sábado, 9 de abril de 2016

Apodi: UBS do Arção recebendo os últimos equipamentos


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB) segue priorizando a área da saúde e neste sábado, 09, visitou a Unidade Básica de Saúde Raimunda Augusta de Morais, no Sítio Arção, região da Pedra no município de Apodi e entregou novos equipamentos para a nova Unidade de Saúde que será inaugurada no próximo dia 24 de abril.

Depois de inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Arção atenderá os moradores dos Sítios Arção, Traíras, Rapé, Grossos, Barro Vermelho, João Dias, entre outros.


“Estamos nos preparativos finais para a grande inauguração desta obra, nesta importante comunidade. Trabalho pela coletividade e zelo pelo dinheiro público é uma marca do Governo Apodi Terra Querida”, disse o prefeito.

Em Apodi, tem pré-candidato precisando tomar chá de “simancol”

Tem pré-candidato precisando tomar “chá de simancol” em Apodi O problema é que suas atitudes vêm desenhando um perfil arrogante e centralizador.

Coisas que o eleitor sabe tirar de letra na hora da votação quando escolherão outro candidato. Ei psiu….

Você que se sentiu ofendido, comece a calçar as sandálias da humildade ou seu projeto vai desandar.

Depois não diga que eu não avisei!

Em Apodi os pré-candidatos pegam a estrada

Faltando 176 dias para a escolha dos novos prefeitos e vereadores, os pré-candidatos procuram maior visibilidade, já que a campanha será mais curta esse ano – 45 dias.

Vale qualquer evento, o importante é o contato com o eleitor.

Apodi: Semana bastante movimentada no setor policial

Ao menos três fatos graves foram registrados durante a semana, em Apodi – Rio Grande do Norte. Na manhã deste sábado (09), o Grupo Tático Operacional (GTO) conseguiu prender a pessoa de Djailson Alves, ou "Djair de Vina", em um dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró (clique AQUI e reveja).

Já no início da tarde desta sexta feira (08) por volta de meio dia e meia um homem trocou tiros com o Grupo Tático Operacional (GTO), o mesmo foi alvejado e morreu no Hospital Regional Hélio Morais Marinho - HRHMM. Ricardo Holanda de Paiva, 32 anos, natural de Almino Afonso, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, foi atingido com disparos (clique AQUI e reveja).

No início da noite desta quinta feira, (07) o Grupo Tático Operacional (GTO), sob o comando do Tenente Júlio Batista, conseguiu prender o foragido da justiça Cláudio Eduardo da Silva, mais conhecido como "Pingo" natural de Apodi, a prisão aconteceu na zona periférica da cidade (clique AQUI e reveja).

E na noite desta quarta feira (06) um flagrante inusitado foi feito por agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi. Uma mãe foi flagrada com maconha escondida em uma vassoura quando ia deixar a janta para o filho que está preso na unidade (clique AQUI e reveja).

E ainda ontem à noite aconteceu um acidente de trânsito na BR 405 nas imediações do restaurante Palheiros e mais um furto no distrito de Soledade, zona rural do município.

Nota do blog: Parabenizo os policiais pelo excelente trabalho que está sendo feito no município e pela redução dos índices de criminalidade na cidade, assim como as diversas apreensões de drogas fruto da seriedade e do empenho de toda corporação na prestação de serviços à população. A continuidade do bom trabalho da Polícia Militar, sob o comando do tenente Júlio Batista e do delegado Renato Oliveira a população se sentirá mais segura e confiará sempre nos homens que têm como missão garantir a ordem e o bem-estar de todos.

GTO de Apodi prende foragido da justiça que atuava na região de Umarizal


Na noite da ultima sexta-feira (08/04), policial militar pertencente ao GTO da cidade de Apodi, prenderam a pessoa de Djailson Alves, ou "Djair de Vina", em um dos leitos do hospital Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró/ RN.

Segundo a polícia, “Djair de Vina”, como é conhecido, é suspeito de aterrorizar as zonas rurais dos municípios de Umarizal, Apodi, Itaú, Olho D'água do Borges, entre outras. O mesmo foi preso após se envolver em um grave acidente de transito, no Alto de São Manoel em Mossoró, onde foi socorrido pelo SAMU para o HRTM, e quando estava em um dos leitos do hospital, foi reconhecido por policiais Militares do GTO da cidade de Apodi, que logo deram voz de prisão.

Djair é acusado de vários assaltos a pessoas com motocicletas nos sítios cajazeiras, RN 117, bem como no trevo que dá acesso a cidade de Martins, e também responde a um homicídio, e por este crime existe um mandado de prisão em desfavor do mesmo.

Fonte: Umarizal News

Lançamento da pré-candidatura a vereador de Marcos Targino da região de Soledade


Na noite de 08 de Abril de 2016, teve o lançamento da pré candidatura a Vereador de uma das pessoas mais conhecidas e popular da Região da Grande Soledade. Marcos Targino é um Zootecnísta, Profissional da Educação e Líder Comunitário que nunca se distanciou do contexto e das lutas do Distrito de Soledade.

Há tempos vem trabalhando pela assistência às pessoas mais simples de Soledade e procurando os meios e apoios governamentais para promover sua comunidade. Nas palavras dele: "Sim, me sinto preparado para ser Vereador por minha comunidade. Agora é hora de ser mais comprometido com as lutas e carências de nossa Soledade, já que cansamos de ver as coisas e riquezas de Soledade descer e não subir para nosso desenvolvimento, a cada governo que só prometem e nada cumprem", destacou Marcos Targino.


No Evento estiveram prestigiando o Ato de Lançamento, os pré candidatos a prefeito de Apodi, Dr. Paulo Viana (Psol), Berg Morais (PV), Wilson Oliveira (PRP). Mais, os pré candidatos a Vereadores, Zé dos Grossos (Psol), Titonho (Psol), Aguinélio Lima (Psol), Francisco Batista (Psol), Júnior Braz Samu (Psol), Ecineide Silva do (PT), Rosana Silva (PT) e Anael Alves (PRP). Teve ainda as participações especiais do Prof. Cezar Silva, Zé Targino; presença de Eilson Targino, Júnior Moura 1o. suplente de Deputado Estadual (PRP), Professores, Engenheiros, muitos amigos e os Familiares prestigiando o Ato. O evento aconteceu no Clube do Rogério Soledade II.

Fonte: Assessoria Psol/Apodi

Prefeitura de Acari fará Concurso Público para 126 vagas

O prefeito do município de Acari, Isaías de Medeiros Cabral, no uso de suas atribuições, autoriza a realização de Concurso Público para o preenchimento dos cargos de provimento efetivo do Quadro Permanente. A responsabilidade pela realização do concurso ficará a cargo da Associação Técnico Cientifica Ernesto Luiz de Oliveira Junior – ATECEL. O prazo para lançamento do edital de abertura do concurso será de até 30 (trinta) dias contados da data de publicação da Portaria nº 023/2016.

Das vagas:
Ao todo serão oferecidas 126 vagas divididas entre Advogado (01), Agente Administrativo (05), Agente de Endemias (04), Agente Social (01), Assistente Social (05), Atendente de Consultório Dentário (06), Auxiliar de Biblioteca (01), Auxiliar de Serviços Gerais (10), Bibliotecário (01), Bioquímico (01), Contador (01), Cuidador de Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais (40), Educador Físico (01), Enfermeiro (06), Farmacêutico (01), Fiscal de Obras e Postura (01), Fiscal de Tributos (01), Fiscal de Vigilância Sanitária (02), Fisioterapeuta (02), Fonoaudiólogo (01), Gari (05), Médico Clínico Geral (03), Médico Veterinário (01), Motorista (07), Nutricionista (01), Odontólogo – Cirurgião Dentista (05), Operador de Máquinas pesadas (05), Orientador Social (04), Pedagogo (04), Professor de Artes (02), Professor de Ciências (01), Professor de Geografia (01), Professor de História (01), Professor de Informática (02), Professor de Inglês (01), Professor de Língua Portuguesa (01), Professor de Matemática (02), Professor Nível I (13), Psicólogo (02), Psicopedagogo (01), Técnico Agrícola (01), Técnico de Enfermagem (06), Técnico de Laboratório (01) e Terapeuta Ocupacional (01).

Mais detalhes você encontra na Portaria nº 023/2016 (Clique aqui).

STF concede liminar favorável ao RN suspendendo devolução de repasses ao Fundeb

Uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal na tarde desta sexta-feira (8) concedeu ao Rio Grande do Norte uma vitória na área de educação.  O despacho do ministro Marco Aurélio Mello impediu a compensação de R$ 192.404.582,50 referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A ação recomendava que o RN teria de devolver os valores dos repasses do exercício 2015 oriundos do Fundeb, de acordo com cálculos realizados à época. Devido a um novo entendimento foi verificado que o estado não teria direito a complementação do Fundo e deveria ressarcir os quase R$ 200 milhões já neste mês. De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, a defesa apresentada alegou que o RN agiu de boa fé ao receber os repasses do Fundeb, bem como questionou os critérios utilizados na elaboração dos cálculos realizados pela União.

O governador Robinson Faria, que liderou uma comissão formada por pastas do Governo, bancada federal e prefeituras potiguares nas reuniões em Brasília, falou sobre a decisão do STF favorável ao RN. “Esse foi um parecer muito importante para continuarmos evoluindo na educação. O entendimento do Supremo nos deixou muito felizes porque poderemos manter o planejamento traçado com muito cuidado desde o início da nossa gestão”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

CVPD: Só aqui você encontra os melhores produtos para o seu rebanho. Distribuidor OFICIAL Integral Mix!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Tem “caixinha” pronta para pré-candidato da região Oeste

Muita atenção a um pré-candidato que disputará a cadeira de uma prefeitura na região Oeste:

– O Blog ApoDiário soube que a caixinha com seu passado sujo será aberta a qualquer momento.

A meta é fazer com que sua pré-candidatura não passe mesmo do plano do sonho. Fiquem ligados: a casa vai cair, isso é claro se ele não desistir antes dela ser aberta!

Delação de executivos da Andrade Gutierrez complica ainda mais PT e PMDB

A delação dos executivos da Andrade Gutierrez apimentou ainda mais o centro nervoso da política brasileira. Os executivos apontam pagamento de R$ 150 milhões em propina na obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, referente a um acerto de 1% sobre contratos.

O dinheiro, segundo os delatores, foi dividido entre PT e PMDB, e saía de um consórcio formado pela Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e mais 5 outras empresas. Depois de Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, e Augusto Mendonça, do grupo Setal, agora foi a vez de Otávio Marques de Azevedo, da Andrade Gutierrez, confirmar à Lava Jato que repasses oficiais e legais para partidos e políticos serviam para lavar dinheiro desviado de obras públicas.

Na lista dos beneficiários pelo dinheiro, os ex-ministros Antonio Palocci (PT), Erenice Guerra (PT), Edison Lobão (PMDB), o ex-tesoureiro João Vaccari Neto (PT), o senador Romero Jucá (PMDB)…

Logo Jucá que comandou o processo de rompimento do PMDB com o governo e logo depois foi à tribuna do Senado para dizer que o “castelo de cartas ruiu”.

Claaaaro que todos negaram.

Fonte: Thaisa Galvão

Inflação desacelera para menos de 10% em 12 meses pela 1ª vez desde outubro

A inflação oficial no Brasil perdeu força mais uma vez e fechou março em 0,43%, o que representa desaceleração em relação a fevereiro, quando havia ficado em 0,9%, e também na comparação com março do ano passado (1,32%). O índice já havia desacelerado no mês passado.

É a menor inflação para o mês de março desde 2012 (0,21%).

No acumulado de 12 meses, a alta dos preços atingiu 9,39%. É a primeira vez que a inflação nesse período fica abaixo de 10% desde outubro do ano passado (9,93%).

Crise nos municípios: 30 cidades do RN tiveram a primeira cota do FPM zerada

O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de abril, pago nesta sexta-feira, 08, teve redução de 13,42%, comparado ao mesmo período do ano anterior. A situação agravou a crise dos municípios no Rio Grande do Norte. Além da queda nos repasses, 30 municípios tiveram a primeira cota zerada.

A queda dos repasses é constante e mantém as cidades em situação preocupante, prejudicando as finanças municipais e diminuindo os recursos para investimentos municipais. Os gestores precisam refazer os planejamentos financeiros dos municípios, para amenizar os efeitos da redução dos recursos.

MUNICÍPIOS COM O FPM ZERADO NA PRIMEIRA COTA DE ABRIL/2016:

Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, João Câmara, Lagoa D’anta, Marcelino Vieira, Martins, Maxaranguape, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Velho, Pendências, Pureza, Rio do Fogo, São José de Mipibu, São José do Campestre, Sítio Novo, Tibau e Umarizal.

Após troca de tiros com a PM suspeito de envolvimento com pistolagem morre em Apodi


Um homem trocou tiros com a polícia e foi baleado em Apodi, por volta de 12h30min de hoje em Apodi. Ricardo Holanda de Paiva, 32 anos, natural de Almino Afonso, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, foi atingido com disparos.

A operação fora coordenada pelo delegado de Apodi, Renato da Silva Oliveira e pelo capitão Inácio Brilhante Araújo Filho, com apoio do comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, tenente Júlio Batista e policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) de Apodi e Alexandria.

Ricardo Holanda de Paiva é natural de Almino Afonso, mas estava morando em Apodi. O mesmo vinha sendo investigado pelo delegado Renato Oliveira e pelo capitão Inácio Brilhante, pela prática de crimes de pistolagem em vários municípios da Grande Oeste Potiguar e Alto Sertão Paraibano.


De acordo com o capitão Inácio Brilhante, Ricardo Holanda, era investigado por envolvimento em várias mortes, inclusive do vereador de Patu, Alexandrino Suassuna Barreto Filho, do seu irmão o mecânico Paulo Henrique Suassuna Barreto, conhecido por Fufuca, de 44 anos, agropecuarista Ademar Taveira, da cidade de Alexandria no Alto Oeste, um triplo homicídio em um bar no município paraibano de Brejo do Santos/PB, e outro homicídio entre os municípios de João Dias e Catolé do Rocha.

Segundo o delegado Renato Oliveira, os policiais foram até a casa do suspeito averiguar uma denúncia de que ele teria matado uma pessoa em Frutuoso Gomes, mas Ricardo Holanda teria reagido e começou a atirar contra os militares. Houve troca de tiros e o suspeito acabou baleado.

O suspeito foi socorrido pelos policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) de Apodi e Alexandria, levado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi, mas morreu ao ser atendido na unidade de saúde.


Ricardo Holanda de Paiva, respondia a processo na Comarca de Almino Afonso, mas estava morando em Apodi, onde mantinha uma vida social normal. “Ele veio morar em Apodi para desfaçar suas atividades criminosas, pois em Apodi, era tido como cidadão de bem, e não despertava suspeita, inclusive sua esposa mantinha um salão de beleza”, comentou o capitão Inácio Brilhante.

Com informações do Por Trás das Grades RN

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Abandonar animais é crime!

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Denuncie, chame a polícia e faça um B.O. Essa pessoa responderá criminalmente. Denuncie, chame a polícia e faça um B.O. Essa pessoa responderá criminalmente.

A gata da sexta feira do blog! Morram de tesão tarados!!!


Foragido da Justiça é preso pelo GTO na Baixa do Caic em Apodi


No início da noite desta quinta feira, (07), o Grupo Tático Operacional (GTO), sob o comando do Tenente Júlio Batista, conseguiu prender o foragido da justiça Cláudio Eduardo da Silva, mais conhecido como "Pingo" natural de Apodi.

Os policiais informaram que estavam em patrulhamento pelo bairro Baixa do Caic quando se depararam com o mesmo, o qual não esboçou nenhuma reação, e deram voz de prisão. Ainda segundo os policiais, Pingo é foragido do presídio de Pau dos Ferros.

Fonte: Sentinelas do Apodi

Estudantes vão fechar a BR no bairro São José; manifestação é contra a falta de transporte do governo do estado

Dezenas de estudantes das escolas estaduais Zenilda Gama e Antonio Dantas vão bloquear a BR – 405 com pneus queimados, paus e pedras, o bloqueio acontecerá no bairro São José (IPE) em Apodi.

O evento está previsto para começar as 8 da manhã. O manifesto é para garantir o transporte dos estudantes da zona rural que estudam na sede do município.

Caminhada em Felipe Guerra pedirá Justiça pela morte do Professor Alcivan Medeiros

Os professores e estudantes da Escola Municipal José do Patrocínio Barra e Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, estarão saindo às ruas da cidade em Caminhada Pela Paz e Contra a Violência, às 7:30 da manhã de hoje.

O movimento batizado de Felipe Guerra Pede Justiça foi desencadeado a partir do desaparecimento do Professor Alcivan Medeiros da Silva, que estará completando amanhã oito dias.

No último domingo para a madrugada da segunda-feira seu carro foi encontrado carbonizado na comunidade Tapuio, na divisa do município de Santana do Matos e Fernando Pedroza, sendo que foi identificado como do Professor Alcivan Medeiros da Silva.

Clique AQUI e continue lendo.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Região da Chapada com bons nomes pra chegar ao legislativo


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro teve uma boa conversa com os amigos da Chapada do Apodi sobre as pré-candidaturas a Vereador nas eleições de 2016.

“Nessa foto temos três possíveis candidatos a vereador. A região do Distrito de Soledade precisa voltar a ter um representante no Legislativo estadual”, destacou o prefeito.

Pinheiro Bezerra será mesmo candidato?

Uma dúvida sobre a eleição de 2016 é se Pinheiro Bezerra será mais uma vez candidato a prefeito. Tenho informações quer não é seu desejo ou pelo menos de sua família.

Contudo, Pinheiro é o único nome do seu grupo político e mesmo contra seu desejo, possa ser obrigado a ir de novo ao embate.

O grande problema seria o financeiro. Não é segredo que o grupo de Pinheiro após a desistência na campanha passada saiu debilitado.

A decisão sobre a candidatura de Pinheiro será do deputado Kelps Lima. Outra opção seria tentar uma aliança política.

Prestação de Contas do primeiro trimestre da Câmara Municipal de Apodi


O Presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Júnior Carlos (PSB), apresentou nesta quinta-feira (07), a prestação de contas referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, com correções na prestação de contas prestadas anteriormente.

O presidente explicou que na prestação de contas anterior, algumas despesas foram de um mês, mas foram lançadas no mês seguinte, casos dos meses de janeiro e fevereiro, quando houve o processo de transição da presidência da casa.

Ainda segundo o presidente a correção foi feita através do setor contábil, readequando todas as despesas em seus respectivos meses, por isso a necessidade reapresentar a sociedade apodiense.

Ele ainda conclamou a sociedade a se interessar por essa questão, acompanhar os gastos através do portal da transparência www.governotransparente.com.br ainda no site da câmara www.camaraapodi.com e ver de perto como é gasto o dinheiro público.

PSDB no RN lançará 57 candidatos a prefeito

O deputado estadual Gustavo Carvalho confirmou durante entrevista ao programa RN Acontece, da Band Natal, que o PSDB lançará 57 pré-candidatos a prefeito no Rio Grande do Norte.

Em Natal o partido também terá candidato próprio. O nome poderá ser o do deputado federal Rogério Marinho ou da deputada estadual Márcia Maia. Já por aqui em Apodi o partido pode compor chapa na majoritária.

Detran inicia cronograma de testes de direção nas cidades do interior; 14 e 15 em Apodi

As equipes de examinadores de trânsito do Detran iniciaram as avaliações dos testes práticos de direção veicular no interior do Estado. O cronograma de exames seguido neste mês de abril atende municípios polos espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Serão visitadas 24 cidades com previsão de realização de 3 mil exames. Nestes primeiros dias de abril o Detran já chegou com avaliações práticas nas cidades de Parelhas, Macau, Ceará-Mirim, Acari, São José do Mipibu e Santa Cruz. Nesta quinta (07) e sexta-feira (08) os examinadores avaliam os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do município de Pau dos Ferros e vizinhança.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Cronograma de exames práticos de direção veicular – abril 2016:
01/04 – Parelhas
04/04 – Macau e Ceará-Mirim
05/04 – Acari e São José do Mipibu
06/04 – Santa Cruz
07/04 – Pau dos Ferros
08/04 – Pau dos Ferros
11/04 – João Câmara
12/04 – Extremoz e São Miguel do Gostoso
13/04 – Passa e Fica e Monte Alegra
14/04 – Caraúbas e Apodi
15/04 – Apodi

18/04 – Angicos e Alto dos Rodrigues
19/04 – Jaçanã e Canguaretama
20/04 – Currais Novos
25/04 – Ceará-Mirim e Santa Cruz
26/04 – Nova Cruz
27/04 – Goianinha
28 e 29/04 – Caicó

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Catarata em Cães!

A catarata é uma doença oftálmica deixando o aspecto do olho azulado, fazendo com que o animal acometido perca a visão conforme a doença se desenvolva.

A catarata em cães tem fator hereditário e algumas raças são mais predispostas, como o Poodle, Cocker Spaniel, Schnauzer, Labrador e Golden Retriever.

Mais informações: Centro Veterinário Pollastry Diógenes e em Caraúbas Ouro Pet.

Em agosto Tribunal de Contas do Estado divulgará listão dos condenados

O Tribunal de Contas do Estado confirmou para o mês de agosto a divulgação da lista dos políticos condenados pela Corte. Com isso, esses gestores públicos estarão impedidos de disputar o pleito de 2016, pelo critério da lei da Ficha Limpa.

Ainda em janeiro de 2015 o TCE divulgou uma atualização desses nomes de gestores e, naquele momento, já constavam 1.200 pessoas. Desse total, 550 eram vereadores e 450 prefeitos.

Mãe tenta entrar no CDP de Apodi com maconha escondida em vassoura para filho e é flagrada


Um flagrante inusitado foi feito por agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi, na noite desta quarta-feira (6). Uma mãe foi flagrada com maconha escondida em uma vassoura quando ia deixar janta para o filho que está preso na unidade.

De acordo com Márcio Morais, agente penitenciário e diretor do CDP Apodi, a mulher levou o jantar e material de limpeza para o filho. No entanto, durante a revista, foram encontradas cerca de 70 gramas de maconha em meio às palhas de uma vassoura.

A mulher vai ser ouvida pelo delegado da cidade, na manhã desta quinta-feira e deverá ser autuada por tráfico de drogas. O filho dela, o preso Euviro Lopes Junior, responde a processo por tráfico de drogas.

Fonte: Portal BO

Prefeito agiliza pagamento pra terminar praça da Matriz


O prefeito de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro esteve na Caixa Econômica Federal em Natal protocolando a segunda medição da Praça Dom José Freire (antiga Praça Getúlio Vargas).

O prefeito espera que até o final do mês a Caixa Econômica Federal libere para a prefeitura agilizar o pagamento. “Essa medição é totalmente de recursos próprios da prefeitura. Aos poucos vamos trabalhando para entregar mais essa importante obra”, destacou Flaviano.

Pedreiro apodiense lança pré-candidatura a vereador neste domingo (10); “Quero chegar lá e fazer meu melhor”

O pedreiro e agricultor José Chagas, mais conhecido como Zé dos Grossos, lança neste domingo (10) a sua pré-candidatura oficial a vereador no município de Apodi. O evento será a partir das 9h da manhã na comunidade de Grossos, na região da Pedra.

“Coloquei meu nome à disposição do partido e quero chegar lá para fazer meu melhor. Vejo muita gente esquecida por esses políticos que estão no poder, e isso me dá força e esperança para tentar fazer diferente”, destaca.

Zé dos Grossos é morador da Baixa do Caic, na zona urbana da cidade, mas viveu muito tempo na zona rural, onde tornou-se líder entre os agricultores da região.

Em 2012, disputou uma vaga na Câmara apodiense pelo Partido Republicano (PR), mas não obteve êxito. Atualmente, é filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem como presidente local, o odontólogo e pré-candidato a prefeito, Paulo Viana.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Os municípios estão enfrentando um momento de crise e é necessário muita prudência com o erário público

Muito se tem criticado a gestão do professor Flaviano Monteiro, por causa disso ou daqui outro. E ele agiu corretamente, embora alguns não consigam enxergar ou finge enxergar os cortes nos gastos há algum tempo atrás, o mesmo teve que cortar na própria carne - como ele próprio gosta de dizer.

Os municípios estão enfrentando um momento de crise e é necessário que os prefeitos entendam sobre alguns pontos necessários para não enfrentar problemas daqui dois ou três anos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e as condutas vedadas.

Corretíssimo.

“Crise política é sobre dinheiro”, diz presidente do Ipea

A crise política enfrentada no momento pelo Brasil é induzida por uma seleta elite econômica que busca – por meio da compra de outras elites, de parte dos políticos e da mídia – demonizar a política e o Estado, com o objetivo de tornar invisível sua própria corrupção, segundo análise feita pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômicas e Aplicadas (Ipea), Jessé Souza, em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.

“Por que se demoniza o Estado? Porque tem os únicos cargos que em alguns momentos da história do Brasil se revelaram não compráveis”, disse o sociólogo. “A crise política que estamos vivenciando agora é uma crise sobre dinheiro”, afirmou, no programa, que foi ao ar ontem (6), às 23h.

Wilma está entre candidatura proporcional e majoritária


A vice-prefeita de Natal, ex-governadora Wilma de Faria, reforçou que continua à disposição do seu novo partido, o PT do B, para uma candidatura majoritária ou proporcional nas eleicoes municipais de 2 de outubro deste ano: “No dia em que nós fomos assinar a ficha de filiação partidária, eu disse – que se o partido precisasse e nós pudéssemos, então, estar aptos a conquistar uma vitória, eu estaria à disposição para concorrer a prefeita ou a vereadora, porque também precisamos fazer uma bancada”.

Wilma de Faria tem fortalecido a nova sigla quando assumiu a presidência no Estado. A ex-governadora escolheu o município de Apodi como prioridade do PTdoB para a majoritária.

Venda de campos petrolíferos em Apodi e Macau ocasionará perda de R$ 1 bilhão

O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/RN) anunciou que o Rio Grande do Norte pode perder quase R$ 1 bilhão com a venda já anunciada de 38 campos de petróleo em terras potiguares.

Os 38 campos potiguares que serão vendidos ficam localizados na região de Apodi (34 concessões) e em Macau (4 concessões).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (05) durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal.

