quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Flaviano continua sendo o prefeito com maior número de votos numa única eleição

O momento ainda é de avaliar os números apresentados nessa eleição, com a volta do PMDB ao poder, e a saída da Nova Geração da cena principal do quadro político/administrativo da cidade.

Os números de 2016 comparados aos anos anteriores mostram que Flaviano continua sendo o prefeito com a maior quantidade de votos numa mesma eleição.

Em 2012 foram 13.057 votos para Flaviano, contra 12.623 de Alan agora em 2016.

Outro detalhe observado é a votação de Flaviano esse ano ser superior à obtida por Gorete em 2012.

Em 2016 Flaviano obteve 10.652 votos, mesmo numa eleição com 4 candidatos mantendo suas candidaturas até o fim, contra 10.133 votos de Gorete em 2012 com apenas 2 candidatos, já que Pinheiro havia desistido da disputa para apoiar a própria Gorete.

Um comentário:

Bruno Coriolano disse...

Bom dia!
Já que vivemos em uma democracia, temos que aceitar a escolha soberana do povo e respeitar o resultado. Portanto, o que as urnas mostraram deve ser respeitado.
O fato de não ter sido vitoriosa no último pleito não tira da Nova Geração os méritos de ter formado um grupo para apresentar-se como opção ao povo. Se não fosse tal iniciativa, não teríamos dado demonstrações de que é possível trazer outros projetos para política apodiense. Política extremamente tradicionalista.
É difícil apontar a causa do insucesso passageiro, pois os votos não trazem justificativas e sim números. Fala-se muito sobre isso, aquilo e aquilo outro, mas o certo é que outro projeto se dará início e não dá para saber até que ponto os dizeres #OpovoBotaOpovoTira (não importando aqui a ideologia por trás de tal hashtag) vai “seguir coerente”. O que a Nova Geração (futura oposição) não pode fazer é se dispersar. É preciso permanecer unida e buscar mais forças para sua base.
Resta saber, é lógico, como os vereadores irão se comportar. Salvo engano, a maioria (9) são hoje da base do prefeito, certo? Acho que eles devem fazer uma oposição honesta em relação à próxima gestão – pesando na cidade em primeiro lugar –, mas observando as razões por trás dos votos dos que os colocaram lá.
Outras eleições virão e é importante, para a democracia acima de tudo, que existam visões (fortes) de governo diferentes. Tal equilíbrio é importante para uma eventual #OpovoBotaOpovoTira, caso seja necessário reutiliza-la na prática, em um futuro não tão distante.
Aos projetos vitoriosos, muita sorte e trabalho, pois vocês serão apenas funcionários do povo. Assim como é a gestão atual.
Aos projetos não vitoriosos, mais trabalho e sabedoria para manter o que funcionou e repensar o que não dá mais certo. O mundo está mudando cada vez mais rapidamente; está cada vez mais exigente, e não será diferente na política.