sábado, 3 de janeiro de 2015

“As Canções da Lagoa Dourada” por Vilmaci Viana



Vilmaci ou Vivi, como é carinhosamente chamada pelos mais próximos, é uma pessoa que tem se dedicado à cultura, desde cedo, sem tréguas e sem divagações, na busca do total entendimento das relações humanas, como memorialista e das mais puras emoções, como poeta.

Vilmaci pesquisou feitos e fatos, registrou através dos seus livros, a história das mulheres apodienses e agora, a sua própria história que enobrece a família Viana do nosso Apodi, do seu saudoso pai Valdemiro Pedro Viana ex-prefeito do município que cheguei a conhecer quando criança.

Fiquei muito feliz em participar do seu livro “Paisagens Femininas de Apodi”, mesmo como digitador. Quando fez referência no livro “As Canções da Lagoa Dourada” a tua irmã NETA – fiquei emocionado! “Neta era mesmo que uma mãe, uma amigona”.

Quer acompanhar o trabalho de Vilmaci Viana. O link se encontra ao lado também. Acesse: www.vivicultura.blogspot.com

Nota do blog: Muito obrigado pelo exemplar. Quem ainda não leu! Recomendo.

Robinson quer acabar com o analfabetismo em quatro anos

O governador Robinson Faria (PSD) já tem uma missão bem específica para o secretário estadual de Educação, Francisco das Chagas Fernandes: acabar com o analfabetismo no Rio Grande do Norte em quatro anos.

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro

Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

Wilma deseja boa sorte a Robinson Faria

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aproveitou o encontro com o governador Robinson Faria (PSD) na posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), desembargador Cláudio Santos, para desejar boa sorte ao novo governador.

“Lhe desejo boa sorte, pois sei que não é fácil governar. Há doze anos já era difícil. Imagine agora com essa enorme crise financeira”.


Garibaldi Filho: “Fui abandonado pelo meu partido que não quis mais o Ministério da Previdência”

D’O Globo de hoje:
Garibaldi deixa Previdência, e diz que foi abandonado pelo PMDB
Novo ministro Carlos Gabas é servidor de carreira e era secretário-executivo da Pasta; Elisete Berchiol Iwai vai assumir a presidência do INSS

por GERALDA DOCA E DANILO FARIELLO

BRASÍLIA – Ao transmitir o cargo de ministro da Previdência Social a Carlos Gabas nesta sexta-feira, o senador Garibaldi Alves Filho fez um desabafo. Ele disse que foi abandonado pelo seu partido, o PMDB, que não quis mais o ministério. Ele lembrou que já se referiu ao ministério como um “abacaxi”, mas que deixava a Pasta chorando.
— Fui abandonado pelo meu partido que não quis mais o Ministério da Previdência. Gabas, o Ministério é todo seu — disse o ex-ministro.

Garibaldi destacou que Gabas, que é servidor de carreira do INSS e era secretário-executivo do Ministério da Previdência, se preparou para exercer o cargo, pois tem 35 anos de serviço.

Ele brincou que foi vigiado por Gabas durante os quatro no cargo de ministro e que foi o ex-ministro Antonio Palocci, que determinou a indicação de Gabas para a secretaria-executiva.
— Manda quem tem poder e obedece quem tem juízo. Mas, essa é uma transmissão de cargo inusitada porque ele sabe tudo – disse Garibaldi.

Durante a transmissão de cargo, o ex ministro anunciou a substituição de Lindolfo Sales, presidente do INSS, por Elisete Berchiol Iwai, atualmente secretária-executiva adjunta da Previdência Social. No fim da cerimônia, ela disse que o desafio será ampliar o atendimento nos postos do INSS:
— O objetivo é melhorar o atendimento e consolidar a ampliação do reconhecimento dos direitos — disse a nova presidente do INSS, que toma posse no início da semana.

O novo ministro da Previdência, Carlos Gabas, descartou uma reforma ampla no regime de aposentadoria, que deve fechar 2014 com déficit acima de R$ 50 bilhões.

Numa solenidade concorrida, com a presença de vários ministros e ex-ministros e também do ator Marcos Frota, que é amigo pessoal de Gabas, o novo ministro foi muito aplaudido pela plateia.

Agripino diz que será vigilante ao Governo de Robinson Faria

O senador José Agripino (DEM) será vigilante ao Governo de Robinson Faria (PSD):

Em entrevista à imprensa na noite desta sexta-feira (02) o senador desejou sorte e já antecipou que juntamente com o seu partido fará uma oposição responsável, séria e vigilante: “Não votei, nem apoiamos o governador eleito Robinson Faria. Então, seremos oposição, e que não restem dúvidas. Será uma oposição responsável, séria e vigilante”.

Cid anuncia quarta-feira piso do professor com reajuste de 12% a 14%

Responsável pela pasta eleita por Dilma Rousseff como vitrine de seu segundo mandato, o ministro Cid Gomes (Educação) anuncia na próxima quarta-feira (7) o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico. Nesta sexta-feira, Cid se reuniu com secretários do MEC e, na segunda e na terça, recebe representantes do conselho de secretários estaduais e municipais de educação, além de sindicalistas, antes de anunciar o novo valor.

O reajuste deverá ficar entre 12% e 14%. Na pressão Quando convidou o ex-governador do Ceará para o MEC, a presidente já havia dito que a educação seria a prioridade do quadriênio. Mas o slogan “Brasil: pátria educadora” foi surpresa para ele também.

Municípios devem assumir iluminação pública a partir de agora

Os prefeitos de todos os municípios brasileiros já devem assumir os ativos de iluminação pública, que atualmente estão sob gestão das distribuidoras de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medida busca atender à Constituição Federal, que determina que a iluminação pública seja de responsabilidade municipal.

Os ativos de iluminação pública incluem luminárias, lâmpadas, relés e reatores. Os postes de luz continuarão sendo administrados pelas distribuidoras de energia.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Secretários estaduais são empossados pelo governador Robinson Faria

O governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, empossou no final da manhã desta sexta-feira (2) os secretários de Estado da Administração Direta e Indireta. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, e teve a presença do vice-governador, Fábio Dantas, de deputados estaduais, representantes potiguares dos poderes, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, e de prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte.

Robinson Faria reafirmou o discurso de posse garantindo que a escolha dos secretários das pastas obedeceram a uma escolha técnica, sem levar em consideração o interesse de grupos políticos. “O povo do Rio Grande do Norte confiou ao nosso governo a missão de comandar o estado, por isso optamos por uma escolha técnica, por enxergar que a única forma de gerenciar o RN era manter esse perfil dos secretários, que a partir de agora terão de montar suas equipes e iniciar o trabalho imediatamente. As dificuldades não podem ser desculpa para a falta de ação”, declarou.

“Queremos o diálogo permanente e a transparência em todos os atos do nosso Governo. Queremos dos secretários que eles possam ver e interpretar a vontade do povo, manter essa proximidade para dar respostas aos cidadãos que confiaram nas nossas propostas e iniciaram no RN uma nova fase, quebrando as correntes dos velhos grupos. Com as ações deles, esperamos que o RN volte a ser um estado líder, com capacidade de investimento, de realizar obras e que não viva a reboque do Governo Federal”, encerrou.

Foram empossados para a administração direta:
-Secretaria de Esporte – George Câmara;
-Secretaria da Juventude – Maria Divaneide Basílio;
-Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho;
-Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa;
-Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto;
-Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo;
-Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, que responderá interinamente também pela Secretaria de Estado da -Administração e dos Recursos Humanos;
-Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório;
-Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca;
-Secretaria Estadual de Comunicação – Geórgia Nery;
-Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito;
-Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar;
-Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves;
-Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria;
-Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes;
-Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres;
-Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França;
-Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha;
-Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie;
-Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre.
Para a administração indireta, tomaram posse:
-Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas;
-Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel;
-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros –  Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza;
-Procon – Cyrus Benavides;
-IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira;
-Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Cesar Oliveira;
-Departamento Estadual de Imprensa – Paulo Araújo;
-Fundação José Augusto – Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico);
-Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior;
-Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque;
-Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano;
-Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra;
-Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior;
-Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) – José Marlúcio;
-Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire;
-Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos;
-Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj.

Ex-secretária de Estado da Educação fala sobre a evolução da educação no RN


A Ex-secretária da Educação do Rio Grande do Norte, Betania Ramalho concede entrevista e avalia os quatro anos de evolução da educação do Rio Grande do Norte no programa Em Nome da Lei. O programa vai ao ar na segunda-feira na NET, Canal 25 e na terça-feira no Canal 26 TV União, ambos os dias às 22h.

A entrevista foi em função do crescimento da educação no Rio Grande do Norte nos últimos anos, na qual ela fala sobre o trabalho desenvolvido na educação, os planejamentos e os projetos e programas que deram ao RN vários prêmios nacionais aos estudantes do ensino Estadual pela qualidade que vem desenvolvendo o Estado na educação.

Servidores do Estado aguardam calendário de pagamento

Os servidores estaduais aguardam, ansiosamente, a divulgação do calendário de pagamento da folha de pessoal, para o exercício 2015.

Por favor, governador Robinson Faria (PSD): não esqueça desse compromisso. O terror da era Rosalba Ciarlini (DEM) continua causando calafrios nos servidores.


Brasil deve perder para a Índia o 7º lugar entre as maiores economias


O fraco crescimento do Brasil deverá fazer o país perder o posto de sétima maior economia do mundo para a Índia já em 2015. A previsão é da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit).

Segundo a EIU, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá somar US$ 2,12 trilhões em termos nominais neste ano, ante US$ 2,48 trilhões da Índia, que também deixará para trás a Itália, hoje a oitava maior economia. As informações são da Folha de São Paulo.

Programa do Leite aguarda pagamento de contas em atraso

A ex-governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deixou duas quinzenas em atraso no Programa do Leite. “Herança” para o novo gestor cobrir, Robinson Faria (PSD). Coisa aí de uns R$ 4 milhões. Podia ser pior.

A “Rosa” herdou oito semanas em atraso, do então governador Iberê Ferreira (PSB) – já falecido. Mal menor.

Por Carlos Santos.

Tibúrcio recebeu Flaviano


Na última sexta feira, 30, o prefeito Flaviano Monteiro participou do programa “Em Dia Com os Fatos”, apresentado por Tibúrcio Marinho na rádio AM Vale do Apodi 1030 khz.

Flaviano analisou os dois anos de mandato sobre o Apodi Terra Querida. Obrigado Tibúrcio Marinho pelo convite, estou sempre a disposição. Vamos que vamos”, disse o prefeito em uma rede social.

Nova lei que proíbe marca e slogan de governo entre em vigor hoje no Rio Grande do Norte‏

O primeiro dia útil de 2015 traz uma novidade jurídica para o Rio Grande do Norte. Começa a valer, a partir de hoje, na prática, a nova lei do deputado Kelps Lima que pôs fim à criação marcas e slogans próprios de Governos.

Qualquer que seja a gestão, de agora em diante, seus gestores só poderão usar o brasão do Estado e a frase “Governo do Estado do Rio Grande do Norte” em suas peças publicitárias.

A lei foi aprovada em 2014, com validade começando em 2015. E inclui também a vedação de fotografia de governante em repartição pública.

“O objetivo dessa lei é resgatar a importância dos símbolos do Rio Grande do Norte e impor à classe política uma agenda mais impessoal no trato com a coisa pública.”, explica o deputado Kelps Lima.

Nova secretária de Segurança confirma que fará um novo estatuto da Polícia Militar

A nova secretária estadual de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, confirmou que será feito um novo estatuto da Polícia Militar. “Na verdade, é um pleito antigo da Polícia Militar, vem sendo estudado há algum tempo. Realmente, há muita coisa arcaica que precisa ser melhorada. A partir de agora vamos criar um grupo de trabalho para fazer um estudo não só do estatuto da Polícia Militar, mas de toda segurança”, destacou a secretária.

Ela acompanhou o governador na tradicional subida da rampa da Governadoria.

Governador Robinson chega e é recebido com festa no Centro Administrativo


O governador Robinson Faria chegou, há poucos minutos, na Governadoria. Ele fez a tradicional subida da rampa e, em seguida, foi recebido por funcionários que entregaram rosas.

Por Anna Ruth.

Salário mínimo será a partir deste mês R$788

O valor de 788 reais para o salário mínimo passou a valer a partir de ontem como foi informado através de decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (30).

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional havia definido um salário mínimo de 790 reais a partir de janeiro do próximo ano ao aprovar o relatório final da Lei Orçamentária para 2015.

A imagem do “susto” do deputado Henrique Alves já chega a quase 12 mil visualizações no youtube


O vídeo com o susto do deputado federal Henrique Eduardo Alves na solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff já chega a quase 12 mil visualizações no Youtube.

Imprensa nacional destacou Programa Ronda Cidadã de Robinson

A Agência Brasil, ligada ao Federal, destacou no discurso de posse do governador Robinson Faria (PSD) propostas apresentadas durante as eleições, sobretudo nas áreas de segurança pública, saúde e educação. O novo governador prometeu criar o Programa Ronda Cidadã, que será inspirado em modelos de polícia comunitária. Além disso, defendeu revisão no estatuto da Polícia Militar, humanização da tropa e valorização profissional.

O tema da segurança pública foi um dos mais debatidos durante as eleições deste ano. A situação no estado é preocupante. Segundo o Mapa da Violência deste ano, a cidade de Natal foi a que teve maior crescimento no número de homicídios entre os anos 2002 e 2012. A taxa saltou de 13,9 para 55,8 homicídios por 100 mil habitantes.

O governo também vai “cobrar das polícias, após cuidar dos seus direitos legítimos, o retorno do seu trabalho e entusiasmo na proteção à sociedade. Essa proteção é um direito inarredável do cidadão comum. Haverá, por parte do governo, uma cobrança diária e exigência hierárquica desse trabalho, que é dever do poder público”, destacou.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Município de Apodi reduz pela metade número de homicídios durante 2014


O município de Apodi registrou uma queda acentuada no número de crimes de homicídios durante o ano de 2014, quando comparado com o ano anterior. O fato surpreendeu até o especialista em segurança pública Ivenio Hermes, ele disse que o município está registrando o contrário do que é visto diariamente em todo o estado.

Em 2014, a Polícia Militar registrou setes crimes violentos letais e intencionais em Apodi, metade do que foi registrado em 2013, considerado o ano mais violento da história do município.

De acordo com Ivenio Hermes, essa redução se dá devido à da atuação do poder público municipal e da polícia local, que provoca naturalmente a migração do crime.

"A redução dos homicídios, haja vista que não houve um investimento por parte do estado na polícia e em políticas públicas, é consequência da migração natural do crime, onde o crime que estaria acontecendo em Apodi migrou para outra cidade próxima. Outra causa dessa redução seria o comportamento dos gestores municipais", concluiu.

Para manter essa redução no número de homicídios, o estudioso diz que é importante o investimento em medidas socioculturais e educativas, tirando os jovens da ociosidade.

"Se tiver investimento em resgatar os jovens que estão sem emprego, em evitar que esse jovens caiam nas mãos dos criminosos, nós já vamos ter um grande resultado. Também tem as políticas educativas para a polícia e para a população, no sentido de aprender a como se portar durante uma fiscalização, tanto do lado policial quanto do lado do cidadão. Juntando essas duas coisas com investimento em cultura, fazendo o resgate da família, a gente vai ver, com certeza, uma Apodi dando exemplo no ano que vem, mas do que já deu em 2014", explanou Ivenio.

Primeira mão e exclusiva do Portal SOS Notícias do RN

Rosalba assina termo de transmissão de cargo ao novo governador

Na condição de ex-governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini ainda (DEM) acaba de assinar o termo de transmissão de cargo que dá posse ao novo governador Robinson Faria (PSD).

O termo de posse foi assinado no Palácio Potengi.

Discurso de posse do governador do RN Robinson Faria‏

"Brasileiros do Rio Grande do Norte,

​Neste momento, a minha vida se confunde com a força de todas as minhas emoções. E lanço ao passado um olhar na busca do que aprendi na escola da vida, “onde não há férias”. Com a humildade de perceber que o maior aprendizado ainda está por vir, pedindo matrícula ao futuro. O presente é o desafio, numa hora em que a coragem e a obstinação são companheiras indispensáveis.

​Nunca houve na história política do Rio Grande do Norte um candidato a governador tão abastecido de solidão.

​Dos líderes consolidados, o conselho à desistência. De alguns, aliados de outras lutas, a observação deselegante de que a melhor decisão seria a fuga.

Ou então, na melhor das hipóteses, a composição servil, compondo chapa na arrumação de um acordo conveniente à manutenção dos mesmos mandatários, historicamente estabelecidos na comodidade e força do poder.

​Amparado no afeto da minha família, na memória do meu pai, na colaboração dos meus fiéis aliados, a motivação que me sustenta é ser um instrumento da melhoria de vida do povo potiguar. O generoso sofrido povo, que se revestiu de esperança e me delegou a maravilhosa missão de conduzir seu destino nos próximos anos.

Ao dizer na campanha que ser o melhor governador da história do Rio Grande do Norte era minha motivação, não havia nem há nessa afirmativa qualquer sentido de presunção ou vaidade pessoal.

É a motivação que me obriga a colocar-me a serviço do povo. A ele como objeto mais que principal, pois único, a justificar essa motivação.

Mais do que o líder escolhido livremente pela vontade soberana dos potiguares, invisto-me da condição de servo do meu povo.

E é em nome dele, por ele e para ele que governarei o Rio Grande do Norte. Condição que me leva às fontes onde colhemos os conceitos de Democracia.

Venho de oito embates eleitorais, ainda não conheci, graças a Deus, o amargor da derrota.

Mesmo tendo sido preterido em várias tentativas de me expor à apreciação popular. ​

Não posso considerar derrotas as decisões de cúpula ou de interesse que me excluíram das disputas a que sempre me dispus, e em todas elas sempre movido pelo interesse público.

Porém, essa vitória que me trouxe à beleza e a magia deste momento não tem comparação. Ela é Ímpar em todos os ângulos. Única, na grandiosidade dos números e especialíssima nas circunstâncias que formam os conflitos políticos a sinalizar uma era nova.

Há uma explícita perplexidade a tentar entender o que houve. Ocorre que o povo de tão facilmente enganado, guarda seus segredos indecifráveis.

A resposta popular, neste pleito, que criou este momento, é uma prova desse esconderijo onde o povo surpreende os que se julgavam proprietários da sua vontade. Descobriram que possuir o destino não é o mesmo que possuir a vontade, eternamente.

O momento de reconstrução clama por decisões e atos tão urgentes que descartam ambições pessoais, mágoas ou paixões.

De tão óbvios os clamores, escancarados em todos os recantos da sociedade, que dispensam até a seletiva escolha de prioridades. Vez que cada um dos setores da vida pública acaba por ser parte da prioridade geral. E a prioridade geral é o bem estar do povo.

Não pode haver educação sem saúde, nem saúde sem segurança, nem segurança sem educação.

De tão ligados, nessa tecedura umbilical, e de tão urgentes no clamar por soluções imediatas, confundem-se em utilidade e misturam-se nas fronteiras. São anteriores ao próprio conceito de prioridade. Urdidura do organismo coletivo.

Cada um desses órgãos, componentes do organismo social, tratado especificamente com sucesso, ajudará na solução dos problemas que afligem os outros. O tratamento específico observa o órgão, o cuidado geral visa o organismo.

Na Educação; a implantação efetiva do Plano Nacional de Educação, já previsto e definido em Lei. Convocar as Universidades, públicas e privadas, mediante convênios ou outras formas legais, para compor parcerias permanentes com a gestão estadual.

Elaborar um programa de erradicação definitiva do analfabetismo. Consolidar a municipalização da educação infantil, apoiando os Municípios e fiscalizando os resultados.

Implantar no estado o programa “Brasil Profissionalizado”. Lançar e efetivar o Pronatec estadual. Convocar pais e familiares dos alunos para participarem das decisões escolares. Dignificar a atividade professoral, com salários dignos, respeito profissional e preparação acadêmica.

A situação de sucateamento das escolas não é muito diferente do quadro semelhante, na saúde. Falta de equipamentos, prédios abandonados ou caindo, professores desestimulados, alunos sem aulas.

É uma paisagem de estarrecer, exatamente onde se edifica a promoção humana. O compromisso que assumo, nesta hora, é enfrentar com coragem e inteligência o desafio de mudar esse cenário.

Na saúde; a recuperação dos hospitais regionais, vinte e cinco unidades que se encontram hoje entregues ao abandono, completamente sucateados. Recuperá-los e redefinir os seus perfis.

Criação dos “centros de diagnóstico”, inicialmente em Natal e Mossoró, com vistas a expandi-los, com o fim de desafogar as outras unidades hospitalares.

A Construção do tão sonhado Hospital de Traumas, deixando no Walfredo Gurgel apenas as urgências neurológicas e cardiológicas e o atendimento de cirurgias eletivas.

É urgente retirar dos corredores a condição degradante de enfermarias da vergonha. Valorizar e apoiar os servidores da saúde, em todos os seus níveis.

Estimular e reforçar todas as campanhas preventivas de epidemias, com recursos e convocação das comunidades, dando o exemplo para colher credibilidade.

Estabelecimento de metas que evitem as doenças, antes de sua instalação. Numa ação que integrará um conjunto obreiro, que vai do saneamento, tratamento de águas e campanhas educativas.

Atender a demanda dos carentes no caso de medicamentos caros, devidamente comprovada a carência e a prescrição médica. Não esperar pela judicialização, como ocorre hoje, com bloqueio de recursos e ocupando a justiça, já bastante ocupada e demandada.

Estimular, com a participação universitária, as pesquisas e as providências profiláticas.

Na Segurança; a implantação da Ronda Cidadã, já testada e confirmada em vários lugares do mundo. Onde não deu certo, exceção, o insucesso foi resultado de causas alheias ao espírito do programa. Humanização do servidor da segurança.

No caso dos militares, corrigir o absurdo de dez anos sem promoção. Revisão do Estatuto da Polícia Militar. Aparelhamento técnico e humano da Polícia Civil. Cobrar das polícias, após cuidar dos seus direitos legítimos, o retorno do seu trabalho e entusiasmo na proteção à sociedade.

Essa proteção é um direito inarredável do cidadão comum. Haverá, por parte do governo, uma cobrança diária e exigência hierárquica desse trabalho, que é dever do poder público.

Estabelecidas as prioridades de emergência, não descuidarei dos outros núcleos da vida em sociedade. Pois ao lado delas, não menos importantes, existem as atividades que formam, harmonizam e promovem a convivência social.

Não há sociedade livre sem cultura, turismo, lazer, esporte, vida empresarial, atividade comercial, criatividade artística. Tudo tão intrinsicamente irmanado que se configura impossível estabelecer graus de importância. São atividades vitais, que terão do meu governo a presença constante e o apoio permanente.

Declarei, na campanha, que faria um governo eminentemente técnico. Já cumpri a minha primeira palavra com o povo do Rio Grande do Norte. Porém, isso não significa desmerecer ou excluir decisões políticas. Pelo contrário, a técnica só será bem sucedida se alicerçada em decisões políticas consistentes.

A decisão política diz o que deve ser feito. A ação técnica realiza o que o tino político decidiu. O povo me delegou o poder-dever da decisão política e a responsabilidade pelo resultado técnico. É assim que será.

O turismo é fonte de renda em Natal e no interior. A natureza nos deu de presente o privilégio da paisagem que encanta e o clima que agasalha. Do mar às serras.

Os dois lados da atividade turística merecem atenção. O turista quer ser recebido com segurança, afago, acolhimento digno. O comerciante, o artista, o promotor cultural, são elos indispensáveis, na parceria com a natureza, para dar ao turista a vontade de voltar.

A Cultura na terra de Cascudo, não pode ficar na dependência da mendicância eterna. O poder estatal não faz cultura, que é obra do povo, pelo talento de sua gente, mas pode colaborar dando a essa atividade do espírito as condições de florescimento.

E aí se incluem o lazer e a diversão. Atividades da natureza artística do homem.

O esporte é o suporte da dignidade física, componente inseparável da saúde psicossocial. Corpo e mente, a contemplar a dignificação coletiva.

A atividade empresarial, numa terra pobre, precisa de apoios e incentivos. O governo estará atento às suas legítimas reivindicações no campo do exercício da vida produtiva e comercial, para que todos colham os frutos dessa convivência.

Há um velho adágio do Direito Comercial que professa: “Onde existe harmonia, há comércio. Onde há comércio, existe harmonia”.

Darei especial atenção ao estado de penúria em que vive o interior do Estado. Nas suas diversas regiões, com vocações diferentes e problemas assemelhados.

O Nordeste não pode mais ser exportador humano para o sudeste. Lá, não há mais abrigo suficiente nem para os de lá. Até a seca, companheira dos nossos atropelos, acabou de armar tenda no antigo eldorado.

Havemos, pois, que nos virar com nossos recursos, nossa criatividade e nossa força humana. Ou como diria o fabulário popular, “nos costurarmos com nossas próprias linhas”.

Urge convocar interessados e estudiosos para elaborar e executar um programa eficiente e duradouro de recuperação na vida no campo.

Sem alternativas de sobrevivência, os nascidos nas pequenas comunidades migram para a periferia da capital, das cidades médias e das cidades-polos. Num processo de inchaço que cria um ciclo vicioso que vai do desemprego à marginalidade e daí à violência.

Não há outra saída que não seja dar aos nossos irmãos do campo condições de vida digna na sua terra de nascimento, e que o resto do mundo seja apenas objeto de visita e não de fuga.

Ao reverter essa realidade perversa, as consequências do benefício serão sentidas principalmente nas cidades.

Há um sem números de pequenas e localizadas providências que poderão iniciar a reversão desse problema. Tudo dependerá da vontade política e do apoio da coletividade. Essa é uma providência com carência de ontem.

Não há desenvolvimento nem progresso econômico sem o fortalecimento das cadeias produtivas. Apoiar os investidores, garantir segurança jurídica aos investimentos realizados no estado. Promover e ampliar a geração de empregos, criando oportunidades concretas de trabalho para os potiguares. Permitir que eles possam ter um futuro digno para suas famílias.

Esse é um compromisso que perseguirei com muita coragem e determinação. Precisamos, dentro de uma grande pactuação e uma corrente de fraternidade, tirar o Rio Grande do Norte desse estado letárgico em que se encontra.

Empresários e investidores terão no governador, um parceiro permanente na busca por um estado economicamente mais forte e socialmente mais justo.

Com determinação e vontade política, vamos trabalhar de mãos dadas com os setores produtivos para tornar o nosso Rio Grande do Norte, um estado realmente competitivo.

Esse governo que ora se inicia terá como marca absoluta a eficiência, a transparência, a solidariedade e o respeito às pessoas.

Um governo humanitário, meu grande sonho, preocupado com os últimos. Comprometido em atender bem e com qualidade os que mais necessitam do apoio do Estado.

Ao percorrer o Estado durante a campanha, me deparei com situações perversas. Como o sofrimento de mães enfrentando com seus filhos nos braços longas filas por uma lata d`água. Crianças fora da escola, obrigadas a mendigar para garantir o mínimo de sobrevivência. Ou como a situação de famílias destroçadas por causa das drogas, abandonadas em sua própria sorte e sem ter a quem recorrer.

Tudo isso tocou profundamente o meu coração. E me fez, mais uma vez, jurar a Deus, que eleito Governador, lutarei todos os dias da administração para devolver a essas pessoas, a dignidade e a perspectiva de futuro.

Vamos cuidar dos mais necessitados. Cuidar daqueles que por algum infortúnio, caíram na desgraça das drogas. O crack hoje domina as cidades e o campo. É preciso combater com firmeza essa situação degradante.

Buscarei as parcerias necessárias para dotar o estado de centros de recuperação dos dependentes químicos e de apoio ás suas famílias. Vamos criar condições para que as empresas possam participar do processo de reinserção social daquelas pessoas que caíram nas drogas e conseguiram se livrar desse terrível mal.

Tenho plena consciência de que não resolveremos tudo de uma hora para outra. Mas, com certeza, vamos estruturar e consolidar os caminhos para garantir aos nossos irmãos mais carentes e desassistidos, oportunidades para que possam sonhar com uma vida saudável e, reconstruir com dignidade as suas famílias.

Faremos grandes obras, não tenho dúvidas. Mas, a obra mais importante, aquela que me trará satisfação pessoal, será cuidar bem dos potiguares que clamam pela presença do estado de forma eficiente e digna.

Santo Agostinho certa vez afirmou que, “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer”. Essa mensagem sintetiza o longo trabalho que teremos pela frente na busca por um estado melhor e mais solidário para com o seu povo.

Uma palavra ao servidor público. Não pode haver boa administração sem respeito aos que prestam serviços nas atividades meio ou fim da administração pública. Vamos convoca-los ao diálogo, encontrar saídas, buscar soluções. Ao tempo em que cobraremos resultados, com vistas ao atendimento das necessidades dos companheiros do nosso trabalho.

Pretendo realizar um governo no mais rigoroso controle da legalidade. Não confundo legalidade com burocracia. Os entraves burocráticos podem e devem ser vencidos dentro da legalidade.

A burocracia não pode ser desculpa para a ineficiência. Ela é o condão da preguiça.

Exigir de um aluno que pede matrícula numa escola o seu currículo escolar é formalidade legal, não é burocracia.

Exigir de um doente, que chega às pressas para ser socorrido num hospital, os seus documentos antes de socorrê-lo, é burocracia, não é formalidade legal.

A convivência do meu governo com a Lei será tão natural quanto a legitimidade da investidura do meu mandato.

Aqui mando aos outros poderes, Legislativo e Judiciário, minha saudação de irmandade. Manteremos relações de independência, harmonia e tratamento respeitoso.

O Legislativo foi até hoje minha única morada política. Não tenho dificuldade em afirmar que minha gestão à frente da Assembleia Legislativa revolucionou as relações daquela casa com a população. Tanto nas obras de edificação do Poder Legislativo quanto na inovação das relações do Poder com o povo.

Fiz a Assembleia descer as escadas do Palácio José Augusto em busca do encontro com o povo. Sem que a Assembleia deixasse de ser a “casa do povo”, fiz com que as ruas das cidades virassem a moradia da Assembleia.

Este momento é a prova mais cabal de que o sonho é o preparador da realidade. Tivesse eu desistido do sonho, do encanto da sua beleza, pela face crua da realidade que me mostravam, este momento não estaria se consumando.

Sonhei sozinho. Agora, o sonho é da multidão.

Precisei agregar coragem ao sonho. Juntei a essas virtudes, a determinação, a humildade, a sinceridade, a lealdade, a ousadia que promovem a superação.

Só um sonhador incurável chegaria onde agora me ponho. Ao lado do povo e ao abrigo do sonho.

Mas tudo isso seria inútil se me faltasse a fé. Sou eminentemente um homem de fé. Primeiro, em Deus. Depois, no povo do Rio Grande do Norte. Só assim teci as fibras do sonho e o fiz vestimenta da luta.

Resgatei, na passagem pelos caminhos da campanha, bandeiras abandonadas. Passei a recolhê-las, lavá-las e devolvê-las ao tremular dos ventos. Sem distinção dos ranços do passado, recolhi momentos, cores e virtudes.

Banhei de vermelho a esperança abandonada; pois a paciência do povo, incansável no esperar, não distingue cores.

Prometo um governo austero, transparente, que honre a grandeza da vitória inquestionável.

A nossa decisão é fazer um governo inovador. Não apenas nas medidas administrativas. Mas nas atitudes do próprio Governador. Renunciarei a casa do governo. Numa demonstração de que o governador pode morar na sua própria casa e abrir mão das mordomias.

Vitória tão grandiosa que ainda não mereceu uma explicação sucinta do seu desfecho. Deixando perplexos cientistas políticos e analistas da mídia.

Não poderia, num momento como este, deixar de agradecer a quem sempre esteve comigo e acreditou no meu sonho. E mais do que isso, incentivou, apoiou e nunca me deixou desistir.

Agradeço em especial a minha esposa Julianne, que com sua determinação, seu carinho e seu amor, esteve sempre ao meu lado. Principalmente naqueles momentos de indefinições e angústias.

Agradeço também, ao meu filho Fábio Faria. Incansável nessa batalha, abdicou, em muitos momentos da sua campanha à Deputado Federal para cuidar da campanha do seu pai.

Ás minhas filhas Natália e Janine que se desdobraram de forma incansável na campanha, apresentando o meu nome e levando as minhas propostas ao povo em reuniões e encontros políticos.

Aos meus filhos pequenos, Maria Fernanda, Maria Luiza e Gabriel, que ainda na sua inocência compreenderam, em muitas ocasiões, a ausência do pai.

Á minha família, o verdadeiro esteio da minha vida, o meu agradecimento, o meu carinho e o meu amor.

Agradeço também aos meus companheiros de jornada. Ao meu vice-governador, Fábio Dantas, corajoso, articulador, peça fundamental em nossa vitória, ao PC do B, ao PT, uma palavra que sai do coração. O PT que deu de presente ao Rio Grande do Norte e ao Brasil a Senadora Fátima Bezerra. Meu amigo, Fernando Mineiro que engrandece o Legislativo.

Não posso deixar de agradecer também aos outros partidos que compuseram a nossa aliança: ao PP, PEN, PRTB, PTdoB e PTC. Mas quero aqui agradecer o meu partido, o PSD, que criamos com muita dificuldade. Vejo aqui o deputado José Dias, o deputado Galeno, o deputado Disson e a deputada Cristiane Dantas do PCdoB. Ao meu amigo, prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. Obrigado a você e o povo de Mossoró. Se não fosse essa parceria eu não seria o Governador do Rio Grande do Norte. Juntos, levamos a nossa mensagem a todos os recantos do Estado. Juntos, construímos essa histórica vitória.

Mas eu quero agradecer o partido das pessoas anônimas, as responsáveis para que eu me tornasse Governador do Rio Grande do Norte que levantaram comigo as bandeiras da coragem, da persistência e da superação.

Mas esse momento é também uma jornada de festa. Implantemos na alma o realismo da lição cristã. A serenidade, paciência, compreensão. Tudo no estuário da fé.

O sonho me trouxe aqui. A fé me levará ao encontro do destino. Ao me ajoelhar, num gesto simbólico de uma aliança íntima da minha relação com Deus, eu me pus ao amparo dos seus desígnios e ao nível de igualdade com o povo.

Serei incansável na luta pela promoção do desenvolvimento econômico, social e na construção de uma gestão que traga de volta aos norte-rio-grandenses, a honra de serem filhos desta terra tão amada.

Me inspiro no ensinamento de São Francisco de Assis quando diz que, “devemos aceitar com serenidade as coisas que não podemos modificar, ter coragem para modificar as que podemos e sabedoria para perceber a diferença”. Afinal, tudo aquilo que se compartilha se multiplica.

Que Deus guarde o governo do povo, a mim confiado por ele, e que essa confiança confirme a beleza do sonho edificado.

Com Deus no coração, fé na alma e muita vontade de acertar, vamos em frente!

Vamos à luta e vamos trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Muito obrigado!

Robinson Faria"

Primeira agenda administrativa no interior do governador será em Mossoró


O governador Robinson Faria confirmou que a primeira agenda administrativa no interior será na cidade de Mossoró.

Ele vai ao município na próxima terça-feira e visitará o hospital regional Tarcísio Maia. O secretário de Saúde Ricardo Lagreca acompanhará o chefe do Executivo.

Depois de 55 minutos de discurso, Robinson diz “sou a libertação do povo do RN”


O discurso do governador Robinson Faria foi de 55 minutos e teve 22 páginas. Ao final ele fez o símbolo das duas mãos abertas, que marcou a sua campanha eleitoral.

E destacou: “Sou a libertação do povo do Rio Grande do Norte”.

No discurso de posse, Robinson Faria diz que não usará residência oficial: “abro mão das mordomias”

Durante o discurso de posse, Robinson Faria afirmou que não usará residência oficial. “Renunciarei a Casa do Poder, numa demonstração que o governador pode morar na sua própria casa e abrir mão das mordomias”, destacou.

Com isso, ele confirma que manterá a residência no apartamento da praia de Areia Preta.

Robinson chega ao Centro de Convenções ao lado de familiares




O governador Robinson Faria (PSD) chegou ao lado de familiares para ser empossada daqui a pouco no executivo estadual. Entre eles a esposa, Juliane Faria (secretária da Sethas), e o filho Fábio Faria (deputado federal).

A senadora eleita Fátima Bezerra (PT), que só toma posse em fevereiro, não foi à Brasília prestigiar a posse da presidente Dilma Rousseff (PT) para acompanhar a de Robinson. Fotos: Márlio Forte.

Governador Robinson Faria empossa secretários nesta sexta-feira‏

Nesta sexta-feira (2), às 9h, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, passará em revista à tropa da Polícia Militar na sede da Governadoria. A cerimônia contará com a bênção do padre Agustím Calatayud y Salon, pároco da Cidade da Esperança. O Governador empossará os novos secretários e gestores estaduais, às 11h, na sede da Escola de Governo.

Serviço

9h – Governador passará em revista à tropa
Local: Governadoria

11- Posse dos novos secretários e gestores estaduais
Local: Escola de Governo