quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[leia] Depois de muitos escândalos, eleitorado está preocupado com as escolhas

Os eleitores brasileiros e em especial do Rio Grande do Norte estão preocupados com a quantidade de escândalos protagonizados por políticos – alguns formam verdadeiras quadrilhas para se apropriar de dinheiro público – que aos poucos estão sendo revelados pelas ações do Ministério Público Estadual e investigações policiais.

O caso mais recente, em que são acusados dois ex-governadores e que um suplente de senador e ex-deputado federal chegou a ser preso, em Natal, numa operação que envolve mais de duas dezenas de pessoas, chocou a sociedade norteriograndense, que não consegue mais confiar nos seus representantes eleitos pelo voto.

Não é preciso investigar muito. Pela Internet qualquer cidadão pode acessar dados nos sites do Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. Um exemplo pode ser visto em um município próximo da capital. Trata-se de Tibau do Sul, onde o ex-prefeito, Walmir José da Costa responde a várias ações por improbidade administrativa e execuções penais, sendo que o seu ex-secretário e irmão, Waldenício José da Costa, que também é acusado de improbidade administrativa no tempo do governo do seu irmão, se apresenta como pré-candidato a prefeito daquele município. Waldenício é acusado pelo Ministério Público Estadual em ação civil de improbidade administrativa por dano ao erário na Vara Única de Goianinha.

Esse é apenas um dos muitos exemplos que podem ser encontrados no estado. Mas, o eleitorado, mais do que nunca, está atento às candidaturas dos “fichas-suja”, numa tentativa de evitar que esse tipo de político consiga administrar recursos que vêm dos impostos pagos por trabalhadores honestos.

Nenhum comentário: