sábado, 22 de agosto de 2015

Calculadora na mão quando o assunto é sucessão em Apodi

Pelos corredores da Câmara de Vereadores de Apodi não se fala outra coisa a não ser a campanha de 2016.

Neste cenário, os vereadores já pensam se ficam ou irão procurar outras legendas. Todos com uma calculadora na mão contabilizando quantos votos precisarão em cada cenário eleitoral-partidário traçado por eles.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Assentamento Aurora da Serra recebeu atendimento Médico e de Enfermagem


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu atendimento médico e de enfermagem no Assentamento Aurora da Serra. A ação envolveu profissionais como enfermeiro, médico, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O evento aconteceu na Escola da comunidade, com bastante participação da população do Assentamento Aurora da Serra; e teve por finalidade atender a comunidade, que está situada a cerca de 30 km da cidade, onde muitos não têm como se deslocar até a sede do município ou até mesmo irem a Unidade de Saúde mais próxima que fica no distrito de Soledade.

Além do atendimento médico e de enfermagem oferecidos, os assentados tiveram acesso a campanha de vacina Poliomielite e Multivacinação. Foram realizados diversos atendimentos durante todo o dia.

Segundo Greice Gurgel, enfermeira da UBS Soledade, o evento faz parte das ações previstas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família, para atendimento aos assentamentos Aurora da Serra, Laje do Meio, Portal da Chapada, entre outros e cada vez mais temos obtido êxito em nosso trabalho em cada comunidade.

Greice aproveitou ainda para agradecer o apoio da Secretaria de Saúde à iniciativa.

Lajedo de Soledade em Apodi será tema de documentário do programa Expedições

Equipe gravou documentário sobre o Lajedo de Soledade
que irá ao ar no programa Expedições

Desde a última quinta-feira, que uma equipe se encontra no Lajedo de Soledade, no Distrito de Soledade em Apodi, visitando o Sitio Arqueológico, como também realizando entrevistas com populares, conhecendo um pouco da história, da pacata, mais visitada comunidade rural de Apodi.

“É mais uma porta de divulgação para o mundo, o nosso Lajedo será exibido em rede nacional, por isso estamos dando todo suporte com o intuito que toda equipe seja bem assistida e possa mostrar nosso Lajedo para todos”, comentou Expedito Targino, presidente da FALS.

A equipe é formada pelo biólogo e cinegrafista Rodrigo Serrado, pelo fotógrafo, cinegrafista e escalador Fábio Serfaty e pela produtora de campo e jornalista Aline Dale.

Os expedicionários têm sempre um desafio, que pode ser a cachoeira mais alta do Brasil, o encontro do raro Uacari branco, o resgate de uma manifestação cultural perdida no tempo, ou a redescoberta de um grupo indígena, em uma área remota do país. Ou, no nosso caso, analisar formações geológicas da região.

O programa ‘Expedições’ está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30, uma porta para a visibilidade do Lajedo de Soledade em Apodi.

Eu vi no Salomão Medeiros. Foto: Josenias Freitas/Divulgação

Conheça os deputados potiguares mais presentes nas sessões plenárias da Câmara

O Blog ApoDiário divulga com a ajuda do site Excelência o ranking dos deputados federais do RN com maior índice de frequência nas sessões plenárias da Câmara dos Deputados. Confira:

Walter Alves – 72%
Zenaide Maia – 70%
Rogério Marinho – 70%
Felipe Maia – 70%
Beto Rosado – 68%
Antônio Jácome – 66%
Rafael Mota – 61%
Fábio Faria – 57%

Greve da UERN completa hoje três meses

A greve de professores e técnico-administrativos da UERN completa hoje três meses, sem qualquer perspectiva de negociação.

A categoria pede o cumprimento do reajuste salarial de 12,035%, negociado em 2014.

Qualquer político tem que...

Todo político deveria pedir para seus eleitores assinar a petição do Ministério Público Federal (MPF) se tornar lei contra corruptos.

CLIQUE AQUI e visualize a página do MPF Combate a Corrupção.

Dilma garante a Robinson obra que antecipará chegada das águas do São Francisco ao RN

Do governador Robinson Faria:

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Tem cobra traiçoeira instalada em ninho político de Apodi

Tem cobra traiçoeira instalada em ninho de aliado e repassando todas as estratégias que serão utilizadas em 2016 por um pré-candidato a prefeito.

É bom olhar a sua volta e analisar quem realmente merece a confiança.

O leva e traz está grande e o veneno é mortal!

Ângel Agrícola ampliou recentemente seu maquinário para otimizar e melhorar a produção

Ângel Agrícola em Apodi - RN

Pensando no crescimento e qualidade da produção, a empresa Ângel Agrícola, localizada na Chapada do Apodi, que produz melão, melancia, banana e outras culturas ampliou recentemente seu maquinário para otimizar e melhorar a produção, pensando também na exportação para o continente europeu.

O empresário Ângelo Shigueyuki Morita trouxe a empresa recentemente técnicos que implantaram novas máquinas, que cada vez mais ampliam a produção, como também realizou melhorias na estrutura interna, realizando a vedação do local onde as frutas são selecionadas, principalmente o melão, para atender demandas dos importadores e do Ministério que fiscaliza essa demanda.

13ª DIRED: Abertura dos XLV JERN'S - 2015 em Apodi


Aconteceu na manhã de hoje (21), a abertura dos XLV JERN'S da 13ª DIRED aqui em Apodi. O tema desse ano é “Esporte, a arte de educar”. Os XLV JERN'S edição 2015, contará com a participação de 07 municípios jurisdicionados a 13ª DIRED, num total de 32 escolas e 1.092 Atletas, em diversas modalidades.

Durante as abertura hoje, um grande número de escolas abrilhantaram o desfile de abertura que começou no terminal turístico da Lagoa do Apodi e terminou no ginásio poliesportivo Wilson Custódio Diógenes com a apresentação de todas as escolas que participaram do desfile. Parabéns todas as escolas e a comissão organizadora pelo belíssimo evento de abertura.


Um grandioso público foi até o ginásio poliesportivo Wilson Custódio para prestigiar a abertura dos jogos. As competições começam hoje, 21 e vão até o próximo dia 28. Com certeza os alunos de todas escolas sempre estarão presente aos jogos levando o apoio as suas respectivas equipes.

Fonte: Prof. Toinho

Prefeitos rompem parceria com o governo Robinson Faria

Os prefeitos decidiram romper a parceria com o Governo do Estado e vão suspender o pagamento do custeio para as polícias Militar e Civil.

Pelo menos 50 prefeituras encerrarão os convênios firmados para ajudar o Estado a pagar as contas da segurança pública nos respectivos municípios.

Os prefeitos também decidiram pedir de volta os servidores municipais que estão cedidos aos Estado, com salários pagos pelas prefeituras.

O motivo das duas medidas: a crise econômica.

Essa é a versão oficial, extraída da reunião ocorrida na Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), sob a batuta do prefeito de Mossoró e presidente da entidade, Silveira Júnior (PSD), que é aliado do governador Robinson Faria (PSD).

Nos bastidores da Femurn, porém, os comentários são outros e todos de queixa contra a gestão estadual.

Os prefeitos reclamam que os seus municípios não estão recebendo a parceria da administração de Robinson Faria, muito menos sendo recebidos na Governadoria.

Eles comentam que em quase oito meses de gestão, Robinson ainda não firmou uma parceria com as prefeituras, o que sugere o “rompimento” entre eles.

O fato é que a suspensão do pagamento do custeio de delegacias vai provocar enorme problemas na segurança dos municípios, que já é bastante precária.

Os recursos das prefeituras servem para atenuar a escassez de dinheiro por parte do Estado, cobrindo “brechas” na estrutura das delegacias. Agora, sem esse apoio, a situação tende a se agravar.

Fonte: Jornal DeFato

A gata da sexta feira! Que olhar safadinho, né tarados!

Câmara Cultural

A exemplo de Mossoró, olha aí vereador Jório Nogueira: a Câmara Municipal de Caraúbas vai também criar a “Câmara Cultural”, projeto nesse sentido será apresentado pelo vereador Edson Moraes para votação na sessão de hoje, 21 de agosto. Ótimo!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

UERN volta a visitar instalações do projeto do Sítio Córrego, em Apodi

O projeto “Uso da tecnologia da extração a vapor para produção de sucos de frutas produzidas no Sertão do Apodi”, ganhador do Prêmio Santander Universidade Solidária 2013, entra na sua segunda etapa, com o objetivo de atingir a qualificação do produto.

Nesta quarta-feira (19) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes; o vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim; a Pró-reitora de Planejamento da UERN, Profª Raquel Morais; o coordenador do projeto, Prof. Vinícius Claudino, acompanhados de equipe técnica da UERN e do consultor do SEBRAE/RN, Thalles Medeiros, visitaram as instalações da fábrica de sucos, localizada no Sítio Córrego (Apodi), que passou por adequações para seguir as normas de produção, utilizando o recurso recebido na primeira etapa do prêmio. 

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Vinícius Claudino, algumas adequações ainda precisam ser feitas na parte externa do prédio, e alguns testes continuam sendo feitos com frutas, como cajarana e goiaba, antes que o produto consiga alcançar uma maior durabilidade antes de passar para a fase de comercialização, gerando renda para a comunidade. “A partir da extração do suco, foram surgindo outros produtos a serem produzidos, como o doce, a geleia, e a ração animal. A UERN tem acompanhado o projeto em todas as suas fases e aqui futuramente poderá ser um laboratório para estudantes de diferentes áreas, como administração, química, biologia, gestão ambiental, turismo, entre outros”.

O Sebrae/RN é um dos parceiros do projeto, e durante a visita, o consultor Thalles Medeiros reiterou o compromisso com a Universidade. “Existem muitas situações em que o Sebrae pode ajudar no que diz respeito à gestão e ao conhecimento”.

A ex-presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi), Fátima Torres, avaliou o projeto como um marco na história do Rio Grande do Norte. “A UERN trouxe uma tecnologia nova e barata não apenas para o Sítio Córrego, mas para o Rio Grande do Norte, que pode mudar a vida dessas famílias das comunidades rurais”.

A vereadora de Apodi, Soneth Ferreira, também acompanhou a visita da UERN e destacou a importância da presença da Universidade junto aos agricultores. “É muito gratificante ver a Universidade aqui no Sítio Córrego, junto com os agricultores, transformando a realidade da comunidade, prova disso é ver pessoas como Sabino, um agricultor que está diretamente envolvido no projeto, dizer o quanto cresceu e aprendeu com o projeto”.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou o professor Vinícius Claudino pela persistência e afirmou que é preciso aproximar cada vez mais a academia da comunidade. “Via de regra a academia está distante das comunidades. Aqui, o professor Vinícius vem mostrando que é possível aliar as duas coisas. Temos um professor doutor, que em vez de estar nos grandes auditórios proferindo palestras, está focando seu trabalho neste local, buscando alternativas para melhorar a vida dessas pessoas. É isso que precisamos fazer. Atitudes simples, mas com resultado”.

Além do projeto, a UERN está se inserindo na comunidade para resolver outras questões da sociedade, como a manutenção do laboratório de informática, o estudo para a utilização de energia solar, entre outros

Apodi realizará Conferência de Políticas para as Mulheres do RN, dia 02/09


O município de Apodi realizará no próximo dia 02 de setembro a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte.

Esta é a 4ª edição da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do RN – Sertão do Apodi.

Sávio Flamengo trocou o vermelho pelo amarelo


Apresentação oficial do atacante Sávio Flamengo ao Mirassol-SP.

O apodiense trocou a cor vermelha do Potiguar pelo amarelo do Mirassol-SP.

Fotos: Vinicius de Paula/Assessoria Mirassol

Luz vermelha na Femurn

A redução constante nas receitas dos municípios potiguares acendeu a luz vermelha do perigo e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) realizou nessa quarta-feira (19), na sede da Amlap, em Natal, os prefeitos analisaram como vão gerenciar as despesas nas cidades.

Debateram como compartilhar alternativas para o equilíbrio financeiro das gestões municipais. Consideraram que a crise é motivada também pela inexistência de medidas governamentais para equilibrar as finanças municipais.

Na ocasião, o presidente da Femurn, Francisco José Júnior, prefeito de Mossoró, prestou contas dos sete primeiros meses da gestão.

Com a Ecocil você pode adquirir seu imóvel



Seja dono do seu sonho!

Pesquisas revelam que mais de 14 milhões de brasileiros ainda não realizaram o sonho da casa própria. Se você faz parte deste número e considera que o seu direito à moradia não é plenamente atendido pelos programas de crédito convencionais, saiba que isso pode mudar com a Ecocil fugindo da burocracia e condições bancárias.

Financie 100% direto com a Ecocil – financiamento aprovado na hora – apartamentos pronto para morar.

Fale agora mesmo com o corretor Gilberto Moura através dos telefones (84) 98849-8289 ou 99853-0064.

Já estão abertas as inscrições para I Copa Sub 20 de Fut7

Prefeitos de Apodi-RN e de Tabuleiro do Norte-CE unidos em prol da Transchapadão


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro esteve reunido com o prefeito de Tabuleiro do Norte, Marcondes Moreira para discutir as estratégias para a construção da rodovia Transchapadão que ligará os Estados do Rio Grande do Norte ao Ceará, através da Chapada do Apodi.

Os dois prefeitos pretende unir forças para ligar os Distritos de Soledade município de Apodi no Rio Grande do Norte, ao Distrito de Olho D'Água da Bica, no município de Tabuleiro do Norte no vizinho Estado do Ceará. O trecho da rodovia que precisa ser construído é de aproximadamente 36KM, sendo 16KM para o Estado do Rio Grande do Norte e 20KM para o Estado do Ceará. A parte do Rio Grande do Norte, o prefeito Flaviano Monteiro mandou elaborar o projeto com recursos próprios da prefeitura por R$ 50.000,00. O projeto da parte do Rio Grande do Norte foi apresentado ao prefeito Marcondes Moreira e sua equipe no gabinete do Centro Administrativo da prefeitura de Tabuleiro do Norte. Os dois prefeitos discutiram estratégias de ação para buscar os recursos necessários para a construção da rodovia.

"Vamos tentar viabilizar os recursos através dos dois Governos Estaduais e também do Governo Federal através do ministério do Turismo já que está rodovia ligará a terceira romaria do Estado do Ceará no Distrito de Olho D'Agua da Bica, município de Tabuleiro do Norte ao sítio arqueológico Lajedo de Soledade, no Distrito de Soledade em Apodi. Temos vários argumentos para defender essa rodovia turística, social, econômico, cultural e etc", disse o prefeito de Apodi Flaviano Monteiro.

Outro ponto importante dessa rodovia é a ligação entre a região do Médio Oeste do Estado do Rio Grande do Norte ao Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará. "O Governador do Ceará Camilo Santana estará no próximo dia 6 de Setembro em Tabuleiro do Norte na festa dos Caminhoneiros, quero sua presença prefeito Flaviano Monteiro para juntos apresentarmos ao Governador esse sonho dessa integração entre os dois Estados, tenho certeza que o Governador Camilo Santana nos ajudará na realização deste sonho", destacou o prefeito Marcondes Moreira.

O próximo encontro já está marcado para o dia 6 de Setembro, tem mais um capítulo na luta pela rodovia Transchapadão. O prefeito Marcondes Moreira visitará o município de Apodi em Setembro após a festa dos Caminhoneiros para ampliar os debates em prol da rodovia.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Caixa abre inscrições para estágio de nível médio e técnico

O programa de estágio da Caixa Econômica Federal recrutando candidatos para cadastro de reserva de estudantes de nível médio e técnico, com idades a partir de 16 anos. As vagas são para todos os estados e o Distrito Federal. Os estudantes podem se inscrever pelo site do CIEE entre os dias 19 de agosto e 2 de setembro. Após isso, farão uma prova online no próprio site.

A bolsa-auxílio do estágio é de R$ 400 para a jornada de quatro horas e R$ 500 para de cinco horas, além do auxílio transporte de R$ 130 por mês. Para os estudantes de nível técnico as vagas são para administração, finanças, secretariado e segurança do trabalho. Alunos de Educação Jovens e Adultos (EJA) também podem participar do processo seletivo. As normas para realização da prova estão disponíveis no site do CIEE, onde também pode ser conferida a relação de cidades incluídas na convocação.

José Agripino mostra a Aécio Neves desenhos de artista plástico de Rodolfo Fernandes


Em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o Um dos principais incentivadores do talento dos jovens brasileiros, especialmente de seu estado, o senador José Agripino fez questão de fazer chegar às mãos do ex-presidenciável tucano Aécio Neves e de outros parlamentares desenhos do artista plástico potiguar Jederson Barbosa. O jovem, de apenas 24 anos, não conhece a capital federal, mas enviou os retratos em grafite com a imagem de alguns parlamentares pelo conterrâneo Wilson Filho (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Rodolfo Fernandes (RN). “Quando a gente vê um jovem com um talento nato, precisa apoiar e divulgar. É isso que estou fazendo”, disse Agripino que promoveu o encontro do vereador rodolfo-fernandense com o presidente nacional do PSDB.

“Eu sempre fiz questão de ressaltar as qualidades artísticas desse jovem e ajudar no seu crescimento profissional. Me sinto feliz em colaborar com essa divulgação aqui no Congresso com o apoio do senador Zé Agripino”, destacou Wilson que está em Brasília participando da Marcha dos Vereadores 2015. Além do desenho de Aécio Neves e de Agripino, Jederson fez retratos também do ministro do Turismo, Henrique Alves, dos deputados Fábio Faria (PSD-RN), Tiririca (PR-SP), Beto Rosado (PP-RN) e os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Bezerra (PT-RN) e Garibaldi Filho (PMDB-RN).


Prefeitura e Semarh perfuram 11 poços em Apodi para amenizar efeitos da seca

Em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o município de Apodi perfurou 11 poços tubulares na Região da Pedra. Das quatro regiões da cidade, esta tem sido a mais castigada pelos efeitos da seca que assola o Rio Grande do Norte.

As comunidades de Traíras, Arção, João Dias, Santa Cruz, Mansidão, Cápua e Melancias foram as contempladas com essa primeira iniciativa de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Apodi. Dos 11 poços, na maioria, foi possível encontrar água – para a felicidade das famílias que acompanhavam o trabalho de perfuração desses poços.

Lajedo Soledade, em Apodi, será tema de programa em rede nacional


O regresso do Rio Grande do Norte à vitrine do turismo nacional tem despertado o interesse da mídia em transmitir programas que mostrem o potencial cultural, turístico e folclórico do Estado potiguar. Além das 36 matérias a serem exibidas na Record, SBT e Rede TV a partir de setembro, a TV Brasil também desembarca no RN nesta quinta-feira (20) para gravar um especial para o programa Expedições, totalmente dedicado ao Lajedo Soledade, situado na Chapada do Apodi, região Oeste potiguar.

A logística para receber a equipe de reportagem foi montada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Turismo e Emprotur, com recursos do projeto RN Sustentável. O ‘Expedições’ está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30. A direção é da jornalista Paula Saldanha, que há mais de 30 anos documenta a riqueza étnica, natural e cultural do Brasil. O projeto de documentação foi iniciado em 1977 com o biólogo Roberto Werneck, já com premiações no país e no exterior.

Fonte: Jornal de Hoje

Apodi: Em breve inauguração da Conveniência Cidade

Posto Cidade vai abrir as portas de sua Conveniência

O melhor posto de combustível de Apodi, Posto Cidade, estará oferecendo mais uma oportunidade de comodidade a seus clientes e amigos, uma Conveniência completa, que deverá ser inaugurada até o final do mês, ao lado do Posto de Combustíveis, mais requisitado da cidade.

A Conveniência Cidade oferecerá produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, fast food, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens que estão no cotidiano do consumidor. 

“Até final do mês abriremos nossas portas, para a população e Apodi e região, um local completo, climatizado para que nossos clientes e amigos sintam-se bem e tenham a comodidade necessária”, comentou o empresário Batista Araújo.

Nota do blog: mais um grande empreendimento que chega em nosso município e que sem sombra de dúvida será o maior sucesso.

Fonte: Josenias Freitas

Operação Policial encontra túnel recheado de cigarros roubados na zona rural de Caraúbas


Durante as primeiras horas dessa quarta-feira (19), uma operação em conjunto das policias militar e civil, resultou numa apreensão gigantesca de cigarros roubados. O fato aconteceu numa propriedade do Sítio Miranda, Zona Rural de Caraúbas/RN.

Segundo informações do Capitão Carvalho, foi encontrado um túnel onde os indivíduos guardavam a mercadoria roubada avaliada em um milhão de reais, ainda foi presa uma pessoa que se encontrava no local, e o dono da propriedade não teve seu nome revelado.

Participaram da operação, GTO Apodi sob o comando do Cap. Carvalho, GTO Alexandria sob o comando do Cap. Brilhante, GTO Patu sob o comando do Cap. Aderlan, delegados de Caraúbas e Umarizal com suas equipes.

PedalApodi: Venha pedalar com a gente! Hoje é Dia do Ciclista


O grupo de Ciclismo Pedal Apodi, CONVIDA todos os ciclistas e simpatizantes da modalidade e sociedade em geral para um passeio nas principais ruas da cidade de Apodi.

O evento será realizado no dia 19 de agosto, dia que é comemorado o Dia Nacional do Ciclismo. A concentração está programada para às 18:30hs no Calçadão da Lagoa do Apodi.

Traga a #família e #amigos e venha pedalar com o @Pedalapodi_rn

Nota do blog: Parabéns aos idealizadores do evento.

Aguida Hadassa e Regin da Mídia, jovens talentos do Apodi que despontam na música


A filha do cantor Alexandre do Aviões do Forró, Águida Hadassa juntamente com o jovem Regin da Mídia, abriram no último sábado (15) o canal no YouTube, segue link (www.youtube.com/c/AguidaHadassa), e já foram surpreendidos com um grande número de visualizações.


Já são mais de 1.100 visualizações do primeiro vídeo da dupla que pretende ser maior sucesso entre os jovens.

Nota do blog: sucesso a dupla, que vocês possam conseguir alcançar seus objetivos. Não deixe de visitar a página no YouTube.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cisternas calçadão irão beneficiar famílias de Pau dos Ferros‏

A ONG Diaconia inicia, esta semana, a construção de 15 cisternas calçadão em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Famílias agricultoras das comunidades de Conceição, Capa, Morada Nova, Raiz, Poço Cumprido e Perímetro Irrigado serão beneficiadas com a tecnologia social de convivência com o Semiárido, que permite a captação e o armazenamento de água da chuva para a produção. Até dezembro, outros seis municípios também serão contemplados, totalizando 240 novos equipamentos instalados no Oeste Potiguar, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

A cisterna calçadão é formada por um calçadão de cimento de 200 m², construído sobre o solo. Ao cair no calçadão, a água da chuva é escoada para a cisterna, construída na parte mais baixa do terreno e próxima à área de produção. “Apenas 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros”, observa o coordenador local da Diaconia, Leonardo Freitas, acrescentando que a água captada é utilizada tanto para irrigar a plantação, quanto para o consumo animal. “Já o calçadão também é aproveitado para a secagem de grãos, como feijão e milho”, completa.

Além de Pau dos Ferros,  Martins, Doutor Severiano, São Miguel, Venha Ver, Marcelino Viera e Luiz Gomes também receberão as cisternas do P1+2, executado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Com a tecnologia instalada, a Diaconia acredita que as famílias agricultoras terão melhores condições para enfrentar condições adversas do Semiárido, especialmente nos períodos de seca prolongada.

É assim para dona Ozelita de Amorim, beneficiária do P1+2 em Martins.  Quando cai a primeira chuva, ela e a família já começam a preparar a terra do Sítio Poção para plantar frutas, verduras e hortaliças, que são comercializadas na comunidade, além de restaurantes e hotéis da cidade. “Todo dia a gente faz entrega. É colhendo e plantando para dar conta das encomendas”,  afirma, animada, a agricultora.

Dilma vai inaugurar 1ª etapa da transposição do São Francisco na sexta-feira

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi informou ao deputado Beto Rosado e ao senador Garibaldi Filho, ontem, enquanto viajavam de Mossoró a Brasília, que  a presidente Dilma Rousseff vai inaugurar a primeira etapa do eixo norte da transposição do São Francisco na próxima sexta-feira, dia 21.

O eixo norte é de onde vai sair o ramal Piranhas/Assu, trazendo água para o Rio Grande do Norte.

Outro canal, ainda em estudo, mas com o projeto já pronto, mas faltando ser licitado, seria o ramal Apodi/Mossoró. Beto e Garibaldi já foram convidados para o evento.

PM recupera motocicleta roubada em Apodi

A Polícia Militar, através da 3ª Companhia de Polícia, recuperou por volta das 22h desta segunda-feira, 17, no município de Apodi, uma motocicleta Honda Pop – de cor preta e placa MYL-9256. A motocicleta tinha sido roubada no último sábado (15), em frente a uma residência à rua 1º de Maio, no bairro Lagoa Seca.

De acordo com informações dos policiais que atenderam a ocorrência, estavam realizando um patrulhamento próximo ao bairro Barro Vermelho (Garilândia), quando se depararam com a motocicleta abandonada e sem a placa, e ao ser verificado a numeração do chassi, perceberam que se tratava da Pop que havia sido roubada.

Imediatamente, a guarnição conduziu o veículo à sede da Companhia de Polícia Militar de Apodi para a adoção das providências cabíveis.

TCE­ detectou 54 vereadores recebendo indevidamente salários acumulados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) fará uma verdadeira varredura para apurar possíveis irregularidades na folha de pagamento de 1.645 servidores públicos de prefeituras, câmaras municipais e órgãos da administração direta e indireta do Estado.

Entre os investigados estão 54 vereadores e 29 secretários municipais.

Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, gasta a imagem

Arra que o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, botou pra lascar!

Contratou por R$ 1,797 milhão uma empresa que vai realizar serviço de assistência técnica a saúde referente a exames de imagem.

A validade do contrato é de quanto tempo?

Seis meses apenas! É exame em banda de lata.

Por Robson Pires

Depois dos prefeitos, vereadores vão a Brasília

Depois dos prefeitos, vereadores de todo o Brasil estão em Brasília para mais a marcha como o tema: “Legislativo Forte, Sociedade Forte”.

O movimento organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) visa pressionar o governo central para os problemas das cidades.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Tem pré-candidatura prestes a afundar em Apodi

A exemplo do velho navio Titanic, tem pré-candidatura para 2016 prestes a afundar em Apodi.

Contaram ao ApoDiário que o nome posto na praça ainda não conseguiu tomar corpo e o jeito vai ser jogar logo a boia e procurar outro nome.

Vocês querem saber quem é?

Xiiiiiiiiii…. deixa que eu conto depois, quando o novo nome for lançado!

Momento difícil

O ex-prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca, está tendo que enfrentar um momento muito difícil. Rogério que administrou Umarizal por dois mandatos está sendo acusado de um crime que afirma não ter cometido já que os tais empréstimos foram realizados direto para as pessoas como é feito em qualquer banco.

Seus advogados tentam um habeas corpus para liberar o ex-prefeito que também tem problemas de saúde.

Atacante apodiense disputará Copa Paulista pelo Mirassol

Foto: Marcelo Diaz/Arquivo
O atacante do Potiguar, Sávio Flamengo, será emprestado por quatro meses ao Mirassol para disputar a Copa Paulista, competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) no segundo semestre.

De acordo com a assessoria de comunicação do alvirrubro, caso o jovem jogador agrade ao clube do interior paulista, existe a possibilidade dele disputar o Campeonato Paulista, principal estadual do Brasil, em 2016.

Ainda segundo a assessoria, Sávio vinha treinado juntamente com a equipe sub-19, que disputa o Estadual da categoria. Porém, por já ter estourado a idade limite da competição de base, ele não atuou em nenhuma partida do time.

A assessoria informou que Sávio viajou para o estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 17, e deverá já estar à disposição do novo clube em breve. O Mirassol integra o grupo 1 da Copa Paulista juntamente com Linense, Penapolense, Rio Preto e Cantaduvense. O clube se encontra na 3ª posição da chave com seis pontos em quatro jogos.

Eu vi no De Fato

Caraúbas: Justiça defere liminar do MPRN e suspende obra

Juiz de Direito da Comarca de Caraúbas, Renato Vasconcelos Magalhães, deferiu em parte pedido de liminar requerido em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual determinando que a Aficel Incorporação de Empreendimentos Ltda. cesse imediatamente a alienação e qualquer construção no loteamento Portal de Caraúbas, localizado às margens da Rodovia RN-223, em zona de expansão urbana do município.

Na decisão, o magistrado determinou também que a Aficel implemente obras de infraestrutura básica no loteamento como drenagem de águas pluviais e pavimentação além de apresentar também termo de compromisso da concessionária do serviço de coleta e tratamento de esgoto ou, em caso de impossibilidade de que o serviço venha a ser feito pela estatal, que mostre outra solução técnica para destinação dos efluentes.

Em sua decisão, o juiz estipulou multa no valor de R$ 3 mil por dia, em desfavor da empresa, em caso de descumprimento das determinações, sem prejuízo de outras eventuais medidas que assegurem um resultado prático equivalente.

Servidores da saúde do RN protestam contra cortes de adicionais

Em protesto contra a retirada dos adicionais noturno e de insalubridade na aposentadoria, os servidores da saúde do estado do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta segunda-feira (17) um ato público na avenida Senador Salgado Filho, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

Concentrados sob uma tenda montada junto a calçada, os grevistas ocuparam, por várias vezes, toda a extensão da pista no sentido Zona Sul/Centro, mas só por pequenos intervalos de tempo, para chamar a atenção dos motoristas para suas reivindicações e as precárias condições do serviço de saúde pública no Rio Grande do Norte.

A suspensão dos adicionais noturno e de insalubridade foi uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que revogou a Súmula nº 24 e cortou da aposentadoria dos servidores estaduais as gratificações tidas como temporárias.

Abertas inscrições para concurso do Banco do Brasil, vagas também no RN

O Banco do Brasil abriu 860 oportunidades de nível médio no cargo de Escriturário, sendo 95 vagas e 765 oportunidades em cadastro de reserva para o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A remuneração é de R$ 3.280,00.
Requisitos e Benefícios.

Os candidatos devem ter ensino médio completo e idade mínima de 18 anos até a data de convocação. Além do vale-refeição, da ajuda-alimentação e do vale-cultura já inclusos na remuneração, os servidores ainda contam com os seguintes benefícios:
– participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (planos de saúde), previdência privada e participação no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Outro atrativo para o cargo é a jornada de trabalho que é de 6 horas diárias, somando 30 horas semanais.

Prazos
As inscrições devem ser feitas de 11 a 31 de agosto no site da Fundação Cesgranrio. As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 18 de outubro de 2015.

Sejuc vai transferir detentos que lideraram chacina em Cadeia Pública de Caraúbas

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) está avaliando quais medidas serão tomadas após o motim que resultou em quatro mortes na cadeia pública de Caraúbas, na região Oeste do Estado, na tarde de domingo (16). A tendência é que detentos sejam transferidos para outras unidades prisionais. A informação é da Tribuna do Norte.

De acordo com o coordenador de Administração Penitenciária, Durval Oliveira, explicou que o próprio titular da Sejuc, Edilson França, tratará da questão em Caraúbas. As informações coletadas pela secretaria dão conta de que o motivo para os homicídios tenha sido uma rixa entre detentos de grupos rivais.

Segundo informações do local, um preso que estava na área de triagem foi agredido por dois detentos que pertenciam a uma facção criminosa rival. Como revide, os detentos que pertenciam ao Primeiro Comando da Capital (PCC) invadiram o setor onde estavam os agressores e espancaram ambos até a morte. Em seguida, o grupo ainda foi até outra área e mataram mais dois que supostamente pertenciam ao “Sindicato do RN”, outra facção criminosa.

“Vamos avaliar a situação, os danos e definir o que será preciso fazer. A situação foi contornada ontem, mas ainda deveremos observar o que será feito”, explicou o coordenador da Administração Penitenciária, Durval de Oliveira.

A cadeia pública de Caraúbas tem capacidade para 96 presos, mas o número foi expandido para 152 após um decreto governamental. No momento da chacina, 163 presos estavam na unidade.

De acordo com o vice-diretor da unidade prisional, André França, os líderes do movimento já foram identificados. Segundo ele, caberá à Sejuc definir sobre as transferências dos responsáveis e para onde deverão ir os presos que participaram da chacina. A tendência é que as transferências ocorram ainda hoje.

Secretário de Saúde prestigia reunião do Gaspec


No último sábado (15) aconteceu mais uma reunião do Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer (Gaspec). O secretário de Saúde, Pedro Júnior prestigiou a reunião reafirmando o compromisso em priorizar a demanda dos pacientes com CA.

“Não podemos deixar de ajudar este importante trabalho realizado por vocês voluntários. Vamos continuar priorizando as demandas dos pacientes que infelizmente estão acometidas com câncer, vocês são exemplo de vida”, ressaltou o secretário Pedro Júnior, ao anunciar a confirmação do empenho em continuar ajudando o grupo de Assistência a Pessoas com Câncer (Gaspec).

A Presidente do grupo Ideusa Gurgel agradeceu o apoio da secretaria e disse que tem acompanhado de perto o atendimento da demanda dos pacientes com CA e que realmente os avanços são reais. “Ficamos felizes com essa importante parceria com a secretaria de Saúde em dar agilidade a demanda dos nossos queridos irmãos”, disse.

A reunião mensal do Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer acontece na própria sede sempre às 17 horas. Clique AQUI e acompanhe as informações do grupo. A reunião foi considerada muito proveitosa e positiva por todos os presentes.

domingo, 16 de agosto de 2015

Univap é vice-campeã no Campeonato Estadual de Handebol na etapa de Apodi

Equipe Univap Apodi. Fotos: Jânio Duarte

Acabou agora a pouco a segunda etapa do Campeonato Estadual de Handebol que teve início na última sexta-feira (14), aqui em Apodi, região Oeste do Estado. Durante todo o final de semana, o Ginásio Municipal Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes recebeu mais de 20 jogos nas categorias adulto masculino e feminino, entre as equipes de diversas cidades do Rio Grande do Norte.

A equipe da União Vale do Apodi (Univap) conquistou um inédito vice campeonato, perdendo a final para fortíssima equipe da UFRN (Natal) – uma das melhores do Nordeste, inclusive com uma experiente jogadora que atuou na Europa, a equipe natalense tem como treinador o experiente professor Flávio Tinoco, ex-treinador da Seleção Brasileira de Handebol.

“O resultado da final é o que menos importa, perdemos para uma das melhores equipe do Nordeste. O nosso objetivo foi alcançado que era chegar na final em casa, o mais importante é somarmos o maior número de pontos em cada etapa. A nossa equipe apesar de jovem tem conseguido ganhar experiência a cada jogo”, destacou o treinador Ualson Cristino.  

A competição, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol (FNH), pretende divulgar a modalidade pelo interior do Estado. Para isso, dividiu o torneio em quatro etapas, que estão sendo realizadas no decorrer do ano em alguns municípios potiguares.

A primeira etapa aconteceu em Currais Novos, a segunda em Apodi, a terceira será realizada em Mossoró e a última em Natal.