sábado, 15 de outubro de 2011

[leia] Concurso para o INSS deverá ser autorizado quinta-feira

A autorização para o novo concurso do INSS deve ser dada quinta-feira (20) próxima, pelo Ministério do Planejamento. A informação é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB); e foi obtida após consulta ao ministério comandado pela ministra Miriam Belchior.

De acordo com o que foi informado a Garibaldi Filho, o processo do concurso está agora sob análise da consultoria jurídica do Ministério do Planejamento. Após concluída essa análise ele será encaminhado para assinatura da ministra, a quem cabe dar a autorização.

Segundo informações obtidas por Garibaldi Filho na consultoria jurídica do Planejamento, essa etapa referente à autorização deverá estar concluída quinta-feira próxima, dia 20. Com a autorização dada, o Ministério da Previdência poderá lançar o edital e dar sequencia ao processo.

Todas esses detalhes foram repassados ontem (14) pelo ministro via seu twitter pessoal (@garibaldifilho). Ele optou pelo canal porque é por meio do Twitter que chegam todos os dias dezenas de solicitações de informações sobre o certame.

O novo concurso para o órgão terá 2,5 mil vagas; sendo duas mil para técnico previdenciário; 500 para perito médico; e 200 para convocação de assistentes sociais aprovados no concurso realizado em 2009.

Com informações da Assessoria de Imprensa do ministro Garibaldi Filho.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Confira o edital do Concurso no RN

CLIQUE AQUI e confira o edital do concurso para professor no estado do Rio Grande do Norte.

[veja] Dia do Professor - Homenagem do Blog ApoDiario

[leia] Reviravolta estratégica do DEM

Vinte anos depois de terem sido os principais parceiros na Nova República (1985-1989), o DEM e o PMDB voltam a se aproximar. As direções dos dois partidos têm conversado muito nas últimas semanas. A maioria dos deputados e senadores do DEM aposta numa aliança estratégica com o PMDB.

A antiga aliança dos demistas com o PSDB está desgastada. Eles se consideram traídos pelos tucanos, que fomentaram a criação do novo partido, o PSD, do prefeito Gilberto Kassab (SP). Como o PSD não pretende fazer oposição, se a aproximação do DEM com o PMDB se consolidar, o PSDB ficará politicamente isolado.

Por Ilimar Franco

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[humor] Cachorro folgado! Rsrsrs...


[leia] Tribunal Superior Eleitoral promete rigor com Ficha Limpa em 2012

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, assegurou que a Justiça Eleitoral será mais rígida nas próximas eleições em relação à Lei da Ficha Limpa. ‘Nós vamos atuar mais firmemente nas eleições municipais, porque no nosso entendimento a lei é constitucional e contribui para a moralização dos costumes políticos.’ O ministro disse que é a favor de que a medida seja estendida para os ocupantes dos cargos de confiança no Executivo.

Lewandowski considera a legislação eleitoral antiquada para combater a corrupção, mas avalia que o recadastramento de eleitores para o voto biométrico e a aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa contribuirão para impedir a candidatura de corruptos. ‘A Legislação é um tanto quanto antiquada, precisa de consolidação e de uma atualização, mas é uma legislação satisfatória. Do ponto de vista de controle técnico, os TREs têm acordo com a Receita Federal, com o Tribunal de Contas da União para fazer cruzamento de dados e detectar caixa 2 e doações irregulares de campanha.’

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Flaviano tem contas desaprovada no TRE

Sessão do dia 27 de setembro de 2011 - PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 6531-92.2010.6.20.0000.

Origem:
Apodi-RN. Assunto: Prestação de contas - candidato - cargo - deputado estadual -
eleições 2010. Requerente: Flaviano Moreira Monteiro. Advogados: Sem
advogado. Relator: Juiz Ricardo Moura. DECISÃO: O relator, justificadamente,
retirou o processo de mesa.

Sessão do dia 29 de setembro de 2011 - PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 6531-92.2010.6.20.0000.

Origem: Apodi-RN. Assunto: Prestação de contas - candidato - cargo - deputado
estadual - eleições 2010. Requerente: Flaviano Moreira Monteiro. Advogados:
Sem advogado. Relator: Juiz Ricardo Moura. O processo não estava em mesa em
virtude da ausência do relator.

Sessão do dia 06 de outubro de 2011 - PRESTAÇÃO DE CONTAS nº 6531-92.2010.6.20.0000 - Classe 25ª

Requerente(s)(s): FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO
Advogado(s): SEM ADVOGADO
EMENTA: PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CANDIDATO AO CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL - ELEIÇÕES 2010 - IRREGULARIDADES
INSANÁVEIS - DESAPROVAÇÃO DAS CONTAS.

Desaprova-se a prestação de contas de candidato ao cargo de deputado estadual, tendo em vista que as incorreções detectadas ensejam prejuízo à validade e regularidade das contas apresentadas, aplicação do art. 39, inciso III, da Resolução nº.23.217/10 - TSE.

Sob a presidência do(a) Excelentíssimo(a) Desembargador(a) SARAIVA SOBRINHO, ACORDAM os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, em consonância com o parecer da douta Procuradoria Regional Eleitoral, em desaprovar as contas do candidato FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO, relativas à sua candidatura ao cargo de Deputado Estadual, nas eleições de 2010, nos termos do voto do relator, em apenso, parte integrante da presente decisão.

Anotações e comunicações.

Natal (RN), 06 de outubro de 2011.


****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Concurso para professor

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está convocando os 129.518 candidatos inscritos no concurso que oferece 4.250 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento para a realização das provas objetivas.Esta etapa da seleção está marcada para acontecer no dia 30 deste mês.

Conforme o edital de abertura, os agentes de pesquisas e mapeamento têm como função visitar casas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos para coletar dados de pesquisas estatísticas. A função exige nível médio de escolaridade. O salário inicial oferecido é de R$ 850. Os novos profissionais ainda receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte e terão direito a férias e 13º salário.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Você acredita no fantástico relógio mundial?

Você acredita que é possível medir a quantidade de pessoas doentes pelo mundo, incluindo HIV e câncer, o desmatamento nas florestas, os divórcios e muitas outras coisas num relógio?

Pois o super-relógio mundial existe. Duvida? Clique na imagem e confira.


Robson Pires

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

Algum professor de português? “Conjugação do verbo aqui: eu aqui, tu ali, ele acolá, nós no meio, vós adiante, eles atrás”.

[leia] Professor = Profissão: Guerreiro

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

Sócrates dizia que “O verdadeiro mestre não ensina, desperta em seus discípulos o espírito do conhecimento”. Parabenizamos a todo professor nesta data tão importante. Dia de comemoração, sim, mas também de reflexão sobre o nosso papel quanto educador, quanto cidadão dentro de uma sociedade em constante mutação. Sociedade está que vive um processo tecnológico enorme, mas que sofre com problemas tão elementares, como falta de água, energia, saneamento, trabalho, alimento em sua mesa.

Qual o nosso papel como educador dentro de uma sociedade tão desigual? Será que estamos contribuindo para formamos cidadãos conscientes, críticos, conhecedor dos seus direitos e deveres ou formando cidadãos subservientes, apáticos e medrosos?

Paulo Freire disse “Educar é um ato político, ou você educa para transformar a sociedade para melhor, ou você educa para manter um sistema opressor aumentando assim esse abismo enorme entre as classes sociais”.

Comemoremos com muita alegria nosso dia, embora temos consciência do quanto é árduo nossa labuta do dia-a-dia em sala de aula, às vezes em situações não muito favoráveis, às vezes com condições precárias, sem a valorização merecida, mas tendo consciência do nosso papel, sabendo que a educação é a mola mestre de qualquer nação.

Um forte abraço a todos os profissionais da educação em nossa querida APODI, em todo o mundo e que Deus nos ilumine, nos oriente e nos fortaleça para que possamos dar o melhor de nós para nossos educandos.

Parabéns!

Pádua Campos

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

[leia] Por causa do carnaval, horário de verão terá uma semana a mais

O horário de verão, que começa no próximo domingo, vai terminar uma semana mais tarde no ano que vem. Isso porque na data prevista para o fim do horário, que seria o terceiro domingo de fevereiro, será o feriado de carnaval.

De acordo com o decreto que instituiu o horário de verão, quando há coincidência entre o dia previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento deve ser no domingo seguinte, que cairá no dia 26 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe esquecendo de ajustar os relógios.

No próximo domingo, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

“O corrupto é um criminoso hediondo, porque impede que muitos serviços básicos e fundamentais sejam prestados à população mais carente”.

[leia] Solon do Arroz sobre Agostinho: “Veio pra somar”!‏

O presidente do diretório apodiense do PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, o Sr. Solon Regalado, mais conhecido pelo povo por Solon do Arroz do Vale do Apodi comenta sobre a adesão partidária de Agostinho Pinto ao PSDB.

Sabe-se que Agostinho Pinto – articulador, marqueteiro e cabeça pensante em política, pelo qual contribuiu para grandes vitórias inesquecíveis do PMDB apodiense, decidiu, confirmou e já se encontra filiado ao novo partido de onde tem grandes pretensões políticas.

Para Solon do Arroz: “Nosso partido é uma legenda forte, têm história política Nacional, Estadual, contribui incessantemente para o bem do povo brasileiro e, aqui em Apodi não é diferente, Agostinho Pinto veio para o PSDB porque ele conhece meu trabalho no Vale do Apodi; ele veio para somar conosco nesse processo Democrático e estou muito contente com sua escolha”.

Além disso, Solon afirma que é audacioso: “Estou trabalhando para viabilizar um projeto para a proporcional e para a majoritária. Com a vinda de Agostinho, entre outros que os citarei posteriormente, torna-se o projeto ainda mais viável, uma vez que ele é conhecer da administração Pública, mas, para isso, de antemão, consulto minhas bases que são os meus amigos e minha família”.

Solon ainda compõe: “Esse projeto não é meu, muito menos do PSDB, o projeto é do povo de Apodi, sobretudo do Vale, no entanto, trarei essas discussões mais à frente, o que se tem de “palpável” trazido pelos esforços do partido é a Creche Modelo que se encontra em fase de construção e uma Emenda em trâmite em Brasília em torno de 400 mil reais para aquisição de uma colheitadeira de arroz para o vale, onde ambos os projetos são de autoria do Deputado Federal Rogério Marinho”.

O mesmo relata sobre o atual cenário político de nossa cidade: “Apodi vive um processo transigente na politica, hoje, discute-se mais, o povo questiona mais e procura saber sobre seu trabalho para com a sociedade, isso é muito importante”. Finalizou.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Ficaram de ‘fora’

Os vereadores de Apodi questionaram ontem durante a sessão na câmara municipal que não foram convidados para reunião no IFRN/Apodi com o Dnocs.

O que você acha? Dê sua opinião.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Vereador se mostra preocupado com ações que não chegam ao Vale do Apodi


O vereador Júnior Carlos (PSB), inicialmente sobre suas cobranças diárias ao poder Executivo, frisando que não ver nada de concreto acontecer, citando a questão da má qualidade das luminárias colocadas no Vale do Apodi, pois a população já está cobrando isso mais uma vez, e ainda as péssimas condições das estradas no Vale, citando que a própria população já planeja fazer um mutirão para recuperação as mesmas.

Sobre a obra da passagem molhada no Vale do Apodi, o Vereador afirmou está preocupado com a morosidade da mesma, pois o período invernoso está chegando e não dará tempo fazer a conclusão da mesma que é muito importante para toda região.

Fonte: Blog dos Vereadores

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Agripino prestigia 166 anos de Assu

O presidente nacional do DEM, José Agripino, confirmou nesta sexta-feira (14) que vai participar dos festejos pelos 166 anos da cidade de Assu (RN).

“Assu é uma cidade pela qual tenho um apreço especialíssimo desde o inicio da minha vida pública. Eu não poderia deixar de prestigiar os 166 anos da cidade”, disse Agripino. O senador lembrou que, na última eleição, foi o senador mais votado da cidade, dentre todos os candidatos.

“Em uma eleição difícil, complicada, eu fui o senador mais votado da cidade. Evidentemente que eu agradeço. O povo de Assu vai continuar contando não só com a minha presença, mas com a minha participação política, que nada mais é do que a reciprocidade, o compromisso que eu tenho com uma cidade que nunca me faltou”, reconhece.

Como parlamentar, José Agripino destinou emenda coletiva que vai instalar a Zona de Processamento de Exportação do Sertão.

Agripino chega hoje a Assu para participar da programação festiva, além de cumprir agenda política com lideranças do DEM na região.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[veja] Festa das Crianças dos Programas Sociais


[leia] Governador em exercício assina PEC dos Bombeiros

O governador em exercício, Robinson Faria, assinou o Projeto de Emenda Constitucional que oficializa o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte como instituição integrante da Segurança Pública do Estado.

“O CBM é uma instituição que merece o aplauso de toda população devido à atividade de risco que exerce. A sociedade considera o bombeiro como um verdadeiro amigo”, disse Robinson Faria. Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, a PEC vem sanar o vácuo existente na Constituição Estadual. “Com a aprovação, o CBM/RN será legalizado como instituição integrante da Segurança Pública do Rio Grande do Norte”, disse o secretário.

Por Anna Ruth

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

[leia] Charton Rêgo esclarece candidatura


Caro colega Jânio, recebi algumas ligações a respeito da matéria e principalmente sobre um comentário infeliz que muito me pareceu ser daqueles que pretendem continuar tendo somente para eles a atenção do Deputado Getúlio Rêgo.

Por isso resolvi me manifestar, pois essa minha vinda para o PSD é uma ameaça para aqueles que pretendem continuar vedando os olhos de Getúlio em relação a bons políticos como Zé Maria e até mesmo Flaviano.

Em (um) 1 pensamento deixo claro que minha filiação no PSD foi aprovada pelo meu Tio e meu Eterno Deputado enquanto Candidato for. Assim sendo, vai por água a baixo mais uma tentativa de me jogarem contra Getúlio Rêgo do qual além de parente, sou profundamente admirador de todo legado executado por este excelente e sério político. Acredito que esta pessoa que faz tal maldoso comentário está muito preocupada com a atenção que Getúlio vem dando a nós seus familiares, que temos tentado mostrar-lhe uma nova política no município.

Sim, nova política, já que são sempre os mesmos, os beneficiados com cargos, empregos, imóveis alugados etc., usando o nome do Deputado. Sou contra a política elitista do (DEM) Municipal que por sinal é antiga favorecendo pessoas que vira e mexe saem e retornam aos seus benefícios.

Como jovem e estudante não posso concordar e muito menos continuar fazendo política com essas pessoas que somente contam comigo em época de eleição. Quando digo isto, não me refiro em hipótese alguma ao Deputado Getúlio Rêgo e ao DEM que é um Partido sério.

Portanto, não é verídico o comentário, já que 1º só serei candidato com o apoio de Getúlio, 2º nunca pedi emprego, somente reivindiquei quando possível fosse, novas oportunidades para novas pessoas que como eu defendem o nome do Deputado e fizeram uma linda campanha em Apodi. 3º e ultimo, não busquei o PSD, o PSD me buscou, me reconheceu e aposta em minha pessoa para os dias vindouros, agradeço a visita ao meu estabelecimento do competente Empresário e Político Apodiense José Maria e ao Contador e magnífica pessoa Abel, pelo interesse em ter-me junto a eles mais uma vez na busca incessante de dar novos ares e nova política a esta cidade, onde somente a elite ou aqueles que se submetem a humilhações são favorecidos.

Faço votos a todos os leitores deste blog que é um sucesso de muitas felicidades, verdade e respeito ao próximo, se serei candidato tudo não passam de especulações de pessoas que com carinho tem me motivado a isso e vêem em minha pessoa um potencial para tal feito, quanto a mim: "Continuo trabalhando cuidando de meus afazeres, orando para os que fazem por merecer, à serviço do Deputado Getúlio Rêgo, e pronto a apoiar as ideias do meu partido PSD".

Um abraço Charton Rêgo.

[leia] Criadores de caprinos em crise no Oeste

O atraso no pagamento do leite por mais de 90 dias por parte do Governo do Estado e a falta de segurança na zona rural tem dificultado a vida dos criadores de cabra da região Oeste. O apelo está sendo feito pela Associação de Fomento à Caprinovinocultura (ASFOCO), de Apodi, que luta pelo restabelecimento da cultura que vive uma crise.

De acordo com o presidente do órgão, Renato Alencar, é pouco provável que qualquer outro cidadão continuasse numa atividade ou emprego sem receber os salários por três meses, como é o caso do produtor rural. "Muitas vezes, devido à falta de apoio ou oportunidades, eles ficam ali, como se diz, 'passando necessidades'", reclama.

Segundo Renato, das 60 famílias que produziam leite de cabra no Polo Sítio do Góis, apenas nove resistiram à cultura, embora continuem com grandes dificuldades.

Aliado a isso, a falta de segurança na zona rural é notória e os prejuízos são gritantes. "Vários assaltos à mão armada e assassinatos ocorreram com caprinovinocultores, sem que os culpados fossem identificados ou mesmo os crimes investigados", disse. Em algumas circunstâncias, produtores foram roubados e os ladrões deixaram apenas os cabritos e levaram todos os demais animais.

[leia] Responsabilidade democrata

O Democratas do Rio Grande do Norte tem a tarefa de ser o maior a partir das eleições do próximo ano. É uma tendência natural. Afinal, o governo é do DEM. Contudo, apesar dessa premissa, o interino não crê que o partido vá seguir com o pensamento de governos anteriores, de crescer por crescer.

É preciso que haja entendimento de que uma candidatura ao Executivo, seja lá onde for, deve ser alicerçada na lisura dos que pleiteiam chegar às Prefeituras. Não basta querer e o DEM simplesmente bater o martelo. É preciso levar em consideração os precedentes e evitar o que se vê hoje: cidades à beira da falência por falta de administrações corretas.

O interino está querendo dizer – e não se volta apenas ao DEM – é que os partidos políticos têm papel importante no desenvolvimento dos municípios, pois é a partir das definições partidárias que se projetam ações que, verdadeiramente, elevam a dignidade humana. 

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Túnel do Tempo (parte 49). “Lá se vão…”


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é por volta de 1985/86. “Turma boa reunida em Apodi. Quem aparece no 'retrato'? Resposta da direita p/ esquerda: Leodecio Soares (central do cidadão), José Pereira, o finado Deto (primo de Leodecio) e Francisco Gama, mais conhecido por Francisquinho.

Colabore com o quadro Túnel do Tempo. Participe!

Envie seu retrato para jdapodiario@hotmail.com ou opirataapodi@gmail.com  

[leia] Servidores aguardam cumprimento do acordo da Prefeitura

Os servidores municipais em educação estão aguardando cumprimento do acordo Prefeitura X Ministério Público.

Amanhã, sexta-feira (14), assembleia geral com os professores da rede municipal de Apodi, “adiado para outubro o acordo firmado para setembro”, destaca uma servidora.

Categoria deve decidir na sexta-feira.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[humor] Da série: pobre é uma merda…

Do Robson Pires

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

"A novidade liberta o processo perceptivo das algemas da experiência passada e força o cérebro a fazer novas avaliações". Vale a pena tentar!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

[leia] O imediatismo como meta

Analisando os municípios do interior, concluímos que a sua maioria não possui administrações voltadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. O que vemos são administrações limitadas, nas quais as decisões se concentram basicamente em ações imediatistas que não possuem os impactos que deveriam e se tornam paliativas, não resolvendo de forma definitiva a maioria dos problemas.

Assim, o que presenciamos é a entrada e saída de prefeitos e os municípios ficando na mesmice, sem um direcionamento. O resultado é a dependência total de verbas estaduais e federais, o que dificulta e muito os investimentos, já que a demanda é sempre superior e a concorrência por essas verbas é alta.

Por esse motivo, há uma necessidade imensa de se pensar o futuro dessas cidades com mais seriedade, procurando desenvolver projetos que agreguem emprego e renda, gerando melhoria de vida para as pessoas e não só dependência de ações passageiras, pois sabemos que para fugir desse marasmo precisa-se tempo e de recursos que só chegarão com bons projetos e muita luta.

Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Brincadeira extremamente arriscada

Tem gente brincando com coisa séria. Está mais do que evidente que a troca de partido se constitui em crime eleitoral com penalidades que incluem a perda de mandato eletivo. O curioso é que ainda assim, tem muitos “corajosos” que se arriscam em mudar de partido. 

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Ações pelos mandatos

Terminado o prazo de filiações partidárias, esperemos agora pela enxurrada de ações dos suplentes reivindicando as vagas de quem mudou de partido.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Senador pede aprovação de emenda

Em discurso proferido ontem, o presidente nacional dos Democratas (DEM), senador José Agripino afirmou  que o Democratas no Senado vai coletar assinaturas dos colegas parlamentares para que a Emenda 29, que prevê recursos públicos mínimos obrigatórios para a saúde, seja votada em regime de urgência. 

Ele disse que o DEM vai votar contra decisão do governo federal de vincular os 10% da União – que iriam exclusivamente para a saúde - também para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). 

José Agripino lembrou ainda que a atuação e articulação do Democratas na Câmara foi fundamental para derrubar, por 355 votos a 76, a proposta de criação de um novo imposto para financiar a saúde, a Contribuição Social para a Saúde (CSS). “A Emenda 29 foi votada na Câmara por pressão do meu partido. Ao governo não interessa votar a matéria. Conseguimos aprovar a alíquota zero no CSS, ou seja, imposto sobre o zero”, declarou o senador ontem à tarde. 

O senador questionou ainda por que os municípios podem vincular 15% de suas receitas para a saúde, os Estados 12% e a União não aceitar vincular 10% de suas receitas para o setor. “Por que razão não se vota isso? Temos uma carga tributária pesada, hoje em 35%, uma das mais altas do mundo com qualidade de serviço público muito aquém do necessário. Meu partido, que é contra aumento de impostos, vai continuar lutando para que não se onere no bolso do cidadão um dinheiro que o governo tem condições de arcar”, finalizou o parlamentar.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Dnocs assegura obras do projeto de irrigação em Apodi para este ano


As obras do Santa Cruz do Apodi deverão ser iniciadas ainda este ano, com recursos da ordem de R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos. A informação foi do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, Elias Fernandes Neto, nesta terça-feira (11/10), durante reunião para apresentação do projeto Santa Cruz do Apodi.

Os secretários de Estado, Betinho Rosado, e Gilberto Jales, (Agricultura e Assuntos Fundiários, respectivamente) representaram o Governo do RN no encontro que  aconteceu nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no município do Apodi e fez parte de um ciclo de debates realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional para dirimir dúvidas à comunidade local quanto ao projeto e sua estrutura fundiária. "É obra para sustentar uma cidade de 50 mil habitantes", comemora Betinho Rosado.

Também participaram da reunião, o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Rennys Frota, o engenheiro José Augusto Tostes e a técnica Keila Margateth Cândido Rolim, do DNOCS, além do representante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Genildo Fonseca; o chefe de gabinete da prefeitura de Apodi, Kinger Péricles Pinto; o presidente do sindicato rural de Apodi, Fábio Roberto e Francisco Edilson Neto, presidente do sindicato dos trabalhadores. Estiveram presentes, ainda, os presidentes de cooperativas, professores e alunos do IFRN. 
Por Assecom-RN, com informações do DNOCS

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Aviões do Forró comemoram nove anos com show histórico em Fortaleza


Nove anos não são nove meses e foi pensando nesse feito que o Aviões comemoraram nove anos de sucesso com recorde de público no Estacionamento do Sítio, na noite desta terça-feira (11).

Várias caravanas com fãs vieram de várias regiões do país para participar do mega evento, com destaque para o camarote da Brahma, que teve vista privilegiada do palco. Deram cobertura ao evento o site Ego, Vídeo Show, Domingão do Faustão e dezenas de emissoras locais. A noite contou ainda com as presenças Vips dos ex-BBBs Anamara (Maroca) e Rafinha.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Governo enche “botija” e “barnabé” paga a conta

O álibi da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como freio, legal, ao atendimento a diversas exigências para cumprimento de obrigações salariais, pelo Estado do RN, não tem convencido às pessoas com o mínimo de bom senso e boa-fé.

Tudo indica, como se comentava há alguns meses, que o Governo do Estado faz caixa.

A proximidade da campanha municipal de 2012 seria o principal motivo para apertar mais ainda o cinto. A arrecadação, mensal, não para de bater recordes, revelando a “botija” que se forma.

Depois virá a bonança em forma de obras de visibilidade e propaganda.

Portanto, “barnabés”, aguentem o tranco.

Carlos Santos

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] R$ 280 milhões garantidos para as obras do Santa Cruz do Apodi

As obras do Santa Cruz do Apodi deverão ser iniciadas ainda este ano, com recursos da ordem de R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC.

O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos. A informação foi do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Elias Fernandes Neto, nesta terça-feira (11/10), durante reunião para apresentação do projeto Santa Cruz do Apodi.
     
Robson Pires

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

[leia] Câmara Municipal de Apodi aumentou número de vereadores

A Câmara Municipal de Apodi aumentou o número de vereadores de 9 para 13.

Ainda não entendemos o motivo. Você entende?

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Sobrinho do deputado Getúlio Rêgo filiou-se no PSD de Apodi

O jovem Charton Rêgo, sobrinho do deputado estadual, Getúlio Rêgo filiou-se ao Partido Social Democrático, PSD.

Chartinho como é mais conhecido é um dos pré-candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Apodi nas próximas eleições.

Mais uma demonstração de compromisso do deputado com o grupo da Nova Geração de Apodi.     

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Superfaturamento chega a 2.760% em serviço público

Do jornal O Estado de São Paulo:

Para contratar a instalação de 200 filtros nas escolas do Amapá, a Secretaria Estadual de Educação pagou sobrepreços de 2.760% mediante contrato de emergência em 2005. Três anos depois, a empresa fornecedora do equipamento, Top Line, contratou o presidente da comissão de licitação do Amapá para seu quadro de funcionários.

Além de caros, os filtros puseram em risco a saúde dos alunos, pois eram feitos com tubos de PVC para canalização de esgoto e usavam carvão aditivado, que causava contaminação. Houve ainda prejuízos anuais de R$ 825 mil pelo pagamento da manutenção dos filtros que não era realizada.

Essas são algumas das irregularidades investigadas pela Polícia Federal no inquérito da Operação Mãos Limpas, que atualmente se encontra no Superior Tribunal de Justiça (STJ) aguardando apresentação de denúncia.

Nota do Blog de Carlos Santos - O pior, é que esses criminosos são tratados com diversos privilégios, numa completa inversão de valores e papéis.

Retiram milhões da Educação, colocam em risco a saúde de milhares de crianças e todos continuam soltos. Quanto serão presos e devolverão o que foi furtado?

Um dia essa terra ainda vai cumprir seu ideal…

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Avenida Moésio Holanda recebe mutirão da limpeza



A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Urbanismo está trabalhando para deixar a cidade cada vez mais limpa. O mutirão da limpeza, que consiste na concentração de vários profissionais da referida secretaria em um único local com o fim de fazer uma limpeza total, chegou nesta segunda-feira a Avenida Moésio Holanda.

De acordo com Ascom/PMA. A Moésio Holanda dá acesso ao Bairro Bacurau I, o local recebeu recentemente pavimentação asfaltica e substituição de luminárias simples por padronizadas. Nesta segunda-feira, 10, o local foi contemplado com a limpeza total, incluindo podagem de plantas e desobstrução das vias. O trabalho coordenado pelo Secretário Tiburcio Marinho pode ser visto ao longo do dia desta segunda.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] José Dias diz no plenário da Assembleia que estão querendo “roubalheira” se referindo as consultorias do empréstimo

O deputado José Dias (PSD), hoje o parlamentar mais próximo do governador em exercício Robinson Faria (PSD), fez uma acusação muito séria durante a discussão do empréstimo de US$ 540 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

“Eu sou contra a roubalheira… Mas se estão querendo a roubalheira…não basta a Copa?”, disse José Dias se referindo a questão das consultorias no empréstimo que tem o percentual de 9% para fins de consultoria. Os deputados Hermano Morais e Nelter Queiroz, ambos do PMDB, rebateram a frase dita por José Dias, lembrando que eles são contra a “roubalheira” e caso haja alguma coisa irregular vão fiscalizar. 

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

“Um brinde aos nossos defeitos, porque com as qualidades ninguém se importa mesmo”.


[leia] Procuradoria Eleitoral denuncia prefeito e vereador de Caraúbas por infidelidade partidária

O prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, e o vereador Francisco de Assis Batista, foram denunciados por infidelidade partidária.

As ações pedindo a perda do mandato já foram impetradas no Tribunal Regional Eleitoral.

Ademar Ferreira da Silva e Francisco de Assis Batista se desligaram do Partido Socialista Brasileiro (PSB), através do qual foram eleitos para exercerem os atuais mandatos (de prefeito e de vereador). Segundo a PRE/RN, a justificativa apresentada pelo diretório municipal do partido não é suficiente para caracterizar a existência de uma das hipóteses de justa causa para desfiliação.

Para o procurador regional eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que assina as ações, “é excessivamente vaga e imprecisa a afirmação do PSB de que ‘várias e intensas divergências partidárias’ seriam a motivação do desligamento partidário”. Além disso, a PRE/RN ressalta que “divergências partidárias” não configuram justa causa a ponto de permitir a desfiliação, conforme se verifica em decisões anteriores da Justiça Eleitoral, que consolidam jurisprudência sobre o assunto.

Por Anna Ruth

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] A crise entre o DEM e o PSD no RN pode ainda ser pior

Por enquanto a crise é entre o DEM, o Senador Agripino, o PSD e o Vice Governador Robinson Faria.

Caso se confirme que foi mesmo a Governadora Rosalba Ciarlini quem coordenou o esvaziamento do PSD, conforme afirmou Agripino,  aí a crise pode ganhar contornos mais complexos.

E ficará insustentável, cuja única saída será o rompimento político, se a Governadora orientar o DEM no interior a não fazer alianças com o PSD, conforme anunciou o Presidente do partido.

Joga o PSD para a oposição e tudo o que isso quer dizer.

Do Fator RRH

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Ministro da educação defende fim do vestibular

A menos de duas semanas da aplicação do Enem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, voltou a defender o teste como a forma mais moderna de avaliação do desempenho dos alunos. Segundo ele, registros de problemas são comuns em diversos lugares do mundo, já que se trata de uma prova com “escala monumental”.

Haddad destacou que a substituição do vestibular pelo Enem é fundamental para garantir a implementação prática da reforma do ensino médio no País. “É preciso acabar com o vestibular, que é um grande mal que se fez à educação brasileira, porque você não organiza o ensino médio com cada instituição fazendo um programa de vestibular diferente. O Exame Nacional (do Ensino Médio) é o que há de mais moderno no mundo e tem problemas em diversos países, mas temos que aprender a enfrentar esse negócio”, disse.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Em nove estados, salário de professor é inferior ao piso

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) mostra que nove redes estaduais de ensino pagam aos professores iniciantes menos do que o piso salarial determinado por lei.

Os estados que desrespeitam a lei, segundo a CNTE, são Rondônia, Amapá, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesses estados, há professores que trabalham em troca de menos de R$ 1.187 por mês.

A lei do piso nacional do magistério foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Surgiu da união de um projeto do Poder Executivo com outro do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ambos com o mesmo objetivo: impedir que certos estados e prefeituras continuassem pagando salários baixos a seus professores.

Na época em que entrou em vigor, a lei impôs um piso de R$ 950 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais (oito horas por dia). Como a norma determina reajustes anuais, hoje está em R$ 1.187. Para o ano que vem, preveem-se R$ 1.385. O piso salarial beneficia os professores que se encontram no degrau mais baixo da carreira: os iniciantes e com formação de nível médio (sem curso superior).

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Candidatura de um apodiense para deputado estadual é discutida durante a convenção do PMN

Nos discursos proferidos por lideranças presente na convenção municipal do PMN – Partido da Mobilização Nacional, foi bem acolhida a sugestão que partiu da Prefeita Goreti Silveira, que diante daquele momento onde se encontrava grande numero de representantes do povo, de diferentes siglas partidárias, sugeriu união das forças para lançar nas eleições estaduais de 2014, um candidato a deputado estadual, filho do nosso município. Todos se colocaram a disposição para discutir o projeto, dizendo ser um antigo sonho e uma necessidade do povo apodiense, mas que para se concretizar precisa que aconteça uma unificação por parte das lideranças do município, e partindo agora da autoridade maior é grande a possibilidade desse projeto vir a surtir sucesso.

Dezenas de jovens, idosos e famílias estiveram prestigiando a convenção do Partido da Mobilização Nacional - PMN - que realizou-se neste sábado, 08/10/11, na câmara do legislativo municipal. Os populares presentes disseram apoiar as ideias em exposição pelo partido e acreditam no sucesso do mesmo vendo que está formado por pessoas engajadas em instituições que luta por direitos coletivo e bem estar comum. O PMN tem a sua plataforma de liderança formada por lideranças familiar, igrejas, programas sociais, empresariais e políticas, são pessoas que já tem, em seu contexto político social, serviços prestados a população apodiense, sendo assim um dos partidos do município, que possui um grande acervo de possíveis candidatos com muita possibilidade de sucesso eletivo. o partido almeja eleger vereadores e compor a uma chapa majoritária nas eleições de 2012.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

Do ApoDiário: Grande Edivar Mendes as fotos anexadas no e-mail não abriram.

[humor] A vingança do burro… Rsrsrrs


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[leia] Projeto de Flaviano


O professor Flaviano Monteiro, pré-candidato a prefeito de Apodi pelo PCdoB, vem conduzindo com muito planejamento esta fase de pré-campanha.

Flaviano vem recebendo orientação profissional sobre todos os passos que dá.

“Não vamos cometer os mesmos erros que cometemos em 2008”, afirmou o coordenador de campanha do professor.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Máquinas públicas


As máquinas públicas, que deveriam estar a serviço do cidadão, estão sendo utilizada para alimentar o ego dos que acham o poder um devaneio.

Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com