sábado, 25 de março de 2017

Eleitores desmotivados devem aumentar abstenções no RN

A crise política nem de longe afeta somente as militâncias pró e contra governo. Tem afastado muitos potiguares do interesse eleitoral.

A tendência para 2018 é que o número de abstenções seja ainda maior do que 2016. Os chamados “apolíticos” estão cada vez menos interessados em participar do processo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.


“Maioria dos abatedouros municipais está irregular”, diz secretário de Agricultura Guilherme Saldanha

Os dois abatedouros estaduais em funcionamento no Rio Grande do Norte parecem não estar dando conta da demanda que os produtores rurais necessitam. Para o secretário estadual da agricultura, pecuária e da pesca (SAPE), Guilherme Saldanha, essa fato acaba permitindo que grande parte da carne abatida no Estado ocorra em matadouros municipais, os quais muitos são irregulares.

No RN, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), coordenado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), atua nos rigores de abate de frango e manipulação de carne bovina e suína. Atualmente, apenas dois abatedouros funcionam com esse serviço de inspeção estadual: um localizado em São Paulo do Potengi e o outro em Parnamirim.

Tal situação acaba deixando grande parte do Estado com uma falta de locais bem fiscalizados para receberem o abate, principalmente nas regiões Oeste e Central. O que resta para os produtores é levarem seus gados à abatedouros municipais, já que 85% dos municípios possuem.

Entretanto, Saldanha diz que uma grande parte desses locais está interditada por irregularidades na legislação, abatendo animais fora dos padrões firmados na legislação. “Alguns já estão interditados, seja por agentes, o Ministério Público também está presente em quase todos os municípios, mas há falha de fiscalização e uma falta da presença do Estado”Mesmo que pouca parte dessa carne seja consumida localmente, cerca de no máximo 10% ou 15%, ainda é comum a venda desses alimentos em feiras.

“Você imagina que toda região Oeste, se você for na feira de Mossoró ou Caicó, as carnes vendidas infelizmente será de animais abatidos no chão, e a gente precisa ter essa preocupação, precisamos ter abatedouros municipais e estaduais, devidamente fiscalizados, e que atendam os critérios”, diz o secretário.

Tentando minimizar essa situação, ele diz que já é previsto a construção de mais sete abatedouros estaduais até o final do ano: um que já pretende ser inaugurando em Lages, para ovinos e caprinos; outro concluindo em Ceará-mirim; obras em andamento em Baraúnas; Angicos, Pedro Avelino, Santa Cruz e o último ainda sem definição.

O RN tem três laboratórios (na UFRN, UFERSA e no LACEN) que podem fazer análise dos alimentos, porém Saldanha aponta que eles ainda não usados da forma como deveriam ser.

“Não adianta que uma indústria tenha estrutura enorme, se a qualidade não seja boa”, afirma sobre os próximos abatedouros a serem construídos.

As obras que serão realizadas pela EMATERN e Secretaria de Agricultura, com um convenio do Governo Federal, custarão, para os abatedouro de 30 animais por dia, um valor de 600 a 700 mil reais; e para os de 100 animais, cerca de R$ 1 milhão.

Fonte: Blog da Carol Gurgel


Base do governador Robinson Faria fortalecida com novos e importantes apoios

O ex-presidente da Câmara Municipal de Natal e respeitado consultor político, Renato Dantas, repercutiu ontem em seu blog, que a base de apoio político do governador Robinson Faria está prestes a receber o grupo do ex-deputado federal João Maia.

Além de importantes lideranças do PR no estado, João Maia traz consigo a sua esposa Shirley Targino, que está no seu terceiro mandato como prefeita de Messias Targino, região Oeste do estado e Paulo Emídio (Paulinho da Habitação) prefeito de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.

Eis a nota do blogdoprimo:

“O ex-deputado federal e presidente do diretório regional do Partido da República, João Maia está com malas e bagagens para entrar no governo Robinson Faria.

Falta apenas acertar o espaço que o partido ocupará no governo.

João Maia será acompanhado por sua esposa e prefeita de Messias Targino  e pelo prefeito de São Gonçalo Paulinho da Habitação.

Havendo espaço vai, não havendo espaço, não vai!”


