sábado, 20 de maio de 2017

Ao prolongar agonia do morto-vivo, país inteiro entra na UTI


O país na UTI, quase morto, sem saúde, sem segurança, sem educação, sem saneamento básico...

Ai vem um monte de ‘babacas’ com delações premiadas.

O bom é que eles dizem como se normal fosse.

A ausência da ética vomitada, o remorso inexistente, a certeza de que arrependimento não existe.

Vão te ‘catar’!


Apenados do CDP de Apodi realizam mutirão de limpeza no Hospital Regional

Trabalho de ressocialização realizado pelo CDP de Apodi. Serviço voluntário foi realizado no Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

Presos que cumprem pena em regime fechado, mas que são considerados de bom comportamento, no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) – Agente Ronilson Alves da Silva, passaram todo o dia deste sábado (20) trabalhando de forma voluntária na limpeza do pátio externo do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, na cidade de Apodi.

O mutirão de limpeza contou com a participação de seis apenados, que fizeram poda de árvores, limparam canteiros e o estacionamento do hospital. O trabalho foi coordenado pelo diretor da unidade prisional, agente penitenciário Márcio Morais, e pelo também agente penitenciário Airton de Neriço.


Os funcionários do Hospital Regional Helio Marinho serviram um lanche aos apenados e ficaram satisfeito com a execução do trabalho. “Sempre que buscamos assistência médica junto aos profissionais do Hospital Hélio Marinho para os apenados do CDP Apodi, somos bem recebidos. Nada mais justo que também fazermos a nossa parte. Percebemos que o pátio do hospital que é patrimônio do povo de Apodi e que estava precisando de uma limpeza, então realizamos uma ação visando o bem coletivo”, comentou o diretor Márcio Morais.

Na semana passada os mesmos detentos também realizaram outro mutirão, desta vez no Fórum Desembargador Newton Pinto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Jovem é encontrado morto com corpo crivado de balas em Apodi-RN


Populares encontraram na manhã deste sábado, 20, o corpo de um jovem em um terreno nas proximidades da barragem Júlio Marinho - Poço Vermelho, zona rural da cidade de Apodi, Rio Grande do Norte.

O jovem identificado como Romero da Silva Lima, 21 anos de idade, natural de Apodi, foi encontrado morto com sinais de vários disparos de arma de fogo. Segundo informações, o mesmo teria recebido uma ligação, saiu de casa e não voltou mais.

Durante o início da noite anterior moradores ouviram disparos de arma de fogo nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado, a polícia foi acionada, mas não encontrou nada.

Uma viatura da Polícia Militar esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia que fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

Apodi registrou mais um homicídio, a investigação será conduzida pela delegacia de polícia civil deste município.

Foto: Sentinelas do Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Júnior Moura poderá assumir titularidade na Assembleia Legislativa do RN

O suplente de deputado estadual Júnior Moura do Partido Republicano Progressista (PRP) poderá assumir à titularidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Atualmente, Júnior Moura é suplente do deputado estadual Jacó Jácome.

Apesar de ter nascido em Olho D'Água do Borges – RN, Júnior Moura considera ser filho do Apodi, a família dele mora nas terras de Poty. Moura obteve 13.872 votos (0.84%).

O embaralhado se dá por causa de 14 políticos potiguares receberem recursos diretamente ou indiretamente através de diretórios da JBS em 2014, entre eles Jacó Jácome que consta que recebeu R$ 30,00 mil.

O desembarque de Júnior Moura na Assembleia Legislativa poderá ocorrer, caso Jacó Jácome seja condenado e consequentemente ocorra o afastamento ou a perca do mandato.

Resta saber se o repasse foi feito de forma legal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereador Gilvan Alves solicita serviços básicos nos distritos

Na sessão ordinária de ontem (18), no uso do grande expediente, o Vereador Gilvan Alves fez algumas cobranças, bem como algumas considerações que julga pertinentes. Iniciou a fala solicitando que fosse registrado na Casa do Povo, a importância da valorização e reconhecimento do dia 17 de maio - Dia Nacional da luta contra a LGBTFobia; bem como o Dia 18 de maio - Dia Nacional da luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dando continuidade, Alves cobrou do Executivo, o fato de atender as demandas e necessidades dos munícipes moradores dos Distritos Municipais, pois, por serem "bairros" - uma extensão da parte urbana da cidade em meio a zona rural - a prefeitura deve olhar para eles com maior zelo e cuidado.

“E ter o compromisso em atender com pelo menos os serviços básicos, sendo eles: de asfalto; iluminação pública; coleta regular de lixo; serviços postais; serviços de limpeza pública; saneamento básico; segurança pública; atenção na saúde básica e demais necessidades que os distritos apresentam”, enumera.

Por fim, sempre dissemos que existe o bônus e o ônus no ato da criação do Distrito. “Agora, juntos, a vereadora Soneth (Córrego), os vereadores Paulo e Costinha (Melancias), e o nosso mandato (Soledade), iremos cobrar do Prefeito, que seja feito pelo menos os serviços​ básicos nesses Distritos. Pois afinal, são distritos, e para tal, necessita de uma atenção especial”, acrescentou.

Nepotismo não!


O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.

No âmbito do Poder Executivo Federal, o assunto foi regulamentado pelo Decreto nº 7.203, de junho de 2010. É a partir dele que iremos discutir as situações de nepotismo, as exceções, as definições de grau de parentesco e o papel dos órgãos e entidades em sua prevenção e combate.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereador Charton Rêgo solicita serviço de pavimentação asfáltica

Na sessão desta quinta, 18 de maio de 2017, o Vereador Charton Rêgo alertou para a necessidade de ações imediatas que solucionem os principais problemas na cidade de Apodi. Charton cobrou em plenária, que o dinheiro destinado a pavimentação asfáltica que foi barrado pela maioria dos vereadores da gestão anterior (na época oposição) seja utilizado.

O vereador da Política com Seriedade reafirmou seu compromisso com o povo, dizendo que a oposição não terá nenhum problema em aprovar a pauta, “vocês não deixaram o gestor anterior fazer porque não era o prefeito de vocês”, disse para atual bancada da situação, “mas pelo bem do povo, nós não teremos nenhum problema para aprová-la independe do prefeito que está a governa cidade”.

Charton ainda demonstrou sua profunda insatisfação com um problema grave que assola a comunidade do Juazeiro, onde a população atualmente está carregando água em galões. Ele pediu para que os vereadores se unam para usar o dinheiro que foi alocado para perfuração do poço na comunidade seja utilizado, e lembrou que assim como a verba para asfaltar as ruas de Apodi, também foi barrada pela maioria dos vereadores da gestão 2013-2016.

O vereador encerrou seu discurso dizendo que é preciso agir, não se pode mais tapar os olhos para os problemas que os cidadãos apodienses estão enfrentando.

Gata da sexta tarados!!!!



Temer ganha tempo e agrava crise

O presidente Temer não jogou a toalha, ontem, no pronunciamento à Nação, porque, como jurista e conhecedor da lei e do tempo político, sabe que esta decisão terá que ser amadurecida para ser tomada em outro tempo, que não deve demorar. Os áudios liberados, ontem, pelo Supremo, comprovam o envolvimento do presidente da República em atos de obstrução da Justiça com o objetivo de afastar qualquer investigação e de eliminar a sua ligação com Eduardo Cunha.

Cada dia, entretanto, que Temer permanecer à frente do País aprofundará a crise econômica e a instabilidade política. Ao se agarrar ao poder, o presidente tem dois objetivos: primeiro, se proteger das consequências criminais que pesarão contra ele quando deixar a Presidência e, segundo, ganhar tempo para conduzir o Congresso a uma eleição indireta em que ele eleja o próximo presidente.

A não renúncia tem o sentido da preservação desse guarda-chuva protetor do foro privilegiado. É ruim para o País, agrava a crise. São inevitáveis dois processos. O processo penal no Supremo e o processo de impeachment no Congresso. A nação continuará sangrando com a sua decisão. Alguns poderão dizer que faltou grandeza ao presidente Michel Temer de renunciar e refazer o pacto na condução da crise econômica, mas o que ele fez foi se preservar.

Por Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Coopapi te convida para inauguração do Entreposto de Mel e Cera de Abelha em Apodi/RN


A cadeia produtiva do mel do Rio Grande do Norte contará com um entreposto de mel e cera de abelha. O empreendimento está sendo construído no município de Apodi (RN) e será inaugurado no próximo dia 23 de maio, as 14h30min.

As obras que tem custo de R$ 450 mil, resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil - FBB e a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI). A administração do empreendimento será feita pela COOPAPI, juntamente com a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte (COOAFARN) e vai atender 650 famílias de agricultores familiares participantes da cajucultura e de outros projetos realizados em parceira com a Fundação BB.

Com informações da FBB.

Cara de pau

Será possível que algum economista, por mais PHD que seja, vai seguir defendendo a babaca reforma da previdência que estava em gestação no Congresso? E seguir convencendo a grande mídia?

Fora as concessões/exceções que já vinham sendo feitas pelo governo, e que já tinham desfigurado o projeto, eu relembro a falta de legitimidade dos poderes executivo e legislativo para impor mais sacrifícios a uma população sujeita à pilhagem crônica e permanente.

Saqueiam-se a céu aberto os cofres públicos, que engolem uma das cargas tributárias mais altas do mundo.

E o governo tem a cara de pau de falar em privilégios ou em expectativa de vida das pessoas.

O mesmo vale para a reforma trabalhista.

Ora bolas, não é óbvio que a reforma do judiciário é muito mais urgente do que qualquer outra?

Tamanha é a quantidade de processos, que os políticos desmascarados por esses bravos policiais e procuradores incorruptíveis, contam com recursos e prescrições para continuarem a causar o famoso déficit público.

Por Lillian Witte Fibe

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeitura de Apodi notifica construtora do prédio do PAF para retomar obras em 48h

A empresa Engeart Engenharia e Empreendimentos Eireli – EPP, responsável pela construção do prédio do Programa de Atendimento Familiar (PAF) em Apodi, foi notificada pela prefeitura do município para dar continuidade às obras em até 48 horas. A notificação foi publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (16).

Segundo a publicação, apesar dos pagamentos estarem em dia, as obras estão abandonadas pela construtora desde a última medição e o município não consegue localizar os responsáveis, seja por telefone, ofício, e-mail ou Correios.

A notificação prevê que a empresa deve retomar os trabalhos até quinta-feira (18), para concluir as obras dentro do prazo estabelecido, sob pena de ter o contrato rescindido, ser multada, impedida de participar em licitações e contratar com o poder público.

A construção do prédio do Programa de Atendimento Familiar, no bairro Lagoa Seca, teve início em outubro do ano passado através de uma parceria entre o município e o banco Santander. De acordo com o setor de engenharia da prefeitura, as obras estão em 38% concluídas e já foram pagos à empresa mais de R$ 114 mil.

Com informações da assessoria da PMA.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Se tiver gravações, Temer renuncia

Se as gravações confirmarem o que o Globo online antecipou, não resta nenhuma saída para o presidente Temer se não a renúncia. O quadro é gravíssimo. O Congresso não pode ficar silente frente a uma grandiosidade da denúncia. Neste cenário conturbado, o presidente nem o País aguentaria um novo processo de impeachment.  O clima em Brasília é de que o Governo acabou e que se tem urgentemente  buscar uma saída para o País: renúncia, impeachment ou diretas já.

A oposição, de imediato, apresentou um pedido de impeachment de Michel Temer com base no pedido de propina feito para manter o silêncio do preso Eduardo Cunha. Pediu celeridade no processo para que o Brasil fique livre dessa situação vergonhosa. Nesse momento em que surgem essas gravações, o Governo não tem legitimidade para continuar governando. Chegou ao ponto final. O ponto final, se não for dado pela sua própria renúncia, será feito pela Câmara e pelo Senado, através de um impeachment.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Diretor do Detran estará em Mossoró e outras cidades, menos Apodi

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Júlio César Câmara, vai aportar quinta-feira (18), em Mossoró.

Ele vai tratar de questões do órgão com o supervisor da 1ª Circunscrição do Trânsito (CIRETRAN), José Raimundo Nogueira Neto.

A visita à Ciretran acontecerá às 10 h.

Já na sexta-feira (19), Júlio estará em Areia Branca.

Mas amanhã (quarta-feira, 17), aportará em Caicó com igual finalidade.

Já em Apodi, dedo nas ventas!

Nota do blog: Também não precisa, o trânsito daqui é bastante organizado e tranquilo!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Considerações sobre o veto do parágrafo único da lei 1.121/2017 de autoria de Gilvan Alves

Na última sessão ordinária da CMA, nesta quinta-feira (11), a câmara apreciou e pelo placar de 08 votos (pela derrubada do veto) a 05 (mantimento do veto); segundo o regimento interno da Casa, o veto só seria derrubado se obtivesse 2/3 dos votos da plenária, no caso, 9 votos dos 13 vereadores. Porém, mesmo com o mantimento do veto, analisamos a Lei de seguinte modo:

CONSIDERANDO-SE que o texto da própria Lei nos deixa nitidamente que ações/bens do Poder Público Municipal – independente de gestão periódica – deve publicizar o brasão e as cores oficiais da bandeira como símbolos do município. E o atual Governo concorda com isso, já quê sancionou a referida PL, hoje sendo Lei. Logo, entendemos que o uso dos slogans e logomarcas de gestões especifica agora são proibido por lei.

CONSIDERANDO-SE que o site, o blog, o portal de transparência, as redes e demais mídias sociais OFICIAIS que representa os interesses direto da Prefeitura na Internet, é de propriedade da PREFEITURA, logo, é de propriedade do Município, sendo assim, está à serviço do Povo Apodiense. Lembrando ainda quê, como já dissemos antes, a gestão deve ser impessoal. Não podemos confundir a pessoa jurídica com a pessoa física.

E essa IMPESSOALIDADE é garantida no Art. 37 da CF/88. CONSIDERANDO-SE que na Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014 - o famoso Marco Civil da Internet; tem descrito no Capítulo IV – DA ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO – Art. 24 - “Constituem diretrizes para a atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no desenvolvimento da internet no Brasil:”, inciso VI nos diz: “PUBLICIDADE E DISSEMINAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES PÚBLICOS, DE FORMA ABERTA E ESTRUTURADA;”.

Sendo assim, podemos constar que o uso da Internet na Gestão Pública, deve ter caráter informativo e de promoção da informação PÚBLICA. Bem como os demais modos operativos de uso, descriminados nos demais incisos do Art. 24. Seguindo a leitura do artigo supracitado, não encontramos nada que autorize a promoção pessoal através da internet, principalmente se essa promoção seja com recursos e serviços públicos.

CONSIDERANDO-SE as seguintes indagações: O financiamento das publicidades via internet da Prefeitura é pago com recurso público? A criação e manutenção do blog, site, portal da transparência e redes sociais é pago com o dinheiro do povo? Pois bem. No caso de resposta afirmativa, trata-se de um próprio público! Virtual, porém, um próprio público. Então estará sujeito ao Caput da Lei Sancionada (1.121/2017), e da própria Constituição Federal de 88, no texto do Art. 37 – Principio da Impessoalidade da coisa pública. Logo concluímos que apesar do parágrafo único do Art. 2 desta Lei (1.121/2017) tenha sido vetado.

Veja ele: “A veiculação de logomarca ou slogans na publicidade legal via internet e televisão seguirá os padrões exigidos no caput deste artigo.” (Parágrafo Único – Vetado) A própria Constituição Federal de 1988 e principalmente o texto do Caput da Lei - IMPERAM e MANTÊM PROIBIDO as praticas de promoção pessoal (pessoa física ou gestão especifica).

Vejamos: “Dispõe sobre a proibição da identificação de veículos, documentos, material escolar e PRÓPRIOS MUNICIPAIS com logomarcas, slogans, cores ou quaisquer outros símbolos que identifique gestão especifica, bem como utilização de fotografia de gestores em repartições públicas.” (Caput da Lei 1.121/2017) Resumindo: blog, site, portal da transparência e mídias sociais (OFICIAIS) do poder Executivo Municipal SÃO PRÓPRIOS PÚBLICOS, feitos e mantidos com recursos oriundos dos cofres públicos.

Então de acordo com o Art. 37 da CF/88 e a Lei nº 1.121 sancionada no dia 07 de março de 2017, FICA PROIBIDA a vinculação destes símbolos nos próprios municipais. O artigo vetado servia principalmente para CLAREAR a aplicação da lei por inteiro. Porém, seu veto, não compromete o entendimento e sua aplicabilidade na gestão pública municipal.

Por fim, nós, na condição de autores desta lei a nível municipal, indo além, na condição que nos foi outorgada pelo povo apodiense de “Fiscal das Leis”, iremos buscar o cumprimento desta, bem como de todas as Leis Municipais, e demais leis que compõem nosso ordenamento jurídico. Entretanto, entendemos que é justo que os Prefeitos exaltem suas ações e obras durante suas gestões, mas, os mecanismos e os recursos necessários para isso tem que ser oriundos dos seus partidos políticos – via fundo partidário - e dos programas eleitorais gratuitos, E NÃO DOS COFRES PÚBLICOS!

Gabinete do Vereador
JOSÉ GILVAN ALVES

Governo pagará mais uma parcela da folha de abril

O Governo do RN segue o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (19), quando deposita uma parcela de R$ 4 mil a todos os 21.698 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil.

A soma do montante chega a R$ 88,7 milhões.

O complemento dos salários deste grupo será pago em breve, sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas, a partir da disponibilidade de recursos.

É importante ressaltar que desde o dia 12 de maio, 80% dos servidores já receberam integralmente seus vencimentos.

Com informações do Governo do Estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Alerta sobre Baleia Azul; Apodi continua fazendo vítimas

O rapaz ou mocinha pode ser integrado num grupo deste mundo baleioso via Facebook, Twitter ou mesmo WhatsAppp. Quando percebe, já está dentro da máfia – e fica difícil sair.

Há milhões de pessoas em todo o mundo, agora, alimentando esta maluquice. Trabalhando de graça contra a humanidade, de olho nas vítimas.

E nossa cidade não é diferente do resto do planeta, continua fazendo vítimas.

O que tá acontecendo com nossos adolescentes e/ou jovens?

Arrisco dizer que Apodi tem mais meninas do que meninos neste “maldito” jogo. Tive acesso algumas fotos, de um adolescente com o braço todo cortado, acredito que foi por uma gilete, preferi não publicar.

Pessoas muito novas, sem estrutura mental, podem entrar no jogo como desafio ou mesmo envolvidas de forma sub-reptícia. O maior barato! Quando vê, virou escravo. Pensando bem, as drogas não são assim?

Pergunta sem resposta: será que gente velha entra nisso?

A Baleia Azul pode, por exemplo, captar foto comprometedora de alguém e jogar sujo com esta informação, como trunfo para dominar o ser humano fragilizado, etc.

Há dois dias, defini a Baleia Azul como “hipnotismo digital”. Deve ser algo parecido.

Meu Deus! Pessoas normais, pessoas nossas, perdem o controle da própria vida e até a preservação do corpo, por causa de uma “brincadeira”.

É uma epidemia. Até que surja uma vacina, muitos “inocentes” vão morrer.

Fiquem de olhos nos seus meninos e meninas.

Gente, o assunto é sério!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Júnior Souza defende harmonia entre os poderes

O vereador Júnior Souza do PMDB trouxe ao grande expediente da sessão da câmara nesta quinta-feira (11) um debate a respeito da posição e harmonia entre os dois poderes instituídos, legislativo e executivo. Mencionando a época em que foi elaborada a lei orgânica do município no ano de 1992, a qual participou ativamente.

Souza afirmou que precisamos promover um equilíbrio entre os dois poderes com a finalidade de dá uma resposta aos anseios da população, independente da cor partidária ou formação ideológica, destacando que o Prefeito Alan Silveira sabe da responsabilidade e está comprometido com essa missão.

"Qual a dificuldade em sentar e discutir um projeto para Apodi? Para o Prefeito, não existe essa dificuldade. Vamos fazer isso, sentar e traçar os rumos para os próximos 4 anos". Sobre a matéria a respeito das questões fiscais entre câmara e prefeitura, ele se posicionou de maneira a discordar de qualquer coisa que venha provocar o distanciamento entre as duas instituições e que vai mobilizar junto a prefeitura para que se possa orientar os secretários sobre esse tipo de atitude: "não vou participar de um debate onde diminua A ou B", frisou Júnior.

Convidou os demais parlamentares a participar ativamente das soluções com relação à educação e em especial a escola do Góis, destacando a importância de conhecer a realidade e ainda de solicitar ao secretário os dados oficiais sobre a situação.

"A escola não depende só da estrutura física".

Por fim, afirmou que o centro do idoso já tem data pra voltar a funcionar, e que o motivo pelo qual estaria fechado, seria devido a uma reforma que se fazia necessário às dependências do local.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 16 de maio de 2017

O que faz a Comissão de Constituição e Justiça?

A comissão de Constituição e Justiça, obrigatória em todas as casas legislativas, tem o papel de identificar, na fase de instrução, se o projeto de lei atende, quanto ao seu conteúdo e quanto a sua forma, os requisitos constitucionais para a sua tramitação.

Vereador Gilvan Alves
Se a comissão de constituição e justiça manifestar-se favoravelmente, o projeto de lei segue a sua instrução junto às demais comissões, conforme o critério de identidade de matéria, ou seja, se ele gera despesa, é encaminhado para a comissão de orçamento; se ele trata de assunto relacionado à saúde pública, vai para a comissão de saúde e assim por diante.

Se, contudo, a comissão de legislação manifestar-se pela inconstitucionalidade do projeto de lei, sua instrução é suspensa, e o parecer é colocado em discussão especial na ordem do dia da primeira sessão plenária subsequente, para confirmação.

Se o plenário da câmara confirmar o parecer da comissão de constituição e justiça, pela inconstitucionalidade do projeto de lei, a matéria é arquiva; se o plenário da câmara rejeitar o parecer da comissão de constituição e justiça, pela inconstitucionalidade da matéria, o projeto de lei retorna para a fase de instrução e segue para as comissões respectivas.

Por Gilvan Alves

A bizarra segurança pública do RN

Nunca se matou tanto na história desse Estado, nunca as drogas ilícitas estiveram tão acessíveis. Nunca as Polícias estiveram tão fragilizadas, nunca tivemos um Governo com tantos planos pífios. Enquanto todos os recordes de criminalidade são sucessivamente quebrados, uma estratégia segue firme: soltar bandidos perigosos nas ruas, para a bomba não explodir nos presídios!

Erick, O Caçador
Por motivo de "BOM COMPORTAMENTO", dezenas de membros conhecidos do PCC e do Sindicato do Crime do RN, receberam progressão de regime e ganharam as ruas, nos últimos dias, saindo do Presídio de Alcaçuz pela porta da frente. Lembrando que estão em guerra e protagonizaram o mais feroz massacre prisional da história do RN há apenas três meses, fica a se pensar que tipo de comportamento está a ser recompensado... O mutirão do Judiciário está a pleno vapor naquela Casa de Custódia, mas o número de presos beneficiados não tem sido divulgado, por motivos imagináveis. Fora isso, as famigeradas Audiências de Custódia continuam liberando em 24 horas cerca de 50% dos criminosos presos em flagrante delito.

Há cerca de dez anos sem concurso público para admissão de pessoal, as sucateadas Polícias Estaduais estão estioladas: a PMRN opera com cerca de 70% do efetivo previsto, enquanto a Polícia Civil tem 30% do quadro de pessoal preenchido. O detalhe é que essa previsão de pessoal foi fixada como "ideal" nos anos 80, fazendo frente às demandas daquela época... O que quer dizer que a defasagem é muito maior! No ITEP e no Sistema Prisional, a situação de pessoal está no mesmo pé de calamidade.

O orçamento mensal para os órgãos e instituições ligados a Segurança Pública também chama atenção: cerca de 4 milhões de reais para a PCRN, cerca de 8 milhões para a PMRN, o Ministério Público do RN recebe cerca de meio bilhão de reais e o Tribunal de Justiça do Estado tem um orçamento de R$ 854 milhões. Analisando esses números, certamente teremos subsídios para conclusões sobre o investimento na área...

Dentre Planos Nacionais e Estaduais contemplando a Segurança Pública, já vamos com um tanto de papel inútil. Computadas as reuniões de Alto Escalão, são milhares de horas de voo. Na prática, pouco ou nenhum resultado... Aparentemente, se deixou de lado a eficiência como critério de gestão.

E a população aceitando o domínio do tráfico na sua vizinhança, chegando ao ponto, em Bairros de Natal como Guarita e Passo da Pátria, de haver rondas noturnas das Facções Criminosas - usando coletes balísticos e pistolas. Uma em cada quatro pessoa no RN já viu um parente ou amigo ser assassinado, disse recentemente uma pesquisa. Mas a população, dócil, ainda aceita que os gestores fiquem apenas de falação e promessas na TV, sem apresentar resultados concretos. Já que o eleitor se mostra passivo, por que o político vai se mexer?

No mundo bizarro da Segurança Pública do RN, é necessário que verdades básicas sejam afirmadas, do tipo: "é preciso ter Polícia estruturada e trabalhando", "é fundamental punir os criminosos", "lugar de bandido é na cadeia" e etc. Mas não há nenhuma garantia de que as autoridades competentes terão esse tipo de raciocínio!

Estranho mesmo, tanta coisa ser ao contrário!

Erick Guerra, O Caçador

Após alerta do Blog ApoDiário, Prefeitura recupera buraco


No dia 3 de maio (quarta feira), o Blog divulgou um buraco na rua Governador Dix-Sept Rosado (centro da cidade), devido a um cano da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) ter estourado, a cratera dificultava o trânsito no local.

Clique AQUI e relembre.

Voltamos hoje (16), conforme registro por este blogueiro e verificamos que a secretaria de Obras fez o devido serviço.

Nota do Blog – Isso. Prefeito Alan Silveira (PMDB). Que continue assim, enfrentando os problemas que devem ser enfrentados e procure saná-los, foi eleito pra isso.

Mais uma vez esta página dá demonstração, inequívoca, de que serve ao interesse público e colabora com a administração municipal, como já fizera com anteriores (nunca compreendido, que se diga).

Continuaremos em nosso papel, sendo mais útil do que os que preferem apenas fazer “assessoria de incenso” e oba-oba em prol do poder.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Dois sexos, macho e fêmea

Na aula de catecismo aprendi que o primeiro casal Sapiens era a Sra. Eva e o Sr. Adão, casados na Igreja Católica Apostólica Romana no Vaticano.

E entendi nas aulas de genética que existem dois sexos, macho e fêmea.

Por isso, hoje eu discordo, totalmente, da nova ideologia de gênero de que existem quatro ou cinco sexos, tipo homem do sexo masculino, marmanjos do sexo feminino, mulheres fêmeas, mulheres masculinas, marmanjos e mulheres do sexo flex ou biflex.

Nota do blog: Respeito, mas não concordo.

Filósofa a Moro: é a ditadura do Judiciário

Juiz que é Juiz não pode ser aplaudido.

Djamila Ribeiro, mestre em filosofia política e ativista (Créditos: Ricardo Matsukawa/El País)
Da Revista Fórum:


A filósofa Djamila Ribeiro questionou o juiz Sergio Moro sobre seus posicionamentos à frente da Operação Lava-Jato. O magistrado participou ontem (13) de um debate na London School of Economics, no Reino Unido, com a presença do ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo.

Na ocasião, Cardozo afirmou que o impeachment de Dilma Rousseff se tratou de um golpe baseado em “acusações pífias” e foi recebido com palmas. Quando a discussão passou às perguntas da plateia, Djamila, que falará no evento no domingo sobre questões de gênero, criticou o “discurso do populismo penal”.

A ex-secretária-adjunta de Direitos Humanos da cidade de São Paulo lembrou que a decisão de interromper as atividades do Instituto Lula foi feita com uma “canetada”. “Juiz não deveria ter lado, juiz não deveria ter partido”, enfatizou ao comentar a torcida em torno da figura de Moro no debate.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Queria ouvir o “juramento” dos vereadores no dia da posse

Alguém tem o “juramento” gravado do vereador que representou todos edis na hora do juramento?

Talvez se ouvíssemos. Veríamos:

A prova de que, para chegar ao poder, mentir vale muito a pena.

Só que alguém, depois, paga o pato…

E nunca é quem mentiu.

Para ingressar no PCC, adolescente mata agricultor em Apodi

Diferente do que informou à Polícia Civil, o adolescente de 17 anos matou o agricultor Maikon Alexsandro Fernandes Pompeu, o Neném, de 23 anos (foto), no dia 12 de abril, em Apodi, para ingressar no Primeiro Comando da Capital, o PCC.

Após o crime, o menor fugiu para a cidade de Riacho da Cruz, porém foi alcançado pela Polícia Militar e preso. Ao delegado Renato Oliveira, o adolescente havia dito que matou por ciúmes.

Deu no Mossoró Hoje

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

PCdoB estuda nomes para lançar à Assembleia Legislativa

No âmbito do PCdoB, pelo menos quatro nomes têm sido pensados e outros devem se juntar a eles, como prováveis candidatos à Assembleia Legislativa no próximo ano pela sigla.

O partido entende que poderá obter até duas cadeiras na Casa, na montagem de uma nominata representativa e consorciado com outros partidos de igual tendência.

Atualmente, o PCdoB tem a deputada Cristiane Dantas ocupando assento na AL.

Mas o ex-candidato a prefeito de Mossoró Gutemberg Dias e o ex-prefeito apodiense Flaviano Monteiro estão em boa cotação interna à disputa.

Liste-se, ainda, o ex-vereador em Natal George Câmara.

Por Carlos Santos


RN chega a 900 assassinatos em 2017

O Estado chega a triste marca de 900 homicídios na manhã deste domingo (14). Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional (Obvio-RN).

O número de vidas perdidas este ano em comparação com 2016 já é com 198 vítimas a mais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Ninguém escapa

Não é exagero dizer que a Odebrecht corrompeu todo o Brasil. Os 26 estados e o Distrito Federal têm políticos na lista do ministro Edson Fachin, do STF, ou receberam pedidos de investigação relacionados ao acordo de colaboração.

Se antes Paraná, Rio, São Paulo, Pernambuco, a Justiça Federal e as cortes superiores no Distrito Federal conduziam inquéritos relacionados à operação, no pós-Odebrecht, 20 estados e o DF terão células da Lava-Jato em busca de esclarecer fatos narrados pelos executivos da empreiteira baiana.

Ao encaminhar petições ao Supremo com base nas revelações da Odebrecht, no mês passado, a Procuradoria-Geral da República solicitou que mais de 200 casos fossem remetidos a outras instâncias judiciais. Há menções a ex-prefeitos, prefeitos e deputados estaduais.


O que leva um político a chegar ao poder?

O que leva um político a chegar ao poder?

Notoriedade ou simplesmente “enriquecimento”?

Por falar em enriquecimento, alguns prefeitos que são tidos como bons gestores tem perdido alguns dos seus bens para poder chegar “ao poder”.

Tem coisas que não entendo, mas o poder deve ser bom, afinal ninguém quer viver sem ele!

Correios privatizado?

Os Correios devem apresentar ainda neste mês de maio uma proposta de reestruturação para tentar levar suas contas de volta ao azul, segundo o presidente da estatal, Guilherme Campos. A empresa soma cerca de R$ 4 bilhões de prejuízo entre 2015 e 2016.

De acordo com ele, a reestruturação é fundamental para reverter o resultado negativo. Em março, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que, se a empresa não promover o "equilíbrio rapidamente", vai "caminhar para um processo de privatização”.

domingo, 14 de maio de 2017

Câmara municipal fazendo escola

Quando achávamos que a Câmara Municipal de Apodi iria nos presentear com um belo exemplo de parlamento sério e coeso. Voltamos as notícias negativas.

E daí?

Este assunto sobre o nepotismo se estivemos legisladores confiáveis e honestos não estaríamos nem discutindo isso aqui!

Quem não se lembra da verba pública “subtraída” indevidamente, nos anos anteriores que daria pra dá duas ‘voltinhas’ ao mundo.

A crise democrática do país chegou às terras dos Tapuias/Paiacus, parece não querer sair.

A câmara municipal é um dos melhores laboratórios, no que se refere em legislar em causa própria. Sostô!

Tá fazendo escola!

Os bons políticos, infelizmente pagam pelos maus!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Felipe Guerra se tornará um polo de produção irrigada familiar

Na última quinta feira, 11, aconteceu no gabinete do Vereador Ubiracy Pascoal, uma reunião com o prefeito Haroldo Ferreira, junto com Fernando Souza secretário de Agricultura do município e a Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi. O encontro foi para discutir a implantação do projeto de fomento a produção irrigada familiar de todo o município de Felipe Guerra.

Inicialmente o projeto irá atender 40 famílias com suporte técnico e apoio na elaboração de projetos das mais variáveis culturas de produção irrigada, e, sobretudo na parte da comercialização, tido como um dos maiores gargalos do meio rural.

“Antigamente com os invernos víamos várias roças de bata e de outras culturas produzidas pelas famílias ribeirinhas, e que hoje estão desaparecidas, com isso vamos fazer o que for possível para trazer de volta essa produção e gerar mais emprego, mais renda e mais qualidade de vida para os nossos irmãos do campo”, afirmou o prefeito Haroldo ferreira.

A reunião contou com a presença do prefeito Haroldo ferreira, vereador Ubiracy Pascoal, secretário de agricultura Fernando Souza, equipe técnica da cooperativa, Isabele Sorrel e Keilha Ferreira e o presidente da COOICAP Rosibério Dias.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.