terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Apodi: Secretaria de Saúde investe no atendimento médico domiciliar

Atualmente existem 09 equipes ESF em Apodi que atingem quase 100% de cobertura

Em Apodi dezenas de famílias são atendidas no conforto do seu lar por meio do serviço realizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família- ESF. Atualmente a Secretária Municipal de Saúde, informou que 09 equipes ESF estão atuando em todo município.

Isso se deve ao conjunto de fatores, o principal deles é o investimento para fortalecer o atendimento ofertado através da Atenção Básica de Saúde, com a chegada dos médicos intercambistas, da contratação novos médicos brasileiros, com realização de processos seletivos para contratação de mais profissionais da saúde (enfermeiros e técnicos de enfermagem), com intuito de fortalecer os serviços ofertados pela Atenção Básica de Saúde em Apodi.

O trabalho começa na ponta com a sondagem dos Agentes Comunitários de Saúde que identificam durante as visitas nas casas quais são as necessidades dos pacientes, registrando a Equipe de Estratégia Saúde da Família-ESF que realiza a cobertura naquele bairro especificamente. Após essa etapa a equipe de ESF realiza a visita aos grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças menores de dois anos, pacientes acamados e cadeirantes), conhecendo então o histórico do paciente e registrando todas as informações sobre o usuário visita após visita.

"Através da equipe de ESF ações práticas sanitárias, assistenciais e sociais, a humanização e a integralidade do cuidado ao paciente proporcionado uma maior aproximação, diálogo e vinculação entre profissionais, usuários e serviços", destacou o enfermeiro Paulo Davi.

Cada idoso, ou família atendida pelas equipes, influencia em todo sistema de saúde, diminuindo o fluxo de pessoas nas UBS e consequentemente no Hospital Regional Hélio Morais Marinho - HRHMM em Apodi. Durante a visita da equipe de ESF, o médico verifica os exames do paciente, solicita novos exames se necessário, encaminha para especialistas conforme necessidade ouve o paciente e a família, vendo e entendendo o contexto que o paciente está inserido.

“Levamos o melhor para o lar dos pacientes através de atividades preventivas, continuadas, assistenciais e de reabilitação. No atendimento domiciliar, o acompanhamento e cuidados ao paciente são intervalares e realizados por diferentes profissionais de saúde da equipe multiprofissional”, disse o Dr. Cícero Sabino Neto que visitou o sítio Bela Vista recentemente.

“O Melhor deste serviço é que estamos proporcionando aos pacientes o atendimento de qualidade e em local que podem ser cuidados, ou seja, em casa, junto com a família. Assim todos se envolvem e contribuem para a recuperação da saúde dos nossos irmãos acamados”, afirmou o secretário da Saúde, Pedro Júnior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo o trabalho,assim vão conhecendo de perto a situação de cada família...

Anônimo disse...

muito bem te msm que trabalhar e mostrar trabalho pq o nossopovo apodiensse precisa é disso