sábado, 27 de maio de 2017

Apodi realiza 28º Congresso Estadual da Ordem DeMolay

Fotos: cedida

Começou ontem, 26, mais um Congresso Estadual da Ordem DeMolay que chegou a sua 28ª edição no estado do Rio Grande do Norte.

O anfitrião - Capitulo Príncipe Vale do Apodi Nº 097, preparou uma super estrutura para receber os irmãos e tios de todo país. Os organizadores esperam cerca de 600 inscrições sejam realizadas até hoje, recorde de participantes para o Rio Grande do Norte.

Estão presentes delegações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará. Além de representantes de todos os estados do Nordeste.

Apodi conseguiu transformar um congresso estadual em um ‘quase’ encontro nacional da Ordem DeMolay. Como diz nosso irmão Chagas: "Apodi é 10!"

Com a reestruturação administrativa nacional da Ordem DeMolay que ocorreu em 2004, deu-se início a uma nova fase na realização de encontros nacionais e estaduais da organização, com Congressos maiores e com uma nova estrutura.


Atualmente, o Congresso Estadual da Ordem DeMolay tem por finalidade reunir a todos os membros da Ordem DeMolay no território estadual, bem como realizar a votação para alterações no Estatuto e Regulamentos, eleições para a Diretoria Estadual e para a próxima cidade sede. Além disso, são realizados eventos paralelos, com a realização de seminários e núcleos de debate específicos, com a finalidade de promover os ideais da Ordem DeMolay e da boa cidadania.

Porém, o evento não se limita somente aos DeMolays, buscando congregar as suas famílias, através de atrações específicas para elas durante o evento, como a realização de passeios turísticos na região onde está sendo realizado o CEOD.

Enfim, com o passar dos anos, o Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte tornou-se um evento grandioso, onde, através de cerimônias, debates, eleições e atividades fraternais, aproximadamente 600 jovens e familiares de todo o estado, mais delegações de outros estados se reúnem em torno de um ideal: fazer com que os jovens pratiquem as 07 virtudes cardeais da Ordem DeMolay.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Em manifesto, prefeitos fazem alerta sobre a crise

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) divulgou um manifesto em que diz que a crise que assola o governo Michel Temer pode levar os municípios ao colapso financeiro e que o país "não pode ficar sem rumo". No documento, os prefeitos afirmam que a "gravíssima crise política e econômica" ameaça a estabilidade institucional e que é preciso uma saída "célere" e de consenso, que leve em conta "as diversas forças políticas e os três níveis de governo".

"Defendemos uma saída consensuada, respeitando-se a Constituição Cidadã e a legislação vigente, que leve em consideração as diversas forças políticas da nossa sociedade e os três níveis de governo. Ao mesmo tempo, que seja célere para evitar o agravamento dos reflexos negativos que tal situação já projeta nas cidades e que temos constatado no nosso cotidiano: aumento do desemprego, desincentivo ao empreendedorismo e aos investimentos, paralisação de obras e a disseminação de um indesejável sentimento de fracasso", diz o texto.

Os prefeitos afirmam ainda que o agravamento da crise trará "consequências inimagináveis", visto que piora a já insuficiente quantia de recursos públicos que os municípios dispõem para sustentar os serviços básicos de saúde e segurança, por exemplo.

"Esta insuficiência de recursos públicos para sustentar os serviços básicos lá na ponta poderá levar o país a uma grave crise social com consequências inimagináveis", afirma o documento. Desde que a crise eclodiu, na semana passada, Temer tenta se segurar no cargo enquanto a cúpula de partidos de sua base articulam uma solução via eleições indiretas caso o presidente seja cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

“Tentaram enganar Melancias novamente”, disse Charton Rêgo

Durante a sessão itinerante realizada na última quinta feira, 25, na comunidade de Melancias, o Vereador Charton Rêgo (Avante) abordou temas relevantes como a atual situação política nacional, sobretudo municipal, pedindo atenção da população na hora de votar.

Rêgo durante sessão itinerante em Melancias
Coisa ruim é não se ter liberdade de escolha. Como é que pode vereadores não ter a mínima liberdade de escolher de estar ao lado do povo?

Outro levantamento questionado pelo edil é sobre o projeto da escola de Melancias.

Sobre o projeto que chegou (hoje) será votado, sim! Mas, respeitando os trâmites legais.

“Por que diferentemente, de alguns que hoje estão compondo a mesa de situação, nós nunca vamos votar ou precisar fugir de sessão para não aprovar projetos que beneficie a coletividade”, questiona.

Como é que pode aprovar um projeto, que chegou hoje?

Sem passar pelas comissões, sem ser avaliado pelos vereadores.

“Não há projeto para construir a escola de Melancias”, afirmou categoricamente Charton Rêgo. “Estão tentando enganar vocês novamente”, acrescenta.

O projeto que estão tentando aprovar nesta noite trata de reformas. “Como reformar uma escola que sequer foi construída?” – indaga Charton.

“Se quiserem o crédito para as reformas, nós votaremos sim, mas não mintam para o distrito dizendo que é para construir a escola que já foi paga”, relata.

“Antes, prestem contas ao Distrito e a todo o município de onde foram gastos o valor de R$ 214 mil destinados para tal”, informa o edil.

O projeto que o vereador se referiu, é uma emenda no valor R$ 300,00 mil reais da dotação orçamentária para reformar 18 escolas do município.

Como de costume, a cada sessão ordinária, Charton Rêgo é bastante aplaudido pelos presentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Jobim une Lula e FHC, mas não tem os votos do baixo clero

Se os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso se despirem dos discursos para a platéia e se reunirem num tête-à-tête, só os dois, para indicar o nome do candidato a ser eleito presidente do Brasil numa hipotética eleição indireta, ninguém tem dúvidas: será o ex-deputado, ex-presidente do STF e ex-ministro de ambos, Nelson Jobim. Ele é hoje, de longe, o mais habilitado a conduzir um eventual governo de transição até as eleições de 2018, seja pelo trânsito entre as principais forças políticas do país, a boa aceitação junto ao establishment econômico e a capacidade de negociação com o Judiciário, condição hoje essencial para pacificação do ambiente de guerra que se formou em torno da Lava Jato.

Nelson Jobim.
Mas quantos votos mesmo tem Jobim no baixo clero da Câmara? Poucos, o que o inviabilizaria se a eleição fosse hoje, e é bom não perder de vista que, mal ou bem, justa ou injustamente, esses serão os eleitores. O baixo clero e suas franjas votariam no deputado Rodrigo Maia, cuja escolha parece duvidosa para tucanos e peemedebistas. Investigado na Lava Jato, seria um tiro no escuro.

O tucanato, que quase abandonou Temer logo após a delação da JBS e recuou para valorizar seu cacife numa eventual sucessão indireta, tenta agora negociar um pacote que contemple todos esses personagens – menos o PT, é claro, adversário em 2018. Propõem uma chapa encabeçada pelo senador Tasso Jereissati, um respeitado e experiente homem público, tendo Rodrigo Maia como vice, Jobim como ministro da Justiça e, de quebra, mantendo Henrique Meirelles na Fazenda.

Seria um grupo eficiente para conduzir a aprovação das reformas, mas dificilmente a articulação vai vingar. Maia não tem por que concordar com ela, e desistir de sua campanha, trocando a presidência da Câmara pelo irrelevante cargo de vice. Jobim é, hoje, muito maior do que o cargo de ministro de quem quer que seja. E a tigrada do PMDB não vota em Tasso.

Do outro lado da praça, enquanto os aliados não resolvem essa equação, Michel Temer se debate para sobreviver, rejeita qualquer hipótese de renúncia e se prepara para convencer um ministro do TSE a pedir vista do processo de cassação da chapa no dia 6.

Michel sabe que está por um fio e que basta o desembarque do PSDB, a partir desse julgamento, para que caia de fato, ainda que não imediatamente de direito. Mas os tucanos, sob o risco de jogar o país no caos, só podem desembarcar quando tiverem a equação da sucessão pronta, o que parece ainda muito longe. A aposta do presidente é que não vão conseguir tão cedo.

Por Helena Chagas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeito de Apodi enaltece postura do Vereador Gilvan Alves

A Câmara Municipal de Apodi realizou ontem, 25, a segunda edição da sessão ordinária (Itinerante) no distrito de Melancias. Presente à sessão itinerante, o prefeito Alan Silveira agradeceu aos vereadores Gilvan Alves e Charton Rêgo (ambos da bancada do AVANTE-Apodi), pela postura íntegra e pelo trabalho desenvolvido na Casa Legislativa.

O prefeito destacou ainda, que está disposto atender todas as reivindicações que os vereadores venham a requerer, bem como as solicitações de informações, via requerimento.

"O trabalho de vocês (vereadores) é fiscalizar, é cobrar, é mandar indicações, requerimentos, e a gestão estar pronta para atender", disse Alan.

O prefeito enumerando as ações pontuais do governo no Distrito de Melancias, quando foi surpreendido por uma moradora do distrito que o interrompeu dizendo - "tudo isso já tinha".

Diante do fato (engraçado), Alan rebateu prontamente dizendo: "mas ainda vai melhorar".

Dado momento em sua fala, Alan voltou a tecer elogios à postura de alguns vereadores, citando os parlamentares Gilvan Alves e Charton Rêgo por estarem sempre aprovando os projetos (por unanimidade) que o Executivo tem enviado a Casa Legislativa.

"Nós temos que caminhar na mesma direção, no mesmo rumo, que é colocar Apodi no desenvolvimento", concluiu o prefeito.

Diante de todo ocorrido, concluímos que o prefeito Alan Silveira tem muita sorte de ter uma oposição responsável, firme e convicta, buscando o melhor para o município e seus munícipes.

Diferentemente de um passado recente que tinha vereadores que fugiam da sessão para não votarem as matérias do Executivo. Assim, mesmo recebendo fortes críticas, parece que o prefeito entende que é assim que se deve conduzir os trabalhos na máquina pública (Legislativo x Executivo) caminhando lado a lado.

Assessoria do Vereador
José Gilvan Alves

A gata da sexta feira, tarados! Gostaram?



As negociações não param


O Palácio do Planalto vai se aproveitar da falta de consenso em torno da sucessão de Michel Temer para negociar com aliados uma "sobrevida" ao governo, condicionada à aprovação das reformas e à retirada do peemedebista da cena política de 2018.

É na falta de entendimento de agentes – que Temer tem chamado de “conspiradores” – que o Planalto vai apostar para ganhar tempo e tentar recuperar musculatura para as votações.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Combustível mais barato?


A Petrobras informou que vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias em 5,4% e o do óleo diesel em 3,5%. O preço final para o consumidor pode não cair na mesma proporção. A estatal brasileira informou que a decisão se deve ao aumento das importações.

A medida faz parte de uma nova política de preços adotada pela direção da empresa em outubro do ano passado.

Essa política é norteada por dois fatores: o preço do petróleo no mercado internacional (incluindo gastos com transporte e taxas portuárias) e uma margem para lucro, impostos e proteção de riscos, como variações na cotação do dólar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Vereador Gilvan Alves visita deputado Carlos Augusto em seu gabinete na Assembleia


Ontem (24), o Vereador Gilvan Alves (Avante) esteve cumprindo agenda na capital do estado, ao lado do amigo e também vereador Bebé Gama.

Os vereadores visitaram a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e o gabinete do deputado estadual Carlos Augusto Maia, buscando melhorias para o nosso município.

“Pudemos reforçar o pedido de algumas ações benéficas que estão para chegar ao nosso Apodi, devido à burocracia travaram. Com isso, pedimos celeridade nesses processos, principalmente na viatura que será doada pela Assembleia Legislativa para a nossa Polícia Militar”, disse Alves.

Atuais prefeitos e vereadores poderão ter mandatos de 2 anos

Os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 são contra a proposta de antecipar as eleições municipais para 2018. Se a proposta for aprovada, os mandatos deles só valerão dois anos. A ideia seria firmar um calendário de eleições gerais.

No entanto, deputados e senadores que votarem a favor deverão perder apoios importantes nos municípios. O texto, já em tramitação no Senado Federal, gera polêmica.


IDEMA: o fim de um entrave ao desenvolvimento do RN


Um elevado técnico ligado ao banco mundial disse hoje ao jornalista Daniel Menezes que perdemos cerca de 70 bilhões de reais nos últimos anos por conta de entraves no Rio Grande do Norte.

Citou para mim, por exemplo, que na gestão de Wilma, entrando na de Rosalba, um resort ficou mais de quatro anos esperando as aprovações ambientais por aqui. O hotel também contaria com um campo de golfe, forte atrativo turístico. Há um campo de golfe em Bananeiras-PB. É o mais próximo do Rio Grande do Norte.

Depois de um tempo, os investidores desistiram. Nem o órgão emissor de licença estadual e federal de lá encasquetaram no novo destino. Ele foi construído na Bahia e gera mais de 2 mil empregos diretos por lá.

Após colocar os muitos anos de licenças atrasadas em dia, o IDEMA hoje libera uma autorização em cerca de 90 dias. Se tivesse sido assim desde sempre?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Entreposto de mel e cera de abelha vai gerar emprego para 98 famílias de Apodi


"Um sonho de 15 anos está sendo realizado. Vamos ter nosso entreposto de mel com certificação do SIF e se Deus quiser vamos voltar a exportar", disse Fátima Torres, diretora Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Cooafarn. 

A declaração foi durante a visita à obra do entreposto de mel e cera de abelha que está sendo construído em Apodi. O responsável pela construção do prédio é Fundação Banco do Brasil. O Governo do RN, através do Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, é o responsável pela compra dos equipamentos. O Sebrae/RN também faz parte da parceria e fará a capacitação dos apicultores.

O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, acompanhou a visita e representou o Governo do RN. “O governo Robinson está investindo R$ 2,2 milhões com o projeto piloto de apicultura  e os frutos já começam a aparecer. São 98 famílias envolvidas nesse projeto. A parceria com os agricultores mostra que estamos no caminho certo”

Durante a visita o presidente da Fundação BB, Pepe Soares, afirmou que está investindo mais de R$ 3 milhões na região, acrescentando a importância das parcerias. “Estamos saindo de uma época de seca e mesmo assim continuamos a investir. O Governo do RN é um agente importante nesse trabalho. Temos certeza do êxito desse projeto”, declarou. 

Zeca Melo, presidente do Sebrae, afirmou que logo o RN vai ter mel exportado. “Essa parceria do Governo do RN, Fundação BB e Sebrae RN vai ser longa e sabemos que estamos no caminho certo. O RN vai voltar a exportar o mel”.

As obras do entreposto de mel estão em ritmo avançado e devem ser finalizadas ainda nesse semestre. O espaço será equipado com máquinas de processamento do pólen, cera de abelhas e outros derivados do beneficiamento de mel. O objetivo é fortalecer toda a produção e a comercialização excedente dos produtos. O novo entreposto de mel está sendo construído dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária, e isso vai permitir que o mel tenha a certificação SIF.

Também acompanharam a visita o prefeito de Apodi, Alan Silveira, a prefeita de Luís Gomes, Mariana Mafaldo, vereadores da região e representantes de cooperativas da região.

Apicultura em Apodi

Em levantamento realizado pela SAPE com os beneficiados, contabilizou-se 341 colmeias à disposição para produção, contudo apenas 57 dessas estão enxameadas, o que gerou uma produção em torno de 565 quilos de mel no último ano. Em 2014 foi registrada a melhor safra de mel com produção pela comunidade de oito toneladas do produto.

De acordo com dados de 2016, o estado possui nove mil apicultores, 100 mil colmeias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Esquerda e direita

A Esquerda é o abrigo solidário e generoso da política. A Direita é o estuário da realização pessoal, do sucesso financeiro.

Que símbolos humanos no mundo de hoje expõem essa diferença?

Fácil.

O Papa Francisco é a Esquerda. Donald Trump é a Direita.

A Esquerda prioriza a dignidade humana dos desvalidos, hipossuficientes. Protege ou defende a Natureza. Põe a solidariedade acima da ganância.

A Direita defende a riqueza individual, o controle da produção pelos mais espertos ou mais eficientes. A Natureza é secundária e pode ser agredida, desde que sirva aos propósitos do progresso financeiro.

Essa é a diferença do azimute.

Você pergunta: E os corruptos, onde ficam?

Em nenhum dos lados.

O corrupto não é de esquerda nem de direita. A Rosa dos Ventos do corrupto é ele mesmo.

O corrupto não é apenas nojento, é profundamente imbecil. Porque nega aos outros o que ele também não terá. Não terá fortuna nem sossego.

O corrupto é sósia do terrorista.

Por François Silvestre

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Chicabana, Léo Santana e Grafith animam o Umarizal Fest 2017 nos dias 26, 27 e 28 de Maio


Confira as bandas que animarão o Umarizal Fest 2017:

Banda Chicana;
Léo Santana e;
Banda Grafith.

Nos dias 26, 27 e 28 de Maio em Umarizal – RN.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Aliados e ministros articulam governo Temer sem Temer

Quando ministros, como Henrique Meirelles, dizem que a política econômica e as reformas continuam, independentemente do que aconteça, eles podem até estar acalmando os mercados. Mas estão enfraquecendo Michel Temer. De certa forma, também é o que faz Moreira Franco, quando nega de pés juntos a renúncia de Temer mas fala sobre o quadro de uma eleição indireta pelo Congresso, que segundo ele tenderia a eleger um deputado. Também o discurso dos aliados no Legislativo, na vã tentativa de votar a agenda do Planalto, trata da estabilidade da economia e passa longe de Michel Temer.

Presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Temos ouvido tudo nessa Babel em que se transformou o cenário político, menos alguma defesa do presidente da República por parte de sua até ontem fortíssima base política. Não há declaração de ninguém, nem uma frasezinha sequer, para dizer que Temer é inocente, que não fez o que dizem que fez, etc. Os aliados batem na JBS, reduzem a pó os irmãos Batista, mas passam batido na questão da responsabilidade temerista.

Claramente isolado enquanto seus aliados e ministros parecem articular um governo Temer sem Temer, o presidente resolve dar pessoalmente entrevistas em sua defesa. Um desastre, que o torna ainda mais isolado.

Cada crise política tem suas características, mas as quedas de presidentes da República costumam ser muito parecidas, precedidas de alguns sinais inequívocos. O comportamento de quem está perto é o principal deles.

Por Helena Chagas

Nota do blog: Bingo!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Polícia Civil prende suspeito que ateou fogo na Prefeitura de Apodi

Policiais civis da Delegacia de Apodi, sob o comando do delegado Dr. Renato de Oliveira conseguiram prender Antonio Lázaro de Oliveira, de idade não revelada, na manhã desta quarta-feira (24).

Ele é suspeito, juntamente com um adolescente conhecido por Israel, de terem ateado fogo na sede da Prefeitura de Apodi. A ação criminosa aconteceu no dia 11 de março de 2017, clique AQUI e relembre.

De acordo com a investigação, estava havendo ordem do Primeiro Comando da Capital (PCC), pra tentar atear fogo em ônibus, prefeituras e prédios públicos. Antonio Lázaro de Oliveira e o adolescente Israel ficaram na incumbência de fazer tal ato, tanto é, que no dia que aconteceu na prefeitura de Apodi, ocorreu em mais duas ou três prefeituras aqui no estado.

Portanto, quem achou que a tentativa de atear fogo no palácio Francisco Pinto, sede do poder Executivo foi motivo político, se queimou!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Polícia Civil de Apodi prende integrante do PCC investigado por três homicídios e duas tentativas de assassinato

Policiais civis da Delegacia Municipal de Apodi prenderam Antonio Lázaro de Oliveira, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Apodi, na manhã desta quarta-feira (24). Ele é investigado pela Polícia Civil como sendo o autor de três homicídios e de duas tentativas de homicídio.

De acordo com as investigações, Antonio Lázaro que é integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), é suspeito de estar envolvido com o cometimento de homicídios na região de Mossoró e Baraúna. Ele confessou na Polícia Civil que matou alguns homens de uma facção rival, pelo fato de estar sendo ameaçado por eles.

“Duas tentativas de homicídios foram contra homens conhecidos como Adriano e Bigulão. Ele confessou na Polícia Civil dois homens conhecidos por Antônio Cardoso da Silva Filho, conhecido como ‘Fifita da Carroça’ e Jackson Rayron da Costa, conhecido como ‘Pirata’, devido às ameaças que vinha sofrendo. Além das mortes motivadas por facção, Antonio Lazaro confessou que também matou um homem conhecido como Maikon Alissandro Fernandes Pompeu, conhecido por Nenen, porque o mesmo estava dando em cima de sua mulher”, detalhou o delegado Renato Oliveira, titular da Delegacia de Apodi.

Adriano confessou na Polícia Civil que os homicídios foram efetuados com ajuda de dois comparsas, um deles conhecido como “Israel” e outro como “Japa”, que já está preso em Pau dos Ferros. Além dos homicídios, Antonio Lázaro é suspeito de ter roubado um aparelho celular e duas motocicletas. Os veículos teriam sido roubados nas cidades de Felipe Guerra e na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará.

Com informações da Degepol RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereadora do RS diz que "nordestino só sabe roubar"


Como sonhar com um país sem todos os problemas que estamos vivendo no dia a dia se ainda temos que conviver com a xenofobia - intolerância de raças ou regiões - aqui na Pátria Amada Brasil? Uma vereadora, Eleonora Briolo, de Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul, criticou nordestinos em seu discurso, ontem, na Câmara Municipal. Eleonora Broilo (PMDB) pediu a palavra depois de ouvir a manifestação de outros colegas.

"Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha", declarou em plenário. 

Do blog Adriano Roberto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Lançado edital de concurso com 571 vagas para agente penitenciário no RN

Foi lançado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte desta quarta-feira (24) o edital do concurso público prevendo classificação de 571 candidatos para o cargo de agente penitenciário no estado. A primeira etapa está prevista para o dia 18 de setembro. Clique AQUI e veja o edital completo do concurso.

A remuneração bruta é de R$ 3.153,74. São 451 vagas destinadas ao sexo masculino e 120 ao sexo feminino. As inscrições para o concurso de agentes penitenciários podem ser feitas no site do Idecam, a partir das às 14h desta quarta (dia 24 de maio) até as 16h do dia 22 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Vasco promoverá peneiras em Apodi e Itajá no mês de maio


A reta final do mês de maio será repleta de peneiras do Gigante da Colina no Nordeste. Nos próximo dia 27, no município de Itajá, no Rio Grande do Norte, acontecerá uma "Avaliação do Club de Regatas Vasco da Gama". Os testes serão realizados no Estádio Manoel Argemiro Lopes. As inscrições podem ser feitas de forma antecipada na sede da prefeitura municipal. Mais informações através dos seguintes telefones: (84) 99587-4619, (84) 99656-4552 ou (88) 997858764.

Logo na sequência, em 28 de maio, será a vez da cidade de Apodi, também no Rio Grande do Norte, sediar uma avaliação. A peneira será realizada no Estádio Antonio Lopes Filho. As inscrições começaram nesta terça-feira (23/05) e podem ser feitas no palco dos testes. Mais informações através dos seguintes telefones: (84) 99163-1740 ou (88) 99785-8764.

É importante frisar que serão avaliados jogadores nascidos entre os anos de 1997 e 2009. Os participantes devem comparecer aos locais de inscrição munidos de um atestado médico (2017) e um documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento). Os candidatos precisam levar também chuteira, caneleira, meião e short (as cores permitidas são preta ou branca).

Nota do blog: o trabalho de Welligntor Cristino sendo reconhecido. Parabéns!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Passaram a mão em R$ 35 mil da mala da propina

Dentro de malas e atrás de malandragens escondem-se os mistérios da humanidade. Tome-se o caso do deputado Rodrigo Rocha Loures (PMD-PR), ex-assessor de Michel Temer no Planalto. Recebeu propina de R$ 500 mil acondicionada numa mala. Filmado no instante da consumação da malandragem, viu-se compelido a devolver o dinheiro na noite desta segunda-feira. A Polícia Federal contou 9.300 cédulas de R$ 50. Total: R$ 465 mil. Sumiram R$ 35 mil.

Pessoas bem adestradas sabem que, para contar dinheiro com segurança, convém umedecer a ponta dos dedos. Fica mais fácil evitar que duas notas passem por uma. Esse mesmo tipo de cuidado, naturalmente, é desnecessário nas operações de devolução.

Por Josias de Souza

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Sem estratégia de combate à violência, o crime desembesta!

O Rio Grande do Norte bate todos os recordes criminais em 2017: os homicídios já vão em cerca de 1.000, mais de três mil roubos e furtos de veículos, três ou quatro grandes chacinas (considerando "grande" quando quatro ou mais pessoas são executadas na mesma situação), e por aí vai...

Por Erick, O Caçador
Com relação a 2016, considerado o ano mais violento da história, o RN já está incrementando seus índices em 20 a 30%, dependendo da modalidade de crime. Assaltos a comércios e arrastões em residências são comuns na Grande Natal. O mata-mata em Mossoró segue desenfreado. No Alto Oeste, os municípios clamam por qualquer aumento do efetivo policial. No RN inteiro, as drogas submergem a sociedade em violência.

Enquanto isso, tudo se faz para soltar criminosos presos, através das AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA e das PROGRESSÕES DE REGIME. A política de Direitos Humanos dos partidos políticos de Esquerda (só defende vagabundos), junto com a filosofia jurídica "garantista" dos Direitos Individuais ( que põe o direito do bandido acima do interesse da sociedade), estão mais consolidadas que nunca... O resultado está nos números: ninguém duvida que a violência só acelera, com o incentivo da impunidade!

Pelo exemplo cotidiano da impunidade dos traficantes, ladrões e assassinos de sua vizinhança, o cidadão de bem, trancado em prisão domiciliar, só tem esperança de que os vagabundos se matem entre si. Sim, o senso comum diz que o Crime tem a única "Justiça" que não falha... E que também não tarda!

A população teme ir às Delegacias para fazer B.O.s, dar depoimentos ou mesmo fazer denúncias anônimas... Ninguém mais acha que a Polícia é mais forte que a bandidagem, poucos pensam que a Justiça e a Polícia são confiáveis...

Ainda ontem, escutei de uma mãe de família aflita a seguinte frase: "Tenho medo de possuir um celular, pois por um telefone se perde a vida"... E quem discorda? Só o Supremo Tribunal Federal, que decidiu há poucos dias que o roubo de aparelho de telefone celular é "crime de pequena bagatela", ou seja, equivalente a roubar um confeito... Esse exemplo mostra magistralmente a distância entre a vida da Sociedade e o trabalho do Judiciário, em suas altas instâncias! No "miudinho", o adágio "Polícia prende, Justiça solta" já está na boca do povão.

Do Governo do Estado, após o lançamento de diversos Planos, sabe-se lá quantas reuniões e umas tantas trocas de secretários da SESED, não há nenhuma estratégia em andamento para combater o tsunami de violência. Pior que a falta de dinheiro, parece que falta também criatividade - pois "quem não tem cão, caça com gato", diz o ditado popular.

As Polícias sucateadas trabalham descoordenadas e maquinalmente, o ITEP é um descalabro sem estrutura, o Sistema Prisional é uma colcha de gambiarras. Não há integração nenhuma entre o Judiciário Criminal e os órgãos do Executivo, para fins do cumprimento de metas de combate ao crime.

Pior que a crise econômica, é a crise de competência. De nenhum dos dois males o Crime Organizado padece! Já o Estado...

Erick Guerra, O Caçador

terça-feira, 23 de maio de 2017

Vereador defende destinação dos royalties na Chapada do Apodi

O vereador Gilvan Alves (Avante) defende investimentos da aplicação dos recursos indenizatórios dos royalties do petróleo, recebidos pelo município, na região da Chapada.

A ideia é que a Prefeitura de Apodi invista parte desses recursos nesta importante região e informe com que esse dinheiro será gasto, discriminando o quantitativo e os destinatários.

“Todos os meses centenas de reais em petróleo ‘descem a serra’, por isso é necessário promover um retorno nos investimentos nesta região. É a segunda vez que faço essa defesa, por meio dos nossos programas semanais nas rádios”, comenta.

Para Alves, uma das grandes críticas ao pagamento/recebimento de royalties é justamente à falta de transparência na aplicação desses recursos.

Gilvan continua com o mandato popular da mesma forma como iniciou, visitando e conversando com agricultores nas associações rurais.

Em breve, o parlamentar divulgará (10 Novas Ideias) sobre a questão da violência que assola nosso município. "A ideia é de como podemos agir frente a essa problemática junto aos poderes municipais", disse Gilvan.

Uma República de cabeça para baixo

O que essas quadrilhas que assumiram o poder no Brasil (imaginem, através do voto popular) fizeram contra a maioria do nosso povo é algo digno de uma profunda reflexão. E de uma resposta moral à altura da dignidade humana! Eles fomentaram as falcatruas da forma mais cavilosa e enganadora que se pode imaginar: engordavam o patrimônio das empresas (só para citar duas, JBS e Odebrechet) e passavam a exigir muito dinheiro para se manter no poder através de campanhas eleitorais milionárias. Na base do "é dando que se recebe" e o "crime compensa".

Os conluios (mostrados nos áudios e vídeos dos delatores) se espalhavam pelo Brasil afora e atingiam vários países, onde eram "montadas" empresas - sucursais e filiais, dos conglomerados com origem no Brasil. A JBS era um simples açougue e se agigantou de forma estratosférica, com representação em vários países, inclusive Estados Unidos, onde moram os bandidos mais organizados do mundo que não irão presos nem usarão tornozeleiras. Vão pagar, apenas, R$225 milhões!

