sábado, 19 de novembro de 2016

Alcoólicos Anônimos do Apodi conclamam a sociedade a ajudar pessoas a se livrar da dependência do Álcool

Você está preocupado com os problemas que a bebida tem lhe trazido?

Tem problemas com dependentes do álcool na sua família?

Deseja aprender mais sobre Alcoólicos Anônimos ou quer encontrar AA perto de você?

Se você responde sim a todas essas perguntas acho que tem como você ou alguém que você conhece receber ajuda.

Em Apodi existe um grupo dos Alcoólicos Anônimos – AA. O grupo dos AA do Apodi necessitam do apoio da sociedade apodiense no sentido de levar uma pessoa que tem dependência química do álcool para participar das reuniões na sede do AA. Por isso, a AA pede a participação da sociedade não no sentido de conduzir amigos, parentes que tenha problemas com alcoolismo a sedo do AA de Apodi.

O objetivo básico do AA é contribuir para livrar dependentes do Álcool e, como consequência, salvar famílias da desestruturação causada por essa droga chamada álcool que é a porta de entrada para muitas outras.

O AA do Apodi “não está interessado em ajuda financeira” e sim, Reiteramos que necessita do apoio da sociedade apodiense no sentido de conduzir pessoas dependentes as reuniões do AA e receber ajuda com serviços oferecidos de forma inteiramente gratuita.

Serviço: Dias: Reuniões do AA são sempre aos sábados. Horário: A partir das 07 h 30. Endereço: A sede do AA Apodi fica situada a Rua Hélio Morais Marinho, Nº 54. Referência: Por trás do anexo da escola Municipal Lindaura Silva – antigo Núcleo da UERN. Vamos lá. Participe. Compartilhe essa ideia. Faça sua parte. Ajude a livrar uma pessoa do vício.


Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Temer convoca Robinson para reunião

O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) participa, na próxima terça-feira (22), de nova reunião com o presidente Michel Temer em Brasília (DF).

O presidente da República convocou, ontem, uma reunião com todos os governadores para discutir a situação financeira dos estados.

Alô Governador! Reze para não adoecer em Apodi

É grave a situação do Hospital Regional de Apodi. Falta de tudo. Reze para não adoecer e precisar da unidade de saúde.

Não tem nada. Falta tudo mesmo. Literalmente. A colaboração do CDL apenas amenizou um pouco...

Deus tenha misericórdia de quem chega lá. E nos proteja! Amém!

A União dos Mecânicos de Apodi realizou o 9º Pitstop



A União dos Mecânicos de Apodi – UMA realizou na manhã de hoje (19) o 9º Pitstop com a maior Campanha de Manutenção Preventiva da região Oeste.

O evento aconteceu em frente a Escola Estadual Antonio Dantas, das 8h às 12h com sorteio de brindes e palestra de direção defensiva.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

"São exemplares", revela diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi sobre presos evangélicos


Cinco presos, que já são convertidos à doutrina evangélica, se batizaram na tarde desta sexta feira, 18, dentro do Centro de Detenção Provisória em Apodi. No total, cerca de 30 presos da unidade são evangélicos e cinco passaram pelo batismo hoje. “São exemplares, não dão trabalho e respeitam o trabalho da gente”, revela o diretor do CDP, o agente penitenciário Márcio Morais.

O batismo dos presos é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvidos por igrejas evangélicas da cidade dentro da unidade prisional. No CDP, há culto e estudo bíblico todos os dias.

Clique AQUI e continue lendo.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Fonte: Mossoró Hoje

Congresso Nacional vai acabar com os supersalários e juízes estão apreensivos

Presidentes de algumas das principais associações de juízes do país se reuniram ontem com a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, para tratar da comissão do Senado criada para passar um pente-fino em supersalários nos três Poderes e de propostas em discussão no Congresso vistas como tentativa de enfraquecer o Judiciário.

“Temos uma pauta que nos preocupa no Congresso, que são essas investidas no sentido de desestruturar a magistratura e o Ministério Público. Investida que já não é uma desconfiança, é uma certeza de que alguns parlamentares estão tentando reprimir o sistema de Justiça que hoje está fazendo as investigações mais importantes do país”, disse o presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), João Ricardo Santos Costa.

Temer convoca governadores para discutir situação financeira dos estados

O presidente Michel Temer convocou, para a próxima terça-feira (22), uma reunião com os governadores para discutir a situação financeira dos estados.

Antes do encontro com Temer no Palácio do Planalto, os governadores terão uma reunião com o ministro Henrique Meirelles, no Ministério da Fazenda.

Hoje (18), Temer se reuniu com o ministro da Fazenda interino, Eduardo Guardia, e com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, em mais um encontro para discutir a situação das contas públicas dos estados.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Prestigie e colabore com o 'Bazar Solidário' do Gaspec


No próximo dia 3 de dezembro, a partir das 7hs o Gaspec estará realizando mais um Bazar Solidário com peças a partir de R$ 3 reais em benefício as pessoas acometidas por Câncer.

Faça sua doação ou adquira sua peça, com essa atitude você estará ajudando alguém que precisa do seu apoio. O Bazar Solidário funcionará em frente à Igreja Matriz.

Contamos com você. Abrace essa causa, junte-se a nós!

Darcy Ribeiro estava certo

O ex-senador, ex-ministro, professor e escritor mineiro Darcy Ribeiro estava certo. Ele é até hoje uma das minhas melhores inspirações.

Lançou no Brasil o projeto das escolas de tempo integral e é um dos pais da Universidade de Brasília (UnB).

Perseguido, exilado, nunca deixou de amar o Brasil.


Gosto de repetir um episódio sobre o final de sua vida: poucas horas antes de morrer, com câncer terminal no Sara Kubitschek - em Brasília, ele fez um último pedido à médica amiga:

- Doutora, eu quero dar uma aula.

Queria uma criança para ouvi-lo.

Ela apresentou-o a um filho de 9 anos. Darcy, empolgado, sem rodeios, lhe falou sobre o Brasil. Com a paixão de sempre.

Não largou a esperança de termos futuro.

Sobre educação e segurança, foi premonitório. Estava certo.

- Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.

Fonte: Carlos Santos

FEMURN aciona Justiça para garantir repasses as prefeituras

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – irá acionar a justiça para garantir os repasses de juros e multas da repatriação para os municípios potiguares. O anúncio foi feito hoje pelo Presidente da Federação e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior em entrevista concedida ao vivo no jornal Bom Dia RN, da Intertv Cabugi.

Segundo Ivan, a ação é necessária para garantir o repasse aos municípios: “Ontem à noite, o presidente Temer anunciou que pode repassar os recursos aos municípios de forma administrativa, mas diante da preocupação dos gestores que já vêm sofrendo com a falta de respeito com a causa municipalista, decidimos entrar com uma ação na justiça para garantir o dinheiro”, afirmou Ivan.

Ivan alertou que as dificuldades já enfrentadas durante todo o ano, se agravam neste período, com o pagamento de décimo terceiro e prestação de contas. O presidente lembrou, inclusive, que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 315/2016 que trata de uma proteção aos gestores municipais para que não sejam penalizados pelas exigências na Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que esta não leva em consideração as perdas financeiras vivenciadas nestes dois últimos anos, está em tramitação no Congresso e deve ser aprovado.

O presidente da FEMURN também afirmou que a redução das receitas prejudica o atendimento dos serviços públicos para a população: “Os municípios vem fazendo seu dever de casa, cortando despesas, buscando melhorar a eficiência da gestão, mas mesmo assim a queda de receita constante prejudica o planejamento e afeta a vida do cidadão, porque temos dificuldades de manter os serviços básicos”, lamentou Ivan.

Posto Cidade tem a qualidade do combustível atestada pela equipe da DISLUB


Primando pela qualidade de seu combustível oferecido aos clientes de Apodi e região, o Posto Cidade do empresário Batista Araújo recebe periodicamente a visita do laboratório móvel da DISLUB, que realiza testes no combustível oferecido no posto que é referência na cidade.

A qualidade mais uma vez foi atestada pela equipe do laboratório, deixando clientes sempre convictos de que estão abastecendo com um combustível puro e sem prejuízos para seus veículos.

A qualidade em combustível é o slogan do Posto Cidade, que além dessa grande vantagem oferece ainda o diferencial do melhor atendimento da região, com frentistas treinados e sempre voltados para os clientes.

Fonte: Josenias Freitas

O Empreender e a UMA contam com sua presença no 9º Pitstop

Clique no convite para ampliar!

Futuro vereadores da Nova Geração se reuniram na Barragem de Santa Cruz


Os vereadores eleitos nas últimas eleições, que compõem o grupo da Nova Geração se reuniram novamente, desta vez na Barragem de Santa Cruz.

O encontro aconteceu na Barraca do Peixe, no cardápio muita política e articulação para composição da nova mesa diretora, além de muito peixe.

Estiveram presente os atuais vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete, ambos do (PCdoB); Júnior Carlos (PSB) e Soneth Ferreira (PP). Além dos vereadores eleitos Charton Rêgo e Gilvan Alves (PTdoB) e Paulo de Telécio (PSD).

O também vereador eleito Bebé Gama (PTdoB) não pode comparecer.

A gata da sexta feira cuidando da saúde dos tarados!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NOTA DE REPÚDIO: Governo Federal dá terceiro calote seguido nos municípios do RN

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – repudia veementemente o terceiro calote seguido que o Governo Federal dá aos municípios, em relação aos recursos da repatriação.

Primeiramente, os municípios foram excluídos do recebimento de multas e juros dos valores da repatriação – que ficaram apenas com a união; em seguida, o recurso veio 15% menor que o estimado inicialmente; agora, o valor da segunda parcela – a ser paga no próximo dia 20 de novembro – que seria de aproximadamente R$ 200 milhões para todos os municípios do país, caiu para R$ 2 milhões.

A redução que corresponde a apenas 1% no valor é grave e afeta diretamente as prefeituras, que já haviam feito cálculos e previsões de acordo com o montante que seria pago inicialmente. Os gestores precisam refazer às pressas as contas e, lamentavelmente, deixar de honrar compromissos que planejaram pagar com os recursos da União. A gritante redução afeta diretamente a economia financeira das prefeituras e dos municípios por um todo.

A FEMURN também considera lamentável que em um ano marcado por acumuladas perdas financeiras nos repasses, o recurso extra que poderia amenizar a gravidade das finanças municipais se torne praticamente inexistente e provoque o efeito reverso à economia: piore as dificuldades já enfrentadas em nossas cidades.

Lamentavelmente, o investimento nos municípios se torna cada vez mais deficitário, e a tendência é que as dificuldades para pagamento de salários de servidores e dívidas com fornecedores se agrave ainda mais, inviabilizando as cidades.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Estados e municípios não podem demitir

Mesmo em situação falimentar, como na crise atual, União, Estados e Municípios são impedidos de demitir servidores, ainda que não sejam necessários. O artigo 41 da Constituição lhes garante estabilidade.

Por essa razão, apenas 5.659 foram punidos com desligamento em todo o País, entre os anos de 2003 e 2015. Em média, foi uma demissão por município em 13 anos, após processos que se arrastam durante anos.

Prefeitura avança com a construção da Creche Modelo em Apodi


As obras da creche modelo de Apodi continuam avançando. Em breve ela será entregue à população. Após a conclusão, a creche atenderá cerca de 300 crianças de 0 a 5 anos de idade.

E esta semana mais uma medição da Creche Modelo foi paga pela Prefeitura Municipal no valor R$ 83.974,90.

“Ao todo já pagamos R$ 356.307,97 sendo de recursos próprios mais de R$ 320 mil reais. Só pra lembrar que a CGU detectou mais de 320 mil desviado dessa obra. Estamos pagando novamente o mesmo serviço que deveria ter sido feito. Uma obra importante que estamos trabalhando para entregar as nossas crianças”, comentou o prefeito Flaviano Monteiro. Trabalho pela coletividade e zelo pelo dinheiro público é uma marca do Governo Apodi Terra Querida.

Aém dessa construção a prefeitura está construindo a escola do Polo Góis na zona rural do município. A atual gestão também está angariando recursos para construir mais obras e reformas por todo município.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Aliado do governo, Fábio Faria cobra em plenário repasse aos estados das multas de repatriação

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) fez mais um apelo no plenário da Câmara, em Brasília, para que seja aprovada uma proposta de socorro aos estados e municípios com dificuldades de fechar suas contas até o final do ano. Ele reforça o pedido para que o governo apresente medidas emergenciais que garantam recursos aos que estão em crise financeira. “No Rio Grande do Norte, já temos mais de R$ 1 bilhão em frustração de receitas do FPE e dos royalties do petróleo. Não temos condições de recuperar a economia nacional com estados quebrados”, afirmou Faria.

O parlamentar ressalta a importância de todos os entes da federação receberem parte dos recursos arrecadados com multas do programa de repatriação do governo, que somam R$ 11,4 bilhões. Até agora só está assegurada a divisão do montante arrecadado com o Imposto de Renda – R$ 23,4 bilhões. “Essa questão está agora nas mãos do STF. A não repatriação proporcional da receita fere o disposto no artigo 160 da Constituição Federal”, argumenta.

Se os Estados também forem contemplados com parte da multa de repatriação, o Rio Grande do Norte receberia mais R$ 211 milhões da União. Valor que ajudaria o Governo do Estado a honrar o pagamento do funcionalismo público, principalmente o 13º salário dos servidores estaduais. “Não podemos chegar ao final do ano com quase todos os estados sem condições de pagar o 13º salário”, encerrou o deputado.

Governo lança programa que visa melhorar as estruturas físicas das escolas do RN

Por meio do decreto Nº 26.436, do último dia 7 de novembro, o Governo do Rio Grande do Norte criou o Programa de Manutenção, Reforma, Ampliação e Construção de Escolas da Rede Estadual de Ensino, o RenovEscola, que garantirá melhorias na estrutura física das escolas por meio de equipes de construção espalhadas pelo RN, além das licitações convencionais.

Para a secretária estadual de Educação, professora Cláudia Santa Rosa, o RenovEscola representa um avanço na melhoria da estrutura física da Rede Estadual de Educação: “Graças a sensibilidade do governador em entender a necessidade deste programa, poderemos garantir uma infraestrutura mais digna as nossas escolas, tornando os prédios mais apropriados para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos de cada instituição. ”

O RenovEscola será guiado pelos Padrões de Referencias de Funcionamento da Escola, que são as diretrizes elaboradas pela SEEC e de acordo com o Ministério da Educação. O programa consiste em realizar manutenções periódicas nas escolas por meio de equipes, a serem licitadas pela SEEC, de acordo com o levantamento feito pela secretaria contando com todas as unidades de ensino.

O decreto também prever reformas, ampliações e construção de escolas, de acordo com a demanda por matrículas e atendendo à política defendida pelo Plano Estadual de Educação (PEE). O RenovEscola será executado com recursos do Tesouro Estadual, da quota do Salário Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Governo Federal, de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, de emendas parlamentares e ainda por iniciativa de pessoas físicas, entidades e empresas que desejem fazer investimentos sociais na Educação do RN.

Serão parceiras na realização do programa as Secretarias de Estado da Educação (SEEC), da Infraestrutura (SIN) e do Planejamento e das Finanças (SEPLAN). A definição dos critérios e da ordem de prioridade para realização as ações obedecerão às normas da SEEC que serão publicadas em até 30 dias, contados desde a assinatura do decreto de criação do programa.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Vereador, o representante do povo no município

Neste ano tivemos eleições municipais no nosso país, onde elegemos prefeitos e vereadores para nossos municípios.

Mas será que todos os cidadãos sabem realmente a função e as atividades que esses representantes exercem e para as quais foram escolhidos?

