segunda-feira, 26 de junho de 2017

Você sabe o que são royalties?

A aplicação de recursos públicos é uma prerrogativa exclusiva dos estados e municípios.

Você sabia que toda empresa que explora recursos naturais, como minérios e água, deve recolher royalties?

Você sabia que os recursos destes recolhimentos beneficiam a população de Apodi?

Grande parte deles, afinal, é aplicada em obras e serviços nas áreas de saúde, educação e saneamento básico, ou pelo deveria.

O que são royalties?

Royalties é um termo inglês que, incorporado ao vocabulário português, designa a compensação financeira que as empresas recolhem ao Estado pela exploração das riquezas naturais do solo, subsolo, rios e mar. Também é o valor pago ao detentor de marcas e patentes de produtos, processos de produção, tecnologia e obras científicas e culturais, pelo direito de sua exploração, uso, distribuição ou comercialização.

Como os recursos arrecadados são distribuídos?

Os recursos são distribuídos entre União, estados e municípios diretamente afetados pelas atividades de exploração dos recursos naturais, obedecendo a proporção específica, também definida pela legislação. No caso da energia elétrica, petróleo e gás natural, os royalties são pagos diretamente ao Tesouro Nacional, de acordo com regras e valores definidos, respectivamente, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ANP (Agência Nacional de Petróleo). Posteriormente, a Secretaria do Tesouro Nacional se encarrega de distribui-los entre a União, estados e municípios.

Como os recursos são aplicados pela União, estados e municípios?

A legislação veta o uso dos recursos de royalties para pagamento de dívida e salários do quadro permanente de pessoal. Excluindo-se estas duas situações, os governos definem as aplicações de acordo com suas prioridades. No geral, o maior volume é destinado a saneamento básico, saúde e educação, que são as áreas que mais requerem investimentos do Poder Público nacional, estadual e municipal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: