sábado, 3 de janeiro de 2015

Garibaldi Filho: “Fui abandonado pelo meu partido que não quis mais o Ministério da Previdência”

D’O Globo de hoje:
Garibaldi deixa Previdência, e diz que foi abandonado pelo PMDB
Novo ministro Carlos Gabas é servidor de carreira e era secretário-executivo da Pasta; Elisete Berchiol Iwai vai assumir a presidência do INSS

por GERALDA DOCA E DANILO FARIELLO

BRASÍLIA – Ao transmitir o cargo de ministro da Previdência Social a Carlos Gabas nesta sexta-feira, o senador Garibaldi Alves Filho fez um desabafo. Ele disse que foi abandonado pelo seu partido, o PMDB, que não quis mais o ministério. Ele lembrou que já se referiu ao ministério como um “abacaxi”, mas que deixava a Pasta chorando.
— Fui abandonado pelo meu partido que não quis mais o Ministério da Previdência. Gabas, o Ministério é todo seu — disse o ex-ministro.

Garibaldi destacou que Gabas, que é servidor de carreira do INSS e era secretário-executivo do Ministério da Previdência, se preparou para exercer o cargo, pois tem 35 anos de serviço.

Ele brincou que foi vigiado por Gabas durante os quatro no cargo de ministro e que foi o ex-ministro Antonio Palocci, que determinou a indicação de Gabas para a secretaria-executiva.
— Manda quem tem poder e obedece quem tem juízo. Mas, essa é uma transmissão de cargo inusitada porque ele sabe tudo – disse Garibaldi.

Durante a transmissão de cargo, o ex ministro anunciou a substituição de Lindolfo Sales, presidente do INSS, por Elisete Berchiol Iwai, atualmente secretária-executiva adjunta da Previdência Social. No fim da cerimônia, ela disse que o desafio será ampliar o atendimento nos postos do INSS:
— O objetivo é melhorar o atendimento e consolidar a ampliação do reconhecimento dos direitos — disse a nova presidente do INSS, que toma posse no início da semana.

O novo ministro da Previdência, Carlos Gabas, descartou uma reforma ampla no regime de aposentadoria, que deve fechar 2014 com déficit acima de R$ 50 bilhões.

Numa solenidade concorrida, com a presença de vários ministros e ex-ministros e também do ator Marcos Frota, que é amigo pessoal de Gabas, o novo ministro foi muito aplaudido pela plateia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Garibaldi você não foi abandonado pelo o partido, você estar velho e caducando