sábado, 7 de janeiro de 2017

Apodi: Homem sofre tentativa de homicídio neste sábado


O ex-presidiário Carlos Alberto dá Silva Souza de 46 anos de idade, foi alvo de tiros na noite deste sábado e não resistiu. Ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho e não sobreviveu.

Duas perfurações foram identificadas no hospital, uma no abdome e outra no joelho. As demais ficarão a cargo do ITEP que já foi acionado.

Fonte: Cassinho Morais

Prefeito Haroldo Ferreira é entrevistado de amanhã do Programa Expressões na Rádio Vale do Apodi

Em sua primeira edição de 2017 e em sete edições, o Programa Expressões Com Salomão Medeiros, na Rádio Vale do Apodi, receberá neste domingo(08) das 13 às 14 horas, o Prefeito de Felipe Guerra,Haroldo Ferreira.

Também amanhã estará fazendo uma semana quando ele assumiu o segundo mandato de gestor da cidade de Felipe Guerra, a exemplo de sua primeira administração sendo pautada em desenvolvimento econômico e social, a sua segunda gestão conforme o Prefeito Haroldo Ferreira ele aposta que será maior e melhor para continuar avançando em mais obras estruturantes e proporcionando mais desenvolvimento em todas às áreas para a população de Felipe Guerra.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

FEMURN convoca prefeitos para eleição da nova diretoria

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – publicou na edição de seu diário oficial da última sexta-feira, 06, o edital de convocação para eleição da nova diretoria e conselho fiscal.

De acordo com o edital, assinado pelo atual presidente da Federação, Ivan Lopes Júnior, a convocação para o pleito está marcada para a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, às 08h, e é necessária a presença de metade mais um dos prefeitos filiados à Federação para sua realização.

Na publicação, o edital também destaca que o registro das candidaturas deverá ser realizado na sede da FEMURN, e qualquer associado adimplente poderá se lançar candidato à diretoria, inclusive ex-prefeitos, como previsto no estatuto da Federação.

Prefeito reeleito de Severiano Melo conta com a divisão de votos entre duas chapas do PMDB para se eleger presidente da Femurn

Três chapas disputam a presidência da Femurn, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, na eleição marcada para sexta-feira, 13.

Uma encabeçada pelo prefeito reeleito de Severiano Melo, Dagoberto Bessa (PSD), outra pelo prefeito de Patu, Rivelino Câmara (PMDB) e a outra pelo ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da Femurn, Benes Leocádio (PMDB).

Disputa entre PSD e PMDB, com o PMDB dividindo os votos entre dois candidatos. Ao Blog da Thaisa Galvão, Dagoberto disse que está percorrendo todo o estado para conversar com cada prefeito, e aguarda uma posição do grupo formado pelos 13 prefeitos do Vale do Açu que deverão indicar o nome de Gustavo Soares, prefeito de Assu, como vice na chapa que já conta com a participação do prefeito de São Miguel, Zé Gaudêncio (PSD), irmão do deputado Galeno Torquato (PSD), e da prefeita de Afonso Bezerra, Neide Suely (DEM), mulher do deputado José Adécio (DEM).


Alan determina retorno imediato de servidores cedidos a outros órgãos

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), revogou todos os atos cessão de servidores públicos municipais e determinou o retorno imediato de todos eles aos órgãos de origem. O decreto foi publicado na edição da segunda-feira (02) do Diário Oficial do Município.

A determinação abrange os servidores cedidos ou colocados à disposição para exercício em outro órgão da administração, entidade dos poderes da União, dos estados e de outros municípios.

Os servidores devem se apresentar ao Setor de Pessoal da Secretaria de Administração, até o dia 17 de janeiro. Caso não obedeça, estará sob pena de anotação de falta ao serviço e instauração de processo disciplinar para apuração da falta funcional.

Alan Silveira destaca que a medida é necessária para organizar a prefeitura e colocá-la em pleno funcionamento. “Estamos trabalhando dia e noite para colocar tudo em ordem”, afirmou o prefeito.

Apodi: Assembleia Extraordinária do Grupo de Escoteiros Desembargador Newton Pinto

Alan avalia primeira semana da gestão em Apodi

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), se reuniu nesta sexta-feira (06), na sede do Poder Executivo, para avaliar o início da sua administração, além de anunciar algumas ações para o município.

Com a presença de toda equipe de primeiro escalão, foi feito o balanço da primeira semana de trabalho, e o desempenho de cada secretário a frente de suas respectivas pastas.

Nos reunimos com nossa vice-prefeita, e com todos os nossos secretários, onde fizemos um balanço da primeira semana de trabalhos. "Planejar é pensar o antes, o durante e o depois. Vamos manter o foco e trabalhar com muita determinação", frisou o prefeito.

Com informações de Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: AQUI.


Profª. Mônica Freitas poderá assumir coordenação da Secretaria da Mulher


Defensora do atual prefeito Alan Silveira nas redes sociais, a professora Mônica Freitas está cotada para assumir a coordenação da Secretaria da Mulher.

Mônica inicialmente esteve com Dr. Pinheiro durante período eleitoral, mas com a iminente desistência do médico da disputa, a professora declarou apoio ao projeto do filho de Goreti.

Ativista das redes sociais, Mônica gosta de participar das discussões a cerca de vários assuntos, mas o seu tema predileto é sem dúvida a política, especialmente, a política local.

A portaria com o nome da professora poderá ser divulgado já na próxima segunda feira.

Colônia dos Pescadores Z-48 de Apodi realizará eleição para o triênio 2017/2020



A Colônia de Pescadores Z-48 de Apodi realizará eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2017/2020.

A eleição está marcada para o dia 05 de Março de 2017, das 09 às 13 horas na sede da Colônia Raimundo Cristino, nº 831, bairro Malvinas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hortência defendia gratuidade no transporte universitário

Na época vereadora da oposição, Hortência Regalado se tornou símbolo de defesa dos universitários, e levantava a bandeira da gratuidade. Hortência rejeitou toda e qualquer proposta encaminhada por Flaviano à Câmara Municipal de Apodi.

Ela não aceitava nada que não fosse o pagamento integral por parte da prefeitura municipal.

Resta saber qual o posicionamento da agora vice prefeita, que também assumiu a Chefia de Gabinete. Terá ela mudado de opinião?

A vice prefeita ficará contra os universitários?

Que argumentos Hortência usará para convencer Alan Silveira a manter a gratuidade aos universitários?

Estamos há apenas 6 dias da nova gestão, mas as dúvidas que pairam sobre os universitários são muitas.

Senado hereditário: Garibaldi Alves está esquentando sua cadeira para seu filho

De pai para filho
Pessoas ligadas ao senador Garibaldi Alves estão certas que ele não pretende ser candidato ao Senado.

O projeto de Garibaldi é fazer uma aliança que garanta a eleição do seu filho Walter Alves para sucedê-lo do Senado.

Não existe restrição aos aliados, pode ser qualquer um, desde que assegure a eleição do filho.

Garibaldi só será candidato ao Senado se não conseguir fazer um acordo que garanta a eleição do filhote.

Máfia do Bode já começou a amarrar seus bodes nas prefeituras

A ‘máfia do bode’ está emplacando vários secretários em prefeituras do Rio Grande do Norte.

Eles garantem liberações de recursos do Governo Federal para os municípios, mas estão exigindo nomearem os secretários de finanças.

O Ministério Público Federal vai acompanhar a liberação dos recursos e todos processos de licitações.

Os prefeitos encandeados com promessas de dinheiro podem dar bode na sua gestão.

Algumas pequenas construtoras especializadas em fraudarem licitações já estão sendo monitoradas.

Fonte: Blog do Primo

A gata da sexta! Começou o veraneio, tarados!

"Educação deve ser sempre prioridade", afirma Alan Silveira

O prefeito Alan Silveira e a vice Hortência Regalado visitaram as instalações da Secretaria de Educação e Cultura. O secretário Elmo Alves fez algumas reivindicações: "precisamos com urgência melhorar a estrutura física das escolas do município, sobretudo da zona rural". O secretário também falou sobre a carência de ASGs e, principalmente, de professores. "O Transporte escolar também merece atenção, pois estão com problemas por falta de manutenção, emplacamento atrasado e com muitas multas de trânsito", completou.

De acordo com Alan, os problemas encontrados na educação terão que ser resolvidos com urgência, uma vez que o período letivo está próximo de começar. "Educação deve ser sempre a prioridade. Vamos buscar resolver essa problemática o mais breve possível".


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Prefeitura retoma diálogo com universitários e garante auxílio nos transportes

A Prefeitura de Apodi, por intermédio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, retomou o diálogo com a classe universitária do município e garantiu ajudar no que for possível com os custos das viagens até as instituições de ensino, em Mossoró e Caraúbas.

“Com diálogo e empatia conseguiremos caminhar juntos e atender as reivindicações dessa classe tão importante para o futuro do município, que são os estudantes”, declarou o prefeito Alan Silveira.

Segundo o estudante Erison Gustavo, presidente da Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior de Apodi (AENTS), a proposta apresentada pela prefeitura atende aos anseios dos estudantes.

Nos próximos dias, o prefeito Alan deverá realizar uma nova reunião para firmar o convênio com a classe. Atualmente, existem cerca de 400 universitários no município, mas a associação estima um aumento neste novo semestre letivo que se aproxima.

Somente lorota. Nada mais

Grande parte dos prefeitos eleitos está jogando a mesma antiga lorota.

Botando tudo que é de culpa nos seus antecessores quando na campanha eleitoral apareciam com propostas mirabolantes e verdadeiros salvadores da pátria.

Só lero. A realidade é outra.

Dois ex-prefeitos no Governo Robinson

Nos próximos dias, dois ex-prefeitos estarão sendo nomeados para compor a equipe do Governador Robinson Faria:

– Cid Arruda (Nova Cruz) e Ivan Júnior (Assu). Os cargos para ambos ainda estão em discussão e pode ser até no primeiro escalão. 

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Governo do Estado atrasa repasse do ICMS aos municípios do RN

Os novos prefeitos que assumiram em 01 de janeiro último já reclamam do atraso no repasse constitucional por parte do Governo do Estado, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

O repasse que deveria ter sido feito na última terça-feira (03), só ocorrerá no próximo dia 10, segundo informações extraoficiais de várias fontes do blog do Heitor Gregório.

A medida gera dificuldades e graves transtornos às gestões municipais, acarretando atrasos em pagamento de servidores e fornecedores.

PSD de Robinson com Rodrigo para a Câmara

O PSD do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria está com a candidatura do deputado federal Rodrigo Maia para a presidência da Câmara.

Questão fechada.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Apodi: O debate das ruas chega à Casa do povo

Foto: Jânio Duarte

Uma ideia defendida pelo vereador Gilvan Alves, amplamente discutida nas ruas do nosso município, logo após as seguidas faltas, parte de uma manobra política de alguns ex-vereadores e outros ainda atuais vereadores, bloqueando a pauta da casa por falta de quórum.

Na sessão extraordinária realizada hoje, 05, na Câmara Municipal de Apodi, os vereadores estiveram reunidos para debater o projeto de lei N 065/2016 que prevê o desconto de até 100% do subsídio dos vereadores em caso de falta injustificada as sessões. A proposição foi apresentada pelo atual presidente do Poder Legislativo apodiense, Genivan Varela, e conta com o apoio de parlamentares como Gilvan Alves.

Para o vereador de primeiro mandato Gilvan Alves, uma ideia que ele já defendia há muito tempo. “Defendemos esta nova ideia, por entendermos, que como um funcionário comum, a serviço do povo, os faltosos, deve ser punido, por estarem, erroneamente, prejudicando o progresso e andamento dos serviços que são prestados ao povo”, disse Gilvan Alves em sua fala. “Já estava dentro do nosso planejamento a proposição desta ideia, mas como a mesma já tramita na casa, basta defendermos e aprovarmos a mesma”, continuou.

Gilvan ver na ideia uma forma de moralizar a função parlamentar no município. “Caros amigos (as), este é o caminho para moralizarmos e avançarmos nos trabalhos dentro do legislativo municipal. Arrumaremos nossa Casa, e logo após, iremos debater mudanças pertinentes ao executivo”, concluiu.

Lei de Ângelo impede que Dagmar assuma Secretaria da Mulher

O feitiço virou contra o feiticeiro.

Ângelo em 2016 criou lei que impedia a nomeação de parentes para assumir cargos públicos por indicação do prefeito ou de seus pares.

Segundo o próprio Ângelo a lei foi vetada pelo prefeito Flaviano na época, mas os vereadores derrubaram o veto.

E não é que alguns meses depois, a mãe do vereador é nomeada para ser secretária municipal, indo de encontro ao que determina a Lei de seu próprio filho.

Ângelo tentou se justificar nas redes sociais alegando que sua lei vedava apenas a contratação de móveis e imóveis de parentes e afins, mas não demorou muito para que a própria rede social derrubasse tal argumento, mostrando na íntegra a lei de autoria do vereador.

Lei Municipal nº 1.072/2016, de 16/06/2016: a proibição de NEPOTISMO

Lei Municipal nº 1.072/2016, de 16/06/2016:

"Cria no âmbito da Administração Pública Municipal dos Poderes Executivo e Legislativo, a proibição de NEPOTISMO, das autoridades municipais, Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Procuradores, Assistentes, Diretores, Chefes de Seções e Departamentos, Coordenadores Municipais, Membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal e demais Vereadores do Município de Apodi".

Artigo 1º - Fica expressamente proibido contratar com Cônjuges, Companheiros, parentes por consanguinidade até terceiro grau, parentes por adoção e por afinidade das autoridades municipais dos Poderes Executivo e Legislativo, no âmbito dos respectivos poderes do Município de Apodi/RN.

Parágrafo 2º - Entendem-se como contratos, AS NOMEAÇÕES, as locações de imóveis, prestações de serviços, ainda que temporários, de parentes das autoridades municipais.

De acordo com a referida Lei, entendo, que a contratação e/ou nomeações de parentes até o terceiro grau, estão proibidas no Município de Apodi/RN.

Por Gilvan Alves

Carnaval de Apodi 2017

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cidades da Costa Branca e da região Oeste com possibilidades de chuvas até o início da próxima semana

É destaque no Novo Jornal desta quarta-feira (04). As fortes chuvas que caem no Ceará desde a última terça-feira (3) devem chegar ao Rio Grande do Norte, com menor intensidade, durante o fim de semana.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, a previsão é de que cidades da Costa Branca e da região Oeste sejam as mais beneficiadas com as precipitações, que devem durar até o início da próxima semana.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Salário mínimo em dezembro deveria ser de R$ 3.856,23

Estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que em dezembro o salário mínimo para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 3.856,23. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 4.

O valor é 4,38 vezes o salário em vigor no mês passado, que era de R$ 880,00. Desde o dia 1º de janeiro, o valor do mínimo passou para R$ 937,00. Segundo o Dieese, esse valor é calculado com base na cesta básica mais cara entre as 27 capitais. No mês passado, o maior valor foi registrado em Porto Alegre (R$ 459,02).

Prefeito vai multar secretários

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), vai multar os secretários que chegarem atrasados nos compromissos. Quem desrespeitar os horários dos eventos e reuniões vai ter que pagar multa de R$ 200 a cada 15 minutos de atraso.

Agora, os 22 secretários da nova gestão terão que ser pontuais. O valor arrecadado será destinado a um Fundo que será criado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania. Posteriormente, o dinheiro será doado para instituições de caridade.

Governo conclui 13º salário e continua pagamento de dezembro

O Governo conclui na próxima terça-feira (10) o pagamento do 13º salário do funcionalismo, quando os 26.656 servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham acima de R$ 4 mil recebem o complemento do benefício, totalizando uma soma de R$ 75,2 milhões. Os servidores deste grupo já haviam recebido uma parcela de R$ 4 mil no dia 30 de dezembro.

Em relação ao salário de dezembro, o Governo segue na próxima quarta-feira (11) o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que ganham até R$ 3 mil, num total equivalente a R$ 85 milhões. É importante destacar que os 24.122 servidores ativos da Educação e dos órgãos da administração indireta que possuem receita própria já receberam os salários desde o dia 28 de dezembro, montante igual a R$ 49,4 milhões.

Somando o complemento do 13º salário aos vencimentos pagos referente a dezembro, o Governo está injetando na economia do Estado aproximadamente R$ 210 milhões.

As demais faixas salariais serão pagas, sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas, a partir da disponibilidade de recursos.  

Ex-secretário de Agricultura envia nota de esclarecimento sobre sucateamento das máquinas

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SUCATEAMENTO DAS MÁQUINAS

Queridos amigos e amigas do meu Apodi, terra querida por uns, terra sofrida por outros. Venho a público fazer nota a respeito de algumas informações veiculadas nos mais diversos meios de comunicação desta querida cidade, ecoada pelos recendidos mais distantes de nosso Estado, o tão badalado “Sucateamento das máquinas” da Prefeitura Municipal de Apodi, mais especificamente da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Para tanto, afirmo que não será uma leitura tão fácil nem pequena, visto que se tratara de uma abordagem sistemática de cada área por hora ventilada nos blogs desta cidade. Para quem se interessar por tanto, a seguir.

Nossa abordagem se dará por três partes. Primeiro: Realmente, a situação das máquinas da Secretaria está lamentáveis, estão quebradas e necessitam de uma manutenção corretiva imediata, mas isso não é novidade é praxe, são máquinas e equipamentos que durante esses quatro anos desempenharam em plenitude as suas funções, a de SERVIR A POPULAÇÃO RURAL DESTE MUNICIPIO ATRAVÉS DO PROGRAMA CORTE DE TERRA, E/OU PROGRAMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTAVEL (CAMINHÃO PIPA NESTE CASO). Seria de uma natureza não normal achar que assim sendo, estas estariam intactas ou sem nenhuma necessidade de manutenção. Para melhor entender, faremos um diagnóstico de cada máquina. A seguir.

O CARRO PIPA: Na gestão Apodi Terra Querida, durante o período em que o Prefeito Flaviano esteve nos comandos da Prefeitura de Apodi, nosso município passou por uma grave crise hídrica, ocasionado pela estiagem que assola nossa região há exatos cinco anos - supomos que todos saibam disso - sendo que desta forma, a demanda por água através do carro Pipa aumentou gradativamente, ou seja, quanto mais os meses eram secos (agosto a dezembro), maiores eram as demandas. Tanto é que a manutenção preventiva do Carro Pipa planejada semestralmente (pela autorizada) era realizada em períodos fora do horário de Expediente, para não prejudicar o Programa, que até então era coordenado pela Defesa Civil do município.

Embora a população rural seja 49,6% da população total do município, pasmem, mas apenas este carro pipa era capaz de dar conta de toda demanda, muitas vezes este caminhão trabalhava de 5h as 20h, de segunda a sábado, com turnos alternados entre três motoristas, bem sabemos, a demanda não era totalmente exaurida, o que sem sombra de dúvidas, foi a principal causa de sua deterioração, mas mesmo assim, nunca deixou de ser atendido um pedido, seja A ou B, nunca houve distinção de valores quanto a esse programa, havia demora, mais nunca havia um NÃO. Todos acompanhavam, se um dia o carro parasse para uma manutenção por pequena que fosse, na tribuna da “casa do povo” era pautada tal situação.

Mas, apesar disso, o carro foi entregue a nova gestão em funcionamento SIM, apresentando apenas problemas relacionados ao ar condicionado e o para-brisa que foi danificado em uma de suas missões zona rural a dentro. O desafio da nova Gestão é fazer mais, e melhor do que fizemos com 1 (hum) carro pipa.

OS TRATORES – Os seis tratores relacionados na matéria infundada, veiculada nos blogs deste município, realmente estão “quebrados”, como foi dito. São três tratores azuis, um amarelo e dois verdes (como chamávamos). Sendo que:

O TRATOR AMARELO VALTRA 785 4X4 ANO 2005, é um trator surrado, tem mais de 10 anos de uso, é talvez a máquina mais antiga da frota do Executivo, e por vários problemas mecânicos foi temporariamente inutilizado. Sendo que no início do ano de 2016, com um novo plano para o Programa Corte de Terra, a de utilizar as máquinas próprias do Poder Executivo, evitando gastos com contratação de máquinas de terceiros, resolvemos por reativar esse trator, e todos os processos legais foram feitos, foi então contratado uma empresa especializada para fazer os serviços de mecânica específicos, uma vez que quando iniciamos foi constatado diversos problemas no interior do motor.

Dentre eles peças gravemente danificadas ocasionadas pelo tempo em desuso. Dessa forma um outro processo seria necessário para aquisição de peças que não estava prevista na licitação, assim ocasionou um atraso no programa, sendo que a decisão da coordenação foi de não atrasar mais o programa, deixando a conclusão da manutenção da referida máquina para um outro período. No cronograma de Manutenção de novembro de 2016 estava previsto reposição da caixa de marcha, 2 PNEUS 18.4=30, 2 PNEUS 12.4=24, 2 CAMARAS 18.4=30, 2 CAMARAS 12.4=24.

Os dois TRATORES AZUIS NEW ROLLAND TT 40/30, estes estão “quebrados” com problemas relacionado ao Kit de Embrenhagem, devido à grande demanda de serviços realizados por essas duas máquinas através do Programa Terra Pronta, um programa que funcionava em parceria com o Agricultor que desenvolvia suas atividades de sequeiro (verão), em que a prefeitura fornecia a máquina, os implementos agrícolas e o operador, sendo que o produtor fornecia uma contrapartida no combustível da máquina. Estas duas máquinas estavam com um planejamento de manutenção corretiva prevista para os meses de novembro e dezembro, período em que a demanda diminui e que as maquinas e implementos são preparados para o programa Corte de Terra (Inverno).

Sim, realmente, um destes tratores não se encontra no pátio da Secretaria de Agricultura, que é localizada na Zona Rural do Município, nas imediações do Bairro Cruz das Almas, na Fazenda Santana. Tivemos que realocar algumas máquinas e equipamentos, devido a uma onda de incêndios e depredações ao patrimônio público realizado por vândalos em algumas cidades do estado do Rio Grande do Norte, motivo pelo qual, repito, esta encontra-se no galpão da Usina, que fica nas proximidades da Secretaria, oferecendo mais segurança por se tratar de um espaço cercado, e com vigilância 24h. Vale aqui salientar que o cronograma de manutenção destes dois tratores estava previsto a instalação de um novo Kit de Embrenhagem, 01 Bateria, e a troca de 2 pneus traseiros 30x18, alguns filtros de combustível e óleo, e pronto, estariam prontos para voltar a campo. Vocês perceberam que apareceram nas fotos estão em ótimo estado de conservação? Pois bem,

O TRATOR AZUL NEW ROLLAND TL75E, essa máquina apresenta danos ocasionado por um serviço em campo no mês de outubro, vindo a quebrar o SEMI EIXO DE REF.: 9969800, 2 ANEIS ORING DE REF.: 4966231, 2 RETENTORES DE REF.: 5177709, 4 CRUZETAS DE REF.: 57361037. Essa peça (semieixo) não constava na lista de itens licitados pela prefeitura, visto que são peças de difícil utilização, e apenas o fabricante da máquina poderia fornecer, por essa razão, foi necessário desmontar o pneu dianteiro para obter certeza do dano, e este só poderia ser remontado com as peças novas, o que não ocorreu. Daí, foi realizado um novo processo para aquisição das peças.

Os dois TRATORES VERDES, estes foram cedidos aos cuidados e responsabilidades da Secretaria Municipal de Urbanismo para atuarem em um Programa de Podas de Arvores, um programa da pasta de Meio Ambiente, porém com a falta de servidores para executar tal serviço, este programa foi realocado para a pasta de Urbanismo. Por tanto, quem poderá responder melhor por eles, é a referida pasta.

As TRÊS GRADES ARADORAS apenas uma apresenta 14 discos desgastados pelo uso constante e falta o Eixo, quebrado em atividades no campo. Por isso, também desmontada para concerto. As outras duas estão em pleno funcionamento, com discos novos. (Engraçado que não vimos fotos delas).

As DUAS GRADES DE DISCOS ambas estão em pleno funcionamento, com discos novos. (Engraçado que não vimos fotos também destas).

Segundo levantamento prévio de nossa equipe, o valor estimado para manutenção corretiva e preventiva dessas máquinas e equipamentos estriam orçados em torno de 45 mil reais. Muito bem, dito isto, vamos adiante, segundo: Sendo esse um valor muito baixo para um município que arrecada milhões de reais por ano, porque então não foi executado o programa de manutenção corretiva e preventiva das máquinas? Essa deve ser a pergunta chave para essa questão do sucateamento! Então vamos a resposta.

Como foi dito anteriormente, o programa de manutenção corretiva e preventiva implantado pela Secretaria de Agricultura no período em que lá estivemos como secretário, acontecia semestralmente, no primeiro semestre NO MÊS DE JULHO, após o programa corte de terra de inverno para preparar as máquinas para o programa corte de terra de sequeiro que ocorria no mês de julho a novembro, e no segundo semestre NO MÊS DE NOVEMBRO para preparar as máquinas para o programa corte de terra de inverno que acontecia nos meses de janeiro a julho. Sendo que, as máquinas estão dessa forma devido o programa de manutenção corretiva e preventiva não ter sido executado como estava previsto para o mês de NOVEMBRO de 2016!

A questão do suposto sucateamento das máquinas não está relacionada a falta de planejamento da gestão, neste caso, é no pedido de SUPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE FOI NEGADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI, - é, eu sei que você já ouviu a gente falando disso, e sei que é chato, mas tenho que falar - sim na bendita suplementação orçamentária. A suplementação orçamentária a nível de município nada mais é do que um pedido de autorização que o Prefeito faz à Câmara Municipal para gastar recursos resultantes de anulação ou de superávit. No ano anterior o orçamento do município é votado pelo Poder Legislativo, estabelecendo um valor estimado para as despesas e receitas do município. Ocorre que no decorrer do exercício orçamentário pode surgir NECESSIDADE DE REMANEJAMENTO DE VERBAS de uma para outra rubrica, ou um aumento da receita efetiva, que no nosso caso, esse poder de remanejamento era de apenas 3% no orçamento geral.

Assim para fazer qualquer remanejamento que esteja fora dos 3%, o Prefeito tem que pedir autorização à Câmara. De modo que, devido atividades imprevistas, os 3% logo é insuficiente para cobrir todas as necessidades orçamentárias necessárias numa prefeitura como a de Apodi. Para se ter uma ideia, a Secretaria Municipal de Agricultura encontrou sérias dificuldades para manter suas atividades básicas já no mês outubro por falta de dotação. Foram vários pedidos feitos a câmara, várias justificativas e diálogos a fim de sensibilizar os vereadores a aprovarem os pedidos para que as atividades básicas da pasta não fossem prejudicadas, sendo que um dos pedidos NEGADOS pela Câmara foi a suplementação referente a manutenção corretiva e preventiva de maquinas e equipamentos, que no mês de novembro contava com pouco mais de 5 mil reais dotados, ainda faltava 40 mil para executar o programa, e esse foi o valor pedido a CMA, que prontamente foi NEGADO!

Pois bem, seguindo a nota, terceiro: Ocorre-me um certo desconforto quando vejo em meio a essa situação comentários infundados e até mesmo inflamados pelo ódio daqueles que sequer buscaram conhecer a real situação, simplesmente exalam o ódio nas redes sociais. Mais ainda por parte daqueles que silenciaram seu grito de indignação quando aqueles mesmos que aí estão poderiam ter olhado para o bem maior do nosso município e ter cumprido com seu dever de legislador e ter votado pelo bem do município. Vejo hoje uma tentativa orquestrada por parte de uma mídia comprada/vendida de denegrir a imagem de uma gestão ética e coerente como foi a do prefeito Flaviano. O mesmo “escrevinhador” dos supostos fatos, era na época a serviço da casa do povo, e bem sabia, e se finge hoje não saber da realidade do que ocorreu. É uma pena, é lamentável, respeito e coerência que estão à venda não tem valor algum.

Termino minhas longas palavras dessa primeira parte da nota de esclarecimento, muito feliz, vejo que o atual secretário está realmente disposto a trilhar sua gestão dentro da ótica da justiça e da responsabilidade pública, parabenizo a iniciativa de denunciar a Policia Civil, como também ao Ministério Público, me coloco a inteira disposição a colaborar com as investigações, até porque esta, para mim tem um valor incomensurável. Quero e vou colaborar, não só hoje, não só agora! Ficarei feliz em ver a transparência no decorrer desses quatro próximos anos, afinal, serão longos dias, e acredite, farei o possível para que isso aconteça em cada um dos 1.460 dias vindouros. Aguardem.

Pois bem, por último, reafirmo que tudo o que está escrito acima nesse relato foi previamente colocado em um memorial descritivo, relatório fotográfico e devidamente entregue a equipe de transição do atual prefeito (Anexo a chave da Secretaria). Em fim, aqui me despeço dizendo que volto em breve com a segunda parte da nota referente ao Abatedouro Público de Apodi. Este sim, com certeza trará informações interessantes. Aguardem.

Respeitosamente e atenciosamente,

Jerlândio de Lima Moreira
Ex-Secretário Municipal de Agricultura de Apodi.

Ponte Metálica servindo aos moradores das Queimadas no Vale do Apodi


Alvo de muitas críticas antes mesmo da execução, a importante obra da Ponte Metálica na comunidade de Queimadas está servindo aos moradores de Queimadas e comunidades adjacentes.

Sem a passagem molhada, os moradores tinham dificuldade de deslocamento para vir até a sede do município. Com a obra, os moradores da região do Vale do Apodi, podem trafegar normalmente independente do período chuvoso.

Apodi: Prefeitura quer sinalizar ruas da cidade até o carnaval


A prefeitura de Apodi pretende realizar serviço de sinalização de trânsito nas principais ruas da cidade, nos próximos dias deverá iniciar o trabalho de sinalização vertical e horizontal, com placas e faixas.

A reunião aconteceu hoje pela manhã, entre o prefeito Alan Silveira e secretários, juntamente com a equipe da Companhia de Trânsito de nossa cidade.

A intenção é que até o Carnaval a sinalização esteja pronta, também será realizada uma campanha educativa junto a população.

Sede do Poder Executivo totalmente limpo e organizado



Ao contrario de como recebeu em 2013, a equipe do ex-prefeito Flaviano Monteiro deixou a sede do Poder Executivo totalmente limpo e organizado. Almoxarifado e depósitos todos limpos, organizados e abastecidos.

O muro da prefeitura se encontra limpo como pode ver nas fotos, bem diferente de quatro anos atrás, que era um verdadeiro ferro velho.

Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

Do blog do Prof. Toinho:

O ex-secretario de turismo Júnior Costa se surpreendeu com o teor da matéria produzida pela assessoria do atual prefeito Alan Silveira (CLIQUE AQUI e confira) que ao ver a matéria resolveu nos dar uma entrevista e ficou indigna com o que ele chamou de mentira deslavada. Fatos produzidos segundo ele.

“Ele deve ter fotografado só o depósito lá na quadra que é só material inutilizado, quebrado, a sala onde funcionava a secretaria que é vizinha a de esporte tem toda estrutura para receber pessoas sim. embaixo do ginásio. Tenho isso registrado num inventario e com fotos”, afirmou. “Tem banheiro e espaço pra almoxarifado na mesma sala”, afirma. “Lá onde eles tiraram essa foto é só um deposito de coisas quebradas”, explica.

Cópias de inventários entregues pelo ex-secretário ao membro da equipe de transição Júnior Souza:



Clique AQUI e continue lendo.

“Nada se aproveita”, declara secretário sobre situação da pasta de Turismo

Após realizar uma vistoria no local onde funcionava a Secretaria de Turismo e Cultura de Apodi, o titular da pasta, o turismólogo Gilney Morais, revelou que todos os equipamentos estão danificados e a que a estrutura está comprometida.

“Nada se aproveita”, declarou ele, acrescentando que até as luminárias estão quebradas.

Gilney revelou que, pelo o que encontrou, a secretaria estava funcionando apenas de fachada e que não tinha estrutura para ninguém trabalhar. Ele classificou como um descaso, já que a pasta é que cuida da imagem da cidade perante os visitantes.

“Turismo é a imagem da cidade. Como é que eu vou receber alguém para uma reunião, por exemplo, com aquela estrutura?”, questionou o secretário.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Alan reúne secretários para discutir situação da prefeitura; “encontramos dificuldades sérias”

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), e a vice-prefeita, Hortência Regalado (PSDB), reuniram a equipe de secretários, na noite desta segunda-feira (02), para discutir a situação da prefeitura e como encontraram os equipamentos públicos no primeiro dia de trabalho.

