quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Produção de petróleo no RN terá crescimento tímido em 2016

Bacia Potiguar é formada por 18 municípios do RN
(Foto: Agência Petrobras)
Em 2015, a produção de petróleo no Rio Grande do Norte foi de 56.200 barris por dia pela Petrobras e de 1.145 m³/dia de gás. Para 2016, segundo o Plano de Negócios e Gestão (PNG) da estatal, a produção de petróleo terá um crescimento tímido chegando a 56.382 barris de óleo por dia. Já a produção de gás terá uma queda, chegando a 1.110 m³/dia em 2016.

Porém, os números de produção potiguar podem ser bem maiores. O estudo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Mais RN, prevê que a produção de petróleo no estado pode chegar a 5,4 milhões m³/ano entre os anos de 2016-2035, caso haja investimentos. O gás natural também será ampliado em 357 m³/ano.

A empresa estatal não quis se pronunciar sobre a possibilidade de alcançar os índices previstos pelo Mais RN, se limitando a garantir a manutenção das operações na Bacia Potiguar e de derivados na refinaria potiguar Clara Camarão.

A exploração da Bacia Potiguar é predominantemente no Rio Grande do Norte, mas também conta com a produção em dois municípios do Ceará. As cidades cearenses de Aracati e Icapui são responsáveis por 350 pontos de exploração. No RN, a produção acontece em 18 municípios potiguares: Assu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Macau, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró, Upanema, Tibau, Galinhos, com 5.547 poços produtores.

Nenhum comentário: