sábado, 24 de outubro de 2015

UBS Soledade promove ação do Outubro Rosa


Neste dia 23 de outubro a equipe da Unidade Básica de Saúde de Soledade promoveu o dia de atendimento voltado para a saúde das mulheres em comemoração ao mês de prevenção do câncer de mama. Foi realizada uma palestra pela enfermeira Greice Gurgel, que mostrou os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama, como também os fatores que podem proteger as mulheres. Na mesma ação, as mulheres foram orientadas como fazer o autoexame das mamas e posteriormente foi realizado o exame clínico das mamas nas mulheres presentes.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.


O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. “Muitos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar”, disse a enfermeira Greice Gurgel.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Por isso que é de suma importância que a temática seja trabalhada e lembrada nas unidades básicas de saúde, pois muitas vidas estarão sendo modificadas através da educação em saúde.

Mais um evento que recebeu total apoio da secretaria municipal de saúde.

Nenhum comentário: