domingo, 15 de maio de 2016

Subsídios para a história das famílias Freire, Silveira, Noronha, Diógenes e Paulino

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS FREIRE, SILVEIRA, NORONHA, DIÓGENES, PAULINO. (Por Marcos Pinto- 13.05.2016). 

No ano de 1686 comandada pelo Capitão Bartolomeu Nabo Correia, chegava a Icó uma expedição composta de 42 homens com a missão de povoar aquela região, a mesma foi batizada de São Francisco atribuindo-se ao fato de terem vindo de Pernambuco e da região do rio São Francisco. Entre os expedicionários destacaram-se o Capitão Domingo Paes Botão que deu origem às Famílias Diógenes, Fernandes, Saldanha e Távora.

O capitão Domingos Paes Botão acampou em Santa Rosa e sofreu um ataque dos índios perdendo 7 homens. Temendo novos ataques deslocou-se para Aquiraz-CE, quando envolveu-se na política e casou-se com a pernambucana Sebastiana de Assunção e deste enlace nasceram dois filhos: Diógenes Paes Botão e Genoveva Maria Assunção.

Em 1709 o capitão Domingo Paes Botão com seus filhos fixaram residência em Jaguaribe. Casa sua filha com o primo vindo de Portugal Sargento-Mor Manoel da Silva Peixoto Távora. Nesta época o sertão jaguaribano estava em estiagem e Diógenes teve que deslocar-se até a Serra de Pereiro em busca do rebanho a fim de escolher as melhores carnes para a festa de sua irmã, quando deparou-se com duas índias, acuadas pelos cães de caça. As índias foram recolhidas por Diógenes e levadas ao acampamento dos jesuítas em Boa Vista. Uma delas veio a falecer não resistindo aos ferimentos dos cães, a outra foi batizada pelos jesuítas de Antônia da Purificação e levada para a residência do Capitão Diógenes Paes Botão.

Decorrido alguns anos o Capitão Domingos Paes Botão não tendo uma moça para casar com seu filho Diógenes e notando a grande afeição dedicada à índia, aprovou seu casamento com a mesma, provocando um certo desagravo a vaidade da nobre Genoveva e seu marido. Desde então surgiram as ramificações da família Diógenes.

O Tronco inicial da família DIÓGENES em Apodi é o Capitão JOAQUIM SULPINO PAES BOTÃO, natural de Riacho do Sangue-CE, atual cidade Jaguaretama-CE, onde nasceu em 17.05.1792. faleceu em Apodi a 06.10.1873 . Filho legítimo do Capitão Domingos Diógenes Paes Botão Júnior (0 3º deste nome) e de Francisca Maria das Chagas. JOAQUIM Chegou em Apodi já viúvo de Thereza de Jesus Maria (Filha de Domingos da Silva Saldanha ede Maria Rosa Cândida de Miranda), com quem teve os filhos F.01- DAVINA THEREZA DE JESUS, que casou com JOSÉ ALEXANDRE NUNES DE CARVALHO, que é o mesmo José Alexandre de Carvalho Nunes, com descendência em Pau dos Ferros e cidades circunvizinhas, e o filho:

F.02- JOAQUIM SULPINO PAES BOTÃO FILHO - Nasceu em Riacho do Sangue, atual cidade de Jaguaretama-CE. no ano de 1847.
A origem da família DIÓGENES em Apodi vem dos filhos José Sulpino Paes Botão, Maria Rosa da Conceição, do seu primeiro casamento, e também dos três filhos do segundo casamento em Apodi, com Isabel Sabina de Oliveira, da família PINTO, como veremos adiante.
F.03- JONAS PAES BOTÃO - Nasceu em Riacho do Sangue no ano de 1851.
F.04- MARIA ROSA DA CONCEIÇÃO - (Mariazinha) Nasceu em Riacho do Sangue no ano de 1856. Casou com seu tio paterno Francisco Diógenes Paes Botão (1º deste nome e tio paterno do 2º que nasceu em Apodi).
F.03- JOSÉ SULPINO PAES BOTÃO - Nasceu em Riacho do Sangue, no Ceará, no ano de 1849, atual cidade Jaguaretama. Capitão da Guarda Nacional, Casou em Apodi com ANGÉLICA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVEIRA - filha do Major da Guarda Nacional Luis Soares da Silveira,(1º deste nome e pai do 2º) e de Maria da Conceição Costa Silveira, naturais de Mamanguape, estado da Paraíba, conforme se verifica em seu inventário. O Capitão José Sulpino faleceu em sua fazenda "Baixa Grande" (APODI) a 27.05.1900, aos 51 anos de idade, deixando a viúva e os filhos:
N.01- Maria Luiza da Silveira - casada com Francisco Manoel Freire da Silveira. Residiam no sítio Carpina. (Apodi).
N.02- Angélica Maria da Silveira - casada com Pedro Soares da Silveira Filho.
N.03- Luis Sulpino da Silveira - Nasceu a 12.10.1875. Casou com sua sobrinha materna Maria Luiza da Silveira Filha.
N.04- Amélia Maria da Silveira - . Nasceu a 26.06.1873. casou com Domingos Freire de Oliveira.
N.06- Francisca Angélica da Silveira. - Nasceu em 1876. Casou com José Freire de Oliveira. 
N.07- José Sulpino da Silveira - Casou com Ana Tereza da Conceição. 
N.07- Maria Angélica da Silveira - Casou com o viúvo de sua irmã Francisca Angélica o sr. José Freire de Oliveira. Foram pais de:
BN.01- Raimunda Angélica da Silveira - Casou com José Umbelino de Noronha Filho, filho de outro de igual nome e de Alexandrina Gomes Pinto.
BN.02 - José Freire de Oliveira Filho - (Zé Menino) Casou com Francisca Celsa da Silveira (D. Chichica) e foram pais de:
TN.01- José Freire de Oliveira Neto - Bispo da Diocese de Mossoró durante mais de 20 anos., 
TN.02- MOÇA - , casada com o comerciante apodiense Leonildes Marcolino da Costa.
N.08- Maria Rosa da Conceição Silveira (É a mesma Maria Rosa Botão) casou com Vicente Ferreira Leite, filho de Simplício da Costa Leite e de Maria Joaquina da Conceição, irmã do Coronel Antonio Ferreira Pinto. Foram pais de:
BN.03- Manoel Ferreira Leite (Mané Leite) - Casou com Francisca Gomes de Oliveira (Francisca Leite), filha de Sebastião Gomes de Oliveira (Tatão Paulino ), e de Francisca Umbelina de Noronha. Mané Leite e Francisca foram pais de:
TN.03- Vicente Leite Neto.

OBSERVAÇÃO: Francisca Gomes de Oliveira (Francisca Leite) era irmã (só por parte de pai) de José Umbelino de Noronha, este por sua vez pai de Pedro José de Noronha, casado com Isabel Sofia Pinto, tronco familiar dos NORONHA PINTO, BASÍLIO PINTO, NORONHA FREITAS, radicados em Manaus-AM, e de José Umbelino de Noronha Filho (Pai de SULA e de Edmundo e outros filhos). Explicando: o velho Sebastião (Tatão Paulino) casou duas vezes. A primeira vez casou com Francisca Umbelina de Noronha, filha do Tabelião Público Joaquim José de Noronha e de Maria Gomes da Conceição. Tatão e Francisca Umbelina foram pais de F.01-JOSÉ UMBELINO DE NORONHA que casou com ALEXANDRINA GOMES PINTO, filha de Alexandre Ferreira Pinto (Xandú) e Maria Gomes da Assumpção., e que por sua vez foram pais de N.01- PEDRO JOSÉ DE NORONHA, que casou com sua prima Isabel Sofia Pinto, filha de Vicente Gomes Ferreira Pinto (Vicente Xandu) e Maria Belisa da Silva Filha (Marica), N.02- JOSÉ UMBELINO DE NORONHA FILHO - casou com Raimunda Angélica da Silveira , filha de José Freire de Oliveira e Maria Angélica da Silveira. E foram pais de (dentre outros): BN.01- JACINTO JOSÉ DE NORONHA (Sula) casado com sua prima Lindalva Isabel de Noronha, filha de Pedro José de Noronha e Isabel Sofia Pinto, e BN.02- EDMUNDO - casado com sua prima Dilma Pinto, filha de João Basílio Pinto e Isabel Noronha, BN.03- ALAIDE - casada com seu primo Pedro Agápito Ferreira Pinto (Pedro Xandu).

OBSERVAÇÃO: Pedro Noronha tinha três irmãos débeis mentais de nomes MARIA JOSÉ, PAULO JOSÉ DE NORONHA e CLARA. PEDRO Era irmão, também, de Francisca Ferreira Pinto (Chiquinha Noronha) casada com Francisco Ferreira da Silva Pinto (Chico Ferreira, da fazenda Malhada Vermelha), filho de Pedro Ferreira Pinto e Marcolina Souto, do Assu-RN. Tatão Paulino (avô paterno de Pedro Noronha) casou segunda vez com MARIA GOMES DA ASSUMPÇÃO, filha de Alexandre Ferreira Pinto (XANDÚ) e Maria da Assumpção Calado. Vê-se, pois, que Tatão casou segunda vez com uma irmã da esposa de seu filho José Umbelino. TATÃO e MARIA GOMES DA ASSUMPÇÃO foram pais de:

F.01- João Alexandre de Oliveira - casou com Nazaré e residiam no Pará.
F.02- Francisca Gomes de Oliveira (Francisca Leite) - casou com Manoel Ferreira Leite, e foram pais de Vicente Leite.
F.03- Isabel Altanásia de Oliveira - Casou com Joaquim Cabral de Oliveira.
F.04- Sérgia Gomes de Oliveira - casou com João Cabral de Oliveira.
F.05- Sebastião Gomes de Oliveira Filho (Tatãozinho Paulino) - casou com Isabel Aprígia de Carvalho.
F.06- Manoel Gomes Pinto (Manoel Paulino) - casou com Maria Libânia Pinto.
F.07- Benedito Paulino de Oliveira - casou com Luisa Pereira Torres.
F.08- Benedita Gomes de Oliveira - casou com Tibúrcio Carlos de Noronha.
F.09- Luzia Gomes de Carvalho - casou com Luiz Rodrigues de Carvalho. São os avós maternos do Dr. Luizinho, famoso médico em Manaus.
F.10- Antonio Paulino de Oliveira (Sêo Tonho Paulino)- casou com Vicência Rodrigues de Carvalho.
F.11- Raimundo Gomes de Oliveira - casou com Rita Gomes de Carvalho.
F.12- Elisio Gomes de Oliveira - casou com Eduviges.
F.13- Júlia Gomes de Oliveira - casou com Francisco Pompeu de Oliveira Noronha. Júlia faleceu no sítio Arapuá a 23.07.1916 aos 18 anos de idade.

O Major JOAQUIM casou em segunda núpcias em Apodi com ISABEL SABINA DE OLIVEIRA, da família PINTO, e foram pais de:
F.01- Francisco Diógenes Paes Botão (2º) - Chico Diógenes:
. Nasceu em Apodi a 25.09.1866.
. Casou com sua parente Antonia Ferreira Pinto (Toinha) filha do Coronel Antonio Ferreira Pinto e Claudina Pinto.
. Foram pais de:
N.09- Francisca Diógenes Pinto - Casou com o seu parente cearense Neutel Diógenes. (do lugar de nome Pilar).
Foram pais da renomada e dedicada parteira Albaniza Diógenes, casada com Pedro Inglês.

N.10- Francisco Diógenes Filho (Sêo Diógenes): Origem dos Diógenes da cidade de Felipe Guerra-RN.
. Casou com Caetana Gurgel do Amaral (Dona Caetaninha) irmã do Tilon Gurgel, figadal inimigo político da família Pinto. Foram pais do Oficial de Justiça José Diógenes, casado com dona Narcisa Gurgel.
N.11- Salomé Diógenes Pinto - casou com seu parente Coronel Francisco Ferreira Pinto, grande líder político apodiense, ex-Deputado Estadual e prefeito três vezes consecutivas de Apodi. O Coronel Francisco Pinto foi assassinado em 02.05.1934 pelo pistoleiro Roldão Maia, do Itaú-RN, pago pelos invejosos e truculentos Tilon Gurgel e Luiz Ferreira Leite. (Luiz Leite).

N.12- Luís Diógenes Ferreira Pinto (Lucas Diógenes):
. Casou com Joana Joaquina de Carvalho. foram pais de:
BN.01- Cecília Joaquina de Carvalho (Dona Názinha) - Casou com o Sr. Valdemiro Custódio da Silva, filho do paraibano de Catolé do Rocha Manuel Custódio da Silva e Raimunda Nogueira da Silva.

Apodi-RN, 13.05.2016.

Nenhum comentário: