sábado, 30 de abril de 2016

Tem político idoso sem memória em Apodi

Permita-me, caro leitor, reorganizar a ideia: “a velhice só tem vantagem quando se tem memória e um bom cérebro”.

Tem muito idoso sem memória na política de Apodi. Fabricando pré-candidatura a prefeito como se o eleitor fosse trouxa.

Wilma de Faria: “Com coragem, disposição e idealismo, sempre ajudarei o RN”

Ex-governadora debateu possíveis candidaturas e alianças para eleições municipais

A presidente do Partido Trabalhista do Brasil no Rio Grande do Norte (PTdoB/RN), Wilma de Faria, reuniu correligionários e aliados na manhã deste sábado, dia 30, em Natal, durante o “Encontro Estadual Projeto Vitória – Eleições 2016”. Na ocasião, discutiu candidaturas e coligações para os pleitos municipais que acontecerão em outubro, com participação de representantes de mais de 20 cidades de várias regiões do estado.

Com presença do ex-presidente do diretório estadual, o deputado Carlos Augusto Maia (PSD), da deputada Márcia Maia (PSDB), e do tabelião de Parnamirim Airene Paiva (PCdob), além de membros das executivas municipais e estadual da sua nova legenda, a reunião contou com discursos de agradecimento à chegada da ex-governadora ao PTdoB, além de necessidade de candidaturas para poderes executivos e legislativos.

Após relatar brevemente sobre sua carreira, destacando que sempre fez de pequenas legendas, grandes agremiações, e falar sobre a grave crise política, social e econômica que vive o país, Wilma enfatizou sua disposição para continuar ajudando o RN: “A situação (do Brasil) é difícil, então nessa hora a gente não pode baixar a cabeça. E enquanto eu tiver coragem, disposição e idealismo, farei ações importantes para ajudar o povo do Rio Grande do Norte. Não tenho medo e, graças a Deus, estou me recuperando de uma questão grave de saúde e vou ajudar o PTdoB a crescer”.

Hoje foi Dia D de vacinação em Apodi



O município de Apodi também vivenciou neste sábado (30) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

Durante todo sábado, Dia "D" foram 1.596 doses aplicadas, foi atingido 23,11% da meta.

As famílias compareçam aos postos de vacinação das 08 às 16 horas para ficarem imunizados contra a doença considerada de risco para complicações por gripe. A meta é atingir 80% da população apodiense.

Greve à vista na UERN

Professores e técnicos da UERN já cogitam deflagrar nova greve. Motivo: o adiamento no pagamento de abril que, no caso da universidade, será creditado no dia 06 de maio.

Haroldo Ferreira faz reunião com vereadores da base e começa a traçar estratégias para sua reeleição

Ouvir as bases políticas para traçar novas estratégias diante da sucessão municipal de prefeito de Felipe Guerra que já começou literalmente há meses foi um dos principais assuntos pautados na reunião de ontem à noite, realizada somente com o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e os vereadores da base governista, dentre eles, Luiz Agnaldo, Salomão Gomes de Oliveira, Ronaldo Pascoal, Djalma Laurindo, Paulo César e Ubiracy Pascoal.

Marcada há quase dois dias, a reunião aconteceu em uma fazenda na comunidade de São Lourenço, zona rural de Felipe Guerra e foi discutido abertamente entre os vereadores da base aliada e o Prefeito Haroldo Ferreira, inúmeros assuntos de interesses da parte deles.

O momento torna-se propicio devido ao bom momento que vive a administração do gestor felipense, segundo pesquisas que já foram feitas para consumo interno de Haroldo Ferreira, sabendo onde são os pontos que precisam ser melhoradores e demais outros que serão avançados.

Clique AQUI e continue lendo.

Servidores farão paralisação de 24h e ato na Governadoria

Na próxima quarta-feira (04), o Sindsaúde fará uma paralisação de advertência, em todos os hospitais e unidades de saúde do estado e também de servidores cedidos aos municípios. Os servidores farão uma assembleia em frente à Casa Civil, às 09h, seguida de um ato público.

O ato irá exigir o pagamento do salário dentro do mês, o que não vem sendo feito neste ano – O salário de abril será pago em três datas (6, 9 e 10), sendo que os servidores da saúde receberão na primeira data, junto com educação e segurança.

O protesto conta com o apoio do Fórum dos Servidores Estaduais, que reúne diversas categorias do funcionalismo, e apresentou uma pauta unificada ao governo.

Governo do Estado promoverá concurso para a polícia militar ainda em 2016

O governador Robinson Faria anunciou nesta sexta-feira (29) a concessão de mais 1.127 promoções para policiais e bombeiros militares, concurso público para a segurança e a constituição de um fundo para construção de 1.200 novas vagas no sistema penitenciário estadual.

O atual Governo do Estado efetiva, em apenas um ano e quatro meses, a promoção de 5.325 agentes de segurança pública, sendo 3.388 militares estaduais (214 oficiais e 3.174 praças) e 809 policiais civis.

Ministério do Trabalho suspende temporariamente emissão de carteiras de trabalho em 13 estados

Conforme comunicado da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a emissão de carteiras de trabalho estará suspensa temporariamente a partir da próxima segunda-feira (02) em 13 estados, incluindo o Rio Grande do Norte.

Segundo o comunicado, em função da implantação na nova versão do Sistema CTPS (versão 3.0) em 13 estados, será necessário suspender a emissão de carteira de trabalho a partir da próxima semana com previsão de retorno em 16/05/16. Desta maneira, o serviço deverá ser suspenso tanto nas Centrais do Cidadão, quanto nas Prefeituras e Sindicatos que fazem o serviço.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Vai um cafezinho aí?

A turma das articulações políticas de Apodi trocaram o horário de encontros que aconteciam à noite para madrugada.

Os acertos tem sido discutidos regados de muito café e nas residências dos aliados para não levantar suspeitas, já que os anúncios só deverão acontecer na hora certa.

O eleitor que acompanha todo o cenário calado, pouco está se importando com estas articulações. O que eles querem saber é as perspectivas de desenvolvimento para Apodi e como acontecerá.

Ai eu pergunto: vai um cafezinho aí?

Wilma promove reunião do PTdoB pra discutir eleições municipais no RN



A presidente do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB/RN), Wilma de Faria, reunirá correligionários de várias regiões do estado neste sábado, 30, para discutir as eleições municipais de outubro próximo.

O encontro, a partir das 10h, acontecerá no Hotel Monza, em Natal, e contará com participações de vários pré-candidatos aos executivos e legislativos. "Vamos analisar possíveis candidaturas e alianças", disse a ex-governadora.

Prefeitura de Apodi mantém repasse da Maternidade em dia

A prefeitura de Apodi, através da secretaria de Saúde fez o repasse de R$ 75.000,00 do convênio entre a prefeitura e a Maternidade Claudina Pinto. O repasse é referente ao mês de abril, com esse pagamento a prefeitura mantém em dia o convênio com a APAMI responsável pelo gerenciamento da Maternidade.

"Estamos fazendo um esforço muito grande para manter esse repasse em dia dessa importante instituição do Apodi, com essa atitude de respeito valorizamos as mães de família que necessitam dos serviços da Maternidade", disse o secretário Pedro Júnior.

A gestão Apodi Terra Querida encontrou a Maternidade Claudina Pinto com vários meses de salários atrasados, fornecedor sem receber, estrutura física sucateada, etc. Com muito esforço da Direção da APAMI, com apoio do Ministério Público, dos Juízes da Comarca e da prefeitura a Maternidade Claudina Pinto é uma outra realidade. "Já repassamos os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e agora Abril do convênio, um investimento de R$ 300.000,00 isso mostra o nosso compromisso com essa instituição, e consequentemente com mães do nosso Apodi terra querida", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Sorteio do Apodi Compre e Ganhe foi adiado para o dia 09 de maio

O PMDB não está fechado 100% com Robinson

Um detalhe que chamou a atenção na aprovação do índice de mais 6% no remanejamento do orçamento do governo do Estado.

Os deputados Gustavo Fernandes e Álvaro Dias votaram contra. Os deputados Nélter Queiroz e Hermano Morais não compareceram à sessão.

O PMDB não está 100% com o governo.

Suspeito da morte do Professor Alcivan Medeiros, João Carlos está preso na Cadeia de Caraúbas

A menos de três dias quando completará um mês do desaparecimento do Professor Alcivan Medeiros da Silva, quando o último dia 2 de Abril de 2016 ele foi visto saindo de seu apartamento em Mossoró, acompanhado de João Carlos Bezerra da Silva e o carro dele, um Fiat Uno Evolution, de cor preta, ano 2015, placa OWF – 7246, foi encontrado incendiado na comunidade de Tapuio, na divisa do município de Santana do Matos e Fernando Pedroza, e identificado como do Professor Alcivan Medeiros da Silva.

Já no último dia 20 ao apresentar-se na Delegacia de São Rafael, João Carlos Bezerra da Silva ficou preso por já existir um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

Após três dias da prisão preventiva, no dia 23, em uma coletiva de imprensa realizada em Natal, o Delegado da Polícia Civil de Santana do Matos, Dilton Nascimento que realizou o trabalho de investigação em conjunto com o apoio Delegacia de Polícia Civil de Angicos e da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) de Mossoró, deu detalhes das investigações que tem como principal suspeito de ter matado o Professor Alcivan Medeiros da Silva, seja João Carlos Bezerra da Silva, que morava no apartamento dele, na cidade de Mossoró há três anos.

Acusados de matar comerciante em Apodi serão julgados na terça


Um dos episódios mais violentos registrados no ano passado em Apodi deverá, finalmente, ter um fim na próxima semana. É que a Justiça marcou para terça-feira (03), o julgamento dos dois principais acusados de matar e queimar o corpo do comerciante Antônio Leão da Silveira, de 74 anos, durante um assalto.

Antônio Renato Moreira de Sousa Filho, de 20 anos, e Jaques Douglas Torres Cardozo, serão levados ao tribunal para serem julgados a partir das 14h no Fórum Desembargador Newton Pinto, em Apodi.

Governador anuncia novas secretárias de Educação e Saúde

O governador Robinson Faria definiu os nomes da médica Eulália de Albuquerque Alves e da professora Cláudia Santa Rosa para as secretarias da Saúde Pública (Sesap) e da Educação e da Cultura (Seec), respectivamente. A solenidade de posse das novas titulares acontecerá na terça-feira (3), às 10h, na Governadoria.

"A nova secretária de Saúde, Dra. Eulália, chega ao governo com a experiência de 21 anos de dedicação à rede estadual de Saúde, é uma pessoa determinada no que faz e estou confiante em seu perfil e no trabalho que realizará para o cumprimento das metas do nosso governo na Saúde. A professora Cláudia, doutora em Educação, é uma educadora respeitada, de credibilidade, que vem se dedicando à construção de uma nova educação pública. Estou certo de que vão somar ao nosso governo, com  foco no cumprimento dos nossos projetos para as duas áreas essenciais”, declarou o governador.

Cláudia Santa Rosa é doutora em Educação e coordena ações desenvolvidas junto a escolas públicas estaduais e municipais, especialmente de Natal e de Parnamirim, por meio da organização não governamental Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). A educadora, pós-graduada em piscopedagogia, ainda coordena o projeto “Observatório da Educação do Rio Grande do Norte”.

A especialista em Ortopedia e Traumatologia Eulália Alves tem larga experiência na Saúde Pública. Atualmente exercia o cargo de diretora técnica do Hospital Deoclécio Marques. Antes disso, foi chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, por 14 anos, e da Promater, durante 10 anos.

Governo libera tabela de pagamento de abril e paga 93% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas no 5º dia útil

O Governo vai pagar dia 6 de maio (sexta-feira) os vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, além dos servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros).

Os funcionários dessas áreas somados aos aposentados e pensionistas correspondem a 92.384 servidores ou 93% da folha de pessoal do Estado.  

Na segunda-feira (9) serão depositados os salários dos funcionários das pastas de Administração; Gabinete Civil; Consultoria; Procuradoria; Comunicação; Controladoria; Vice-governadoria; Planejamento; Tributação; Agricultura e Pesca; Desenvolvimento Econômico;  Infraestrutura; Trabalho, Habitação e Assistência Social; Recursos Hídricos; Turismo; Assuntos Fundiários e Reforma Agrária; e Esporte e Lazer. E no dia 10 (terça-feira), o Governo deposita os vencimentos dos servidores da Administração Indireta dependente (ver quadro abaixo).

Apesar dos efeitos da crise econômica do país sentidos fortemente no Rio Grande do Norte, o Governo segue atento à gravidade da situação, redobrando esforços em busca do equilíbrio fiscal e honrando os compromissos assumidos com o funcionalismo.

Gata da sexta feira lindíssima!!! Babem tarados...

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar.

Olha só leitores tarados deste blog, a super promoção no Depósito de Bebidas São João. Passe lá!!!!

Prefeito de Apodi paga salários em dia


A prefeitura do Apodi paga os salários dos servidores efetivos e comissionados da prefeitura nesta sexta-feira, 29. A folha de todas as secretarias do município é de R$ 1.860.551,95 que já foi creditada nas contas dos servidores nos Bancos do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

O pagamento em dia da folha de pessoal efetivos e comissionados da prefeitura de Apodi tem sido uma prioridade na Gestão Apodi Terra Querida. "Apesar da crise financeira e queda de receita estamos conseguindo pagar a folha de pessoal no mês trabalhado. Pagar a folha em dia tem sido muito difícil, só com planejamento, foco e determinação estamos conseguindo pagar a folha em dia, não sei se conseguiremos manter a folha em dia com essa queda constante de receita, a determinação do prefeito Flaviano Monteiro é de priorizar o pagamento da folha", disse a tesoureira do município Marília Gurgel.

O pagamento da folha em dia é um compromisso do Governo Apodi Terra Querida com os servidores e com o comércio local.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tem pré-candidato em Apodi prestes a pedir pinico

Vocês já devem ter ouvido aquela velha máxima que nada é para sempre! Pois bem…

Já tem pré-candidato prestes a pedir pinico a outro e ser vice na chapa. Para quem não abria nem para o trem, parece ter mudado de opinião muito rápido.

Será que foi por não ter visibilidade ou a “mala preta” falou mais alto?

Vamos aguardar o desenrolar das negociações!

‘Objeto de desejo’, roubo de celulares aumenta em Apodi


Espécie de computador de mão, cada vez mais sofisticado e de uso quase obrigatório pela sociedade moderna, de crianças a idosos, o celular se transformou no produto mais cobiçado pela bandidagem em Apodi.

Considerado um dos objetos preferido dos ladrões, o aparelho celular tem contribuído para aumentar as estatísticas criminais e tornando o roubo desse equipamento, um dos delitos mais comuns.

Apesar de corriqueiro e de não ganhar tanto destaque no noticiário, esse crime pode causar ainda um tragédia, infelizmente. Normalmente, os infratores, em sua maioria, são adolescentes e usuários de drogas.

Governo do RN pagará servidores nos dias 06 e 09 de maio

Segundo contam lá de Natal, os servidores estaduais do Rio Grande do Norte recebem seus salários nos dias 06 e 09 de maio. Na sexta-feira (06) serão depositados os vencimentos os aposentados e pensionistas, enquanto o pessoal da ativa ficou para a segunda-feira (09).

Escoteiros e Desbravadores fazem campanha de conscientização sobre o combate à Dengue em Apodi/RN



Neste último final de semana dia 23 de abril o 39° Grupo de Escoteiro junto com o clube de Desbravadores Maranata ambos da cidade, saiu as ruas do centro da cidade fazendo o trabalho de conscientização sobre o combate à dengue no município de Apodi/RN, cerca de 600 pessoas foram abordadas e os próprios jovens fizeram essa abordagem com a população falando da importância de não deixar água parada pois é aonde o mosquito se instala, também falando como prevenir não deixando água parada em vasilhas velhas ou em locais que possa deixar o mosquito se reproduzir.

Esse trabalho não é só dos Escoteiros e Desbravadores, mas de toda população, onde todos tem que fazer a conscientização ao seu próximo, fazendo isso o mosquito não se prolifera, e assim agente terá uma cidade um ambiente saudável.

Os Escoteiros e Desbravadores estão fazendo a diferença, faça você também a diferença. Vamos todos juntos nessa guerra contra o mosquito da dengue.

Cláudia Santa Rosa na Educação do RN


A professora doutora Cláudia Santa Rosa, fundadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), está cotada para assumir a secretaria estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

As conversas estão se estreitando nesse sentido, inclusive com as bênçãos do governador Robinson Faria. Cláudia Santa Rosa desconversa sobre o assunto.

Nova diretoria do SINTRAPMA toma posse nesta sexta, 29


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA) promove amanhã, dia 29 de abril, a posse da sua nova diretoria, eleita para o triênio 2016/2019.

A solenidade acontecerá às 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A nova diretoria é encabeçada por Ozamir Lima (presidente) e Francisca Ecineide (secretária-geral).

Faculdade do Vale do Jaguaribe oferece mais três cursos em Pós-Graduação em Apodi


A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ oferece para Apodi e região mais três novos cursos em Pós-Graduação.

Curso de especialização com matrículas abertas:
  • Educação de Surdos com ênfase em Libras;
  • Fitoterapia e Suplementação;
  • Saúde Pública com ênfase em Saúde em Família.

Informações:
Rua São joão Batista, 202, sala 02 (primeiro piso) centro de Apodi. Ou ligue para (84) 99903-6342 / 99191-1144 jassuelio@fvj.br

Sem crise, prefeitura de Felipe Guerra fará show em praça pública para “homenagear” as mães


Mesmo diante de tantos anúncios feitos por parte do prefeito Haroldo Ferreira, que vive falando em “crise” e enquanto alguns prefeitos estão evitando fazer gastos promovendo festas com dinheiro público, ele quer mostrar que sua administração está “além dos demais outros gestores” e caminhando muito bem obrigado.


Segundo informações está circulando nas redes sociais na agenda da Banda Forrozão do Briola, confirmado para o dia 8 de Maio quando deverá acontecer show em praça pública, promovido pela Prefeitura Municipal de Felipe Guerra em homenagem as mães.

Clique AQUI e continue lendo.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

RN precisaria de uma verba de R$ 30 milhões por mês para a Saúde


“O Rio Grande do Norte precisa de uma verba de R$ 30 milhões por mês para a saúde. Soube que o repasse estava sendo de apenas R$ 16 milhões", Disse Luiz Roberto Fonseca médico do SAMU/Natal

Até que fim alguém disposto a falar a verdade, O Governo Federal não faz o repasse que deveria e quem sofre é a população.

Apodi intensifica combate ao mosquito Aedes com auxílio do carro fumacê

Fotos: Geovani Soares

Com o crescente índice das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Chikungunya, Zica Vírus), o combate do inseto se tornou prioridade no município de Apodi.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, a cidade recebe desde hoje quarta-feira, dia 27 de abril, o auxílio da operação UBV (mais conhecido por “carro fumacê”) para combater a proliferação do mosquito.

Resultado do Lira 2,9 risco médio no período de execução de 18 a 20 de abril de 2016.

Projeto Sindicato Itinerante do Sindipostos chega ao Alto Oeste

O projeto Sindicato Itinerante, desenvolvido pelo Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte, chega esta semana ao Alto Oeste. Os revendedores daquela região terão, na sua cidade local, a oportunidade de assessoria executiva, atendimento jurídico, atendimento médico, assessoria técnica para os postos, entre outros serviços, que serão levados pelo Sindicato Itinerante. O projeto também oferece na rota o Carro de Controle de Qualidade e treinamentos e palestras para os revendedores. Todos serviços gratuitos para os associados.

Esta semana receberão o projeto os revendedores das cidades de Apodi, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Encanto, São Miguel, Doutor Severiano, Água Nova, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Riacho de Santana, José da Penha, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Luís Gomes, Major Sales, Paraná, Tenente Ananias e Luís Gomes. O projeto desenvolvido pelo Sindipostos-RN é inédito no Brasil.

Maria e José são os nomes mais comuns do país, revela IBGE

Levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, divulgado hoje (27).

Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nomes de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana. A compilação do IBGE revela os nomes mais frequentes por décadas de nascimento desde 1930, permitindo saber quais entraram e saíram de moda em cada período da história.

Melancia garante continuidade da produção na entressafra do melão na Angel Agricola


Nessa época, até meados de junho quando acontece a entressafra de melão, a empresa Angel Agrícola na Chapada do Apodi garante a continuidade das atividades através da cultura de milho, banana e em especial a da melancia que é comercializada no mercado regional e nacional.

Mesmo com um número de colaboradores inferior, enquanto uns descansam para voltar na safra de melão, outros dão duro no cultivo da melancia, garantindo assim produção o ano inteiro, com variedades de frutas, o que assegura o crescimento gradativo da empresa.

“O trabalho é o ano inteiro, variando as culturas segundo a época do ano, garantindo os postos de emprego e a geração de renda a toda essa região”, comenta o gerente Francisco Silva.

Fonte: Josenias Freitas

Kelps reúne vereadores e diz que é candidato a prefeito de Natal

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) esteve reunido com vereadores da capital e anunciou que é pré-candidato a prefeito de Natal nas eleições municipais deste ano.

Vagas remanescentes para cursos técnicos na modalidade subsequente

O IFRN Apodi torna públicas as vagas para o Processo Seletivo para vagas remanescentes, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2016, relativas ao Edital nº. 33/2015-PROEN/IFRN, no âmbito deste Campus. Serão ofertadas um total de 25(vinte e cinco) vagas para os cursos de Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática.

Os candidatos habilitados (ou seus representantes) interessados em preencher uma das vagas remanescentes relativas ao Curso Técnico Subsequente do IFRN, regidas pelo Edital Nº. 33/2015-PROEN/IFRN, deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas munidos da documentação exigida nas alíneas abaixo, no dia 27/04/2016, às 15h, na sala do Miniauditório do IFRN Campus Apodi.

Clique AQUI para maiores informações.

O Campus Apodi convida a todos a prestigiarem a II Semana de Linguagens

Clique no cartaz para ampliar

O evento contará com diversas atividades, como salas temáticas, exposições, apresentações artísticas pelos alunos, com a orientação dos professores envolvidos na organização da Semana.

O IFRN Campus Apodi realizará de 26 a 29 de abril sua II Semana de Linguagens, com o tema "Ser(tão) nordestino: identidade e cultura na contemporaneidade". Alunos, servidores e a comunidade em geral são convidados para prestigiar esse evento desenvolvido pelos alunos do campus Apodi com a orientação dos professores envolvidos com essa Semana.

Todas as informações sobre a II Semana de Linguagens do Campus Apodi estão disponíveis no site do evento: http://eventos.ifrn.edu.br/slap.

Nesses dias, teremos a oportunidade, ainda, de participar de palestras, oficinas, concursos, entre outras atividades, que enriquecerão aqueles que visitarem e fizerem parte desta semana bastante rica, a qual nos permite vivenciar de mais pertinho o canto de um “sertão querido”, ouvido quando se presencia essa “vida sertaneja”.

Eu canto o sertão querido,
A fonte dos meus poema,
Onde se iscuta o tinido
Do grito da sariema
E onde o sertanejo véio
Observa os Evangéio
E nas noite de luá,
Sirrindo, alegre e ditoso,
Conta istora de Trancoso
Para o seu neto iscutá.

Patativa do Assaré (poema “Vida Sertaneja”).

Nada de data para o pagamento do mês de abril do RN

O governo do Estado do Rio Grande do Norte ainda não se pronunciou sobre o pagamento dos servidores referente ao mês de abril. Falam que vai atrasar.

Não acredito. Depois do dia 30 de abril saberemos.

TSE aprova com ressalvas contas de 8 partidos e rejeita prestação de outros 3

Da Agência Estado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou com ressalvas, nesta terça-feira, 26, a prestação de contas referentes a 2010 de oito partidos, entre os quais o PSDB e PMDB. A corte determinou a devolução de quantias que somam, ao todo, R$ 2,7 milhões aos cofres públicos. Três legendas, PRTB, PMN e PDT, tiveram suas contas desaprovadas.

Por unanimidade, a corte eleitoral apontou irregularidades nas contas do PSDB em 2010 e impôs a devolução de R$ 1,109 milhão ao erário. De acordo com o relator, ministro Henrique Neves, a prestação do partido inclui, por exemplo, notas fiscais ilegíveis e faltam documentos que deveriam ter sido apresentados à corte. A legenda poderá parcelar a multa em seis vezes a partir de janeiro do ano que vem.

As contas PCdoB, PSB, PSDC, PV, PRP, PTN e PMDB também foram aprovadas com ressalvas. Essas legendas não sofreram sanções porque as irregularidades identificadas ficaram abaixo do índice de 7% do valor total apresentado ao TSE.

Já o PMN teve as contas integralmente desaprovadas e foi obrigado pelos ministros da Corte Eleitoral a devolver R$ 1,387 milhão aos cofres públicos, a maior multa aplicada às legendas no julgamento desta terça. O partido também ficará oito meses sem receber os repasses do fundo partidário. PDT e PRTB também tiveram as contas rejeitadas. O primeiro terá dois meses de repasses suspensos em 2017; já o segundo deverá devolver ao fundo partidário a quantia de R$ 238 mil.

As contas do PT referentes a 2010 ainda não foram julgadas pelo tribunal. A assessoria técnica da corte recomendou que o partido seja punido por irregularidades como a contratação da agência Pepper, investigada na Operação Acrônimo. O ministro Luiz Fux, relator do caso, determinou a citação dos dirigentes partidários.

Como o prazo final para o julgamento termina no próximo dia 30 de abril, os ministros concordaram que as contas que ainda não foram julgadas em plenário poderão ser decididas monocraticamente até o fim da semana. Caso isso não ocorra, o prazo prescreve favorecendo o PT, que poderá ficar livre de pagar multa por uso irregular do fundo partidário.

Novos auxiliares do governo do RN devem ser conhecidos próxima semana

De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Dison Lisboa (PSD), o anúncio dos novos auxiliares deve ficar para a próxima semana. O governador Robinson Faria (PSD) está analisando os possíveis novos auxiliares.

terça-feira, 26 de abril de 2016

O Impeachment para governadores e prefeitos

Se fossemos um país sério, o primeiro crime de responsabilidade a figurar das Constituições estaduais seria o Impeachment automático dos governadores e prefeitos no caso de atrasarem o pagamento de salários dos servidores públicos.

Deficiente tem benefício tomado durante ‘saidinha de banco’ em Apodi


Uma dona de casa de 43 anos teve o benefício tomado durante um assalto na manhã desta terça-feira (26) em frente ao Banco do Brasil, no Centro de Apodi/RN. Ela foi vítima do golpe conhecido como ‘saidinha de banco’, aplicado por um casal, informou o tenente Júlio Batista, comandante da Polícia Militar.

A vítima é deficiente física e teria ido ao banco sacar o benefício para pagar as contas do mês. Na saída, foi abordada pelo casal armado, que a levou para uma rua afastada e tomaram o dinheiro.

Uma pessoa próxima à dona de casa, que preferiu não ter seu nome divulgado, contou ao Mossoró Hoje que, após ser assaltada, ela foi na Delegacia de Polícia Civil e fez o boletim de ocorrência. Em seguida, retornou para casa e entrou em desespero.

Ela é casada, tem três filhos e o benefício é a única fonte de renda da família.

O tenente Júlio Batista disse que as imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento da cidade poderão ajudar a identificar os suspeitos. Contudo, é necessário que a vítima compareça à sede da Companhia da Polícia Militar.

Fonte: Mossoró Hoje

Secretaria de Educação realiza formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa


Na manhã desta terça-feira, 26, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ocorreu uma formação com supervisores e professores do 5º ao 9º ano da disciplina de português da Rede Municipal de Ensino de Apodi sobre a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa 2016.

A formação foi ministrada pela professora mestra Iêda Silva e da coordenadora da Olimpíada da Secretaria Rosivânia Maria da Silva.

O secretário de Educação e Cultura professor Caubí Torres, que já fez a adesão do município na olimpíada falou na abertura da oficina sobre a importância da participação dos professores na olimpíada para a melhoria na qualidade de ensino nas salas de aula da rede através da articulação e incentivo dos alunos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

Todos os professores que querem participar da olimpíada têm até a meia-noite do dia 30 de abril, sábado, para fazer sua inscrição no site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

Clique AQUI e veja mais fotos.

Petistas questionam se STF vai permitir posse de investigados no governo Temer

Embate entre Dilmistas e Michelzistas…

Se o STF não permitiu a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil, pelo fato dele ser investigado…

Vai permitir a posse de alguns cogitados por Michel Temer, que seguem investigados tanto quanto Lula?

Partidos têm até 2 de maio para entregar prestação de contas

Termina no próximo dia 2 o prazo para os partidos políticos entregarem suas prestações de contas do exercício financeiro de 2015 à Justiça Eleitoral. Diretórios municipais, estaduais e nacionais estão obrigados a fazer a entrega.

Os partidos que não tiveram movimentação financeira, nem de bens estimáveis em dinheiro, estão dispensados de apresentar a prestação de contas à Justiça Eleitoral, devendo entregar a Declaração de Ausência de Movimentação Financeira, o que não dispensa a obrigatoriedade de manterem a guarda de sua contabilidade e dos livros obrigatórios.

Para Ricardo Lagreca, solução da rede pública de saúde passa pela instalação de policlínicas

Em entrevista ao programa RN Acontece, da Band Natal, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, afirmou que a solução para a rede pública de saúde no Rio Grande do Norte passa pela instalação de policlínicas nas cidades polos.

Segundo o secretário, “o trabalho mais importante foi o início da regionalização, um processo vitorioso e salvador. Em vários hospitais do estado, iniciamos a cogestão, como em Santo Antônio, Santa Cruz e São Paulo do Potengi, contribuindo para melhorar a assistência à população”. Dentro desse processo, Lagreca destacou a importância de se construir seis policlínicas voltadas à atenção secundária, para a melhoria do SUS no estado, a exemplo das existentes no Ceará, que de acordo com o secretário possui uma das melhores redes de saúde do país.

A hora e a vez de uma “fornida, despachada e rabuda”

Depois da “Bela, recatada e do lar” (veja AQUI), esposa do vice-presidente Michel Temer-PMDB (Marcela), a política brasileira nos oferta outra mulher suculenta:

- A “Fornida, despachada e rabuda” (Milena, veja AQUI), mulher do ministro do Turismo,  Alessandro Teixeira-PT.

Segundo ela mesmo se autodenomina, “a primeira-dama mais bonita do governo”.

 Com Milena "evoluímos" no "debate": do cuspe ao bumbum
(Foto: MF Models Assessoria)

Uh-huuuu!

Estamos progredindo!

Espero que tenhamos superado a discussão sobre cuspe na cara como objeto de debate nacional.

Realmente, “o Brasil não é para principiantes!”

Tom Jobim estava certo.

Acompanhe o Blog também em nosso Twitter clicando AQUI.

Fonte: Carlos Santos

Royalties continuam em queda livre

A crise é grande nas prefeituras que tinham a receita dos royalties pagos pela extração de petróleo em terra e mar como a sua maior fonte de renda para garantir os serviços essenciais e fazer investimentos em infraestrutura. Um exemplo disso é a cidade de Macau, que mesmo liderando o ranking este mês, recebeu pouco mais de um milhão de reais, valor bem inferior a arrecadação do tempo das vagas gordas, quando chegou a arrebatar quase 4 milhões da fatia distribuída pela ANP com outros municípios do RN.  

Eis o cenário financeiro deste mês: 

Macau                    1.080.257,39
Mossoró                  875.849,02
Alto do Rodrigues  752.208,20
Felipe Guerra          591.929,46
Grossos                    583.573,10
Tibau                        566.815,11
Guamaré                  555.851,86
Serra do Mel            548.183,77
Areia Branca            317.674,29
Pendências               219.003,44
Apodi                    194.082,95
Gov. D. S. Rosado   190.360,32
Carnaubais               161.429,03
Caraúbas                 104.831,85
Porto do Mangue      57.445,60

Nota do blog: A queda se deu em virtude da cotação baixa do barril de petróleo no mercado internacional.

Pré-candidato a vereador Wilson Pascoal buscará apoio de Iolanda Costa


Já está decidido que o promoter de eventos Wilson Pascoal será candidato a vereador nas eleições de outubro deste ano, na cidade de Felipe Guerra, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Foi durante o show de comemoração aos 19 anos da rádio FM Boas Novas, no último sábado, que o promoter de eventos Wilson Pascoal esteve conversando com o Blog Salomão Medeiros.

“Vou ter uma conversa com Iolanda Costa e espero ter o apoio dela para a minha candidatura”, disse ele, esperando da parte dela reciprocidade para que ele possa chegar à Câmara Municipal de Felipe Guerra.