sexta-feira, 5 de maio de 2017

Adiar 2018 é absurdo, mas...

Até agora, ficavam no terreno dos discursos acirrados da luta política e até da paranóia as afirmações de que haveria algum risco de as eleições de 2018 não se realizarem. A instalação de comissão especial na Câmara para votar a PEC 77A/2003 – que prevê o fim da reeleição e a coincidência de mandatos e de eleições a partir de 2022 – porém, chega em má hora e vem reforçar esses temores.

A leitura da resolução de instalação da comissão, hoje em plenário, foi trazida à luz agora à tarde pelo petista Paulo Pimenta. A notícia se espalhou pelas redes em tom de alarme.

O deputado Vicente Candido, (foto) também petista, correu a esclarecer que a possível coincidência de mandatos é apenas mais um item da reforma política e, se aprovada, só valeria para as eleições de 2022 ou 2026. De fato, não há nada escrito na PEC sobre o adiamento do pleito de 2018.

Mas jabuti não sobe em árvore, e quem conhece o parlamento sabe que, em plenário, alteram-se datas e prazos com muita facilidade – sobretudo quando eles dão de presente mais dois anos de mandato a deputados e senadores, ao lado do presidente da República. Um senhor presente para a classe política, que chafurda hoje no mar da impopularidade.

E fica a pergunta: por que ressuscitar uma PEC de 2003, com admissibilidade já aprovada? Provavelmente porque alguém tem pressa. Para tratar de uma norma que entra em vigor só em 2022?

Pelo sim, pelo não, muita gente vai começar a dormir de olho aberto.

Por Helena Chagas


Um comentário:

aluisio huenes de Oliveira disse...

So sendo um deputado do pt pra inventar mais esta mentira, pois pelo que sei se realmente for aprovada ofim da releiçao do executivo seria a eleiçao municipal de 2020 que nao aconteceria portanto os atuais prefeitos teria mandato de 6 anos,como foi em 1980 que nao teve eleiçoes municipais pra coincidir com a primeira eleiçao de governadores após a anistia. sera´que o pt seus eleitores acham que se elegerem um presidente a crise no brasil acabará em que planeta moram eles esqueceram que dilma e temer foi reeleitos em 2015 e só pioraram a economia , a unica coisa que melhorou pra o pt pmdb aliados foi a corrupçao.até quando os petistas vao continuar este pesadelo, que graças a DEUS maioria acordou, se em 13 anos no poder eles destruiram o pais porque agora sao salvadores da pátria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.