quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Sistema de Gestão do Programa Bolsa-Família na saúde inicia a 1ª Vigência de 2016

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa-Família (PBF) na Saúde encontra-se disponível para inserção do acompanhamento das condicionalidades da 1ª vigência de 2016 até o dia 30 de junho. Ao todo, deverão ser acompanhadas 13.463.755 famílias no País, sendo 7.716.289 crianças e aproximadamente 480 mil gestantes.

Para esta vigência, sugerimos intensificar a identificação de gestantes com vistas a garantir o acesso precoce ao pré-natal e o conjunto de ações relacionadas ao cuidado durante a gestação, que incluem também a prevenção da microcefalia. Sabemos que gestantes acometidas pelo zika vírus podem ter bebês com microcefalia e, desta forma, é preciso intensificar as ações de orientação às famílias sobre as medidas de proteção ao mosquito Aedes Aegypti, em especial durante a gestação.

Além disso, chamamos a atenção dos gestores para os casos de não acesso à vacinação e pré-natal registrados no acompanhamento das crianças e gestantes. Na 2ª vigência de 2015, 4.127 crianças estavam com calendário de vacinação atrasado e 1.682 gestantes sem acesso ao pré-natal. Reforçamos que o acesso à vacinação e pré-natal são ações básicas de saúde e devem estar disponíveis a todo e qualquer usuário do SUS.

Nenhum comentário: