sábado, 23 de janeiro de 2016

PM de Apodi recebe nova viatura


O prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) solicitou uma nova viatura para Polícia Militar de Apodi ao governador Robinson Faria (PSD).

'Pedido feito, pedido atendido'. A nova viatura tipo caminhonete 4x4 ficará à disposição do Grupo Tático Operacional - GTO que por sinal já circula pelas ruas do nosso município.

A Polícia Civil também recebeu duas novas viaturas uma tipo caminhonete e a outra um gol, há alguns dias atrás.

Grupo do PTdoB abriu diálogo com pré-candidato do PMDB Elésio de Bom


O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) de Apodi, esteve reunido no dia de ontem (22), com o grupo do pré-candidato do PMDB aqui do Apodi, Eliésio de Bom.

O pré-candidato peemedebista, durante o encontro com os petebistas teve a oportunidade traçar um pouco de suas pretensões administrativas como gestor para Apodi.

Estudo aponta que 73% dos prefeitos do RN podem se candidatar

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios mostrou que 73% dos prefeitos potiguares estão em condições de disputar a reeleição. A estatística local se mostra um pouco menor do que a média nacional, que é de 76,4%. A média de prefeitos que poderão disputar a reeleição no Estado potiguar é a menor do Nordeste.

O estudo no âmbito nacional mostrou que 4.258 (76,4%) prefeitos dos 5.568 gestores atuais podem se candidatar à reeleição nas próximas eleições municipais, em 2016. Apenas 23,6% dos prefeitos em exercício já foram reeleitos no pleito de 2012 e, portanto, não podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre desse ano. O maior número de prefeitos que podem tentar a reeleição está na região nordeste.

Prefeitos tentam negociar pagamento do piso salarial

Os prefeitos do Rio Grande do Norte começaram a atuar em uma nova frente para tentar evitar o agravamento da crise financeira. Depois de anunciar para próxima semana uma Marcha em Natal, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte para o dia 27 de janeiro apelou para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

Diretores da Femurn estiveram reunidos com coordenadores do Sinte e expuseram uma pauta dupla: o pedido para a entidade sindical se engajar na busca de recursos para as gestões.

Hoje é a grande final da 1ª e 2ª divisão dos Jogos Pré Carnavalescos 2016‏ em Apodi


A noite de ontem (22) foi marcada por dois grandes jogos.

No primeiro, a equipe de Felipe Guerra venceu por 1 X 0 o time do Olé, em um dos melhores jogos da competição. Infelizmente não deu para excelente equipe apodiense. No segundo jogo, o time de Rodolfo Fernandes levou a melhor contra a ótima equipe de Belém/PB por 4 X 2.

Hoje teremos a grande Final da primeira divisão dos jogos Pré-Carnavalescos 2016 entre as equipes de Felipe Guerra x CSSC/Rodolfo.

Na 1ª partida da noite, por volta das 20 hs, acontecerá ainda a final da 2ª divisão entre Olé x Rodolfo. Será sem dúvida outro grande jogo. Vamos torcer para excelente equipe do Olé 100% Apodi na final da 2ª divisão.

Fonte: Prof. Toinho

Chuva de ontem em Apodi foi de 38,4 milímetros


De acordo com o serviço da Esmet/INMET de Apodi registrou das 9 horas da manhã de ontem (22) até às 9 horas da manhã de hoje (23) chuva de 38,4 milímetros.

A Esmet/INMET fica localizado (na base da Emparn) na Chapada do Apodi. Já os pluviômetros da Rádio Vale do Apodi registrou 38 milímetros no dia de ontem.

Foto: Geruciano Rodrigues

Agora torou dentro! Quem escolhe é o governador Robinson!!!

Agora torou dentro!

Sem querer fazer nenhuma defesa ao governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria – e já fazendo – é preciso entender que é uma prerrogativa dele nomear e exonerar quem ele desejar no Estado.

O movimento que se cria contra o governador é uma verdadeira inversão de valores. Compete a ele a escolha de seus auxiliares. Se alguém estiver incomodado se candidate a governador nas próximas eleições. Por enquanto, a caneta é dele e ele muda quem quiser no seu governo.

Ora! Agora deu!

Por Robson Pires

Centro Veterinário Pollastry Diógenes


O Centro Veterinário Pollastry Diógenes prepara para Apodi e região uma nova marca.

O Centro Veterinário Pollastry Diógenes não poupará esforços para na qualidade dos nosso serviços.

Com uma postura ética, nos diferenciamos pela qualidade dos nossos produtos, serviços e, principalmente, por um atendimento exemplar.

Governo realiza mais mudanças na Segurança Pública do RN

Além de substituir o comando da Polícia Militar, o Governo do Estado está realizando mais mudanças na Segurança Pública do Rio Grande do Norte. A delegada Sheila Maria Freitas assume o cargo de diretora de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), o Coronel Laurêncio Menezes de Aquino passa a ocupar o cargo de subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e o tenente-coronel Marcus Vinicius assume o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, 23.

Sheila Maria Freitas atualmente encontrava-se responsável pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), onde atuou, diretamente, na desarticulação de onze associações criminosas especializadas em explosão e roubo de dinheiro de caixas eletrônicos e sequestros.

A delegada é bacharel em Direito pela UFRN e já trabalhou na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), DP Caraúbas, Delegacia Especializada Em Proteção Ao Meio Ambiente (DEPREMA) e Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (DEATUR), 1º DP e 11º DP. Entre os vários cursos que já participou estão o curso de combate ao narcotráfico realizado pelo Governo Americano na Bolívia e o de Operações em Caatinga pela PMRN. Atualmente, a delegada está cursando uma pós-graduação em Gestão Pública.

O novo subcomandante-geral do CBMRN é mestre em Engenharia Civil. Foi chefe do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), diretor de Administração Geral (DAG), exerceu a função de secretário executivo do Fundo Especial de Segurança Pública e foi coordenador de Planejamento Institucional da Sesed.

Antes de entrar para a corporação, foi oficial do Exército Brasileiro, servindo no 3º Batalhão de Engenharia de Construção e oficial do Corpo de Bombeiros do Acre. Atualmente, exercia a função de diretor de Engenharia e Operações do CBMRN. Formado em Engenheira Civil pela UFRN, o coronel Laurêncio tem especialização em Segurança do Trabalho, Gestão de Políticas Públicas e Metodologia do Ensino Superior.

O tenente-coronel Marcus Vinicius, que já ocupou o cargo de comandante do batalhão de operações oficiais, atualmente estava como subcoordenador da Força Nacional.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Qual a previsão do tempo para o período da pré-campanha?

Falamos muito nos últimos dias em previsão do tempo: nublado, parcialmente nublado ou pancada de chuva. Mas qual a previsão para o período pré-eleitoral? Céu de brigadeiro ou probabilidade de tempestade?

EMPARN registrou chuvas em 112 pluviômetros espalhados pelo RN

Da manhã de quinta-feira (21) até a manhã de hoje (22), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em 112 pluviômetros espalhados pelos municípios potiguares. As maiores precipitações foram em Caicó, com 95,0 milímetros (mm) e Patu, com 72,0mm.

Na Região Oeste choveu ainda em Carnaubais, 60,5mm; Janduis, 56,4mm, Apodi, 51,0mm; Martins, 40,0mm e Doutor Severiano, 35,5mm, entre outras cidades. Na região Seridó e Central choveu em cidades como Guamaré, 60,0mm; Timbaúba dos Batistas, 35,0mm; Acari, 34,0mm; São José de Seridó, 26,8mm e Jardim do Seridó, 14,0mm.

No Agreste do RN choveu mais forte em Parazinho, 35,5mm; Campo Redondo, 32,0mm; Lajes Pintadas, 23,6mm e São Bento do Trairí, 21,3mm. Na região Leste, choveu em Pedra Grande, 38,0mm; Canguaretama, 35,6mm; Taipu, 25,0mm e Espírito Santo, 19,3mm, entre outros municípios.

Prefeitos expõem situação econômica e pedem apoio ao Sinte-RN para reaver recursos

A FEMURN - Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – promoveu reunião entre uma comissão de prefeitos e membros da Diretoria do Sinte/RN – Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do RN -, na tarde de quinta-feira, com o objetivo de sensibilizar e garantir o apoio da entidade para que sejam viabilizados para os municípios recursos, e assim garantidos às conquistas do magistério do RN.

Na reunião, que aconteceu na Sede da FEMURN, os prefeitos explicaram e expuseram aos Diretores presentes as inúmeras quedas de receitas sofridas no ano de 2015 e as reduções já presentes nos primeiros dias deste ano, que implicam em baixas recorrentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e consequentemente dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo levantamento apresentado ao Sinte, dos 167 municípios do RN, 163 receberam menos recursos para custar à educação nas cidades. Os prefeitos chamam atenção ainda para a previsão de declínio do valor estipulado para os repasses desse ano.

Contribuem, principalmente, para o agravo dessa situação, a cobrança a suspensão do estado potiguar da lista de unidades federativas que recebem aporte do Fundeb para complementação. Pelas previsões, os municípios teriam que devolver, até abril deste ano, R$ 192,4 as complementações recebidas. Os gestores estudam possibilidade de acionar a Justiça para contestar esta devolução.

“A intenção da FEMURN é que o Sindicato possa entender a situação e colaborar com os prefeitos para somar forças no nosso grito de socorro para que sejam viabilizadas as melhorias. A união é importante para solidificar estratégias para sensibilizar o Governo Federal para a situação. Os professores e profissionais da educação merecem ser valorizados.Mas isso depende da melhor condição dos municípios”, destacou o vice-presidente da FEMURN e prefeito de Assu, Ivan Júnior.

Veja os uniformes do América para a temporada 2016



O América promoveu uma grande festa na noite dessa quinta-feira (21), na sede social do clube, na avenida Rodrigues Alves, para apresentação de elenco e comissão técnica para a temporada.

Na ocasião, o Alvirrubro também divulgou as novas camisas que serão utilizadas durante todo o ano.

Fotos: Jailson Santos

[vídeo] Primeiras águas da chuva entrando na Lagoa do Apodi


Vídeo Antonio Fernandes

Eliésio Gomes (PMDB) concede entrevista ao DeFato

Em entrevista ontem ao Jornal DeFato, irmão Elésio de Bom expôs em linhas gerais, o seu projeto para chegar ao palácio Francisco Pinto.

O pré-candidato do PMDB externou que Apodi precisa de uma gestão voltada para o acolhimento popular, ‘na qual se dê ao povo o que é do povo’, aproximando então este da gestão. É este o lema de Elésio Gomes - trabalhar pelo povo.

Ressaltou ainda que diferente dos tradicionais políticos, primeiro procurou o respaldo popular: ouviu o povo, a sociedade e seus anseios e as suas necessidades para depois procurar o partido na qual faz parte o Partido do Movimento democrático Brasileiro (PMDB), partido ao qual é filiado.

Elésio Gomes colocou seu nome à disposição, respeitando a posição de Goreti e a de Alan Silveira. “Estou para somar e contribuir, jamais irei para o confronto. Vou trabalhar e mostrar que se meu nome for aceito pelo povo, o partido pode sim me apoiar. Se a irmã Goreti ou Alan estiverem melhor com certeza os apoiarei”, acrescenta Elésio de Bom.

Elésio disse ainda que também pode apoiar qualquer outro nome da oposição. Caso não me aceitem, infelizmente terei que ir para outro partido, na qual tenho o respaldo do deputado estadual Gustavo Carvalho e do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e do PRB local.

Elésio Gomes – conta com apoio de associações e vários segmentos sociais para viabilizar sua candidatura.

Chuva volta a Apodi nesta sexta-feira (22)

Foto: Iago Vinícius

Depois da precipitação superior a 100 milímetros, ontem (21), a chuva voltou a banhar o município de Apodi na manhã desta sexta-feira (22).

Por enquanto já choveu 14 milímetros agora pela manhã. Segundo previsão do Instituto Climatempo, devem ocorrer chuvas rápidas durante o dia e à noite.  

A gata da sexta já em clima de Carnaval tarados. Babem!!!


Olha só a gata da sexta tarados do blog. Hoje é dia hein... E mais neste clima frio...

Jânio, mande avisar aos leitores do blog que estarei aí em Apodi na terça de carnaval. Rsrs...

Governo confirma nome de novo comandante da PM do RN

Governador reuniu cúpula da
segurança pública nesta quinta (21)
(Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
O Governo confirmou o nome do novo comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O coronel Dancleiton Pereira Leite assume o posto. A informação foi confirmada pela assessoria do governo. O anúncio oficial do nome do novo comandante-geral deve ser feito ainda na manhã desta sexta-feira (22).

Na noite desta quinta-feira (21), Robinson Faria se reuniu com a cúpula da segurança pública e anunciou a saída do coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas do comando geral da PM.

“Apesar da boa vontade e da honestidade, a Polícia Militar não se adequou na velocidade que a população e o governador esperavam no combate à violência”, justificou Robinson, realçando que mais mudanças podem ser determinadas a partir de resultados.

“Daqui para a frente, serei bem rigoroso no cumprimento de metas. E quem não cumprir as metas será afastado de seu cargo. Se não tiver eficiência, eu terei que mudar e mudarei até acertar”, apontou o líder do Executivo, assinalado que a Segurança Pública é uma prioridade para a sua gestão.  “Eu tenho obrigação como governador do Estado de tentar romper com essa onda de violência. Hoje o povo já não se conforma de ouvir do governador ou da secretária que os números estão melhores que o de anos passados. O que vale é a percepção de segurança”.

IBGE contratará 1.409 temporários para o Censo Agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de pessoal para fazer o Censo Agropecuário 2016. Serão oferecidas 1.409 vagas, com salários que vão de R$ 1.560 a R$ 7.166. O concurso será realizado pela Cesgranrio.

Do total de postos da seleção, 223 são para a função de analista censitário, com salário de R$ 7.166. Foram disponibilizadas 486 vagas para agente censitário regional, com salário de R$ 3 mil. Há 700 vagas para a função de agente censitário administrativo, com salário de R$ 1.560. A duração dos contratos varia de 16 a 31 meses.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Prefeitura do Apodi investe mais de R$ 78 mil reais em obras com recursos próprios


A Prefeitura do Apodi segue ‘destravando ou terminado’ diversas obras. E essa semana pagou a primeira medição da Creche Modelo no valor de R$ 44.929.82.

Esse pagamento se refere a parte da cobertura e do muro de concreto, recursos próprios do município. A prefeitura pagou também a quinta medição da Quadra do bairro Bico Torto no valor de R$ 69.690.59 sendo R$ 33.004,04 de recursos próprios e R$ 36.686,55 de recursos Federal.

“Foram investidos R$ 78.616,37 de recursos próprios do município nessas duas obras. Um diferencial da gestão Apodi Terra Querida os serviços foram executados. Trabalho pela coletividade e zelo pelo dinheiro público é uma marca do nosso governo”, disse o prefeito Flaviano.

Pesquisas e mais pesquisas sobre as eleições municipais de 2016

Em meio a um cenário conturbado na política nacional se aproximam as eleições municipais. O debate sobre as pré-candidaturas aos poucos vai ganhando espaço nos noticiários e nas posições das mais variadas forças políticas com interesse nos rumos futuros.

Pesquisas e mais pesquisas para o consumo interno apenas estão sendo encomendadas. Os ‘líderes’ querem saber que é quem no cenário municipal. Para decidir quem é o ‘queridinho’ do seu partido junto ao eleitorado.

A onda está difícil.

[informe publicitário] Centro Veterinário Pollastry Diógenes em Apodi


O Centro Veterinário Pollastry Diógenes oferece a seu animal o que há de melhor e mais moderno no ramo veterinário em Apodi e região, com uma equipe de dois veterinários o centro oferece clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, dermatologia, odontologia e eletrocardiografia.

No Centro Veterinário Pollastry Diógenes você ainda encontra, um moderno centro cirúrgico equipado como monitor de cirurgia trazendo mais segurança nas cirurgias realizadas, e em breve ultrassonografia e anestesia inalatória, além de Laboratório de análises clínicas próprio trazendo agilidade e rapidez nos diagnósticos.

Em 2016 com muitas novidades para atender melhor seu animal.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes, Rua Benjamin Constant, 327 Centro Apodi
Contatos: Tel: (84) 98131-6257/991086373
Para nós cuidar do seu animal é cuidar da sua família!

Em alguns pontos a chuva ultrapassou os 100 mm em Apodi

Foto: Jânio Duarte

Uma tarde chuvosa em toda extensão territorial de Apodi, nesta quinta feira (21), a chuva forte, sem trovões e relâmpagos, mas de grande intensidade nas quatro regiões do município - Chapada, Areia, Pedra e Vale e também na zona urbana que choveu cerca de duas horas.

Na zona urbana choveu até o fim da tarde 84 mm (pluviômetros da Rádio Vale do Apodi), já na região da Chapada, foi registrado mais de 97 mm (particular) até o meio da tarde.

Algumas comunidades registraram uma precipitação de mais de 100 mm, ficando totalmente alagadas com a água enviada dos céus.

Secretaria de Educação de Apodi divulga programação da Semana Pedagógica 2016


A Prefeitura Municipal de Apodi através do professor Caubí Torres, gestor da pasta da Secretaria de Educação e Cultura divulgou a programação da Semana Pedagógica que será realizada de 02 a 05 de fevereiro do corrente ano. Este ano o evento terá abertura no dia 02 com uma palestra com o tema: Planejamento estratégico como direcionamento para a vida pessoal e profissional que acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi com Thales Medeiros analista técnico do SEBRAE/RN. 

Além da palestra ocorrerão planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o ano nas diversas modalidades de ensino, unidades escolares e nos programas da rede municipal de ensino de Apodi.

Ao mesmo tempo o secretário convida gestores e servidores da educação a participar da Semana, para "que juntos possamos planejar e buscar através do esforço diário de cada um podermos contribuir para construir a educação de qualidade", conclui.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira 02-02-2016 
7h30min: ACOLHIDA: Café da manhã 
8h: Abertura: Formação da mesa e fala das autoridades 
9h: PALESTRA – Planejamento Estratégico como direcionamento para sua vida pessoal e profissional 
LOCAL: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais 
Palestrante: Thales Medeiros - analista técnico do SEBRAE 

Encontro com todos os coordenadores da educação infantil 
Hora: 13h30min 
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura 
Responsável: Elisângela 

Quarta-feira 03-02-2016 
Planejamento da Educação Infantil com os Professores do Campo 
Hora: 08h às 12h 
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 
Responsável: Elisângela 

Encontro com gestores e apoios pedagógicos da cidade e do campo. 
TEMÁTICA: Possibilidades, limites e desafios da Gestão Democrática. 
Hora: 07h30min às 12h – Equipe do PNAIC 
LOCAL: Espaço de formação do PNAIC. 
Responsável: Equipe do PNAIC 

Encontro com Apoios pedagógicos do 6º ao 9º Ano 
TEMÁTICA: Olimpíadas e Projetos científicos. 
Hora: 08h às 12h 
LOCAL: Secretaria Municipal de Educação e Cultura 
Responsáveis: Pedro Bandeira e Cosma Soares 

Encontro com os Professores do 4º e 5ºAno 
TEMÁTICA: Oficina de Matemática. 
Hora: 8h às 12h 
LOCAL: Anexo da Escola Municipal Lindaura Silva 
Responsáveis: Edivaldo, Rosivânia Silva e Teresinha Câmara. 

Quinta-feira 04-02-2016 
Encontro com Professores Alfabetizadores (1º ao 3º Ano) – Professores da Cidade 
TEMÁTICA: Encaminhamentos para o diagnóstico inicial dos alunos, planejamento e retomada da Proposta de trabalho. 
Hora: 7h30min às 12h e 13h às 17h 
LOCAL: Espaço de formação do PNAIC 
Responsável: Equipe do PNAIC 

Sexta-feira 05-02-2016 
Encontro com Professores Alfabetizadores (1º ao 5º Ano) – Professores do Campo 
TEMÁTICA: Encaminhamentos para o diagnóstico inicial dos alunos, planejamento e retomada da Proposta de trabalho. 
Hora: 07h30min às 12h e 13h às 17h 
LOCAL: Espaço de formação do PNAIC 
Responsável: Equipe do PNAIC

Bom exemplo: Vereador quer diminuir o número de vagas na Câmara de Currais Novos

O vereador Eugênio Lins quer diminuir o número de vagas na Câmara Municipal de Currais Novos. Para isso, ele vai apresentar projeto de lei reduzindo de treze para nove cadeiras.

Considerando que um vereador custa ao Erário R$ 10 mil (somando salário e custeio de gabinete), Lins acredita que o Poder Legislativo economizaria R$ 480 mil por ano.

Fonte: Robson Pires

Em 2015, 19 municípios do RN tiveram entre 8 e 11 meses da primeira parcela do FPM zerada

Os números parciais do FPM de janeiro agravam a crise dos municípios. Ano passado, no Rio Grande do Norte 19 municípios tiveram entre 8 e 11 meses a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios zerada devido a dívidas previdenciárias. Em todo Brasil, 1.135 municípios tiveram, ano passado, desconto no Fundo de Participação dos Municípios.

A própria Confederação Nacional dos Municípios, em nota à imprensa, tratou de explicar o motivo de tantos municípios brasileiros receberem o Fundo de Participação dos Municípios zerado.

O fato é justificado porque legislação exposta explica o porquê de tantos municípios não receberem integralmente o valor do FPM. Enquanto o município possui dívidas previdenciárias com a União, ela poderá deduzir do valor devido que seria repassado.

Brasil aparece em 20º lugar em ranking dos melhores países do mundo

Do Correio Brasiliense, reportagem de Hellen Leite:

Um levantamento feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, colocou o Brasil na 20º posição entre os melhores países do mundo. A comparação foi feita com outras 60 nações. Com pontuação geral de 48.1, o Brasil aparece à frente de países como México, Índia, Portugal, África do Sul e Israel. O ranking foi apresentado oficialmente no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (20/01). Em primeiro lugar está a Alemanha, seguida por Canadá e Reino Unido.

O grande responsável por elevar a nota do Brasil na pesquisa foi o quesito “Aventura”, no qual entrevistados avaliaram o país com nota 10. O subranking é baseado em uma média das pontuações dos atributos: amigável, divertido, clima agradável e sexy. No entanto, o Brasil foi mal avaliado nos itens “Qualidade de Vida” e “Negócios”, ocupando os 43º e 37º lugares, respectivamente.

Outra nota negativa brasileira foi a avaliação relacionada aos “Cuidados com os Direitos Humanos”, que recebeu a nota 0.6. No quesito “Educação Pública”, o Brasil teve nota 0.

No levantamento geral, os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar no quesito “Poder e Influência”, com nota 10. A Suécia foi melhor avaliada nos itens “Cidadania”, “Criar filhos” e “Vida verde”. Apesar de o Brasil ser caracterizado na pesquisa como um país com poderosos recursos naturais, a nota relativa ao meio ambiente é bem baixa: 0.3.

PTdoB local se reuniu com pré-candidatos a vereadores


O diretório municipal do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) reuniu ontem (20) seus respectivos pré-candidatos a vereadores.

Na pauta de ontem foi abordado a estruturação dos pré-candidatos ao poder Legislativo, bem como o fortalecimento do partido em sua sua primeira participação efetiva nas eleições.

Também ficou acertado a presença do grupo no programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi AM 1030, com Fernando Magalhães a partir das 18hs05min. Na ocasião, o partido irá tratar do posicionamento em relação ao pleito eleitoral vindouro.

O PTdoB local já marcou uma conserva para amanhã com um pré-candidato ao Palácio Francisco Pinto.

Tarde/noite de ontem em Apodi foi banhada por chuvas


O serviço da Esmet de Apodi registrou de ontem para hoje chuva de 7,4 mm.

A Esmet fica localizado (na base da Emparn) na Chapada do Apodi. Já os pluviômetros da Rádio Vale do Apodi registrou 19 mm no final da noite de ontem.

Ministério do Esporte liberou parcela para adequação e modernização de quadra de esportes em Apodi

O Ministério do Esporte liberou mais uma parcela para adequação e modernização de quadra de esportes no município de Apodi-RN. (Emenda Parlamentar no 31460014).

Confira o valor da última liberação: R$ 42.412,50 e o valor total: R$ 141.375,00.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Adeus! Você já era para a política…

Tem muita gente desesperada e reclamando da falta de espaço na mídia neste ano eleitoral. Não é verdade! É que tem pessoa que “não se toca nunca”, pois sua oportunidade já passou.

Deu “bobeira” e deixou o “cavalo passar selado”. Se deu mal, apenas. E o eleitor já disse “adeus”. Você já era!

Veja lista dos dez municípios que mais perderam royalties no RN

A queda do valor do barril do petróleo e a diminuição das operações da Petrobras no RN trouxeram uma grande dor de cabeça para os municípios que ancoravam parte de suas receitas nos repasses de royalties.

Em levantamento feito pelo OPotiguar, fica claro o rombo nas receitas municipais. Entre 2014 e 2015, Mossoró, que lidera o triste ranking, perdeu mais de R$ 16 milhões de arrecadação com royalties. Macau e Guamaré vem logo em seguida com cerca de R$ 15 milhões cada. Logo após temos Pendências, Alto do Rodrigues, Goianinha, Ielmo Marinho, Grossos, Tibau e Areia Branca.

O cenário internacional e a queda da atuação da Petrobrás no RN tendem a intensificar o cenário adverso.


AUSÊNCIA DE INDICADORES E O PAPEL DA FEMURN E DO GOVERNO DO RN

A Federação dos Municípios do RN, além do Governo do Estado, poderiam atualizar este e outros dados. Seria uma forma de municiar o planejamento, a atitude responsiva e de transparência das cidades do Rio Grande do Norte.

O Potiguar tem tocado insistentemente na necessidade de criar e fortalecer escritórios regionais, estabelecer incubadoras para máquinas públicas e atualizar os bancos de dados no que tange a descrição das terras de poti. A base de dados do IDEMA já passa de uma década.

Os prefeitos, além de encontrarem dificuldade na confecção de projetos e captação de recursos federais, não têm números para demonstrar aos seus cidadãos que a crise existe e é real. Seria um suporte necessário.

Criança de Apodi morre ao escorregar no próprio xixi


Um fato lamentável foi registrado na noite de ontem (19), em Apodi. Um menino de dois anos sofreu uma forte pancada na cabeça, após escorregar no próprio xixi.

A criança ainda foi levada para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho e, em seguida, para Mossoró, mas não resistiu ao trauma sofrido. Segundo a assessoria do Hospital Regional Tarcísio Maia, a vítima ainda foi levada para o centro cirúrgico, contudo a equipe médica não chegou a realizar o procedimento.

RN tem défict de mais de 10 mil Agentes de Justiça e Segurança Pública

Do 190rn.com – O Rio Grande do Norte possui atualmente um déficit de 10.035 agentes de segurança pública e Justiça se somados os déficits da Polícia Militar, Civil, agentes penitenciários e Corpo de Bombeiros Militar. A carência de efetivo vem gerando a insegurança na população potiguar que precisou mudar a rotina e a frequência em lugares públicos.

Somente na Polícia Militar, são 5.466 policiais que fazem falta na rua para coibir ações criminosas. A Polícia Civil só possui 1.506 servidores para investigar crimes. O número previsto em lei era de 5.510 policiais. No Sistema Penitenciário são apenas 914 agentes para mais de 7.500 detentos. Um déficit de 500 agentes.

A falta desses homens fica clara nos constantes assaltos, arrombamentos, sequestros, arrastões, estupros, fugas em presídios e homicídios praticados nos centros e nas periferias norte-riograndenses. “Já não saio mais de casa para ir a um bar com medo de arrastões. Não tem essa de zona sul ou norte. os bandidos estão por toda parte sem medo de ninguém”, disse o comerciante Raphael Oliveira ao 190rn.

O Comando da Polícia Militar disse que tem intensificado o patrulhamento nas áreas onde existe incidência de crimes e que diversos criminosos já foram detidos, mas reconhece a deficiência na falta de efetivo. A Polícia Civil informou que prendeu no ano passado mais de 840 pessoas suspeitas de terem realizado crimes e de foragidos da Justiça.

Vídeo flagra presos desinibidos cavando túnel à luz do dia em Alcaçuz

Por Dinarte Assunção

Um vídeo feito a partir de Alcalçuz revela a ação de presos cavando um túnel. No registro, de mais de dois minutos, o autor da filmagem flagra um preso se livrando da terra cavada a partir de uma das celas.

“Essa é, infelizmente, a realidade de Alcaçuz”, comenta a voz do homem autor do vídeo, feito de um ponto elevado. No pátio onde se desenrola a ação dos criminosos, um dos presos ainda tripudia da do flagra, escondendo o rosto.

“Do que adianta o serviço aqui, se os camaradas lá estão cavando um túnel para uma fuga em massa. Infelizmente não temos autorização para agir”, desabafa ainda a voz autora do vídeo.

Abaixo, o flagra:

Restaurante Popular em Apodi voltará a funcionar sexta-feira (22)


O Restaurante Popular de Apodi voltará a funcionar na próxima sexta-feira (22).

Em contato com o blog, a nutricionista Priscila Magno disse que serão oferecidas as mesmas 500 refeições diárias ao preço de R$ 1 real. “Esperamos que o movimento não seja prejudicado no primeiro dia quando retornarmos da suspensão do funcionamento”, disse Priscila.

Repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) terá redução de 20%

Nesta quarta-feira, será creditado nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio do mês de janeiro de 2016.

Em comparação com o segundo decêndio de janeiro de 2015, o presente decêndio teve uma queda expressiva de 20,29%, isso em termos brutos e reais. Se for considerado o valor nominal dos repasses e ignorando as consequências danosas da inflação no poder de compra do dinheiro, a queda é de 12,86%.

Mais nomes na oposição?

Passo apressado nas definições de candidatos de oposição numa cidade aqui do Oeste. Nomes em cotação e para anúncio em breve.

Quem será?

Bolsa Família paga R$ 56,9 milhões no RN

Segundo levantamento da Tribuna do Norte, o Bolsa Família de janeiro iniciou ontem o pagamento aos beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminados em 1. O programa vai complementar a renda de 358,5 mil famílias do Rio Grande do Norte. No total, serão transferidos para o RN até o dia 30, quando termina o pagamento de janeiro, 56,9 milhões. As vinte cidades com maior número de famílias, entre elas Natal, Mossoró, Parnamirim e Macaíba, ficam com 45,7% desse valor.

Em todo o Brasil são 13,9 milhões de famílias, num total de R$ 2,2 bilhões, com valor médio do benefício de R$ 161,25. O Nordeste fica com metade dos beneficiários e também metade do dinheiro. O pagamento do benefício é feito sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário deve observar o último dígito do número de identificação impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

2016 em Apodi: quando o carnaval passar…

Poderão aparecer grandes surpresas em relação a sucessão municipal deste ano em Apodi. As peças do tabuleiro do xadrez estão sendo montadas.

Tem pré-candidatura lançada que não vai dizer a que veio. Já tem outros nomes que deverão surgir como novidade e ganhar muita notoriedade.

Aguardem o carnaval passar.

Governo do Estado vai distribuir 595 toneladas de sementes a 45 mil agricultores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), vai distribuir este ano 595 toneladas de sementes de arroz, feijão, milho e sorgo dentro do programa Banco de Sementes. O volume é 15% maior do que o entregue em 2015, quando 39 mil agricultores foram beneficiados com 509 toneladas de grãos. Dessa vez, 45 mil produtores receberão as sementes do Governo do Estado.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, este ano o Governo do Estado está investindo R$ 5,9 milhões na distribuição de sementes, R$ 1,2 milhão a mais do que o aplicado em 2015 (R$ 4,7 milhões). O calendário de distribuição dos grãos ainda está sendo definido pela Sape. “Esta é mais uma alternativa ao produtor, que tanto tem sofrido com a seca em nosso estado, e uma prova do compromisso do governo com a agropecuária potiguar”, ressalta o secretário.

Em 2015, o volume de sementes distribuído superou em 188 toneladas o entregue em 2014. Trinta e nove mil agricultores foram beneficiados com a medida em 158 municípios potiguares. No ano passado também foram fornecidos 10 mil quilos de sementes de arroz vermelho para as Associações de Produtores de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, com cadastramento feito pela Emater/RN. Neste momento a Sape trabalha para fechar o cadastramento dos produtores para então iniciar a distribuição.
  

Secretaria de Saúde intensifica mutirão de limpeza contra a Dengue em Apodi


Governo do Município de Apodi através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Urbanismo, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, grupo de Desbravadores, Escoteiros e Ordem DeMolay estão realizando um trabalho muito importante para a saúde da nossa população.

Trata-se de uma ação de limpeza nos setores em prevenção ao mosquito da dengue. Para isso, os agentes de saúde e de endemias juntamente com os demais colaboradores da limpeza pública estão realizando este trabalho minucioso recolhendo lixos e entulhos evitando assim o acúmulo de água parada e insetos.


Foi colocado um bloqueio de veneno em dois PEs - chamado de Pontos Estratégicos, tem um risco constante de foco do mosquito da Dengue. “Com esse bloqueio evitamos que os mosquitos se proliferem, foram colocados em dois prédios um no bairro Bico Torto e outro na descida para o Bacurau I, esses pontos estratégicos tem um olhar diferenciado sobre os demais, a população pode nos ajudar denunciando onde tem mais focos do mosquito”, disse o coordenador Geovani Soares.

“Eu não serei mais candidata”, afirma empresária e socialite Iolanda Costa

“Eu não serei mais candidata”, a afirmação partiu na semana passada quando a ex-candidata a prefeita de Felipe Guerra nas eleições de 2012, a empresária e socialite Iolanda Costa, ex-PMDB rompeu o silêncio de mais de três anos e esteve falando com exclusividade ao Blog Salomão Medeiros.

