sábado, 15 de outubro de 2016

Crime de homicídio é registrado na noite de hoje na zona rural de Apodi

Um crime de homicídio foi registrado na noite deste sábado (15) na zona rural do município de Apodi. De acordo com informações o crime aconteceu em uma estrada carroçável do Sítio São Lourencinho.

A vítima identificada por Edson de Golinha, conhecido também por Som. A equipe do ITEP já está a caminhão do local para fazer os procedimentos no corpo da vítima.

Com informações do blog Santana Notícia.

Compra de votos ‘influenciou’ no resultado da eleição

A famosa e tradicional “compra de votos” influenciou bastante no resultado das eleições municipais deste ano.

Principalmente, no interior do Estado. O dinheiro falou alto.

Secretaria de Planejamento do Estado informa que não há pagamento programado para segunda-feira

Da Secretaria de Planejamento do Estado:

Nota – Esclarecimento sobre calendário de pagamento

A Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças (Seplan) esclarece que, diante das constantes frustrações de transferências do Governo Federal, aguarda a confirmação do valor do ICMS que será recolhido ao tesouro estadual na próxima terça-feira (18) para anunciar nova etapa do calendário de pagamento para os servidores ativos, inativos e pensionistas dos quadros da administração estadual que ainda não receberam seus salários.

Na última sexta (14) foi concluído o pagamento dos servidores que recebem até R$ 5 mil. 
Não há previsão de pagamento de servidores para a próxima segunda-feira, dia 17.

Comissão Especial da Reforma Política deve ser instalada na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a comissão especial que vai discutir a reforma política deve ser instalada na próxima semana.

Ele se reuniu na manhã desta quinta com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, para tratar do tema. Na próxima semana um grupo de senadores e deputados deve iniciar a discussão para uma proposta de sistema eleitoral.

Família procura casal que saiu de Fortaleza para Mossoró e está desaparecido há mais de um mês


A família da cantora Graça Rios, de Fortaleza/CE, procura informações que levem ao paradeiro da mesma e de seu namorado, o professor potiguar Daniel Felipe, que são dados como desaparecidos há mais de um mês.

Segundo o jovem Gustavo Garcia, 23 anos, filho mais velho da cantora, a mesma saiu de casa no dia 9 de setembro, em um ônibus da empresa Guanabara, acompanhada do professor Daniel Felipe, com destino à Mossoró/RN, onde Graça passaria cerca de 15 dias na residência de Daniel.

Desde o dia em que saíram de Fortaleza, o casal nunca confirmou chegada em Mossoró, não dão notícia, nem tem sido possível a família de Graça Rios conseguir qualquer contato, seja por telefone ou redes sociais.

Hoje, 12 de outubro, seu filho Gustavo Garcia entrou em contato com a redação do portal REDE NEWS 360, para pedir ajuda na busca pelo casal. Gustavo relatou ainda que sua mãe deixou sob sua responsabilidade outros três filhos menores de idade, sendo que uma das irmãs encontra-se doente.

Quem tiver informações que possam ajudar a família, favor entrar em contato através do telefone (85) 98542-8953, falar com Gustavo Garcia.

Também podem entrar em contato com nossa Redação através do telefone (84) 99902-1714.

Homenagem do Blog ao Dia do Professor!

Clique no cartaz para ampliar!

Acompanhe o Blog também pelo Twitter. Clique AQUI

GASPEC - Um expoente em defesa da luta pela vida em Apodi. Por Marcos Pinto (14.10.2016)

O envolvente cenário da beneficência em prol da luta pela vida e apoio humanitário às pessoas com câncer do município de Apodi tem no GASPEC (Grupo de assistência à Pessoas com câncer Maria das Graças da Silveira) o emblemático e magnânimo referencial estadual.

Nesse solidário trabalho filantrópico a carne se faz verbo e o verbo é sempre o mesmo: Amar, amar, amar. Sincronizam-se os apoios materiais e espirituais na amplitude da fraternidade, contribuindo decisivamente para uma renovação espiritual da vontade de viver.

Não raro, as pessoas com câncer ficam exauridos nas suas energias espirituais e físicas, imprimindo um sentimento e sentido de desamparo total, diante a dura realidade da escassez assistencial dos órgãos públicos à saúde, somada à deplorável indiferença verificado no âmbito familiar, com algumas raras exceções. Diante a dor imensurável do câncer impõe-se a necessidade premente de deixarmos de lado nossa doentia indiferença, para nos envolvermos a fundo nos dramas da dor que maltrata nosso irmão acometido por tão cruel e mortificante doença.

Não podemos nem devemos permitir que as fragilidades da nossa despreparação espiritual para a beneficência seja objeto de indiferença às dores e aos desalentos dos nossos irmãos acometidos pelo câncer. Renunciemos de forma irreversível ao materialismo dialético que nos faz cegos e surdos diante o drama da dor e dos gemidos que, na maioria dos casos, já não são audíveis diante o avançado estágio de tão avassaladora doença.

Dói-nos a constatação de que muitos dos nossos conterrâneos omitem-se em cerrar fileiras para o sucesso dos eventos beneficentes do GASPEC, para despender quantias significantes na compra de bombas explosivas, numa deplorável demonstração de inexplicável indiferença e insana manifestação político-partidária.

Nesse cenário, embaciam suas capacidades de autocrítica. Reflitamos, pois.

Por Marcos Pinto (escritor e advogado)

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Prefeitos eleitos vão ter que se desdobrar para driblar a crise e possíveis rombos financeiros

Os prefeitos eleitos vão ter que se desdobrar para driblar a crise financeira e os possíveis rombos financeiros deixados pelos ex-gestores.

É melhor ajoelhar e começar a rezar!

Tiro no ouvido mata jovem em Caraúbas; polícia suspeita de disparo acidental

G1 RN – Uma jovem de 18 anos foi morta com um tiro no ouvido no início da tarde desta sexta-feira (14), em Caraúbas, no Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Civil, a jovem estava na casa de um primo, no bairro Leandro Bezerra, quando foi atingida pelo disparo. A polícia suspeita que o disparo tenha sido acidental.

De acordo com o chefe de investigação da delegacia de Caraúbas, Alysson Godeiro, a vítima foi identificada como Raysla da Silva Costa. O fato aconteceu por volta do meio-dia. Além de Raysla, um casal de adolescentes estava na casa no momento do crime. Os dois fugiram com a arma.

Segundo Godeiro, os depoimentos iniciais indicam que a jovem e os adolescentes estavam em um dos cômodos da casa, manuseando uma arma. Ainda de acordo com Godeiro, de acordo com o relato da mãe do adolescente, o tiro teria sido acidental.

“As conclusões não podem ser tomadas a partir de agora, uma vez que o casal fugiu do local com a arma. Mas a versão que colhemos até agora é que teria sido acidental. O Itep Instituto Técnico de Perícia) está no caso e as perícias realizadas vão esclarecer melhor as condições em que esse homicídio aconteceu”, disse o chefe de investigação.

Ainda de acordo com Godeiro, o primo da jovem, um adolescente de 15 anos, já foi apreendido pela polícia por atos infracionais análogos aos crimes de furto e tentativa de homicídio. A adolescente, que também estava da cena do crime, tem 14 anos. Até o momento, o caso está sendo tratado como homicídio culposo – quando não há a intenção de matar.

Prefeitura do Apodi baixa limite prudencial de 57 para menos de 53%


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro mandou publicar no Diário Oficial desta sexta (14), 2 letras que beneficia 190 Professores, além da mudança de nível de 27 Professores.

Flaviano assinou e mandou para a Câmara de Vereadores um reajuste de 8% para todos os Professores da rede municipal de ensino.

“Isso só está sendo possível devido a ação que a prefeitura ganhou da PETROBRAS onde aumentou a receita dos ROYALTIES, com isso baixamos o limite prudencial de 57% para menos de 53%”, disse.

“Anunciei no programa EM DIA COM OS FATOS da rádio vale do Apodi esse presente para os nossos bravos professores. Antes não podia reajustar devido a Lei de Responsabilidade Fiscal, agora nós temos margem para fazer esse reajuste”, acrescentou.

Flaviano anuncia reajuste salarial de 8% para professores do município

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), anunciou que vai reajustar o salário dos professores municipais em 8%. A notícia foi dada durante entrevista ao radialista Tibúrcio Marinho, na Rádio Vale do Apodi.

De acordo com Flaviano, o aumento só será possível graças ao aumento dos royalties da Petrobras. Além dos 8% de reajuste, o prefeito anunciou também o acréscimo de duas letras e mudança para os educadores.

A última vez em que os professores receberam aumento salarial foi em 2013. A reivindicação dos professores para o reajuste teve início em junho deste ano, com a deflagração de uma greve de todos os servidores municipais. A paralisação durou apenas 35 dias e foi derrubada por uma liminar judicial, que obrigou o retorno de 70% dos grevistas.

Fonte e foto: Josemário Alves

Unificação das eleições pode beneficiar prefeitos eleitos

Os prefeitos e vereadores eleitos de todo país podem ganhar mais dois anos de mandato, permanecendo seis anos em seus respectivos cargos, caso a PEC que tramita no Congresso Nacional seja aprovada.

A cada 3 vereadores eleitos, 1 não concluiu ensino médio, diz dados do TSE

A cada 3 vereadores eleitos neste ano, 1 não tem o ensino médio completo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números mostram ainda que 26,1% dos candidatos têm superior completo – percentual maior que o da eleição passada, em 2012, quando 23,7% tinham completado um curso universitário. Outros 4% iniciaram uma faculdade, mas ainda não a concluíram.

A principal parcela dos vereadores eleitos declarou ter o ensino médio completo. São 21,4 mil dos 57,7 mil candidatos eleitos, o que representa 37% do total. O índice subiu, pois, há quatro anos, o percentual de eleitos com o mesmo nível de escolaridade era de 35,5%.

Já o grau de instrução mais baixo, o de candidatos que apenas leem e escrevem, caiu. Em 2012, 2,3% dos vereadores eleitos se enquadraram nesta categoria; em 2016, o percentual é de 1,8% – ou 1.016 novos vereadores.

Proporção das eleições
A proporção de vereadores eleitos que não têm ensino médio completo é parecida com a encontrada considerando todos os candidatos das eleições de 2016. Dados do TSE mostram que 37,1% dos candidatos não têm o ensino médio completo. O índice de candidatos que dizem apenas ler e escrever, porém, é mais elevado: 3% do total.

A gata da sexta feira é um ‘estrondo’, gente!


Apodiense participa da Exposição “Cartografia do Afeto” na Pinacoteca Potiguar

Neste sábado, 15 de outubro, a partir das 18h, acontecerá a abertura da exposição “Cartografia do Afeto” na Pinacoteca Potiguar. O projeto Câmara Clara, que já passou por 15 cidades do interior do Rio Grande do Norte, chega a sua última cidade, Natal, com uma exposição fotográfica e o lançamento de um foto-livro e do documentário Cartografia do Afeto.

Todas as atividades desenvolvidas serão gratuitas e abertas ao público. A exposição é composta por 45 fotografias. 30 dessas imagens foram produzidas pelos fotógrafos Paulo Fuga, Pedro Medeiros e Vanessa Trigueiro, que voltaram para as cidades do interior onde passaram grande parte da infância, (Mossoró, Areia Branca e Assu). As outras 15 imagens que compõem a exposição são resultados das oficinas ministradas durante todo o ano nas 15 cidades do interior do Estado. O projeto passou por São Miguel do Gostoso, Goianinha, Macaíba, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, Florânia, Santa Cruz, São José do Campestre, Campo Grande, Lajes, Mossoró, Grossos, Assú, Apodi e Martins.

O projeto recebe o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A cidade de Apodi será representada pelo estudante e fotógrafo, Ariverton Oliveira. “Dentro do que nos foi proposto durante as oficinas de fotografia, eu resolvi fazer uma foto do senhor Zacarias, um pescador que tira da mãe lagoa do Apodi o sustento da sua família. Mesmo diante de um cenário de seca ele continua lá, firme e forte. Uma luta pela sobrevivência. Este é um projeto incrível feito, sobretudo, de memórias.”, diz.

[informe publicitário] Internet de alta velocidade é na Hipernet

Hemocentro estará em Apodi amanhã, dia 15 de outubro

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vereador Júnior Souza também consegue validação dos votos na justiça

Assim como Laete Oliveira, o vereador Júnior Souza conseguiu reverter sua situação junto ao TRE e conseguiu validar seus votos nestas eleições. Num placar apertado 4 x 3 em favor do edil.

Júnior Souza assumirá mais um mandato na Câmara Municipal de Apodi.

Prefeitura do Apodi prepara mais uma ordem de serviço


“Gestão Pública se faz com responsabilidade e zelo”, comentou a secretária Aloma Tereza.

Dia 17 de Outubro, às 9h, será dado a ordem de serviço para a construção do prédio do PAF.

Prefeitura do Apodi anuncia a 4ª edição do Criança é Festa!


A prefeitura municipal de Apodi vai realizar a quarta edição do Criança é Festa!

“Estamos nos preparando para a 4 ª Edição do nosso Criança é Festa! Num formato inovador, ainda maior, ainda melhor”, disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Em breve, lançamento oficial da programação.

Candidatos eleitos evitam “posar para foto” ao lado de políticos “manchados”

Os candidatos eleitos no último pleito estão evitando aparecer ao lado de lideranças políticas nacionais e estaduais para evitar a contaminação com temas turbulentos da política atual.

CDP Apodi lança projeto de leitura para os presos “Vá lendo a liberdade”


O Centro de Detenção Provisória Agente Ronilson Alves da Silva, em Apodi/RN, município localizado na mesorregião do oeste potiguar, implanta projeto de leitura para os presos que cumprem pena em regime fechado na unidade prisional.

O projeto que recebeu o título de “VÁ LENDO A LIBERDADE” funciona da seguinte forma:

Cada preso voluntário recebe um livro paradidático sobre assuntos que sirvam para acrescentar em suas vidas e ele tem de 21 a 30 dias para realizar sua leitura e produzir uma resenha, que é avaliada pelo diretor e agente penitenciário, Márcio do Carmo de Morais e a professora Deusirene Xavier de Oliveira, graduados em Pedagogia.

Para cada resenha apresentada, é concedido pela vara criminal, quatro dias de remição de pena. Sendo que existe um limite de um livro por mês. O primeiro título usado pelo projeto foi, A última pedra de Rogério Formigonni, que conta sua história de vida no mundo das drogas.

O trabalho esta sendo avaliado pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Apodi, Tathiana Freitas de Paiva Macedo e pelo promotor Victor Hugo de Freitas Leite.

Inicialmente o trabalho conta com a participação de 20 detentos, mas a expectativa do diretor do CDP Apodi, Marcio Morais é que o numero aumente.

Segundo o Diretor Márcio Morais, "quem tem a ganhar, principalmente, com iniciativas desse tipo, é a sociedade, pois sabemos que um dia, após o cumprimento de sua pena, o preso vai voltar, e temos o dever legal e a obrigação moral de o entregarmos mudado”.

“Senti uma felicidade enorme em ver os internos lendo os livros nas celas. Percebi que ficavam mais calmos, mais sociáveis, mas companheiros. Presenciei várias vezes, uns questionando os outros, assuntos relacionados ao livro. Nem parecia uma cadeia”, comentou o diretor Márcio Morais. 

Um dos presos que participam do projeto, chorando, deu um depoimento emocionante:

“Se eu tivesse lido esse livro há mais tempo, não estaria aqui. Quando terminar de pagar o que devo a justiça, serei uma nova pessoa, pois se o crente do livro conseguiu, eu também consigo. E agora o único vício que tenho é a palavra de DEUS".

Construindo com recursos oriundo de penas pecuniárias do Judiciário, mão de obra carcerária e doações da comunidade. O CDP Apodi tem sido referencia no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, inclusive esta disputando o premio INOVARE do Conselho Nacional de Justiça. – CNJ.

Alan e Hortência comemoram vitória neste sábado com festa e arrastão

Será realizada no próximo sábado (15), a festa da vitória de Alan Silveira e Hortência Regalado, eleitos gestores de Apodi a partir de 2017. O evento acontecerá no Calçadão da Lagoa, logo após o arrastão pelas ruas da cidade. A festa será animada por artistas da terra e convidados, e promete ser um sucesso.

O arrastão terá concentração na BR – 405, próximo à Escola Estadual Prof. Antônio Dantas, a partir das 19 horas. Ao lado do prefeito eleito e da sua vice, o público percorrerá cerca de 2 quilômetros em passeata, embalado pelas músicas da campanha vitoriosa de Alan e Hortência.

No Calçadão, a festa ficará por conta de Danilo Nickson, Dário Villa, Aline & Dayvid e João Neto Pegadão. O evento não tem hora para acabar.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Confira essa e outras estatísticas do resultados da Eleições 2016


Clique AQUI e veja mais números sobre as eleições 2016.

Feliz dia das CRIANÇAS Hipernet

Deputado José Adécio revela que plano dos Alves pode ser Walter para o Senado e Garibaldi para deputado estadual

O deputado estadual José Adécio, durante entrevista ao programa Panorama do RN, revelou que esteve conversando, recentemente, com o senador José Agripino Maia e em uma  projeção para 2018 foi observado, durante a conversa, que o deputado federal Walter Alves poderá ser candidato ao Senado e o pai dele, o senador Garibaldi Filho, a deputado estadual.

Segundo José Adécio, essa projeção surgiu dentro da conversa com o senador José Agripino e ela poderá ser concretizada como forma de acomodação do ex-deputado federal Henrique Alves, que tentará voltar ao Congresso Nacional. “A grande tendência é Garibaldi e José Agripino para o Senado, mas tem a questão de Henrique, que está sem mandato, então para acomodar pode ser que Waltinho saia para o Senado e Garibaldi iria para deputado estadual”, disse José Adécio, deputado pelo Democratas. “Seria uma ato de simplicidade e humildade de Garibaldi”, disse o deputado. “Garibaldi vendo Henrique no ostracismo…”, lembrou o parlamentar.

Souza Neto lamenta fechamento do Hospital da Mulher de Mossoró

O deputado estadual Souza Neto (PHS) lamentou, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11), o fechamento do Hospital da Mulher, em Mossoró.

“Desde o início do mandato que solicitamos a regularização do Hospital da Mulher, que nunca foi independente financeiramente. A Secretaria de Estado da Saúde Pública fez um acordo para que os servidores da unidade de saúde fossem deslocados para Apodi, contrariando o que o governador disse em Mossoró”, destacou Souza.

Quem será presidente da câmara municipal

Passada as eleições e os 13 vereadores eleitos, as atenções se voltam para a presidência da câmara municipal.

Pelo menos três nomes despontam como candidatos a presidência da câmara municipal de vereadores de Apodi.

Estão atrás de votos.

Acompanhe o ApoDiário também pelo Twitter. Clique AQUI!

‘Secretariado de Alan está se desenhando’

Outra coisa que a população tem curiosidade em saber é sobre o secretariado do novo governo que assumirá a partir de primeiro de janeiro de 2017.

O blog já tomou conhecimento de alguns nomes, mas tudo na onda da especulação, sem nada 100% confirmado.

Vamos aguardar.

Está surgindo um grande grupo político em Apodi

O apodiense gosta, comenta e se envolve com política não é novidade nenhuma.

Próximo ano verá um novo grupo político fazer a diferença, grupo este formado por profissionais liberais e representes da sociedade civil organizada.

Depois das discussões é hora de colocar em prática.

Dois bancos são alvos de criminosos durante a madrugada no RN


Duas agências do Banco do Brasil foram alvos de criminosos na madrugada desta quarta-feira (12) na região Oeste do Rio Grande do Norte. O primeiro crime aconteceu por volta das 2h40, em Ipanguaçu. O segundo, às 3h, foi em Governador Dix-Sept Rosado. Segundo a Polícia Civil, nos dois casos os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro dos terminais.

Em Ipanguaçu, ainda de acordo com a polícia, os assaltantes arrombaram a agência, mas não conseguiram saquear o caixa. Os homens fugiram logo em seguida. Já em Governador Dix-Sept Rosado, os criminosos chegaram armados à agência, explodiram um caixa e atiraram nas vidraças. Um vigilante, ao observar a ação, acionou a polícia e o bando também fugiu sem levar nada. Eles escaparam em dois carros.

G1 RN

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Governo libera pagamento de servidores que recebem até R$ 5 mil

O Governo do Estado segue o pagamento do funcionalismo na próxima sexta-feira (14), quando receberão os salários 7.803 servidores ativos, aposentados e pensionistas com vencimentos entre R$ 4001,00 e R$ 5 mil. Essa faixa salarial corresponde a uma folha de R$ 34,4 milhões.

Com isso, o Governo conclui o pagamento de 90% do quadro de pessoal, incluindo todos os servidores ativos da Educação, da administração indireta que possui recursos próprios e as demais faixas salariais pagas até terça-feira (11).

O Governo vem pagando o funcionalismo por faixa salarial e, atendendo solicitação dos sindicatos de trabalhadores, não haverá distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 5 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos. 

