sábado, 15 de agosto de 2015

Católicos participam amanhã da 6ª Romaria das Famílias em Patu

As oito paróquias da Diocese de Santa Luzia se preparam para participar da 6ª Romaria das Famílias, que será realizada amanhã, dia 16, no Santuário do Lima, em Patu, e estará celebrando os 30 anos do Encontro de Casais com Cristo (ECC) na Diocese de Mossoró.

O encontro também acolherá a Capela de Nossa Senhora da Piedade vinda de Belo Horizonte, e que está peregrinando em todas as dioceses do Brasil anunciando o XXI Congresso Nacional do ECC, em julho de 2016.

MP vai investigar irregularidade em concurso feito pela Prefeitura de Caicó

Publicada hoje no Diário Oficial a abertura do inquérito civil público para investigar suspeitas de irregularidades em concurso realizado pela Prefeitura de Caicó. As denúncias recaem sobre processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja o que diz a publicação: “apurar supostas irregularidades no Processo Seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Caicó/RN, especialmente quanto à ausência de publicidade do certame e o curto prazo para realização das inscrições; Pessoa física ou jurídica a quem o fato é atribuído: Município de Caicó/RN; Representante: Ouvidoria do MPRN”. O caso será investigado pelo promotor José Alves.

Governo não deve pagar adiantamento de 13º a aposentados em agosto

O governo decidiu que não vai pagar em agosto o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, segundo fonte do ministério da Fazenda. O pagamento no mês de agosto de 50% do abono aos beneficiários da Previdência Social não é obrigatório, mas o governo vinha adotando essa prática de fazer o adiantamento desde 2006.

No ano passado, um decreto assinado ainda no dia 4 de agosto pela presidente Dilma permitiu que os repasses fossem feitos entre 25 de agosto e 5 de setembro. O valor foi creditado junto com o pagamento do benefício mensal. De acordo com um auxiliar do ministro Joaquim Levy, a pasta tenta encontrar uma solução para o problema até o fim do mês, mas ainda não há previsão de nova data para o pagamento.

TRE-RN abre licitação para construção do Fórum da 35ª Zona Eeleitoral em Apodi

A Comissão Permanente de Licitação do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte), abriu nesta última Quarta feira dia 12/08, a licitação para a construção do Fórum Eleitoral da cidade de Apodi-RN.

1) A Comissão Permanente de Licitação do TRE/RN torna público que realizará licitação, na modalidade TOMADA DE PREÇOS, do tipo menor preço, sob o regime empreitada por preço unitário, destinada à contratação de empresa para retomada da construção do Fórum Eleitoral de Apodi – 35ª Zona Eleitoral, de acordo com as especificações descritas nos anexos ao edital, que o integra.
2) A entrega da documentação e propostas poderá ser feita até às 14h00 horas do dia 01 de setembro de 2015, na sede do TRE/RN, Praça André de Albuquerque, 534, Cidade Alta, Natal/RN.
3) No mesmo endereço, nos dias úteis, de segunda à quinta-feira, das 13h00 às 19h00 e nas sextas-feiras das 08h00 às 14h00, serão fornecidas cópias do Edital e seus Anexos em mídia digital (CD, DVD, PEN DRIVE, etc.).
4) As empresas interessadas deverão fornecer as próprias mídias digitais para cópia dos documentos.
5) Informações adicionais poderão ser obtidas através dos telefones (84) 4006-5659 ou 4006-5651, no horário acima referido, ou solicitadas por correio eletrônico, por meio do endereço “cpl@tre-rn.jus.br”.

Motociclista cai de moto e morre no Centro de Apodi

Um homem identificado por Toquinho morreu após cair da motocicleta que conduzia pela BR 405, no centro de Apodi por volta das 22h10min desta sexta (14). Conforme o registro policial, Toquinho perdeu o controle da motocicleta, bateu no meio-fio e colidiu em um dos postes das câmeras do radar do semáforo.

De acordo com informações de populares, o condutor transitava pela BR 405 – quando teria perdido o controle, batendo no poste e caiu no chão próximo ao Posto Cidade. O SAMU foi até o local, mas infelizmente a vítima já se encontrava sem vida. Após os trabalhos de perícia, o ITEP recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró.

Com informações do Sentinelas do Apodi.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

FPM está causando taquicardia nos prefeitos

Os prefeitos potiguares estavam animados com a previsão de um crescimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 28%, mas devem esquecer.

Segundo nova projeção Secretaria do Tesouro Nacional, o aumento deve se limitar a 5,7%. Isso depois de uma queda, em julho, de 25,9%.


Governo Federal volta a não cumprir data para pagamento das obras do MCMV no Estado do RN

Anna Ruth destaca no seu Panorama Político que não foi cumprida mais uma promessa de pagamento das dívidas acumuladas com as obras do Minha Casa Minha Vida. A previsão do Governo Federal para as construtoras era pagar todo atrasado, acumulado há meses, no dia 15 de agosto, amanhã. No entanto, já chegou às empresas informações de que o crédito não será feito.

A grande preocupação dos empresários é que o atraso do pagamento termina inviabilizando o próprio negócio, inclusive porque o Governo Federal modifica, sem qualquer aviso, os prazos para quitação dos débitos.

FEMURN implanta Redesim em 156 municípios

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) está buscando incentivar a integração das cidades potiguares à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim. O projeto acontece em parceria com o SEBRAE/RN, o Governo do Estado, e a Junta Comercial do RN (JUCERN), e visa facilitar todo o processo de legalização para aberturas de empresas no estado. Já são 156 municípios cadastrados à Rede.

O presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, considera a Redesim um instrumento de auxílio no desenvolvimento econômico e social dos municípios na medida em que diminuí o mercado informal. “Esse sistema é uma ferramenta relevante para a economia dos municípios, pois garantem uma gama de benefícios, como por exemplo, a uniformização da legislação tributária e a criação de empregos formais. Dessa forma, está garantida a legalização e proteção tanto para o empregador como para o empregado”, disse.

Secretaria de Saúde de Apodi realiza 'Dia D' contra a poliomielite

A expectativa é vacinar cerca de 1.900 crianças em Apodi – RN.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, realizará no período de 15 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do ano de 2015 e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 15 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional.

Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Com relação à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, essa é uma importante ação do Ministério da Saúde e um dos seus compromissos assumidos com a população brasileira.

O grupo alvo na campanha contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e a meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal no município. O grupo alvo para a campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade. Onde deverá ser avaliada a situação vacinal, para que se proceda à atualização da caderneta de vacinação.

Os postos de vacinação estarão abertos no próximo sábado 15, durante todo o dia, das 8:00 às 17:00 horas. Os postos serão: Escola Estadual Gerson Lopes, Escola Estadual Ferreira Pinto, Centro de Saúde (SESP), UBS- São Sebastião, UBS- CAIC, Maçonaria (IPE), este último apenas pela manhã.

Após o dia “D” a campanha se estenderá até o dia 31 de Agosto nos postos de saúde da cidade e zona rural. A expectativa é vacinar cerca de 1.900 crianças durante toda a campanha.

Famílias agricultoras ganham biodigestores em Apodi

Famílias agricultoras de Apodi, no Oeste Potiguar, vão dizer “adeus” aos gastos mensais com gás de cozinha. No próximo dia 19, a ONG Diaconia inicia a construção de cinco novos biodigestores sertanejos no município. Os equipamentos são financiados pela Ajuda da Igreja Norueguesa, através do projeto NCA Ambiental, e estarão prontos já na primeira quinzena de setembro.

Desde 2011, a Diaconia já instalou 122 biodigestores nos municípios potiguares de Doutor Severiano, Paus dos Ferros, Rafael Fernandes, Apodi, Caraúbas, Rafael Godeiro, Alexandria e Umarizal. “Vamos beneficiar mais 16 famílias este ano. Até dezembro, chegaremos a 136 biodigestoresimplantados na região”, disse o auxiliar técnico da Diaconia, Edson Silva, responsável por instalar a tecnologia no Oeste Potiguar.

O biodigestor sertanejo é uma tecnologia social de convivência com o Semiárido, adaptada pela Diaconia, que utiliza esterco de animais para gerar gás de cozinha e biofertilizantes. Ao substituir o botijão de gás pelo equipamento, as famílias agricultoras economizam, em média, R$ 50 por mês, e contribuem diretamente para a conservação do meio ambiente, já que o biogás é menos poluente do que o chamado Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Em Apodi, a construção e instalação dos equipamentos têm conclusão prevista para o dia 15 de setembro. “Mas, seguiremos no município até o fim do ano, com capacitações praticas para as famílias utilizarem a tecnologia”, informou Silva.

Coleta Móvel: Mais um grande serviço ofertado pela Secretaria de Saúde

Coleta domiciliar no sítio Córrego

Para atendê-lo cada vez melhor, a secretaria de Saúde oferece mais um serviço diferenciado: a coleta móvel. Vamos até você, aonde você estiver.

Para pacientes com dificuldade de locomoção ou aqueles que residem nas comunidades mais distantes, a coleta móvel atende idosos, deficientes físicos, mentais ou acamados por doenças. A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço de Coleta Móvel, que realiza a coleta de exames laboratoriais, atenção básica do tipo Glicose, Colesterol, Tri, Ácido Úrico, Uréia, Creatinina, entre outros.

O serviço de Coleta Móvel está presente toda semana nas quatro regiões do município realizando a coleta domiciliar. Confira o cronograma: 
  • Toda segunda feira – polo Góis;
  • Toda terça feira – polos Melancias e Santa Rosa;
  • Toda quarta feira – polo da Várzea;
  • Toda quinta feira – polo Córrego;
  • Toda sexta feira – polo Soledade.
Praticamente todo o tipo de exame é realizado pela Coleta Móvel. A Coleta Móvel conta com uma equipe formada por profissionais especializados com qualidade, cordialidade e agilidade no atendimento.

“Você realiza todos seus exames sem sair de casa, com todo conforto e comodidade, e ganha mais tempo para aproveitar o dia. Mais um serviço diferenciado da secretaria de saúde que sempre se preocupa em levar facilidades e bem-estar para todos os apodienses”, destacou a técnica em análise clínica Joelma Martins.

Secretaria de Esportes amplia programa Escola da Bola


O governo municipal no primeiro ano de gestão, implantou o programa Escola da Bola. Desde então, a prefeitura através da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer tem distribuído traves, materiais esportivos, recuperando e criando estruturas físicas (campos de futebol).

Na noite de ontem 13 de agosto, o secretário Veríssimo Gama deu início a mais uma etapa do programa, em reunião na Escola Municipal Alcivan Pinto no bairro Bacurau I, foi criado o primeiro núcleo do programa Escola da Bola.

“A ampliação do programa tem o objetivo de criarmos escolinhas de futebol nos quatro cantos do município. Visando sempre a formação de cidadãos de bem, que possam contribuir para uma sociedade melhor”, disse o secretário Veríssimo Gama.

Estão vendo demais, tarados! É a gata da sexta!!!

A ordem é fortalecer o partido do governador

A orientação do governador Robinson Faria (PSD) a seus comandados políticos é clara: fortalecer o PSD às eleições municipais de 2016.

Por isso, um silencioso trabalho tem sido feito em todo o estado, para atrair nomes que possam formar nominatas a vereador e chapas majoritárias competitivas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prefeitos demagogos se fazendo de coitadinhos no RN

Tem muito prefeito no Rio Grande do Norte fazendo demagogia pensando que engana os bestas. Diminuindo uma “merreca” dos seus salários como se fossem “uns coitadinhos”.

Balela! Estão fazendo é muita demagogia para enganar o eleitor. Isso sim! Fiquem com seus salários e vão trabalhar, cambada!

E morreu Maria Preá!

Prefeito de Pau dos Ferros não homologa concurso

Enquanto o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, desfila pelos corredores do poder em Brasília andam perguntando na cidade porque o concurso público realizado no município ainda não foi homologado.

Reforma política quer o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito

Entre outros pontos da Reforma Política a proposta prevê o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito, e urna eletrônica com emissão de “recibo” de voto.

O texto principal da reforma política aprovado em dois turnos antes do recesso parlamentar de julho, mas os parlamentares ainda precisavam analisar destaques, entre os quais o de autoria do PT que visava vetar o financiamento de pessoas jurídicas.

União de forças para salvar o RN

Olhando essa foto abaixo…


Fico aqui pensando: é assim mesmo que tem que ser.

Quem falou em união de forças para salvar o Rio Grande do Norte tem que se unir às forças para salvar o combalido elefante.

O governador Robinson Faria e o ex-candidato a governador, hoje ministro Henrique Alves, tentando salvar o Rio Grande do Norte. 

Eu vi no blog da Thaisa Galvão

Ministério Público apresentou denúncia contra gestores omissos

Como órgão fiscalizador, o Ministério Público faz uma série de recomendações aos prefeitos potiguares.

Só que a coisa ficou preta para aqueles gestores omissos, pois já há processos em andamento no Tribunal de Justiça.

A coisa vai ficar preta.

Quatro pessoas foram mortas em chacina na cidade de Tibau

Depois de Serra Caiada, a Polícia do Rio Grande do Norte registrou mais uma chacina na noite de ontem (12). Na cidade de Tibau, distante 42 quilômetros de Mossoró.

Segundo testemunhas, por volta das 22h, indivíduos invadiram uma casa, próximo ao Clube Álibi, e executaram pelo menos quatro pessoas, baleando outras duas. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da equipe do ITEP, que vai identificar os corpos.

Comarca de Apodi já destinou R$ 180 mil em recursos de penas pecuniárias

Foto: Jânio Duarte
A juíza Kátia Cristina Guedes, diretora do foro da comarca de Apodi, destinou R$ 9.570 para a compra e aquisição de 30 colchões para serem utilizadas nos leitos da Maternidade Claudina Pinto, localizada na mesma cidade. Os recursos são oriundos da aplicação de penas de prestação pecuniária naquela comarca. A doação ocorreu na última quinta-feira (6) e era necessária uma vez que os colchões até então utilizados não eram substituídos há 15 anos.

Ao todo, a magistrada já fez a destinação de mais de R$ 180 mil para diversas entidades que realizaram seus cadastros e apresentaram projetos técnicos com o intuito de estarem aptas a receberem esses recursos. A juíza avalia que o procedimento tem se mostrado viável.

A Maternidade já havia sido beneficiada com a doação de R$ 12 mil como complemento para a aquisição de uma ambulância. A verba foi destinada para a Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância de Apodi (Apami), que mantém a unidade.

Segurança pública
“Muitos dos valores são destinados à órgão de segurança pública do nosso Estado, dada a precariedade dos recursos financeiros do Estado (Poder Executivo) em atender as demandas estruturais dos seus órgãos de segurança”, aponta a juíza Kátia Cristina Guedes.

Entre os destaques está a doação de R$ 120 mil para as obras de reforma e ampliação do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, o qual foi inaugurado em fevereiro de 2015, com uma estrutura completamente nova e considerada uma modelo para as demais unidades do estado.

Uma das doações foi destinada para o 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, sediado em Mossoró e que atua em toda região Oeste, inclusive nas cinco cidades que compõem a Comarca (Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes). A verba de R$ 11.600 serviu para gastos com peças e pneus para viaturas; manutenção do Caminhão Boiadeiro especializado no recolhimento de animais soltos nas rodovias estaduais; compra e aquisição de várias peças e troca de óleo utilizados em 15 motocicletas pertencentes àquela unidade policial, que realizam o patrulhamento de trânsito em toda região Oeste.

A 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi recebeu R$ 18 mil para equipamentos para instalação de câmeras de monitoramento distribuídas por toda a cidade de Apodi, reforma do alojamento dos PMs integrantes do Grupo Tático Operacional (GTO), equipamentos de comunicação (rádios), gastos com peças e pneus para viaturas, materiais de expediente e limpeza.

Também foram destinados R$ 9.400 para a Associação de Proteção aos Animais de Apodi (APA), relativo à compra e aquisição de três chaves de partida elétrica, necessárias ao acionamento de bombas hidráulicas, com o objetivo de irrigar plantio de ração destinada à alimentação dos animais acolhidos pela associação, os quais são apreendidos nas rodovias locais, evitando-se, assim, a ocorrência de acidentes nas estradas.

Projeto Cisterna nas Escolas capacita profissionais da área da educação em temas voltados para a convivência com o Semiárido


Nos dias 30 e 31 de julho aconteceu o Curso de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Escolar (GRHE), do município de Apodi/RN, dentro do Projeto de Cisterna nas Escolas. O curso teve o objetivo de capacitar os profissionais que cuidam de uma parte muito importante na escola e fundamental no desenvolvimento do projeto: a água e a merenda escolar. Ao todo foram beneficiadas cerca de quinze escolas da zona rural do município, que receberão uma Cisterna com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

Na ocasião, alguns temas relacionados com a convivência com o semiárido, as tecnologias sociais, as doenças que podem ser transmitidas pela água e pelos alimentos, além dos cuidados com a cisterna foram tratados no curso. O Secretário de Educação do município, Caubi Torres, também participou de um dos momentos da formação e ressaltou a importância do projeto para a permanência e continuidade das escolas da comunidade rural.

As merendeiras e auxiliares de serviços gerais foram bastante participativos no curso e puderam compartilhar entre si suas experiências profissionais e os principais desafios que eles enfrentam diariamente em relação à escassez da água.

De acordo com o facilitador do curso, Adriano Oliveira, a oficina foi bastante proveitosa, pois, atingiu todas as expectativas, promovendo o debate, a interação e o envolvimento dos participantes. “Eles assumiram junto conosco o compromisso e a responsabilidade de construir esse projeto. É importante quando eles se sentem parte do processo porque assim nós podemos lutar de fato pela democratização da água”, afirmou.

O Projeto
O Projeto Cisterna nas Escolas está sendo executado pelo Centro Terra Viva e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Suas ações fazem parte do programa de convivência com o semiárido da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O projeto prevê a construção de 83 cisternas de 52 mil litros em dez municípios localizados entre as regiões do Médio e Alto Oeste Potiguar como: Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Caraúbas, Campo Grande, Janduís, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Patu e Antônio Martins. Até janeiro, os municípios de Umarizal, Olho D’água do Borges e Upanema também devem ser inclusos, totalizando treze cidades.

Além da construção da cisterna, outro grande desafio do projeto é o de capacitar os profissionais que trabalham nas escolas rurais como merendeiras, auxiliares e professores (as) para fazer uma reflexão sobre o tipo de educação existente nessas escolas. Até novembro, mais de 300 profissionais devem ser capacitados pelo projeto nos cursos de GRHE e Educação contextualizada, com foco para uma educação mais adaptada ao contexto do semiárido e das formas de convivência sustentável.

Para a coordenadora do projeto, Cláudia Mota, a escola é o ambiente mais importante da comunidade e o projeto possibilita trabalhar o tema da convivência com o semiárido de forma integrada com a escola, garantindo que a merenda seja feita com água de qualidade e conscientizando os profissionais através das formações o quão importantes são essas estratégias para se viver bem nessa região.

Apodi recebe a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Handebol Campeonato Estadual de Handebol


A segunda etapa do Campeonato Estadual de Handebol terá início a partir das 18h desta sexta-feira (14), na cidade Apodi, região Oeste do Estado. Durante todo o final de semana, nos dias 14 a 16 de agosto, o Ginásio Municipal Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes receberá mais de 20 jogos nas categorias adulto masculino e feminino, entre as equipes de diversas cidades do Rio Grande do Norte.

A competição, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol (FNH), pretende divulgar a modalidade pelo interior do Estado. Para isso, dividiu o torneio em quatro etapas, que estão sendo realizadas no decorrer do ano em alguns municípios potiguares.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Balões de ensaio estão sendo produzidos em larga escala

Enquanto se fala nas articulações políticas para 2016 em Apodi, cresce uma indústria: dos balões de ensaio.

Na pré-campanha, as candidaturas de “faz-de-conta” estão sendo produzidas aos montes.

Ministério inicia testes em estação de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco

O Ministério da Integração Nacional iniciou na última semana, a fase de testes de comissionamento dos equipamentos hidromecânicos da primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte, do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O primeiro acionamento com êxito de uma das bombas aconteceu na sexta-feira (7/8), no município de Cabrobó (PE), que trará água para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Também estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores além de verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão.

Veja o vídeo:

Empresa comemora 2 anos de atuação na região Oeste


Na última terça feira (11), a Rede Quero Bem Supermercados reuniu toda diretoria em sua sede, localizada na cidade de Itaú, para comemorar os 2 anos de criação da rede no interior do Estado. Uma comemoração que mostra o potencial de crescimento em pouco tempo de atuação num mercado tão competitivo.

A Rede Quero Bem já conta com 18 lojas associadas na região do Oeste potiguar e tem como propósito o atendimento das expectativas de seus clientes, através da qualidade na prestação de serviços e do melhor preço, garantindo maior satisfação.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Para o senador José Agripino, transposição tinha que ter sido concluída em 2010

Do senador José Agripino Maia sobre a reunião de ontem no Ministério da Integração Nacional.

“Entendo o momento de crise vivido pelo país e sei do contingenciamento de verbas em todas as áreas, mas deixar a esperança do povo potiguar, que sofre com a falta de água inclusive para beber, minguar na justificativa de que a prioridade federal é a transposição do São Francisco é frustrante. Até porque a transposição deveria ter ficado pronta em 2010, mas hoje tem pouco mais da metade das obras concluídas. A promessa agora é terminá-la em 2016 ou 2017 ao custo de R$ 8,2 bilhões, mais de 80% acima do preço inicial. Mas, não deixarei de lutar e de ser voz ativa no Senado no sentido de cobrar medidas emergenciais contra a forte estiagem enfrentada pelo nosso estado”, disse.

Sem chuva na nascente do São Francisco, o sonho do Rio Grande do Norte receber as águas da transposição, ainda vai demorar um bocado. Vale salientar que essa promessa de governo tem que ser combinada com São Pedro.

Oiticica: Ministro da Integração Nacional diz que dinheiro de desapropriações já foi repassado ao Dnocs

Terminada a reunião no Ministério da Integração Nacional, que contou com a presença do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, foi anunciada a liberação de, no mínimo, R$ 13 milhões por mês para a continuidade das obras da barragem Oiticica. A cobrança da bancada foi que a obra precisa de dinheiro para poder fazer as desapropriações. Gilberto Occhi informou que o dinheiro que faltava para quitar as desapropriações já foi repassado ao Dnocs no último dia 8.

E que o governo liberou, em julho, 13 milhões para obras hídricas que estão sendo realizadas no Rio Grande do Norte, sendo 6 milhões para a Oiticica, 3 milhões para a adutora Currais Novos/Acari, 2 milhões para a adutora do Alto Oeste e 2 milhões para a barragem de Santa Cruz, no Vale do Apodi.

Não haverá expediente no Comércio e Supermercados dia 17 de agosto

Clique na imagem para ampliar

Em virtude do feriado do dia do comerciário, no próximo dia 17 de agosto (segunda feira), não haverá expediente no Comércio e Supermercados no município de Apodi - RN.

Apodi se destaca no acompanhamento e controle da Tuberculose

No ano de 2014 foram notificados 1.348 casos de tuberculose no RN

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem (11) visita dos Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) e também da coordenadora do programa na II Ursap – regional de Mossoró.

A visita teve por objetivo avaliar a organização da assistência à Tuberculose no município, analisando o sistema de informação do programa, o acompanhamento dos casos confirmados deste agravo, e ainda sobre as práticas laboratoriais que dizem respeito ao diagnóstico e controle da doença. Durante a reunião foi discutida a situação de saúde sobre a Tuberculose no município.

“Parabenizamos o secretário de Saúde, Pedro Júnior, bem como sua equipe pela significativa atuação no acompanhamento e controle da doença, sendo o município de Apodi referência, utilizado como exemplo para outros municípios neste aspecto”, frisou Valéria Nepomuceno Santos coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RN).

No demais, os coordenadores da regional de Mossoró presentes se colocaram à disposição para contribuir com a Secretaria de Saúde, no sentido de qualificar cada vez mais a assistência à Tuberculose na Atenção Básica do município.

Tapuias de Apodi viram título de matéria em site da Secretaria Estadual de Cultura

Lúcia Maria Tavares - Presidente do CHCTPLA

No dia 23 de julho estiveram, a presidente do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi Lúcia Tavares e a vice-presidente Mônica Freitas, na Fundação José Augusto, na capital do Estado Natal. A finalidade foi estudar a possibilidade de participar de um prêmio nacional voltado para a cultura indígena. Naquele momento, a equipe de comunicação da Secretaria de Cultura esteve presente à reunião e fez entrevistas com as duas representantes do povo indígena pertencente à nação da tapuia paiacu do Apodi. E, ao conversar com Lúcia, algumas histórias referentes aos episódios que ocorrem em Apodi, por falta de informação referente à real história da tribo indígena que ali habitava e deixou certamente a herança genética foram contadas. Uma delas serviu de inspiração para a referida equipe da Fundação José Augusto levar a público informações sobre o CHCTPLA.

O conteúdo da matéria é apresentado a partir de uma fotografia da índia Lúcia Tavares, seguido de uma história que ocorreu com sua neta em uma escola de Apodi por causa da luta da presidente do CHTPLA em tornar públicas informações mais profundas acerca dos primeiros habitantes de Apodi.

Eu vi no blog Tudo de Apodi que viu na Fonte Tapuya

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Se chegar a prefeitura de Natal, Robério já anuncia redução pela metade do salário de prefeito

Garantido ter tido acesso a pesquisas que lhe colocam como o primeiro colocado na disputa pela prefeitura de Natal, o professor da UFRN, Robério Paulino confirmou durante entrevista ao Panorama 95 desta terça-feira (11), que seu nome estará a disposição do pleito, mas a decisão final caberá ao seu partido, o PSOL.

E a primeira promessa de campanha, Robério já tratou de adiantar. “Eu fiz uma campanha ano passado de 15 mil reais, porque achamos que a consciência de ninguém está a venda. E a classe média mais esclarecida em Natal votou em Robério sem eu dar um real, nem dei e jamais darei. Se eu chegar a prefeitura vou reduzir pela metade o salário de prefeito e doar para uma escola municipal. Faço por um sonho em transformar a sociedade".

UFRN abre concurso para preencher 44 vagas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte fará concurso para preencher 44 vagas. O edital foi publicado na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União.

Os cargos são para engenheiro, médico, farmacêutico bioquímico, jornalista, tecnólogo em Ciência e Tecnologia, assistente em administração, revisor de texto braille, técnico de laboratório, operador de luz, programador de rádio e televisão, assistente de laboratório e auxiliar de enfermagem.

As vagas são para cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental e a remuneração varia entre R$ 1.739,40 e R$ 3.666,54. As provas serão aplicadas no dia 11 de outubro e contará com 50 questões objetivas e uma redação.

Crise: prefeitos pedem fim de impasse político

Em meio ao recrudescimento da crise política e econômica que acomete o país, a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) vai divulgar nesta segunda-feira (10) uma carta para posicionar a entidade às vésperas das manifestações contra o governo, marcadas para o próximo domingo (16).

Segundo o documento, é necessário que governo e parlamentares superem impasses políticos antes que eles “comprometam o futuro do nosso país”.

Os prefeitos reconhecem o agravamento da situação política e econômica do Brasil e pedem uma “estratégia de crescimento que recupere a estabilidade e promova o desenvolvimento sustentável”. “Nesse contexto, é indispensável remover as eventuais dificuldades existentes no encaminhamento das discussões legislativas, além de estabelecermos uma mesa permanente de discussões técnicas com o Executivo Federal”, diz o texto.

Flamenguistas não se entendem nem para eleger diretoria

A guerra entre situação e dissidentes só aumenta, mas conhecidos caciques do Flamengo jogam todas as fichas para apaziguar os ânimos em busca de um processo eleitoral tranquilo. A ideia do encontro partiu do ex-vice de relações externas, Flávio Godinho. Segundo o UOL Esporte, ele convidou os flamenguistas para um jantar no bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

Os ex-presidentes Márcio Braga, Kleber Leite, Hélio Ferraz, George Helal, Antônio Augusto Dunshee de Abranches, Gilberto Cardoso Filho e Patricia Amorim estarão presentes. Figuras influentes como Plínio Serpa Pinto e Humberto Motta também foram chamadas.

Vereadores rompem, mas não entregam cargos

Segundo contam pelos corredores do poder, tem vereadores em alguns municípios mantendo uma velha prática: rompem com o prefeito, mas mantém seus apadrinhados na gestão municipal.

Sebrae Apodi realiza palestra sobre Consultoria Integrada de Gestão


O Sebrae convida para a palestra de Sensibilização do CIG – Consultoria Integrada de Gestão, uma solução do Sebrae que reúne Consultoria e Curso e que vai ajudá-lo a alavancar os resultados da sua empresa.

Data: 19 de agosto de 2015
Local: Hotel Apodi
Horário: 19 às 21h

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Apodi vive avanços significativos na Saúde

A saúde é uma das pastas mais difíceis de ser gerida no município de Apodi. Quando assumiu o mandato em 2013, o prefeito Flaviano Monteiro encontrou o setor em frangalhos, revelando inúmeras falhas e exigindo correções emergenciais que ele precisou fazer, além de expor a necessidade de uma evolução imediata, de uma estratégia emergencial e de planos para fazer o serviço funcionar e melhorar atendimento à população.

Hoje, o cenário é outro, completamente diferente. O desempenho do município de Apodi é destaque na Atenção Básica em comparação a outras cidades do Estado.

Os investimentos do governo municipal na saúde são visíveis na ampliação e modernização dos serviços, em especial as melhorias das UBSs e na Maternidade Claudina Pinto, para suprir as necessidades não só das gestantes de Apodi, mas também de gestantes oriundos de cidades circunvizinhas e até de outros estados, garantindo mais eficiência e agilidade no atendimento.

A Secretaria de Saúde de Apodi chegou ao final de 2014 com um balanço bastante positivo de gestão como diversos atendimentos no Odontomóvel e a Coleta Móvel, criação da Central de Marcação de Consultas, melhoria no atendimento do CEO, 9 UBS com atendimento médico e de enfermagem, a qualidade do serviço do SAMU também melhorou. Com os avanços obtidos na área da saúde nos últimos anos, é possível discutir outras medidas para melhorar o serviço público de saúde do município.

Pedro Júnior, secretário de Saúde de Apodi, afirma que é preciso que a população valorize mais o Sistema Único de Saúde - SUS. “A intenção é despertar as pessoas para a importância do SUS, que ainda é visto por alguns como uma política de saúde para pobres, o que não é verdade. Embora muitas pessoas pensem assim, hoje as classes sociais mais altas também usam o Sistema Único de Saúde, principalmente no que se refere a tratamentos mais caros”, explica o secretário.

A atual situação da saúde do município é infinitamente melhor do que foi apresentado nas várias gestões anteriores.

Vereador de Severiano Melo é empossado presidente da UVERN


Aconteceu no último sábado (08), na cidade de Severiano Melo, a posse do presidente da Associações de Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), Bruno Filho.

Estavam presentes ao evento, dentre outras autoridades, o deputado estadual Nelter Queiroz e o presidente da FECAM e da Câmara de Mossoró, Jório Nogueira.

Homologação da licitação para conclusão da Praça Getúlio Vargas


A Comissão Permanente de Licitação do Município de Apodi – RN, través do seu Presidente torna público o resultado do julgamento de habilitação da Proposta de Preço e Final da licitação Tomada de Preço nº 003/2015.

Execução dos serviços do saldo remanescente da Obra da 1ª e 2ª etapa de “Modernização e Adequação da Praça Getúlio Vargas". Que teve como vencedora a empresa Construtora Dantas LTDA. No valor de R$ 558.322,50 (quinhentos e cinquenta e oito mil, vinte dois reais e cinquenta reais).

Abertura dos JERN's - regional de Apodi acontecerá no dia 21 de Agosto


O coordenador de Educação Física da 13ª Dired - Apodi convida toda comunidade para participar da abertura dos XLV Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERN’S - regional de Apodi, que acontecerá no dia 21 de agosto de 2015 (6ª feira), as 07:00hs, saída do Calçadão da Lagoa até o ginásio de esportes Vilson Custódio.

Coordenador de Educação Física da 13ª Dired - Apodi
Neto Romão

Pelas caridades: pastor beija a nádega das fiéis para que consigam marido!

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em atos carnais e não espirituais.

Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe – las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18).

Uma chamada de atenção todos aqueles que dizem ser crentes, não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que você procura na igreja, não siga o vento, que ele pode te levar ao inferno ou até a praia.

Se você acha que esse pastor devia prestar contas com a justiça, pôs eu não.  Todas essas mulheres burras e desesperadas, é que deviam levar uma surra e serem castigadas por terem acreditado numa crença dessas.

Eu vi no blog do Primo.

Empresas nas eleições e contas públicas


O leitor deve estar se perguntando qual a possível relação existente entre o financiamento empresarial das campanhas eleitorais e as contas públicas? E respondo de plano: é a mais direta possível e infelizmente intrinsecamente ligada à origem da corrupção que campeia o setor público brasileiro.

AS EMPRESAS de um modo geral são quem comandam esse país. O DNA do poder está nelas e o seu comando é diretamente proporcional à quantidade de dinheiro investida em cada campanha eleitoral, ao ponto de poucas empresas realmente terem acesso ao poder.

Essa promiscuidade legalizada e ocorrente nas barbas de todos nós é um câncer que se espraia na administração pública, de uma forma tão marcante, que em algumas prefeituras de nosso país, as empresas que bancaram a eleição de dado candidato passam na prática a arrendar o ente no período do mandato, sugando o dinheiro público de uma forma tão intensa, que o bem comum é até mesmo olvidado no papel.

A ousadia de alguns empresários que compraram os mandatos chega ao ponto de não haver qualquer cerimônia, acreditando terem direito de saquear as verbas públicas e o despautério é tão grande que sequer se preocupam em formalizar direito as licitações e contratos administrativos.

Outros mais comedidos colocam empresas que formalmente não têm relação direta com a empresa que bancou a candidatura, contudo quando se investiga, vê-se a ligação com o “dono dos porcos” como se diz, pois sempre tem alguém que verdadeiramente manda e controla todo o agir estatal para consecução dos contratos que lhe assegurem o lucro inimaginável no mercado à conta dos contribuintes.

Portanto, quem pensa que as empresas doam alguma coisa nas eleições ainda deve acreditar em Papai Noel ou Pinóquio, pois o investimento feito nas campanhas é um grande negócio e mesmo com todos os riscos, enfeitiça os empresários ao ponto deles esquecerem a possibilidade de serem presos.

E essas afirmações podem facilmente serem comprovadas, bastando que o leitor tenha o trabalho de verificar quais as empresas que doaram nas campanhas, e verão que do início ao fim do mandato sempre as mesmas aparecem como detentoras de contratos administrativos.

As investigações que acompanhamos diretamente na mídia comprovam de forma clara essa ligação entre empresas que investiram pesado em uma dada campanha e que através de contratos superfaturados, muitas vezes sequer licitados, roubam literalmente o dinheiro público, sangrando todo o povo brasileiro, que sofre dia a dia com a ausência de políticas públicas que lhes assegurem o mínimo existencial.

Entretanto, o pior de tudo isso é ver que o nosso povo aceita calado essa relação promíscua como se fosse algo normal e que não tem mais jeito. Não podemos aceitar.
O que está faltando em cada um de nós é capacidade de se indignar e ao mesmo tempo exigir posições mais firmes de quem deve não só combater a corrupção, mas também de quem tem o dever legal e moral de zelar pelas contas públicas.

E o que estamos vendo é justamente o contrário. Quem deveria estar aplaudindo essa nova postura de lidar com os verdadeiros criminosos desse país, se apega a filigranas jurídicas, criticando um trabalho nunca visto de depuração da politicagem brasileira, pois não há dúvida que toda essa corrupção está diretamente atrelada ao comando empresarial que financia as eleições de norte a sul do país.

Herval Sampaio é juiz de Direito e Professor. Editor do site www.novoeleitoral.com, Membro do MCCE e MARCCO/RN

“Hoje nós somos meros gerentes de folha de pagamento”, diz presidente da FEMURN

Em entrevista ao site Mossoró Hoje o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Francisco José Júnior, voltou a destacar a delicada situação financeira das prefeituras.

“Hoje nós somos meros gerentes de folha de pagamento”, disse.

Atualmente, os municípios recebem apenas 16% dos impostos arrecadados. A maior parte (60%) fica com o Governo Federal. O Estado recebe 24%.

“Fomos à Brasília pedir para que possa incrementar essas receitas para os municípios, por que hoje nós somos meros gerentes de folha de pagamento. O dinheiro só dar para folha de pagamento e não dar pra fazer investimentos”, destacou o prefeito de Mossoró.

Francisco José Júnior destaca que cerca de 20% das prefeituras do país estão com a folha de pagamento atrasada devido à falta de recursos.