sábado, 17 de outubro de 2015

Vereadores da oposição estão de cabelo em pé com o PTdoB em Apodi

Com a visão voltada para a câmara municipal nas eleições do próximo ano (2016), o PTdoB, Partido Trabalhista do Brasil, aparece em Apodi e deixa vereadores de oposição de cabelo em pé.

Cientes do mau trabalho que prestaram a população do Apodi até então nessa legislatura e, cientes ainda da rejeição frente a população, boa parte dos vereadores oposicionista estão seriamente preocupados com o partido que aparece tão bem na foto.

Usar setores da mídia local para deturpar fatos é uma amostra dessa preocupação. Não é para menos.

Eles tem mesmo que se preocupar. Vão ter sérios problemas para se reeleger. O PTdoB, para eles, aparece como uma pedra no sapato.

Eu vi no blog do Prof. Toinho.

Os canalhas devem conhecer os Sete Pecados Sociais

Os sete pecados sociais:

"Política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício". (Mahatma Gandhi)

Confere?

TCE inicia levantamento para mapear obras inacabadas em 28 municípios do RN

O Tribunal de Contas do Estado iniciou, nesta sexta-feira (16), um levantamento para mapear as obras paralisadas e inacabadas em municípios do Rio Grande do Norte com população acima de 20 mil habitantes. Ao todo, o levantamento irá se debruçar sobre os dados de 28 municípios, incluindo também obras de responsabilidade do Governo do Estado e federais.

O trabalho começou com a realização de reunião técnica envolvendo representantes das prefeituras e de órgãos da administração direta e indireta do Estado, na sede do TCE, momento no qual foi apresentada a metodologia do mapeamento. O encontro foi realizado pela Inspetoria de Controle Externo em pareceria com a Escola de Contas.

Abraão Lincoln foi afastado da direção estadual do PRB

E Abraão Lincoln?

Presidente da Confederação Nacional da Pesca, hoje é alvo de investigação da Polícia Federal e foi afastado da direção estadual do PRB.

Na campanha de 2014 ele era apontado como “fator surpresa” para chegar a Câmara dos Deputados.

Naufragou!

Potiguares devem ficar atentos ao horário de verão começa neste fim de semana

O Rio Grande do Norte não precisará adiantar uma hora do relógio com a chegada do horário de verão neste à meia noite deste sábado (17). No entanto, os potiguares devem ficar atentos as movimentações bancárias que trabalham em sintonia  com o sistema. O principal objetivo do horário de verão é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.

Trabalham em sintonia com a medida os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

Técnicos do TCE pretendem fazer uma vistoria nas obras paralisadas de Apodi


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro participou ontem à tarde de uma reunião técnica no Tribunal de Contas do Estado – TCE com todos os municípios acima de 20 mil habitantes sobre as obras públicas que estão paralisadas.

Na oportunidade o prefeito Flaviano destacou o relatório da Controladoria Geral da União – CGU que constatou o pagamento de medições de algumas obras em Apodi, sem ter sido realziado o serviço. Flaviano também colocou a situação da escola municipal do Distrito de Melancias, onde foi pago um valor determinado, mas o serviço não foi executado, obra com recursos próprios.

Sobre essas situações os técnicos do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RN pretendem fazer uma vistoria nas obras paralisadas de Apodi para em seguida buscar uma solução para sua conclusão e cobrar dos responsáveis o ressarcimento dos recursos público mal aplicado.

Participaram da reunião os secretários Klébia Karina e Samuel Nogueira e o engenheiro Júnior Tavares. O encontro foi considerado muito proveitoso pelo prefeito.

Apodi: Construção do Centro Cirúrgico da Maternidade ganha mão de obra dos detentos do CDP

Detentos do Centro de Detenção Provisória “Agente Ronilson Alves da Silva” (CDP/Apodi), estão trabalhando na reforma da Maternidade Claudina Pinto, principal unidade de atendimento a saúde da mulher no município.

Nessa primeira fase, os internos estão trabalhando na ampliação do Centro Cirúrgico da unidade de saúde, com trabalhos de alvenaria, instalação elétrica e hidráulica. Mas os serviços serão ampliados para outros setores da maternidade, logo que o Centro Cirúrgico seja concluído.

Segundo o diretor do CDP Apodi, agente penitenciário, Márcio Morais, a equipe de internos que estão trabalhando é formada por pedreiro, pintor, carpinteiro e auxiliar de pedreiro. “A Maternidade Claudina Pinto é uma instituição filantrópica, e tem ajudado aos apodienses, nada mais justo que os detentos do CDP Apodi ajudar e buscar fazer o melhor para nossa maternidade”, comentou Márcio Morais, destacando que praticamente toda mulher grávida do município passa pela Maternidade Claudina Pinto.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) é conhecido pelos trabalhos de ressocialização. Os detentos fazem trabalhos comunitários em escolas, unidades de saúde, dentre outras instituições do município de Apodi. São 10 que realizam trabalho de limpeza de toda área externa de escolas e unidades de saúde, com a execução de serviços de carpinteiro, roçagem e serviços na área da construção civil.

“O nosso trabalho conta com o apoio do Judiciário através da juíza a Comarca de Apodi, Kátia Guedes Dias e do promotor, Silvio Ricardo Brito, todas as ferramentas utilizadas para o trabalho foram adquiridas através de uma parceria da direção do CDP Apodi com o Judiciário, os recursos são oriundo de penas Pecuniárias”, disse o diretor Márcio Morais.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atípico ainda

Estamos em outubro, exatamente um ano antes da próxima eleição municipal e o cenário de disputa nos municípios ainda é tímido, quase que inexistente.

Impacto de um cenário atípico composto por seca prolongada, crise econômica e política que atingem o país, o Estado e a maioria dos municípios.

Seca castiga

E por falar em seca prolongada, chegamos ao período mais crítico do ano. Com o aumento da temperatura e da evapotranspiração os reservatórios que ainda têm água devem secar numa velocidade acelerada. A expectativa é de cortar coração. A nós, pobres mortais, resta rezar.

Mudança partidária

Com o projeto do PL engavetado e sem viabilidade legal para o pleito de 2016, muitos políticos estão buscando novas alternativas partidárias pelo Estado potiguar.

Já por aqui na Câmara Municipal o blog não tem conhecimento de vereadores que planejam mudar de legenda.

Agentes penitenciários do RN aprovam paralisação

Da Tribuna do Norte – Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte deverão paralisar suas atividades durante 28 e 29 deste mês. A decisão ocorreu durante uma assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira (15), devido a falta de investimentos no sistema prisional do estado. De acordo com o sindicado da categoria, nem mesmo um planejamento de resgate do sistema prisional foi apresentado pelo Governo estadual até o momento.

“Com isso, a situação é essa que estamos vendo diariamente. São motins, rebeliões, mortes dentro das unidades, facções criminosas disputando o poder no Sistema Penitenciário, enquanto que o Estado assiste a tudo isso de maneira inerte. E nós agentes penitenciários é quem estamos na linha de frente, com nossas cabeças a prêmio e risco constante a nossa segurança”, declarou Vilma Batista, presidente do sindicato (Sindasp).

Vídeo: Secretário Ricardo Lagreca fala sobre regionalização dos hospitais e anuncia concurso público


Secretaria de Esportes promoverá a XXV Copa Municipal de Futebol


A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer torna público a tabela da XXV edição da Copa Municipal de Futebol. Desta vez, o evento terá sedes nas comunidades rurais do nosso município.

Os jogos da primeira fase e das quartas de finais serão disputados nas comunidades de Santa Rosa e Poço de Izauro, regiões da Pedra e Chapada. A partir das semifinais os jogos serão disputados no estádio Antonio Lopes Filho.

A competição contará com 12 times das quatros regiões do nosso querido Apodi, envolvendo diretamente 330 desportista da nossa região e indiretamente centenas de admiradores e torcedores. A XXV Copa Municipal de Futebol terá premiação de 3.000,00 R$ (três mil reais) e o seu período é de 24 de Outubro à 28 de Novembro.

Mídia nacional destaca drone confundido com disco voador que causou pânico no interior do RN


A aparição de um drone na cidade de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte, causou pânico na população de pouco mais de 11 mil habitantes, na noite da última terça-feira. Os moradores confundiram o equipamento com um disco voador e, rapidamente, áudios de desespero e piadas tomaram as redes sociais. E a história ganhou repercussão nacional.

O Diário de Pernambuco, por exemplo, destacou que drone teria sobrevoado a região central da cidade para fazer fotos noturnas. Nas gravações, os moradores falam das luzes coloridas e do ritmo lento em sentido giratório do objeto voador até então não identificado. Segundo uma rádio local, o equipamento pertence ao empresário Dinarte Mariz.

“Na verdade, uma menina acreditou realmente que fosse um disco voador. Ela fala que está com Nilda e diz que dá para ver, jura que é verdade. Os outros áudios que foram ganhando destaque são piadas”, conta a repórter Cádia Alves, do Jornal Metropolitano.

A gata da sexta vai preparar um churrasquinho pra gente, viu tarados comelões?

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar.

Olhem o Zeca Pagodinho de volta!

Administração de Flaviano Monteiro adquire mais dois veículos para atender demanda na Saúde de Apodi


A administração do prefeito Flaviano Monteiro acaba de adquirir dois veículos modelo Fiat Doblo para o município de Apodi. Adquiridos com recursos da Atenção Básica, os veículos facilitarão o trabalho de deslocamento das equipes da Estratégia de Saúde da Família que poderão agora dar maior cobertura no município, fazendo ainda o transporte de vacinas e insumos, além de materiais de expediente e outros recursos. Um dos veículos foi destinado as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

“A compra desses veículos faz parte do compromisso de renovar a frota municipal, visto que há muitos anos não se fazia investimento e vinha sendo gradativamente sucateada, agora teremos como agilizar as demandas da secretaria”, destacou o secretário Pedro Júnior.

Para o prefeito Flaviano Monteiro a ação é mais uma iniciativa do governo municipal no sentindo de melhorar o atendimento da demanda existente no município, já que a Saúde é uma das principais bandeiras de luta da sua gestão.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Empacou geral

Pelas terras dos Tapuias Paiacus, há quem diga que a oposição já trabalha com o plano B para disputa eleitoral, já que o plano A parece enfrentar dificuldades de decolar junto ao eleitorado.

Aguardemos, pois.

CDL realiza coquetel para comemorar o 1º ano de funcionamento do Sistema de Monitoramento por Câmeras


A Câmara de Dirigentes Lojista de Apodi – CDL convidam a sociedade apodiense para prestigiar o coquetel de aniversário do primeiro ano de funcionamento do Sistema de Monitoramento por Câmeras do município de Apodi.

A comemoração acontecerá na própria sede amanhã (16), a partir das 16 horas.

Sem solução

Uma semana após o início da greve dos bancários e nenhuma proposta foi apresentada pela Febraban.

Pelo andar da carruagem, a paralisação dos bancários deverá durar ainda um bom tempo. Prejuízo ainda maior para uma economia que agoniza.

Pacote fiscal avança na AL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa decidiu pela constitucionalidade do pacote fiscal do governo Robinson Faria (PSD).

O voto da relatora Márcia Maia (PSB) foi acompanhado à unanimidade. Agora, o governo começa a negociar a aprovação do mérito, que será julgado em plenário até o final do mês. Se o governador souber usar os “argumentos”, a matéria passa.

Tá ruim

Pesquisa Datafolha revela que 93% dos brasileiros estão insatisfeitos com o sistema de saúde pública. Consequência da falta de médicos, de leitos, de remédios e das longas filas e superlotação nos corredores dos hospitais.

A Broadway de Canoa Quebrada (CE)

A praia mais badalada do litoral cearense merecia uma rua festiva à altura.


Embora o nome oficial seja “Dragão do Mar”, a rua foi rebatizada, posteriormente, como “Broadway”, por frequentadores e nativos ligados à cultura, em homenagem ao palco cultural nova-iorquino.

Se em Canoa Quebrada não há os famosos teatros ou as inacreditáveis telas da Times Square, saiba que, guardada as devidas proporções, o coração do comércio e do entretenimento local se instalaram aqui, proporcionando um charme bem peculiar.


Em 2003 a rua passou por uma grande revitalização, onde ganhou um belo calçadão e passou a ser transitada somente por pedestres.

Esse espaço multicultural abrange restaurantes, bares, lojinhas de artesanato, pequenas galerias de arte e excepcionais artistas que dão vida a este vilarejo tão inusitado.

Um verdadeiro convite para apreciar uma boa música, se jogar na dança ou prestigiar a arte e a gastronomia, a qual apresenta aos turistas pratos da cozinha local e internacional.


Como costumam falar os munícipes, "Canoa Quebrada, se cobrir vira um circo, se murar vira um hospício.”

Nota do blog: Fui e gostei.

Fotos: www.canoabrasil.com

Mudança no local de prova do e-Tec Apodi‏


A Coordenação Geral do e-Tec/Escola Agrícola de Jundiaí divulga alteração do local de realização das provas do processo seletivo 2015 no município de Apodi.

As provas serão realizadas na Escola Municipal Professora Lourdes Mota. Endereço: Rua Sebastião Sizenando S/N, Apodi RN.

Os demais locais de prova seguem sem alteração. Mais informações: 33424816.

Vivaldo Costa defende escolas de tempo integral

Parlamentar diz que mais investimentos em educação afasta jovens e crianças da marginalidade

Escola de tempo integral a fim de prevenir a entrada de crianças e jovens na marginalidade. Esta foi a defesa que o deputado Vivaldo Costa (PROS) fez na sessão plenária desta quarta-feira (14). O parlamentar disse que a educação dos jovens pobres deixa a desejar e fez um apelo ao Governo pelas escolas de tempo integral.

“Uma recente pesquisa revela que nos estados onde a educação não vai bem, a criminalidade aumenta. E isso causa falta de perspectiva e de esperança nos jovens de famílias de baixa renda”, disse.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cabeças vão rolar na política de Apodi

Cabeças vão rolar quando o assunto é a sucessão de 2016 em Apodi.

É muito candidato para pouca vaga na Câmara de Vereadores.

Enquanto alguns dizem que a população quer renovação, outros defendem que “os novos filiados” não passarão de “bucha de canhão” para atrapalhar os planos dos “veteranos” que querem a todo custo renovar o mandato por mais quatro anos.

Quem vencerá o impasse?

Só eleitor poderá dizer!

Secretaria de Saúde adere ao Outubro Rosa com prevenção ao câncer de mama


A Secretaria de Saúde do município de Apodi aderiu ao Outubro Rosa, com diversas ações de conscientização e prevenção do câncer de mama.

A enfermeira e coordenadora da atenção básica, Kelly Praxedes, ressalta que o Outubro Rosa é um evento para chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. “O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, esclarece Kelly Praxedes.

A caminhada será realizada no dia 20 e terá concentração às 7h no Caps I, percorrendo várias ruas até o calçadão da Lagoa.

Prazo termina hoje

Termina hoje o prazo dado pela Vara de Execuções Penais de Natal para que o ex-governador Fernando Freire seja transferido para o Centro de Detenção Provisória de Apodi.

Rio Grande do Norte tem 95 municípios com incidência alta de dengue

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (13), o boletim referente à Semana Epidemiológica 40, no qual foi verificada uma expressiva diminuição no número de notificações da doença. A queda foi identificada a partir da semana epidemiológica 14, o que indica que o Estado permanece num quadro não epidêmico.

No Rio Grande do Norte foram notificados 26.183 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 10 de outubro, dos quais 5.390 foram confirmados. Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 118,78% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, percebe-se uma diminuição de casos nas últimas semanas.

RN tem maior gasto proporcional com folha

O Rio Grande do Norte é o Estado que proporcionalmente mais compromete a receita com a folha de pessoal. Levantamento feito pelo jornal o Estado de São Paulo mostrou que o RN compromete 54,17% da sua receita com pessoal. Esse valor é o mais alto entre todos os outros e coloca o Governo potiguar acima do limite total da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Apenas outros cinco Estados estão nessa situação: Tocantins (51,47%), Mato Grosso (51,2%), Paraíba (51,15%), Distrito Federal (50,8%) e Pernambuco (50,33%).

Robinson Faria diz que dobrou recursos para a saúde

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, postou no seu perfil no Twitter e no Instagram que o governo dobrou os repasses para a saúde. Saltou de R$ 11 milhões em 2014 para R$ 22 milhões agora em 2015.

Por determinação da Constituição Federal, os Estados são obrigados a repassar 12% da receita corrente bruta para a saúde. No primeiro semestre de 2015, as transferências mensais chegaram a 25% da receita corrente bruta.

Prefeituras entram na onda “pacote contra a crise”

Os prefeitos Brasil afora entraram mesmo na onda do “pacote contra a crise”, ou seja, a série de medidas para reduzir despesas e com isso enfrentar o furacão da crise que prenuncia novembro e dezembro com os piores meses para os municípios brasileiros.

Os cortes começam pelo salário do prefeito e secretários, mas alguns já cogitam a dispensa de servidores.

Fonte: Xerife

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Tem “aliado” fazendo jogo sujo em Apodi

Como uma grande “ratazana”, tem aliado fazendo “jogo sujo” para um pré-candidato a prefeito de Apodi.

O serviço é de colher informações e repassar para o “contratante”.

O blog ApoDiário alerta aos pré-candidatos a ficarem de olho e analisarem em quem realmente podem confiar.

Eu voto contra: ‘faça o que digo, mas não faça o que faço’


Não ficou nada bem para o deputado estadual Kelps Lima ao fazer uma campanha de outdoors protestando contra o Pacote Fiscal do Governo do RN.

Como o deputado foi quem defendeu inclusive à retirada das fotos do governador dos órgãos da administração estadual, jamais deveria fazer uma propaganda pessoal. E caso ela tenha sido pago com dinheiro público, pior!

Nos outdoors de Kelps ele colocou com destaque frases personalistas: ”EU VOTO CONTRA” e “É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE”, mas neste caso ele não fez.

Fonte: Blog do Primo

Deputado Kelps entrou na contra-mão assumindo que ‘empresários’ pagaram seus outdoors’

Ao revelar, hoje (13), debatendo com o deputado Nelter Queiroz, que recebeu dinheiro de empresários para pagar os outdoors, o deputado estadual, Kelps Lima entrou na contra-mão do que está pensando boa parte dos brasileiros.

Diante do acontecido na Operação Lava Jato onde políticos estão sendo acusados de receberem propinas de empresários, a sociedade tem manifestado indignação de possíveis relações incestuosas de políticos com empresários.

Mesmo, não caracterizando crime, o deputado foi contra tudo que pensa o povo brasileiro. Diante do fato admitido pelo próprio deputado, para ficar mais claro, é conveniente que ele releve os nomes dos empresários que pagaram seus outdoors.

Com Fátima candidatíssima ao pleito de 2018, PT do RN segue em guerra interna

O Partido dos Trabalhadores segue na sua infindável guerra interna entre os grupos da senadora Fátima Bezerra e do deputado estadual, Fernando Mineiro, hoje principal administrador dos rumos da agremiação.

Fátima Bezerra ainda não engoliu o fato de ter levado a pior na distribuição de cargos e secretarias da gestão de Robinson. Seus liderados alegam, inclusive, em off, que ela não faz parte do governo.

Fátima tem carisma e, principalmente, voto, moeda fundamental da política. Porém, Fernando Mineiro tem a burocracia partidária, sabe mantê-la fechada, pequena, sem ameaças externas, para melhor controlá-la, e agiu utilizando-a bem para indicar seus liderados para os principais espaços da gestão pessedista.

Recentemente, os dois travaram uma renhida disputa pelo controle do adubado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no RN. Mineiro, novamente, levou a melhor, indicando a pessoa responsável pela administração do Fundo na secretaria de educação.

Fátima tem se movimentado, procurando despertar o interesse dentro da agremiação de uma candidatura própria do PT ao governo do RN em 2018. O grupo de Mineiro, bem agraciado com espaços, resiste e pede para que o debate ocorra apenas após 2016.

A consequência tem sido o apoio da senadora à greve, criando constrangimentos para o secretário da educação, Chagas Fernandes, velho aliado de Mineiro dos tempos do SINTE.

Um sábio petista me disse: eles brigam, afastam ameaças, mas no final compõem. Tal disputa só serve a eles mesmos. Os militantes com senso de oportunidade e tentando fazer carreira se veem obrigados a fazer o beija mão a um dos dois para ingressarem na política. Faz sentido.

Fonte: O Potiguar

Greve dos bancários já tem adesão de 100% das agências em Apodi


No 4º dia de paralisação nacional dos bancários na cidade de Apodi 100% das agências bancárias já estão de portas fechadas. Primeiramente, na terça-feira (06/10) aderiram os bancos públicos: Caixa, BNB, e BB e por último na sexta-feira (09/10) após ação do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região o Bradesco da cidade também paralisou o atendimento ao público.

Segundo dados da CONTRAF-CUT 10.818 locais de trabalho já paralisaram suas atividades em todo Brasil até sexta-feira, (09/10), sem uma proposta decente por parte dos bancos, que contemple reposição da inflação e aumento real, o movimento paredista segue forte em todo país.

Os bancos são principais responsáveis pela greve, haja vista baterem recorde de lucro e mesmo assim não oferecem uma proposta decente a categoria.

Alternativas para o cliente:

Mesmo estando em greve alguns serviços são mantidos, como por exemplo: salas de auto-atendimento (onde é possível fazer pagamentos, transferências, saques, depósitos, dentre outros serviços), caixas 24 horas, lotéricos, correspondentes bancários e transações via internet.

Mortes, rebeliões, fugas e saída de secretário

O sistema prisional do Rio Grande do Norte contabiliza 18 mortes este ano, além da própria situação de calamidade.

O secretário de Estado que trata da pasta, Edilson França, pediu demissão há semanas e o Governo não consegue um substituto.

A quantidade de fugas, rebeliões e de túneis que são descobertos regularmente, sobretudo no Presídio de Alcaçuz, em Nísia, Floresta, chega a números risíveis.

Falta acontecer o quê?

Fonte: Carlos Santos

Fábio Faria pede paz e desestimula ódio em redes sociais

O deputado federal Fábio Faria (PSD) fez um desabafo em endereço próprio nas redes sociais, agora à noite.

Em tom professoral, recomendou a algumas pessoas – sem citar nomes – pediu equilíbrio em vez de ódio.

- Ao invés de estimular intrigas, ódio ou destilar um veneno para receber um parabéns pelo WhatsApp, vocês podem muito mais que isso disse.

- Respeito o trabalho e a amizade de cada um. Não podemos ser servos de pessoas inconformadas. Temos que desestimular o ódio e estimular a Paz – acrescentou.

Faria manifesta-se em meio à debate acirrado nas redes sociais em relação à interdição da Festa do Boi, promovida pela Associação dos Criadores (ANORC) com apoio do Governo do Estado.

Para o parlamentar, que também é filho do governador Robinson Faria (PSD), há uma campanha frenética contra o governismo, com conotação meramente politiqueira.

Robinson, também nas redes sociais, já tinha desabafado: “Comemorar a decisão de interditar a Festa do Boi é tornar público o ódio, o desespero e o desprezo ao povo. Confio na justiça como defensora do interesse público.”

Colheita de melancia deve chegar a 250 toneladas em Felipe Guerra/RN


Em Felipe Guerra, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, os agricultores estão comemorando a colheita da melancia. Apesar da seca, a expectativa é que a produção chegue a 250 toneladas, o dobro do que foi colhido no ano passado. É o que mostra matéria exibida nesta segunda-feira (12) no Bom Dia RN (CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa no G1/RN).

Eliab de Morais, que e produtor rural, diz que está orgulhoso da colheita deste ano. “Um produto de qualidade como esse tem comércio, né?”, afirmou.

PMDB poderá ter contas rejeitadas

Julgadas pelo juiz Alceu Cicco no TRE/RN, as contas do PMDB estadual de 2011 mostraram algumas incoerências. Caso não se apresente defesa no prazo de quinze dias, as contas podem ser reprovadas.

Fantasma da queda do FPM volta a assustar prefeitos

Os prefeitos serão atormentados mais uma vez pelo fantasma da queda do FPM:

O Tesouro Nacional divulgou na tarde desta sexta-feira (9) a nova previsão para o trimestre, o último de 2015. Em vez dos 19%, os repasses devem ficar no mesmo patamar de setembro. Para ser mais preciso, 0,3%.

Para os pequenos municípios – aqueles de coeficiente 0.6- a previsão é de um FPM na casa dos R$ 438 mil.

Fonte: Robson Pires

2ª caminhada alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental e caminhada do Outubro Rosa


O CAPS I, secretaria de saúde e Gaspec realizam dia 20 de outubro a 2ª caminhada alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental e caminhada do Outubro Rosa

Dia 20 de Outubro de 2015 O CAPS I, junto a Secretaria de Saúde e GASPEC estarão realizando a Caminhada alusiva ao dia Mundial de Saúde Mental e do Outubro Rosa. “O evento foi pensado para refletirmos e fortalecermos nossa política de saúde mental em consonância com os dispositivos de acolhimento em saúde do município, juntamente com a sociedade civil. Como também para divulgarmos o mês de combate ao câncer de mama, que se comemora neste mês de outubro"disse a coordenadora Rafaela Azuzzy.

A concentração será realizada em frente a sede do CAPS I que está localizado à rua: Tiradentes, Bairro São Sebastião Nº 336, na unidade realizaremos o acolhimento dos usuários/as, familiares, convidados e demais participantes para organizar a saída da caminhada.

De lá sairemos às 07h00 pela rua D. Pedro II, atravessa a BR 405, passando pelas ruas: Margarida de Freitas, Antonio Lopes Filho, Nossa Senhora da Conceição em seguida ao terminal turístico (Calçadão da Lagoa) do Apodi, onde se realizará um café da manhã e ato público com falas políticas, recitação de poesias, músicas e demais ações de integração social e finalização do evento.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Em Apodi, tem pré-candidato a vereador prestes a deixar o barco para 2016

Já tem pré-candidato a vereador em Apodi, prestes a deixar o barco para 2016.

Motivo: muito nome para pouca vaga, o que poderá ocasionar muito trabalho e esforço para um fim já pré-anunciado.

Quem serão os primeiros a abandonar o barco à deriva?

A Série C em 2016...

Fortaleza perdeu de 1 a 0 fora de casa.

Um resultado que pode reverter. Se bem que o adversário é um time com tradição de jogo forte na defesa – Brasil de Pelotas/RS.

O Confiança ficou em péssima situação. Empatou em casa com o Londrina. Dificilmente escapa, acho.

O ASA, o terceiro representante do Nordeste, caiu diante do Tupi de Minas, 2 a 0. Vai ter que vencer por 3 a 0 em casa.

Fico imaginando como vai ser, pode ser, a Terceirona de 2016. Se o Fortaleza não subir, e se forem confirmadas as quedas de ABC e Ceará.

Fortaleza, Ceará, ABC e América, que se manteve, podem sim cair num só grupo. E aí?

Por Edmo Sinedino

Caern amplia rodízio no abastecimento do interior

Em uma semana, o número de cidades em rodízio de abastecimento de água no Rio Grande do Norte praticamente dobrou. Até o fim de semana passado, eram 42 as cidades com datas e horários estabelecidos para o recebimento de água nas torneiras.

Hoje, são 80 municípios com o abastecimento reduzido em decorrência da seca que deverá se estender por 2016.

Reforma muda prazo de filiação antes das eleições

A minireforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff trará implicações para o pleito do próximo ano. O prazo para filiação partidária foi reduzido pela metade (passando de um ano para seis meses), o financiamento privado de campanha está proibido e o tempo da campanha eleitoral está reduzido pela metade (passando de 90 dias para 45 dias).

Esses são apenas algumas das mudanças que já estarão em curso. A propaganda no rádio e na televisão foi reduzida em 10 dias, passando de 45 para 35 dias. No entanto, se antes a publicidade eleitoral não era exibida aos domingos, agora ela passa a ser.

Fantástico mostra escândalos com mãe e filho no RN

Na série de reportagens investigativas denominada de “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão mostrou hoje à noite mais uma reportagem especial com foco no Rio Grande do Norte.

Abordou o envolvimento de mãe e filho em dois escândalos milionários no Rio Grande do Norte: a ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa Rita das Mercês Reinaldo e seu filho Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, que ocupava cargo estratégico no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

A reportagem tem 7 minutos e 37 segundos. Mas em essência, não trouxe nenhuma novidade em relação aos dois escândalos.

Veja AQUI.

Ajuste fiscal pode chegar ao Bolsa Família

Sem novas receitas para fechar o rombo das contas do governo em 2016, o Bolsa Família – o intocável programa social do governo – entrou na mira da tesoura.

O relator-geral do projeto de Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), decidiu que não vai incluir na proposta os recursos previstos com a arrecadação da nova CPMF e avisa que, para compensar, não terá “dó” de cortar recursos de programas do governo. Para ele, pode haver espaço para enxugar o Bolsa Família porque há “fraude” no programa.

domingo, 11 de outubro de 2015

PNAIC Apodi faz avaliação para analisar e discutir resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização

EQUIPE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC – APODI RN, REALIZA REUNIÃO COM AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA ANALISAR E DISCUTIR OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – ANA


A Avaliação Nacional da Alfabetização foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação com o objetivo de produzir indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse aluno teve, ou não, para desenvolver esses saberes. A estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas. Em língua Portuguesa são avaliados os níveis de Leitura, que varia em escala de 01 a 04, bem como, Leitura que varia numa escala de 01 a 05. Em Matemática a avaliação é desenvolvida através dos conhecimentos matemáticos.


Nesse, sentido a Equipe do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa – PNAIC – Apodi RN, realizou no período de 06 a 08 de outubro reunião com todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino que tiveram os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados, para analisar e discutir esses resultados visando intervenções e melhoria na prática dos Professores Alfabetizadores. O encontro aconteceu por escola no Auditório do Centro de Formação do PNAIC e contou com a participação da Coordenadora Local do PNAIC, Cecy Fernandes de Souza Valério, dos Orientadores de Estudos José Nilson de Freitas e Maria Aleane de Moraes Silva, além dos gestores e apoios pedagógicos das escolas e técnico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Pedro Bandeira, que muito tem contribuído para que o programa funcione de forma a garantir a aprendizagem das crianças. Para tanto, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Secretário Caubí Tôrres. De acordo com a Coordenadora do PNAIC local, a Professora Cecy Fernandes, essas discussões foram muito proveitosas, pois possibilitou uma análise mais detalhada sobre os níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática. Além disso, estamos convictos de que com o apoio e o envolvimento de todos iremos conseguir fazer com que nossas crianças avancem nos níveis de aprendizagem garantindo que todas as crianças sejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para a coordenadora pedagógica e professora alfabetizadora da Escola Municipal Professor Veríssimo Gama, Eunice Dorotea, essas discussões foram única, nunca tinha acontecido com a equipe da secretaria de Educação, onde a escola individualmente discute as aprendizagens dos alunos, possibilitando assim as intervenções necessárias, a fim de, garantir os direitos de aprendizagens a todas as crianças que fazem parte do processo de alfabetização.

Portanto, é nessa perspectiva que a equipe do PNAIC local programou novas ações que faz parte do Eixo gestão e mobilização, acompanhamento do planejamento dos professores Alfabetizadores junto aos coordenadores pedagógicos das escolas, monitoramento nas instituições da rede municipal de ensino, relacionando o que foi visto nas formações com as práticas do professor alfabetizador em sala de aula, visando concretizar o maior objetivo do Programa que é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.

Apesar da crise financeira, prefeitura de Apodi faz investimentos significativos em adutoras comunitárias para amenizar dificuldades da falta de água


Na manhã deste sábado, 10 de outubro de 2015, o prefeito Flaviano Monteiro, acompanhado do Secretário de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Jerlandio Moreira, e do vereador Genivan Varela do PCdoB, estiveram entregando a comunidade de Água Fria o material referente ao investimento do Poder Público no sistema de adutora da comunidade que beneficiará mais de 60 famílias. O investimento é de aproximadamente 12 mil reais.

Com as economias feitas pela Gestão Apodi Terra Querida, com planejamento estratégico, e muita determinação é que está sendo possível avançar no investimento nas ações básicas e necessárias para o homem e a mulher do campo. A prioridade hoje da Secretaria de Agricultura é enfrentar os efeitos da seca diante da realidade de que a falta de água na zona rural de Apodi fica cada vez mais acentuada.

Todos já sabemos que a Prefeitura de Apodi, arca mensalmente com uma conta de energia de aproximadamente 30 mil reais, referentes ao consumo de energia de alguns poços da zona rural, que em alguns casos são usados para consumo de água potável e em outros não. Diante dessa realidade, a Secretaria tem enfrentado a problemática, realizando reuniões, encontros e visitas, sensibilizando as pessoas das suas responsabilidades. Graças a esse empenho já foi possível investir nas adutoras comunitárias nos últimos dois meses mais de 70 mil reais (Arção, Traíras, Sororoca, Água Fria, Frei Damião, Quixabeirinha, Soledade 2, e entre outras foram as comunidades contempladas). São investimentos significativos que de forma muito planejada tem resolvido a problemática de água e diminuído essa conta de energia. A partir do investimento feito pela Prefeitura a comunidade passa a assumir o consumo de energia dessas adutoras, que no projeto de melhoramento, tem uma redução de mais 70%.

“A água é um bem precioso a vida, e no município rico em água potável como o nosso, não podemos permitir que alguns filhos e filhas de Apodi não tenham água em suas torneiras, principalmente diante de uma crise hídrica como essa,” frisou o Secretario Jerlandio.

Para o prefeito Flaviano essa é uma ação importante e necessária em que todos os esforços devem ser prioritários. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras, estamos enfrentando essa realidade, temos que economizar e investir, e para isso temos que diminuir essa conta de energia, que é paga pelo município para uma pequena minoria, e aumentar a conta de investimentos em projetos para a coletividade”, frisou o prefeito, no ato de entrega do material na comunidade de Água Fria.

Segundo planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura, outros projetos estão sendo encaminhados ao gabinete do Prefeito, a proposta é diminuir em 40% a conta de energia, e iniciar outros investimentos na zona rural na área de recursos hídricos.