sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção a tuberculose e AIDS no CDP de Apodi

O melhor caminho para promover a saúde é a prevenção. Pensando nisso, a Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (13), uma série de ações educativas e preventivas dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município.

O trabalho foi coordenado por uma equipe do programa Saúde da Família.

Segundo o secretário de Saúde, Sabino Neto, as ações foram realizadas através de uma parceria com a diretoria do CDP. A equipe realizou palestras educativas e testes rápidos de tuberculose, AIDS e sífilis em 63 presos e também nos servidores.

Márcio Morais, diretor da unidade prisional, caracterizou a ação como de grande importância. Ele destacou que a atenção aos detentos vai reforçar as ações de prevenção que o CDP já realiza.

“O trabalho preventivo é muito importante. Com a vinda dos profissionais de saúde, aqui no CDP, é mais fácil diagnosticar algum problema e assim buscar uma melhor atenção médica. Aqui nós já distribuímos preservativos nos dias de visitas íntimas. Mas, o interno sabendo que fez o teste de HIV e sífilis e deu negativo, passará a ter cada vez mais cuidado em se prevenir”, comentou o diretor.

Sabino revelou que é de interesse do município manter essa parceria com o CDP, seja com campanhas ou outras ações dentro da unidade. O objetivo é garantir a saúde e o bem-estar de quem precisa.

“Apesar de simples, essa ação teve uma importância gigantesca para os detentos, e nós vamos continuar realizando. Nosso objetivo aqui é educar e conscientizar sobre a necessidade da prevenção”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: