quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

[leia] "Projeto que propõe sistema de cotas na UERN para portadores de necessidades especiais é aprovado"

Foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, projeto de lei de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) á pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), sendo que a deficiência apresentada pelo candidato deverá ser compatível com o exercício da profissão para a qual o curso pretendido se destina.

Em plenário, o parlamentar justificou o seu projeto, destacando que nada mais justo, portanto, do que criar condições para que as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) sejam estimuladas a realizar seus estudos também em nível superior. “Um pequeno percentual de apenas 5% das vagas para ingresso em cursos de superior da UERN é uma ação afirmativa, por parte de toda a sociedade, no sentido de possibilitar às pessoas portadoras de deficiências a oportunidade de demonstrar sua capacidade de bom desempenho acadêmico. E, desta forma, criar oportunidades para pôr em prática a determinação constitucional referente à integração desta parcela da população à vida social e profissional”, comentou Carvalho.

Em todo o Brasil, aproximadamente 350 mil pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho. O número expressivo é resultado, principalmente, da Lei 8.213/91, que obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a terem em seus quadros um percentual mínimo de trabalhadores com deficiência ou reabilitados pela Previdência Social. A lei, que acaba de completar 18 anos, trouxe mudanças expressivas no que diz respeito à inclusão, mas está longe de ser cumprida em sua plenitude: menos de metade das empresas (44,5%) cumpre a norma. Dados do Ministério do Trablaho e Emprego mostram que 870 mil vagas deveriam ser preenchidas pelos cotistas. Essa realidade já levou o Ministério Público do Trabalho a abrir, nos últimos dois anos, 3.363 processos em apenas 10 estados e no Distrito Federal. Destes, 1003 resultaram em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

3 comentários:

Anônimo disse...

esse menina é uma deusa, muito linda e educada.

DANIELA COSTA MOREIRA disse...

OLÁ..ESSA SECRETARIA É ISYANE? fAZ ANOS QUE ESTOU TENTANDO MANTER CONTATO COM ELA.

Anônimo disse...

O q é q essa moça tem a ver com a matéria afinal? Li a reportagem na íntegra e não encontrei nenhuma referência a ela. E afinal quem é ela? Aprenda: ao colocar a foto de alguém numa matéria é preciso colocar legenda informando de quem se trata, nome e função.