domingo, 11 de outubro de 2015

PNAIC Apodi faz avaliação para analisar e discutir resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização

EQUIPE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC – APODI RN, REALIZA REUNIÃO COM AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA ANALISAR E DISCUTIR OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – ANA


A Avaliação Nacional da Alfabetização foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação com o objetivo de produzir indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse aluno teve, ou não, para desenvolver esses saberes. A estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas. Em língua Portuguesa são avaliados os níveis de Leitura, que varia em escala de 01 a 04, bem como, Leitura que varia numa escala de 01 a 05. Em Matemática a avaliação é desenvolvida através dos conhecimentos matemáticos.


Nesse, sentido a Equipe do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa – PNAIC – Apodi RN, realizou no período de 06 a 08 de outubro reunião com todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino que tiveram os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados, para analisar e discutir esses resultados visando intervenções e melhoria na prática dos Professores Alfabetizadores. O encontro aconteceu por escola no Auditório do Centro de Formação do PNAIC e contou com a participação da Coordenadora Local do PNAIC, Cecy Fernandes de Souza Valério, dos Orientadores de Estudos José Nilson de Freitas e Maria Aleane de Moraes Silva, além dos gestores e apoios pedagógicos das escolas e técnico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Pedro Bandeira, que muito tem contribuído para que o programa funcione de forma a garantir a aprendizagem das crianças. Para tanto, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Secretário Caubí Tôrres. De acordo com a Coordenadora do PNAIC local, a Professora Cecy Fernandes, essas discussões foram muito proveitosas, pois possibilitou uma análise mais detalhada sobre os níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática. Além disso, estamos convictos de que com o apoio e o envolvimento de todos iremos conseguir fazer com que nossas crianças avancem nos níveis de aprendizagem garantindo que todas as crianças sejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para a coordenadora pedagógica e professora alfabetizadora da Escola Municipal Professor Veríssimo Gama, Eunice Dorotea, essas discussões foram única, nunca tinha acontecido com a equipe da secretaria de Educação, onde a escola individualmente discute as aprendizagens dos alunos, possibilitando assim as intervenções necessárias, a fim de, garantir os direitos de aprendizagens a todas as crianças que fazem parte do processo de alfabetização.

Portanto, é nessa perspectiva que a equipe do PNAIC local programou novas ações que faz parte do Eixo gestão e mobilização, acompanhamento do planejamento dos professores Alfabetizadores junto aos coordenadores pedagógicos das escolas, monitoramento nas instituições da rede municipal de ensino, relacionando o que foi visto nas formações com as práticas do professor alfabetizador em sala de aula, visando concretizar o maior objetivo do Programa que é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em Apodi, oposição promete dar trabalho ao prefeito Flaviano
Em Apodi, a oposição promete dar trabalho ao prefeito Flaviano Monteiro. O grupo do ex-prefeito José Pinheiro, por exemplo, já discute alternativas de candidatura. Pinheiro nega o desejo de voltar ao comando do Executivo, mas diz que tem bons nomes para apresentar.

Anônimo disse...

O prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) procura avançar e, arrumar a casa, retomar investimentos e recuperar o desgaste natural de estar à frente da gestão, pavimenta um caminho que pode inibir até mesmo a oposição entrar na disputa.