Para isso, as entidades e empresas devem prestar as
seguintes informações: quem contratou a pesquisa; o valor e origem dos recursos
despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa; plano
amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico
do entrevistado e área física de realização do trabalho e margem de erro, entre
outros dados.
Ainda conforme as regras para realização e divulgação das
pesquisas eleitorais, a partir de cinco de julho de 2012, os nomes de todos os
candidatos deverão constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da
relação de candidatos ao entrevistado.
Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não,
deverão ser informados obrigatoriamente: o período de realização da coleta de
dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa
que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou e o número de registro da
pesquisa.
As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das
eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das
eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias para o registro. A
divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições
somente se fará após encerrada a votação na respectiva unidade federativa.
Na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito,
devem ser informados o período de sua realização e a margem de erro. Não é
obrigatório que os concorrentes sejam mencionados, desde que o modo de
apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho
do candidato em relação aos demais.
Fonte: Panorama Político
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