terça-feira, 16 de junho de 2015

A importância do grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde


O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Na semana passada a UBS de Melancias desenvolveu este trabalho com as gestantes, que tem ocorrido com frequência em todas unidades básicas de saúde do município.

“O grupo de gestante além de complementar o pré-natal, contribui com a interação e troca de experiências, neste evento foi possível conversamos sobre o momento do parto e mostrar estratégias e técnicas atualizadas que viabilizam o parto e tornam esse momento menos doloroso e tenso”, disse a enfermeira Nathacia Kiss.

“Tenho notado um vínculo entre profissional e paciente, favorecendo a participação ativa de todos, tornando gratificante para ambas as partes. Contudo, este trabalho surgiu com o objetivo de enfatizar a importância dos grupos de gestantes nas UBS daqui de Apodi. A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social”, acrescentou a terapêutica ocupacional Jacimaria Carvalho.

As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.

O evento contou a toda equipe da unidade básica de saúde de Melancias e a participação da terapêutica ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e no final aconteceu a entrega de kits para gestantes, além de lanches.

Nenhum comentário: