quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sesap alerta para o aumento do número de casos de raiva em cães

A raiva, doença infecciosa do sistema nervoso, é considerada sem cura e ainda presente no Rio Grande do Norte. De janeiro a outubro de 2015 o estado registrou 34 animais positivos para raiva, destes, quatro são cães. Número superior a 2014 quando apenas um cão foi diagnosticado com a doença, num total de 36 animais de outras espécies acometidos.

“O que nos preocupa é que pelo fato de o cachorro ser o animal que está mais próximo do homem, a população acaba ficando em um risco maior, já que a raiva é uma doença que leva à morte em aproximadamente 100% dos casos. Porém para cães e gatos a forma mais eficaz de prevenção da doença é a vacinação”, alertou Cintia Higashi, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a raiva mata 55 mil pessoas por ano, especialmente em países da África e Ásia onde não existe vacinação em massa dos animais. A cada 10 minutos uma pessoa morre por esta doença no mundo, principalmente crianças, num total de 30 a 50% dos casos.

Nenhum comentário: