quarta-feira, 10 de junho de 2015

Centro de Saúde promove segunda edição do “Projeto qualidade de vida é uma questão de conhecimento”

Na manhã desta quarta feira (10), aconteceu a segunda edição do “Projeto qualidade de vida é uma questão de conhecimento”. A idealizadora da ação é a enfermeira Taise Marielle que atualmente está a frente da coordenação do Centro de Saúde. Durante a ação estiveram cerca de 50 pessoas presente, tais como cuidadores de acamados, profissionais da saúde (médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionistas e agentes comunitários de saúde da área), esse público é o alvo da ação.

Houve dinâmicas, orientações, informações sobre o conselho do idoso e o programa PADI, entrega de pacote de fraldas geriátricas e um coffee break para os participantes. A idéia surgiu através de visitas domiciliares, campanha de vacina e a própria demanda que procura a unidade para orientações.

A enfermeira Taise ressaltou que: “Cuidar de acamados é uma tarefa árdua que deve ser realizada com muito carinho e atenção”. Atualmente, verifica-se uma mudança positiva quanto a antigos preconceitos, em que apenas o ser humano considerado produtivo era merecedor de investimentos relacionados à saúde.

Foram abordados assuntos como trabalhar a saúde mental dos cuidadores e seus respectivos acamados (psicólogo) aspectos quanto ao dia-dia, mudança de decúbito, movimentação, higiene bucal, introdução de atividades diária (terapêutica ocupacional) e por fim um dos quesitos mais importantes relacionado a nutrição, tipo de cardápio, elaboração de refeições.

As trocas de informações foram muito benéficas e as angustias, dúvidas e dicas foram trocadas entre os participantes da ação e os profissionais. A ação durou cerca de 2 horas e 30 minutos e ao término foram distribuídos as fraldas. O evento teve ainda como colaboradores a secretária de Saúde, Casa dos Conselhos, a direção do Centro de Saúde, na pessoa de Aline Freire e o NASF.

Nenhum comentário: