sábado, 25 de abril de 2015

Rádio Vale do Apodi é a nova parceira do Política em Foco

A Rádio Vale do Apodi é a nova parceira do site Política em Foco. Com isso, a emissora passa a exibir diariamente os comentários de rádio postados no site.

Os comentários sobre política potiguar, reflexos partidários, eleições ou fatos da política nacional são postados sempre às 7h15, de domingo a domingo.

Com a chegada da Rádio Vale do Apodi já são dez as emissoras de rádio a transmitirem os comentários de rádio do Política em Foco.

Nota do blog: agradecer os amigos Jairo César e Luisinho Lima que sempre leem as matérias do ApoDiário, assim como também aquelas que são reproduzidas e dão os devidos créditos. Muito obrigado pela leitura diária aos grandes comunicadores deste importante veículo de comunicação que é a Rádio Vale do Apodi AM 1030.

Municípios tem até 30 de junho para preencher plano de ação social

Os gestores da assistência social têm até o dia 30 de junho para preencher o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

As prefeituras precisam fazer o plano anual para receberem os financiamentos do governo federal. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU).

NASF realiza ação em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e combate à Hipertensão Arterial‏


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Apodi (NASF) segue mais uma vez o Calendário da Saúde e promove ação em comemoração ao dia nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26-04).

Realizada na manhã de hoje (25) em frente à Igreja Matriz da cidade. A ação consistiu em oferecer aferição de pressão arterial para toda população presente no local, entrega de informativos e lanche. A iniciativa partiu dos profissionais de saúde do NASF com a colaboração da enfermeira Nathácia Kiss da UBS de Melancias, juntamente com um  seus Agentes Comunitários de Saúde. 

“Em nome da equipe, agradecemos todos os subsídios advindos da secretaria de Saúde,  sobretudo o apoio do atual secretário, sem os quais o evento não haveria acontecido”, disse a nutricionista Camila Targino.

Transparência: apenas 31% dos portais das Prefeituras do RN tem informações de 2015

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 83% (138) possuem site oficial, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos.

O levantamento feito pelo Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal com o apoio da Controladoria-Geral da União no Estado (CGU/RN) será detalhado na próxima segunda-feira (27), em entrevista coletiva concedida à imprensa, a partir das 10h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.

UBS do Córrego realiza ação com hipertensos e diabéticos


Na manhã de ontem (24), a equipe da Unidade Básica de Saúde do Córrego, coordenada pela enfermeira Elayne Coriolano, realizou mais uma reunião com o grupo de Hiperdia. Na oportunidade a nutricionista do NASF, Camila Targino ministrou uma palestra ressaltando a importância de uma alimentação saudável para hipertensos e diabéticos que são assistidos na unidade de saúde.

“Todos os meses a equipe da unidade de saúde desenvolve encontros com o grupo de Hiperdia entre outros serviços, onde ocorrem ações educativas, distribuição de medicamentos e consultas médicas. Esses encontros são de extrema importância, pois são nessas ocasiões que trocamos informações e experiências relacionadas ao público alvo”, disse a enfermeira Elayne Coriolano.

Emparn registra chuvas em 113 postos nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, entre a manhã de quinta-feira e a manhã de hoje (24), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou ocorrência de chuvas em 113 postos pluviométricos monitorados, em todas as regiões do Estado. Boas chuvas inclusive, na região Central como em Pedro Avelino (Base Física da EMPARN), 67,8 milímetros (mm).

Na mesma região choveu em São Fernando (50,5mm); Jardim de Angicos (30,0mm); São Bento do Norte (28,0mm); Lajes (18,2mm). Chuvas também em Cerro Corá, 17,0mm; Timbaúba dos Batistas (17,0mm); Caiçara do Rio dos Ventos, 16,2mm; Santana do Matos, 15,0mm; Florânia (12,4mm). Choveu ainda em Bodó, Caicó, Jardim do Seridó e Lagoa Nova.

Choveu na região Oeste em Alto do Rodrigues, 42,5 milímetros (mm); Dr. Severiano 37,5mm; Portalegre (31,3mm); Marcelino Vieira (29,0mm); Pendências (28,1mm); Carnaubais (21,5mm); Messias Targino (21mm) e São Rafael ( 20,6mm). Choveu ainda em Itajá, Francisco Dantas, Patu, Coronel João Pessoa, Encanto, Paraú, Frutuoso Gomes, Martins, Água Nova, Ipanguaçu, Serrinha dos Pintos e Assu, entre outros municípios.

Choveu também em Ielmo Marinho (21,0mm); Lajes Pintadas (18,8mm); Parazinho (18,8mm); São Paulo do Potengi (18,4mm); Passa e Fica (15,7mm) e, ainda, em Santo Antonio, Nova Cruz, Lagoa de Pedra, Serrinha, Rui Barbosa. Na mesorregião Leste choveu forte em Ceará Mirim – 52 milímetros; Taipu (34mm); São Gonçalo do Amarante(Base Fisica da EMPARN), 28,5mm; São José do Mipibu (26,7mm); Parnamirim (Base Física da EMPARN), 23,9mm; Natal, 20,2mm; e Baia Formosa (Destilaria Vale Verde), 18,4mm. Choveu ainda em Nísia Floresta, Montanhas, Canguaretama e Senador Georgino Avelino.

RN recebe 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, em maio

O Rio Grande do Norte será a sede do 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, evento que objetiva discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda região. Esta edição será realizada no dia 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal. Além dos nove governadores, já confirmaram presença o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

Entre os temas que serão tratados, está o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

Flaviano e sua luta incansável pela geração de emprego em Apodi

Prefeito Flaviano articula com
Secretário de Desenvolvimento Econômico
do Estado o PRO-GÁS e PROADE
para o Polo Industrial de Apodi
O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro foi recebido por Paulo Cardoso, secretário de Desenvolvimento  Econômico do RN, na pauta discutiram a criação do Polo Industrial de Apodi. Hoje o município de Apodi dispõe de uma área de 102 Hectares de terra para ser implantado o polo industrial no município.

A parte burocrática da criação do Polo Industrial é de responsabilidade do Estado e já está sendo providenciado pela SEDEC, segundo o secretário Paulo Cardoso em breve o Governador Robinson Faria estará visitando o município para assinar a criação do Polo Industrial.

Na reunião de ontem (24) além da criação do Polo Industrial, o prefeito e o secretário trataram de dois incentivos importantes para a vinda das indústrias que e o Gás Natural onde a prefeitura já está solicitando a Potigás através do PRO-GÁS, e o PROADE que é o incentivo do Governo do Estado a fim de atrair indústrias para o Estado.

O prefeito Flaviano Monteiro entende que as potencialidades de Apodi só serão aproveitadas com geração de emprego e renda para os filhos de Apodi se o município fizer a sua parte.


“Precisamos criar as condições favoráveis para o desenvolvimento da nossa terra, isso passa pela criação do Polo Industrial, incentivos fiscais e logística para atrair os investimentos para desenvolver as nossas potencialidades. Não podemos é continuar da forma como está, as nossas riquezas sendo levadas em cima de caminhões e ficando apenas as consequências ambientais para o nosso município”, destacou o prefeito Flaviano Monteiro.

Nota do blog: com a instalação do Polo Industrial de Apodi que em breve sairá do papel e consequentemente deixa de ser sonho para se tornar realidade. Foram dois anos enfrentando a burocracia e os entraves que o sistema brasileiro muitas vezes traz ao desenvolvimento, mas temos orgulho de dizer que atualmente o prefeito tem lutado incansavelmente pela criação deste polo industrial.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Comunidade rural de Apodi recebe equipamentos do projeto Segunda Água

Município será contemplado com 50 barragens
Os agricultores familiares da comunidade Melancias, localizada na zona rural de Apodi, receberam na última sexta-feira (13) equipamentos que compõem o projeto Segunda Água, como caixas d´água e itens para irrigação de pomares.

A ação foi conduzida pelos extensionistas da Emater-RN, do escritório local de Apodi, com o apoio do escritório regional de Mossoró. O município foi beneficiado com a construção de 50 barragens subterrâneas, distribuídas em 12 comunidades rurais. O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Para 2015, está prevista a construção de 1.300 barragens subterrâneas no território estadual.

No mesmo dia, os extensionistas realizaram a entrega das sementes aos agricultores da comunidade Melancias, considerado modelo na execução do programa Banco Comunitário de Sementes na região.

Participaram da solenidade, além dos beneficiários e técnicos da Emater-RN, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, presidentes de associações comunitárias do município, técnicos locais e assessores regionais.

SEGUNDA ÁGUA - O projeto tem o objetivo de promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas com a adoção de práticas focadas no ambiente natural. O Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares.  

O projeto Segunda Água é representado pela implantação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) de barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares nas propriedades.

Essas tecnologias são adaptadas ao semiárido, permitindo a recuperação do meio ambiente com o acúmulo de água de qualidade para produção de alimentos e suporte forrageiro.

Alves é o quinto rejeitado na urna a ganhar um ministério

A nomeação de Henrique Eduardo Alves (PMDB) para o Ministério do Turismo segue uma linha de raciocínio comum no segundo mandato de Dilma Rousseff. Isso porque a presidente tem dado espaço para aliados que não tiveram bons resultados nas eleições de 2014. Além do peemedebista, Dilma já nomeou outros quatro rejeitados nas urnas para chefiar pastas no Planalto.

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves tentou ser governador do Rio Grande do Norte, mas acabou sendo derrotado no segundo turno da disputa para Robinson Faria (PSD).

Outros dois membros do PMDB foram agraciados pela presidente. Eduardo Braga, que concorreu ao governo do Amazonas, foi colocado no comando do Ministério de Minas e Energia. Já Helder Barbalho, filho do polêmico senador Jader Barbalho e que concorreu ao governo do Pará, ganhou o cargo de ministro de Pesca e Aquicultura, pasta antes controlada pelo PRB.

Presidente do PSD, partido que, hoje, é imprescindível para a base governista de Dilma, Gilberto Kassab foi nomeado para chefiar o Ministério das Cidades. Ele havia se candidatado para uma vaga no Senado, mas a disputa com nomes conhecidos, como Eduardo Suplicy (PT) e o eleito José Serra (PSDB), o deixaram a ver navios.

Armando Monteiro (PTB), que perdeu a disputa para o governo de Pernambuco, acabou sendo encaixado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Sua nomeação para a pasta foi, inclusive, um artifício utilizado pelo governo Dilma para “fazer as pazes” com o PTB e oficializar a volta do partido à base governista.

Fonte: A Parte

Arrecadação dos Royalties em Apodi continua em queda livre R$ 266,603,35


O município de Apodi recebeu apenas R$ 266,603,35 (duzentos e sessenta e seis mil, seiscentos e três reais e trinta e cinco centavos) de Royalties no mês de abril, ficando apenas na 10ª posição dos municípios que recebem o repasse da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis, segundo boletim divulgado pela própria ANP.

Atrasos no pagamento podem paralisar o Minha Casa, Minha Vida no RN

Existe a possibilidade de uma paralisação nas obras do programa Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Norte, informa a jornalista Anna Ruth, na coluna Política em Foco, do Jornal Tribuna do Norte.

De acordo com a publicação, os empresários definiram que caso a situação não seja regularizada em 15 dias todas as obras serão paralisadas. Inclusive, o grupo de construtores notificarão a Caixa da decisão.

Henrique Alves estaria querendo abraçar Robinson Faria de olho em Alcaçuz e demais presídios do RN

O blog do primo informa que o candidato derrotado ao governo do Rio Grande do Norte, ex-deputado e ministro do Turismo, Henrique Alves está doidinho para fazer as pazes com o governador, Robinson Faria e votarem a serem grandes amigos.

O motivo do interesse é a possibilidade do governo do estado optar em terceirizar os presídios estaduais. Falam que o sócio de Henrique Alves na InterTV Cabugi, Fernando Camargo,  estaria de olho querendo ganhar o contrato.

Diante da situação caótica dos presídios existe alguns sabidos que defendem a tercerização como solução para administração das unidades prisionais. As quentinhas já foram terceirizadas, e parece que a alimentação foi um dos fatores das revoltas do presos.

Comenta-se que o Rio Grande do Norte gasta algo em torno de R$ 3 mil por preso/mês.

Secretaria de Saúde disponibiliza serviços de recolhimento do lixo hospitalar

Centro de Saúde recebendo bombona para coleta

A prefeitura de Apodi, através da secretaria de Saúde dispõe dos serviços de recolhimento do lixo hospitalar. As 09 unidades básicas de saúde já receberam as bombonas que será recolhido a partir da próxima semana.

A secretaria de Saúde agora faz a coleta do lixo hospitalar conforme o Código de Limpeza Pública. Há normas especiais para o lixo hospitalar, que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos de saúde. Os resíduos do sistema de saúde são embalados em bombonas de termoplásticos com os devidos reforços para manuseio e transporte, previamente enviadas para os geradores.

Pedro Júnior - secretário de saúde  assinando recebimento da bombona

“A coleta dos resíduos nas unidades de saúde em Apodi vai acontecer toda terça feira, devidamente acondicionados nas bombonas já instaladas em todas UBS, são executada de forma mecanizada, atendendo a programação pré-definida e as frequências estabelecidas entre a Stericycle e o gerador, formas adequadas e seguras para o seu manuseio”, disse o secretário de saúde Pedro Júnior.

Confira as construções de barragens subterrâneas em Apodi, na região Oeste do RN

Os agricultores familiares das comunidades rurais, localizada na zona rural de Apodi.
Edilson Neto – presidente STRR

O município foi beneficiado com a construção de 50 barragens subterrâneas, distribuídas em 12 comunidades rurais. O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Para 2015, está prevista a construção de 1.300 barragens subterrâneas no território estadual.

Essas tecnologias são adaptadas ao semiárido, permitindo a recuperação do meio ambiente com o acúmulo de água de qualidade para produção de alimentos e suporte forrageiro.

Clique AQUI e confira a reportagem da InterTV Cabugi e no Bom Dia Brasil da rede globo.

Gata da sexta feira lindíssima!!! Babem tarados...

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu 'olhada' pro lado...

Prefeitura de Catolé do Rocha lança concurso com 48 vagas e salários de até R$ 5 mil

A Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, lançou edital de concurso público que apresenta 48 oportunidades para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 788 a R$ 5.075,59. Confira quadro de vagas e informações detalhadas no edital.

As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira (27) e seguem até o dia 10 de maio e podem ser feitas pelo site www.comvest.uepb.edu.br. A taxa de inscrição cobrada para os cargos de nível fundamental é de R$ 50; para cargos de nível médio é de R$ 70 e, para cargos de nível superior, é de R$ 90.

Avaliação será feita por meio de prova escrita, que está marcada para o dia 31 de maio. Será feita uma prova prática no dia 21 de junho para os cargos de operador de máquinas pesadas, operador de trator de esteira e operador de trator de pneus. A previsão de divulgação do resultado final do concurso é para o dia 10 de julho.

Kelps quer estrada para dinamizar turismo no Lajedo Soledade, em Apodi



O deputado Kelps Lima fez requerimento para que o Governo construa uma estrada de acesso ao Lajedo Soledade, em Apodi, para dinamizar o turismo na região.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cosern promove ação na cidade de Apodi

A caravana de serviços Cosern nas Comunidades está no município de Apodi, onde permanece até a próxima sexta-feira (24/04), levando aos moradores palestras educativas, informações sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica, além da doação de lâmpadas fluorescentes compactas e troca de geladeiras. O caminhão onde acontecem as ações da caravana está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Malvinas, no Calçadão da Lagoa do Apodi, funcionando das 8h às 18h.

Por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, a Cosern realizará, de forma gratuita, a substituição de 300 geladeiras antigas por refrigeradores novos e eficientes.

Além de troca de geladeiras, os consumidores que comparecerem à unidade móvel da caravana participarão de palestras educativas, receberão informações sobre o uso racional e seguro de energia elétrica, orientações para o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, que poderá disponibilizar descontos na conta de luz, e também poderão receber lâmpadas fluorescentes compactas.

Apodi é o quarto município do estado a receber a caravana de serviços Cosern nas Comunidades neste ano. Antes dele, o projeto passou por Parnamirim, Ceará-Mirim e Macaíba.

O Programa Cosern nas Comunidades segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável, visando à contribuição para uma sociedade sustentável.

Requisitos para substituição de Geladeiras:
  • Ser cliente residencial;
  • Apresentar a última conta de energia, devidamente quitada;
  • Não ter trocado geladeira em outras ações de doação da Cosern nos últimos cinco anos;
  • Apresentar o NIS (Número de Identificação Social);
  • Estar adimplente junto à Cosern;
  • Possuir uma geladeira usada para entregar no momento da troca;
  • Ter consumo médio superior a 80 kWh;
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, terá direito a fazer uma troca.

Requisitos para ter direito às lâmpadas:
  • Ser cliente residencial;
  • Apresentar a última conta de energia, devidamente quitada;
  • Não ter recebido lâmpadas em outras ações de doação de lâmpadas da Cosern nos últimos três anos;
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas fluorescentes compactas.

Prefeita de Baraúna está na “corda bamba” com a Justiça

A prefeita de Baraúna, Luciana Oliveira (PMDB), está na “corda bamba” com a Justiça. Ela vai ter que arranjar uma defesa boa para explicar o caso da compra de livros que nunca foram distribuídos na rede municipal de ensino.

Dinheiro público que deveria ter sido usado em prol das crianças da rede municipal de ensino.

Mais de 11 mil beneficiários do Bolsa Família no RN informaram aumento de renda

O ciclo de revisão cadastral 2014 do Bolsa Família mostrou que as pessoas de baixa renda continuam melhorando de vida no país. Das 35,6 mil famílias potiguares beneficiárias que deviam participar do processo de atualização de dados do Cadastro Único no Estado, 11,7 mil informaram um aumento de renda. Em todo o país, 436,2 mil famílias tiveram a mesma situação registrada.

Deste total no Rio Grande do Norte, 5,6 mil famílias superaram o valor mensal de R$ 154 por pessoa, que dá direito ao Bolsa Família. Isto significa que elas saíram da pobreza e, por isso, não receberão mais o benefício, de R$ 170 em média. As demais 6,1 mil declararam ganhos acima da faixa da extrema pobreza, caracterizada por renda mensal de até R$ 77 por pessoa da família. Nesse caso, começarão a receber um valor menor do Bolsa Família.

MPF e MP/RN acionam ex-governadora por devolver R$ 14 milhões do sistema penitenciário

Rosalba Ciarlini não executou quatro obras previstas em convênios anteriores e ainda outros dois projetos, de R$ 24 milhões, firmados em sua gestão, deixando de abrir 1.511 novas vagas

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) ingressaram com uma ação de improbidade contra a ex-governadora Rosalba Ciarlini Rosado. Ela devolveu ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) R$ 14,3 milhões em recursos federais, que deveriam ser utilizados na construção de novas unidades prisionais e em obras de reforma e ampliação, além de não ter executado outros dois projetos, de R$ 24,4 milhões.

A ação é assinada pelos procuradores da República Cibele Benevides, Kleber Martins, Clarisier Azevedo, Victor Mariz, Fernando Rocha e Ilia Freire, e também pelo promotor de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra. Os representantes do MPF e MP/RN apontam que “havia a potencialidade de criação de 1.511 novas vagas para internos do sistema penitenciário estadual. No entanto, por absoluta inação, nenhuma delas foi criada, tendo havido a devolução de milhões de reais em verbas federais, além de ter sido frustrada a liberação de outros milhões”.

O MPF requer da Justiça a condenação da ex-governadora por improbidade, com aplicação de sanções como a perda da eventual função pública que exerça, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público; além do ressarcimento dos danos causados ao Estado e à União e o pagamento de indenização a título de dano moral coletivo.

O sistema prisional do RN está aterrorizante

Surreal a situação do sistema prisional do Estado. As palavras do Secretário da pasta são aterrorizantes.

Infelizmente a cidade de Apodi recebeu cerca 30 detentos da capital, inclusive alguns são do PCC ou de outras facções criminosas.

A boca é bem quentinha!

Audiência Pública discute Plano Estadual de Educação nesta segunda-feira (27)

O Fórum Estadual de Educação (FEE), em parceria com entidades e setores ligados a educação do Estado, realizará uma Audiência Pública para discussão do texto preliminar do Plano Estadual de Educação (PEE). O evento acontecerá no Auditório Angélica Moura a partir das 9h, no Centro Administrativo do Governo do RN, em Natal.

O Plano Estadual de Educação do RN é um importante documento orientador das metas educacionais para a próxima década, compreendendo os anos de 2015 a 2025. Desde seus primeiros esboços, o PEE foi construído com ampla discussão e debates em torno de suas metas, por meio de conferências de educação realizadas em todo o Estado durante o ano de 2014. A minuta do PEE foi elaborada pela Comissão de Sistematização e Monitoramento do Plano Estadual de Educação do Estado, designada para esta finalidade.

A audiência objetiva discutir com a sociedade, por meio dos diversos setores educacionais, as proposta de metas apresentadas no PEE para consolidação do texto, que será entregue ao Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e depois encaminhado para a Assembleia Legislativa em forma de lei.

O Fórum Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN e outras instituições juntamente com diversos movimentos sociais compõe o grupo de instituições que trabalharam na elaboração do Plano Estadual de Educação.

De Rogério Marinho: “Agora é oficial, o PT roubou a Petrobras”

“Agora é oficial, o PT roubou a Petrobras. E quem confirma isso é o próprio balanço da estatal. Esta crise que o país atravessa só serviu mesmo para desmistificar duas falsas afirmações feitas pelos petistas. Uma que Dilma era uma gerente, quando ela não sabe administrar coisa nenhuma. A segunda, que a presidente entendia de energia. Hoje sabemos que foi tudo mentira do PT”A declaração pesada é do deputado federal potiguar, Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no RN.

Ao analisar o balanço da Petrobras relativo ao ano de 2014, divulgado “com meses de atraso”, Rogério contabilizou prejuízo registrado no ano passado de “impressionantes R$ 21,58 bilhões, impactada por perdas de R$ 44,63 bilhões em função da desvalorização de ativos e de outros R$ 6,194 bilhões desviados no esquema de corrupção revelado pela Operação Lava-Jato”.

Para Rogério, esse é “mais um motivo” para a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Déficit policial no RN

O Rio Grande do Norte tem hoje um déficit de 4 mil policiais militares nas ruas, mas possui cerca de 750 servindo aos poderes Ministério Publico, Tribunal de Contas, etc.

Segurança, ó!

Lagoa do Apodi já está 'tomando' água

FOTO: João Filho Morais

Nos primeiros meses de mandato, deputados federais do RN gastaram R$ 4 mil/dia com cota parlamentar

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte gastaram juntos, de fevereiro (data da posse) até a última segunda-feira o valor de R$ 357.618,54 com a cota parlamentar. O dinheiro é destinado a consultorias, divulgação de atividade parlamentar, alimentação.

O valor total gasto pelos deputados federais do Rio Grande do Norte implica em uma média de R$ 4 mil por dia.

A cota varia de acordo com o estado de origem do deputado. Segundo o portal da Câmara, o limite de gasto dos representantes do Rio Grande do Norte atualmente é de R$ 42.360,13 por mês.

Veja o ranking:
Antonio Jácome R$ 82.446,72
Beto Rosado R$ 62.920,48
Rafael Motta R$ 52.541,96
Walter Alves R$ 38.235,48
Rogério Marinho R$ 37.192,20
Fábio Faria R$ 33.624,53
Felipe Maia R$ 29.387,02
Zenaide Maia R$ 21.280,52

Secretário discute regionalização da rede estadual de saúde

O encontro aconteceu na sala da direção geral do HMWG
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve no início da manhã desta quarta-feira (22), reunido com o Corpo Diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), para estar a par das atuais demandas da unidade. O encontro aconteceu na sala da direção geral e também contou com a presença da coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur), Milena Martins, do secretário adjunto da Sesap, Haroldo Vale, do apoiador matricial do Programa SOS Emergência, Ricardo Volpe, além de chefes e gerentes da assistência do HMWG.

Durante a reunião, o secretário abordou a iminente ação de regionalização da rede estadual de saúde. Segundo o secretário, o objetivo é amenizar as dificuldades dos serviços oferecidos em cada um dos 23 hospitais geridos pela Sesap, através de um trabalho unificado entre as equipes assistenciais. “Nós vamos gerenciar as situações de necessidade de cada hospital e, como os outros, de uma maneira geral, vão suprir”, disse Lagreca.

Kelps apresenta projeto para evitar obras públicas inacabadas

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) destacou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (22), a questão da falta de planejamento, por parte do Governo do Estado, no que se refere à prestação dos serviços públicos e ao manuseio da máquina pública.

“A falta de planejamento traz como frutos as obras inacabadas. A cultura do planejamento precisa ser implementada no Rio Grande do Norte”, disse Kelps Lima.

O parlamentar ressaltou que essa é uma prática comum e citou algumas obras inacabadas ainda do governo anterior, como as do prolongamento da Prudente de Morais e o Pró-Transporte. Diante desse cenário, o deputado protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Projeto de Lei que prevê que todas as obras do RN, a partir de 2017, só podem ser licitadas se o projeto executivo de engenharia estiver pronto.

“Muitas obras no estado são licitadas apenas com o projeto base. O projeto executivo é uma colaboração com a cultura de planejamento do Rio Grande do Norte, mas é preciso um período de adaptação. Vamos realizar uma audiência pública para discutir o assunto”, disse o deputado.

De acordo com Kelps, a exigência de um projeto executivo antes da licitação vai implicar em menos reajustes, menos aditivos, menos obras inacabadas e menor prazo de execução das obras.

Feirão da Caixa Econômica aposta na habitação popular


Quem sonha em comprar a casa própria, terá uma oportunidade a partir da próxima sexta-feira (24) com o início do Feirão da Caixa Econômica Federal.

O foco deste ano será a habitação social, com imóveis de até R$ 190 mil e que são cobertos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, além dos empréstimos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

COSEMS: Nova direçao lutará para fortalecer as regiões de Saúde do RN


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) empossará sua nova comissão executiva e conselho fiscal para o biênio 2015/2017 na tarde desta quinta-feira (23), às 17 horas, no Praiamar Hotel, em Natal. Estarão presentes na solenidade: prefeitos dos municípios integrantes da nova diretoria – incluindo a presidência da FemuRN -, representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Conselho Estadual de Saúde (CES), dentre outros.

A nova comissão executiva é composta por Débora Costa dos Santos (secretária municipal de saúde de São José do Seridó - presidente), Maria Eliza Garcia Soares (secretária municipal de saúde de Doutor Severiano – 1ª vice-presidente), Maria da Salete Fernandes Cunha (secretária municipal de saúde de Bom Jesus - 2ª vice-presidente), Jalmir Simões da Costa (secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante - secretário geral), Dailva Bezerra de Araújo (secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi – secretária de articulação interistitucional), e Kleber Lomonte Teixeira (secretário municipal de saúde de Vera Cruz – diretor financeiro).

O conselho fiscal será conduzido por Lucianny Edja Guerra Massena (secretária municipal de saúde de Açu – 1º membro titular), Leodise Maria Dantas Soares Cruz (secretária municipal de saúde de Mossoró - 2º membro titular), Silvana Cosme Pereira (secretária municipal de saúde de Macaíba - 3º membro titular), Maria Neuman Azevedo (secretária municipal de saúde de José da Penha – 1º membro suplente), Maria Tereza Teixeira Neri (secretária municipal de saúde de São Miguel do Gostoso – 2º membro suplente), e Rita de Cássia Alves da Penha (secretária municipal de saúde de Japi – 3º membro suplente).

DESAFIO
Com o lema “união e igualdade para o fortalecimento das regiões de saúde” a nova diretoria do Cosems-RN articulará junto ao Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) melhorias no sistema público de saúde potiguar, principalmente,  no que tange um maior financiamento do SUS e a negociação dos débitos da Atenção Básica e Assistência Farmacêutica no valor de 80 milhões de reais que o governo estadual têm com os municípios. 

Através da força política de seus prefeitos a nova direção do Cosems promoverá audiências públicas com os poderes executivo, legislativo – estadual e federal – e judiciário do Rio Grande do Norte para buscar soluções objetivas e viáveis para o caos instalado nos municípios.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte é um órgão de articulação política que agrega e representa o conjunto das 167 secretarias municipais de saúde do estado, promovendo o pleno exercício das responsabilidades dessas instituições na política de saúde perante as demais esferas de governo, além de outras entidades da sociedade civil organizada.

Solenidade de entrega dos diplomas dos cursos ofertados pela Assistência Social acontecerá hoje

Clique na imagem para ampliar!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Cosern: Interrupção de energia em Apodi

A Cosern informa que para fazer a ampliação e o melhoramento da rede irá suspender o fornecimento de energia na quarta feira (22), no centro na Rua Marechal Floriano e adjacências no período de sete horas até as onze horas da manhã no município de Apodi.

Caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso. Mais informações pelo telefone 116.

Fonte: Josias Freitas

Rádio Vale e Auto Escola Habilita Mais premiando ouvinte da emissora! Parabéns Divaní do Sítio Ponta


Sempre muito atuante e participando dos debates populares em torno da segurança no trânsito local, a Rádio Vale do Apodi em parceria com a Auto Escola Habilita Mais premiou a senhora Divani Oliveira, residente na comunidade de Ponta 2.

A Auto Escola Habilita Mais e a Rádio Vale do Apodi já estão se preparando para ofertar a um ouvinte uma Habilitação na categoria "A".

Ricardo Lagreca conhecerá experiência do Ceará na prevenção ao uso de drogas

Na quarta-feira (22) o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, acompanha comitiva do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, em visita ao Ceará para conhecer a experiência exitosa deste estado no combate ao uso de drogas. A ação faz parte de uma estratégia de articulação de diversas secretarias estaduais em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério Público do RN, dentro do projeto institucional “Transformando Destinos”.

A Promotora Iara Pinheiro explicou que o projeto já foi apresentado ao governador Robinson Faria, que demonstrou interesse em que o estado seja um articulador e apoiador dos municípios nas ações de combate ao uso de drogas, em parceria com o Ministério Público. A previsão é que sejam trabalhados inicialmente os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, que são os que aderiram ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.

Presidente da APAMI convida a todos para visitar o novo Laboratório na Maternidade Claudina Pinto

O presidente da APAMI, Adailton Tôrres Filho (Castelo) convida todos os apodienses para visitar a nossa Maternidade Claudina Pinto e presenciar o funcionamento do novo Laboratório que foi todo reformado devido a realização da Feijoada Beneficente que foi realizado em dezembro do ano passado, o nosso lucro foi quase R$ 5.000,00 tivemos a contrapartida de mais R$ 1.300,00.

“Dessa vez, a nossa intenção era bem maior, ousamos de reconstruir o Centro Cirúrgico da nossa Maternidade, mas algo tenho a dizer, não vai ser realizado agora, porque a roubaram a nossa oportunidade, mas não roubaram o nosso sonho, e ainda digo, o sonho foi apenas adiado, nós vamos construir sim, aguarde-nos. A nossa intenção também é prestar constas do mesmo jeito que fizemos com a realização da Feijoada”, acrescentou Castelo Tôrres.

Militares serão promovidos até o dia 22 de maio com efeito retroativo

A secretária chefe da Casa Civil do Governo do Estado do RN, Tatiana Mendes Cunha, e a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, com os Comandantes da Polícia Militar, Coronel Ângelo Dantas, e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Otto Ricardo Saraiva, e com os representantes das associações dos militares estaduais para debater o processo de acessão profissional, garantida legalmente à categoria, no segundo semestre de 2014, por meio da Lei de Promoção de Praças.

Durante o encontro, ficou acertado o prazo de 30 dias, a contar a partir desta terça-feira (21), para que o Poder Executivo Estadual e os Comandos das Corporações efetivem as promoções previstas na LPP com base no nas recomendações do Ministério Público (MPRN) e do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN).

Conforme acordado entre os participantes na reunião, o Governo se comprometeu a apresentar, na próxima segunda-feira (27), o quantitativo exato de militares estaduais e suas respectivas graduações, a serem beneficiados com a promoção, que ocorrerá até o dia 22 de maio, com efeito retroativo a partir do dia determinado em lei.

A queda nos royalties e o sufoco dos prefeitos do RN


Comércio local não funcionará hoje em virtude do feriado de Tiradentes

Neste 21 de abril, o comércio estará fechado e em virtude do feriado de Tiradentes, e os supermercados funcionarão até às 13 horas.

Clique na imagem para ampliar!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Você acredita que Apodi tem jeito?

E Apodi continua pequeno.

Quando é que o município de Apodi vai se unir em prol do desenvolvimento?

Alguns trabalham para melhorar a qualidade de vida dos apodienses, outros na contramão disso fazem é atrapalhar infelizmente. Se não pode ajudar não atrapalhe!

A luta em prol de um projeto grande para Apodi e região, é mais uma vez uma briga pequena. E política. Depois se reclama, porque perdemos isso ou aquilo para Pau dos Ferros ou Mossoró.

Em vez de união de forças para se conseguir algo significante que é um centro cirúrgico. Vamos se conformar um “bubu”.

Segundo Castelo Torres a luta e o sonho continuam. Foi apenas adiado.