edição, da Inter TV Cabugi. Ele foi questionado se aceitaria o apoio de sua companheira de chapa em 2010, governadora Rosalba Ciarlini (DEM). E logo disparou: “Claro que não. A minha coerência está acima da minha vitória”.

“Bicuraus” tomam conta de vários municípios potiguares

Se em alguns municípios “bicudos” e “bacurais” não se “beijam”, em outros já existe até casamento. Da união dos dois adversários nasce o “bicurau” que se juntam para acomodar o novo cenário eleitoral no Rio Grande do Norte.

Antecipação do 13º salário vai transferir quase R$ 185 milhões na economia do RN

A partir do dia 25 deste mês, os depósitos da primeira parcela do 13º salário serão transferidos para a economia dos municípios mais de R$ 13,9 bilhões pela Previdência Social para os beneficiários. O pagamento segue até o dia 5 de setembro.

No Rio Grande do Norte serão beneficiados com a medida 449.439 dos 536.870 do total de créditos no estado. Esse número representa 84% dos benefícios que serão pagos na primeira parcela da gratificação natalina. O valor que será pago neste primeiro momento chega R$ 184.913.556,09 dos R$ 582.277.245,64 do valor líquido, o que representa 32%.

Deputado quer informações sobre convênios do RN

O deputado Fernando Mineiro (PT) está cobrando do governo estadual informações sobre os convênios firmados com o governo federal. O deputado afirmou na sessão plenária hoje (20) que está apresentando requerimento neste sentido, para obter informações sobre a situação atual de todos os convênios.

Mineiro disse que está solicitando as a fim de checar como está a situação das contrapartidas e pendências dos convênios na saúde, educação e segurança. “Temos a informação de que existem recursos conveniados, apalavrados, mas não estão em andamento porque o governo do Estado não fez a contrapartida”, afirmou o deputado.

Tiririca continua fazendo palhaçada para se reeleger


Da Folha – O deputado Tiririca (PR-SP) decidiu encarnar o cantor Roberto Carlos para pedir ao eleitor paulista um novo mandato na Câmara dos Deputados. Usando peruca e terno branco, o congressista satirizou, em programa eleitoral exibido na noite desta terça-feira (19), a propaganda de um frigorífico protagonizada pelo cantor na qual indicaria que voltou a comer carne.

Em frente a um prato de carne e aos risos, Tiririca adaptou ainda a letra da música “O Portão” usada no comercial de Roberto Carlos para dizer ao eleitor que está de volta na busca por votos e que “Brasília é o seu lugar”. Em sua versão, o deputado canta: "Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar.” Ele ainda brinca dizendo “Que bifões, bicho”. Ao se despedir, ele completa dizendo: "Está de saco cheio da política? Vote tiririca!"

Henrique agradece a Fátima Bezerra e ao filho de Robinson Faria por terem votado nele

Do candidato a governador, Henrique Alves (PMDB), nesta terça, no debate do Fórum de Cultura, com presença dos 5 candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte:

"Agradeço os votos que tive do filho de Robinson, o deputado Fábio Faria, e da deputada Fátima Bezerra, para me eleger presidente da Câmara".

E adiantou que assumirá compromisso com a categoria ainda no mandato de deputado federal e presidente da Câmara.

"Assumo o compromisso de buscar a aprovação, ainda no mandato de deputado, da emenda à Constituição que destina 2% do Orçamento para a Cultura."

Debate entre candidatos ao governo do RN será retransmitido pela Vale do Apodi


A Rádio Vale do Apodi retransmitirá, ao vivo, o debate entre os governadoráveis do Rio Grande do Norte na noite desta quarta-feira, 20 de agosto. A batalha de propostas e opiniões será promovido para rádio 95 FM de Natal.

Os candidatos Araken Farias, Henrique Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra já confirmaram presença. O programa terá duração de duas horas e será dividido em quatro blocos, com mediação da jornalista Juliana Celli.

Além da Vale do Apodi, o debate também será retransmitido pelas rádios Difusora AM (Mossoró), Líder FM (Pau dos Ferros), Santa Cruz AM (Santa Cruz), 107 FM (Nova Cruz) e 95 FM (Currais Novos).

O confronto político poderá ser visto, em imagens, pelas emissoras TV N, cabo telecom (canal 53 ou 153 digital), pela TV Mix cabo Telecon (canal 28 ou 128 digital), TV Mix Net canal.

Quem estiver distante e pretender ouvir o debate pela internet, é só acessar os sites tvmixbrasil.com.br e 95fm.com.brO evento será realizado na CDL Natal, que fica localizada na rua Ceará Mirim, 322, no bairro Rua Ceará Mirim, 322 no Tirol em Natal.

Deputado Kelps Lima faz panfletagem nas ruas de Natal

Enquanto os candidatos contratam os ‘panfletadores’ de suas campanhas, o deputado Kelps Lima (SDD) foi para a rua fazer sua própria panfletagem.

Foi nesta terça-feira, na esquina da Hermes da Fonseca com Alexandrino de Alencar, em Natal.

Kelps entregou seu material de campanha, onde diz que é o parlamentar que mais aprovou emendas constitucionais na história do Rio Grande do Norte.

Apodi e mais 35 municípios do RN já pediram apoio de forças federais no dia da eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, desembargador Amílcar Maia, encaminhou ao TSE pedidos feitos por 17 Juízos Eleitorais, representando 36 municípios, solicitando a atuação de Forças Federais nas Eleições 2014.

Os municípios que solicitaram tropas federais até agora são: Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Umarizal, Olho D’água do Borges, Macaíba, Ielmo Marinho, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, São José de Campestre, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Caicó, Carnaubais, Ipanguaçu, Mossoró, Serra do Mel, Baraúna, Luiz Gomes, José da Penha, Major Sales, Paraná, Monte Alegre, Lagoa Salgada, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Pendências, Alto do Rodrigues, Pedro Avelino, Cruzeta, São José do Seridó e Coronel Ezequiel.

Governadora acolhe novos servidores da Secretaria de Estado da Saúde

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na tarde desta terça-feira (19) da cerimônia de acolhida dos novos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Cerca de 200 novos servidores de diversas especialidades médicas representaram os 734 aprovados no último concurso público, realizado em 2010. Além da Chefe do Executivo Estadual, participaram do evento, realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, diretores de hospitais, coordenadores e gestores da Sesap.

Os novos servidores assistiram às palestras “Avaliação de Desempenho, Direitos e Deveres dos Servidores” e “Acesso com Qualidade”, ministrada pela Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur).

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Canal de irrigação está sem data para conclusão em Apodi

Sistema hidráulico do projeto tem como manancial o rio Apodi, que possui vazão regularizada pela Barragem Santa Cruz do Apodi. Foto: Júnior Santos

Um ano depois do início das obras, a primeira etapa do perímetro irrigado Santa Cruz do Apodi, localizado entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra, está com 13% de execução do projeto. De acordo com o engenheiro Marcos Rangel, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), ainda não é possível definir uma data para finalização do perímetro. Com investimento do Governo Federal na ordem de R$ 280 milhões, obra terá 455 lotes e deve beneficiar 80 mil pessoas na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O projeto é criticado por produtores rurais e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Igreja Católica. Segundo os críticos, as famílias que tiveram imóveis desapropriados para dar espaço ao perímetro não foram atendidas adequadamente e, além disso, o novo equipamento vai inviabilizar a produção agroecológica que é desenvolvida por agricultores familiares.

Clique aqui e continue lendo. Por Roberto Lucena.

A preocupação da preocupação de Henrique

Como manda o bom jornalismo tive o cuidado de verificar hoje, logo cedo, a coluna Radar on-line, de Lauro Jardim, para checar se ele havia retificado informação que dera ontem sobre a candidatura do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), ao governo do Rio Grande do Norte, mais precisamente sobre pesquisas internas que estariam lhe preocupando, segundo o jornalista. Percebi que nada havia sido alterado na informação, apenas constava que a coluna havia sido atualizada 1 hora depois de postada a nota, que dizia:

Henrique Alves entra em contato para garantir que suas pesquisas lhe dão quinze pontos de percentuais de frente.

E só, solamente só!

A nota de Jardim permanece ainda lá, o que quer dizer que não houve retificação. Aí é a palavra de Lauro Jardim contra a de Henrique Alves, o que se percebe claramente a preocupação do candidato com o título da nota, daí o Editorial se chamar “A preocupação da preocupação de Henrique”. Pertinente até a preocupação do presidente da Câmara, tendo em vista que a disputa ao governo do Rio Grande do Norte não está parecendo ser tão fácil quanto ele pensava, embora no seu palanque estejam todos os caciques da política papa-jerimum com todo o poderio econômico, daí a sua aliança ser denominada de acordão.

Henrique Alves está mesmo preocupado. Pode até não parecer, mas o próprio primo, ministro Garibaldi Alves (PMDB), em declaração ao Jornal de Hoje disse textualmente:

Henrique está assumindo muitos compromissos. Eu não teria essa coragem.

Em outras palavras: Garibaldi está demonstrando preocupação com a quantidade de pedidos e compromissos assumidos por Henrique. Não faz tanto tempo assim, escrevi um texto que falava exatamente sobre estes compromissos assumidos pelo candidato do PMDB para tentar ganhar a eleição – clique aqui para conferir -, o que agora é ratificado pelo ministro Garibaldi.

Fato é que Henrique não deve está só preocupado com a informação de Lauro Jardim, mas certamente com os compromissos de campanha que, acaso venha ganhar a eleição, lhe serão cobradas altas faturas, e certamente o seu governo será um governo político e não técnico como se espera de um bom gestor.

A informação de Lauro Jardim, certamente não preocupou só Henrique, mas como também as pessoas com quem ele assumiu compromissos.

A conferir!

Fonte: o blogdobarbosa

A difícil arte de fazer política no Rio Grande do Norte

Há poucos dias, o deputado federal Betinho Rosado (PP) afirmou que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) “equilibrou” as contas do Estado.

Dias depois, o próprio Governo avisou que não pagaria mais uma parcela do 13º Salário e que a situação pode piorar.  Empurra tudo para seu final, em dezembro.

No sábado (16), em Pau dos Ferros, outro governista e líder da gestão Rosalba na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego (DEM), declarou que o Estado está “literalmente quebrado”.

Mas, em entrevista a Rádio Cabugi do Seridó, Getúlio ponderou que não aprova as críticas feitas à administração estadual pelo palanque do seu candidato ao Governo, Henrique Alves (PMDB), adversário de Rosalba.

Mesmo assim, deu um giro de 360 graus e admitiu que Rosalba faz governo centralizador, que não escutou ninguém e se isolou.

É, amigo… não é fácil ser político neste Rio Grande do Norte.

E você ainda estranha que tenhamos um percentual considerável de eleitores indecisos, sem rumo.

Se está difícil para os próprios políticos se situarem, imagine para a manada da massa-gente que fica lá embaixo.

Fonte: Carlos Santos

Para José Dias, RN vive situação de insegurança total

O tema segurança pública foi retomado nesta tarde (19) pelo deputado José Dias (PSD) que em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa afirmou que o povo do Estado está vivendo um dos mais difíceis momentos, que é o da insegurança total.

É uma situação que atinge a todos. Não há discriminação. Se há uma coisa que o atual governo conseguiu fazer no Rio Grande do Norte foi a equiparação da insegurança para toda a população. Hoje, esse é, indiscutivelmente o maior problema que o Estado vive, pois tem implicações com a vida humana. Estamos expostos a uma insegurança completa”, asseverou.

