sábado, 7 de maio de 2016

Caern esclarece: Saneamento básico e esgotamento sanitário não são a mesma coisa

Ainda é muito comum as pessoas confundirem o que significa “saneamento básico” com o que vem a ser apenas “esgotamento sanitário”. Embora frequentemente sejam tomados como a mesma coisa, o segundo é apenas uma parte do primeiro, ou seja, o esgotamento sanitário é, na verdade, uma das quatro vertentes do saneamento básico, que envolve, além desse serviço, o de abastecimento de água, a drenagem de águas pluviais e a gestão dos resíduos sólidos. A competência para as ações nessas respectivas áreas é dividida entre as prefeituras e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Entre as quatro vertentes do saneamento básico, a Caern é responsável por duas: abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ficam a cargo das prefeituras a drenagem de águas pluviais e a gestão dos resíduos sólidos.

A falta de entendimento sobre isso tem feito com que, frequentemente, a Caern também receba registros de pedidos ou denúncias sobre serviços que não são de sua responsabilidade. Por mais parecidos que sejam a coleta de esgotos e a coleta de água de chuva, ambos são operados de forma distinta, com tubulações diferentes e destino final também, quais sejam estações de tratamento de esgotos e lagoas de captação, respectivamente.

Nenhum comentário: