terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Tribuna do Leitor: "Casarão histórico no centro de Apodi pode desmoronar"

Casarão histórico pode não resistir às chuvas e desmoronar

Caro Jânio,

Uma das construções mais importantes da cidade, esse casarão (veja no vídeo) constitui um patrimônio histórico de alta relevância, pois foi construída em 1860 e foi a primeira casa da então Vila do Apodi.

A casa pode cair a qualquer momento, parte do telhado já desmoronou.

A Prefeitura do Apodi deveria decretar patrimônio de utilidade pública, antes que aconteça um grande acidente com a população transeunte e vizinhança.

O desinteresse dos herdeiros de tal patrimônio é um empecilho que faz com que a cidade perca mais uma prova viva de valor histórico e não tê-lo é mais uma perda da identidade.

Foi totalmente edificada em alvenaria pelo segundo professor público de Apodi, o pernambucano da Freguesia de Tracunaém - Joaquim Manoel Carneiro da Cunha Beltrão. O primeiro professor público de Apodi foi Ignácio Francisco Dantas, natural de Portalegre – RN.

A situação em que se encontra a casa hoje é mais um dos casarões deteriorados do Município de Apodi.

As outras casas até esse ano de 1860 só tinham o frontispício feito em alvenaria, o resto era de taipa rebocada.

O historiador Marcos Pinto faz um grito de súplica, já que Flaviano Monteiro como professor de história e ex-prefeito não salvou aquele casarão próximo a prefeitura.

"Conclamo ao prefeito atual, para que o município adquira essa casa e transforme em secretaria de cultura ou até mesmo de turismo", sugere Marcos.

Abraço!

Marcos Pinto, leitor do blog.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: