sábado, 19 de março de 2016

Janela partidária: quem ganhou e quem perdeu

Quem acreditava numa debandada do PT nesses 30 dias de janela partidária, se enganou. O Partido dos Trabalhadores, segundo maior, manteve a bancada de 59 deputados. Maior partido da Câmara, o PMDB perdeu 5 parlamentares, e caiu de 70 para 65. 

Veja como ficaram os partidos que cresceram:
PP passou de 40 para 48
PR pulou de 34 para 40
DEM de 21 para 27
PTN de 4 para 13
PSD de 31 para 34
PHS de 4 para 7
PDT tinha 17 e hoje tem 19
PSC de 13 para 15
PSOL passou de 5 para 6
PRB de 20 para 21
PPS de 10 para 11
PV de 5 para 6
PSL de 1 para 2

Veja como ficaram os partidos que não sofreram alterações:
PT se manteve com 59 deputados
PCdoB com 12
Rede Sustentabilidade com 5
PTdoB com 3

Veja como ficaram os partidos que perderam cadeiras na Câmara:
PMB despencou de 19 para 2
PMDB caiu de 70 para 65
PSDB de 53 para 48
PTB tinha 21 e agora tem 19
PROS caiu de 9 para 5
PSB de 34 para 4
SD de 15 para 14
PEN tinha 2 e caiu para 1
PMN tinha 1 e caiu para zero

Como a janela será fechada no fim do dia de hoje, os diretórios terão que receber as filiações e informar à Justiça Eleitoral até as 23hs59min.

A janela que permite a troca de partido, não garante à legenda beneficiada com filiações, os recursos do fundo partidário e o tempo de rádio e TV.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: descubra os 7 maires mitos sobre gatos

1- Gatos são interesseiros

Os bichanos não são obedientes feito os cães, e só vêm até nós quando querem. Essa característica da espécie parece não agradar muitas pessoas, que por não compreenderem a natureza dos felinos os humanizam, julgando-os traiçoeiros ou interesseiros.

2- Gatos têm sete vidas

O fato dos gatos saltarem longas distâncias e caírem em pé provavelmente foi o algoz deste mito que, claro, não é verdade. Os gatos possuem apenas uma única e preciosa vida.

3- Gato preto da azar

Originário da Idade Média, esta lenda sobre gatos pretos está tão consolidada que algumas pessoas chegam a ter fobia ao vê-los. Em alguns países do Oriente, os gatos pretos são associados à boa sorte.

4- Os gatos sempre caem em pé

Ao saltar de uma distância mínima de 60 cm, o gato pode sim cair em pé, pois tem tempo para se virar. Mas não experimente atirá-lo da sacada do décimo andar do apartamento, porque provavelmente ele não suportará o impacto da queda.

5- Comer carne de gato cura asma

Esse é um dos mitos mais antigos, advinda de algumas religiões pagãs que acreditavam que a carne do gato continha o poder de cura. Cientificamente, não existe nenhum fundamento.

6- Gato transmite asma

A asma felina é diferente da asma humana e não existe transmissão da doença de um para o outro.

7- Gatos não se pegam aos donos, mas à casa

Esse é um dos mitos sobre gatos mais difundidos. Sendo animais sociais, os gatos se apegam, sim, aos donos. A tendência é de que acompanhem sempre a família, onde quer que ela se estabeleça.

Segundo TRE, vereadores e prefeitos têm até 02 de abril para migrarem de sigla

Notícia em desta no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Deputados estaduais e federais têm até hoje (18) para mudarem de partido sem perda do mandato, após 30 dias da abertura da janela partidária.

A possibilidade de migração de sigla sem o risco de sanções por infidelidade partidária foi permitida por Proposta de Emenda Constitucional promulgada no Congresso em 18 de fevereiro desse ano.

Já vereadores e prefeitos que tenham interesse em concorrer nas eleições de outubro têm até dois de abril para migrarem de siglas, de acordo com o projeto de minirreforma eleitoral, também aprovado no Congresso.

Mulheres lindas e maravilhosas protestaram contra Dilma em Brasília (DF)


Meninas lindas e corajosas e desimpedidas foram ontem (18) a Brasília (DF) protestar a favor do Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Adutora do Alto Oeste: 13 municípios terão abastecimento normalizado em junho

A partir de junho deste ano, dez municípios da região Oeste já estarão com o abastecimento de água normalizado em suas residências, pois as obras do subsistema da adutora do Alto Oeste, que faz captação no açude Santa Cruz já se encontram com um percentual de execução de 98%.

Concluída por completo, o impacto da obra será muito positivo diretamente nas cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias e indiretamente nos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

De acordo com o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, a região do Alto Oeste é a mais castigada com essa estiagem e por isso está tendo uma atenção especial por parte do Governo do Estado. “Na reunião de quarta-feira (16), o Governador Robinson Faria pediu uma união de forças para que essa obra seja concluída o mais rápido possível”, disse ele.

O secretário informou ainda que a estação elevatória número 2, do sistema adutor, localizada no município de João Dias, está sendo energizada a partir de hoje (18) e que isso vai permitir que o abastecimento em Umarizal, Riacho da Cruz e Olho D’água dos Borges, já entre em fase de testes, a partir da semana que vem.

Mairton também explicou que a adutora já funciona parcialmente porque a Semarh liberou a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos do RN (Caern) para começar a operar o sistema em alguns municípios que se encontravam em colapso total de abastecimento de água. “A estação elevatória 1, localizada em Apodi, já está em funcionamento e atendendo, em fase de testes, os municípios de Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Itaú, Taboleiro Grande e a Zona Rural de Severiano Melo”, finaliza Mairton.

As imagens do “Fica Dilma”, Fátima Bezerra e Fernando Mineiro na linha de frente


As fotos são de Márlio Forte.

Juíza condena ex-prefeito por desviar verba de construção de creche no RN

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou o ex-prefeito de Patu Possidônio Queiroga da Silva Neto e outras três pessoas por desviarem dinheiro público que seria usado na construção de uma creche na cidade, que fica na região Oeste potiguar. A sentença foi proferida no último dia 11 pela juíza Moniky Mayara Costa Fonseca Dantas. Possidônio Queiroga foi condenado a 11 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelos crimes de supressão de documentos públicos, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e falsidade ideológica.

A fraude foi descoberta em novembro de 2010 pela Polícia Federal do RN, que deflagrou a operação Deus dos Mares. Segundo a sentença, a materialidade do crime pode ser comprovada a partir dos extratos bancários obtidos pela PF. Esses extratos monstram o crédito de R$ 700 mil no dia 7 de julho de 2008 na conta da prefeitura de Patu. De acordo com a investigação da Polícia Federal, esse dinheiro foi sacado nos últimos três meses do mandato do então prefeito Possidônio Queiroga da Silva. A construção de creche-modelo, que deveria ser concluída em 8 meses, ficou inacabada.

Afinal de contas, Lula é ou não ministro?

sexta-feira, 18 de março de 2016

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: CINOMOSE saiba como identificar

É essencial que os donos de pets estejam sempre atentos aos principais sinais que ocorrem com o surgimento do problema. Confira, a seguir, uma lista de sintomas comuns aos cachorros infectados pela doença – expostos de maneira crescente, de acordo com a evolução da doença no corpo do animal:
  • Tosse
  • Espirros
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Apatia (o cão não tem vontade de fazer nada)
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Secreções nasais
  • Secreções oculares (conjuntivite)
  • Falta de coordenação motora (o cão parece estar “bêbado”, “descadeira”)
  • Tiques nervosos
  • Mioclonias (contrações musculares involuntárias)
  • Convulsões
  • Paralisia
Vale a pena lembrar que, tanto a evolução de sintomas neurológicos como o surgimento de qualquer tipo de sinal da cinomose varia muito de um caso para o outro e, portanto, não há como prever que tipo de consequências o problema pode causar e nem se a doença irá desencadear sinais perceptíveis até chegar a um nível bastante avançado.

Um dos sinais neurológicos mais característicos da cinomose é a mioclonia – que promove a contração involuntária dos músculos do animal – considerada um sintoma específico da doença e que também pode ocorrer em função de outros problemas causados pelo paramixovírus.

Quando a cinomose chega a afetar o sistema neurológico dos cachorros o quadro já pode ser considerado bem grave, e consequências como meningite, paraplegia e tetraplegia podem ocorrer, assim como um quadro de coma (que, na maioria dos casos, evolui para a morte do animal em pouco tempo). Além destes, sintomas mais variados também podem ocorrer em casos específicos, incluindo abortos e partos prematuros em cadelas, lesões ósseas, alterações no esmalte dentário do cão e infecções diversas.

Devido à agressividade da doença e a facilidade de prevenção não fica nenhuma dúvida em relação ao que deve ser feito: sempre mantenha a vacinação do seu animal em dia e faça visitas frequentes ao médico veterinário.

Fonte: CachorroGato

Uma doação pelo amor de Deus

Em tempos de cofres mais fechados para doações partidárias, há pré-candidatos de olho nos adversários ligados às várias denominações religiosas. Esses poderiam contar com uma graninha dos fiéis.

Será?

Wilma de Faria definirá partido nos próximos dias

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, definirá seu futuro político-partidário nos próximos dias. Com convites de várias siglas, a vice-prefeita de Natal segue analisando qual o melhor caminho. "Divulgaremos até o dia 30", declarou.

Assembleia dispensa 400 servidores

Do Portal AGORA RN – Alvo de investigação do Ministério Público pela existência de possíveis funcionários ‘fantasmas’, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (18) e dispensa de 400 funcionários da Casa. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Outro fato que chama atenção na publicação é que, apesar do alto número de dispensas, mais de 180 pessoas foram nomeadas para outros cargos.

Os nomes envolvidos na publicação podem ser consultados através do DOE. Já os dispensados podem ser encontrados especificamente neste link.

PMDB e o rompimento pré-datado

Aí o PMDB diz que fica no governo até o fim do mês. Depois rompe.

Mas… por que até o fim do mês e não hoje?

Para os ministros receberem o salário cheio?

Contagem regressiva, então, para a entrega de cargos?

Custo a acreditar…

A gata da sexta feira, tarados! Hoje é sexta dia de biritar!!!

“Não há justiça quando as próprias garantias da Presidência da República são violadas”, disse Dilma

Brasília – O governo iniciou uma ofensiva com questionamentos sobre a ação do juiz federal Sérgio Moro, que tornou públicos anteontem os áudios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com a presidente Dilma Rousseff. A iniciativa começou com a própria presidente durante a cerimônia de posse de Lula. Em um claro recado a Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na Justiça Federal em Curitiba, a petista criticou a quebra do sigilo e a divulgação do conteúdo de conversas entre eles.

“Não há justiça quando as próprias garantias da Presidência da República são violadas. O Brasil não pode se tornar submisso a uma conjuração que invade garantias constitucionais da Presidência da República, não por que a presidente seja diferente de outros cidadãos. Mas se fere essas prerrogativas, o que farão com as prerrogativas do cidadão?”, questionou Dilma, ao discursar na solenidade, em Brasília.

A presidente garantiu que todo o fato será investigado. “Vamos avaliar as condições desse grampo. Quem autorizou, por que autorizou, e por que foi divulgado quando ele não continha nada, nada, eu repito, nada que possa levantar qualquer suspeita sobre seu caráter republicano”, disse a presidente. Na sequência, Dilma declarou: “A justiça e o combate à corrupção sempre são mais fortes e dignos quando respeitam os princípios constitucionais”.

Deputados têm até hoje para mudar de partido sem perder o mandato

Maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente

Nos últimos 30 dias, 63 deputados mudaram de partido sem perder o mandato. O número representa 12% do total de parlamentares na Câmara. É a janela partidária, brecha aberta com a emenda constitucional que permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição. A maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente.

A regra vale apenas para aqueles que foram eleitos para cargos proporcionais. Aqueles que ocupam cargos majoritários, no caso, senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não serão afetados porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que a fidelidade partidária não pode ser aplicada a eles.

Por Agência Brasil

RN 233 que liga Apodi a Caraúbas e a estrada de acesso ao Distrito de Soledade serão recuperadas


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro se reuniu com os diretores do DER/RN Kaio e Welligton com o aval do Governador Robinson Faria, o prefeito conseguiu incluir na operação de melhorias das estradas do Rio Grande do Norte, a RN 233 que liga Apodi ao município de Caraúbas e a Estrada de acesso ao Distrito de Soledade na região da Chapada do Apodi.

Segundo o DER/RN em abril pretende iniciar a recuperação dessas duas importantes rodovias estadual da nossa região. “O Governador Robinson Faria estará em Apodi dia 23/03 para assinar a ordem de serviço do reinício do Esgotamento Sanitário, participar da inauguração da UBS de Melancias e anunciar mais investimento para o nosso município”, destacou o Flaviano.

Deputado Carlos Augusto assina ficha do PSD


Pré-candidato a prefeito de Parnamirim, o deputado estadual Carlos Augusto Maia assinou a ficha de filiação do PSD, legenda presidida pelo governador Robinson Faria.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Rota Inter TV exibirá programa no próximo sábado sobre as potencialidades turísticas de Felipe Guerra


Gravado na semana passada, o programa Rota Inter TV, veiculado aos sábados na TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, estará exibindo a edição neste sábado, 19, às 14 horas, mostrando as potencialidades turísticas da cidade de Felipe Guerra, localizada na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte.

A cidade de Felipe Guerra tem atualmente mais de 300 cavernas e concentrando-se uma das maiores formações rochosas do Norte/Nordeste.

Em sua visita a cidade de Felipe Guerra, o apresentador Léo Souza esteve gravando entre os locais que são pontos turísticos, no Castelo de Dona Ritinha, uma entrevista com o jovem cantor Felipe Grilo.