Já a Odebrechet, transformou-se na maior construtora do país e passou a demandar contratos internacionais, inclusive em Cuba, republiqueta das mais pobres do mundo. Tava lá o dedo do governo Lula sob o falso argumento de uma generosidade mais do que questionável. E passou-se a construir obras e executar projetos importantes na África.

O dinheiro roubado do nosso País, fruto do trabalho de pais e mães de família, serviu para manter de pé os projetos de algumas dezenas de canalhas travestidos de homens e mulheres com representação no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Prefeituras, etc..

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Observador técnico do Vasco da Gama fará Avaliação de Futebol em Apodi, próximo domingo (28)


Acontece no próximo dia 28 de maio no Estádio Antonio Lopes Filho, em Apodi – Rio Grande do Norte a Avaliação Oficial de Futebol do Clube de Regatas Vasco da Gama em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi – FUNDEVAP.

Lima de Moura que é olheiro oficial do clube carioca no estado do Ceará está avaliando e captando novos talentos para a base do Gigante da Colina, visando encontrar novos talentos para suas divisões inferiores.



Os anos avaliados serão de 1997 a 2009. Inscrições antecipadas, a partir do dia 23 de maio no local do evento.

Os atletas deverão comparecer munidos de chuteira, caneleira, meião, short preto ou branco e um atestado médico simples.

Maiores informações (84) 9163-1740 / (88) 99785-8764.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Presidente da Fundação Banco do Brasil vem à Apodi visitar entreposto construído em parceira com governo do estado


O secretário de Gestão e Metas Vagner Araújo e o Presidente da Fundação Banco do Brasil Asclepius Soares farão uma visita à obra do Entreposto de Mel e Cera de abelha em Apodi que vai beneficiar toda a cadeia produtiva de mel do Rio Grande do Norte na região.

O espaço irá proporcionar uma exploração apícola realizada por 98 apicultores da região beneficiada. Além de favorecer o trabalho e a comercialização da produção, o investimento gera mais renda e qualidade de vida aos produtores de mel.

O Governo Robinson Faria está investindo R$ 2.251.675,84, em Projetos Pilotos de Apicultura no território do Sertão do Apodi. Os Projetos são em parceria com o Governo do RN, a Fundação Banco do Brasil e SEBRAE. Dos R$ 2.251.675,84, o Governo já repassou R$ 1.037.439,27 beneficiando as seguintes associações: Associação dos Posseiros do Projeto de Assentamento Sítio do Góis (Apodi) e Associação do Projeto de Assentamento Santa Agostinha (Caraúbas). Esse valor é destinado a reforma e compra de equipamentos das Casas de Mel.

“O Entreposto de Mel e Cera que está com 85% das obras concluídas está sendo construído pela Fundação Banco do Brasil. O Governo do RN é o responsável pela compra do maquinário e está repassando os valores através de convênios”, declara Vagner Araújo (SEGEPRO).

Segundo Vagner, o novo prédio será equipado com máquinas de processamento do pólen, cera de abelhas e outros derivados do beneficiamento de mel. “O objetivo é fortalecer toda a produção e a comercialização excedente dos produtos’’, acrescenta.

O novo entreposto de mel está sendo construído dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária. “O Governo pretende com esses incentivos criar condições aos pequenos apicultores para que eles comercializem seu mel e derivados sem atravessadores, permitindo um ganho financeiro real”, esclarece Guilherme Saldanha, secretário da SAPE.

O piloto de Apicultura está beneficiando três associações e uma cooperativa, são elas:

Associação dos Posseiros do Projeto de Assentamento Sítio do Góis (Apodi), a Associação dos Posseiros do Projeto de Assentamento Milagres (Apodi), a Associação do Projeto de Assentamento Santa Agostinha (Caraúbas) e a COOPAPI (Apodi).

Os recursos dos convênios foram disponibilizados através do acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Mundial para apoio ao Projeto Piloto de Apicultura, dentro das ações da Secretária de Agricultura (SAPE), por meio do Projeto Governo Cidadão.

Apicultura em Apodi

Em levantamento realizado pela SAPE com os beneficiados, contabilizou-se 341 colmeias à disposição para produção, contudo apenas 57 dessas estão enxameadas, o que gerou uma produção em torno de 565 quilos de mel no último ano. Em 2014 foi a melhor safra de mel e a comunidade produziu 8 toneladas.

De acordo com dados de 2016, o Estado possui nove mil apicultores, 100 mil colmeias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.