Robinson se reúne com governadores em Brasília e aguarda audiência com Temer

O governador Robinson Faria participou na manhã de hoje (11) da reunião do Fórum Permanente de Governadores dos estados de todo o Brasil para tratar da crise financeira. A reunião aconteceu na capital federal, na residência do governador de Brasília, Rodrigo Rolembergue.

Robinson Faria afirmou que “os governadores estão extremamente preocupados com a situação financeira, que atinge não só o Rio Grande do Norte, mas todos os Estados do Brasil. A crise não é culpa dos Estados. No nosso caso fizemos auditoria, censo dos servidores, e reduzimos o custeio, mas tudo isso não foi suficiente para compensar a frustração das transferências federais”. Robinson comentou, ainda, que os governadores esperam a atenção e a sensibilidade do presidente Michel Temer para que este os receba e adote medidas para enfrentamento à crise.

Utilidade pública: serviço de melhoria na rede elétrica com desligamento programado em Apodi

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia elétrica na próxima quarta-feira (19/10), das 08h00 às 12h00, no Sítio Lagoa do Clementino e adjacências, no município de Apodi.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

Na primeira cota de outubro, 59 municípios do RN têm o FPM zerado

A primeira cota do mês de outubro de 2016 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repasse de recursos financeiros da União para os municípios, foi zerado para 59 cidades do Rio Grande do Norte. O repasse com saldo zero tem ocorrido constantemente nos municípios do RN, prejudicando o investimento dos gestores na realização de obras e em pagamentos a fornecedores e servidores.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) Ivan Júnior, faz um alerta para a situação: “O quadro é cada vez pior, e a situação tem se tornado cada vez mais crítica. As prefeituras já enxugaram o número de funcionários e até mesmo pararam o funcionamento de serviços públicos pela falta de dinheiro. Agora, já não conseguimos fazer qualquer planejamento, e ainda somos surpreendidos com este alto número de prefeituras sem recursos”, lamenta Ivan Júnior.

MUNICÍPIOS COM OS FPM ZERADOS NA PRIMEIRA COTA DE OUTUBRO/2016:

AFONSO BEZERRA
ALTO DO RODRIGUES
ANTÔNIO MARTINS
AREIA BRANCA
ARES
BARAÚNA
CAIÇARA DO NORTE
CANGUARETAMA
CARAUBAS
CARNAÚBA DOS DANTAS
CARNAUBAIS
CORONEL EZEQUIEL
ENCANTO
EQUADOR
EXTREMOZ
FELIPE GUERRA
FERNANDO PEDROZA
FLORÂNIA
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GROSSOS
GUAMARÉ
IELMO MARINHO
ITAJÁ
JANDAÍRA
JANDUIS
JARDIM DO SERIDÓ
JOÃO CÂMARA
JUNDIÁ
LAGOA D ANTA
LAGOA DE VELHOS
MARCELINO VIEIRA
MARTINS
MAXARANGUAPE
MONTANHAS
MOSSORÓ
PARANÁ
PARAZINHO
PARNAMIRIM
PASSAGEM
PEDRA GRANDE
PEDRO AVELINO
PEDRO VELHO
PENDÊNCIAS
POÇO BRANCO
PUREZA
RIO DO FOGO
SANTANA DO MATOS
SÃO BENTO DO NORTE
SANTO ANTÔNIO
SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
SÍTIO NOVO
TAIPU
TIBAU
TIBAU DO SUL
TOUROS
VÁRZEA
VENHA VER

MUNICÍPIOS QUE FICARAM COM OS MENORES VALORES NA CONTA DO FPM:

CAMPO REDONDO – R$ 1.829,79
RIACHO SANTANA – R$ 3.351,20
SÃO BENTO DO TRAIRI – R$ 5.881,47
TRIUNFO POTIGUAR – R$ 4.142,96

Primeiro repasse do FPM de outubro será de R$ 2 bilhões, informa CNM

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês será de R$ 2.098.884.367,55 – sem considerar os recursos destinados ao financiamento da Educação. Ao considerar do porcentual do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), valores brutos, o montante a ser distribuído entre as Prefeituras, nesta segunda-feira, 10 de outubro, chega a 2.623.605.459,44.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em termos nominais, o Fundo apresenta crescimento de 3,19% em comparação com o primeiro decêndio de outubro de 2015, sem considerar os efeitos da inflação. Quando se considera o impacto inflacionário, o decêndio apresenta redução expressiva de 4,09% no valor real dos repasses.

Do início do ano até agora, o FPM acumula R$ 62,604 bilhões, nominalmente. Pouco menos que o montante repassado no mesmo período do ano passado, de R$ 62,788. Nesse aspecto, os economistas da Confederação esclarecem que, em termos nominais, o somatório dos repasses reduziu 0,29%, e isso significa menos recursos no valor efetivamente transferido.

Acumulado
“É importante frisar que no montante acumulado no ano não estão incluídos os valores do 0,5% de 2015 e o 0,75% de 2016, decorrente da emenda constitucional 84/2014, que foi uma conquista da CNM”, indica o levantamento. Ainda conforme o documento, ao considerar os efeitos danosos da inflação, o Fundo em 2016 tem retração bem mais expressiva: 8,89% menor do que o mesmo período do ano anterior.

Mesmo com aparente aumento no Fundo, a CNM relata constantes queixas dos gestores municipais, que apontam a expressiva redução do valor do Fundo. Por se tratar ano final de mandato, a CNM recomenda atenção, mais planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das Prefeituras, para que seja possível o fechamento das contas sem que haja ônus para os gestores municipais.

Nota à população da Femurn

Não é segredo para ninguém a grave crise financeira enfrentada pelos municípios do Rio Grande do Norte.

As Prefeituras encontram-se em situação caótica, em estado de calamidade pública, pelo déficit financeiro.

É nos municípios onde ocorrem as principais demandas.

Ao mesmo tempo, é o ente federativo que menos recebe verbas na divisão tributária - 15% dos impostos voltam para as cidades, 25% ficam nos estados, e 60% com a união. É uma divisão injusta.

As contas públicas municipais há muito sofrem com as constantes quedas de receita e ampliações das demandas e responsabilidades.

É preciso lutar por reforma tributária municipalista já!

Sem isso, municípios continuarão suscetíveis à falência em momentos de instabilidade financeira do país – tal qual ocorre atualmente.

O fortalecimento financeiro é a única saída para estabilizar as cidades. Nós, prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, lutaremos com todas para que seja feita justiça fiscal.

As frustrações constantes de receita inviabilizam qualquer gestão. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, acumula recorrentes quedas, acompanhadas do número recorde de prefeituras com fundo zerado: 59 cidades, em julho, setembro e outubro.

Na educação e saúde, duas frentes que deveriam ser prioridades, as cidades não têm recursos sequer para manter o que hoje já existe.

A defasagem de valores dos convênios – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), onde o Governo Federal repassa apenas R$ 0,50 por merenda de aluno conveniado e as prefeituras complementam o restante no valor das refeições – também inviabiliza até mesmo o interesse de investir na educação, pois o gestor não tem como garantir o complemento no valor da merenda.

Alguns municípios chegam ao trágico ponto de fechar escolas, por falta de dinheiro para mantê-las – 13 foram fechadas até junho deste ano. Também faltam recursos para pagar o magistério e manter o transporte escolar. Na saúde, as farmácias estão desabastecidas.

É importante esclarecer: As Prefeituras adotaram todas as medidas necessárias para conter a crise econômica. Mesmo assim, muitas não conseguem mais sequer honrar o pagamento do funcionalismo.

Os gestores já não têm mais onde promover cortes financeiros.

Lamentamos profundamente este quadro de deterioração econômica do setor público municipal. Continuaremos lutando para honrar os compromissos, superar a crise e fortalecer os municípios.

Gaspec realiza II Baile Beneficente com Radiola Club de Mossoró


O Gaspec deu início as vendas de mesas para o grande Baile Beneficente Amigos do Gaspec com a Banda Radiola Club de Mossoró no próximo, dia 11 de Outubro na ACDA.

Contamos com sua presença para abrilhantar ainda mais a nossa noite para relembrar as grande canções da Jovem Guarda.

A família Gaspec – Grupo de Assistência as Pessoas com Câncer de Apodi desde já agradece quem adquirir a mesa.

Mesas ao preço de R$ 60,00, falar com Ideusa Gurgel pelos telefones (84) 99122-0957 ou 999939232

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O voluntário que faz uma prefeitura economizar milhões por ano

É muito fácil fiscalizar o governo municipal”, diz Jaime Klein, 40 anos, que dedica quatro horas de seu dia a fazer com que a Câmara e a Prefeitura de São José (SC) gastem melhor o dinheiro público.

