sábado, 5 de março de 2016

Acendam as luzes para o processo eleitoral de Apodi

Acendam as luzes e comecem a analisar os pré-candidatos que querem chegar na Prefeitura do Apodi.

E não adianta vir com aquela conversinha que está desacreditado com os políticos e que não vai opinar no processo eleitoral.

A democracia é um bem coletivo, portanto você tem que dar a sua parcela de contribuição no processo, ou caso contrário será responsável também por não ter dado o seu voto em quem realmente merecia estar lá.

O desenvolvimento mora logo ali, mas para chegarmos lá precisamos primeiro escolher bem os nossos representantes e juntos construirmos uma cidade com melhor perspectiva de vida para as novas gerações.

Comecem a fazer o seu exame de consciência, pois o processo eleitoral vai começar!

PM apreende uma pistola e um fuzil em Rodolfo Fernandes


A Polícia Militar prendeu na madrugada deste sábado (5) duas armas durante patrulhamento de rotina na cidade de Rodolfo Fernandes, distante 365km de Natal.

Após receber uma denúncia anônima em que homens estariam armados em uma residência na cidade, os militares se dirigiram ao local e encontraram uma pistola de uso restrito da PMRN e um fuzil calibre 762 que foram apreendidas. Os suspeitos conseguiram se evadir antes da chegada da PM que continua em diligência para localizar e prender os criminosos.

Diário Oficial trouxe 363 cargos da Assembleia Legislativa do RN exonerados

A Mesa-Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grane do Norte exonerou, de uma vez só, 363 cargos comissionados. A relação foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Norte, edição deste sábado (05).

A mesma edição também traz algumas nomeações, mas nada comparado ao numero de exonerações.

Fuga é registrada na Cadeia Pública de Caraúbas

Mais uma fuga no sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte foi registrada, desta vez, na cidade de Caraúbas. Ao todo 11 apenadas conseguiram fugir durante a madrugada deste sábado (5).

Segundo as primeiras informações, os agentes só perceberam a fuga nas primeiras horas da manhã de hoje, 5, com a falta de onze apenados na Cadeia Pública da cidade. Eles foram identificados como Alexandre dos Santos, Felipe Franklin Saraiva da Silva, Francisco Mikael Teixeira Pinto, Francisco Wedson Costa, Gustavo de Almeida Nascimento, Ítalo de Moura Ferreira, Marcos Roberto Gonçalves, Marcos Tadeu da Silva, Washington Martins da Rocha, Alessandro Teixeira de Oliveira, e Gustavo da silva Nogueira.

Ainda na manhã de hoje será feita uma nova contagem. A Polícia Militar foi acionada e está em diligências na tentativa de capturar os fugitivos.

CVPD - Seus animais agora podem contar com uma ração de qualidade para todos os tipos de situação

Extinção de supersalários renderia “uma CPMF” aos cofres públicos

Em plena crise econômica, governos federais, estaduais e municipais gastam rotineiramente cifras absurdas com pagamento de servidores que recebem acima do teto constitucional.

Estimativas feitas por fontes do Ministério da Fazenda e do Congresso apontam que, caso a lei fosse de fato cumprida, a economia para os cofres públicos chegaria a quase R$ 10 bilhões por ano, considerando os governos federal, estadual e municipal.

A cifra é similar ao montante que o governo pretende conseguir em 2016 com a recriação da CPMF, que ainda tem uma longa batalha para ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Ex-prefeito reafirma pré candidatura a prefeito

O ex-prefeito e pré-candidato ao executivo apodiense, Dr. José Pinheiro Bezerra do Solidariedade, esteve na noite de ontem 04, sendo entrevistado pelo radialista Fernando Magalhães no programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi AM, onde falou sobre o evento acontecido no último sábado em Apodi pelo seu partido.

Indagado o porquê de sua ausência, Dr. Pinheiro explicou que estava de plantão no hospital na cidade de Martins/RN e não conseguiu nem um companheiro para substituí-lo, mesmo tentando de todas as formas, e não poderia de forma alguma abandonar seu posto e deixar a população a mercê, por isso ficou humanamente impossível comparecer ao evento, que segundo ele surpreendeu devido a participação maciça da população.

Fonte: Josenias Freitas

Em reunião dos governadores com Dilma, Robinson Faria pede reforço em operações de crédito

O governador Robinson Faria participou no final da tarde desta sexta-feira (4) de uma reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff com chefes estaduais do Executivo que tratou sobre o alongamento da dívida por 20 anos dos Estados com a União. No encontro, ocorrido em Brasília, o governador do RN falou que, como o Rio Grande do Norte tem uma das menores dívidas do Brasil e não seria beneficiado com a iniciativa de alongamento do Governo Federal, o estado fosse contemplado com uma maior amplitude nas operações de crédito para investimento.  A reunião teve a participação do secretário de Estado da Tributação, André Horta, e de titulares da pasta dos outros estados.

Para aqueles estados que possuem dívidas altas, o Governo Federal condicionou a concessão do alongamento da dívida ao limite de crescimento dos gatos de custeio e pessoal a cerca de 80% da receita. Os 20% restantes seriam destinados apenas para investimentos.

Sobre a reunião, Robinson Faria declarou: “A reunião com os demais governadores foi importante porque tratamos de assuntos com o ICMS, reforma fiscal e dívidas das federações. Pedi a presidente que compense os estados com menores dívidas, como é o nosso caso, facilitando as operações de crédito e ampliando o acesso a financiamentos, principalmente para obras estruturantes”, encerrou.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Oposição silenciosa com a história dos 'fantasminhas camaradas'

Oposição muda:

Mesmo com a estridente divulgação no portal da transparência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a oposição ficou incrivelmente quieta esta semana. 'Ninguém diz nada'!

Devem ter seus motivos.

Operação Apóstolo: TJ volta a apreciar Habeas Corpus para ex-presidente da Câmara de Apodi

O desembargador Gilson Barbosa negou o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Apodi, João Evangelista de Menezes Filho, o qual é um dos envolvidos na chamada Operação ‘Apóstolo’, que apura um suposto pagamento de despesas particulares de combustíveis mediante recursos provenientes da Câmara. Contudo, a decisão final para que o réu seja posto em liberdade só deverá ocorrer na próxima terça-feira (8), uma vez que o desembargador Dilermando Mota pediu vista dos autos.

Antecipadamente, em seu voto, o desembargador Gilson Barbosa declarou que, ao contrário do que alegou a defesa, a interceptação telefônica destinada à apuração de crimes verificou o envolvimento do réu, então presidente da Câmara Municipal, e destacou a existência de documentos com identificação de terceiros favorecidos com o fornecimento de combustíveis, a exemplo de relatórios, notas e cupons de abastecimentos encontrados na Casa Legislativa, cujos recursos favoreciam o esquema.

A decisão também destaca o que foi dito pelos frentistas sobre o abastecimento dos veículos e os elementos de prova até agora colhidos apontam para a prática dos crimes de peculato, extravio de documentos públicos, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, associação criminosa, denunciação caluniosa, usurpação de função pública e falso testemunho, cujo somatório das penas pode chegar a até 47 anos de prisão.

CVPD: Fazemos de tudo para fazer a convivência com o seu pet seja saudável, prazerosa e aconchegante

Cisternas chegam a mais 190 famílias do Oeste Potiguar

Mais 190 famílias agricultoras do Alto Oeste Potiguar serão beneficiadas, até abril, pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Segundo a ONG Diaconia, executora do Programa na região, 10 novas comunidades de São Miguel foram selecionadas, na última terça-feira (1º), para receber a tecnologia social de convivência com o Semiárido. A definição coube à Comissão Municipal do P1MC, formada por representantes de associações, sindicatos de trabalhadores/as rurais e lideranças comunitárias locais.

Em fevereiro, a Diaconia concluiu a entrega das primeiras 30 cisternas no município, beneficiando moradores de Porões e Buraco D’água. Neste segundo momento, serão contempladas as comunidades Sitio Guardado, Cachoeirinha, Barreiros, Cachoeira da Capela, Cachoeira da Canafistula, Riacho Fundo, Buraco D’água, Serrinha dos Paulos, Serrinha dos Porfirios e Serrinha dos Alves.   

Paralelamente a São Miguel, a Diaconia também avança com a implantação das cisternas de primeira água em Encanto. Até o final de março, a entidade entregará 70 tecnologias em Carnaubinha, Conceição, Encanto de Cima, Ponta da Serra, Valentim, Tataíra e Várzea Nova. “Esta semana, as famílias beneficiadas já participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), onde aprenderam sobre manejo e tratamento da água”, informa o auxiliar técnico, Edson Silva.

Entre os que já receberam as cisternas do P1MC este ano, o sentimento é de gratidão e esperança. “Nossa vida já mudou. Graças a Deus ganhamos a cisterna, pois, com as dificuldades que a gente vem passando, com essa crise, a gente não teria como construir sozinho. Não precisamos mais comprar água, nem pegar na casa dos outros”, conta a agricultora Maria de Fátima Silva, 42 anos, do Sítio Porões em São Miguel.

Kelps Lima defende corte de 1.500 cargos na Assembleia Legislativa

Novo Jornal - Um corte de 1.500 cargos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte seria a medida mais acertada a ser tomada neste momento pelo presidente da casa, deputado Ezequiel Ferreira, do ponto de vista do deputado Kelps Lima (SDD). Ele defendeu esta iniciativa durante entrevista concedida ontem (3) no programa “Repórter 98”, da rádio 98FM, com os jornalistas Felinto Rodrigues, Jean Valério e participação do conselheiro de relacionamento de comunidades e marcas do NOVO, Carlos Magno Araújo.

Na entrevista, Kelps revelou que o clima é tenso dentro do legislativo potiguar depois que o novo portal da transparência da casa permitiu maior acesso da população aos dados financeiros, gerando críticas da população em virtude do elevado número de servidores comissionados, altos salários e gratificações. “Isso é bom porque fortalece a Assembleia para avançar em vários aspectos e quanto maior a participação da sociedade no processo político melhor será”, destacou.

“Eu apoio a exoneração, mas defendo que sejam extintos, no mínimo, 1.500 antes mesmo do estudo técnico que a Fundação Getúlio Vargas fará. E que a despesa economizada deve ser devolvida ao estado porque é preciso dar uma resposta à sociedade”, disse o parlamentar. Ele relembrou que somente hoje serão exonerados 690 cargos da instituição, mas que a expectativa é de que mais 600 exonerações ocorram a partir da próxima semana.

A gata da sexta feira, tarados! Um tesão se exercitando. Rsrs...

Getúlio Rêgo se antecipa a investigação e entrega documentos ao MPRN

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) se antecipou e compareceu na tarde desta quinta feira (03), ao Ministério Público estadual e entregou ao procurador-geral de justiça, Reinaldo Reis, documentos que deverão fazer parte da investigação contra o próprio parlamentar referente a ocupação irregular de cargos no gabinete do deputado.

O deputado assumiu publicamente a ocupação irregular por parte de um servidor em seu gabinete e isso originou um pedido por parte do Ministério Público ao Tribunal de Justiça para poder investigar a situação exposta pelo deputado.

Antecipando-se o deputado tenta evitar a abertura dessa investigação.

Volta a chover no município de Apodi, a chuva de ontem foi de 16,4 mm


Depois de alguns dias a chuva voltou ao município de Apodi – RN, das 6 da manhã de ontem (3) até às 6 da manhã de hoje (4) choveu 16,4 milímetros na sede da Emparn.

E no acumulado do mês de fevereiro deste ano choveu 40,9 milímetros no município.

A precipitação de ontem em uma residência localizada no bairro Lagoa Seca, os pluviômetros registrou 35 milímetros.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Ninguém aguenta mais “o mesmo disco” dos pré-candidatos em Apodi

Ninguém aguenta mais o disco dos pré-candidatos em Apodi:

É um construir daqui, desenvolver dali….

É muito lero para pouco projeto!

O eleitor quer saber como vai chegar tanta bem feitoria para Apodi.

Vamos aprumar o discurso!

Kelps Lima e sua Meritocracia

Ultimamente o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) tem falado sobre a questão da Meritocracia.

Meritocracia é um sistema que considera o mérito dos envolvidos para que possam alcançar posições de maior destaque. A Meritocracia define as posições hierárquicas com base no merecimento, pelo menos em tese.

Agora dá pra entender bem o nobre deputado.

Deputados referendam corte de mais de 700 cargos na Assembleia a unanimidade

Os deputados estaduais aprovaram a unanimidade, na sessão desta quinta-feira (3), a Resolução Nº 003 que regulamenta a exoneração de quase 700 cargos comissionados.  Assim o colegiado dos deputados estaduais referendaram a decisão da Mesa Diretora anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), em pronunciamento feito no início da semana.

“Anunciei no pronunciamento a decisão da Mesa Diretora de garantir estes cortes antes mesmo da Reforma Administrativa e o colegiado desta casa confirmou a unanimidade este posicionamento. As medidas serão de corte imediato e as exonerações vão ocorrer nos próximos dias com a extinção dos cargos”, salientou Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

A modernização da gestão na Assembleia Legislativa foi ressaltada pelo deputado Ezequiel Ferreira a partir do Planejamento Estratégico aprovado em fevereiro de 2015, do lançamento do Novo Portal da Transparência e a estruturação da Ouvidoria e do chamamento dos demais concursados aptos a assumir seus cargos até o final deste ano.

Os melhores produtos estão no Centro Veterinário Pollastry Diógenes

Governador defende ações de cooperação entre Estado, municípios e União para melhor gestão da segurança

O governador Robinson Faria fez uma prestação de contas das atividades realizadas na visita à Colômbia para conhecer de perto as ações públicas que transformaram aquele país num caso mundial de sucesso no combate à violência e à insegurança e proporcionaram as condições para que, hoje, seja um dos principais polos de atração do turismo na América do Sul. O balanço foi durante entrevista concedida à InterTV Cabugi na manhã desta quinta-feira (3).

“Fui à Colômbia porque o principal clamor da nossa população é em relação à segurança. E a Colômbia é um exemplo bem sucedido de combate à violência”, explicou Robinson Faria. Lá, relatou o governador, a segurança pública é feita pelos três níveis da administração pública, o federal, o estadual e o municipal. No Brasil, apesar da Constituição prever a responsabilidade tripartite, o governador ressaltou que a cobrança tem recaído somente sobre o Estado. Robinson Faria destacou que pretende se reunir com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para discutir uma parceria entre Estado e Prefeitura e, especialmente, que ações podem ser desenvolvidas pelo município para contribuir com a melhora da segurança na capital.

Ele também disse que na Colômbia há uma forte utilização da tecnologia e de equipamentos, inclusive do serviço de inteligência. “Só em Medelin são 1.200 câmeras de monitoramento de ruas e locais públicos. Em Natal temos apenas 70”, comparou.

Robinson Faria também disse que o programa de maior sucesso lá é o “Quadrantes”, no qual se baseou o Ronda Cidadã, implantado pelo Governo do Estado nas zonas Leste e Oeste em Natal e que será ampliado. O governador ressaltou ainda que, com o anúncio da realização de concurso público para 2 mil vagas na Segurança Pública, haverá efetivo para a ampliação do programa.

Ministério do Turismo abre sistema de convênios para receber projetos

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quinta-feira (3), a abertura do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) para receber propostas de convênios para projetos de infraestrutura turística com as prefeituras e governos estaduais.

O Ministério do Turismo receberá propostas de projetos que contemplam sinalização turística, construção de pórticos, de estradas, ferrovias, pontes, túneis, viadutos, orlas, terminais rodoviários, museus, centros de convenções, centros de apoio ao turista, centros de qualificação de mão de obra, despoluição de praias, saneamento básico, entre outros.

PROCEDIMENTOS – No momento da inclusão da proposta no sistema, a prefeitura ou órgão que estiver pleiteando o recurso deverá escolher a opção “enviar para análise”. A proposta só será encaminhada e armazenada no sistema após a escolha desta opção.

Para tirar qualquer dúvida referente ao processo, é importante consultar a Portaria 112, que orienta os candidatos sobre os tipos de projetos e a forma de apresentá-los. Documentos e orientações para o cadastramento da proposta estão disponíveis na aba “Anexos” do programa 5400020160003, no site do Siconv.

Robinson defende que filha deixe cargo na Assembleia Legislativa

O governador Robinson Faria comentou, nesta manhã de quinta-feira (3), o atual quadro de cargos comissionados na Assembleia Legislativa do RN. Participando do telejornal Bom dia RN, da InterTV Cabugi, o gestor estadual falou que o poder legislativo deve dar uma resposta à sociedade e ainda sugeriu que sua filha, Janine Faria, também deixe o cargo que ocupa na casa.

Segundo o governador, sua filha cumpre normalmente o expediente no local, locada no gabinete do deputado José Dias e que foi indicada pelo próprio parlamentar. Robinson também deixou claro que Janine é formada em direito e publicidade.

“Ela recebeu um convite para trabalhar a seis anos atrás, quando eu deixei a Assembleia. Não era mais presidente e nem tão pouco governador do estado. Era vice-governador, até afastado de todo o mundo político. Eu fui praticamente isolado. O deputado Zé Dias, um dos políticos mais sérios e éticos que existe em nosso estado, legalista ao extremo, a convidou para trabalhar. Ela cumpriu, trabalhou, deu o seu expediente, mas agora nessa confusão, como ela é filha do governador, terminou tendo a interpretação”, comentou.

Prestem atenção senhores candidatos em 2016

Os partidos, candidatos e marqueteiros só têm um assunto quando falam da campanha deste ano: como fazê-la com a nova lei, que proíbe a doação de empresas e permite só na de pessoa física?

Todos os envolvidos estão num estado que beira ao desespero. Será a campanha do liseu. De onde os políticos vão tirar dinheiro?

E os cabos eleitorais, hein? É preciso ter muita grana para uma campanha municipalizada. E mais num ano de crise?

Portando… comecem a guardar a “bufunfa”. Não vai ser fácil.

Por Robson Pires

Abertas as matrículas do cursinho preparatório para o IFRN 2016

Clique no cartaz para ampliar!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Em Apodi, tem político acendendo vela de sete dias e fazendo promessa para todos os santos

Tem político acendendo vela de sete dias e fazendo promessa para todos os santos para o seu nome ser o escolhido para a disputa pela Prefeitura de Apodi.

O problema é que o nome precisa ser popular e ter cacife para a disputa, mas parece que um dos quesitos não está dentro dos parâmetros do “grupo político”.

“Não adianta só lançar e pronto”, disse uma fonte do grupo a este blogueiro.

Vamos aguardar e vê no que vai dar!

MP denuncia médico por falsidade ideológica em Felipe Guerra

O Ministério Público Estadual ingressou com mais uma denúncia grave na Comarca de Apodi contra o ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa Neto. Desta vez por falsidade ideológica e uso de documento falso para obter empréstimo consignado de R$ 15 mil no Banco do Brasil de Apodi.

O beneficiado deste empréstimo consignado, conforme a peça do Ministério Público Estadual, é o atual pré-candidato a prefeito do município, médico Victor Hugo do Nascimento Costa, de 26 anos (foto, que é filho do ex prefeito de Felipe Guerra (3 vezes), Hugo Costa da Silva.

O crime foi descoberto pelo promotor de Justiça Silvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito no dia 22 de setembro de 2014, ao analisar a documentação apresentada pelo atual prefeito do município Haroldo Ferreira e pelo chefe de recursos humanos, Antônio Heronildes Leite.

Um procedimento de investigação foi instaurado no MP, que veio a confirmar, mediante quebra de sigilo bancário e fiscal de Victor Hugo do Nascimento Costa, a documentação arrolada no processo e depoimento do próprio Victor Hugo, os crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Clique AQUI e continue lendo. Foto: Rede News 360

Deputado requer recuperação de estradas no Alto e Médio Oeste

Nesta quarta-feira (2), o deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a recuperação das estradas que ligam os municípios de Umarizal, Lucrécia, Almino Afonso, Frutuoso Gomes e Antônio Martins.

De acordo com Gustavo, o precário estado de conservação das estradas tem causado diversos acidentes e transtornos aos usuários, colocando em risco a vida da população. “Além disso, a recuperação dessas vias irá proporcionar uma maior integração entre os municípios, propiciando o desenvolvimento das regiões do médio e alto oeste potiguar”.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes - saiba reconhecer 10 sinais de que seu cão pode estar doente

Como um diagnóstico precoce pode ser valioso para garantir a saúde dos nossos bebês, a veterinária e professora da Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade de Franca, Thaís Melo de Paula Seixas, preparou uma lista com 10 sinais que podem nos ajudar a reconhecer quando nosso amigo não está muito bem. Conhecendo as alterações comportamentais e físicas mais comuns em cães, podemos perceber que algo está errado bem cedo, e assim apressar a visita ao veterinário e, por consequência, o diagnóstico.

1 – Animal quieto ou triste
2 – Perda grande ou total do apetite 
3 – Emagrecimento
4 – Vômito 
5 – Diarreia
6 – Cansaço fácil
7 – Aumento na ingestão de água
8 – Olhos Vermelhos
9 – Mau hálito
10 – Secreção nasal

Todos contra o mosquito Aedes aegypti

Escritório da EMATER distribuirá sementes a bancos de sementes e produtores de Apodi

Já se encontram na sede do escritório da EMATER em Apodi sementes de milho, sorgo, feijão e arroz para serem distribuídos a produtores e bancos de sementes cadastrados ano passado junto ao órgão.

Antonio Gutemberg e Rosidilson Duarte ambos representantes do órgão em Apodi informaram que são 4.680 kg de milho, 4.680 kg de feijão, 2.810 kg de sorgo para serem distribuídos entre 29 bancos de sementes de comunidades rurais do município.

Já o arroz branco e vermelho que somam quase 1.000 kg serão distribuídos a 50 produtores da região do Vale do Apodi, já que é uma semente geneticamente melhorada pela EMBRAPA, visando o crescimento da safra na região.

“Os presidentes dos bancos de sementes, os produtores de arroz devem comparecer ao nosso escritório para maiores informações e receberem suas sementes”, afirmou Antonio Gutemberg.

Fonte: Josenias Freitas

Bomba: o número de fantasmas de Apodi na Assembleia Legislativa é grande viu seu menino

É uma bomba política o número de fantasmas de Apodi na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o blog já soube de pelo menos seis nomes.

Mais tem muito mais e como tem.

Falta tornar público outras siglas partidárias. Em breve saberão, isso é só o começo.

Na Assembleia Legislativa fantasmas de Apodi podem ter trazido mais de 12 mil no mês de janeiro

Leio no blog do Professor Toinho que alguns internautas bisbilhotando o portal da transparência da Assembleia Legislativa do RN, navegando mais precisamente pela secção “servidores”, clique AQUI e confira, podemos nos deparar com surpresas inimagináveis.

Indivíduos que moram por aqui, todo o dia os vemos por aí, podem estar recebendo gordas fatias de recursos públicos sem empurrar um prego por lá.

Comenta-se nas rodas de conversas que, só no mês de janeiro de 2016, os fantasmas apodienses da assembleia podem ter recebido pouco mais de 12 mil reais juntando todas as cabeças.

A dúvida é: Quem poderia ser? Quando será que foram nomeados? Quanto já trouxeram para o nosso município? Isso estaria acontecendo em todo RN?

Mistéééééééério!!!!!!!!! Isso parece a ponta de um ice berg que está apenas começando a aparecer.

terça-feira, 1 de março de 2016

“Pimenta em olho de político é refresco”

Todo mundo conhece a máxima: “pimenta no olho do outro é refresco”, mas em se tratando de política o refresco arde e não escolhe local ou pessoa.

Afinal, o pleito em Apodi e nos municípios do Rio Grande do Norte em 2016 será disputado por muita gente e há poucas vagas para acomodação.

O jeito é seguir de cabeça erguida e buscar voto à voto o seu espaço e não deixar levar pelas “intrigas e jogo do poder”!

Falta de sinalização gera trânsito caótico em Apodi

Tem alguma placa de Estacionar?

A falta ou a deficiência de sinalização de inúmeras ruas de Apodi tem dado um tom caótico no trânsito da cidade. Foto enviada por um leitor do blog.

Diversos acidentes foram registrados em ruas onde a sinalização estava apagada ou simplesmente não havia qualquer pintura para orientar os motoristas. A falta de sinalização tem contribuído para a confusão no trânsito.

Veja o exemplo na foto acima.

IFRN anuncia Processo Seletivo para Docente no Campus Apodi

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebe inscrições para o Processo Seletivo que visa o preenchimento de uma vaga no cargo de Professor Substituto, no campus Apodi. A oportunidade é para atuar na área de Física, em jornada de 40h semanais, e remuneração de R$ 2.814,01.

Para participar o profissional deve ter Licenciatura na área e deve preencher a ficha disponível no site www.professorsubstituto.ifrn.edu.br, até o dia acima mencionado. A taxa de inscrição é de R$ 69,00 e deve ser paga por meio de GRU. Este Processo Seletivo tem validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Contas de luz adotam bandeira amarela a partir de hoje

Começa hoje (1º) o desligamento das 21 usinas termelétricas com preço de geração de energia superior a R$ 250 por megawatt-hora (MWh). Com isso, as contas de luz passarão a adotar a cor amarela, reduzindo o custo extra para R$1,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumido. Essa taxa deixará de ser cobrada a partir de abril, quando será adotada a bandeira verde.

O sistema de bandeiras foi criado com o objetivo de informar mensalmente ao consumidor se a energia consumida por ele está mais cara ou mais barata. Com a melhora da situação dos reservatórios das hidrelétricas e a entrada de energia nova no sistema – caso, por exemplo, da fornecida pelas usinas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio – foi possível iniciar os desligamentos das termelétricas com custo mais caro de geração.

Governo organiza pagamentos do Programa Leite Potiguar

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte já concluiu os procedimentos para realizar o pagamento aos fornecedores do Programa Leite Potiguar, referente às duas quinzenas de janeiro de 2016. O decreto para regulamentar a forma de execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi publicado no Diário Oficial do último sábado (27).

A Emater-RN, responsável pela gestão financeira do Programa Leite Potiguar, finalizou toda a instrução processual para iniciar o pagamento do leite do mês de janeiro. A primeira quinzena soma R$ 1.862.032,50, correspondendo à compra de 1.025.374 litros de leite. A segunda quinzena de janeiro já soma R$ 1.318.009,50.

O diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, salienta que o pagamento de todas as quinzenas do exercício de 2015 foi colocado em dia na última quinta-feira. A segunda quinzena de dezembro, a única que ainda estava pendente, foi paga pelo Governo do Estado e somou R$ 2.006.967,60, correspondendo à compra de 1.098.074 litros de leite.

Presidente da Assembleia anuncia cortes de comissionados, convocação dos concursados e criação da Ouvidoria

Ajustes na gestão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foram anunciadas em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (01) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). Ezequiel reafirmou o compromisso de cumprir com os deveres institucionais, políticos e administrativos que cabem à presidência da Casa. Um deles é garantir as ações do Planejamento Estratégico implantando na atual gestão, incluindo o corte de quase 700 cargos comissionados, a convocação de todos os concursados e a criação da Ouvidoria Legislativa.

“Em fevereiro de 2015, há exatamente um ano, adotamos um Planejamento Estratégico. Seguimos um cronograma de ações, projetos e medidas que estão sendo tomadas pela atual gestão. Foi a partir do Planejamento Estratégico que economizamos R$ 15 milhões no custeio da Casa em 2015, com ações como a redução de prédios anexos. O Planejamento estabelece ainda 36 planos de ação, com os quais reduzimos 20% das despesas com a manutenção e funcionamento da Assembleia”, disse o presidente.

Ezequiel Ferreira ressaltou o clamor social pelo equilíbrio dos gastos públicos em todos os Poderes e instituições. “E isso é legítimo. Ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública não é tarefa pouco laborosa. E esta Casa tem sido colocada em xeque por parte da sociedade, que lhe exige respostas. E não vamos nos furtar”, disse o deputado lembrando que a Casa não irá cometer injustiças, nem pré-julgamento.

Durante o pronunciamento, Ezequiel destacou o corte de quase 700 cargos comissionados que será feito “de forma planejada e responsável” e anunciou que os ajustes na gestão continuarão com o acompanhamento técnico da instituição nacional, a Fundação Getúlio Vargas. “Estamos em um novo momento. Surge uma nova Assembleia, com austeridade nos gastos, redução de despesas e mais transparência. Nosso Planejamento Estratégico prevê uma Reforma Administrativa, a qual instituirá planejamento para os cargos, setores e salário dos servidores, incluindo a necessidade de diminuir a estrutura dos cargos comissionados, respeitando as prerrogativas do Poder Legislativo”, detalhou.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes - chocolate um verdadeiro veneno para seu pet!

Quando chega a Páscoa é comum encontrarmos artigos sobre o perigo de oferecer chocolate para cães e gatos. Embora a iniciativa seja válida, já que nesta época os tradicionais ovos de Páscoa, os bombons e barras ganham a prateleira dos supermercados, lojas especializadas e, especialmente, a casa dos proprietários é importante que as lições dessa época sejam aprendidas e praticadas o ano todo. Especialmente no lar dos chocólatras assumidos.


Mas por quê? É que o chocolate é derivado das sementes torradas de cacau que possui duas substâncias classificadas como metilxantinas: a teobromina e a cafeína. A teobromina é encontrada em concentrações relativamente pequenas o que faz com que seres humanos possam consumir grandes quantidades de chocolate sem apresentarem nenhum problema, mas acontece que os pets metabolizam essa substância mais lentamente e mesmo quantidades pequenas do chocolate podem ser suficientes para causar-lhes intoxicações.

Por serem substâncias estimulantes do sistema nervoso central causam diversas alterações que vão de náusea, vômitos, diarreia, febre, dificuldades respiratórias, hiperatividade, sede e aumento no volume urinário até desidratação, arritmias cardíacas, hemorragias internas, aumento na frequência respiratória, dificuldades de locomoção, tremores, fraqueza, coloração azulada (cianose), pressão alta, coma e eventualmente morte.

Tribunal de Contas determina auditoria nas despesas com pessoal da Assembleia Legislativa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão realizada nesta terça-feira (01), a realização de uma auditoria na Assembleia Legislativa do RN para apurar a legalidade dos atos de gestão relativos ao quadro funcional do órgão e as despesas de pessoal deles recorrentes. A auditoria deverá ser finalizada num prazo de 90 dias.

O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, cujo voto foi aprovado pelo Pleno da Corte de Contas, à exceção do conselheiro Renato Costa Dias, que alegou impedimento. No voto, o conselheiro acatou pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas em exercício, Thiago Guterres, que havia entrado na última quinta-feira (25) com uma representação requisitando a auditoria.

Segundo o voto, os indícios de comprometimento da boa gestão do erário são os seguintes: “desproporção dos cargos de provimento efetivo e os de livre nomeação e exoneração, que totalizam 379 e 2592 servidores, respectivamente, o que significa que para cada cargo efetivo existem hoje 07 cargos em comissão”; e o “crescimento exponencial dos cargos comissionados entre 2011 e 2016, com a criação de novos 1.756 cargos, que implica em elevação em 86% do seu quantitativo global de funcionários ativos”.

Além disso, o Tribunal de Contas, em levantamento anteriormente empreendido pela Diretoria de Despesa de Pessoal, identificou a “subsistência de 296 (duzentos e noventa e seis) casos potenciais de acumulação ilícita de cargos públicos” e “a existência de 08 (oito) servidores com idades acima do limite de 70 (setenta) anos de idade”. Esses dois pontos também serão levados em consideração na auditoria. 

“A potencial gravidade dos pontos abordados, que uma vez confirmados denotam potencial lesão ao erário, enseja uma postura fiscalizatória deste Tribunal de Contas com maior grau de ingerência, com vistas a apurar a realidade do quadro funcional da Assembleia Legislativa e sua adequação aos parâmetros da legalidade, economicidade e eficiência”, disse o conselheiro.

O PSOL 50 e seus pré candidatos à vereador nas eleições de 2016 em Apodi


O PSOL 50 de Apodi e o Dr. Paulo Viana, apresenta os seus postulantes candidatos à vereador no pleito de das eleições de outubro deste ano.

Como são mais conhecidos, pelos nomes, são eles: Dr. Chico Zé, dentista e ex-vereador. Marcos Aurélio, Técnico em enfermagem e líder comunitário; Zé do Grossos, Profissional da construção civil e Líder comunitário; Aguinélio Lima, Agricultor e Líder de associação de agricultores rurais; Junior do Samu, Profissional da Saúde e Agente comunitário; Geraldo Vicente (Netinho), Engenheiro de Pesca e atual presidente da Colônia de pescadores de Apodi; Francisco Batista (Batista Mocó), Servidor Público e Radialista em Apodi; Marcos Targino, Profissional da Educação e agente comunitário, Dr. Marcos Pinto, Advogado, Pesquisador e Escritor do RN, e o Zé Holanda, agricultor familiar e líder comunitário nos assentamentos da grande Chapada do Apodi.

“Um mais um, é sempre mais que Dois”, Beto Guedes

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FPM tem redução drástica em fevereiro

O terceiro e último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de fevereiro será 13,39% menor do que o valor repassado no mesmo período de 2015, considerando o crescimento da inflação. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica um total de R$ 1.608.854.672,60 – com o percentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Sem esse desconto, o montante a ser distribuído entre as Prefeituras chega a R$ 2.011.068.340,75.

Seguindo a agenda nacional, o terceiro decêndio do mês entrará nas contas na segunda-feira, 29. Ao considerar o valor nominal dos repasses, segundo o levantamento da CNM, sem as consequências da inflação, a redução será um pouco menos intensa, mas igualmente preocupante – 5,28%.

Durante todo o mês de fevereiro do ano passado foi repassado pouco mais de R$ 9 bilhões, aos municípios, mas a mesma soma feita este ano traz o valor de R$ 8,8 bilhões. Ao considerar os dados por transferência, a primeiro e a segundo foram 0,54% e 14,74% menor, em relação ao mesmo período de 2015.

Bastidores da política de Apodi fervendo

Os bastidores da política de Apodi estão fervendo. Nos grupos de WhatsApp não se fala outra coisa a não ser política e na quantidade de pré-candidatos que querem disputar a Prefeitura de Apodi.

Comenta-se que tem candidatos que querem mais é aparecer.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante divulgará edital de concurso ainda este ano

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante emitiu nota hoje para esclarecer que o Executivo que está com inscrições de concurso aberta é a de São Gonçalo no Rio de Janeiro.

Já o município potiguar de mesmo nome também se prepara para lançar edital. A Secretaria de Administração e Recursos Humanos da São Gonçalo do Amarante/RN esclareceu que o município ainda não divulgou edital de concurso público este ano, mas está ultimando um levantamento dos cargos para lançar, ainda em 2016, o edital para cargos efetivos, sem data definida.

O último concurso público realizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN foi realizado em 2011, cuja prorrogação perdeu o prazo de validade em novembro de 2015.

Torcida organizada vascaína de Baraúna constrói sede própria

Caros Gigantes, saudações!

Que o Vasco da Gama foi criado em 21 de agosto de 1898 por quatro jovens remadores, todo bom vascaíno já sabe.

Que a torcida do Vasco ergueu o maior estádio sul-americano em 21 de abril de 1927, claro que o vascaíno também sabe.

Que o Vasco doou dois aviões à FEB durante a Segunda Guerra Mundial com apoio dos torcedores, também sabemos.

São tantos os momentos em que a torcida cruzmaltina fez a diferença que cada um se orgulha de ostentar a Cruz de Malta com altivez e com sentimento de poder bater no peito e dizer: ‘Eu sou Vasco!’.

Quando folheamos os vários livros e revistas que contam a maravilhosa história do Vasco vislumbramos uma verdadeira epopeia de atos, ações e movimentos que mostram que a torcida do Vasco é realmente formada por pessoas comprometidas com o certo, o bom, o correto e, acima de tudo, com a certeza de ter ‘escolhido’ ser o melhor torcedor, no melhor clube.

E foi com essa premissa de verdade e bondade que um grupo de vascaínos resolveu se espelhar naqueles quatro remadores que fundaram o clube, ou nas ações dos milhares de torcedores que se cotizaram para construir São Januário, e estão construindo no semi-árido nordestino uma sede que visa unir os torcedores vascaínos da cidade de Baraúna, no estado do Rio Grande do Norte, e toda a região oeste do estado e também de torcedores de estados vizinhos.

Com apoio de dezenas de torcedores que formam grupo em rede social o terreno onde está construído a sede foi adquirido no começo do mês e nesta quinta, 12, foi hasteada uma bandeira do Vasco e as obras começaram.

Após o término das obras a sede vai abrigar torcedores em um salão amplo para assistir aos jogos do Vasco e também para relembrar as glórias do clube através de DVD.

Teremos também wifi para acesso as redes sociais pelos sócios, área de informática para inclusão social dos pequenos torcedores e ainda servirá de apoio para os projetos sociais criados pela torcida e que beneficiam muitos jovens e crianças da cidade e região.

O apoio vem de todos os lados, são torcedores da cidade e de cidades vizinhas, empresários, comerciantes e anônimos que não medem esforços para tornar realidade um sonho da torcida do Vasco.

Com linhas modernas e instalações que tem por objetivo o conforto do torcedor vascaíno, a sede vai se tornar no centro de referência para todos que quiserem conhecer a história do clube e passar momentos agradáveis com sua família e amigos.

Todos estão convidados para conhecer o empreendimento e ver de perto um marco em matéria de sede de clube para torcedores vascaínos em todo o nordeste.

Em breve serão lançados no Facebook o perfil e fanpage oficial da sede e todos poderão acompanhar o andamento da obra e eventos que integram essa iniciativa.

Para saber mais acesse: https://m.facebook.com/Sede-Vasco-só-Vasco-1702131690003128/

Centro Veterinário Pollastry Diógenes - Seu rebanho MERECE. Pode confiar!

Oposição se articula e deixa PMDB de fora das discussões políticas


Considerado pelos membros da oposição como um dos maiores eventos políticos da atual eleição. Eliésio Gomes e mais seis partidos estiveram reunidos neste sábado (27) para tratar sobre as eleições municipais.

Coincidência ou não, o evento aconteceu no mesmo dia em que o Solidariedade trouxe seu deputado estadual Kelps Lima para explanar sobre a eleição proporcional. Também foi sentido a ausência do PMDB na reunião já que o partido é oposição no município.

Eilésio de Bom, Paulo Viana, Wilson Oliveira, Berg Motos são quatro outros pré-candidatos que no evento de anteontem acertaram os ponteiros, e decidiram caminhar juntos em 2016.

Participaram também outros líderes partidários como PMN, PHS, PRP, PRB PSOL, PV, PSC e seus respectivos presidentes.

Secretaria de Saúde de Apodi segue adquirindo novos equipamentos para UBS


Dando continuidade ao trabalho de reestruturação das Unidades Básicas de Saúde UBSs, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu mais três novos equipamentos: Aparelho Raios X (R$ 26.700,00); Conjunto Odontológico (R$ 33.500,00) e um Amalgamador Capsular (R$ 2.385,00) para serem utilizados nas Unidades Básicas de Saúde.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

“Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica”, destaca o secretário Pedro Júnior.

Charton Rego visita Gilvan Alves que se recupera de cirurgia

Após passar por procedimento de Cateterismo na capital cearense. Já se encontra em casa, para uma recuperação de 60 dias, o empresário e líder do PTdoB Apodiense Gilvan Alves.

Já em fase de recuperação e muito entusiasmado, Gilvan recebeu a visita de outra forte liderança do PTdoB local, trata-se do suplente de vereador Charton Rego.

Ambos despontam muito bem na boca do povo como pré-candidatos a uma vaga na câmara de vereadores no pleito 2016. Longa vida aos dois.