Curso de Extensão English and Football: Two Global Languages (Curso de Inglês para Futebol)


CURSO DE EXTENSÃO ENGLISH AND FOOTBALL: TWO GLOBAL LANGUAGES (CURSO DE INGLÊS PARA FUTEBOL) INFORMAÇÕES BÁSICAS: Dez (10) encontros, de duas (02) horas cada (20 horas no total), no turno vespertino, nas quartas-feiras e quintas-feiras, das 14 às 16 horas. O número máximo de participantes é de quinze (15), podendo participar alunos e servidores da UFERSA. (algumas das vagas oferecidas já foram preenchidas).

Para mais informações, enviar e-mail para bruno.coriolano@ufersa.edu.br

Cordialmente, Bruno Coriolano de Almeida Costa, Maria Isabela Tavares de Freitas e Ana Sabrina de Sales.

Bruno Coriolano de Almeida Costa.
Professor do Magistério Superior Coordenador do Idiomas sem Fronteiras (Inglês) - UFERSA Membro (presidente) designado para Comissão de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês) da UFERSA.

Em 3 meses Apodi recebeu mais de 2,5 milhões em Royalties

Nos três primeiros meses o município de Apodi, recebeu de Royalties a cifra de R$ 2.512.854,14 (dois milhões, quinhentos e doze mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais e quatorze centavos).

Wilma retorna a Natal com perspectiva de retomar agenda em breve

Após mais uma fase do tratamento em São Paulo, a vereadora Wilma de Faria retorna na próxima semana ao Rio Grande do Norte, com perspectiva de retomar em breve sua agenda na Câmara Municipal de Natal. 

Acometida por neoplasia no intestino, detectada há mais de um ano, a ex-governadora teve inicialmente consultas e exames na capital paulista e depois foi submetida a um procedimento para desobstrução de stent nas vias biliares, no Hospital da Beneficência Portuguesa.

Segundo a equipe médica, o procedimento teve resultado satisfatório e Wilma tem previsão de alta na próxima semana quando retornará a Natal. A vereadora continuará tratamento no RN, conciliando com suas atividades parlamentares.

Eu leio o ApoDiário: Socorro Tôrres- Parabéns pra você!

Parabéns pra você!
“Olha eu aqui!!!”

Eu leio o Blog ApoDiário: Socorro Tôrres. Agente Comunitária de Saúde.

O blog deseja muita saúde, paz, felicidades e que Deus ilumine sempre sua caminhada... Que as bênçãos de Deus estejam sempre sobre nossa amiga Socorro Tôrres.

Amém!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Duas coisas que não sai do papel

Duas coisas que não sai do papel no município de Apodi - Rio Grande do Norte.

A primeira é a instalação de uma pista de pouso e decolagem na cidade.

E a segunda a construção do terminal rodoviário.

Pobre Apodi sem Sorte

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.

Construção do Ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco, sequer saiu do papel, diz Senadora

Eixo Norte

“Queremos saber do ministro, especialmente, sobre o andamento das obras de Transposição do Rio São Francisco, tanto físicas como sociais, e mais especificamente no que diz respeito à retomada das obras do Eixo Norte, que ele garantiu que estarão concluídas até o final do ano”, destacou a senadora.

A senadora está especialmente preocupada com um trecho mínimo, de seis quilômetros, que parte da Barragem de Caiçara à Barragem de Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, na Paraíba, e que vai garantir que em épocas de estiagem, como os quase cinco anos que o estado viveu recentemente, a água não deixe de chegar ao Rio Grande do Norte. Conforme ressaltou Fátima, será necessária ainda a construção do Ramal do Apodi, que sequer saiu do papel. O projeto está pronto, mas nenhuma estrutura foi construída até o momento.

As águas do Rio São Francisco contemplarão o Rio Grande do Norte por meio de dois ramais, que beneficiarão todo o estado. Com a perenização do Rio Piranhas/Açu, já no Rio Grande do Norte, as águas chegarão à região do Seridó. No entanto, para que as populações do Alto Oeste, região cuja maior cidade é Pau dos Ferros, também sejam beneficiadas, ainda será necessária a construção do Ramal do Apodi. “Queremos ver nos olhos dos nossos conterrâneos do Rio Grande do Norte a mesma alegria que vimos na população da Paraíba, durante a inauguração população das obras de transposição, em Monteiro, no último dia 19".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.


Polícia de Apodi prende seis integrantes de organização criminosa que agiam na cidade

Grupo é suspeito de uma tentativa de homicídio na última terça-feira (21).

Policiais Civis e Militares de Apodi prenderam, na tarde desta quinta-feira (23), duas mulheres e quatro homens suspeitos de estarem envolvidos na tentativa de homicídio de um adolescente conhecido como “Bigulão” e na formação de uma organização criminosa que esta agindo no município.

Foram detidos em flagrante ontem: Jeová Júlio Cavalcante Moura, 23 anos; Johnatan Vinícius Maia de Oliveira, 21 anos, Marcos Matheus de Oliveira Moreira, 21 anos, Francisco Ferreira de Lima, 50 anos; Crismeriane de Oliveira Melo, 42 anos e Lidiane Karla de Oliveira Lima, 36 anos.

Na última terça-feira, 21, “Bigulão” foi atingido por disparos de um revólver calibre 38 efetuados por um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), chamado Jeová Júlio Cavalcante Moura de 23 anos, foragido da Penitenciária de Pau dos ferros. O crime teve a participação de Johnatan Vinícius Maia de Oliveira de 21 anos.

A investigação da Polícia Civil descobriu que Jeová e Johnatan estavam envolvidos com mais quatro pessoas, formando uma organização criminosa que estava agindo na prática de outros crimes na cidade. “Nós descobrimos que este grupo está vinculado à prática de outros crimes como homicídios consumados, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubos que vinham acontecendo em Apodi”, detalhou o delegado titular da DP de Apodi, Renato da Silva Oliveira.

O preso Jeová Júlio Cavalcante Moura - confessou a Polícia Civil que atentou contra a vida do adolescente conhecido como “Bigulão”. Ele foi preso com um revólver calibre 38 e drogas. Jeová foi autuado pelos crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e organização criminosa.

Johnatan Vinícius Maia de Oliveira - foi autuado por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e organização criminosa. Ele foi preso quando estava com maconha, crack, uma balança de precisão, várias embalagens para armazenamento de drogas.

Marcos Matheus de Oliveira Moreira - foi autuado por tentativa de homicídio. Ele é suspeito de ser o mandante do homicídio.

Francisco Ferreira de Lima - conhecido como “Titico dos galos” foi autuado por organização criminosa.

Crismeriane de Oliveira Melo - foi autuada por organização criminosa.

Lidiane Karla de Oliveira Lima - foi autuada por organização criminosa.

Texto Ascom Degepol

Programa Balde Cheio reduz 50% os custos e melhora qualidade do leite

No dia 23 de janeiro o blog da Prefeitura do Apodi veiculou que a Secretaria de Agricultura retornaria com do projeto Balde Cheio para o mês de março.

Caso se concretize o retorno do Balde Cheio, será uma boa ação por parte da prefeitura municipal, uma vez que os produtores que trabalham na pecuária leiteira de Apodi necessitam muito deste projeto.

Esse programa tem por objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leitel.

Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática" com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

O principal resultado esperado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. Em relação ao extensionista, o principal resultado é o restabelecimento da importância da extensão rural como fator essencial para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira.


Sebrae Apodi abre inscrições para Projeto Leite e Genética

O projeto oferece consultorias, atendimentos e técnicas reprodutivas, como inseminação artificial e fertilização in vitro, com subsídios de até 70% para os pecuaristas participantes
Pecuaristas de todas as regiões podem contar com os atendimentos de forma subsidiada

Pecuaristas de todas as regiões do estado interessados aperfeiçoar o padrão genético do rebanho já podem participar de uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, que visa dar suporte técnico aos bovinocultores. O Projeto Leite e Genética, desenvolvido pela instituição com execução do Instituto BioSistêmico (IBS), está com inscrições abertas para novas adesões até o dia 31 deste mês. É a oportunidade para o pecuarista potiguar receber consultorias tecnológicas com foco na elevação da produção e produtividade da carne e leite bovino.

As inscrições podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae em Natal e no interior, nas cidades de Assu, Apodi, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Nova Cruz, Mossoró, Santa Cruz e Pau dos Ferros. Informações podem ser obtidas por meio do telefone  84 3616-7853.

Desenvolvido há mais de cinco anos, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento genético da bovinocultura de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O projeto contempla o CRIATF Leite e Corte, que oferta atendimentos com rufião Móvel e Vaca Móvel, além inseminação artificial dos bovinos, e o Gene Leite e Gene Corte, que faz a técnica da fertilização in Vitro. O Sebrae custeia 70% do valor das consultorias prestadas na propriedade e o produtor entra com 30%.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.

9 termos para entender a operação Lava Jato


Confira esse breve glossário de termos associados à megaoperação:

Em março de 2017, a Operação Lava Jato completou três anos. Trata-se de uma das maiores e mais complexas ações empenhadas pelo Ministério Público e a Polícia Federal no combate à corrupção política na história do país. Com 38 fases e quase 1,5 mil procedimentos instaurados, já estão claros quais os crimes que a operação investiga, os principais instrumentos legais utilizados, bem como as principais barreiras que enfrentam. Com esses 9 termos, você poderá entender muito mais sobre a Lava Jato daqui pra frente.

1) CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA
Certamente uma das acusações mais presentes nos processos da Operação Lava Jato é a do crime de corrupção. Agentes públicos cometem o crime de corrupção passiva, ao pedir ou receber algum tipo de benefício ilegítimo no exercício do cargo. É o caso de ex-diretores da Petrobras, que foram acusados receber propinas para, por exemplo, fraudar licitações públicas. Se o funcionário público comete a corrupção passiva, o particular comete corrupção ativa. Ou seja, ele oferece uma vantagem indevida para o agente público se corromper. Basta pensar nos executivos de empreiteiras que ofereceram as propinas para funcionários da Petrobras, bem como para políticos. Esse post explica tudo sobre esses dois crimes de corrupção.

2) PECULATO
Um dos crimes mais comuns que aparecem nas investigações da Operação Lava Jato é o peculato. Esse crime é cometido por funcionários públicos que se apropriam, desviam ou roubam bens públicos que estão à sua disposição pelo exercício do cargo. Foram acusados de peculato na Lava Jato vários agentes públicos, como ex-diretores de diferentes áreas da Petrobras (que teriam desviado dinheiro público) e ex-deputados federais. Você pode conhecer todos os detalhes desse crime nesse post.

3) PROPINA
Mencionamos a propina na seção sobre a corrupção, pois de fato ambas estão fortemente associadas. Antigamente, essa expressão era apenas um inocente sinônimo para gorjeta. Hoje, se refere também aos “agrados” oferecidos por cidadãos para funcionários públicos, para que façam algo que não deveriam fazer em sua posição (ou deixem de fazer algo que deveriam fazer). Muitas suspeitas de propina foram investigadas e confirmadas na Operação Lava Jato – e certamente a comprovação do pagamento de propina motivou boa parte das 125 condenações em três anos de operação.

4) LAVAGEM DE DINHEIRO
Como oferecer, pedir ou receber propina é ilegal, corruptores e corrompidos precisam encontrar formas de esconder o quanto possível a origem suja desses recursos. É essa ação de dissimular a origem de dinheiro relacionado a crimes como a corrupção que recebe o nome de lavagem de dinheiro. Para “lavar” a propina que receberam, muitos agentes públicos depositam esses recursos em contas de paraísos fiscais, que oferecem maior sigilo para dados bancários. Outra prática comum é abrir empresas de fachada, apenas para passar a impressão de que os recursos vieram das atividades dessas empresas. Na Operação Lava Jato, postos de gasolina e lava a jato foram usados para lavagem de dinheiro – essa é inclusive a origem do nome da operação.

5) DELAÇÃO PREMIADA
Um dos instrumentos legais que mais caracterizaram a Lava Jato é a delação premiada. Ainda pouco conhecida no Brasil, a delação oferece recompensas a réus que colaboram com as investigações, sobretudo com a diminuição da pena. Ganha o Ministério Público, que consegue coletar mais provas, e ganham os réus, que ficam com pendências menos pesadas na Justiça. Foi o operador de câmbio Luccas Pace Júnior, ligado à doleira Nelma Kodama, que estreou a delação premiada no âmbito da Lava Jato. Logo foi seguido por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, o doleiro Alberto Yousseff e dezenas de outros réus. Hoje, três anos depois do início da Lava Jato, já são 78 acordos de delação premiada, segundo o Ministério Público Federal.


6) PRISÃO PREVENTIVA
A Lava Jato se notabilizou pelo uso frequente das prisões preventivas. Esse instrumento é usado antes de uma condenação, para a finalidade genérica de “garantir a ordem pública”. Ela também não tem prazo para terminar. Tudo que a lei pede é que haja provas contundentes de que o réu cometeu crime e que sua liberdade pode prejudicar as investigações e dar condições para que novos crimes aconteçam.

O juiz federal Sérgio Moro, que julga inúmeros casos da operação, já decretou várias prisões preventivas ao longo dos últimos três anos. Em fevereiro de 2017, conforme noticiou a Folha, Moro alegou que as prisões preventivas foram essenciais para “interromper a carreira criminosa” de réus da operação, como Fernando Soares, Paulo Roberto Costa, Alberto Yousseff, entre outros. De acordo com o Ministério Público Federal, foram 91 prisões preventivas até março de 2017 no âmbito da Operação Lava Jato.


7) CONDUÇÃO COERCITIVA
A condução coercitiva é um instrumento usado para forçar pessoas que não estão colaborando com a Justiça a depor, seja para a Polícia ou para autoridades do Judiciário. Em um dos episódios mais conhecidos da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro expediu mandado de condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2016. Lula foi conduzido a uma sala da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde depôs e foi liberado em seguida.

O caso teve repercussão no processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, aliada e sucessora de Lula. Logo após as investidas da Lava Jato contra o ex-presidente, Dilma nomeou seu padrinho político como ministro-chefe da Casa Civil. Isso desencadeou a uma onda de protestos e acelerou a composição da comissão do impeachment na Câmara, que levaria à abertura do inquérito em 17 de abril de 2016.

Até março de 2017, foram realizadas 202 conduções coercitivas em casos da Lava Jato, segundo o MPF.

8) ACORDO DE LENIÊNCIA
O acordo de leniência funciona na mesma lógica da delação premiada, mas é aplicada a casos de pessoas jurídicas. Em troca da colaboração e da devolução de recursos resultantes de crimes, as empresas que fecham acordo de leniência conseguem manter seu direito de contratar com o poder público e evitam denúncia formal na justiça.

A empreiteira Andrade Gutierrez, cujo presidente foi preso na Operação Lava Jato em 2015, fechou acordo de leniência com o Ministério Público em maio de 2016, em que aceitou ceder R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Seguiram o mesmo caminho da Andrade Gutierrez outras oito empresas envolvidas na Lava Jato, de acordo com os dados do Ministério Público. Entre elas, está a Odebrecht, maior empreiteira do país – e cujo presidente também foi preso em 2015.


9) FORO PRIVILEGIADO
O foro privilegiado é uma prerrogativa reservada a políticos do alto escalão em todos os níveis da federação. É por causa do foro que deputados federais, senadores e ministros de Estado podem ser investigados e julgados apenas pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, todos os casos da Lava Jato envolvendo alguma dessas autoridades não está nas mãos do juiz Sérgio Moro, que atua na primeira instância em Curitiba.

O STF é considerado lento para julgar ações penais. De fato, foram poucos os casos em que algum político foi condenado pelo tribunal por crimes relacionados à corrupção. A razão para a lentidão seria a falta de estrutura adequada para agilizar os processos. Esse é apenas mais um motivo de críticas ao foro privilegiado, que é visto por muitos especialistas como uma regra discriminatória, já que garante aos políticos um tratamento especial na Justiça, distinto daquele reservado ao cidadão comum.


O QUE AINDA VEM PELA FRENTE?
Mesmo depois de três anos, 38 etapas e resultados expressivos, a Lava Jato deve continuar a fornecer fatos e desdobramentos relevantes para a política nacional. É preciso estar atento às delações de executivos das empresas que fizeram acordo de leniência, em especial a gigante Odebrecht. Também é importante ficar de olho na chamada lista de Janot, que são pedidos de abertura de inquérito que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez para o ministro Edson Fachin e que envolvem políticos com foro privilegiado (incluindo deputados, senadores e ministros de Estado). Por fim, ainda estão em julgamento os casos envolvendo o ex-presidente Lula, que pretende concorrer à presidência em 2018. Dependendo dos resultados desses julgamentos, Lula pode até ser impedido de se candidatar, se chegar a ser condenado na segunda instância.

Referências
  
Por Bruno André Blume

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais recebe Comenda medalha de honra ao mérito Walter de Brito Guerra

Agnaldo Fernandes e Gilvan Alves

Durante a Sessão Solene para entregas de títulos de Cidadania Apodiense e Comendas Walter de Brito Guerra, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agnaldo Fernandes foi agraciado com uma Comenda medalha de honra ao mérito Walter de Brito Guerra, em comemoração aos 182 anos de Emancipação Política do município.

“Quero agradecer a Câmara Municipal de Vereadores na pessoa desse grande Legislador Gilvan Alves. Onde na noite de ontem, 23, fizeram referência a minha pessoa com a Comanda de medalha de honra ao mérito Walter de Brito Guerra. Reafirmo que o êxito do nosso trabalho é fruto do esforço coletivo de muita gente de luta. Para finalizar mais uma vez agradeço a este exemplar de legislador do nosso município Gilvan Alves, que é parceiro da Luta e Organização Social de Apodi pela nossa indicação e honraria! Estamos juntos, na Luta pela Base!”, disse Agnaldo Fernandes.

A gata da sexta feira, uma gracinha tarados!

quinta-feira, 23 de março de 2017

PSDB-RN recebe filiação de novos prefeitos neste sábado (25)


Partido que mais tem crescido em todo o país, o PSDB realiza neste sábado (25) em Natal ato de filiação para novos prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte. O evento, denominado “PSDB a favor das mudanças que o Brasil precisa” e realizado em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), será no Hotel Holliday Inn (Arena das Dunas) a partir das 8h30 e contará com a presença de lideranças do partido, filiados e militantes.

Segundo o presidente de honra da legenda no Estado, deputado federal Rogério Marinho, o “PSDB atinge no Rio Grande do Norte a estatura que possui em nível nacional. O partido, que já tem a maior bancada da Assembleia Legislativa, se torna com a chegada dos novos prefeitos uma das maiores forças políticas do Estado”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, destaca que “sábado teremos mais um dia a favor das mudanças que o Brasil precisa. Oportunidade para que os partidários e simpatizantes do partido que mais cresce no Rio Grande do Norte conheçam os tópicos do Programa Partidário do PSDB e nossos objetivos com a democracia, a justiça, o desenvolvimento, a soberania nacional e o comprometimento com um RN melhor”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.

Corpo de um homem é encontrado boiando na Lagoa do Apodi

Na manhã desta Quinta feira dia 23/03, a central de Operações da Policia Militar recebeu a informação de um corpo de um homem ainda não identificado boiando na lagoa, mais precisamente nas proximidades do calçadão.

Segundo informações de populares, um homem foi visto ontem por volta das 17:30, tentando botar uma rede de pesca na lagoa, escureceu e ninguém viu ele retornar a margem.

Já hoje pela manhã populares suspeitando que o homem poderia ter se afogado, retornaram pra o local e em pouco tempo avistaram um corpo boiando. A policia foi acionada e encontra-se isolando a área e aguardando o ITEP para a remoção do corpo que ainda não foi identificado.

PM consegue apreender arma de fogo em Apodi


Por volta das 22:00 da noite desta Quarta feira dia 22/03, Policiais Militares da Rádio Patrulha, conseguiram prender dois indivíduos com uma arma de fogo nas proximidades do CAIC.

Segundo os policiais da Rádio Patrulha que realizaram a prisão, informaram que estavam realizando patrulhamento na Baixa do CAIC, quando se depararam com uma dupla numa motocicleta em atitude suspeita e resolveram abordar.

Na abordagem foi encontrado um revolver calibre 38 com cinco munições intactas. A dupla foi conduzida a delegacia de policia civil de Apodi onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Fonte Sentinela do Apodi

quarta-feira, 22 de março de 2017

Confira os Vereadores que assinaram manifesto contra a reforma da Previdência em Apodi


Confira os nomes dos Vereadores de Apodi que assinaram Moção de Repúdio durante a audiência pública contra a reforma da Previdência Social.
  • Vereadores do PTdoB: Gilvan Alves, Charton Rêgo e Bebé Gama;
  • Vereadores do PCdoB: Genivan Varela e Chico de Marinete;
  • Vereador do PSB: Júnior Carlos;
  • Vereador do PSD: Paulo de Telécio;
  • Vereadora do PP: Soneth Ferreira.

A audiência pública aconteceu hoje (22) e debateu a PEC 287 da reforma da Previdência.

Nota do blog: se algum outro vereador assinou ou vai assinar ainda, não estava presente na audiência.

Vereadores participam de Audiência Pública sobre a reforma da Previdência no Sindicato Rural


A audiência publica que debateu a PEC 287 da reforma da Previdência, também contou com a presença do vereador Gilvan Alves (PTdoB), que é contrário a qualquer manobra que venha prejudicar os contribuintes, e trabalhadores de todas as classes.

“Na última semana em todo o Brasil vimos manifestações contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal, é justo que nós Vereadores, que somos legisladores também se envolvamos e colocamos a disposição dos manifestantes e dizemos não aquilo que vai de contra os anseios do trabalhador, é momento de crise, mas não podemos tirar da classe que tanto sofre, os trabalhadores", disse Alves.

Para ele, esta medida vem contrária aos verdadeiros benefícios que o trabalhador merece, está faltando diálogo sobre o assunto. “Está faltando conversar com a sociedade e fazer uma análise mais aprofundada do tema Seguridade Social como um todo, que é composto por Previdência Social, Assistência Social e Saúde Pública”.

Já para o parlamentar Charton Rêgo, diz que temos que debater também a questão do trabalhador rural. “A vida no campo não é fácil, pois exige esforço físico, diferente das outras atividades laboral. Pela proposta, o trabalhador rural passaria a ter uma contribuição individual, em vez da contribuição sobre a venda, como ocorre hoje. Esse trabalhador não tem capacidade de ter renda líquida para pagar previdência. Essa modificação tira a expectativa em mais de 70% de alcançar a aposentadoria”, enfatizou Rêgo.

Na audiência estiveram representantes das escolas estaduais e do IFRN, diretoria do Sintrapma e do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Rio Grande do Norte) e STTR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

Prefeito Alan vai à Natal e pede transformação de Companhia em Batalhão da PM

Sensibilizado com o aumento da violência em Apodi, no tocante a roubos e crimes de homicídios, o prefeito Alan Silveira viajou até Natal, nesta quarta-feira (22), para tentar buscar investimentos na segurança e garantir uma maior tranquilidade aos moradores.

Na companhia do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), Alan se reuniu com o coronel André Azevedo, comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e pediu mais atenção para Apodi.

O prefeito reivindicou a transformação da atual 2ª Companhia de PM, existente em Apodi, em um Batalhão da Polícia Militar. O objetivo é promover mais independência das ações, com recursos próprios e com mais investimentos diretos.

Além disso, o prefeito quer incluir Apodi dentro do sistema integrado nas Unidades de Monitoramento que estão sendo elaboradas pelo Estado.

Em menos de uma semana, o município de Apodi registrou três tentativas de homicídios por arma de fogo. No início do mês, a PM notificou dois assaltos no Centro da cidade, um arrombamento a uma escola, um assassinato e um ataque criminoso à sede da Prefeitura.

Assessoria de Comunicação PMA


Seca prolongada dizima mais de 70% da produção de caju e castanha no RN

A cadeia produtiva do setor de cajucultura, responsável também pela produção de castanhas, um dos produtos de maior destaque da economia potiguar, enfrenta grave crise com os cinco anos seguidos de seca que foram responsáveis por reduzir em mais de 70% a área de produção em solo potiguar.

Segundo José Simplício de Holanda, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, um estudo realizado em parceira com a Emater, junto as regiões produtoras de caju, mostrou uma queda vertiginosa nas áreas de plantação.

“Até meados de 2011 o Estado contava com cerca de 120 mil hectares de cajucultura, principalmente em Serra do mel, sertão do Apodi e Mossoró, porém com os anos seguidos de seca e algumas pragas na plantação houve uma redução de 60% da área, hoje temos em média 70 mil hectares”, explicou Simplício.

No Sertão do Apodi e Serra do Mel mais de 80% da área de plantação foi dizimada. “A produção que chegava ser de até 50 mil toneladas de castanha, hoje fica em média 15 mil toneladas”, detalhou Simplício.

Fonte: Portal no Ar

Transposição do São Francisco para o RN está parada

As obras do eixo norte, da transposição do Rio São Francisco, que contemplam o Rio Grande do Norte, estão paradas.

É preciso pressionar o governo Temer (PMDB) para que as águas cheguem ao Rio Piranhas/Açu e ao Ramal Apodi. Quem tem sede tem pressa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.


Ação do MP garante restabelecimento de repasse financeiro aos municípios

O Estado do Rio Grande do Norte irá repassar R$ 912 mil por mês a partir do dia 11 de abril para os municípios potiguares. O montante diz respeito à manutenção dos Programas de Assistência Farmacêutica Básica (insumos e medicamentos) e ao Fortalecimento da Atenção Básica.

O repasse foi assegurado em audiência de conciliação presidida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), Cláudio Santos, entre o Estado, como réu, e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) como autores da  Ação Civil Originária.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.

terça-feira, 21 de março de 2017

Vereador desmente prefeitura sobre recuperação de estradas vicinais


Com um trabalho propositivo, e atendendo as reivindicações dos moradores dos Sítios: Mansidão, Pendência e Veados. O Vereador Charton Rêgo requereu indicação pelo Legislativo, no intuito de que a informação inverídica da assessoria de comunicação do Prefeito Alan Silveira, torne-se de fato verídica, pois o povo da referida Região merece respeito!

“Acompanhou as obras de recuperação de acessos? Como assim?”, questiona Charton.

Na última sexta-feira, dia 17, ao lado do deputado estadual Getúlio Rêgo, o vereador Charton Rêgo visitou as comunidades rurais de Mansidão, Pendências e Veados, e constatou que a informação transmitida pela assessoria de comunicação do Prefeito Alan Silveira, na página oficial da PMA é inverídica.



"O que tem de verdade na matéria do Prefeito é que realmente ele não cansa de fazer pelo povo dele, ou seja, por seus correligionários, tendo em vista que o que se constata na região referida e conforme a foto mostra sua equipe em cima, foi um concerto, por sinal, muito bem e merecidamente realizado na parede de um açude particular, de propriedade de um correligionário dele, isso sim foi realizado e com justiça", indagou Rêgo.

"Mas quanto a recuperação dos acessos, onde essas recuperações foram realizadas Prefeito?", questiona o Vereador da Política com Seriedade.

"Gostaria que a sociedade apodiense tomasse conhecimento de que boa parte da pequena população residente nessas localidades não votaram no atual prefeito", acrescentou o Edil.

"Então, qual o critério usado para levar todo o maquinário à Região e realizar somente o serviço de um correligionário, deixando os demais, com acessos intransitáveis? Para mim, está claro!". Concluiu o Vereador que já protocolou na Câmara Municipal de Apodi uma indicação para recuperação de fato, dos acessos às comunidades.

Com informações da assessoria do Vereador.

Adolescente sofre tentativa de homicídio em Apodi - RN


Um adolescente identificado por apenas Igor sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 19 horas desta terça-feira, 21, nas proximidades da Escola Ferreira Pinto, em Apodi, Rio Grande do Norte. Ele foi baleado na perna e foi encaminhado ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

Segundo informações, ele foi atingido em rua próximo a Escola Ferreira Pinto, por uma dupla em uma motocicleta, a vítima também estava de moto e foi levado até o hospital pelo seu amigo na garupa da moto em que se encontrava.

Após receber os primeiros atendimentos no hospital de Apodi, Igor foi transferido para Mossoró.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter: clicando AQUI.