A possível perda de receita é alta porque os campos que serão vendidos representam 25% da produção em todo o Estado, ou seja, 16 mil barris de petróleo por dia.

“É uma receita certa que a Petrobras perde, numa área em que tem infraestrutura, logística e pessoal. Ela vai vender e deixar de arrecadar isso”, destacou o diretor de comunicação do sindicato, Márcio Dias.

Nos cálculos do Sindipetro, os 16 mil barris representam US$ 250,84 milhões por ano a menos, quase R$ 1 bilhão, quando feito a conversão para a moeda brasileira.

“O que estamos dizendo é que a Petrobras vai se desfazer de um patrimônio público. As atividades da empresa no estado não são só a produção, são "n" projetos, muitos milhões que financia. Empresas prvadas não teriam o mesmo interesse, a mesma desenvoltura. Elas vão querer tirar o petróleo com o menor custo possível, e isso significa subtração de empregos, salários menores e diminuir a economia do RN”, concluiu Márcio.

Eu vi no Mossoró Hoje que viu na Tribuna do Norte.

ACEMA: Edital de convocação para protocolo de chapa e eleição da referida entidade

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: 7 atitudes de um dono responsável de gato

Olá gateiro! Separamos 7 cuidados que todo dono responsável de gato tem com seu felino. Vamos dar uma olhada?

1) Colocar tela em todas as janelas

2) Castrar
3) Atualizar as doses do antipulgas
4) Garantir que seu gato está bebendo água
5) Oferecer petiscos com moderação
6) Manter a caixinha limpa
7) Levar ao veterinário (não só quando o pet está doente)

Apodiense que chamou jogador de macaco alegou "momento de raiva"

O apodiense Romário Monteiro Nunes da Costa, de 23 anos, pediu desculpas ao jogador do América de Natal, Pedro Ivo, após ofendê-lo chamando de "macaco" através do Facebook. O caso de racismo ocorreu no dia 16 de março e causou revolta aos torcedores.

Após semanas de investigação, policiais da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) identificaram o suspeito, que confessou em interrogatório que proferiu as ofensas em um momento de raiva.

No dia 16 de março de 2016, Romário Monteiro publicou no perfil oficial do time América a seguinte postagem: “Olhar o nivel que o america chegou ate um macaco vira titular no time, serie d a vista lamentavel".

Romário Nunes prestou depoimento na delegacia de Polícia Civil de Apodi, região Oeste potiguar, onde o inquérito será instaurado, pelo fato de ele ter enviado a mensagem injuriosa daquele município.

De acordo com o delegado da DPGRAN responsável pela investigação Júlio Costa, Romário Monteiro confessou a autoria do crime, e arrependeu-se, alegando que postou um vídeo de retratação na página do Facebook do time desculpando-se pelo ocorrido, o que fez com que o jogador Pedro Ivo não prosseguisse com o inquérito.

“A prisão não foi realizada, pois não houve flagrante, já que o comentário foi enviado pela rede mundial. O jogador, vítima da injúria racial, decidiu não dar mais prosseguimento ao caso pela atitude de Romário, de se retratar, e pedir desculpas em vídeo”, revela o delegado responsável pela investigação, Júlio Costa.

Segundo ele, Romário Monteiro Nunes não apresenta ficha de antecedentes criminais. 

Na pressão

O procurador da República Fernando Rocha, um dos organizadores do projeto de lei de iniciativa popular que ficou conhecido como “10 Medidas contra Corrupção”, destacou que a grande mobilização popular não foi no recolhimento das assinaturas, mas começa agora com a pressão para o Congresso Nacional colocar o projeto em regime de urgência.

O procurador fez questão de nominar toda a bancada federal potiguar e chamar atenção para o posicionamento de cada um parlamentar para o projeto que acentua as penas contra quem praticou a corrupção.

Psol iniciará eventos das pré candidaturas a vereadores à Câmara Municipal de Apodi


A Primeira será do nosso Marcos Targino em Soledade. O evento acontecerá no Clube do Rogério em Soledade II, nessa sexta 08 de Abril, às 19:00h. O vento será aberto a todos os amigos, filiados e simpatizantes de Marcos e Família.

No domingo dia 10, será o Lançamento da pré candidatura de nosso Amigo Zé dos Grossos, na comunidade dos Grossos, Região da Pedra, às 09:00h da manhã. O vento será aberto a todos os amigos, filiados e simpatizantes de Zé dos Grossos e Família. O local será definido em breve.

No dia 16, Sábado será o lançamento da pré candidatura de nosso Aguinélio Lima, no clube do nosso saudoso Dedé Varela, às 19:00h, Sítio Santa Rosa II. O evento também será aberto a todos os amigos, filiados e simpatizantes de Aguinélio Lima e família. Breve faremos divulgação dos demais pré candidatos do nosso Psol Apodi.

Assessoria: Psol/Apodi

Eliésio Gomes visita a Chapada do Apodi



O pré-candidato a prefeito Eliésio Gomes (PHS) participou de uma reunião com os irmãos da Chapada do Apodi. Aproveitou a oportunidade para ouvir os moradores e conhecer as dificuldades das comunidades e os possíveis enfrentamentos administrativos.

“Nossa administração precisa de humanização. Seria este um dos meios para saná-las”, disse Eliésio de Bom.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Tem muito candidato “creme dental” em Apodi

Tem gente que deseja disputar a prefeitura de Apodi que deveria fazer propaganda de creme dental. Vive sorrindo. Tentando atrair o voto do eleitor.

Bem que o povo diz que política foi o “cão quem inventou”.

Você sabia que ações de saúde, educação e infraestrutura são tocadas com os recursos do IPTU que você paga?


A arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) gera a receita para a Prefeitura investir na saúde, educação, limpeza pública, e outras áreas de atuação.

Através desse imposto, há melhorias para o município e na qualidade de vida da população. Fique em dia com seu município.

Ajude a construir uma cidade melhor!

Eleições 2016: municípios já não podem conceder aumento a servidores

A partir de hoje (5), os municípios não podem conceder aumento real (acima da inflação) ao funcionalismo público. A proibição, prevista na Lei 9.504 de 1997, que regula as eleições no país, começa a vigorar seis meses antes do pleito e vale até a posse dos eleitos. O advogado João Fernando Lopes de Carvalho, especialista em direito eleitoral, diz que a intenção é que o reajuste não seja usado como instrumento nas eleições.

“A ideia é impedir promessas ou algum incentivo a favor de candidatos que estejam disputando a reeleição ou tenham apoio do outro [que está exercendo o mandato]”, afirma Carvalho.  Segundo ele, a medida este ano só atinge os servidores municipais. "A lei prevê que a proibição é na circunscrição do pleito".

Em julho, quando faltarão três meses para a eleição, as regras ficarão mais restritas: não será permitido nomear, contratar, demitir, exonerar ou transferir servidor público, exceto em alguns casos. O advogado diz que as exceções abrangem casos emergenciais, ou concurso público feito anteriormente. "Poderão ser contratados servidores para serviços urgentes, inadiáveis, devidamente justificados. Ou então, aqueles já aprovados em concurso público antes da eleição".

Campanha estimula sociedade a sugerir melhorias para a escola pública do RN


Iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte, e com apoio da Assembleia Legislativa, a campanha “Aqui A Gente Aprende” tem estimulado a sociedade a falar sobre a escola pública.

Promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, a campanha visa receber sugestões e críticas de pais de alunos e da sociedade, para serem encaminhadas às secretarias estadual e municipais de Educação, a fim de que sejam acolhidas para a adoção de procedimentos.

Através de personagens reais de escolas públicas localizadas em Natal e em Parnamirim, a campanha publicitária, veiculada na TV Assembleia e publicada no site oficial do legislativo estadual, mostra ser possível a qualidade na escola pública, e ao mesmo tempo convoca a sociedade potiguar para colaborar com a sua construção.

As contribuições são feitas pelo telefone 0800-887-0484 ou via WhatsApp (98127-0484), que tem recebido sugestões como esta de um cidadão colaborador que não se identificou. “É preciso investir maciçamente na Educação, em sua infraestrutura e na qualidade e valorização dos seus profissionais, melhorando inclusive os salários para um patamar confortável, com o qual o professor possa dispor de tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento do ensino”.

Também há sugestões específicas dirigidas às autoridades, como a que trata do uso das escolas nos finais de semana, para a realização de atividades de leitura, estimulando a presença das famílias nas instituições.

Segundo Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, é importante que haja sensibilidade por parte das autoridades competentes no sentido de absorver essas informações e utilizá-las para melhorar a Educação. “Nossa grande mensagem é mesmo mostrar que é possível termos escolas públicas de qualidade, porém, é também uma oportunidade única para ouvirmos os atores envolvidos – estudantes, pais e professores – sobre como podemos atingir juntos esse objetivo”, comenta Cláudia.

A campanha “Aqui a Gente Aprende” segue em curso com a sua primeira fase até o dia 15 de abril.