“Encontramos dificuldades sérias em todas as secretarias. Mas não vamos baixar a cabeça. Conto com a dedicação e o trabalho árduo de todos vocês em suas pastas! Vamos juntos fazer acontecer”, destacou o prefeito.

Conforme relatado pelos secretários, a situação de como foram deixados os equipamentos é preocupante. Maquinários pertencentes às secretárias de Agricultura, Urbanismo e Obras, por exemplo, estão faltando peças importantes para o seu funcionamento.

Os casos serão denunciados na Polícia Civil para que sejam investigados.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

'Mãe confessou', diz delegado sobre bebê estrangulado em Apodi

Mãe disse que queria 'repreender o filho', mas perdeu o controle da força. Criança está internada em hospital de Mossoró desde o dia 28 de dezembro.

A mãe do bebê de dois anos que foi estrangulado em Apodi confessou a autoria da violência contra a criança. A informação é do delegado Renato Oliveira, responsável pelas investigações. A criança está internada no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró desde o dia 28 de dezembro.

"Ela veio prestar depoimento hoje, eu apresentei algumas provas e ela começou a chorar e confessou que foi ela quem agrediu a criança. Ela disse que o objetivo era repreender o bebê porque ele é muito danado, mas que como está passando por problemas pessoais acabou perdendo a noção da força que usou. Mas quando notou a gravidade ela ligou para o marido e para a mãe dela pedindo ajuda para socorrer o filho", disse o delegado. Segundo ele, a mãe está muito arrependida do que fez.

O bebê continua internado, mas já responde a estímulos dos médicos. A mãe da criança é pecadora e o pai trabalha como vendedor ambulante. O delegado explicou que tanto o marido como a mãe da mulher já haviam dito em depoimento que ela era a responsável pela agressão. Além disso, o laudo do Itep constatou que as agressões foram praticadas por uma pessoas canhota, que é o caso da mãe da criança.

O delegado não pediu a prisão da mulher. "Eu vou ouvir vizinhos da família pra saber se essas agressões eram recorrentes para então decidir sobre o pedido de prisão", disse Renato oliveira.

O caso
A criança de dois anos de idade deu entrada no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 28 de dezembro, com lesões no pescoço e dificuldade de respirar. A equipe médica desconfiou do tipo de lesão e da explicação dos pais e acionou o Conselho Tutelar que acionou a Polícia Civil. Inicialmente, o caso foi apurado como maus tratos.

Hortência terá que optar: Vice prefeita ou Chefe de Gabinete?

A vice prefeita de Apodi foi anunciada no último dia primeiro, durante cerimônia de posse, como Chefe de Gabinete do prefeito Alan Silveira, mas o anúncio não resolve todos os seus trâmites, já que a vice terá que decidir se vai receber o salário de vice prefeita ou de secretária municipal.

Hortência não poderá acumular os dois vencimentos e apenas aquele que ela optar será creditado em sua conta bancária.

Logicamente que o salário de vice é bem superior ao de secretária, mas como a gestão atual vem se propondo a fazer algo diferente, não seria demais achar que Hortência poderá abrir mão de seu salário como vice para receber como secretária, e assim, economizar dinheiro público.

De qualquer maneira, a indicação de Hortência como secretária poderá anular o acréscimo nos gastos com a reativação da Secretaria da Mulher, e podemos pensar que os gastos que seriam para chefe de gabinete serão repassados a secretária da mulher.

"Casos de sucateamento em secretarias serão entregues a policia civil para ser investigados”, segundo comunicação de Alan

Uma matéria veiculada pela assessoria de comunicação integrada da gestão Alan Silveira dão conta que o  prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), e a vice-prefeita, Hortência Regalado (PSDB), reuniram a equipe de secretários, na noite desta segunda-feira (02), para discutir a situação da prefeitura e como encontraram os equipamentos públicos no primeiro dia de trabalho.

“Encontramos dificuldades sérias em todas as secretarias. Mas não vamos baixar a cabeça. Conto com a dedicação e o trabalho árduo de todos vocês em suas pastas! Vamos juntos fazer acontecer”, destacou o prefeito.

Conforme relatado pelos secretários, a situação de como foram deixados os equipamentos é preocupante. Maquinários pertencentes às secretárias de Agricultura, Urbanismo e Obras, por exemplo, estão faltando peças importantes para o seu funcionamento.

De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação da gestão, os casos serão denunciados na Polícia Civil para que sejam investigados.

Ainda segundo a assessoria, ao final da reunião, que durou cerca de duas horas e meia, Alan pediu o empenho de todos e frisou que, com força de vontade e trabalho, é possível colocar a prefeitura em pleno funcionamento, e o município no caminho do desenvolvimento.

Com informações da Agência de Comunicação Integrada