sábado, 7 de maio de 2016

Servidores da Administração direta recebem pagamento neste sábado (7)

O Governo do Estado comunica que o pagamento dos servidores da administração direta, previsto para a próxima segunda-feira (9), será realizado neste sábado (7), garantindo assim que o funcionalismo receba os vencimentos na véspera do Dia das Mães.

Recebem hoje os funcionários da Administração, Gabinete Civil, Consultoria, Procuradoria, Comunicação, Controladoria, Vice-governadoria, Planejamento, Tributação, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Recursos Hídricos, Turismo, Assuntos Fundiários e Reforma Agrária (Seara) e Esporte e Lazer, totalizando quase 4 mil servidores.

O pagamento do mês de abril foi iniciado nesta sexta-feira (6) com o depósito dos vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros), que representam 93% da folha.

Na próxima terça-feira (10), recebem os vencimentos servidores da Administração Indireta (Emater, Emparn, Ceasa, Idiarn, FJA, UERN, Fapern, DER, Arsep, Fundac, Igarn, Emportur e Datanorte).

Advogada deve disputar prefeitura de Baraúna pelo PTdoB


Em Baraúna, o PTdoB pode disputar a prefeitura do município. O nome apresentado é da ‘advogata’ Luana Araújo, que deve contar com o apoio da presidente estadual da legenda, ex-governadora Wilma Faria.

Prefeitos terão que suar a camisa para pagar dívidas

Com as constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios, os prefeitos terão que suar a camisa para conseguirem pagar as dívidas e consequentemente com os nomes limpos na praça.

Afinal o ano é eleitoral e muitos que não vão disputar a reeleição precisam mostrar trabalho para poderem emplacar seus sucessores.

Caern esclarece: Saneamento básico e esgotamento sanitário não são a mesma coisa

Ainda é muito comum as pessoas confundirem o que significa “saneamento básico” com o que vem a ser apenas “esgotamento sanitário”. Embora frequentemente sejam tomados como a mesma coisa, o segundo é apenas uma parte do primeiro, ou seja, o esgotamento sanitário é, na verdade, uma das quatro vertentes do saneamento básico, que envolve, além desse serviço, o de abastecimento de água, a drenagem de águas pluviais e a gestão dos resíduos sólidos. A competência para as ações nessas respectivas áreas é dividida entre as prefeituras e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Entre as quatro vertentes do saneamento básico, a Caern é responsável por duas: abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ficam a cargo das prefeituras a drenagem de águas pluviais e a gestão dos resíduos sólidos.

A falta de entendimento sobre isso tem feito com que, frequentemente, a Caern também receba registros de pedidos ou denúncias sobre serviços que não são de sua responsabilidade. Por mais parecidos que sejam a coleta de esgotos e a coleta de água de chuva, ambos são operados de forma distinta, com tubulações diferentes e destino final também, quais sejam estações de tratamento de esgotos e lagoas de captação, respectivamente.

Estudante que homenageou pais com enxada grava com Rodrigo Faro

Além de Kauany, embarcaram para São Paulo seu marido, a amiga Solange Santos e o fotógrafo José Bezerra

A assistente social e estudante de Jornalismo Kauany Sousa, que emocionou o Brasil ao homenagear os pais erguendo uma enxada no seu baile de formatura, será destaque no programa “Hora do Faro”, exibido na Rede Record.

A jovem tem postado em suas redes sociais fotos com o apresentador Rodrigo Faro. Kauny informou que não pode falar com a imprensa sobre o assunto, mas através de suas redes sociais tem deixado pistas sobre o que virá pela frente.

“Um gesto que está abrindo portas e me entregando um caminho de descobertas e felicidades. Já agradeci muitas e muitas vezes por cada coisa que está acontecendo comigo. É difícil processar. A emoção é enorme e tenho diversos pensamentos me rodeando. Nunca esqueçam, independente de qualquer coisa, estejam sempre ao lado das pessoas que amam, pois nossa força e crescimento vem deles. Sempre!”, postou Kauany em sua página no Facebook.

Como a estudante não pode divulgar detalhes sobre a participação no programa, ainda não se sabe se a gravação será exibida já neste próximo domingo, Dia das Mães. Além de Kauany, embarcaram para São Paulo seu marido, a amiga Solange Santos e o fotógrafo José Bezerra.

Fonte: Mossoró Hoje

RN sedia encontro da UNESCO em outubro

O Rio Grande do Norte vai sediar no próximo mês de outubro o encontro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre a Rede Mundial das escolas comprometidas com a melhoria da qualidade global da Educação.

Para consolidar o evento o governador Robinson Faria se reuniu nesta sexta-feira (06) com a representante da Unesco no Brasil, Miriam Abramovay. O governador assegurou o apoio do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura ao evento. “Contribuir com um evento desta importância é fundamental para o desenvolvimento do ensino em nosso estado. O Rio Grande do Norte está sempre receptivo às iniciativas que incentivam a Educação e a melhoria na rede pública de ensino”, ressaltou o governador.

A Unesco tem como objetivos promover a qualidade da educação como um direito de todos, compartilhando práticas educativas exemplares focadas no aprendizado e na convivência com a paz e a harmonia, contribuir para o desenvolvimento sustentável e dinamizar o uso da tecnologia da informação e da comunicação como ferramentas para melhorias na qualidade do ensino.

Delegacia instaura inquérito e ouve familiares sobre morte de estudante em Apodi

A Delegacia de Polícia Civil de Apodi já instaurou o inquérito que vai apurar as causas da morte da estudante Karla Eduarda de Oliveira Paiva, de 11 anos, ocorrida na noite de quinta-feira (05) na cidade de Apodi/RN.

Karla Eduarda foi encontrada morta pela família dentro de casa. A principal suspeita é que ela tenha se sufocado acidentalmente nos punhos de uma rede, uma vez que ela costumava brincar se enrolando neles.

De acordo com o chefe de investigação José Luiz, o pai e uma tia da garota já foram ouvidos. No depoimento, eles contaram que tinham saído para ir ao supermercado e deixado a menina sozinha em casa.

Ao chegar e encontra-lá desacordada, eles ainda a socorreram ao hospital, mas ela já estava morta. A perícia do ITEP apontou que a estudante morreu por asfixia mecânica, quando há a interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência do aperto no pescoço.

O corpo da garota foi velado e sepultado na tarde desta sexta-feira (06) em Apodi. Devido a forma como foi morta, amigos, parentes e curiosos lotaram a rua onde ela morava.

As investigações deverão continuar na próxima segunda-feira (09). Karla Eduarda estudava o 6º ano na Escola Municipal Professora Lourdes Mota.

Fonte: Mossoró Hoje

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Estariam Eliésio e Pinheiro se aproximando?

Dois pré-candidatos a prefeito Dr. Pinheiro e Eliésio Gomes

Os pré-candidatos a prefeito de Apodi, Eliésio Gomes e Dr. Pinheiro Bezerra participaram hoje à noite do Programa Panorama Político na Rádio Vale do Apodi. A palavra mais citada durante a entrevista foi “União”.

Ambos são pré-candidatos a prefeito deste município e durante o programa disseram que estão aptos a votar e ser votado.

Estariam Eliésio de Bom e Dr. Pinheiro Bezerra se aproximando?

Dr. Pinheiro e o número três

Podemos considerar que o ex-prefeito Pinheiro Bezerra é o homem marcado pelo numero 3.

Perdeu 3 campanhas consecutivas a prefeito; foi prefeito por 3 mandatos e agora se confirmar a aliança - será o terceiro candidato apoiado por ele que perderá as eleições municipais.

Ganhando sem dá um prego numa barra de sabão

Havia ‘cambada’ na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte há anos ganhando sem dá um prego numa barra de sabão. Haviam sido efetivados secretamente.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte derrubou!

TJRN recebe denúncia contra prefeito de Governador Dix-sept Rosado

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu denúncia contra o prefeito do município de Governador Dix-Sept Rosado, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, determinando o processamento regular da ação na Segunda Instância da Justiça Estadual. As demandas, ajuizadas pelo Ministério Público, tiveram como relator o desembargador Dilermando Mota, o qual foi acompanhado pela maioria do colegiado, a fim de que seja oportunizado, com o recebimento, o devido acesso do gestor municipal ao contraditório e ampla defesa.

As ações penais foram ajuizadas com base no ilícito penal tipificado no artigo 10 da Lei nº 7.347/85, que dispõe sobre a desobediência à requisição do Ministério Público Estadual de dados que sejam indispensáveis ao ajuizamento de ações civis públicas. Os desembargadores debateram sobre o chamado princípio da “auto incriminação”, no qual ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. No entanto, também foi debatido pela Corte potiguar o fato de que não se trata de suposto ilícito pessoal, individual, mas que envolve um gestor público e consequente documentos públicos.

Edital do concurso público da UERN deve sair na próxima semana

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está intensificando os trabalhos da comissão central do concurso para divulgar na próxima semana, o edital do concurso público para novos servidores. Serão ofertadas 116 vagas, sendo 76 professores e 40 técnicos administrativos. Na edição desta sexta-feira, 6, o Diário Oficial do Estado (DOE) divulgou a empresa especializada que irá realizar o concurso. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) ficará a cargo de organizar o concurso para os técnicos, juntamente com a Comissão designada pelo reitor Pedro Fernandes.

