terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Campanha de vacinação Antirrábica vai até o final do mês em Apodi

A Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos continua até o final de dezembro. Atenção você que ainda não vacinou seu animal, compareça na secretaria de saúde das 08 às 10 da manhã de segunda a sexta feira para vacinação contra raiva animal.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva à morte quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

“Em caso de ser mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por dez dias, para analisar o grau de manifestação da doença”, explica o veterinário Pollastry Diogénes.

Os animais a partir de 60 dias de idade e fêmeas prenhas já podem ser vacinados. A vacina na secretaria de saúde é para os retardatários da zona urbana. Na zona rural a campanha continua até o dia 15 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário: