sábado, 26 de novembro de 2016

Prefeitura do Apodi asfaltará as ruas do entorno da Praça da Matriz


A Prefeitura Municipal de Apodi fará o serviço de recuperação do asfalto das ruas do entorno da Praça Dom José Freire (praça da Matriz).

A Praça Dom José Freire (antiga Praça Getúlio Vargas) será inaugurada no dia 8 de dezembro.

Cadastramento para o Criança é Festa 2016 inicia nesta segunda, 28


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Apodi informa a todas as famílias que de 28/11/2016 à 02/12/2016, estará realizando o cadastramento para o Criança é Festa 2016 para crianças a partir de seis meses que não estão cadastrada na rede de ensino.

O cadastramento acontecerá no CRAS Luís Jacinto de Oliveira, localizado a Rua Luís Jacinto, Bairro, Lagoa Seca, das 08 h às 11 h e das 14 às 17 h.

No ato do cadastramento, o responsável pela criança deverá levar os originais da certidão de nascimento da criança e de um comprovante de residência.

Apodi: prefeitura faz doação de material médico hospitalar ao Hospital Regional e APAMI

Entrega do material médico hospitalar no Hospital Regional Hélio Morais Marinho

Na manhã deste sábado (26), o prefeito Flaviano Monteiro fez doações ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho e a Maternidade Claudina Pinto da APAMI, de material médico hospitalar e de limpeza hospitalar.

Com a crise na saúde pública do Brasil, o Hospital Regional de Apodi passa por muitas dificuldades, a falta de insumos é uma realidade diária da Unidade Hospitalar. Diante desse contexto, a gestão Apodi Terra Querida sensibilizada com a situação fez a doação de uma grande quantidade de material médico hospitalar ao Hospital Regional de Apodi.

Já a maternidade Claudina Pinto, que é administrada pela APAMI também recebeu do prefeito Flaviano Monteiro e do secretário de Saúde do município Pedro Júnior um grande volume de material de limpeza hospitalar.

Entrega do material de limpeza hospitalar na Maternidade Claudina Pinto

A prefeitura doou cerca de 100 mil reais em material Hospitalar as duas unidades de saúde. "A situação do Hospital é muito critica, sem material diário para funcionar. Quem mais sofre é a população de baixa renda que precisa desse atendimento. Com as contas públicas equilibradas fizemos um esforço para ajudar essas duas unidades de saúde, com isso estamos garantindo atendimento básico a população que necessita desse atendimento", destacou o secretário de saúde do município Pedro Júnior.

Prefeitura do Apodi iniciou pagamento da folha de novembro hoje (26)

A prefeitura do Apodi depositou nas contas bancárias dos servidores efetivos e comissionados os vencimentos relativo ao mês de Novembro de 2016. A folha 
de Novembro injetará na economia do município R$ 1.916.028,76.

"Nessa folha está incluído 320 servidores que tiveram letras e títulos adicionados", disse o secretário de Administração Marcos Campos. O equilíbrio financeiro da prefeitura de Apodi tem sido um diferencial na atual situação de crise em que vive as prefeituras do Brasil.

"As contas públicas do município de Apodi estão equilibradas folha, encargos, fornecedor etc... Tudo em dia, fruto da gestão feita com responsabilidade. Para chegarmos com as contas equilibradas tivemos que fazer gestão, quebrando com o modelo político tradicional. Os servidores da prefeitura de Apodi ao longo desse nosso mandato recebeu rigorosamente os seus salários em dia, é um compromisso nosso com os servidores e com o comércio local", destacou o prefeito Flaviano Monteiro. Está com os salários dos servidores efetivos e comissionados em dia, nessa situação de crise econômica em que passa os entes públicos no Brasil é mérito de uma gestão que tem como marca o foco na coletividade. 

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

A Saúde do Homem também é trabalhado no CDP de Apodi pelo Gaspec


O GASPEC - Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer: Maria das Graças da Silveira esteve mais uma vez no CDP de Apodi nessa quinta feira, 24 e deixou muitas informações para os internos.

A presidente do GASPEC, Ideuza Gurgel deixa aqui os agradecimentos:

"Ontem, realizamos mais um trabalho com a graça de Deus! Palestra sobre câncer de próstata e a saúde do homem no Centro de Detenção Provisória de nossa querida cidade. O enfermeiro Gilberto Souza proferiu a palestra, que foi um sucesso.

Agradecemos o convite da Professora Deusirene e ao Diretor Márcio Morais, Airton Lucena, que é um dos nossos mais novos voluntários e a todos os demais agentes penitenciários e que parte daquela unidade que sempre recebe a família GASPEC de braços abertos!

Fica também aqui os agradecimentos aos voluntários que participaram e a todos que não puderam ir por outros motivos que é super bem entendido, pois o trabalho voluntário é assim, como uma mão lava a outra. Às vezes colabora com uma ajuda a distância, com a presença, um encontro sim outro não de acordo com a vida de cada um. Mas, juntos ou separados, mesmo em pequenos fragmentos, em pequenas ações, somos fortes em pensamentos, somos unidos no amor de Deus, assim mesmo, cada um com pequena grande colaboração. Um grande beijo no coração de cada membro desta família, que eu amo! Muito obrigada a todos!!!!", finalizou Ideuza Gurgel.

Fonte: Gaspec Apodi

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Secretária Aloma Tereza comemora o Prêmio Selo UNICEF ganho pelo município de Apodi


O sentimento é indescritível!

Um misto de alegria, satisfação, reconhecimento, dedicação, somados a certeza de que fizemos o melhor para o nosso município. E, hoje, o município de Apodi/RN recebe a notícia de que conquistou o Selo UNICEF - edição 2013 - 2016.

E o que significa dizer esse selo?

Significa dizer que o município deu uma salto incomensurável na implementação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas as nossas crianças e adolescentes. Essa conquista é o somatório de muitos esforços. Foram muitos dias e noites empenhados em busca de caminhos que nos levasse ao caminho certo.

Hoje, vejo que o caminhar foi longo e permeado de obstáculos, mas vejo também que vencemos e que os frutos começam a serem colhidos. Só tenho a agradecer ao Prefeito Flaviano Monteiro por ter a mim confiado a função de Articuladora do Selo UNICEF, ao CMDCA pelo empenho em prol das nossas crianças e adolescentes, a Casa dos Conselhos pela parceria, as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Esporte e Assistência Social que foram parceiras e não mediram esforços para a realização das ações, aos nossos adolescentes do NUCA que brilhantemente protagonizaram uma nova história para nosso Apodi e à todos que contribuíram direta ou indiretamente na execução das ações.

Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social
Aloma Tereza

Energia ficará mais barata em dezembro, diz a Aneel

Os consumidores de energia deixarão de ter cobrança extra na conta de luz em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária voltará a ser verde no mês que vem. Em novembro, a bandeira ficou na cor amarela, o que implica na cobrança de R$ 1,50 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Segundo a Aneel, o que permitiu a volta da bandeira verde foi o aumento das chuvas em algumas regiões nas últimas semanas e a melhora no armazenamento de água em reservatórios de algumas das principais hidrelétricas do país. Além disso, essa situação permite o desligamento de térmicas mais caras e o acionamento de outras, de custo mais baixo.

Térmicas ou termelétricas são usinas que funcionam por meio da queima de combustíveis, como óleo ou gás natural.

Central do Cidadão de Apodi volta a emitir Carteira de Trabalho

A Central do Cidadão de Apodi, retomou, nesta-sexta (25), o protocolo de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), dentro do novo sistema do Ministério do Trabalho. Segundo o coordenador do programa, Clênio Maciel, a unidade está preparada para atender toda a demanda de Apodi e municípios vizinhos.

A central funciona na Rua Marechal Floriano, centro de Apodi, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Além disso, são oferecidos os serviços da Caern, Detran, Itep, Ipern, Junta Militar, Sine-RN, TRE e Juizado Especial.

A retomada do serviço faz parte da política de reestruturação das centrais do cidadão de todo o estado que tem o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento à população.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Reunião marca início do trabalho das equipes de transição‏ em Apodi



Em reunião na manhã desta sexta-feira (25) na Secretaria de Educação a equipe de transição indicada pelo prefeito Flaviano Monteiro receberam os membros do prefeito eleito, Alan Silveira que já iniciaram o trabalho de levantamento de dados e planejamento do próximo governo.

A primeira atividade oficial da equipe foi a oficialização de solicitação do levantamento de dados de cada secretaria Municipal: projetos e programas em andamento, quadro atual de recursos, organograma, desafios das pastas e detalhes técnicos.

A gata da sexta feira é um ‘estouro’, tarados!

Geddel entrega carta de demissão a Michel Temer em Brasília

O ministro Geddel Vieira Lima passou a noite em claro…

O ministro Geddel Vieira Lima entregou a carta de demissão ao presidente Michel Temer.

E Michel Temer vai entregar a dele a quem?

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Governo disponibiliza dados sobre finanças do Estado


O Governo do Rio Grande do Norte disponibilizou aos servidores e população em geral um hotsite, um site especial exclusivo e direcionado, para garantir o acesso às informações sobre a situação financeira do estado em diversas áreas. Através do endereço www.transparenciarn.rn.gov.br, que permite acesso ao Portal da Transparência, é possível navegar de forma didática e esclarecedora pelas abas “frustração de receitas federais”, “receitas”, “despesas e custeio”, “participação dos poderes”, “folha de servidores” e “dúvidas”, com perguntas e respostas mais frequentes como dificuldades para pagamento de salário, redução de despesas, déficit previdenciário, entre outros. As informações foram compiladas pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, Seplan.

Com uma abordagem limpa e intuitiva, o que torna a consulta rápida e prática, o site relata as dificuldades do governo decorrentes dos efeitos da crise econômica que geraram frustração de receita de quase R$ 995 milhões entre 1º de janeiro de 2015 a 31 de outubro de 2016. A página agrega informações sobre composição da receita do estado, royalties, Fundo de Participação dos Estados (FPE), folha de pessoal e repasse feito pelo Executivo aos poderes, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O hotsite da Transparência pode ser acessado também por meio do endereço http://transparencia.rn.gov.br.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Vereadores eleitos da Nova Geração se reúnem mais uma vez



Ontem à noite aconteceu mais uma reunião dos vereadores eleitos na base da Nova Geração, desta vez o anfitrião foi o vereador eleito Charton Rêgo (PTdoB), na oportunidade foi oferecido um jantar.

Mais uma excelente reunião, onde foram discutidos vários assuntos relacionados as funções dos vereadores e a composição da próxima mesa diretora.

A reunião contou com a presença do também vereador eleito Elson Marinho (PRP). O grupo agora conta com nove vereadores. 

O golpismo escancarado e o doentio indiferentismo popular

Por Marcos Pinto - 24.11.2016.

É arrasador e doentio o atual quadro de indiferentismo popular no nosso país, diante os contundentes ataques do governo golpista e sua quadrilha muito bem aboletada no Planalto, às conquistas sociais duramente conquistadas pela classe trabalhadora brasileira nos últimos 12 anos. Alarmante cenário de corrupção desenfreada nas hostes governistas, onde a maioria dos ministros estão seriamente envolvidos em falcatruas e assaltos ao erário federal, com a complacência e a conivência cometidas às escâncaras pelas quadrilhas que comandam o Congresso nacional.

Os mesmos integrantes da malta golpista caíram em cima dos gastos dos cartões corporativos do então governo Dilma, durante um período compreendido de seis meses, que somou a quantia de 430 mil reais. Em completo escárnio e zombaria e desdém aos segmentos sociais mais humildes, eis que o Presidente-Golpista e sua esposa cometem um violento dilapidamento ao erário federal, gastando via cartões corporativos a alarmante quantia de 12 milhões de reais em apenas seis meses, cenário arrasa-quarteirão para a combalida e esquálida condição econômica dos segmentos sociais mais humildes do país.

O golpista e Ministro-Chefe da Casa civil do governo golpista, Sr. Gedel Vieira Lima pratica criminoso tráfico de influência junto ao ex-ministro da Cultura pressionando-o para que o mesmo promovesse interferência junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para liberação de construção de edifício em área de preservação na Bahia, fato largamente tornado público e largamente divulgado pela grande imprensa, contou com o acumpliciamento de 26 Presidentes de partidos com mandatos no congresso nacional que saíram com nota de Apoio ao Ministro Gedel Lima, configurando um acinte e um ultraje de forma às leis do país.

Para consumar o golpe, a quadrilha instalada no Congresso Nacional alegou rombo de 80 bilhões de reais nas contas públicas. Consumado o golpe, a equipe econômica comandada pelo presidente-golpista aumentou o tal rombo para 180 bilhões como capacidade de endividamento nas contas públicas do país. Alegaram, ainda os golpistas, que o país não poderia suportar um cenário desolador de 11 milhões de desempregados. Passados apenas seis meses de instalação da malta usurpadora, eis que o índice pula para 12 milhões e meio de desempregados no país. Estão privatizando a Petrobrás em processo de fatiamento, com vendas de lotes do nosso importante manancial do Pré-Sal, e venda de subsidiárias da Petrobrás (Leia-se Liquigás) pela cifra de 2 milhões e meio, quando o valor real atinge a cifra de 12 milhões e meio.

O pior é a triste constatação do indiferentismo popular, somado ao acumpliciamento de setores do judiciário brasileiro, destacando-se a ostensiva parcialidade do STF diante todas essas aberrações e violações à lei pela malta que comanda o país. Enquanto isso o nosso erário público está escoando como manancial pelos ralos dos que protagonizam o assalto aos cofres públicos da nação.

Uma lástima até quando assistiremos passivos esse contundente e desolador cenário instalado no país, com o DNA do Palácio do Planalto?

Marcos Pinto é advogado e escritor.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Adriana Arydes - uma das maiores cantoras da música católica fará show em Apodi

Clique na imagem para ampliar!

A cantora Adriana Arydes - uma das maiores cantoras da música católica no país realizará um super show em Apodi, no dia 01 de dezembro durante os festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição.

Confira algumas lindas músicas/hinos de Adriana: "A chave do coração", "A vitória é certa", "Lindo céu", entre outras.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Diplomação dos eleitos em Apodi e Felipe Guerra acontecem dia 16 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizará no dia 16 dezembro, (sexta-feira) às 09:00 horas, a diplomação dos candidatos eleitos em Apodi e Felipe Guerra no pleito de 2016. A cerimônia acontecerá no Fórum Desembarcador Newton Pinto, na sede da Promotoria de Apodi.

E para a 45ª Zona (Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes), provavelmente a data será dois dias antes, dia 14 (quarta-feira), no mesmo horário e local.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Em Apodi, serão diplomados, na cerimônia, o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos.

Os suplentes de Apodi receberão os diplomas após requisição no Cartório Eleitoral.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Raimundo Fagner fará show em Apodi, dia 8 de dezembro em praça pública


O cantor e compositor Raimundo Fagner fará um grande show no próximo dia 08 de dezembro no encerramento da festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição. E marcará a inauguração da Praça Dom José Freire (Praça da Matriz).

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Ministro da Integração diz que transposição chega ao RN em setembro de 2017

Em reunião com os senadores Garibaldi Filho (PMDB-RN), José Pimentel (PT-CE) e Raimundo Lira (PMDB-PB), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho informou que as águas da transposição do Rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte no final de setembro do próximo ano. Ele anunciou também a antecipação da abertura das propostas da licitação dos trechos que estavam sob a responsabilidade da Construtora Mendes Júnior. O ministro participará na próxima quarta-feira (30), às 8h30, de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Segundo Garibaldi Filho, que preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura, a audiência pública da próxima semana também deverá contar com a presença dos governadores do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Na ocasião, será discutido o que cada autoridade presente poderá fazer para que as obras não atrasem. No caso dos senadores, eles analisarão se haverá necessidade de incluir mais recursos no Orçamento de 2017 para garantir o fluxo dos recursos necessários para a obra.

Se o governo não faz sua parte a escola Zenilda Gama faz

Professor Martinho, matemática, ministrando aulão
A situação do transporte escolar nesse ano letivo de 2016 aqui no município do Apodi chega a ser catastrófica, extremamente revoltante. O prejuízo que os alunos da rede estadual tiveram com a deficiência do transporte de os levar até a escola é irreparável.

Como o governo não faz a sua parte, a escola estadual professora Zenilda Gama, como sua equipe gestora, de professores, pedagógica tem lutado arduamente para minimizar o prejuízo dos alunos.

Os professores da escola Zenilda Gama tem se descolocado até a comunidade onde os alunos moram para dar aulas lá, onde eles moram.

Professora Grázea, Português
Foi o que aconteceu, por exemplo, na noite de ontem, 22, no distrito de Soledade. Os professores do ensino médio, ministraram alguns aulões com assuntos que muitos estudantes, prejudicados devido o transporte escolar, deixaram de assistir.

A direção informou que o trabalho continuará ao longo desse resto de ano letivo. “Estamos tentando fazer o possível para minimizar a perda que os alunos tem tido ao longo do ano”, disse o vice diretor da escola o senhor Izauro Camilo. “Muito além de nossa parte temos tentado fazer”, concluiu Izauro. 

Fonte: prof. Toinho

SEACAD da Escola Antonio Dantas começa hoje em Apodi

Campus do IFRN em Apodi celebra V Semana da Consciência Negra

O dia 20 de novembro marca a comemoração do dia da consciência negra, uma convenção comemorativa para o provável dia da morte do último líder do quilombo dos Palmares, Zumbi. Para o movimento negro a data representa a culminância da comemoração das conquistas e lutas do movimento. Como uma forma de se fazer notar a importância de rememoramos que as desigualdades sociais e raciais ainda são fortes em nosso país.

Dessa forma, inserir os estudantes nos debates propostos não apenas durante o dia 20 de novembro, bem como durante todo o ano letivo, é um trabalho fundamental na construção da consciência crítica dos estudantes. 

É nesse sentido que o IFRN - Apodi promove a sua V Semana da Consciência Negra, entre os dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro com temáticas que abordem as lutas e reivindicações das populações afro brasileiras ao longo do tempo.

Primeiro Halloween Rock Festival em Apodi - RN


Pela primeira vez em solo apodiense haverá um festival de rock. No dia 26/11, na ACDA, a partir das 21 horas ocorrerá o primeiro festival de rock de Apodi (Halloween Apodi).

O evento é uma iniciativa de jovens que curtem o som alternativo (rock'n'roll) e não tem muitas oportunidades de terem eventos desse gênero em nosso município, resolveram por conta própria promoverem sua festa e diversão.

Além do bom e Velho Rock and Roll, a festa será temática, alusiva ao Halloween, contando com senhas diferenciadas para as pessoas que optarem pelo uso de fantasias. - Será uma noite memorável, de resistência da cultura alternativa em nossa cidade. Sintam-se todos convidados para curtirem e dividirem esse momento conosco, disse Júnior, um dos idealizadores.

A festa contará com diversas bandas cover (Renato Russo, Mamonas Assassinas e outras) e autorais, como é o caso de Zezoca de Felipe Guerra. Venha curtir essa noite de travessuras - primeiro Halloween Apodi - Rock Festival.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Barragem de Santa Cruz em Apodi com apenas 20,76% do Volume

Clique na imagem para ampliar!

O Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande atua no monitoramento dos reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos em todo o estado, que ao todo somam 47 reservatórios.

Os técnicos do instituto monitoram regulamente para que com os dados os potiguares sejam informados dos níveis e que ações de regulamentação sejam tomadas em casos de necessidade.

Hoje a Barragem de Santa Cruz em Apodi está com apenas 20,76% de sua capacidade total.

Juiz federal julga improcedente devolução de aposentadoria recebida por Agripino

O juiz da 4ª Vara Federal, Janilson Bezerra Siqueira, julgou improcedente pedido do Ministério Público Federal, para o senador José Agripino Maia devolver mais de um milhão de reais referentes ao recebido pela aposentadoria que adquiriu desde 1995, com base em lei, como ex-governador.

O juiz julgou improcedente por reconhecer a legalidade do recebimento anterior, mas determinou que o senador observe o teto constitucional.

Porém, tramita no Congresso Nacional, projeto de lei que regula o recebimento de remunerações com fontes diversas. O que pode vir, caso aprovado, a se rediscutir a questão de teto.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Pagamento do Garantia Safra/2016 injetou R$ 1.200.000,00 na economia local

Leio no blog do Prof. Toinho que a Prefeitura do Apodi pagou ontem, 22, o restante do programa Garantia Safra 2016 no valor de R$ 59.372,50. Ao todo foram investidos R$ 71.247,00 de recursos próprios nesse programa que beneficiou 1.420 agricultores com R$ 850,00 cada.

O prefeito Flaviano lembrou da ampliação do número de contemplados na sua gestão e de quanto esse fato contribui para injetar recursos na economia do município.

“Com nossa atitude em ampliar o programa o nosso Governo saímos de 800 beneficiários para mais de 1.400, uma injeção de mais de R$ 1.200.000,00 na economia do município. Uma articulação do secretário Jerlândio Moreira foi importante no processo”, afirmou.

Visitantes de 10 estados brasileiros conhecem o Sítio Rio Novo no Vale do Apodi



Representantes de dez estados brasileiros que participam da IX ENCONASA – Povos e Territórios: Resistindo e Transformando o Semiárido, estão durante todo o dia 23, na comunidade de Rio Novo, no Vale do Apodi, onde estão conhecendo as experiências da associação que é presidida por Gerson Gomes, e que ganhou destaque no município, pela produção de doces e bolos.

A experiência vivida pelas mulheres do Rio Novo são exitosas, por isso elas devem servir de modelo para ser aplicado em outros estados, como Minas Gerais, Brasília, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, entre outros.

“Receber tantas pessoas vindas de outros estados brasileiros é muito importante, pois mesmo nesse lugar do semiárido nordestino podemos produzir e gerar renda. Podemos com nossa experiência dá mostras que é possível se sobressair diante do clima árido e escassez hídrica”, comentou Gerson Gomes presidente da Associação.

Aguinaldo Fernandes presidente do STTR que participa do encontro desde o início da semana, destacou que para o município é uma honra poder mostrar suas experiências. O encontro continua até sexta-feira.

Fonte: Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Cuidado, “excitadinhos”!

Igualmente a prefeita eleita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP) que está gritando “êpa”, por não ter como acomodar à todos aliados de campanha em curto espaço de tempo, assim deve estar o prefeito eleito de Apodi Alan Silveira (PMDB) que prometeu muito e deverá não honrar com as promessas de cargos.

Os aliados que estavam querendo ir com muita sede ao pote, começam a gritar!

É melhor que os excitadinhos se aquietem!

Tem muita gente que poderá quebrar a cara!

À conferir!

Cresce expectativa de chuva para o Nordeste

As condições presentes atualmente no oceano Pacífico equatorial apontam para uma boa estação chuvosa em 2017 no Nordeste. A previsão de alguns institutos aponta chuvas irregulares no mês de dezembro.

Para o próximo ano, mesmo que a La Niña não se forme oficialmente, existe uma condição mais fria do que o normal no Pacífico equatorial, que se desenha favorável ao Nordeste.

Governadores “na cadeia”

Ex-governadores que já estão na cadeia envolvidos com ‘coisa errada’:

Neudo Campos (Roraima), Silval Barbosa (Mato Grosso), Sandoval Cardoso (Tocantins), José Roberto Arruda (Distrito Federal) e Fernando Freire (Rio Grande do Norte).

Sem previsão de liberdade.

Fonte: Robson Pires

Vices-prefeitos querem mostrar serviço

Lá em Touros o prefeito eleito já rompeu com o seu vice-prefeito e não esperaram nem pela diplomação.

Em Jandaira a situação parece ser idêntica. A onda pode estar crescendo para outros municípios do Estado.

É que os ‘vice’ não querem apenas o papel de coadjuvante.

Em Apodi, a vice prefeita Hortência Regalado quer participar ativamente da gestão municipal a partir de janeiro.

Não quer cumprir só tabela.

A desgraça do Brasil

A desgraça do Brasil hoje mora no Congresso.

Não se esqueça que todos lá foram eleitos com voto popular.

Se assemelha e muito com uma determinada 'Câmara'.

Detentos aprendem a ler e escrever dentro do CDP de Apodi

Interno Antonino Rocha e a professora Deuzirene. Foto: Márcio Morais

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi – Agente Ronilson Alves da Silva, os detentos tem acesso à Educação.

Vejamos o exemplo do interno Antonino Rocha (foto), hoje sabe ler e escrever.

O trabalho da professora Deuzirene tem sito muito importante para ressocialização dos internos.

A Educadora merece todo reconhecimento da sociedade, pelo empenho e dedicação junto aos “alunos” internos.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Depois do poder de Eduardo Cunha, o poder de Geddel Vieira Lima

Do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (PDT) sobre a polêmica em torno do super-super-super ministro Geddel Vieira Lima (PMDB):

“Nós precisamos que o ministro Geddel continue no governo”.

Maia não está preocupado se a polêmica envolvendo Geddel envolve corrupção ou não, como declarou o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero.

Eita Brasil desgovernado…

Se no tempo da presidente Dilma Rousseff (PT) se dizia que quem mandava no Brasil era o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), se pode dizer que no tempo de Michel Temer (PMDB), o todo-poderoso é Geddel.

Fonte: Thaisa Galvão

Remuneração do senador José Agripino terá de se adequar ao teto constitucional

Senado deverá descontar do subsídio o valor que ultrapassa o teto e repassar apenas a diferença que resta para o alcance do limite constitucional – R$ 3.291,89

Atendendo à ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), a Justiça Federal determinou que a União observe o teto constitucional quando do pagamento dos subsídios de senador da República a José Agripino Maia, considerando também para o cômputo da limitação o valor da pensão eletiva de ex-Governador. Os R$ 30.471,11 recebidos mensalmente pelo senador, a título de “pensão especial de ex-governador”, não eram contabilizadas na base de cálculo de seu teto salarial. O político já recebe R$ 33.763 de subsídio pelo cargo no Senado. As duas fontes totalizam R$ 64.234,11, valor 90,2% acima do limite constitucional, que atualmente é de R$ 33.763.

Com a decisão, o senador poderá escolher sobre qual das fontes de renda será descontado o valor irregularmente recebido. Caso ele não faça a opção, o Senado deverá descontar do subsídio o valor que ultrapassa o teto e repassar apenas a diferença que resta para o alcance do limite constitucional – R$ 3.291,89 –, enquanto a “pensão especial” continuar sendo paga a José Agripino. Isso sem considerar os demais descontos legais. O senador ainda poderá recorrer da decisão.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

CGU realiza curso sobre Lei Anticorrupção para prefeituras do RN

A Controladoria Geral da União – órgão atualmente vinculado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle – realizará nos próximos dias 23 e 24 de novembro um curso sobre Lei Anticorrupção e Acordo de Leniência para as prefeituras do Rio Grande do Norte. A capacitação ocorrerá no Auditório Agnelo Alves, localizado na sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – em Natal e conta com o apoio da Federação.

A capacitação tem como público alvo controladores, procuradores, assessores jurídicos e servidores interessados em trabalhar com a Lei Anticorrupção, e conta com carga horária de 12 horas. As inscrições devem ser feitas através do e-mail cgurn-nap@cgu.gov.br , e os interessados devem informar nome, CPF, órgão que trabalha e e-mail.

Para o Presidente da FEMURN, Ivan Lopes Júnior, o curso é uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento na gestão pública e auxilia o combate à corrupção: “É muito importante que possamos investir na transparência pública e no combate à má conduta no serviço público. Aperfeiçoar os servidores, dando conhecimento sobre a lei anticorrupção, é um grande passo para as nossas prefeituras e para a melhoria do serviço público, de uma forma geral”, classificou Ivan.

O curso apresenta, por meio de casos concretos, a recente Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13). A lei permite a responsabilização de empresas por atos, cometidos pelos seus funcionários, que atentem contra a administração pública. Deste modo, os participantes receberão treinamento para atuarem diretamente na investigação e punição de eventuais empresas, fundações e associações que atentem ao poder público.

CONVITE: Igreja Batista do Apodi inaugura seu templo próximo dia 03


Depois de uma árdua construção, a igreja Batista do Apodi será inaugurada no próxima sábado, dia 03 de dezembro.

Sem dúvida uma bela estrutura. O templo da Igreja Batista é a melhor estrutura física do Apodi hoje em termos de igreja.

O Pr. Weliton convida a todos para o culto inaugural do templo. Você é um convidado especial. 

Fonte: Prof. Toinho

Garotos de Apodi participam de Copa FLA em Mossoró


Sob o comando do professor Wellington Cristino, diretor de esportes da FUNDEVAP – Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi, garotos apodienses, SUB 13, 15 e 17, estiveram no último final de semana no município de Mossoró.

Os meninos apodienses participaram da Copa FLA, na Escolinha Oficial do Flamengo de Mossoró/RN, um grande amadurecimento para os novos talentos apodienses.

“No próximo sábado tem mais. Obrigado a todos os colaboradores, Deus no comando sempre”, comentou Wellington Cristino.

Fonte: Josenias Freitas

Presidente do STTR Agnaldo Fernandes participa do IX ENCONASA



O presidente Agnaldo Fernandes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi está participando da IX ENCONASA – Povo e Territórios: Resistindo e Transformando o Semiárido.

O evento está no segundo dia de Encontro Nacional da Articulação do Semiárido. E ontem Agnaldo Fernandes encontrou com o companheiro Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e com o deputado estadual Fernando Mineiro.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Governadores hoje em Brasilia: saída para crise fiscal

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) vai negociar nesta terça-feira (22) com governadores um plano de recuperação dos Estados com a adoção de contrapartidas que garantam o fim em definitivo da crise fiscal.

Entre as medidas do cardápio que será analisado, estão a privatização de estatais, limite para o crescimento dos gastos de pessoal, autorização para captação de empréstimos no exterior e antecipação de receitas para os Estados (como a repatriação de recurso de brasileiros lá fora).