Servidores estaduais só receberão 80% do décimo terceiro salário apenas em dezembro

Anna Ruth destaca em seu Blog que depois de ter cancelado o pagamento de 20% do décimo terceiro salário dos servidores, prometido para ontem, a gestão Rosalba Ciarlini prevê apenas para 20 de dezembro, data limite previsto em lei para o depósito do benefício, o pagamento do restante do décimo terceiro salário.

A justificativa para não depositar nesta segunda-feira o percentual previsto foi a “crise econômica” que se abateu no Estado, com uma frustração de receita superior a R$ 1 bilhão no primeiro semestre.

RN pode sofrer uma frustração de receita de R$ 2,35 bilhões até o final do ano

O Governo do Estado cancelou a reunião que realizaria com o secretariado, para definir quais áreas sofrerão os cortes anunciados no orçamento – no valor previsto de R$ 293.199.509,00, apenas nas contas do Executivo.  O encontro era previsto para a tarde de ontem, mas foi modificado para que a governadora – que esteve em Recife no domingo para o velório de Eduardo Campos – conclua a análise das projeções e planilhas apresentadas pela Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado (Seplan) que apontam uma frustração de receita de R$ 2,35 bilhões até o final do ano.

Segundo a Tribuna do Norte, a assessoria de imprensa chegou a informar que divulgaria nota com a nova data, mas até o fechamento desta edição não havia definição. Nas secretarias de Planejamento e de Administração, funcionários comentavam que a realização do protesto dos trabalhadores rodoviários teria motivado o cancelamento. A expectativa era que a governadora e auxiliares indicassem quais áreas do Governo serão mais atingidas pelo contingenciamento, o que será priorizado e se a folha de pagamento de pessoal será mantida. O cancelamento, feito de última hora, pegou de surpresa alguns dos representantes do primeiro escalão que compareceram no horário marcado à sede do Executivo.

Se Marina for candidata, “dará um jeitinho” de ter palanque no RN

Nos bastidores da política potiguar a pergunta que se faz no momento é qual bloco político levará o nome de Marina Silva para praça pública, caso a candidatura à presidente da República se torne realidade.

Até o momento entre as principais chapas os nomes estão misturados e pedem votos para Dilma e Aécio. Portanto, para Marina deverá haver um “jeitinho” de ter palanque.

Fátima e Robinson pedem o engajamento dos mossoroenses no projeto de um RN melhor


Na inauguração do Comitê Dilma/Robinson/Fátima, em Mossoró, nesta segunda-feira (18),  os candidatos da coligação “Liderados pelo Povo” pediram o engajamento dos mossoroenses no projeto de um Rio Grande do Norte melhor, com mais justiça social e livre da velha política.

Eles foram apresentados pelo prefeito do município,  Francisco José Júnior,  que oficializou o início das atividades de campanha na cidade. “Vamos com tudo,  fazer uma campanha propositiva, nas ruas, arregaçando as mangas em defesa dos nossos candidatos”, disse ele.

Fátima defende a federalização do piso dos professores

Em entrevista ao programa RN Acontece, do jornalista Diógenes Dantas, na Band, a candidata ao Senado, deputada Fátima Bezerra, defendeu federalização do piso salarial dos professores.

Isto quer dizer que a União deve garantir nos próximos seis anos o que fixa a meta 17 do Plano Nacional da Educação (PNE): a equidade da remuneração do magistério aos profissionais de escolaridade equivalente. Se já fosse implantado hoje, o valor do piso passaria a ser de R$ 3.652,00. O PNE foi aprovado na Câmara este ano.

"Obviamente, os municípios não terão condições de arcar com esses valores, uma vez que passam por dificuldades para garantir o mínimo às populações.  Mas a União pode e deve garanti-los",  observou.

Candidato lamenta ter entrado na disputa eleitoral

Já tem candidato se lamentando por ter entrado na disputa eleitoral. O motivo é óbvio: poucos apoios.

Para quem pensou que a campanha seria fácil sente na pele que as coisas nem sempre são da forma como queremos. E agora?

O jeito é navegar no barco, já que vai ficar feio desistir!