sexta-feira, 24 de abril de 2015

Comunidade rural de Apodi recebe equipamentos do projeto Segunda Água

Município será contemplado com 50 barragens
Os agricultores familiares da comunidade Melancias, localizada na zona rural de Apodi, receberam na última sexta-feira (13) equipamentos que compõem o projeto Segunda Água, como caixas d´água e itens para irrigação de pomares.

A ação foi conduzida pelos extensionistas da Emater-RN, do escritório local de Apodi, com o apoio do escritório regional de Mossoró. O município foi beneficiado com a construção de 50 barragens subterrâneas, distribuídas em 12 comunidades rurais. O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Para 2015, está prevista a construção de 1.300 barragens subterrâneas no território estadual.

No mesmo dia, os extensionistas realizaram a entrega das sementes aos agricultores da comunidade Melancias, considerado modelo na execução do programa Banco Comunitário de Sementes na região.

Participaram da solenidade, além dos beneficiários e técnicos da Emater-RN, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, presidentes de associações comunitárias do município, técnicos locais e assessores regionais.

SEGUNDA ÁGUA - O projeto tem o objetivo de promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas com a adoção de práticas focadas no ambiente natural. O Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares.  

O projeto Segunda Água é representado pela implantação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) de barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares nas propriedades.

Essas tecnologias são adaptadas ao semiárido, permitindo a recuperação do meio ambiente com o acúmulo de água de qualidade para produção de alimentos e suporte forrageiro.

Nenhum comentário: