sábado, 18 de abril de 2015

Decreto presidencial pode resultar em perda de recursos das prefeituras

O corte de gastos promovido pelo governo federal atingiu as prefeituras de todo o país. Os municípios do Rio Grande do Norte correm o risco de perder R$ 730 milhões de Restos a Pagar (RAP) dos exercícios de 2013 e 2014. Isso por causa do decreto presidencial 8407/2015, que pode cancelar todos os RAPs de despesas cuja execução não tenha previsão de início até o próximo dia 30 de junho.

Esses recursos – em sua maioria provenientes de emendas parlamentares ou emendas de bancadas ao Orçamento da União – são destinados à aquisição de equipamentos e realização de obras, em que os pagamentos sofreram atraso e são deixados para o ano seguinte.

Terra Viva realiza Encontro Territorial do P1+2 em Apodi


Nos dias 15 e 16 de abril do corrente ano, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA realizou o Encontro Territorial do P1+2 - Programa Uma Terra e Duas Água, essa atividade faz parte do Plano de Trabalho do Contrato realizado entre essa instituição e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), que compõe a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), tendo como financiador o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O público principal foram os beneficiários (as) dos municípios de Apodi, Severiano Melo e Rafael Fernandes contemplados com as tecnologias sociais do programa. Também houve participação da Microrregional do Médio Oeste, da Rede Pardal (Rede de Assessoria Técnica), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, da AP1MC, da Coordenação da ASA Potiguar e da Secretaria de Agricultura do município de Apodi.

O tema do Encontro foi “O manejo dos recursos hídricos e a garantia da soberania alimentar no semiárido”, com destaques para as estratégias de convivência com o semiárido, com enfoque para o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido – P1+2 e a experiência desenvolvida no Assentamento Milagre em Apodi com o Projeto de Reuso de Água em parceria com a UFERSA. Também aconteceram oficinas temáticas sobre Gênero, Geração, Qualidade das Tecnologias e Agroecologia, bem como soberania alimentar.

Ao final da atividade foi avaliado esse momento como formativo e de reflexão, levando em consideração o trabalho que vem se desenvolvendo nesses três municípios envolvendo as capacitações, intercâmbios, construção das tecnologias e implantação do caráter produtivo.

Também foi destaque a participação dos diversos parceiros do projeto, contribuindo para que esse momento fosse também uma celebração do trabalho conjunto que a Terra Viva vem fazendo ao longo de diversos anos nesse município e em outras regiões do estado do RN.

Prefeitos reclamam de dificuldades, mas defendem prorrogação de mandatos

Algo que impressiona!

A grande maioria dos prefeitos do Rio Grande do Norte reclama da falta de dinheiro e que as prefeituras estão quebradas. Certo? Errado!

Pôr a mesma maioria deseja a prorrogação de seus mandatos por mais dois anos.

Dá pra entender?

Resultado de pesquisa é contestado

Lembram do Instituto Consult? Vamos relembrar um pouco...

O Instituto Consult publicou recentemente pesquisa no Rio Grande do Norte, correto.

Esse mesmo instituto foi quem elegeu Henrique Eduardo Alves governador no 1º turno nas últimas eleições e Wilma de Faria para o senado. Lembra?

A pesquisa foi contestada por diversos prefeitos do Rio Grande que não deu nenhuma credibilidade ao resultado. E o restante nem deu ouvidos.

Aí a máscara caiu?

sexta-feira, 17 de abril de 2015

As gatas da sexta feira estão de arrasar!!!

Henrique Alves e Robinson Faria agora são aliados

O ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves foi nomeado ministro do Turismo. Alguma novidade? Nenhuma. Exceto que a partir de agora ele é aliado juntamente com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, da presidente Dilma Rousseff. Os dois. Certo?

Henrique não é candidato a nada. Pelo menos até então. Desta forma, tem que se alinhar a Robinson Faria pelo bem do Estado. Correto?

É calor! É calor!! É calor!!! E nada de chuva em Apodi. Tudo seco

É calor! É calor! É tanto calor em Apodi que não tem quem agüente mais. E chuva que é bom: nada! Nem um ‘pingo para molhar meu jardim’.

E já faz alguns dias. Estamos passando da metade de abril e nada, até prepara um bom tempo, às vezes até com raios e trovões! Todos grandes reservatórios permanecem vazios, inclusive nossa lagoa.

Tomba Farias alerta prefeitos sobre novos prazos de contratos federais

O deputado Tomba Farias (PSB) destacou o problema da falta de pagamento das obras públicas do Governo Federal e alertou aos gestores, durante pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira (16),  que municípios sem medições apresentadas à Caixa Econômica Federal até o mês de junho terão contratos cancelados.

“Fui pego de surpresa. É importante, com urgência, que prefeitos e secretários corram com seus projetos. E é preciso discutir o Pacto Federativo. Ou divide-se bem os recursos com os municípios ou vamos passar por problemas urgentes. Os municípios estão falidos. Todos os custos são passados para os municípios. [O Pacto Federativo] Tem que vir para ficar, tem que ser distribuído de forma que os municípios tenham acesso e o Governo Federal sobreviva”, defendeu o deputado.

Tomba Farias cita como exemplo as motoniveladoras e caçambas do PAC onde os municípios arcam com combustível e manutenção e ainda citou que várias obras estão paralisadas por falta de repasse do Governo Federal. Em aparte, o deputado Kelps Lima (SDD) criticou a administração da máquina pública.

Prefeitura solicita à Caern mais eficiência nos serviços


Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro esteve reunido com o gerente regional, João Maria da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) em Mossoró.

Foram solicitadas melhorias com relação aos serviços: abastecimento deficitário em alguns bairros, criação de uma unidade de receita, reinicio dos 30% do saneamento básico que estar parado desde 2006, colocação de placas de sinalização nos serviços realizados pela Caern para evitar acidentes, dentre outros pleitos.

“Quanto a questão da adutora de Mossoró foi colocado para o gerente que precisamos avançar nesses pontos e em outros relacionados ao nosso Apodi”, disse Flaviano.

O diretor regional, João Maria ficou de visitar a nossa cidade para ver de perto essas reivindicações e dá uma resposta aos apodienses.

Mulheres são presas tentando jogar drogas para dentro de CDP em Apodi


Drogas, serras de corte, celulares e carregadores foram apreendidos. Prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (16) em Apodi, RN. (Foto: Márcio Morais/CDP Apodi).

Uma mulher foi presa e uma adolescente apreendida na noite desta quinta-feira (16) em Apodi, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, as mulheres foram presas quando tentavam jogar celulares, drogas e serras para dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi.

De acordo com a Polícia Militar, o material apreendido estava com a mulher maior de idade. Foram apreendidos cinco serras, três celulares, um carregador, cinco chips, uma porção de maconha e porções de crack. As suspeitas estão detidas na delegacia de Apodi. A informaçao é do G1.

George Soares pede recuperação de estrada que liga o Lajedo de Soledade à BR-405‏


Preocupado com a situação da estrada que liga a BR-405 à comunidade de Lajedo Soledade, em Apodi, o deputado estadual George Soares (PR) encaminhou requerimento ao diretor do DER, Jorge Ernesto Pinto, solicitando a recuperação da malha asfáltica e a limpeza do matagal existente às margens da rodovia.

A estrada que corta a comunidade rural de Lajedo de Soledade possui um intenso tráfego de veículos devido a sua aglomeração populacional e a permanente visita de turistas que se deslocam até lá, para conhecerem o maior sítio arqueológico do Estado.

“Esperamos contar com o apoio do DER para realizar essa recuperação numa região importante de Apodi que merece melhores cuidados pelo seu potencial turístico”. Disse o deputado George Soares.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sintomas de viroses e dengue são as principais queixas de pacientes nas urgências médicas

A estação das chuvas chegou e com ela pode ser observado um aumento significativo dos casos de gripes, viroses e casos suspeitos de dengue. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) o cenário epidêmico para dengue foi decretado em função do aumento significativo de notificações.

O aumento de casos de dengue registrados este ano é 200% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. De Janeiro a abril de 2015 mais de 8 mil casos da doença foram notificados.

Câmera Record grava reportagem especial sobre trabalhos evangélicos no CDP de Apodi


Equipe do Programa Câmera Record de São Paulo estiverem no Rio Grande do Norte, produzindo uma reportagem especial sobre o trabalho evangélico realizados pelas igrejas Evangélicas nas unidades prisionais do estado. Os jornalistas vão mostrar também a história do cantor e ex-presidiário, Jose Wantuil Carneiro, que deixou o submundo do crime e vive pregando a palavra de Deus em presídios de várias cidades do Nordeste. A reportagem Dara detalhes de toda vida bandida do ex-presidiário e do trabalho e dedicação ao evangelho que tem tido nos dias atuais.

Entre as várias entrevistas realizadas pela equipe do Câmera Record está uma com o diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), agente penitenciário, Marcio Morais, onde diariamente é realizado trabalho evangélico com os apenados e onde também Jose Wantuil cumpriu mais de dois anos de prisão em regime semiaberto. O experiente ex-delegado Maurílio Pinto de Medeiros, também foi entrevistado e contou com detalhes a vida de Wantuil Carneiro, quando o mesmo fazia parte do crime organizado no território potiguar.

A reportagem deverá ser exibida no mês de maio em rede nacional pela TV Record. Com a exibição da reportagem em rede nacional, o cantor evangélico Jose Wantuil Carneiro, terá a oportunidade de se torna conhecido e levar o seu trabalho para outros estados das regiões Norte, Sul e Centro Oeste. Atualmente ele vive dos shows evangélicos que realiza em igrejas.

Cronograma da Unidade Móvel Odontológica para este mês de abril

Clique na imagem para ampliar

Acima o cronograma da Unidade Móvel Odontológica que visitará as comunidades rurais este mês de abril.

Foto: Jânio Duarte
Unidade Móvel Odontológica
é um equipamento diferenciado
Foto: Jânio Duarte
Difícil encontrar uma ilha de excelência na saúde pública do Rio Grande do Norte. Do país, também. Apodi não é essa exceção, mas claramente avança em meio às dificuldades conjunturais, estruturais e históricas, para atenuar deficiência no atendimento público.

Essa é a visão do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) sobre seu governo, depois de décadas de um modelo arcaico, meramente clientelista e assistencialista, na relação prefeitura-cidadão, na área de saúde.

Entre os diversos avanços no complexo sistema da saúde, foi implantado o Odontomóvel, “com recuperação de um veículo da Secretaria de Saúde, que leva atendimento odontológico para as comunidades carentes”.

Salário mínimo será de R$ 854 em 2016

O salário mínimo no próximo ano será de R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado ontem (15) pelo governo ao Congresso Nacional.

Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração da LDO, ainda não explicou como foi calculado o reajuste.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prefeitura de Apodi recupera estrada vicinal da região do Vale


A prefeitura municipal de Apodi está fazendo trabalho de melhorias nas estradas vicinais das comunidades do Rio Novo, São Lourenço, Pindoba e Bela Vista na região do Vale do Apodi. Desde a última segunda feira (13), as máquinas da prefeitura de Apodi estão recuperando os locais mais críticos das estradas vicinais das comunidades citadas.

“Estamos fazendo um trabalho de melhorias, colocando arisco nos locais mais danificados das estradas. No período de inverno não tem como fazer a recuperação total da estrada principalmente com piçarra, por isso, estamos colocando areia ou arisco nos buracos provocados pelas chuvas", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

A colocação de arisco nas estradas vicinais no período de inverno ajuda na melhoria das estradas, principalmente quando chove o arisco com argila vira ferro, possibilitando a melhoria da estrada. A equipe da prefeitura já consertou as estradas das comunidades do Rio Novo, São Lourenço e Pindoba. A intenção é continuar nas comunidades de Bela Vista e Paulista. A recuperação de estradas vicinais tem sido uma das prioridades do Governo Apodi terra querida com a recuperação de aproximadamente 500 km de estradas vicinais ao longo dos dois anos de mandato. "A estrada de boa qualidade dar dignidade ao homem do campo", acrescentou Flaviano Monteiro.

Equipe do Nasf realiza ação com gestantes sobre alimentação durante a gestação



A Unidade Básica de Saúde do São Sebastião realizou na manhã de hoje (15) uma ação educativa com o grupo de gestantes da unidade, com o tema "alimentação na gestação". A palestra foi realizada pela equipe do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família composta pela nutricionista Camila Targino, juntamente com a terapeuta ocupacional Jacimária Carvalho, coordenada pela enfermeira Kyvia Layanne.

“O grupo de gestantes se reúne mensalmente, durante os encontros são discutidos assuntos relacionados a gestação e esclarecidos os principais questionamentos acerca da gestação”, disse a nutricionista Camila Targino.

O próximo encontro está marcado para dia 07 de maio, com a participação da médica Maria de Lourdes Bezerra abordando o tema "o parto e as possíveis complicações".

Agência destaca importância das águas subterrâneas para gestão de recursos hídricos e alerta sobre os recursos hídricos na Chapada do Apodi-RN

Na noite desta terça-feira, 14 de outubro (2014), em Belo Horizonte, a diretora da Área de Planejamento da Agência Nacional de Águas (ANA), Gisela Forattini, fez uma palestra sobre a Agenda da ANA para Águas Subterrâneas. A apresentação aconteceu na conferência de abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 14 e 17 de outubro na capital mineira. A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) realiza o evento, que conta com patrocínio da Agência.

Em sua apresentação, Forattini apontou a importância de integrar as águas superficiais e subterrâneas na gestão de recursos hídricos. Outro ponto abordado pela diretora foi a universalização dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos para o tema das águas subterrâneas.

A diretora da Agência também apresentou resultados da Agenda da ANA para Águas Subterrâneas, a qual implementa o Programa Nacional de Águas Subterrâneas, componente do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Entre as ações já realizadas pela instituição estão os estudos hidrogeológicos das águas subterrâneas das regiões metropolitanas de Maceió (AL) e Natal (RN), além do estudo dos aquíferos da Chapada do Apodi (RN).

Saiba mais sobre o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas em: http://www.abas.org/congresso/


AGENDA AMBIENTAL DE APODI- A3ÁGUAS, IRÁ DISCUTIR RECURSOS HÍDRICOS E ECOSSISTEMAS SUSTENTÁVEIS NO MUNICÍPIO DE APODI-RN.

A Coordenação e Articulação institucional, será da equipe técnica do Instituto Ecológico Lagoa Pró Vida – IELPV, constituídas com o Engenheiro Ambiental. Prof. Genildo Sousa. Esp. Saneamento básico. O Engenheiro Agrônomo. Damião do Rosário Esp. em Gestão Ambiental e Irrigação de Lavouras e o Engenheiro de Pesca, Geraldo Neto. Presidente da Colônia de Pescadores de Apodi- Z 48. Apoio: Colônia de pescadores – Z 48 e STTRA e FUNDEVAP.

O que é a AGENDA AMBIENTAL DE APODI - A3ÁGUAS.

A Síntese de Estudos: A3ÁGUAS é Constituída pelas águas fluviais do Rio Apodi-Umari-Mossoró. A Barragem de Santa Cruz e as Lagoas do Apodi e Lagoa do Apanha-Peixe de Caraúbas. E o complexo hídrico subterrâneo formado pelos aqüíferos Jandaíra e o Arenito açú de águas minerais.

Os objetivos:
  1. Alertar à sociedade de maneira geral sobre nossas reservas naturais, recursos hídricos, estimativa de uso no tempo, segurança hídrica e uso responsável e preservação de áreas naturais. Esses assuntos hão de ser debatidos de forma técnica e cientificamente segura com a sociedade local e regional, com a presença dos órgãos estaduais de responsáveis, sobre estes três ambientes hídricos naturais da região, que envolve diretamente as cidades de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas. Ou seja, fazer a população, os agricultores e agricultoras entender e se posicionar em defesa desses 3 eco sistemas distintos porém, inter-relacionados e inter constituídos por meio de um ciclo de teias hídricas que constituem a chamada Bacia Hidrográfica Potiguar na região do médio oeste;
  2. Promover diálogo e coordenar estudos técnicos de integração de bacias e corpos d’águas;
  3. Promover e intermediar estudos ambientais de viabilização de criação de Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação Municipal para a Lagoa de Apodi e Lagoa do Apanha-Peixe (Caraúbas);
  4. Promover diálogo e elaboração de estudos ambientais para recuperação de áreas degradadas às margens do Rio Apodi/Mossoró no seu curso natural;
  5. Promover diálogo e propor legislação própria para a Delimitação espacial do Território da Pesca na Região do ambiente da Barragem de Santa Cruz do Apodi, com foco na Agricultura Familiar local e regional;
  6. Propor modelo e legislação para a constituição de uma Autarquia Municipal para fazer a Gestão do Meio Ambiente, Controle e Ordenamento Territorial do Município de Apodi.

Cadê o plano do governo estadual para convivência com a seca?

Quase todo o Rio Grande do Norte (159 dos 163 municípios) vive situação de emergência decretada pelo governo - documento assinado no final de março. Segundo os meteorologistas, as chuvas estão abaixo da média, e 35% dos principais reservatórios estão secos.

De acordo com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), nunca os reservatórios de água estiveram num nível tão baixo, mais de uma dezena no chamado volume morto. O período das chuvas no Estado caminha para o fim, e os açudes não "pegam" água. Ou seja, o Rio Grande do Norte deverá passar por mais um período de estiagem, de seca braba. Salvo engano, o quinto ano consecutivo de seca.

A pergunta que não quer calar: Cadê o plano do governo estadual para convivência com a seca? O governador Robinson Faria (PSD) já deixou claro que não herdou nenhum de Rosalba. Ele juntou a equipe e mandou começar do zero.

Mas a pergunta não quer calar: Cadê o plano de convivência ou de combate aos efeitos da seca? Passado o período das chuvas começará o do chororô.

Fonte: NoMinuto

Fusão do DEM com o PTB já está praticamente consolidada

A notícia é da coluna de Cláudio Humberto:

A direção do PTB vai ignorar a resistência da bancada no Congresso e sacramentar a fusão com o DEM. Senadores e deputados do partido são contrários à incorporação, mas o que pesa mesmo, como sempre, é a grana: a cúpula do PTB está de olho no “dote” do DEM, que é o valor do Fundo Partidário do partido. O PTB embolsou R$ 11,9 milhões e o DEM R$ 14,8 milhões no ano passado. Em 2015 isso deve triplicar.

Decisão indecorosa do Congresso aumentou o Fundo Partidário, que foi de R$ 289,5 milhões em 2014, para R$ 867,5 milhões este ano.

O dinheiro fácil do Fundo Partidário, abastecido pelo Tesouro, garantiu só este ano R$ 2,4 milhões para o DEM e R$ 2,3 milhões para o PTB.

O número de deputados federais é um dos critérios para definir o valor da fatia do partido no Fundo Partidário. O DEM tem 21 deputados.

Chuvas estão abaixo da média no RN


Tribuna do Norte – O período do inverno no sertão caminha para o final e, se não chover com regularidade nos próximos 30 dias, o Rio Grande do Norte terá mais um ano de seca. Com uma dificuldade a mais: nunca os reservatórios de água estiveram num nível tão baixo como agora. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), existem hoje 16 reservatórios em “volume morto”, ou seja, a água não serve para abastecimento humano. Nessa situação estão o Açude Gargalheiras, com capacidade para acumular 44 bilhões de litros e água, e a Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, de 55 bilhões de litros.

O chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária(Emparn), Gilmar Bristot, admite que o acumulado de chuvas nos primeiros três meses e meio de 2015 indica tendência de seca, exceção apenas da região de Angicos, onde choveu acima do normal para a média histórica de chuvas no município, um acumulado de 445 milímetros na última semana de março. Para ele, só um volume de chuvas de 1.000 milímetros nas cabeceiras das bacias hídricas, poderá recuperar a capacidade dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, onde a região semiárida compreende mais de 90% do seu território de 53 mil quilômetros quadrados.

Pesquisa apontará performance de vereadores e rejeição

Nessa quarta-feira (15), o Blog do BG vai mostrar novos números de pesquisa recentemente encomendada ao Instituto Consult.

A sondagem vai avaliar os vereadores, rejeição política e outros aspectos interessantes. A pesquisa é resultado de parceria entre o blog, a FM Cidade e o Consult.

RN tem maior taxa de incidência de dengue do Nordeste

O Rio Grande do Norte é dono da maior incidência de dengue do Nordeste. Com uma taxa de 208,7 casos para cada 100 mil habitantes, o estado foi também a sexta federação do Brasil com maior incidência da doença. Os dados foram divulgados no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com base nos registros até 28 de março deste ano.

Na quantidade total de casos – 7.113 – o RN só fica atrás de Pernambuco, Bahia e Ceará em todo o Nordeste. O resultado representa um aumento de 224% em comparação aos 2.196 casos registrados no ano passado. Já a taxa de incidência de 2014 era de 64,4 casos para cada 100 mil habitantes.

Apodi: PSF São Sebastião faz mutirão contra a dengue



Na manhã desta terça feira (14), o grupo de Agentes de Saúde do Programa Saúde na Família do São Sebastião realizou no bairro Malvinas mais um mutirão contra a Dengue. Os Agentes de Saúde saíram de casa em casa e instruiu a população sobre como eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. 

Os moradores foram orientados quanto ao combate ao foco dos mosquitos, panfletos e dicas. “Dores no corpo, vermelhão nos olhos, diarreia são sintomas da dengue e caso alguém sinta estes sintomas deverão com urgência procurar o PSF de seu bairro”, frisou a enfermeira Kyvia Layane.

A reprodução do mosquito ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, como por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, garrafas, latas, pneus, blocos de cimento, urnas de cemitério, entre outros. Para combater a doença é necessário quebrar a cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Portanto, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade.

Cassinho Morais está como novo site


O jovem Cassinho Morais está como novo blog. Visite agora mesmo

terça-feira, 14 de abril de 2015

Aneel autoriza alta média de 9,57% nas contas de luz no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) aumento médio de 9,57% nas contas de luz de clientes da Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte. O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 7,41%. Já para a alta tensão (indústria), será de 14,41%, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste que as distribuidoras têm direito e que é avaliado uma vez ao ano pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Kelps quer iluminação no ginásio da Escola Antônio Dantas em Apodi‏

Prefeitura de Olho D'água do Borges seleciona mais de 20 profissionais

A Prefeitura de Olho D'água do Borges, irá contratar 26 novos trabalhadores com níveis Médio e Superior, por meio de um Processo Seletivo. Há vagas para a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, nas funções de Enfermeiro (2); Técnico em Enfermagem (1); Cirurgião-dentista (2); Bioquímico/ Farmacêutico (1); Psicólogo (1); Professor de Educação Física (1); Fisioterapeuta (1); e Nutricionista (1). Já na Secretaria de Assistência Social, são contratados Psicólogo (1); Assistente Social (1); Orientador Social (2); Facilitador Social (1).

Por fim, a pasta da Educação, Esporte, Cultura e do Turismo tem como objetivo contratar candidatos para assumirem o cargo de Professor de Educação Básica, Nível II – Classe A, nas disciplinas de Inglês (1); Ciências (1); Educação Física (1); História (1); Geografia (1); Português (1); Matemática (1); Informática (1); e Pedagogia (3).

Quem for aprovado irá trabalhar em jornadas semanais de 25h, 30h ou 40 horas, conforme o que for determinado por cada colocação, com salários que variam de R$ 788,00 a R$ 1.579,32. As inscrições são recebidas mediante a entrega dos documentos comprobatórios na Sala de Licitações do Centro Administrativo Mário Solano, que fica na Rua Etelvino Sales, s/nº, Centro, Olho D’água do Borges – RN, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 16 e 17 de abril de 2015. Não haverá cobrança de taxa.

Geórgia Nery sai da secretária de Comunicação e assume a vaga Juliska Azevedo

A atual secretaria estadual de Comunicação, jornalista Geórgia Nery, apresentou ao governador Robinson Faria o pedido de demissão da pasta. O chefe do Executivo convidou a atual chefe de comunicação do TJRN, Juliska Azevedo, para ocupar a função. Geórgia Nery deverá voltar à programação da TV Ponta Negra.

Avaliando números de pesquisa, governador diz que tem muita gente tentando atrapalhar gestão de Silveira

Apontado como candidato derrotado pelo instituto de pesquisa que está nas ruas com números de sua gestão e de gestões da presidente Dilma e de muitos prefeitos do interior, o governador Robinson Faria comentou o índice de Mossoró, apontando o prefeito Francisco Silveira Júnior como campeão de rejeição no Estado. A informação está no blog da Thaisa Galvão.

“A gente percebe que tem muita gente trabalhando para prejudicar o prefeito de Mossoró, tenho recebido informações sobre os obstáculos que estão tentando plantar na sua gestão, mas ele é um jovem trabalhador e com sua coragem vai vencendo todas as dificuldades”, avaliou o governador.

“Eu sei bem o que é esta perseguição política, já sofri isso e vejo agora muitos se levantando para atrapalhar, mexendo pauzinhos para derrubá-lo, mas tenho certeza que a verdade vai prevalecer e o trabalho bem feito será reconhecido”, analisou o governador, que segundo a pesquisa, tem 47% de aprovação nos primeiros 100 dias de sua gestão.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Programa Câmera Record de São Paulo grava no CDP de Apodi


O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi/RN é destaque mais uma vez na mídia nacional. Não só o diretor Márcio Morais e sim toda equipe está de parabéns pelo excelente trabalho no estabelecimento prisional que é referência para todo Rio Grande do Norte.

Equipe da TV Record São Paulo, Programa Câmera Record, apresentado pelo jornalista Domingos Meireles. Em Apodi, produzindo reportagem especial sobre o trabalho evangélico realizado nos presídios do Rio Grande do Norte, com destaque para o cantor evangélico, José Wantuil Carneiro, que esteve preso em Apodi.

Felipe Guerra terá mais de 6 milhões em obras

O município vive um clima de grande expectativa com relação ao pacote de obras que o prefeito Haroldo Ferreira vai lançar nesta terça-feira, às 16 horas, na sede da Comdica. Afinal são mais de 6 milhões e meio de reais que vão levar mais urbanização a mais de trinta ruas da cidade e do Brejo, com reflexos significativos também na geração de empregos, aquecimento do comércio e valorização urbana.

A solenidade desta terça-feira tem como finalidade a assinatura da ordem de serviços das obras. São 68 mil metros quadrados de calçamento a paralelepípedos, 40 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, sinalização, meio-fio e microdrenagens.

Na zona rural será beneficiada a rua Beira-Rio no Brejo e na cidades as ruas Mãe Gonzaga, Maria Josélia da Silva, José Firmino de Oliveira, Pedro Vitor, João Batista Gurgel, Maria da Paz Góes, Evangélico Barros, Rafael Brito Guerra, Cássio Gurgel, Sebastião Pascoal, Raimundo Diógenes Gurgel (trecho II), Noé Alves, Francisco Leite Souza, Paulo P. de Oliveira, José Gerônimo de Oliveira, Vereador Domilson Crisóstomo e outras projetadas em conjuntos habitacionais.

“É um grande avanço que vamos dar para a urbanização de nossa cidade, e isso representa um salto na qualidade de vida, além de fazer circular mais dinheiro, gerando renda e emprego” – comentou o prefeito Haroldo Ferreira.

Pesquisa: Governo Robinson é aprovado por 47% da população do RN


A Pesquisa Consult/BlogdoBG/Meio Dia Cidade, que ouviu 1.500 pessoas em 51 municípios de dez regiões do Estado no período de 6 a 8 de abril, fez uma avaliação administrativa dos governantes (presidente, governador e prefeitos) e convidou a população a apresentar os principais problemas de sua cidade ou região. Vejam o resultado da aprovação do Governo Robinson Faria:

ROBINSON
Os primeiros três meses da gestão do governador Robinson Faria receberam aprovação de 47,33% dos entrevistados e desaprovação por parte de 23%. Outros 29,67% não quiseram ou não souberam opinar.

Por região, os maiores índices de aprovação do novo governo são na região Central/Potengi (53%), Natal (48,8%) e Grande Natal, com 46,4%. Os menores índices estão nas regiões do Litoral Norte/Mato Grande (28,2%) e em Mossoró, com 32,7%.

Pesquisa Consult destaca que prefeito de Mossoró tem a pior avaliação do Rio Grande do Norte

Do Blog do BG – Os entrevistadores da Pesquisa Consult/BlogdoBG/Meio Dia Cidade, que percorreram 51 cidades de dez diferentes regiões do Estado no período de 6 a 8 de abril, convidaram os pesquisados a avaliar a administração (aprovar ou desaprovar) dos prefeitos onde os questionários foram aplicados. Veja quem está bem ou mal na opinião dos eleitores.

O campeão de desaprovação, com 77,9%  de índice negativo é o prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, seguido de perto pelos prefeitos Dr Ferrari, de Marcelino Vieira, com 73,3%, Antônio Peixoto, de Ceará Mirim, com 72,5%, e Arlindo Dantas, de São José de Mipibu, e Fernanda Rocha, de Santa Cruz, empatados com 77,1% de reprovação. Os prefeitos Ney Leite, de Touros, com 75%, de Jandaíra (70%), e Maurício Marques, de Parnamirim, com 68%, também integram a lista dos governantes com maiores índices de desaprovação popular. Do outro lado, entre os mais aprovados, estão os prefeitos de Campo Grande (76,9%), Nova Cruz (74,3%), Ielmo Marinho (66,7%), São Paulo do Potengi (65%) e Natal, com 63,5%.

Reprovação ao Governo Dilma passa de 77% no RN


O governo da presidente Dilma Roussef é aprovado por apenas 17,33% dos entrevistados e reprovado por 77,47%. Ouros 5,2% não quiseram ou não souberam responder a pesquisa feita pela Consullt em parceria com o Blog do BG. A situação de desaprovação do governo da presidente é generalizada por todo o Estado. Os índices de desaprovação vão de 62,8% na região Oeste a 80,7% entre os eleitores consultados na capital.

Mais Médicos: RN recebe 90 novos profissionais brasileiros

O Rio Grande do Norte teve 99% da demanda dos municípios do edital 2015 do Programa Mais Médicos preenchida. Das 91 vagas, 90 foram ocupadas com os médicos que possuem registro no Brasil.

Os médicos brasileiros que atuam no Mais Médicos estão altamente satisfeitos com a presença no Programa. É o que demonstra a pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, em que 90% dos profissionais com CRM Brasil responderam que indicariam a participação para outros médicos. A avaliação dos entrevistados reforça os resultados obtidos com as inscrições para o edital deste ano.

Marido é suspeito de balear mulher de 20 anos em Caraúbas

Uma mulher de 20 anos foi baleada na noite de sábado (11) na cidade de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Giovana Alves da Silva sofreu dois disparos de arma de fogo, sendo um no braço direito e o outro acima do peito esquerdo. Segundo a polícia, o marido de Giovana, que está foragido, é o principal suspeito do crime.

A ação criminosa aconteceu por volta das 22h, na casa de Giovana, no bairro Sebastião Maltês. Após o crime, ela foi socorrida por familiares para o hospital regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas. Depois dos primeiros atendimentos médicos, a vítima foi transferida o hospital regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

SEBRAE APODI - realiza Semana do Microempreendedor Individual (MEI)


Atendimento ao MEI com ações gratuitas de orientação, capacitação e formalização vai ocorrer de 13 a 18 de abril, mês dedicado a essa categoria de negócio.

Informações e inscrições no: Escritório Regional do Médio do Oeste, em Apodi, pelos telefones 0800-570-0800 /9926-8597/9976-0449

Se nomeação de Henrique não sair ele pode arrumar uma “lavagem de roupa”

O Blog do Robson Pires informa que esta semana será decisiva para o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Se a sua nomeação para o ministério do Turismo não sair até sexta feira (17) ele pode arrumar “uma lavagem de roupa” e voltar para o Rio Grande do Norte.