sábado, 26 de setembro de 2015

“O PPS estará no palanque da Nova Geração em 2016”, disse ex-vice prefeito


Aconteceu hoje (26) pela manhã no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.

Durante a conferência dos comunistas o ex-vice prefeito e atual presidente do PPS, Tibúrcio Marinho afirmou categoricamente que seu partido o PPS estará no palanque da Nova Geração em 2016, arrancando aplausos do público presente no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

Deputado Beto Rosado acompanha ministro em visita às obras do São Francisco

O deputado federal Beto Rosado (PP) acompanhou o ministro da Integração, Gilberto Occhi, em agenda de acompanhamento da obra da Transposição do São Francisco. O ponto central da programação desta sexta-feira (25), foi a visita ao reservatório Caiçara, na região de São José de Piranhas, na Paraíba. De lá, partirão os ramais Apodi e Piranhas, que levarão as águas do Velho Chico para o Rio Grande do Norte.

Para o deputado Beto Rosado, único representante potiguar da comissão da Câmara responsável pela fiscalização da obra, esse é um momento histórico. “Fiquei muito feliz ao constatar, de perto, que um antigo sonho de todo o povo nordestino está mais perto de se tornar realidade.”

Também participaram da agenda, que contou ainda com um sobrevoo sobre as obras do Eixo Norte, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, vice-presidente do senado, o senador Elmano Férrer, do PTB piauiense, o deputado Sibá Machado, líder do PT na Câmara e o deputado Fernando Monteiro, do PP de Pernambuco.

Na próxima segunda-feira (28), Beto e Gilberto Occhi estarão na Assembleia Legislativa para debater o andamento das obras.

Jumentos recolhidos de estradas passam fome e sede no RN


Matéria do G1RN denuncia situação desesperadora vivida pela Associação de Proteção aos Animais (Apa) no Rio Grande do Norte. A organização cuida dos jumentos recolhidos nas estradas do estado, são 700 animais que estão passando fome e sede na fazenda, que carece de ajuda pública.

A situação da Apa é agravada pela seca que atinge o Rio Grande do Norte. Nesta semana, o governo renovou por mais 180 dias o decreto de situação de emergência em 153 cidades do estado que sofrem com a estiagem prolongada. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Segundo o governo, esta é a pior seca dos últimos 100 anos.

A crise hídrica fez subir para 13 o número de cidades em colapso no abastecimento de água. Além delas, 42 estão estão recebendo água em sistema de rodízio. As informações são da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

“Para atacar pessoas, alguns "ambientalistas" capricham na maquiagem e vão a Brasília participar de reuniões inúteis... Porém, para ajudar verdadeiramente os animais, são incapazes de arregaçar as mangas e irem até ali, a Apodi, tentar aliviar o drama desses pobres animais. O mundo está entregue a gente assim, demagoga, hipócrita, inútil, mas que se comporta como herói”, disse Dr. Silvio Brito promotor de Apodi em sua pagina no Facebook.

Mini reforma politica: veja o que muda para as próximas eleições

Enfim saiu a tão esperada mini-reforma política do Congresso Nacional, sancionado pela Presidente Dilma Rousseff, que já vai está valendo para as próximas eleições.

De agora em diante, ao invés de 90 dias serão apenas 45 dias de campanha. O candidato deve se filiar a um partido seis meses e não um ano como antes das eleições.

Para quem trabalha nas eleições com carros de som e etc, agora terão que contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como contribuinte individual.

Segue as principais mudanças!

PRINCIPAIS PONTOS
1 - O prazo de filiação partidária fixado em 6 meses antes da data das eleições.
2 – Janela: fica permitida a mudança de partido efetuada durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, que se realizará no ano anterior ao término do mandato vigente.

3 - Fixação de teto para gastos de campanha:
a) Para presidente, governador e prefeito:

I. Se na eleição anterior houve apenas um turno, o teto será de 70% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral.
II. Se tiver havido dois turnos, o limite será de 50% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral.
III. Para segundo turno, o limite de gastos será de 30% do gasto efetuado no 1° turno.

b) Para senador, vereador, deputado estadual e distrital, e deputado federal: Limite de 70% do gasto contratado na eleição anterior, na circunscrição para o respectivo cargo.

5 - Redução do período da campanha eleitoral de 90 para 45 dias.

6 - Mudança na distribuição do tempo reservado à propaganda eleitoral:

Diminuição de 45 para 35 dias do período em que a propaganda deve ser transmitida pelas emissoras antes das eleições gerais ou municipais.
I. 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes da Câmara dos Deputados, considerados:
I.a) Nas coligações das eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.
I.b) Nas coligações das eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem.
II. 10% distribuídos igualitariamente.

7 - Voto Impresso: a urna deverá imprimir o registro de cada votação, que será depositado, de forma automática, em local lacrado. O voto deverá ser conferido e confirmado pelo eleitor para que então se conclua o processo de votação;

8 – Prazo mínimo de filiação do candidato ao partido pelo qual concorrerá passa de um ano para seis meses;

9 – Manutenção da contratação de carros de som e cabos eleitorais. O pessoal contratado pelos candidatos ou partidos para as campanhas eleitorais terá de contribuir com o INSS como contribuinte individual.

RESUMO DO NOVO CALENDÁRIO ELEITORAL

Convenções
De 20 de julho a 5 de agosto do ano da eleição.

Registro
15 de agosto do ano da eleição.

Duração da Campanha eleitoral
45 dias.

Propaganda Eleitoral
A partir de 15 de agosto do ano da eleição.

Vedação às emissoras de transmitir programa apresentado ou comentado por quem venha a ser candidato
30 de junho do ano da eleição

Propaganda Eleitoral gratuita na televisão e no rádio
35 dias anteriores à antevéspera das eleições.

Convenções do Democratas movimentam municípios potiguares

Com o objetivo de fortalecer o partido nos municípios potiguares, o Democratas tem promovido convenções em vários municípios potiguares.

No sábado (26), os correligionários se encontram no município de Afonso Bezerra para decidir a nova configuração do diretório. Já no domingo (27), os democratas de Currais Novos e Pau dos Ferros promovem o grande encontro de filiados. O deputado federal Felipe e o senador José Agripino participarão das convenções.

Bancários no RN podem entrar em greve

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte diz que poderá haver greve de servidores de bancos no Estado. Em assembleia, que será realizada segunda-feira, às 18h30, na sede do sindicato, em Natal, para avaliar encaminhamentos da campanha salarial 2015, entre eles, a possibilidade de greve.

Segundo a entidade, desde a entrega da pauta, ocorreram cinco rodadas de negociação, mas banqueiros, mesmo tendo batido recordes de lucratividade no primeiro semestre do ano, mantêm o argumento de crise econômica e não apresentam contraproposta. Em Mossoró, entretanto, o Sindicato prefere não tratar sobre possibilidade de greve a princípio.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conta de luz continuará com bandeira vermelha em outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá na cor vermelha a bandeira tarifária referente ao mês de outubro. Com isso, as contas de luz virão com acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, que varia de acordo com o custo de geração de energia. Esse valor adicional é indicado pelas bandeiras verde, amarela e vermelha, de forma a informar ao consumidor se ele está pagando mais caro pela energia.

A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia, situação que não resulta em acréscimos na tarifa. A bandeira amarela indica condições de geração menos favoráveis. Nesse caso, a tarifa sofreria acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos.

Servidores do INSS aceitam proposta e encerram greve de 78 dias

Terminou a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles voltam ao trabalho na próxima segunda-feira (28).

Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado. A categoria foi convencida pela proposta de aumento salarial, apresentada pelo governo, de 10,8%, parcelado em duas vez.

Escola do município lança projeto “Patrulha da Economia”‏


A Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, localizada na zona rural de Apodi-RN, lançou nesta quinta-feira (24/9/15) nas dependências da referida, o projeto “Patrulha da Economia, uma lição de cidadania", visando sensibilizar seus alunos e comunidade da importância de reduzir o consumo de energia nos aspectos sociais e financeiros.

Na ocasião foi proferida uma palestra sobre a utilização correta dos eletrodomésticos e demais equipamentos que utilizam a energia elétrica.  Também houve a apresentação das logomarcas criadas pelos alunos para que seja escolhida a que irá representar o projeto.

Os alunos irão levar para suas casas essas dicas, além de monitorar e auxiliar os seus pais a reduzirem o consumo de energia. Para avaliar os resultados práticos desse iniciativa, os mesmos deverão trazer mensalmente as suas faturas de energia para serem colocadas em uma planilha e ao final do ano fazer a verificação individual e coletiva.

Nesse momento de crise econômica que vive o nosso país e com o agravamento devido ao escasseamento dos recursos hídricos, a equipe escolar crê que medidas como essa contribuirão para atenuar o atual momento pelo qual passamos.

A gata da sexta feira em dose dupla é um tesão, tarados! Bom proveito…

Prefeito de Apodi prepara tesourada nas despesas


O prefeito de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro, já prepara para anunciar a tesourada nas despesas do poder Executivo. O pacote de medida deve ser anunciado nos próximos dias, eis o que falou o próprio prefeito em reunião ontem no gabinete com alguns dos aliados.

“Fizemos uma apresentação sobre o custeio mensal da prefeitura com suas despesas e receitas. Nos reunimos constantemente com a equipe de secretários para decidirmos a diminuição do custeio da máquina pública de Apodi. Vamos cortar onde for possível, buscando preservar os serviços essenciais e os investimentos nas obras em andamento. Pretendo ouvir mais aliados e segmentos organizados da sociedade civil sobre os cortes no custeio da máquina pública. Temos tido constantes quedas de receitas, por isso precisamos equilibrar as despesas com as receitas”, destacou Flaviano.

A reunião técnica foi considerada muito proveitosa sobre as finanças do município.

Projeto "Bíblia para Jovens" em missão no Antonio Dantas em Apodi



"A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja". Seguindo os preceitos de São João Paulo II, a juventude Católica da Paróquia de Apodi, em comemoração ao mês da Bíblia, se uniu para sair em missão nas escolas do nosso município fazendo um convite à juventude a serem igreja.

Na manhã, de ontem (24), os alunos da Escola Antonio Dantas vivenciaram um lindo momento de louvor, oração, adoração e partilha da Palavra. É jovem evangelizando jovem. De acordo com uma das alunas do AD, Ana Cristina, que também faz parte do grupo missionário. "O projeto Bíblia para Jovens tem o objetivo de incentivar os jovens a irem a igreja e chamá-los a vivenciar a religião de uma maneira mais próxima de Deus", disse. 

A programação segue com visitas evangelizadoras nas escolas, e no dia 26, sábado, haverá um dia de missão no bairro COHAB, com encerramento, às 19h, com a bênção do Santíssimo e Show de Louvor. 

A Família AD agradece a visita e adoramos viver essa oração juntos. Paz e bem! Veja mais fotos clicando AQUI.

Previsão é de muita chuva na Região Sul na sexta-feira (25), já em Apodi-RN a seca predomina


Enquanto a previsão é de muita chuva para Região Sul do país nesta sexta-feira (25). Em Apodi-RN é o quinto ano seguido convivendo com a seca. Assista ao vídeo do JORNAL NACIONAL.

Infelizmente não é o tipo de notícia que gostaríamos de assistir: mais uma SECA no Rio Grande da Seca, digo do Norte.

Torneio de Futebol Set na Arena Gatão, dia 27 de setembro


Primeiro Torneio de Futebol Set no Sítio Santa Rosa I na Arena Gatão (Bar do Gato) no dia 27/09 (Domingo) começa às 8:00hs e pode se estender até a parte da tarde dependo de quantos times vão participar. As inscrições vai ser no preço 50,00 reais e serão feita na hora.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PMDB de Apodi realizará Encontro de filiações e escolha do novo diretório

Clique na imagem para ampliar

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB de Apodi realizará Encontro de filiações e escolha do novo diretório.

O evento está marcado para o próximo dia 26, (sábado) a partir das 08h30min no Sindicato Patronal dos Agricultores. Próximo ao Banco do Brasil S/A.

Maria Goreti da Silveira Pinto
Presidente da Comissão Provisória

Convite: PCdoB de Apodi realiza Conferência Municipal

Clique na imagem para ampliar

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Apodi está convidando você para prestigiar a Conferência Municipal do partido comunista.

