sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

[leia] Chapada do Apodi: Movimento continua o diálogo com o Governo Federal

Edílson Neto na sala do Ministro
Ministro Gilberto Carvalho - ao centro

Em Audiência realizada na manhã desta quarta-feira (21) em Brasília, o Ministro Chefe da Secretaria Nacional do Governo, Gilberto Carvalho, recebeu vários representantes dos movimentos sociais, entre eles estavam representantes da CUT, da Fetarn, da CPT, da Contag, da ASA e da Marcha Mundial das Mulheres, além do Presidente do STTR Apodi, Francisco Edilson Neto, do deputado estadual Fernando Mineiro e da deputada federal Fátima Bezerra. Sendo na oportunidade discutido o projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Os movimentos levaram as propostas para que os 280 milhões orçados para  o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, sejam aplicados para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa da região. As exigências é que se neutralize a presença do agronegócio/agrotóxicos que por sua vez é totalmente contraditório ao desenvolvimento que já está em curso na região, garantindo assim a permanência do homem e da mulher no campo.

Propostas estas que diferem totalmente do modelo de Irrigação proposto pelo DNOCS que desapropria cerca de 13 mil hectares de terra e desabriga mais de 150 famílias.

O ministro Gilberto Carvalho se comprometeu em levar o debate à Presidenta e discutir com todos os setores do governo, sobretudo o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desta forma as lideranças que se fizeram presentes na reunião avaliam de forma positiva os seus resultados, onde o Ministro mostra que o Governo Federal está totalmente aberto para o diálogo na perspectiva de atender ao pleito dos agricultores e agricultoras familiares de Apodi.

Ainda vale salientar que o projeto está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Por: Agnaldo Fernandes

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema é meramente político. Passou as eleições vão esquecer tudo e irão aceitar o projeto do jeito que for projetado.

Anônimo disse...

Estão jogando de acordo com os interesses dos Mossoroenses que querem as águas da barragem,e nós ficamremos sem nada.