O Juiz de Direito Herval Sampaio publicou no Novo Eleitoral alguns textos sobre esse tema. Acesse através dos links http://www.novoeleitoral.com/index.php/en/noticias/sociedade/1253-vereador e http://www.novoeleitoral.com/index.php/en/noticias/eventos/1305-vereador-palestra

Nesse sentido, destacamos a presença de Dr. Herval Sampaio no 52º Congresso Brasileiro de Vereadores, realizado pela UVB para discutir a função fiscalizatória dos vereadores. O evento ocorrerá entre os dias 22 a 25 de novembro de 2016 no Hotel Brasília Imperial em Brasília/DF - Tel (61) 3425-0000 (SHS Quadra 3, Bloco H). Garanta já a sua reserva, pois as inscrições no site www.uvbbrasil.com.br vão até o dia 18 de novembro.

A palestra será dia 24.11 (quinta-feira) às 14h com o tema "A Relevância moderna para a sociedade do papel de fiscalização dos atos estatais pelo vereador".

Nessa linha, segue um texto cujo título é "Vereador, o representante do povo no município". Leia abaixo:

"O vereador, por morar onde moram seus eleitores e viver o seu dia a dia junto deles, acompanha de perto os acontecimentos da vida da comunidade. Ele também exerce suas atividades profissionais nesse ambiente. Estando tão próximo, encontrando as pessoas, conversando com um e com outro, ele fica conhecendo as necessidades do povo.

O vereador tem oportunidade de ouvir sugestões, reclamações e pedidos vindos das pessoas as mais variadas, desde as menos atuantes e informadas até as que sabem das coisas que não andam bem. Ele, inclusive, é, por direito, usuário dos serviços públicos que são oferecidos aos seus conterrâneos e pode avaliar se são de boa qualidade ou não. Por estar tão próximo à sua comunidade, ele fica conhecendo as demandas sociais. Consciente de que é capaz de influenciar em decisões que beneficiem a todos, o vereador deve buscar meios para ajudar sua cidade.

Por outro lado, seus correligionários e adversários fiscalizam de perto o seu trabalho. Assim sendo, fica nítido que é na vereança que está a prova de fogo de qualquer político. Como vereador é que o político prova a capacidade que tem de ser um bom representante da comunidade que o elegeu.

O vereador é "por excelência, o representante do povo no município", logo, é um dos brasileiros mais importantes para a vida do país. É o parlamentar que subiu o primeiro degrau de uma vida pública que exige muita experiência. Será muito interessante conhecermos melhor o seu trabalho".

O Político
O político deve ter seus interesses voltados para a administração da coisa pública. Para isso, é preciso que ele tenha planos e projetos de governo que serão submetidos à apreciação dos eleitores. Para disputar cargos de governo, os políticos precisam estar filiados a um partido político, sem o qual não poderão se candidatar.

Os partidos são criados com o objetivo de assumir o poder e pôr em prática seus programas de governo. Os planos de governo estão relacionados às competências de cada esfera de governo: federal, estadual e municipal. Uma vez eleitos, os candidatos colocam em prática a plataforma partidária.

O Poder de representação
Os vereadores existem para representar os cidadãos dos seus municípios. Cada vereador é representante de uma parcela dessa população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município.

Eles têm o poder de fazer leis que atendam aos interesses dessa comunidade. Para tal, eles precisam se reunir para deliberar. É a essa reunião de vereadores que se denomina Câmara de Vereadores ou Câmara Municipal. A Câmara, para deliberar, precisa ter uma sede. É o local onde são realizadas as sessões e a prática de todos os seus atos.

No dia 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição municipal, quando a Câmara se reúne para dar posse aos vereadores, ao prefeito e para eleger a Mesa Diretora, tem início a Legislatura. O número de vereadores que compõem a Câmara Municipal é proporcional à população do município, conforme definido pela Constituição Federal.

Deveres
Como representante do povo no município, o vereador tem deveres, direitos e limitações próprios da sua função. A missão do vereador é trabalhar pelo bem de toda a comunidade que representa.

E trabalhar pelo bem comum implica trabalhar pelo exercício pleno da cidadania de todas as pessoas que vivem ou transitam no município.

Buscar o bem da comunidade é buscar o bem comum, de todos os cidadãos e das instituições públicas e privadas.

Para isso, o vereador deve:
  • acompanhar os acontecimentos da vida da comunidade;
  • conhecer os problemas e necessidades dessa comunidade;
  • buscar soluções que atendam os interesses dos cidadãos;
  • participar ativamente das sessões na Câmara Municipal;
  • proporcionar à população todas as condições para o exercício pleno da cidadania.

O dever da boa conduta dá moral ao vereador.

Os eleitores esperam que seus vereadores:
  • sejam cidadãos exemplares;
  • sejam dedicados ao trabalho;
  • gostem de política e estejam dispostos a dedicar parte de seu tempo e de sua vida;
  • para trabalhar em benefício dos outros;
  • não tenham nenhuma restrição de natureza moral.

O bom vereador deve estar sempre bem informado.

Não basta estar apenas atualizado, é preciso também:
  • estar por dentro dos acontecimentos em seu município;
  • conhecer os anseios e necessidades do seu povo;
  • acompanhar as obras públicas que estão sendo realizadas;
  • conhecer a destinação das verbas públicas do seu município;
  • saber dos novos recursos que estão destinados e qual sua finalidade;
  • acompanhar a criação de comissões, fóruns e comitês;
  • acompanhar as novidades sobre administração municipal que são aplicadas em outros municípios.

Fonte: Curso online "Papel do Vereador" - Interlegis

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Ministério Público Federal dar parecer que pede impugnação de Júnior Souza


O processo de registro de candidatura do vereador Júnior Souza ainda tramita nos tribunais, e o Ministério Público Federal emitiu parecer que pede a impugnação da candidatura de Júnior Souza, e sua consequentemente perda do mandato de vereador para o período de 2017-2020.

Júnior Souza teve seu registro cassado no cartório eleitoral de Apodi, mas conseguiu reverter essa decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN.

No entanto, a decisão foi contestada, e chegou agora a Brasília, onde o Supremo Tribunal Eleitoral – STE, deverá dar parecer final, onde não caberá mais recursos após último e decisivo veredito.

Caso os ministros acolham parecer do Ministério Público Federal, os votos de Júnior serão considerados nulos e quem assumirá a vaga será o suplente Elson Marinho.

Comissão da Festa da Padroeira visitam Vereadores para garantir recursos

Os membros da comissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Paróquia de Apodi, e o pastor Maciel Rodrigues estiveram na manhã de hoje (16) na Câmara Municipal de Apodi.

A comissão foi pedir mais uma vez aos Vereadores a aprovação de um projeto para a FUNDEVAP, que beneficiará toda estrutura da festa de 250 anos da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Paróquia e São João Batista em Apodi.

Na sessão de amanhã, os vereadores ficaram de aprovar o projeto no valor de R$ 35 mil reais para FUNDEVAP, consequentemente sendo repassado a Paróquia garantindo toda infraestrutura da festa religiosa.

Outros projetos deverão também ser votados amanhã.

Vamos acompanhar.

Getúlio Rêgo é contra manifestações em datas que tragam prejuízos à população

O anúncio de uma próxima mobilização nacional para o dia 25 de novembro levou o deputado estadual Getúlio Soares (DEM) a se pronunciar no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (16). Por se tratar de um dia de semana, o parlamentar mostrou ser contrário a qualquer tipo de manifestação, mesmo considerando legítima, mas que traga prejuízos para a população, na sua opinião.

“Por que não fazer essa paralisação no sábado ou no domingo? O Brasil vive uma crise sem precedentes e atos como esses, que param avenidas e BRs, prejudicam o funcionalismo, o comércio, a indústria. Mesmo que sejam legítimas, as reivindicações não podem tirar o direito de ir e vir do cidadão e atrapalhar a trafegabilidade”, disse o parlamentar.

Para Getúlio Rêgo, já que a pauta é nacional, o movimento poderia acontecer em Brasília e em datas que não prejudiquem a população. Ele contou que ouviu relatos de populares sobre os transtornos causados no último movimento no Estado. “É lamentável ouvir casos como de uma pessoa com deficiência física que ficou horas parada no Viaduto sem assistência à saúde”, relatou.

Diferenças de expectativa de vida podem ser obstáculo à reforma da Previdência


Da Agência Brasil:

A reforma da Previdência é uma das principais apostas do governo federal para tentar equilibrar as contas públicas. Uma das propostas prevista na reforma é estabelecer a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. Atualmente, o trabalhador pode pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no dos homens. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade e o tempo de contribuição.

E um dos obstáculos da reforma do sistema previdenciário será lidar com a disparidade entre as expectativas de vida no país.

Se analisarmos por estado, existe uma diferença de 8,4 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre a maior expectativa de vida, registrada em Santa Catarina, e a menor, no Maranhão.

Enquanto a esperança de vida dos catarinenses é 79 anos, para os maranhenses é 70,6 anos. A discrepância é o retrato das diferenças entre as regiões do país.

Na Região Sul, a expectativa de vida está em 77,8 anos, a maior do Brasil, no Nordeste, onde fica o Maranhão, é 73 anos, a segunda mais baixa do país.

A Região Nordeste fica atrás somente do Norte, onde o tempo médio de vida dos brasileiros é 72,2 anos. Rondônia, Roraima e Amazonas puxam o indicador para baixo, com esperanças de vida respectivamente de 71,3 anos, 71,5 anos e 71,9 anos. No Nordeste, apesar de o Maranhão ter a menor expectativa do Brasil, estados como Paraíba (73,2 anos), Bahia (73,5 anos) e Ceará e Pernambuco (73,9 anos) ajudam a melhorar o índice.

Conheça os municípios brasileiros com as piores expectativas de vida


A reforma da previdência, posta em discussão pelo Governo Federal, também coloca a mostra as diferentes expectativas de vida no país.

A menor expectativa é no município de Cacimbas, na Paraíba, com apenas 65,3 anos.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

ApoDisney: 4ª Edição do Criança é Festa!


No próximo dia 11 de dezembro, Apodi será palco da 4ª Edição do Criança é Festa.

Uma realização da Prefeitura do Apodi, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Convite – Assembleia de criação da APDA

Clique no convite para ampliar!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Prefeito Flaviano vai entregar prefeitura com contas equilibradas, salários, encargos da folha e fornecedores em dia

O prefeito Flaviano Monteiro informa que a prefeitura do Apodi está com as contas equilibradas, vai deixar uma prefeitura com os salários, encargos da folha, fornecedores, tudo em dia.

“Ainda vamos deixar recursos assegurados do Saneamento Básico, da UBS do Góis, da reforma do Centro de Saúde, de duas Quadras de Esportes e dinheiro em caixa. Tudo isso fruto da gestão equilibrada que estamos fazendo. Portanto, se tem prefeitura quebrada no Oeste, não é a de Apodi. Só para esclarecer sobre as prefeituras que os novos gestores vão assumir”, esclareceu Flaviano.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Prefeitos com as contas do terço nas mãos

Os prefeitos da região Oeste começam a botar as contas do terço na mão. Motivo: irão receber as prefeituras com um buraco financeiro grande.

Saída: rezar ou se mexer rápido para tentar driblar a crise. E que crise!

Tem prefeito que vai se perder pela boca, pois não poderá cumprir as promessas de campanha.

Só Deus na causa!

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Rio Grande do Norte arrecadou mais de R$ 11 bilhões em impostos


Os potiguares já pagaram mais de R$ 11 bilhões em impostos de acordo com informações divulgadas de Janeiro a Novembro de 2016 pelo site do Impostômetro.

Faltando apenas um mês e meio para o fim do ano, a contabilização dos impostos pagos no estado do Rio Grande do Norte não para de aumentar.

Fonte: Salomão Medeiros

9º Pit Stop da União dos Mecânicos de Apodi – UMA


Vem aí o 9º Pit Stop da União dos Mecânicos de Apodi – UMA.

O evento acontecerá no próximo dia 19 de novembro de 2016. Das 08h às 12h. Em frente ao Antonio Dantas, com sorteio de brindes e palestras de direção defensiva.

Realização: União dos Mecânicos de Apodi – UMA.

Imóvel comercial à venda, Apodi - RN


Imagina trabalhar em um local muito amplo e moderno.

Vende-se um prédio comercial bem no centro do município de Apodi – RN, localizado à rua Governador Dix-Sept Rosado, nº 70.

Interessados é só ligar para (84) 99189-9093 ou (tim) 99907-7913 falar com Elcias Fernandes.

Muito espaço em um lugar tranquilo e no centro comercial da cidade. Venha conhecer!

Observação: é o prédio que funciona o Retalhão Novo Center.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Quinta vão boicotar de novo?

Alguns dos Vereadores de Apodi estão dando um “verdadeiro” exemplo de como legislar.

Mas, já passou a eleição...

Agora, alfo!

A vitória causou um efeito: sumiço. 

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: @JanioApoDiario

Eleições de 2018 começam a ser articuladas

A poeira das eleições de 2016 ainda nem baixou direito e os pactos para 2018 começam a ser fechados.

A política é mesmo fascinante!

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Hemocentro de Mossoró estará coletando Sangue em Apodi, dia 10 de dezembro. Seja um doador!


A Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população apodiense que a Unidade Móvel do Hemocentro, estará coletando Sangue, no dia 10/12/2016. Em frente à Escola Gerson Lopes, das 07h30 às 14h30.

Doar sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro de Mossoró para um uso subsequente em uma transfusão de sangue.

Seja um doador você também!

Prefeitos correm atrás de fatia da grana repatriada

A coluna Painel, edição de hoje da Folha de São Paulo, traz a informação de que animada com a decisão do STF que pode aumentar a parcela dos Estados na repatriação, a Frente Nacional de Prefeitos orientou os municípios a ir à Justiça para também ampliar sua fatia do bolo. Distribuiu até um recurso modelo aos prefeitos.

Para a entidade, os municípios têm direito a um extra de R$ 5,2 bilhões.

Prefeitos recém-eleitos queixam-se de que os atuais gestores estão torrando o Orçamento nos últimos meses de mandato. Um deputado foi informado de que, em uma cidade baiana, o derrotado lançou mais de dez licitações para queimar a última parcela do Fundeb.

Repatriação não paga o décimo terceiro

Não dá mesmo.

Não se animem senhores prefeitos!

Os recursos oriundos da repatriação não darão para cobrir as despesas do pagamento do décimo terceiro salário.

Escolinha Show de Futebol da Fundevap realiza amistosos em Felipe Guerra


O trabalho desenvolvido pelo professor Wellington Cristino a frente do departamento de esportes da FUNDEVAP, vem crescendo gradativamente, e com isso ganhando notoriedade e espaço no cenário esportivo de Apodi região Oeste.

Neste fim de semana o professor levou a garotada para mais uma série de amistosos na vizinha cidade de Felipe Guerra, onde os garotos apodienses jogaram contra atletas do projeto ABELHAR, que também tem destaque a nível de região.

O intento do professor é de participar de intercâmbios com garotos de outras cidades, oferecendo a oportunidade dos meninos da FUNDEVAP mostrarem seu talento.

Fonte: Josenias Freitas

domingo, 13 de novembro de 2016

O poder muda as pessoas

Anotem aí…

O poder muda as pessoas!

O que tem de prefeito eleito que mudará suas atitudes quando sentar na cadeira do gabinete não está escrito em gibi.

Nem sempre a humildade prevalece nestes casos.

Quem andava pelas ruas cumprimentando o povo, agora se fechará, pois não terá como cumprir todos os compromissos e o poder subirá à cabeça.

Aguardem…