O evento está marcado para o próximo dia 26, (sábado) a partir das 08h30min no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

Leandro Diógenes
Presidente do PCdoB/Apodi

PT do B quer se fortalecer na cidade de Apodi

O diretório do Partido Trabalhista do Brasil - PT do B em Apodi está discutindo com o presidente estadual, o deputado Carlos Augusto Maia, o fortalecimento da legenda na segunda maior cidade da região Oeste.

O primeiro passo é intensificar o ritmo de novas filiações partidárias.

[public] Nutrifit Suplementos sempre com novidades!

Apodi: Carteiras "quebradas" são transformadas em bancos de praça em escola


O programa “Mais Educação” da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana segue na trilha das realizações. Hoje, 24, as cadeiras quebradas se transformaram em bancos de praça que foram colocados no pátio da Escola, produzindo mais comodidade a comunidade escolar.

“Para urbanizar e mudar a paisagem do ambiente escolar foram plantadas palmeiras que deixou o ambiente mais harmonioso e agradável”, disse o professor Cleydson de Souza.

O coordenador do programa Mais Educação na Escola Estadual Valdomiro Pedro Viana é o professor de educação física, Cleydson Oliveira de Souza.

Eu vi no blog do Toinho que viu no blog do Cassinho Morais.

Governo regulamenta pensão vitalícia dos ex-governadores Agripino e Lavoisier Maia

Publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (24) a regulamentação da pensão vitalícia, a título de subsídio mensal, do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, e do ex-deputado federal Lavoisier Maia Sobrinho, com vencimento igual ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, para cada.

Trata-se de pensão referente ao período em que os dois governaram o Rio Grande do Norte - José Agripino nos períodos de 15 de março de 1983 a 15 de março de 1987 e de 15 de março de 1991 a 15 de março de 1995; Lavoisier no período de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1983.

A regulamentação foi fundamentada no art. 175 da Constituição Estadual, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 04, de 5 de junho de 1974, e do artigo 168 da Constituição do Estado (Redação da Emenda nº 6/79), retroagindo os efeitos do presente decreto a abril de 1987.

O teto salarial de um desembargador do Rio Grande do Norte é de R$ 30,4 mil.

Rafael Motta dá parecer favorável a projeto que permite verba para municípios em situação de emergência

O deputado federal Rafael Motta (PROS) apresentou nesta semana parecer favorável ao projeto de lei que isenta os municípios em estado de emergência da comprovação de adimplência para a liberação de verba. O parlamentar é relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei nº. 7.184/2014 tem o objetivo que municípios em situações de emergência, calamidade e desastre, reconhecidas pelos governos estadual e federal, não fiquem impedidos de receberem recursos diante de pendências passadas.

“Não é justo deixar de enviar recursos para um município em circunstâncias de emergência, calamidade e desastre. Trata-se de situações em que as liberações de recursos têm de ser imediatas e são essenciais para a manutenção da vida e recuperação do ambiente habitável”, avaliou Rafael Motta.

Neste sentido, dispensa-se a apresentação de certidões de quitações das obrigações de adimplências financeiras, do adimplemento na prestação de contas de convênios, das obrigações de transparência e do adimplemento de obrigações constitucionais ou legais, constantes do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

Polícia encontra adolescentes desaparecidas em Caraúbas, RN

G1-RN: A polícia encontrou dentro de uma casa abandonada as três adolescentes que haviam desaparecido na tarde da última terça-feira (22) após deixarem a escola onde estudam, na cidade de Caraúbas, região Oeste potiguar. Duas das meninas têm 14 anos. A mais nova, 13.

Segundo o delegado Erick Gomes, as meninas estavam fracas e desidratadas, mas sem ferimentos. "Elas saíram da escola onde estudam por volt adas 14h30 da terça-feira. Disseram que iriam em casa buscar alguns livros que haviam esquecido. Porém, não apareceram em suas residências nem retornaram ao colégio. Somente na quarta-feira os familiares delas nos procuraram para comunicar o sumiço”, acrescentou.

Ainda de acordo com o delegado, as menores estavam em uma casa na rua Paulino dos Santos, que fica no conjunto Guido Gurgel, na própria cidade de Caraúbas. Após serem encontradas, as três foram levadas para exames no hospital e depois entregues aos seus respectivos pais.

Ministério das Cidades libera recursos para drenagem e pavimentação em Apodi

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 20/09/2015. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência

Os convênios do município de APODI/RN que receberam seu último repasse no período de 14/09/2015 a 20/09/2015 estão relacionados abaixo:

Número Convênio: 643824 
Objeto: RECONSTRUÇÃO DE DRENAGEM PAVIMENTAÇÃO E DE CALHA DE ESCOAMENTO DA RUA FRANCISCO V DE LICENA EM APODI RN 
Órgão Superior: MINISTÉRIO DAS CIDADES 
Convenente: MUNICÍPIO DE APODI 
Valor Total: R$ 145.565,40 
Data da Última Liberação: 18/09/2015 
Valor da Última Liberação: R$ 20.379,16

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O luxo que espera nosso futebol em 2016

O Arena das Dunas caminha para sediar jogos entre ABC e América na Série C e ‘empolgantes’ jogos do Campeonato Estadual em 2016.

Grana alta jogada fora.

O Governo do Estado destina R$ 12 milhões por mês para esse luxo.

Depois a culpa da quebradeira é destinada à Universidade do Estado do RN (UERN).

Vá entender tamanha estupidez de escolha.

Fonte: Carlos Santos

Governo envia à Assembleia projeto com nova tabela de impostos no RN

Da Tribuna do Norte:

O Governo do Estado protocolou na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, uma série de medidas para fazer frente à crise econômica e ao deficit financeiro estadual provocado pela frustração de receitas, hoje estimado em R$ 487 milhões. O projeto de lei prevê um incremento de recursos na ordem de R$ 230 milhões, a partir da reordenação fiscal.

As medidas de reorganização financeira apresentadas procuram recompor a capacidade do Estado de honrar folha de salários e fornecedores, recuperando um ambiente sustentável para a economia, e seguem as diretrizes definidas em reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz), que estão sendo adotadas em diversos estados brasileiros, para incrementar as arrecadações estaduais sem prejuízos à competitividade do comércio local.

“Nosso objetivo é manter a economia do Estado de pé, com salários em dia e fornecedores pagos. Se nada fosse feito agora, o Estado iria simplesmente parar de funcionar. Essa foi uma saída técnica, diante desta crise que já nos custou a frustração de quase meio bilhão de reais de receita. O momento é de união, porque se o Estado parar, a economia do Rio Grande do Norte será gravemente atingida”, afirmou o governador Robinson Faria, ressaltando que a adequação fiscal tem sido adotada em todo o país.

São quatro as medidas de enfrentamento à crise. A primeira delas diz respeito à alteração da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), que hoje é de 3% – a menor do país. A proposta é que seja praticado um ITCD progressivo, com alíquota mínima de 4% (para operações de até R$ 1 milhão) e máxima de 8% (para valores acima de R$ 3 milhões), seguindo o padrão que vai ser adotado em quase todo o país. Para as transações entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões a alíquota praticada deve ser de 6%. Esta mudança deve injetar em um ano R$ 12 milhões nos cofres estaduais.

A segunda medida se refere a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina e álcool combustível, passando de 25% para 27%. O combustível é hoje o principal item de arrecadação no Rio Grande do Norte, e esse reajuste deverá gerar um incremento anual de receita da ordem de R$ 60 milhões. O mesmo deve acontecer com o ICMS sobre os serviços de comunicação, que passará de 26% para 28%, com previsão de receita de R$ 28,4 milhões.

Por fim, será realizada alteração da alíquota básica do ICMS no RN de 17% para 18%, se alinhando com estados como São Paulo e Paraná. Essa alteração refletirá em aumento de receita estimado em R$ 129,6 milhões, tornando-se a maior fonte de receitas dessa reordenação.

Déficit
A recuperação das receitas, a partir das medidas apresentadas na Assembleia Legislativa, deve somar R$ 230 milhões. Os cálculos realizados pela Secretaria Estadual de Tributação (SET) apontam para um déficit na ordem de R$ 487 milhões, o que significa que, mesmo com as medidas, ainda há de se cobrir um déficit projetado de R$ 257 milhões.

“Isso acontece porque da mesma forma que o Estado não pode se ressentir de pagar servidores e fornecedores sob risco de o mercado afundar, o Executivo também não pode aumentar muito a arrecadação para que o mercado não se ressinta. Reajustar expressivamente a tributação poderia ter o efeito contrário do esperado e as medidas têm o objetivo apenas de garantir que o Estado continue cumprindo com suas obrigações”, explica o secretário estadual de Tributação, André Horta.

“O Estado é um agente econômico essencial: quando esse ente federativo tem dificuldade de honrar seus compromissos, como acontece hoje, toda a economia se ressente. O mercado encolhe se o Estado se estreita, devido a sua magnitude de alavanca do mercado”, disse Horta.

Na próxima sexta-feira, às 13 horas, o Secretário de Tributação concederá entrevista coletiva na SET, para esclarecer e discutir as medidas de recuperação financeira propostas pelo Governo, assim como as perspectivas econômicas promissoras do estado para 2016.

As medidas de recuperação financeira apresentadas na Assembleia não só podem dar um fôlego maior ao estado, como também aos municípios potiguares.  Dos R$ 230 milhões previstos mediante mudanças tributárias, R$ 54,51 milhões irão para os municípios, valor que se refere à parcela de 25% do ICMS arrecado que lhes cabe.

RN já registra mais casos de dengue do que todo o ano passado

Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406 casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relação a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107 episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

No Rio Grande do Norte, até 1º de agosto, foram registrados 21.194 casos de dengue, mais do que o total do ano passado, quando foram notificadas 11.498 ocorrências.

Bolsa Família aumenta a permanência de jovens nas escolas brasileiras

A cada dois meses, gestores municipais alimentam um sistema de informações do Ministério da Educação (MEC) que possibilita acompanhar e avaliar, entre outros dados, a frequência de alunos no ensino público no Brasil. Segundo essas informações, a população mais carente tem estudado mais nos últimos anos. Um dos motivos para a permanência na escola é o Bolsa Família. Frequentar as aulas regularmente é um dos compromissos que os beneficiados devem cumprir para continuar participando do programa.

Um levantamento dos meses de junho e julho de 2015 acompanhou a frequência escolar de mais de 14,7 milhões de estudantes que recebem a complementação de renda. Desses, 95,7% alcançaram o mínimo de presença exigida em sala de aula: 85% para alunos dos seis aos 15 anos e 75% para adolescentes com idades entre 16 e 17 anos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o tempo de permanência na escola entre os mais pobres com até 21 anos aumentou em 36% entre 2003 e 2013. Também cresceu o número de alunos com 15 anos de idade estudando na rede pública na série adequada. A quantidade dos alunos mais pobres no nível escolar correto foi de 24,4% para 63% entre 2001 e 2011.


Aposentados e pensionistas recebem antecipação do 13º salário a partir de amanhã

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação do 13º salário nesta quinta-feira, 24. Serão efetuados os pagamentos dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de setembro. No Brasil, mais de 28 milhões de segurados receberão o adiantamento. No Rio Grande do Norte, só com o 13º, serão pagos R$ 214 milhões, beneficiando 467.950 segurados.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício e o pagamento acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro. Os segurados que estão em auxílio-doença, também, recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem tem os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e salário família.

Juventude de Apodi realiza evento Coletivo Tribos‏ nas praças públicas


O Coletivo Tribos tem o prazer de convidar toda a população apodiense para celebrar a diversidade cultural do nosso Apodi, bem como, prestigiar os movimentos de juventude presentes em nossa cidade.

O 1° MOVIMENTO DA JUVENTUDE NAS PRAÇAS, é um projeto promovido pelos diversos coletivos de juventude apodienses, e tem como principal objetivo transformar os espaços públicos em verdadeiros centros culturais, revigorando e fortalecendo os movimentos juvenis, por meio da formação cidadã, levando música alternativa, oficinas de capoeira, apresentações teatrais, exposição de artesanato, mostras de fotografia, dentre outras manifestações artísticas/culturais.

Rádio Vale do Apodi - uma rádio cada vez melhor!


Buscando sempre acompanhar os acontecimentos em Apodi e região, a Rádio Vale do Apodi continua se destacando no que diz respeito ao rádio jornalismo. A emissora tem participado dos principais debates populares e seguindo uma linha de inserção.

Para Fernando Magalhães, comunicador e diretor da emissora, a Rádio Vale tem contribuído para que todas as camadas da sociedade sejam atendidas dentro de um espaço democrático onde os fatos são narrados de forma espontânea.

"Tenho certeza que a maior parte da sociedade e principalmente as pessoas que ouvem rádio, estão sinalizando de forma positiva o trabalho apresentado nesta nova fase da Rádio Vale”, finalizou o diretor da emissora.

PT do B Apodi visita Dep Carlos Augusto Maia na AL-RN‏


O presidente Geraldo Carlos do diretório do PTdoB do município de Apodi, juntamente com o empresário Gilvan Alves, visitaram o gabinete do deputado estadual Carlos Augusto Maia, nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pleiteando melhorias para a cidade.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tem pré-candidato agindo de má fé em Apodi

Acenda a luz que o negócio é sério…

Comenta-se nos bastidores da política de Apodi que um pré-candidato anda em ritmo acelerado prometendo tudo quanto for necessário em troca de apoio para 2016.

Quem é o pré-candidato que está agindo de má fé? Ah…

Está trancado o nome a sete chaves, esperando apenas o momento certo para mostrar.

Tem muita poeira debaixo deste tapete!

Jacó questiona divulgação negativa do HUB no RN na imprensa local

A conquista do HUB da LATAM para o Rio Grande do Norte tem gerado discussão na Assembleia. O assunto foi tema do pronunciamento do deputado estadual Jacó Jácome (PMN) durante sessão ordinária desta terça-feira (22). O deputado chama a atenção para os veículos de comunicação que realçam pontos negativos do Estado para sediar a central de voos e defende a chegada do projeto.

“Não entendo como algum veículo da imprensa pode ficar contra o HUB no Rio Grande do Norte. Não posso entender como um meio de comunicação pode realçar pontos negativos em detrimento dos pontos positivos”, comentou Jacó Jácome. O parlamentar destacou que todas as cidades apresentam pontos negativos e que os técnicos são encarregados de apontá-los. Para Jacó, não é papel da imprensa nem de norte-riograndense ser contra a conquista do HUB.

Jacó Jácome falou ainda sobre as potencialidades do Estado para atrair a central de voos, como a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária adequada e o potencial de desenvolvimento. “Ficaria triste em ver a operação política em favor de algum Estado. Se depender de condições técnicas, teremos plenas condições de receber o HUB”, destacou Jacó.

Temendo perder o controle do PSOL, Sandro e Robério procuram novos filiados


A disputa entre Robério/Sandro e Marcos do Psol ganha em intensidade com os acertos, visando a atuação da agremiação nas eleições de 2016. Robério Paulino quer ser novamente o candidato na majoritária em Natal.

Ocorre que o vereador Sandro Pimentel, que comanda o partido no RN desde sua criação há mais de uma década, vem tendo sua liderança interna questionada. Aproveitando este enfraquecimento, Marcos se juntou com outras correntes menores, para assim tentar virar o jogo político. Temendo não ser o cabeça da chapa, Robério Paulino ajuda Sandro, seu principal avalista político.

Toda vez que se vê ameaçado, Sandro filia gente, para manter o controle da sigla. Dessa vez, apenas a incursão dele não está adiantando. Tanto que Robério tem andado pela UFRN, instituição em que trabalha como docente, com fichas na mão, pedindo aos alunos para que eles entrem para o Psol. O combate promete.

PSOL trabalha para tentar conquistar Prefeitura no município de Apodi

Dentro do projeto defendido pelo comando estadual da legenda em participar ativamente do processo eleitoral nas cidades do Rio Grande do Norte, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou que vai disputar a Prefeitura de Apodi, um dos municípios mais importantes da região Oeste. O odontólogo Paulo Viana (PSOL) confirmou à editoria de política da GAZETA DO OESTE que será candidato à chefe do Poder Executivo apodiense, com base em um novo projeto organizado com o surgimento de um novo grupo, fundador da agremiação partidária na cidade.

Criado recentemente por militantes de esquerda, profissionais liberais e dissidentes do PC do B, o PSOL surge com bastante força no cenário indefinido da segunda maior cidade do médio Oeste. Paulo era do partido do prefeito e chegou a ser secretário de Saúde no início do governo, mas deixou o cargo por não concordar com os rumos do governo municipal.

Paulo Viana é um dos dentistas mais respeitados de Apodi e se destaca pela linha ética de suas posições políticas. Desligado do PT, filiou-se ao PC do B para ajudar a construir o projeto de Flaviano. Decepcionado, aceitou o convite do PSOL e agora surge como opção na corrida pela prefeitura.

Paulo não foi o único a deixar o PC do B nestes três anos. Além dele, o ambientalista Genildo Souza, que foi secretário de Flaviano Monteiro, também deixou a legenda. Outro que pediu desfiliação foi o contador Gilvan Alves, fundador do partido e figura fundamental nas duas campanhas comunistas da cidade. Gilvan está se filiando ao PT do B e deve tentar emplacar uma candidatura a vereador independente, sem necessariamente passar pela base de Flaviano Monteiro.

Diaconia promove oficina de enfrentamento à violência doméstica em Umarizal

O lar deveria ser o “porto seguro” de qualquer indivíduo. Local de amor, aconchego, segurança. No entanto, milhares são reféns da violência física e/ou psicológica praticada dentro da própria casa por parentes civis, como maridos ou sogras, e até mesmo naturais, como mães e filhos. Nesta quinta-feira (24), a Diaconia dá mais um passo no enfrentamento à violência doméstica com a capacitação de 25 profissionais na metodologia “Nem Tão Doce Lar” (NTDL), uma mostra itinerante que alerta, sensibiliza e orienta a população para a problemática. O curso acontece das 8h às 17h, no escritório da entidade em Umarizal, no Oeste Potiguar.

“A NTDL é uma mostra itinerante que possibilita a discussão e o enfrentamento à violência de uma forma mais popular, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens. A partir dessa capacitação, esperamos que a metodologia seja aplicada em todos os espaços onde a Diaconia está inserida, provocando o debate e trabalhando, de forma ampla, a questão da violência doméstica”, explica a assessora político-pedagógico da Diaconia no Oeste Potiguar, Djuliane Mcnamara, acrescentando que a oficina será facilitada pelo assessor técnico da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Rogério Aguiar.

Participam da formação funcionários/as dos quatro territórios de atuação da Diaconia -regiões metropolitanas de Recife (PE) e Fortaleza (CE);  Sertão do Pajeú (PE) e Oeste Potiguar (RN) ) -, além de representantes de Igrejas, Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente (Fórum DCA) de Umarizal, Câmaras Temáticas de Juventude (Fortaleza) e Gênero (Umarizal), Núcleo de Gênero, Assitência ATER e Coordenadoria da Mulher de Afogados da Ingazeira (PE), Diretoria da Mulher de Carnaíba (PE) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Umarizal.

PL no RN poderá ter cinco deputados estaduais

Em sua passagem por Natal, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab assegurou que em 10 dias o PL – Partido Liberal será criado. A janela eleitoral possibilitará a mudança de políticos sem a perda de mandato. Aqui no Rio Grande do Norte a presidência da legenda ficará com o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) que levará com ele os deputados Gustavo Carvalho (Pros) e Vivaldo Costa (Pros). Outros dois que podem mudar para a nova legenda, são os parlamentares Albert Dickson (Pros) e Souza (PHS).

Todas essas mudanças devem acontecer até dois de outubro, prazo estabelecido pela justiça eleitoral.

Se confirmada a criação do PL e as mudanças dos cinco parlamentares, essa será a maior bancada da Assembleia Legislativa junto com a do PMDB que também tem 5 parlamentares.

Mas PL já tem planos para o futuro e dentro de um ano espera se fundir com o PSD, tornando-se uma das maiores legendas em número de representantes políticos nos país.