Prefeitura de Portalegre publicará edital de concurso público em breve

Mais uma boa notícia para os concurseiros de plantão. A Prefeitura de Portalegre, na região do Alto Oeste potiguar, anunciou a realização de concurso público para 2016. O certame deve abranger vagas para o quadro efetivo da instituição.

O planejamento e execução do certame ficará a cargo do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN). O edital de abertura, com prazo de inscrição, data de provas, entre outros detalhes, será publicado em breve.

Região Oeste é contemplada com recuperação total da malha viária

A região Oeste do Rio Grande do Norte será bastante beneficiada pelo programa de recuperação e manutenção da malha viária estadual, autorizado nesta quinta-feira (17) pelo governador Robinson Faria. Com dois distritos rodoviários, a área conta com uma rede de rodovias estaduais que interliga cidades do porte de Apodi, Pau dos Ferros e Mossoró a mais de outros 40 municípios.

A partir de Pau dos Ferros e Mossoró, sedes dos dois distritos rodoviários da região Oeste, respectivamente VI e I distritos, serão coordenados os trabalhos de recuperação das rodovias sob a responsabilidade do Governo do Estado.

As obras fazem parte de um programa focado em recuperar três mil quilômetros da malha viária do RN, que representam 100% das estradas sob a responsabilidade do Governo do Estado. As sete ordens de serviço, incluindo as duas para o Oeste Potiguar, para recuperação e manutenção da malha viária representam um investimento de R$ 24 milhões. “A meta do governo é chegarmos a 2018 com toda a malha rodoviária recuperada e entregue para a população”, afirmou Robinson Faria na solenidade de assinatura dos documentos.

De acordo com o diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN), Caio Múcio Pascoal, o trabalho a ser feito no Oeste Potiguar consistirá em uma reparação completa das estradas que fazem as ligações entre os pequenos municípios da região.

Troca de partidos movimenta bastidores da política em Apodi

Os eleitores de todo o País já estão vendo nesses dias, parlamentares em um troca-troca de partidos. Com a promulgação da PEC 182/2007 marcada para o próximo dia 18, será aberto espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda.

A maioria dos políticos querem mudar de partido para ter melhor situação nas eleições. Teremos dança das cadeiras por aqui também. Veja quem poderá trocar de partido em Apodi: Ângelo de Dagmar deixará o PP para ingressar no Solidariedade, mesmo rumo deve ter o vereador Filho Neto que deixará o PPS. O vereador Costinha Costa deixará o PPS para ingressar no PSDC e Laete Oliveira deverá deixar o PMN e ingressando no PTN.

Outros vereadores podem ainda anunciar troca de partido aqui em Apodi.

A janela vem contra os direitos da sociedade e enfraquece os partidos. Todas as emendas apensadas trabalhavam no sentido contrário, de ter uma sanção para quem muda de partido. E acaba sendo aprovada uma janela deixando todo mundo à vontade para fazer troca de partidos, sem qualquer compromisso com o voto do eleitor.

Caixa anuncia que Bolsa Família poderá ser recebido em poupança

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quarta-feira (16), opção para os beneficiários do Bolsa Família que desejarem receber o benefício por meio da conta Poupança CAIXA Fácil. A abertura da conta é facultativa e pode ser realizada nas lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui, sem a exigência de comprovante de renda ou residência: basta que o beneficiário apresente CPF (que deve estar em situação regular na Receita Federal) e documento de identidade. A conta possui limite de saldo e movimentação mensal.

Para a Presidente da CAIXA, Miriam Belchior, a Poupança CAIXA Fácil é um grande serviço para os beneficiários e um bom produto para o banco. “Vamos ampliar a inclusão bancária dos beneficiários, oferecendo mais segurança, comodidade e acesso aos serviços bancários às famílias, como o uso do cartão de débito ao realizar compras, saques e pagamentos”, afirma.

Tarde de chuva nesta quinta em Apodi

Confirmando as previsões dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), voltou a chover em Apodi na tarde desta quinta-feira (17).

Embora a chuva tenha sido fina, mas o mais importante é que voltou molhar a terra. As precipitações no estado devem se prolongar até sexta-feira (18).

Centro Veterinário Pollastry Diógenes equipe com 02 veterinários e centro cirúrgico equipado


Aqui você encontra o melhor atendimento e a melhor opção para tratamento do seu animal. Para nós, cuidar do seu animal é cuidar de sua família.

Governador assina ordens de serviço para recuperação de 3 mil km de estradas

O governador Robinson Faria assinou na manhã de hoje (17) as sete ordens de serviços para a recuperação dos três mil quilômetros da malha viária do Rio Grande do Norte, que representam 100% das estradas sob a responsabilidade do Governo do Estado. A solenidade realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN) também inclui a ordem para o início da construção do pontilhão sobre o Rio Doce, na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, e a abertura do edital de licitação para a restauração completa de 12 estradas, onde serão investidos R$ 280 milhões.

O total das obras representa mais de R$ 300 milhões, entre verbas do Tesouro Estadual, arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) destravada pelo Governo do Estado e recursos do Banco Mundial. “Esse dia representa um sonho realizado. A meta do governo é terminar o mandato com toda a malha rodoviária recuperada e entregue para a população”, afirmou Robinson Faria.

Deputado Carlos Augusto Maia assina hoje a ficha de filiação do PSD

O PSD, partido do governador Robinson Faria, ganha hoje mais um integrante. Pré-candidato a prefeito de Parnamirim, Carlos Augusto Maia assina a ficha de filiação do partido.

O ato de filiação do deputado e de lideranças municipais ao PSD ocorre, nesta quinta-feira (17), às 18h no Espaço Cultural Nestor Lima, 301 (Rua Professor Clementino Câmara, Centro/Boa Esperança – próximo a Escola Eliah Maia do Rêgo), em Parnamirim.

O evento contará com as presenças do governador Robinson Faria, do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), deputado federal Fábio Faria (PSD) e diversas lideranças estaduais e municipais do Rio Grande do Norte.

Carlos Augusto foi eleito para primeiro mandato à Assembleia Legislativa em 2014, pelo PTdoB.

Walter Alves bate de frente com os interesses de Henrique

O PMDB do RN em pé de guerra.

Enquanto o ministro do turismo lutou e continua trabalhando para manter o PMDB no governo e preservar o foro privilegiado, Walter Alves, deputado federal, bate de frente com os interesses do primo sem muito cerimônia.


Tanto que defende que o PMDB entregue os cargos e a presidente Dilma seja afastada, conforme tweet publicado na noite de quarta feira. Ou seja, dando uma rasteira nas intenções de Henrique.

Walter e seu pai, o senador Garibaldi Alves, não escondem a insatisfação com a forma como Henrique vem conduzindo o partido e a maneira como indicará monocraticamente o vice na chapa de reeleição de Carlos Eduardo Alves.

O PMDB do G se ressente com ingerências nos rumos da agremiação por pessoas próximas ao ministro.

Fonte: O Potiguar

Operação do MPRN apura desvio de recursos no São João de Mossoró, RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte iniciou uma operação na manhã desta quinta-feira (17) para desarticular um grupo criminoso que desviou recursos públicos do evento anual Mossoró Cidade Junina em 2013 e 2014. Segundo o MPRN, os valores desviados contabilizam mais de R$ 2 milhões.

Foram expedidos 6 mandados de prisão temporária, 6 de condução coercitiva e 3 de busca e apreensão. A operação Anarriê já apurou que a organização criminosa se instalou nos órgãos públicos responsáveis pela execução da festa. Segundo apurado até o momento, os valores desviados do evento em 2013 e 2014 contabilizam R$ 2.077.709,81.

Participam da operação 18 promotores de Justiça e cerca de 70 policiais em Mossoró.

MEC garante continuidade da construção do campus da UERN em Apodi

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu a liberação da segunda parcela dos recursos de uma emenda da Bancada do RN para a construção do campus da UERN em Apodi.

A notícia foi dada durante reunião com a senadora Fátima Bezerra, o senador Garibaldi Alves Filho, e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Apodi: Pinheiro Bezerra sabe que a eleição não é fácil para prefeito

De um leitor do blog:

Ainda digo: conselho e café toma quem quer! E se a disputa para prefeito de Apodi fosse fácil, o ex-prefeito Pinheiro Bezerra (sdd) já teria oficializado sua candidatura.

E se liguem! Contam que o ex-vereador Eliésio Gomes (PMDB) vem cozinhando o galo. O grupo contrário está desunido e Eliésio de Bom articula bem.

E por falar em Eliésio, o mesmo deverá nos próximos dias anunciar seu novo partido.

Lajedo de Soledade uma beleza natural encravada no semiárido nordestino

O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 38 mil habitantes e fica a cerca de 335 km de Natal (cerca de 4 horas e 30 minutos de carro) e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.

Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.

Lajedo de Soledade

O sítio arqueológico é localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros de Mossoró.

Funcionamento

As visitas ao Lajedo de Soledade podem ser feitas de terça a domingo, das 8 às 17 horas, sempre com acompanhamento de guia da Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade (FALS), entidade que mantém o local.

Preço

Para cada grupo de até 15 pessoas é cobrada a taxa de R$ 25,00 do trabalho do guia na condução e acesso ao sítio arqueológico. O valor cobrado para a entrada referente ao museu e o sítio arqueológico é R$ 5,00 por pessoa. Para grupos de Escolas particulares ou públicas o valor da entrada no Museu fica R$ 3,00.

Telefone para agendamento: (84) 3333-1017.

Fonte: Josenias Freitas

CVPD: A melhor ração ao seu alcance. Venha conferir as novidades da Integral Mix

Partido de Robinson ganhou mais dois deputados estaduais

Corre a notícia de que o PSD do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria está se fortalecendo. A legenda ganhou mais dois deputados estaduais: Jacó Jácome e Carlos Augusto Maia.

Fevereiro foi mês mais quente da história, revela Nasa

O mês de fevereiro registrou temperatura 1,35°C mais quente do que a média observada no planeta entre 1951-1980. Os dados são da agência espacial americana, a Nasa, que rotulou o novo recorde como “chocante” e alertou para uma “emergência climática”.

Trata-se do mais alto valor para um mês desde que a temperatura do planeta começou a ser registrada, em 1880.

108 municípios participam das reuniões dos JUVERNS 2016

Um número respeitável de 108 municípios participou das reuniões de divulgação da quinta edição dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (V JUVERNS 2016), evento organizado pelo Governo do Estado, através da SEEL, a partir do mês de maio. A ação inédita em parceria com a Secretaria Estadual de Educação visitou 16 sedes da Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIRED), reunindo 610 participantes entre diretores, professores de educação física e gestores municipais do esporte, mostrando que os jogos deste ano terão uma grande adesão das escolas.

Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, que visitou as 16 regionais, a participação de 65% dos municípios potiguares mostra o fortalecimento da relação do interior com a SEEL e o grande interesse pelos JUVERNS. "A decisão inédita de visitar as 18 regionais foi para estabelecer uma relação direta com as DIREDs e diretorias de esporte e lazer, descentralizar e tornar mais transparente nossa gestão. Tivemos um retorno muito bom graças a parceria com a SEEC e isso vai repercutir numa adesão maior das escolas ao JUVERNS", explicou Canindé.

O secretário ouviu críticas, elogios e sugestões, e disse que as melhorias nas condições estruturais para a prática esportiva também passam pelos JUVERNS. "É claro que ouvimos críticas, mas também elogios e muitas sugestões dos gestores e professores. Foi ótimo porque conseguimos identificar as condições para a prática do esporte escolar, temos ginásios construídos há 30 anos e o desafio do JUVERNS também passa por estas melhorias com equipamentos de múltiplo uso, quadras, campos, pista de atletismo e ginásios mais adequados", revelou.

As 16 regionais que compreenderam a participação de gestores e professores de 108 municípios foram realizadas nas cidades de: Pau dos Ferros, Macau, Angicos, Mossoró, Assu, Apodi, Umarizal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Nova Cruz, Parnamirim e Natal. As inscrições para as modalidades coletivas dos JUVERNS estão abertas e podem ser feitas pelo site da SEEL (www.seel.rn.gov.br) até o dia 30 de abril. As regionais acontecerão de 1º a 30 de maio.

Janela partidária será fechada na próxima sexta

Atenção para os que querem trocar de sigla partidária…

Corram contra o tempo, já que na próxima sexta-feira (18) encerra o prazo para a troca.

Depois do prazo não terá mais nenhuma oportunidade para o “pula pula”.

Jornalista Ricardo Noblat pede desculpas ao senador José Agripino

Do jornalista Ricardo Noblat, que havia informado que o senador Delcídio do Amaral tinha citado o senador José Agripino Maia na sua delação:

Governador Robinson Faria estará em Apodi, dia 23 de março


O prefeito Flaviano Moreira Monteiro (PCdoB) acabou de confirmar a presença do nosso Governador Robinson Faria (PSD) na festividade de aniversário de Apodi.

O Governador participará da inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS do distrito de Melancias, e assinará a ordem de serviço do tão sonhado Esgotamento Sanitário de Apodi.

“A nosso cidade ganhará do Governador Robinson Faria o reinício do saneamento básico, segundo ele tem mais presente para o nosso Apodi terra querida... Dia 23/03 comemoramos 181 anos de Emancipação Política”, disse o prefeito Flaviano.

Alan Silveira reúne militância do PMDB em Apodi

O pré-candidato a prefeito de Apodi pelo PMDB, Alan Silveira, realizou na noite dessa terça feira (5) reunião com a militância peemedebista. A reunião aconteceu na residência da ex-prefeita Gorete Silveira, onde recebeu mais de 100 pessoas.

Além da anfitriã que é presidente da executiva municipal, a mesa foi composta pelo pré-candidato Alan Silveira, vereador Júnior Souza e o vice-presidente da executiva municipal João Elias.

O encontro com correligionários teve como principal objetivo fazer uma mobilização para o evento de filiação do partido que acontecerá nesta sábado às 14hs, na Câmara Municipal dos Vereadores que contará com a presença do senador Garibaldi Filho, do deputado federal Walter Alves e o deputado estadual Gustavo Fernandes.

O jovem Alan Silveira foi firme nas suas palavras, disse está consciente sobre o quanto é desafiador administrar uma cidade, porém não é difícil quando se tem planejamento.

“Proponho administrar junto ao povo, pois com a ajuda destes, saberei como suprir as reais necessidades. Mostramos a nossa força de vontade, capacidade, determinação e competência para desenvolver a cidade, passando assim, a confiança para os apodienses”, destacou Alan Silveira.

Fonte: Assessoria/PMDB

Para todos os gostos: Procurador vai pedir investigação de Lula, Temer, Aécio e Mercadante

Na capa do jornal O Globo, o resultado da delação premiada do senador Delcídio do Amaral:

terça-feira, 15 de março de 2016

Kelps quer transporte escolar nas comunidades rurais de Apodi

O Deputado Estadual Kelps Lima apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado um convênio com a Prefeitura Municipal de Apodi para compra de ônibus escolares para os estudantes das comunidades rurais do município.   

Desandou a candidatura de Pinheiro Bezerra em Apodi?

Comenta-se que a pré-candidatura do médico José Pinheiro Bezerra (sdd) a prefeito de Apodi desandou de vez.

Ninguém escuta nem falar mais no homem. Nem aparece na mídia realizando visitas. E a rejeição essa nem se fala.

Aumento da exportação alavanca produção na Angel Agrícola na Chapada do Apodi

Crescer de forma ordenada, organizada, com equipamentos modernos e mão de obra qualificada, assim tem sido com a empresa Angel Agrícola na Chapada do Apodi, que além de atender o mercado local do sudeste do país, ainda exporta frutas para a Europa atendendo normas exigentes do mercado europeu um salto na produção de frutas produzidas na empresa que é coordenada pelo empresário Ângelo Morita.

Quando uma empresa começa a exportar, a tendência é que sua produção aumente numérica e qualitativamente. As exigências do mercado externo colaboram para que haja uma revisão dos processos produtivos, o que gera uma redução da capacidade ociosa existente. O aumento da produção leva a um aumento também do poder de negociação do exportador, por exemplo, para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo de fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e possibilitando um aumento da margem de lucro

Seguindo esta linha a Angel Agrícola tem crescido no mercado local e internacional, usando água e solo da rica Chapada do Apodi, transformando a região em desenvolvida e geradora de empregos e oportunidades.

Vasco da Gama/RJ divulga nomes de pré-aprovados em peneirão em Apodi

Quero agradecer, desde já, ao Professor Wellington Cristino e a FUNDEVAP por ter dado todo apoio e cedido seu espaço para a realização desse evento. Quero parabenizar o Professor Wellington por mais um grande trabalho e por não medir esforços para fazer eventos que trazem resultados positivos para o município, região e para a sociedade de um modo geral. 

O evento foi um sucesso, vários jogadores foram pré aprovados para irem direto para o segundo processo no C R Vasco da Gama e vários jogadores ganharão chance na viagem para o Maranhão agora em março e outros ganharão chance em clubes de menor expressão. Então, no geral, contando pré aprovados, monitorados, jogadores que vão ganhar chance em clubes de menor expressão e contando com a viagem do Maranhão, mais de 30 atletas irão ter a oportunidade que sempre sonharam. Então, eu como observador do C R Vasco da Gama e a organização através do professor Wellington Cristino, ficamos felizes e com a sensação de dever cumprido. 

Quero agradecer também de forma especial aos parceiros João Paulo de São Miguel, Edinho de Iracema e Creuzo de Ererê que sempre nos acompanham nas peneiras do Vasco.

OBS: Aqui só vai sair a lista dos pré aprovados. Os monitorados já estamos entrando em contato para explicar como vai ser adiante. Parabéns aos pré aprovados que irão treinar na Base do C R Vasco da Gama e aos monitorados que mostraram que têm qualidade e também irão ganhar oportunidade no Maranhão e, dependendo do resultado no Maranhão, poderão ir para o próprio Vasco ou outros clubes do Brasil. 

Lista pré aprovados:

*Vinícius Torquato - Luiz Gomes
*Leandro da Costa Neto 
*Lucas Gabriel Moreira da Silva
*Antonio Edson da Silva Arruda
*Ricardo Ítalo Félix de Oliveira

Professor Lima, olheiro oficial do Vasco da Gama.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes - cuidado com a alimentação!

A alimentação dos animais deve ser adequada para sua espécie. Hoje em dia podemos encontrar rações que eliminam o mau cheiro das fezes, rações mais nutritivas, etc. Além disso, animais devem beber água fresca, se possível filtrada.

Colunista da Veja diz que Henrique teme deixar ministério e perder foro privilegiado

Por Vera Magalhães, na coluna Radar Online, na Veja:


A decisão do PMDB de Santa Catarina de entregar os cargos no governo pode ser seguida por outras seções do partido nos próximos dias.

A convenção nacional do partido só não insistiu no rompimento imediato com Dilma Rousseff para evitar um constrangimento público a ministros que não querem deixar o posto agora.

Os dois mais relutantes em sair são Katia Abreu (Agricultura) e Henrique Alves (Turismo). No caso de Katia, pesa a relação pessoal próxima que ela estabeleceu com a presidente e um dever de lealdade.

No de Alves, ele teme ficar sem foro privilegiado, já que não tem mandato e pode vir a ser alvo de ação na Lava-Jato. O PMDB considera que a evolução do quadro será rápida, e mesmo os mais relutantes concordarão em deixar a aliança naturalmente, sem precisar forçar uma briga interna.

Salário mínimo teria que ser de R$ 3.725, segundo Dieese

Da Exame.com:

O salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 3.725,01, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Foi este o valor mínimo em fevereiro para “suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência”, segundo a instituição.

O cálculo é feito mensalmente com base no valor da cesta básica mais cara, que atualmente é a de São Paulo (R$ 443,40). O valor de fevereiro é um pouco menor do que o de janeiro (R$ 3.725,01), mas supera o de dezembro (R$ 3.518,51) e é 4 vezes maior do que o salário mínimo atual (R$ 880).

Em fevereiro de 2015, o valor necessário para suprir todas as despesas básicas era de R$ 3.182,81, também 4 vezes o salário mínimo então em vigor (R$ 788).

Prefeita de Equador faz apelo em grupo de whatsapp para encontrar médico que queira atuar no interior


Da prefeita do município de Equador, Noeide Sabino, apelando para um médico que queira trabalhar no interior:

O apelo da prefeita foi em um grupo de whatsapp.

SINTE/RN participa da Greve Nacional da Educação

O SINTE/RN vai participar da Greve Nacional da Educação que está sendo convocada pela CNTE. A paralisação acontecerá nesta terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17) e terá como tema “Não à perda de direitos dos trabalhadores em educação”.

A Greve Nacional tem como pauta a exigência do cumprimento da lei do Piso, bem como rechaça a terceirização, a entrega das escolas às organizações sociais (OSs), o parcelamento de salários, a militarização e organização de escolas públicas.

Confira abaixo a programação:

Dia 15 (TERÇA-FEIRA)

INTERIOR

– Realização de Assembleias organizadas pelos Núcleos e Regionais.

PMDB realiza Ato de Filiação Partidária em Apodi neste sábado (19)


Com o título faça a diferença em sua Cidade. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB de Apodi te convida para mais um “Ato de Filiação Partidária” que acontecerá neste sábado, dia 19 a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Apodi.

Presença já confirmadas do senador Garibaldi Alves Filho, do deputado federal Walter Alves e o deputado estadual Gustavo Fernandes.

Venha fazer parte desta família!

Motorista capota carro ao desviar buraco na BR 405

Um motorista identificado apenas como Ubiracy, residente em Pau dos Ferros/RN perdeu o controle de direção de seu veículo quando seguia pela BR 405, na altura do KM 131, próximo a famosa curva da Aroeira, na zona rural de São Francisco do Oeste/RN, vindo a capota por diversas vezes. 

De acordo com informações repassadas pelo condutor o mesmo ao desviar um buraco na pista, o pneu estourou provocando o sinistro. 

No veículo vinha uma criança de apenas três anos que com os impactos foi jogado pra fora do carro, as pessoas de Gerliana e sua mãe Maria ficaram pressas nas ferragens, Gerliana foi encaminha para Mossoró, sua mãe Maria está internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros, a pessoa de Weverton fraturou a clavícula, Ubiraci e a criança tiveram alguns cortes e escoriações pelo corpo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros composta pelos sargentos BM Soares e Josué e o soldado BM Kaio, SAMU e Polícia Militar compareceram ao local. 

Fonte: Nossa Paraná