sábado, 8 de agosto de 2015

Prefeitos de olho em 2016

Quase todos os prefeitos do Rio Grande do Norte já administram de olho na eleição municipal de 2016.

Alguns ainda esperam pela possibilidade de mudança de legenda, mas muitos já tomam decisões de governo pensando nos arranjos políticos.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Mais da metade dos estados têm gastos com pessoal acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal

O governo federal está com as contas contestadas pelo Tribunal de Contas da União com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que desde 2002 impôs diretrizes para as contas públicas. Porém, além da União, Estados e Municípios também precisam ter responsabilidade com a legislação. Apesar disso, alguns limites já estão sendo descumpridos no início do ano.

Na legislação fiscal, há obrigações relacionadas às publicações de relatórios de gestão, às prestações de contas e à comprovação da regularidade quanto ao pagamento de tributos e empréstimos. Ainda existem os limites para as despesas com pessoal, endividamento e compromissos que passam de uma gestão para outra.

VIII Conferência Estadual de Saúde reunirá cerca de 1.500 participantes no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e o Conselho Estadual de Saúde realizam nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, a VIII Conferência Estadual da Saúde. O tema deste ano é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, dividido em oito eixos temáticos.

A Conferência Estadual vai escolher os 92 delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, de 1º a 4 de dezembro. Para o representante do Conselho Estadual da Saúde, Vanderci José Borges Maciel, a expectativa de participação na Conferência é de 1.500 pessoas, dentre convidados e delegados escolhidos pelos 167 municípios do Rio Grande do Norte. “Estamos bastante otimistas de que o evento será um grande fórum de discussão dos assunto ligados à saúde pública no estado, constituindo-se também numa grande oportunidade para impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde".

Depois de 24 anos da primeira eleição, ex-prefeito pode voltar a comandar Caraúbas

Deu no blog do Xerife.

Eleito a primeira vez em 1992, o ex-prefeito de Caraúbas, Júnior Gurgel, pode voltar a disputar o comando do Poder Executivo, em 2016. E ele contaria com a simpatia do grupo de situação, do atual prefeito Ademar Ferreira.

Ex-prefeito de Umarizal preso em Apodi sente dores no peito e é hospitalizado

ex-prefeito de Umarizal, José Rogério de Souza Fonseca, de 61 anos, deu entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, no início da noite desta sexta-feira (07), reclamando dores no peito.

José Rogério está preso preventivamente por determinação judicial desde o último dia 29 de julho no Centro de Detenção Provisório de Apodi acusado de desvios de recursos públicos. A informação foi confirmada pelo diretor do CDP de Apodi, Márcio Morais.

De acordo com Márcio Morais, o ex-prefeito possui problemas de hipertensão e diabetes. E esta é a segunda vez que é levado ao hospital depois que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Umarizal. No hospital, José Rogério foi medicado e realizou um exame de eletrocardiograma. Está em observação médica. O pedido formulado pelo ex prefeito a Justiça para responder pelos desvios em liberdade foi negado nesta sexta-feira pela justiça da Comarca de Umarizal.

O ex-prefeito de Umarizal foi preso na Operação Negociata que desarticulou esquema de desvios públicos através de empréstimos na Prefeitura de Umarizal. O esquema envolve também mais oito pessoas além do atual prefeito do município, Carlindson Onofre Pereira Melo, que foi afastado do cargo pela Justiça.

Nesta sexta-feira (07), o TJRN manteve a decisão de afastamento do prefeito de Umarizal.  Do Mossoró Hoje.

8ª Edição do Festival Abelhudo Rock 2015 acontece hoje em Felipe Guerra

Um dos eventos mais esperados, realizados anualmente na cidade de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, a 8ª edição do Festival Abelhudo Rock estará amanhã celebrando uma nova fase.

O Abelhudo Rock tornou-se um dos maiores eventos do gênero musical da região Oeste Potiguar, reunindo bandas e artistas independentes sejam do Rio Grande do Norte ou de outros estados.

Um dos nomes mais esperados que fará apresentação amanhã no Clube Maranata, às 21 horas,é o cantor e compositor Netinho Legionários e sua banda,da cidade de Belém do Brejo do Cruz,interior da Paraíba,um dos nomes que faz parte de várias edições do Festival Abelhudo Rock.

A celebração maior do Festival Abelhudo Rock haverá de ser quando aconteceu em anos anteriores e deverá ser repetidos amanhã, quando o cantor e compositor Cezôca e Banda Brazôca subirá ao palco para celebrar em mais uma edição em um festival único, divertido e celebrativo quando as pessoas de vários cantos e recantos de Felipe Guerra e outras cidades encontram-se anualmente para reviver os bons tempos do rock.

Clique AQUI e continue lendo.

Ações de combate à seca: Prefeitura inicia perfuração de poços na região da Pedra em Apodi

Perfuração de poços tubulares nas comunidades de Traíras e Arção

A prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou um trabalho de perfuração de poços na zona rural da cidade. A equipe esteve nas comunidades de Traíras e Arção nesta sexta-feira (07). Na próxima semana a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continua realizando perfurações nas comunidades rurais da região da Pedra.

O prefeito Flaviano Monteiro (PcdoB) preocupado com a situação da seca que atinge a região Nordeste nos últimos cinco anos, em especial a região da Pedra. Esteve recentemente junto com o secretário Jerlândio Moreira discutindo com os moradores daquela região, a situação da estiagem das comunidades de Grossos, Barro Vermelho, Arção, Traíras, Rapé, entre outras.

Durante a reunião Flaviano se comprometeu com a perfuração de Poços Tubulares nessas comunidades da região da Pedra, haja vista a situação dos reservatórios, praticamente secos.

O prefeito de Apodi visitou a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pediu ajuda para a perfuração de poços, através do secretário Mairton França, com apoio do governador Robinson Faria (PSD), Flaviano solicitou nas duas audiências as condições necessárias para atender as famílias dessa região que é a mais seca do nosso município.

“Compromisso feito, compromisso comprido, hoje perfuramos dois poços tubulares de 60 metros, um na comunidade de Traíras e outro na comunidade de Arção”, destacou o prefeito.

“Na próxima semana continuaremos em busca de água no subsolo daquela região com a perfuração de mais poços. Obrigado ao nosso governador por nos atender, obrigado aos amigos dessa região sofrida do nosso Apodi pela confiança, obrigado a Deus por nos dar força para buscar soluções para o nosso povo. Esse é o nosso lema trabalho, trabalho e trabalho”, acrescentou Flaviano.

De acordo com o secretário Jerlândio Moreira, os serviços continuam na próxima semana na região da Pedra sob determinação do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro e do vice-prefeito, José Maria da Silva.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

UBS Góis realiza ação sobre a importância do Aleitamento Materno


Na semana do Aleitamento Materno a enfermeira Adryana Dias da Unidade Básica de Saúde do Góis realizou palestra com o grupo de Gestantes, abordando a importância da amamentação exclusiva desde o primeiro dia de vida do recém nascido até os 6 meses de vida. E a importância do aleitamento materno na prevenção de doenças, e as vantagens da amamentação para o bebê como também para a mãe.

“Apesar de todas as campanhas que são mantidas com orientações e palestras realizadas pela equipe de Saúde nos PSF, o desmame continua precoce em nosso país, segundo alguns estudos apenas 6% das crianças brasileiras são amamentadas exclusivamente até 2 meses de vida”, disse a enfermeira Adryana Dias.

Durante a palestra as gestantes foram bem participativas, tiraram dúvidas e mostraram-se satisfeitas quanto ao aprendizado, em seguida foi servido um café da manhã na própria unidade.

Negociata: TJ mantém afastamento de prefeito e MPRN denuncia oito pessoas

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do desembargador Expedito Ferreira, indefiriu o pedido de medida cautelar de Carlindson Onofre Pereira Melo, mantendo assim o seu afastamento do cargo de prefeito de Umarizal.

Além disso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia, perante a Vara de Umarizal, em desfavor de José Rogério de Souza Fonseca, Vilma Fernandes de Souza, Francisco Edivan de Oliveira, Josberto de Souza Oliveira, Abimael Thiago Bezerra de Melo, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Ildeneide Pereira de Medeiros.

Consta no procedimento investigatório criminal nº 06.201400007546-8 que os denunciados, entre os meses de junho de 2012 e julho de 2013 em Umarizal, em datas diversas, associaram-se para o fim específico de cometer crimes, inseriram declaração falsa em documento, fazendo uso de papéis falsificados, além de obterem para si ou para outros, vantagem ilícita.

O objetivo do grupo foi o desvio de dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A, para a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos. Foram firmados 109 empréstimos dessa natureza na Prefeitura, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014.

O fato foi alvo da Operação Negociata, deflagrada em 29 de julho deste ano pelo MPRN, com apoio da Polícia Civil. Entretanto, dos 109 beneficiários dos empréstimos, 98 sequer fazem parte do quadro de servidores públicos do Município de Umarizal. Tais empréstimos tiveram início no ano de 2010, na gestão do ex-prefeito denunciado, José Rogério de Souza Fonseca, e prosseguiu, até meados do ano de 2013, portanto, no início da gestão do atual prefeito, que está afastado em função de determinação do Tribunal de Justiça.

Segundo as investigações, os membros do grupo criminoso, de forma organizada e com divisão de tarefas, fraudavam contracheques de supostos servidores e, após o depósito do dinheiro nas contas dos beneficiários por parte do banco, sacavam e transferiam o montante em benefício do grupo criminoso e para financiar a campanha eleitoral do candidato vencedor das eleições locais de 2012.

Josberto de Souza Oliveira e Abimael Thiago Bezerra Melo, conforme a acusação, eram os responsáveis pela captação de “clientes” (supostos servidores públicos) e recolhimento de assinaturas dos interessados nas propostas de empréstimos. Em seguida, a documentação era analisada por Marinaldo Amâncio da Silva Júnior, sócio oculto da empresa Nordeste Serviços Ltda, validada e repassada ao banco Gerados S.A. para a liberação do empréstimo.

Todas as informações necessárias para a consumação dos crimes eram também atestadas pelos respectivos secretários municipais da Prefeitura, Vilma Fernandes de Souza e Francisco Edivan de Oliveira – ambos confirmavam que os interessados seriam servidores do Município de Umarizal, sem o serem.

Já a Bruno Ewerton Bezerra Leal pesa a acusação de que seria um dos mentores da associação criminosa, apontado como o planejador de toda a empreitada delituosa. De acordo com a peça acusatória do MPRN, Ildeneide Pereira de Medeiros, juntamente com o esposo Josberto, inseria as informações sobre os falsos servidores públicos em contra-cheques modelo – além de acompanhar o marido por inúmeras vezes para a realização de saques, transferências e entregas de dinheiro, proveniente de contas correntes dos contratantes dos empréstimos consignados, rateando-o entre os demais participantes do esquema.

Cortar despesas?

É brincadeira, apesar da crise econômica, a Câmara Federal continua votando mais despesas para a União, Estados e Municípios. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na madrugada desta quinta-feira, 6, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vincula o salário da Advocacia-Geral da União (AGU), da carreira de delegado da Polícia Federal, das carreiras de delegado de Polícia Civil dos Estados e do Distrito Federal e dos procuradores municipais a 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 445 votos a favor e 16 contra. Joaquim Levy deve estar tremendo nas bases.

Ação de Saúde Bucal Coletiva na Escola Municipal Raimunda Florência de Oliveira


Na manhã desta quinta (06), foi realizado mais uma Ação de Saúde Bucal Coletiva na Escola Municipal Raimunda Florência de Oliveira com os alunos da turma infantil I e II. Foi realizada aplicação de Flúor em todas as crianças como também avaliações antropométricas.

Foram ministradas pelo Odontólogo da UBS Suassuna, Atendente de Saúde Bucal Cicília e Técnica de Enfermagem Aline.

“A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Essa frase resume a importância dos dentes. Responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo. No entanto, toda essa funcionalidade do órgão bucal pode ser comprometida se houver má posição dentária. Os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima”, destacou a enfermeira Nathacia Kyss.

Calamidade pública será renovada em municípios do RN atingidos pela seca

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN) confirmou que um novo decreto de calamidade pública, em função da seca, em fase de elaboração. O último decreto de calamidade pública foi publicado em 27 de março deste ano com o prazo de 180 dias de vigência. Dentre outras flexibilizações, o decreto possibilita da dispensa de licitação para obras e serviços que busquem amenizar os efeitos da seca.

“São obras que viabilizam levar água através de adutoras, perfuração de poços, viabiliza a alimentação de animais”, disse o coronel Elizeu Lisboa Dantas, coordenador da Defesa Civil estadual.Em março desse ano, o último decreto colocava 153 municípios do Rio Grande do Norte em situação de calamidade pública. Esse número representa 91% dos municípios do Rio Grande do Norte. Vale lembrar que 97% do território potiguar está localizado no Semiárido nordestino.

A gata da sexta feira é de arrasar…! Gostosíssima…!


Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu uma 'olhada' ...

E aí Almir já deu um confere?

[public] Aguardando vocês para acertar no presente do Paizão aqui na Saint Prime

Aguardando vocês para acertar no presente do paizão aqui na Saint Prime! Vem, que temos o presente para todos os estilos de pais!
E seu pai é mais jovem? Curte uma peça com mais cor? Nossa polo color blocking é ideal para acertar no presente!! A clássica polo com roupagem mais atual!
E que tal presentear o paizão, auto-presentear e sair com ele, no dia dele, iguais? Show né?! Nossa coleção de pais e filhos chegou na hora mais propícia!
Chegamos na semana dos pais!! E aí, já pensou em que presentear seu paizão e agradá-lo? Qual o estilo dele?

PSF Melancias realiza encontro com um dos grupos de Hipertensos e Diabéticos


O PSF de Melancias, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um encontro com um dos grupos de Hipertensos e Diabéticos, ministrado pela enfermeira Nathacia, médica Bruna e ACS Giderlânio e Magneide.

O encontro foi na Igreja Assembleia de Deus, em uma roda de conversa com os hipertensos e diabéticos, os profissionais trabalharam em cima das dúvidas que os mesmos tinham. Foi realizada dinâmicas para que cada um se interagissem com o outro.

“As práticas educativas é um momento oportuno para a introdução do aprendizado subjetivo de novas formas de lidar com os problemas, além de orientações de caráter mais educacional que curativo”, disse Nathacia Kyss).

As práticas educativas possibilitam melhorias para o bem-estar e fornece instrumentos para o conhecimento e autonomia dos usuários da Atenção Básica.

Ato de descerramento da placa que homologou dois projetos desenvolvido pelo Programa Mais Educação na Escola Valdemiro Pedro Viana

Diretor Ivanildo Paiva e a vice diretora Magnaide (Magneide)

O Programa Mais Educação da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana no sítio Santa Rosa II realizou nesta quinta feira, 06 de agosto o ato de descerramento da placa que homologou dois projeto desenvolvido esse ano pelo Programa Mais Educação. 

Em seu discurso o diretor Ivanildo Paiva falou da importância do Projeto de Arborização e do reaproveitamento da água desperdiçada nos bebedouros da Escola para irrigar as árvores plantadas ao redor da instituição, quando foi dado a oportunidade ao coordenador do programa Cleidson de Oliveira ele disse. “As dúvidas que existiam sobre o Mais Educação 2015 estão se transformando em certezas, disse também que o Mais Educação deste ano vai ficar marcado pelas atitudes porquê de discursos não dava mais”.


Em menos de 60 dias o programa desenvolveu e executor dois projetos importantíssimos. Na oportunidade foi entregue o fardamento do Programa Mais Educação que servirá para identificar os alunos que participam desse plano do Governo Federal e os ternos as equipes que representarão a escola nos JERN’S.

“Centro Cirúrgico só depende de Nós!” - 'Dia D' será dia 8 de agosto

Urna na Caixa Econômica Federal. Foto: Jânio Duarte


Há alguns dias atrás Castelo Tôrres - presidente da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi (APAMI) lançou uma Campanha denominada “Centro Cirúrgico só depende de Nós!”.

Com o objetivo de melhorar a assistência e os serviços oferecidos na Maternidade, consequentemente dando mais dignidade as nossas gestantes, Castelo Tôrres teve a brilhante ideia de lançar esta importante campanha. A partir de então, a sociedade apodiense, passou a conhecer a importância da construção do Centro Cirúrgico.

“Contamos com a participação dos apodienses para que esse projeto possa sair do papel e, por conseguinte, beneficiar ainda mais as mulheres de Apodi e região”, disse Castelo Tôrres ao blog.

A Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi (APAMI) vem conseguindo promover diversas ações como feijoadas e jantares – toda arrecadação está sendo revertida em melhorias na própria Maternidade Claudina Pinto.

No próximo dia 08/08 a Campanha “Centro Cirúrgico só depende de Nós!” promoverá o “Dia D”. Quem ainda não contribuiu, pode se dirigir até a Maternidade ou em qualquer estabelecimento comercial ou ainda os bancos de nossa cidade que as urnas estão lá esperando sua valiosa contribuição.

Participe você também!


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Escolas e Creches Municipais receberão kit brinquedoteca

As creches e as escolas municipais de Apodi certamente estarão mais divertidas após a chegada da mais recente aquisição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. São 10 kits brinquedoteca, contendo livros, brinquedos e materiais diversos para atividades criativas.

A Secretaria de Educação tem buscado melhorar o espaço destinado aos pequenos discentes do município, ontem teve início a entrega dos Brinquedoteca Infantil e Projeto Pilares da Educação servirão para atividades pedagógicas.

O novo kit brinquedoteca beneficiará os alunos das escolas municipais: Francisco Alcivan Pinto; Professor Veríssimo Gama; Raimunda Florêncio; Francisco Targino da Costa; Isabel Aurélia Tôrres; 12 de Outubro; Lindaura Silva; Creche Sonho de Criança (02 unidades) e o Núcleo III – Unidade XXIII – Isauro Camilo de Oliveira.

Tais aquisições visam o desenvolvimento da criança, estimulando a autoconfiança, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção, entre outros benefícios.

Além das 10 brinquedotecas, ainda foram adquiridos dois Projetos Pedagógicos Os Quatro Pilares da Educação que é o instrumento ideal para praticar o citado relatório de Delors. Nele, o educador encontrará esses meios de facilitar o conhecimento do aluno na medida em que seu interesse aumenta, e permitir que o educador traga para o ambiente escolar vários temas, servindo como oportunidades para que os alunos possam dar voz às suas dúvidas e à sua visão de mundo, alcançando o pleno desenvolvimento do educando, convidando crianças a se aventurarem no mundo dos livros. Num universo de cores, números, histórias, informações, um convite para atrair os olhares dos pequenos para essa gostosa brincadeira.

Escolas contempladas com o Projeto Os Quatro Pilares da Educação: Creche Sonho de Criança e a Escola Lindaura Silva.

Henrique não aprovou sugestão de Nelter para governo manter pagamento do funcionalismo em dia

Deu no blog da Thaisa Galvão:

Quem conversa com o deputado Nelter Queiroz ou com pessoas próximas a ele fica com uma dúvida: O deputado é mesmo do PMDB?

É marca já conhecida de Nelter que ele costuma atender aos seus eleitores, sempre com o propósito de que tem obrigação de trabalhar pelo povo.

O presidente do PMDB, Henrique Alves não tem gostado nadinha da postura de Nelter que ofereceu sugestão ao governador Robinson Faria para manter em dia o pagamento do funcionalismo.

Nelter não tem dado ouvidos. Tem dito que gosta de ouvir o povo.

Nota do blog: Era o próprio Henrique que queria governar o RN.

Juíza e Promotor de Apodi conhecem instalações da Maternidade Claudina Pinto


Hoje foi um dia muito frutífero, na manhã desta terça feira a Maternidade Claudina Pinto foi contemplada com a doação de 30 colchões hospitalares, os quais foram adquiridos pelo Poder Judiciário apodiense, proveniente de recursos das penas pecuniárias.

A Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi (APAMI), Maternidade Claudina Pinto e a Comunidade agradecem a Dra. Kátia Guedes – juíza de Direito, bem como ao Dr. Silvio Brito, pela aprovação do “Projeto do Centro Cirúrgico”.

Os magistrados conheceram as instalações da Maternidade Claudina Pinto, o local que será construído o centro cirúrgico e fizeram a doação de 30 colchões hospitalares.

Deputado prova com vídeo que foi vítima de violência

O episódio ocorrido em Caicó envolvendo o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi esclarecido em sessão ordinária nesta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa. Carlos Augusto Maia exibiu o vídeo em que é agredido pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal e apresentou dados da Polícia Civil que o inocentam da acusação de desacato à autoridade e ainda apontam que o parlamentar pode ter sido vítima de abuso de autoridade policial.

Carlos fez relato e mostrou vídeo estarrecedor
com violência (Foto: João Gilberto)
O parlamentar iniciou o pronunciamento dizendo que só agora pode provar o que está afirmando. “Minha indignação foi muito grande desde os primeiros momentos. Pelo que ocorreu e, também, por tudo o que foi sendo dito sobre este episódio. Fui duplamente desrespeitado, duplamente ultrajado”, disse o deputado.

Carlos Augusto Maia contou detalhes da abordagem policial e narrou ser vítima de acusações comentadas pela PRF e nas redes sociais. “Ora, quem iria acreditar que um político saindo de um ambiente festivo àquela hora da manhã estaria na sua razão enquanto policiais de trânsito estariam errados? Ainda mais no período em que vivemos? Mas eu fui injustiçado”, comentou.

Calma
O vídeo de quase 20 minutos exibido em plenário mostra a atuação dos policiais e a reação do deputado que foi levado ao chão pelos agentes, agredido e algemado. “A sociedade pode fazer o julgamento diante das imagens. Fui agredido e humilhado. Eles tentaram de todas as formas retirar minha razão e eu me mantive calmo. Apenas após as agressões é que me identifiquei como deputado. Não estava cometendo crime algum. Falei que era advogado, que era um jovem honesto, que era deputado estadual”, falou emocionado.

Segundo o parlamentar, após análise dos autos e conflitos de provas, o delegado regional de Caicó, responsável pelo caso apresentou relatório à Assembleia Legislativa. “O excelentíssimo deputado estadual se prontificou, de livre e espontânea vontade, a prestar declarações o que, por si só, demonstra seu desprendimento republicano à autoridade de sua função, agindo como um verdadeiro cidadão merecedor de grande respeito social”, relatou no processo o delegado da Polícia Civil Helder Carvalhal de Almeida baseado no conceito jurídico de foro privilegiado, em que o parlamentar pode não prestar esclarecimentos à autoridade policial estadual.


Carlos Augusto Maia disse ainda que vai continuar na luta por mais segurança, por mais atuação firme do policiamento ostensivo, mas repudia os excessos e abusos. “Não vamos nos calar ou tolerar que os nossos direitos fundamentais – inclusive à integridade física e à vida – sejam violados. O que faz uma pessoa estar dentro da lei não é o que ela veste ou o brasão que ela ostenta. É a sua conduta. É a forma como procede e se comporta. É o fato de cumprir o seu dever funcional e o seu compromisso com a sociedade a quem deve servir”, destaca.

O parlamentar finalizou seu pronunciamento dizendo que encerra o assunto na esfera política, mas que irá buscar juridicamente reparação judicial. “Faço isso não só por mim, mas por todos aqueles que passam pelo que eu passei e não têm a oportunidade que eu estou de falar nesta Tribuna”.

Os deputados estaduais apartearam o deputado prestando solidariedade ao colega parlamentar.

Em Apodi, construção de Unidade Básica de Melancias entra na reta final

Unidade Básica de Saúde na comunidade de Melancias 

Os moradores do distrito de Melancias, pertencente ao município de Apodi, começam a ver o sonho de ter uma moderna Unidade Básica de Saúde na comunidade prestes a se tornar realidade, já que as obras de construção entraram na reta final no início desta semana. A previsão é de que a obra seja concluída no final do mês.

Os investimentos foram destinados pela Prefeitura Municipal de Apodi, através de convênio com o Governo Federal e o Ministério da Saúde.

O Prefeito Flaviano Monteiro disse que está satisfeito com a retomada das obras e aguarda com muita ansiedade o momento de entregá-la em breve para os moradores do distrito de Melancias e adjacências que dependem de atendimento médico.

TCE de olho nas verbas indenizatórias das câmaras municipais

O Tribunal de Contas do Estado lançou sua lupa sobre as câmaras municipais, especialmente por causa da chamada verba indenizatória.

Tal repasse é usado para despesas nos gabinetes dos vereadores, mas o TCE detectou situações inexplicáveis.

Prefeito cassado de Umarizal deixou Executivo à deriva

O prefeito em exercício de Umarizal, Marcos Fernandes, está à deriva. O gestor cassado na operação Negociata, Mano Onofre, levou tudo: chaves, documentos e até senhas dos computadores.

Como perguntar não ofende: Ele detinha todo esse poder? Nenhum funcionário tinha acesso a tais informações?

MEC divulga nota do Enem 2014 por escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.  A divulgação das notas finais ocorrerá no próximo dia 27.

Para acessar o resultado,  o dirigente da escola deve informar o número do CPF e o código da escola na página do Inep. Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame.

Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas.

Caso o gestor discorde do resultado da sua escola, pode apresentar recurso no prazo de até dez dias a partir da divulgação das notas preliminares. Os resultados finais são divulgados somente após a análise dos recursos.

Nota do blog: Notas finais devem ser divulgadas no próximo dia 27.

Convite: 2º Encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo



O Grupo de Oração Kerigma e a Renovação Carismática Católica de Apodi apresentam o 2º Encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo que acontece hoje às 19 horas na Igreja Matriz.

A pregadora de hoje é Emanuela – coordenadora da Renovação Carismática Católica de Caraúbas com o tema: Pecado e Salvação.

Os encontros acontecem todas quintas feiras, sempre com cantinho da Criança. Participe!

Mais um encontro do grupo de Gestantes da UBS Melancias

O grupo de Gestantes da UBS Melancias, coordenado pela enfermeira Nathacia Kyss realizou mais um encontro. Com o apoio da Nutricionista Camila Micaelle, abordando a temática: aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, benefícios para mãe e bebe.

“O aleitamento materno é um processo que envolve três fatores: ambientais, fisiológicos e emocionais. É muito importante ter o conhecimento de que a produção de leite é determinada pela ação hormonal na gestação e é aumentada quando ocorre o aleitamento materno de forma adequada. Sem falar que o aleitamento materno também beneficia a família da criança, aumentando os laços entre a mãe e o bebê durante a amamentação, diminui o sangramento da mãe após o parto, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, diminui o risco de câncer de mama e ovários, é econômico e prático”, disse Nathacia Kyss.

“O aleitamento materno é completo porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açucares e proteínas. Todos apropriados para o organismo do bebê Possuem também, muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não é encontrado no leite de vaca. É adequado, completo, equilibrado, suficiente para seu bebê. Não existe leite fraco é feito especialmente para o estômago da criança, por isso apresenta mais fácil digestão”, frisou Camila Micaelle.

Ao final do encontro, foi oferecido pela secretaria de saúde lanche para todos que estavam presentes.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Secretária Kalina Leite diz que meta é realizar concursos anuais para Itep, PCivil e PM

Governo do Estado realizará novo concurso público para professores ainda em 2015

O Diário Oficial do Estado trouxe na edição desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas em educação efetivos para recomposição do quadro do estado. Porém, ainda neste ano, o Governo do RN realizará novo certame para 167 professores nas disciplinas de matemática, química, física e espanhol. O concurso acontecerá devido ao fato de não haver mais professores remanescente para essas disciplinas nos últimos concursos realizados.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Francisco das Chagas Fernandes, “existe uma recomendação do Ministério Público para realização de um concurso para temporários específico para estas disciplinas com necessidade de professor. Nesse caso, os professores selecionados que assumirem os cargos ficarão lotados no Estado até o final do ano letivo na rede estadual de ensino”.

Além disso, o Governo do Estado fará este ano um novo concurso público para o cargo de professor efetivo para atender às demandas do quadro a partir de 2016. Essas vagas não irão interferir na Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado porque serão para substituir os professores aposentados e falecidos.

O governador Robinson Faria declarou que as ações refletem medidas essenciais para garantir ensino de qualidade aos alunos. “Nosso trabalho é no sentido de ofertar aos estudantes plenas condições para que possam estudar e ter um futuro digno. Não mediremos esforços para assegurar que isso aconteça”, declarou o chefe o Executivo estadual.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Prefeitos vão em busca de melhorias para os municípios

Cerca de 500 prefeitos de todo o Brasil fizeram uma importante mobilização em busca de melhorias para os municípios. As lutas que hoje se apresentam indispensáveis para todas as cidades são importantes porque tratam diretamente da conquista de mais recursos e também de leis quem venham a fortalecer os municípios.

Atualmente, no pacto federativo, 60% das receitas vão para o governo federal, 24% para os estados e apenas 16% para os municípios.

Taxistas prometem fechar entradas de Mossoró

Ao que parece a decisão da Prefeitura de Mossoró em disciplinar o transporte de veículos intermunicipais ganhará um novo capítulo.

Na próxima segunda-feira, 10, as nova rotas para taxistas intermunicipais entrarão em vigor, informou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) na última segunda-feira, 3. Com isso, os taxistas terão de desembarcar os passageiros no Largo Porcino Costa, localizado na Avenida Rio Branco, ao lado da Estação das Artes.

Os taxistas intermunicipais prometem fechar todas as vias de acesso ao município, como também as rodovias federais e estaduais, se a medida imposta não for alterada.

O presidente da Associação dos Proprietários de Transportes Alternativos Complementares das Regiões Central, Vale do Assu, Mossoró, Oeste e Alto Oeste (Atacama), Eudes Máximo, disse que a mobilização está sendo estudada pela categoria e será colocada em prática se durante esta semana nada de novo vier a ocorrer em benefício dos taxistas intermunicipais.

“Estou indo conversar agora com alguns vereadores na Câmara para debatermos essa questão. Para que a gente realize esse protesto de fechar as vias de acesso de Mossoró vai depender de alguns resultados que teremos ao longo da semana. Queremos que o prefeito volte atrás nessa imposição com os taxistas intermunicipais. Se nada mudar até segunda-feira a gente fecha todas as entradas de Mossoró”.

Fonte: Jornal de Fato

Governo do RN convoca 809 professores e especialistas efetivos

O Diário Oficial do Estado publicou na manhã desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas efetivos em educação. Os profissionais aprovados fazem parte do mais recente concurso público realizado em 2011 e serão nomeados por ordem de classificação.

No último dia 30 de julho, o Governo do RN já havia convocado 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.

Além disso, outros 52 já haviam sido nomeados para cargos efetivos em substituição aos postos não preenchidos pelo último chamamento. A convocação é respaldada pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite este tipo de contratação para reposição de quadros em diversos casos.

“Com essa convocação nós estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a educação, com o ensino e com a aprendizagem. Fomos sensíveis às necessidades dos alunos e das escolas porque entendemos que esse é o caminho principal para formação dos cidadãos potiguares”, afirmou o governador Robinson Faria.

Clique AQUI para conferir a lista de convocados.

Garibaldi pede recursos para continuidade do projeto de irrigação do Vale do Apodi

Durante a votação da PEC 78/2013 – que prorroga por mais 15 anos a destinação de 20% para o Centro-Oeste e 50% para o Nordeste das verbas alocadas para a irrigação – o senador Garibaldi Filho reivindicou ao governo federal a liberação de recursos para o projeto de irrigação do Vale do Apodi, no Rio Grande do Norte.

“A despeito da Constituição priorizar os projetos de irrigação no semiárido, na prática o que está acontecendo é que projetos como o do Vale do Apodi estão sendo paralisados pela falta de recursos”, observou Garibaldi Filho. “Não podemos deixar de lamentar o fato, principalmente depois da construção de uma barragem como a de Santa Cruz, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos”, completou o senador potiguar.

Aneel informa que cobrança extra na conta de luz continua em agosto

Em agosto, os consumidores vão pagar novamente um adicional de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) de energia consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 31, que a bandeira tarifária vermelha estará em vigor no período.

O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Em julho, a bandeira também foi vermelha, por causa do uso intenso da energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.

Com as cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras servem para indicar as condições de geração de energia no país. Se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos, por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Foque no desenvolvimento do Apodi

A ira contra o prefeito Flaviano Monteiro é tão grande que em algumas pessoas desce espuma no canto da boca.

Continuo achando que tem 'políticos' que são adversários do Apodi.

Antes se subir no palanque de 2016, foque no desenvolvimento da nossa terra, trabalhe, fiscalize.

Desarme-se!

Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá nesta quinta e sexta em Apodi

Clique no convite para ampliar

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de agosto no Auditório do IFRN/Apodi, a X Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema central: Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.

A X Conferência Municipal tem por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento/consolidação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, na perspectiva da valorização dos trabalhadores; qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais; aprimoramento de mecanismo que favorecem o protagonismo do usuário (a); participação social e controle social e escolher/eleger delegados (as) para X Conferência Estadual de Assistência Social.