Em três anos, a equipe montada por Klein contribuiu, por exemplo, para elevar a economia do Legislativo da cidade – verba não gasta devolvida aos cofres públicos – de R$ 300 mil para R$ 8,5 milhões anuais. Ajudou ainda a suspender licitações suspeitas e colocou uma lupa sobre gastos da prefeitura.

Com uma pequena sala, receita mensal de R$ 6 mil e 35 voluntários, o Observatório Social de São José integra uma rede homônima de ONGs que se espalhou por cidades médias e pequenas do Brasil nos últimos dez anos – e hoje soma mais de 100 entidades em 19 Estados, com atuação forte no Sul do país. Só em Santa Catarina, 19 cidades contam com esse tipo de iniciativa, segundo o site do OSB, o Observatório Social Brasileiro.

Muitas delas, tocadas por voluntários como Jaime Klein, dedicados a monitorar os gastos de municipalidades, evitando excessos, desperdícios e desvios, e ajudando a economizar dinheiro público.

A inspiração é o Observatório Social de Maringá (PR), que surgiu em 2005 após um escândalo de corrupção na cidade.

Logo no primeiro trabalho, a entidade paranaense descobriu que uma compra de ácido acetilsalicílico (AAS), ao preço de R$ 0,009 por comprimido, tinha sido registrada na ata da licitação por R$ 0,09 – superfaturamento de 900%. Houve denúncia e restituição de R$ 63 mil ao erário.

Alunos de COMEX Polo CÓRREGO (Apodi/RN) apresentam TCC's

Os 23 alunos concluintes do Curso Técnico de COMÉRCIO EXTERIOR da rede e-Tec/EAJ/UFRN (Polo Córrego - Apodi/RN) apresentaram, no dia 07/10/2016 (sexta-feira), nas dependências da Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres (EMIAT), os seus trabalhos finais através de projetos de EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO/COMERCIALIZAÇÃO, tendo como objeto de estudo empresas LOCAIS/REGIONAIS/NACIONAIS que operam ou pretendem operar no mercado internacional.

Foram apresentações SUBLIMES que mostraram a VIABILIDADE de investimentos nessa área, aproveitando as potencialidades da região, bem como a demonstração CLARA de que há profissionais capacitados para tal empreendimento.

O evento foi bastante prestigiado, com a presença do Coordenador do Polo Caubi Tôrres; do presidente da COOPAPI Marmo Souza (parceira da rede e-Tec); de Diany Câmara (Vice-Diretora da EMIAT); dos tutores dos demais cursos técnicos ofertados no Polo Apodi: Clébson Lima e Irenilde (Cooperativismo) e Keila Ferreira (AgroIndústria); além da presença de alunos egressos, familiares e a comunidade em geral.

Os tutores Roberland Queiroz e Romine Viana, responsáveis pelo evento externaram a satisfação e o privilégio de conduzirem momento tão sublime para a EDUCAÇÃO de Apodi e Região.

Laete ganha na justiça e vai assumir vaga na Câmara


Apenas 12% das mulheres candidatas foram eleitas para prefeituras

O primeiro turno do pleito municipal deste ano elegeu apenas 12% de mulheres para os cargos de prefeito em todo país, mostra análise feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta eleição, o percentual de mulheres que disputaram cargos eletivos ultrapassou 30%. De acordo com o tribunal, a primeira vez que isso ocorreu foi nas eleições municipais de 2012, quando partidos políticos e coligações atingiram o percentual de 32,57% de candidatas.

Segundo o TSE, do total de candidatos na eleição, 155.587 (31,60%) eram mulheres e 336.819 (68,40%), homens. Na disputa para os cargos de vereador em todo o país, a proporção foi ainda maior: 32,79% candidatas. Na disputa majoritária, para prefeito, 12,57% dos candidatos eram do sexo feminino.

A região que proporcionalmente elegeu mais mulheres nos cargos de prefeito foi o Nordeste, com um índice de 15,99%, seguido por Norte (14,80%) e Centro-Oeste (12,58%). As regiões Sul e Sudeste ficaram abaixo dos dez pontos percentuais, com 7,05% e 8,9% respectivamente. O Estado do Rio Grande do Norte foi o que elegeu mais mulheres, em 28,14% dos cargos. O menor percentual ficou com o Espírito Santo: do total de vagas preenchidas, apenas 5,41% foram ocupadas por mulheres.