Bem vista em sociedade felipense, ela que veio de família humilde e que atualmente comanda a maior farmácia da cidade de Felipe Guerra, além de uma loja multimarcas de roupas masculina e feminina “Soberana”.

“Quero cuidar do meu comércio, viver, puder viajar e encaminhar meus filhos para viverem melhor”, afirmou ela entusiasmada sobre o casal de filhos que tem com o ex-tesoureiro José Ailton Costa.

Bastante cortejada pelo Deputado Federal Beto Rosado, o mesmo já chegou a fazer convite para a ex-candidata a comandar o Diretório Municipal do PP em Felipe Guerra, mas ela não aceitou o convite e já no ano passado pediu desfiliação do PMDB.

Clique AQUI e continue lendo.

Promotor de justiça de Apodi visitou obras do centro cirúrgico da Maternidade


O promotor de justiça da comarca de Apodi, Dr. Silvio Brito visitou hoje pela manhã as dependências da Maternidade Claudina Pinto, o mesmo foi acompanhar de perto as obras em andamento do centro cirúrgico na unidade de saúde.

Na oportunidade Dr. Silvio fez uma vistoria na obra da construção do Centro Cirúrgico e se comprometeu em agilizar na aquisição do material que está faltando para concluir a obra.


“Com esta iniciativa podemos agilizarmos o mais rápido possível a conclusão da obra a fim de que nossas gestantes tenham um atendimento de uma forma mais humanizada”, disse o presidente da APAMI Castelo Tôrres.

Choveu ontem 21,7 mm em Apodi

Vale do Apodi

O serviço da Esmet de Apodi registrou ontem (18) chuva de 21,7 mm. A Esmet fica localizado (na base da Emparn) na Chapada do Apodi.

O tempo em Apodi segue nublado, com nuvens carregadas, sujeito a novas instabilidades a qualquer momento no decorrer do período.

Foto: Agnaldo Fernandes

Segundo repasse do FPM será creditado com queda de 20% em relação a 2015

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que será creditado nesta quarta-feira, 20 de janeiro, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio do mês de janeiro de 2016. O valor do montante será de R$ 942.202.685,11, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 1.177.753.356,39.

Em comparação com o segundo decêndio de janeiro de 2015, o presente decêndio teve uma queda expressiva de 20,29%, isso em termos brutos e reais. Se for considerado o valor nominal dos repasses e ignorando as consequências danosas da inflação no poder de compra do dinheiro, a queda é de 12,86%.

COMUNIDADE EVANGÉLICA - Presos do CDP Apodi vivem tarde de Louvor e Emoção


O final de semana foi marcado pela realização de um “Louvorzão”, promovido pela Comunidade Evangélica de Apodi (COEVAP), entidade que conta com a participação de várias Igrejas Evangélica sediadas em Apodi.

O louvor contou com a participação dos cerca de 100 detentos que cumprem pena nos regime fechado e semiaberto no Centro de Detenção Agente Ronilson Alves da Silva (CDP Apodi). Os internos assistiram ao louvor ao lado dois familiares. Foi distribuído um lanche e camisas aos participantes.

A segurança do evento fora feita pelos Agentes Penitenciários lotados na unidade prisional e por policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) e Policiais da Rádio Patrulha, sobre o comando do tenente Júlio Batista, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar.


Durante o louvor vários pastores fizerem pregações e até os próprios detentos fizeram testemunho e falaram da importância da realização de eventos como o louvorzão para aliviar as dificuldades enfrentadas por eles na prisão.

No CDP Apodi tem crescido o número de detentos evangélicos, isso graças ao trabalho realizado pelas Igrejas Evangélicas da cidade, pois todos os dias têm cultos no estabelecimento penitenciário.  


O Centro de Detenção Provisória de Apodi vem se destacando no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, sem registro de fugas, homicídios, suicídios, a unidade conta com sistema de monitoramento de vídeo câmera, excelente ambiente de trabalho com cozinha, gabinete e alojamento com central de ar condicionado para os agentes penitenciários, tudo fruto da gestão do agente penitenciário Márcio Morais, com apoio do Poder Judiciário através da juíza Kátia Guedes e do Ministério Público via promotor Silvio Brito e da própria comunidade apodiense.

“Não podemos falar só das coisas boas, aqui no CDP Apodi, existem muitas dificuldades, mas a nossa vontade de trabalhar é bem maior que as dificuldades, tenho uma equipe de agentes honestos e comprometidos com o trabalho, sem o trabalho em conjunto nada seria possível”, comentou o diretor do CDP.

“No CDP Apodi, a vida carcerária fica mais leve, graças aos cultos, palestras, aulas e ao respeito que temos com os internos e seus familiares, não resta duvidas é difícil viver na prisão, mas a realização desses cultos alegra muito os detentos, assistir um filme, uma partida de futebol ou um documentário na TV pode parecer coisa pouca, mas para os internos faz muita diferença”, diz Márcio Morais.


Fonte: Por Trás das Grades