“Mantendo a nossa autonomia acadêmica, as provas do concurso para professor serão elaboradas, aplicadas e corrigidas por banca indicada pelos Departamentos Acadêmicos”, explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assistência Estudantil – PRORHAE, Cicília Maia, acrescentando que o IDECAN dará suporte na parte de logística. O concurso foi autorizado pelo governador Robinson Faria, no dia 30 de março, durante a instalação de seu gabinete de trabalho, na Reitoria da UERN.

Prefeito Flaviano Monteiro articula micro crédito junto a AGN para Apodi

O prefeito Flaviano Monteiro esteve em audiência com o presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte - AGN, Murilo Diniz, para tratar do micro crédito empreendedor para o município de Apodi.

O micro crédito empreendedor tem duas linhas de crédito uma para o empreendedor informal de até R$ 3.000,00 com um mês de carência com pagamento dividido em 12 parcelas de R$ 250,00. A outra linha de financiamento é de até R$ 6.000,00 com dois meses de carência divido em 24 meses de R$ 250,00.

As duas linhas de financiamento atende a micro empreendedor de vários segmentos econômicos. Para o prefeito Flaviano Monteiro esse micro crédito vem no momento oportuno para o micro empreendedor devido a crise financeira que assola o Brasil.

"Vamos colocar a Secretaria Municipal de Assistência Social para articular com o micro empreendedor do nosso município, para obter esse micro crédito que vem no momento oportuno visto que a crise econômica tem afetado a economia do município", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Na próxima semana vem a equipe técnica da AGN para iniciar o trabalho de mapeamento do micro empreendedor. "Se depender da AGN no final de Junho queremos entregar os cheques aos micro empreendedores de Apodi", disse o presidente da AGN Murilo Diniz.

Eliésio de Bom e Dr. Pinheiro concederão entrevista nessa sexta-feira na Rádio Vale do Apodi

Através das redes sociais, militantes do PHS e Solidariedade anunciaram que nessa sexta-feira, (06), os pré-candidatos a prefeitos Eliésio de Bom e Dr. Pinheiro Bezerra estarão juntos concedendo entrevista, no programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi, apresentado pelo radialista Fernando Magalhães.

Ainda não se sabe ao certo o que levou os pré-postulantes ao palácio Francisco Pinto a conceder a entrevista juntos, mas ao que tudo indica os mesmos devem anunciar publicamente uma união com vistas ao pleito de outubro próximo.

O programa Panorama Político, começa a partir das 18hs05min pela emissora Vale do Apodi.

Com informações de Josenias Freitas

Wilma grava para programa nacional do PTdoB

Dirigente do Partido Trabalhista do Brasil no Rio Grande do Norte, a ex-governadora Wilma de Faria terá participação no programa do PTdoB que será exibido em todo o Brasil no próximo dia 12.

Wilma gravou, nesta quinta-feira, 05, em Natal, uma mensagem, de um minuto de duração, fazendo um chamamento às mulheres para participarem mais da política, especialmente nesse ano de eleições municipais, apresentando candidaturas para prefeituras e câmaras municipais.

O programa partidário terá ao todo cinco minutos de duração.

Sebrae inaugura escritório regional em Apodi



Na noite de ontem quinta-feira (05), aconteceu a inauguração da sede do escritório do Sebrae no Médio Oeste, no município de Apodi, um local bastante amplo e confortável.

O evento contou com a presença de lideranças políticas locais e da região do Executivo e Legislativo, como também autoridades a nível de estado do órgão que é um dos mais respeitados no país em termos de capacitação.

Antes o escritório funcionava provisoriamente na sede da CDL, no primeiro andar, agora a nova estrutura fica localizada às margens da BR 405, próximo ao Fórum de Justiça Desembargador Newton Pinto.

A gata da sexta feira, tarados! Hoje é dia de dançar, beijar e amar…

No dia de hoje a gata da sexta vai deixar os ‘marmanjos tarados loucos’. Não vão ficar olhando só a beleza da praiaaa... Né?

Haroldo Ferreira e Luiz Agnaldo selam a paz

O prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e o ex-Chefe de Gabinete Civil,vereador Luiz Agnaldo selaram essa semana a paz.

Dos bastidores políticos e tornando-se pública, as relações dos dois aliados estavam arranhadas, quando recente eles sentaram e tiveram uma longa conversa.

Atual presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Prefeito Haroldo Ferreira e vice-presidente do PSB, Vereador Luiz Agnaldo, ambos já estão traçando novas metas e estratégias para o embate eleitoral deste ano.

O gestor de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira é candidato à reeleição e o vereador Luiz Agnaldo é candidato ao cargo de vereador.

Foto: Salomão Medeiros/Arquivo/Blog Salomão Medeiros

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Jovem é executado a tiros no Centro de Apodi


Um preso de justiça foi assassinado na noite desta quinta-feira (5) no município de Apodi, na região Oeste do Estado. Segundo a polícia, John Wellington de Lima Souza, de 24 anos, acabou sendo executado com cerca de cinco tiros.

Baleado com vários tiros na cabeça, a vítima não resistiu e morreu na hora, antes mesmo da chegada do socorro médico. A polícia isolou o local até a chegada do Itep.

Ele é irmão do Antônio Renato Moreira de Sousa Filho, o “Renatinho” de 20 anos, que será julgado amanhã, sexta-feira (06), por roubar e matar um comerciante em novembro do ano passado.

A polícia ainda não tem informações sobre o suspeito e também não sabe qual seria o motivo do assassinato. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil de Apodi.

Estudante de 11 anos morre enforcada enquanto brincava dentro de rede


A estudante Karla Eduarda, de 11 anos, morreu enforcada no início da noite desta quinta-feira (05) enquanto brincava em uma rede. A fatalidade aconteceu na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo testemunhas, ela costumava brincar se enrolando na rede e, provavelmente, teria se enganchado nos punhos. No momento, ela estava sozinha.

Karla Eduarda foi encontrada pela mãe, que a levou ao hospital da cidade, mas não resistiu. O corpo será conduzido ao ITEP, para ser periciado.

O caso será investigado pela Polícia Civil do município.

A jovem estudava o 6º ano na Escola Municipal Professora Lourdes Mota, em Apodi. Sua morte causou comoção nas redes sociais, pela forma como aconteceu.

Agricultores e camponeses de Apodi/RN e Potiretama/CE realizam intercâmbio de convivência


Os trabalhadores e trabalhadoras de Apodi estiveram o dia de hoje (05) em intercâmbio de convivência com agricultores e agricultoras camponesas de Potiretama/CE, cada roda de conversa uma troca de saberes.

O intercâmbio teve a articulação da Cáritas de Limoeiro/CE e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

“Sempre na luta, na base, pela base”, disse Agnaldo Fernandes. Confira mais fotos do intercâmbio:

IGARN participa de reunião em Apodi e Upanema para tratar de níveis de reservatórios

O diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso esteve presente nas cidades de Upanema e Apodi para reuniões com moradores e lideranças locais a fim de tratar dos níveis dos reservatórios nesses municípios, sendo eles o de Umari e Santa Cruz, respectivamente.

As reuniões que aconteceu hoje (05) e amanhã (06) têm como pauta apresentar aos cidadãos o atual cenário destes reservatórios em relação à sua quantidade de água. Será mostrado aos participantes da reunião, que foi mobilizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na pessoa do secretário, Mairton França, e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi, a simulação dos esvaziamentos das duas barragens, bem como as alternativas para poder aumentar a vida útil dos mesmos. 

Entre as estratégias apresentadas estavão a diminuição da vazão dos reservatórios, bem como restrições de uso, dentre outras estas foram apresentadas à população que será ouvida pelo instituto e pela secretaria.

RESERVATÓRIOS
As barragens de Santa Cruz do Apodi e Umari são a segunda e terceira maiores do estado com capacidades de 599.712.000 m³ e 292.813.650 m³, respectivamente. Atrás apenas para a Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu que tem 2.400.000.000 m³. Hoje Santa Cruz do Apodi tem apenas 28,47% de sua capacidade, o que significa 170.749.260m³.

Atualmente, dentro deste atual cenário a sua vida útil deverá durar até junho de 2019. Já a barragem de Umari tem 17,41% de sua totalidade significando 50.991.225 m³ e com uma previsão de vida útil ainda mais resumida em relação ao reservatório de Upanema, com apenas mais 13 meses até entrar em volume morto.

Henrique Alves está sentando na cadeira antes do tempo

Até para manter seu grupo político coeso no RN e não enfrentar defecções, o ex-ministro Henrique Alves tem ventilado que pode assumir a integração nacional, o turismo que englobará o esporte ou até a casa civil.

Mas Henrique está sentando na cadeira cedo. E na política o apressado come cru.
Com o nome pululando na Lava Jato, a perspectiva de chegar ao céu pode se transformar numa descida ao inferno num estalar de dedos.

Sem a força na Câmara de outrora e com o afastamento de Eduardo Cunha, um dos seus avalistas, é real a possibilidade do Alves em pauta ficar só mesmo com o direito de ocupar a boca com o dedo.

PS. Michel Temer alega que não utilizará o envolvimento de terceiros na Lava Jato como critério para definir quem liderará os ministérios. Mas é bom esperar a hora do aperto. E ela sequer começou.

Fonte: O Potiguar

Em reunião com bancada, Robinson Faria pediu “pactuação com convivência republicana”

O governador Robinson Faria, durante reunião ontem com a bancada federal potiguar, pediu um espécie de pacto por projetos do Rio Grande do Norte.

“Nós representamos o povo e a responsabilidade com o futuro Rio Grande do Norte é de todos. Por isso faço um pedido de pactuação, para uma convivência republicana, onde ocorra uma troca de ideias entre todos. Nosso estado depende muito de nossa união, sensibilidade e solidariedade”, disse Robinson.

Ainda em sua fala aos parlamentares, o governador pontuou a necessidade de repetir-se encontros como o de hoje para que ocorra uma maior troca de ideias entre os deputados e senadores e os membros do Governo do Estado. “Espero que tenhamos reuniões como esta com mais regularidade, porque precisamos estar juntos. Conto com o apoio de todos, principalmente no campo das ideias e das sugestões. Quero agradecer a todos pela presença e reforçar o desejo de contar com o apoio à gestão”, declarou ele.

Sistema de esgotamento sanitário de Apodi previsto para concluir em março de 2017

Além das obras de esgotamento sanitário em Natal, que vão atender toda a cidade, O Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está atualmente desenvolvendo várias ações no interior do Estado, realizando obras na área de saneamento em benefício da população. São investimentos em empreendimentos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para levar mais qualidade de vida aos potiguares.

Para março de 2017, está prevista a conclusão da implantação do sistema de esgotamento sanitário de Apodi.

Videocast: As principais mudanças no secretariado de Robinson Faria


Cerveró acusa Henrique Alves e Eduardo Cunha de pressionarem para compra de refinaria em troca da propina

O Globo

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da Casa Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), cotado para assumir um ministério em eventual governo de Michel Temer, pressionaram a presidência da BR Distribuidora para que a estatal comprasse a refinaria de Manguinhos, no Rio, com o propósito de receberem propina. A acusação foi feita na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que também exerceu o cargo de diretor da BR.

O trecho que trata do assunto foi reproduzido em manifestação enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 28. Janot pediu na manifestação a ampliação da quantidade de investigados no chamado inquérito-mãe da Operação Lava-Jato, com o acréscimo de 30 políticos, entre eles Cunha e Alves. A lista inclui ainda o ex-presidente Lula e três ministros da presidente Dilma Rousseff: Jacques Wagner, Ricardo Berzoini e Edinho Silva. Este inquérito é o único da Lava-Jato no STF que investiga formação de quadrilha.

TEMA FOI MENCIONADO À DIRETORIA
Cerveró reproduziu num dos depoimentos da delação o que teria ouvido do então presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, numa reunião em 2013: “José Lima, em uma das reuniões informais da diretoria, na qual estavam presentes todos os diretores, disse que tinha sido procurado pela segunda vez pelos deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves, que estiveram na BR Distribuidora intervindo para que a estatal comprasse a refinaria de Manguinhos.” A mesma pressão também teria sido feita, por telefone, pelo então ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), conforme Cerveró disse ter ouvido de José Lima.

O ex-diretor da Petrobras relatou a existência de “algum negócio” entre Cunha e Alves e “um grupo ligado a Marcelo Sereno, que tinha ligação com (o ex-ministro da Casa Civil) José Dirceu”. “Eles queriam resolver por intermédio da Petrobras”, cita a delação.

Conforme Cerveró, a pressão para a compra da refinaria foi motivada por “valores de propinas que seriam recebidas”. “Ao final, o negócio não saiu, mas se essa pressão fosse antes da deflagração da Operação Lava-Jato, com certeza essa pressão seria irresistível, isto é, o negócio se concretizaria”, registra.

O delator afirmou que se tornou diretor da BR, por indicação de Lula, em reconhecimento à ajuda dada na quitação de um empréstimo do PT por meio da contratação da empresa Schahin. Já José Lima teria chegado à presidência da estatal por conta de um “vínculo político antigo” com José Eduardo Dutra, do PT, e por ter atuado como secretário de Lobão no Ministério de Minas e Energia, conforme a delação.

A Polícia Civil do Rio já investigou a refinaria de Manguinhos por suspeita de fraude na distribuição de combustíveis. Por conta de citações a Cunha em conversas telefônicas de suspeitos, o deputado foi alvo de um inquérito no STF. Em agosto de 2013, a pedido da Procuradoria Geral da República, o ministro Celso de Mello determinou o arquivamento do processo, ressalvando que ele poderia ser reaberto com provas novas.

PEEMEDEBISTAS NEGAM ENCONTROS
Por meio da assessoria de imprensa, Cunha desmente as informações. “Ele nunca se reuniu com José Lima de Andrade Neto nem com Nestor Cerveró na BR Distribuidora ou em qualquer outro local. Tampouco participou ou interferiu de alguma maneira em negócios realizados pela distribuidora”, disse a assessoria.

Em nota, Alves afirmou não ter tratado do assunto “em qualquer instância da administração pública”: Nunca ouvi esse assunto ser tratado por ninguém. Desconheço qualquer assunto igualmente com o senhor Marcelo Sereno. Nunca estive com o presidente Eduardo Cunha na BR”.

Ministro Teori Zavascki determina afastamento de Eduardo Cunha

O ministro Teori Zavaski julgou, na manhã de hoje, o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha, presidente da Câmara. O ministro citou 11 pontos que mostram o quanto Eduardo Cunha tentou travar as investigações da operação Lava Jato.

Acusados de matar comerciante em Apodi têm julgamento adiado

O presidiário Antônio Renato Moreira de Sousa Filho, de 20 anos, e o agricultor Jaques Douglas Torres Cardozo, principais acusados de matar o comerciante Antônio Leão da Silveira no ano passado em Apodi, tiveram o julgamento adiado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Eles iriam ser julgados na última terça-feira (03), às 14h.

De acordo com Eduardo Souza, advogado do Jaques Douglas, o motivo do adiamento teria sido por que o juiz Renato Vasconcelos Magalhães, que iria presidir os trabalhos, não pôde comparecer. Outro juiz foi designado para atuar em outra data.

O julgamento dos acusados foi remarcado para a próxima sexta-feira (06), às 9h30 da manhã no Fórum Desembargador Newton Pinto, em Apodi. As informações são do Mossoró Hoje.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Senadora Fátima Bezerra foi a única ausente na reunião da bancada federal do RN


A senadora Fátima Bezerra (PT) foi a única ausência entre todos os integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte na reunião com o governador Robinson Faria (PSD).

Atenção! A campanha de vacina se estende até o final de maio


Boa noite,

Em nome da SALA de vacina venho pedir aos usuários que não DESACATEM os funcionários que vão dá seu expediente com todo amor e respeito à profissão. Nesta campanha de vacina da INFLUENZA estamos com uma enorme dificuldade da POPULAÇÃO entender o que seria uma PRIORIDADE em vacinação.

Após os grupos prioritários ser atingido o MINISTÉRIO da SAÚDE vai mandar mais LOTES para TODA POPULAÇÃO ser IMUNIZADA. Não podemos infligir dados, não podemos mentir em DADOS nossa FUNÇÃO é SEGUIR as normativas do MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Grupos prioritários: 
  • - Idosos acima de 60 anos;
  • - Trabalhadores da Saúde;
  • - Privados de liberdade (entende-se que vivam em aglomerações, passam doenças fáceis e para seus parentes nas visitas);
  • - Gestantes e mulher com 45 após o parto;
  • - Crianças de 06 meses a menores de 5 anos;
  • - CORMOBIDADES mediante a APRESENTAÇÃO DO LAUDO ex: {Hipertensão, Diabetes, Doentes Crônicos, Transplantados, Cardiopatias, Problemas Neurológicos, Problemas Respiratórios}.

 Atenciosamente Taise Marielle

Grupo alternativo quer a prefeitura de Felipe Guerra em 2016


– De Felipe Guerra vem a notícia que está sendo formado um grupo alternativo para disputar a prefeitura local formado por profissionais liberais e empresários.

Membro da comissão estadual do PCdoB, Fábia Werlang deverá disputar a Prefeitura do município de Felipe Guerra.

O objetivo é resgatar a credibilidade do Poder Executivo e a autoestima da população felipense perdida nas gestões passadas até atual. Comenta-se que o prefeito realiza uma administração convencional sem resultados práticos em benefício do povo.

Bancada federal do Rio Grande do Norte reunida com o governador Robinson Faria, em Brasília


O governador Robinson Faria reuniu-se, em Brasília-DF, nesta quarta-feira (04) com a bancada de deputados federais e senadores que representam o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Durante o encontro, o chefe do Poder Executivo ressaltou a necessidade dos parlamentares prestarem apoio administrativo ao Governo do Estado.

"Nós representamos o povo e a responsabilidade com o futuro Rio Grande do Norte é de todos. Por isso faço um pedido de pactuação, para uma convivência republicana, onde ocorra uma troca de ideias entre todos. Nosso estado depende muito de nossa união, sensibilidade e solidariedade", disse Robinson.

Ainda em sua fala aos parlamentares, o governador pontuou a necessidade de repetir-se encontros como o de hoje para que ocorra uma maior troca de ideias entre os deputados e senadores e os membros do Governo do Estado. "Espero que tenhamos reuniões como esta com mais regularidade, porque precisamos estar juntos. Conto com o apoio de todos, principalmente no campo das ideias e das sugestões. Quero agradecer a todos pela presença e reforçar o desejo de contar com o apoio à gestão", declarou ele.

A reunião foi realizada com a presença dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e os deputados federais Fábio Faria, Felipe Maia, Rafael Motta, Zenaide Maia, Rogério Marinho, Beto Rosado, Antônio Jácome e Walter Alves, além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O deputado estadual Dison Lisboa, líder do Governo na Assembleia Legislativa, também acompanhou a reunião. O grupo foi recebido pelo deputado Fábio Faria, que articulou o encontro em sua residência.

Rodrigo Janot pede abertura de mais um inquérito contra Cunha e Henrique Eduardo Alves

Da Agência Estado:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de um novo inquérito contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com base nas trocas de mensagens entre o peemedebista e o dono da OAS, Léo Pinheiro. O ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB), que ocupou a presidência da Câmara entre 2013 e 2015, também é alvo do pedido da PGR.

“As centenas de mensagens trocadas entre Léo Pinheiro e Eduardo Cunha, apreendidas no celular daquele, demonstram que, além da elaboração de diversos projetos de lei e medidas provisórias de interesse da OAS e do Banco BTG, Eduardo Cunha também defendeu o interesse do grupo OAS no tema da CPI e intermediou diversos negócios entre a OAS e o então Presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves”, diz uma peça encaminhado por Janot ao Supremo.

O procurador-geral da República aponta ainda que Cunha cobra, por diversas vezes, doações à campanha de Eduardo Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014. “Amigo a eleição é semana que vem, preciso que veja urgente”, diz Cunha a Léo Pinheiro em uma dessas mensagens.

Este inquérito ainda precisa ser autorizado pelo ministro do Supremo Teori Zavascki. Nesta terça, Janot também pediu a inclusão dos dois peemedebistas no processo conhecido como “quadrilhão”, que investiga a formação de uma organização criminosa que atuava na Petrobras e em outros setores ligados ao Ministério de Minas e Energia. Caso os dois procedimentos sejam aceitos por Teori, Cunha passará a responder a oito ações no STF, numa das quais já é réu.

Em sua defesa, Cunha tem dito que sofre perseguição de Janot. Henrique Eduardo Alves, por sua vez, negou as acusações, disse desconhecer qualquer processo e afirmou que todas as doações de campanha dele foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ex-governador Fernando Freire tinha telefone celular na carceragem da PM

Em cumprimento a determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o promotor da Auditoria Militar, Jorge Tonel, tem fiscalizado, com apoio do Centro de Apoio às Promotorias Criminais e do Gabinete de Segurança Institucional, unidades da Polícia Militar existentes no Rio Grande do Norte.

Na sexta-feira (29), a visita aconteceu na unidade de custódia da Polícia Militar, que fica na zona Norte de Natal. Lá, segundo o promotor, foram encontrados vários celulares e um aparelho roteador além de detectar várias irregularidades estruturais como insalubridade no local.

Já na segunda-feira (2), a visita aconteceu no quartel do Comando Geral da PM. Durante a fiscalização foi encontrado um telefone celular com o ex-governador Fernando Antônio da Câmara Freire.

Pacientes sofrem com falta de médicos no Hospital Regional de Apodi

A falta de médicos no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, da cidade de Apodi, na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, preocupa os pacientes e os deixam indignados com a situação. As cenas dramáticas estão se repetindo todos os dias quando a população procura atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe a triste informação que não tem médico. 

A crise da falta de médico chegou ao ponto máximo no fim desta semana e como sempre, alguns médicos que estavam de plantão simplesmente não foram trabalhar e a população buscar atendimento médico no Hospital Municipal Dr. Eilson Gurgel do Amaral, no Município de Felipe Guerra, superlotando aquela Unidade Hospitalar.

De acordo com informações, as reclamações ocorrem desde a última sexta-feira (29) e em contato com um funcionário do Regional de Apodi, ele relatou que uns dos problemas da falta de médicos plantonistas, foram alguns profissionais que entraram de férias e outros que estão de licença.

Já para o diretor do Hospital Regional de Apodi, Leandro Diógenes Ferreira Maia, o motivo estar relacionado a troca de plantões entre médicos e o não comparecimento tem prejudicando o atendimento.

Outra questão que todos reconhecem é com relação ao aumento do número de médicos na Unidade Hospitalar para um atendimento satisfatório aos pacientes deste município.

Fonte: Icem Caraúbas

Seca verde atinge Apodi e prejudica agricultura

Clique na imagem par ampliar

O município de Apodi enfrenta mais uma “seca verde” como mostra as imagens acima dos registros de pouca chuva. Choveu em Apodi apenas 106,8 milímetros no acumulado dos meses de março e abril, a informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

Os reservatórios não conseguem alcançar média hídrica segura, o que reflete na produtividade agrícola no Vale do Apodi.

Último dia da promoção "Minha Mãe Merece Um Presente"


Venha você também concorrer a vários prêmios da super promoção "Minha Mãe Merece Um Presente"!

Último dia!!!

É fácil participar. Basta você escrever cartas com seu nome, endereço e telefone de contato. Depois é só depositar em uma das urnas que estão na Rádio Vale do Apodi ou na Rede 10 de Supermercados.

Para quem estiver presente, haverá café da manhã e muita música ao vivo. O sorteio acontecerá neste domingo 08 de maio, a partir das 09:30 da manhã na Rede 10 de Supermercados com transmissão ao vivo pela Rádio Vale do Apodi.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Número de pré-candidatos a prefeito começa a diminuir em Apodi?

É impressão minha ou o número de pré-candidatos a prefeito começa a diminuir em Apodi?

Contaram ao  blog que muitas articulações estão sendo feitas e o número que antes chegava a casa dos 08 poderá ser reduzido a três como em outras eleições.

Será?

Vamos aguardar os acontecimentos!

Um afago de Robinson em Wilma. Hum…

Durante os cumprimentos de várias lideranças políticas do Estado hoje na assembleia legislativa do Rio Grande do Norte pelo aniversário Ezequiel Ferreira de Souza houve um outro cumprimento que chamou a atenção.

O da ex-governadora Wilma de Faria com o governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria. Foi além da cordialidade, deu para perceber alguma coisa no ar.

Governador empossa Eulália Albuquerque na Saúde e Cláudia Santa Rosa na Educação

O governador Robinson Faria empossou hoje (03) as novas secretárias da Saúde, Eulália Albuquerque Alves, e da Educação, Cláudia Santa Rosa. No ato de posse, no Centro de Convenções de Natal, Robinson Faria disse que a dinâmica do Governo e da administração pública são desafios de cada dia. “O nosso governo quebra paradigmas, é uma gestão inovadora e ousada”, afirmou.

Robinson Faria enfatizou o perfil técnico das novas auxiliares e reforçou o compromisso da gestão em valorizar cada centavo dos recursos públicos e a sua correta aplicação. “Na Saúde, a correta e eficiente aplicação dos recursos públicos salva vidas. Na Educação, construímos cidadãos conscientes e melhor capacitados para exercer seu papel na sociedade”, afirmou. Ele destacou que mantém os compromissos assumidos ainda quando candidato ao Governo. Para a Educação as principais metas são a redução do analfabetismo, que chega a quase 20% da população do RN e a oferta de uma escola pública de qualidade.

Para a Saúde, o governador ainda destacou a necessidade de recuperação e funcionamento pleno dos Hospitais Regionais, o funcionamento de um Hospital de Trauma em Pau dos Ferros e a instalação de um Centro de Diagnóstico. “Estamos empossando novos gestores, pessoas de perfil técnico e operacional. Peço que trabalhem de portas abertas, que recebam a população, sejam atenciosos às necessidades do nosso povo e que saiam dos gabinetes para ir às ruas, acompanhar de perto o funcionamento das escolas e das unidades de saúde. Vamos escrever uma nova história na administração do Rio Grande do Norte”, concluiu.

A secretária Eulália Albuquerque Alves é cirurgiã e foi diretora de trauma do Hospital Walfredo Gurgel durante 14 anos. Atualmente atua no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. “Vamos detectar as situações mais agudas e alarmantes. Nosso objetivo é levar à população o melhor serviço de saúde possível, respeitando o SUS e a igualdade, com resultados”, declarou.

A secretária Cláudia Santa Rosa é professora da rede estadual há 26 anos. Atuou como professora e coordenadora pedagógica.  “Assumo com a missão de fazer a educação melhor em nosso Estado, reverter os índices que nos são desfavoráveis e cuidar melhor da nossa juventude. Vamos acarinhar a escola pública”, declarou.

Getúlio Rêgo elogia atuação do ex-secretário de Saúde do Estado

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) elogiou a gestão do ex-secretário de Saúde Pública, Ricardo Lagreca, enquanto esteve à frente da pasta. Para o deputado, as críticas do Governo são lamentáveis.

“Foi deselegante como o governador se posicionou em relação à saída de Ricardo Lagreca, da secretaria de Saúde. Caberia um pedido de desculpas às críticas feitas ao gestor, que segundo o chefe do executivo estadual, não cumpriu as metas determinadas”, disse Getúlio.

O parlamentar falou sobre a atuação do ex-secretário e disse que faltaram recursos para ele exercer a contento a função. “Lagreca é um homem extremamente preparado e vai fazer muita falta à Saúde do Rio Grande do Norte”.

O Democrata falou ainda sobre a situação de insalubridade com que trabalham os funcionários do Hospital Giselda Trigueiro. “Faltam condições de trabalho. O ambiente é insalubre”, finalizou o deputado.