sexta-feira, 28 de outubro de 2011

[leia] Secretário de educação rebate críticas

O professor Izauro Camilo de Oliveira, secretário de educação de Apodi esteve ontem a noite no programa panorama político da Rádio Vale.

O professor "VÊRA" como é mais conhecido, pediu espaço para rebater críticas feitas por alguns vereadores da oposição na sessão desta semana na Câmara Municipal. Para Vêra as críticas foram infundadas tendo em vista que o problema foi gerado por uma nova norma do MEC e também pelo motivo da greve dos bancos em nossa cidade e região

Todo o questionamento gerado pela falta do envio da merenda escolar foi prontamente explicado pelo secretário de educação de Apodi, que ficou bastante indignado com a forma como as críticas foram feitas sem pelo menos a parte envolvida, no caso ,o secretário de educação ter sido ouvido pelas partes interessadas.

O professor Izauro Camilo deixou bem claro que as críticas podem ser feitas, mas com o devido cuidado para que ninguém cometa algum tipo de injustiça. O secretário se mostrou bastante decepcionado com o comportamento de um dos vereadores que segundo ele é amigo de longas datas e até colaborou com sua campanha.

[leia] Outubro Rosa: Secretaria da Mulher de Apodi convida população para evento neste sábado


A Prefeitura Municipal de Apodi fará mais uma ação de importância para a mulher. O “Outubro Rosa” em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 29 na sede da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial. Na oportunidade haverá profissionais da saúde orientando para a realização do auto-exame de mama.

A Secretária da Mulher e da Igualdade Racial Itamara Sena estende o convite a todas as mulheres apodienses. “É muito importante a participação de todas, a campanha Outubro Rosa é mais uma ação indispensável para nós mulheres”, comentou. A referida secretaria está localizada na Rua São João Batista Nº244. O evento inicia-se as 8hs.

Fonte: ASCOM - PMA

[veja] Encontro Municipal do PPS

[public] INFODIGITAL de cara nova pra você!!!


Dê sua opinião sobre a nova logomarca da INFODIGITAL.

Mande sua opinião deixando recados através de depoimentos aqui no blog.

[leia] Prefeitura de Passa e Fica paga hoje o décimo quarto salário aos professores

Uma boa notícia para os professores da rede municipal de Passa e Fica. Hoje a Prefeitura está pagando não apenas o salário de outubro de todos os servidores, mas também o décimo quarto salário para os professores.  Os recursos par ao benefício dos professores é gestão do Fundef, Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental.

Passa e Fica, com 11 mil habitantes, é administrada por Pedro Augusto Lisboa (PMDB).

Anna Ruth

[humor] Carlos Augusto Rosado na fita

Por Túlio Ratto

[leia] Agricultores da região Oeste voltam a apostar na cultura do algodão

Na região oeste, agricultores apostam, de novo, no plantio do algodão. Uma cultura que já foi uma das principais atividades econômicas do estado. 

Confira na reportagem de Fabiano Morais.






































O branco que brota no campo é sinal de novos tempos para alguns agricultores familiares da região oeste. Seu Mário havia plantado o chamado ouro branco há mais de 20 anos. Ultimamente só cultivava feijão e milho. Agora, no terreno de um hectare e meio, decidiu investir no algodão

- A safra garantida, o preço da pluma, o caroço volta pra gente, pra a agricultura familiar e a gente tira o animal para dar de comer e tira também a semente de planta. A gente pretende dobrar a produção que é pra gente ter mais sustentabilidade na família - diz José Mário de Freitas, agricultor.

A revitalização do algodão faz parte do projeto dom Hélder Câmara, através do ministério do desenvolvimento agrário. A Embrapa algodão, de Campina Grande, participa com a consultoria técnica. Os agricultores já entendem o que precisa para ter bons resultados. 

- O cuidado é plantar cedo, limpar cedo e colher e quando tiver a praga do bicudo catar os que caem no chão e enterrar para não atingir o nosso – conta Moacir Bezerra, agricultor.

O plantio foi em fevereiro e março, um pouco antes do habitual. Uma das estratégias para se livrar do bicudo, a praga mais comum nesse tipo de plantação. Esse é, inclusive um dos motivos para a cultura ter ficado tantos anos desativada

- A cultura do algodão sumiu de nossos campos, principalmente, porque foi atacada gravemente plea praga do bicudo, que acabou diminuindo nossa produtividade e porque não tinha uma certa garantia de mercado para a comercialização desse produto – explica o engenheiro agrônomo, Jorge de Queiroz.

O projeto está no terceiro ano. Nos dois primeiros por causa de chuvas em excesso ou de estiagem a produção não chegou a uma tonelada.

No Rio Grande do Norte a produção deste ano deve ser de 20 toneladas. São cerca de 70 agricultores de cinco cidades que estão apostando, de novo, na produção do algodão, que já foi uma das principais atividades econômicas do estado.

E dessa vez a situação é ainda melhor, segundo os agricultores

- Hoje a gente é um grande agricultor, já me sinto proprietário e a nossa safra nós já estamos vendendo diretamente para as empresas, então nós estamos ganhando muito com isso e melhor quando a gente aumentar mais a produção - acrescenta Josielton de Freitas, agricultor.

Toda a produção é orgânica e o cultivo é consorciado com outras culturas

- 50% com a cultura do algodão e os outros 50% o agricultor escolhe e determina em parceria com os técnicos, quais são as culturas a utilizar a se plantar, que em geral é o milho, feijão, gergelim, a gente está incrementando o amendoim, a melancia , além de outras culturas e ainda favorece e beneficia o meio ambiente. No consórcio agroecológico a gente tenta imitar uma floresta – esclarece Jorge de Queiroz, engenheiro agrônomo.

De toda a produção, 7 toneladas deve ser da pluma, quando o algodão está sem caroço e pronto pra industria têxtil. o beneficiamento é feito pelos próprios agricultores nesta usina em Apodi. O destino do produto, já todo vendido, é a França. É o algodão que sai do cultivo familiar indo parar na alta moda francesa

- Isso é realmente o diferencial do projeto, nós trabalhamos com a comercialização da pluma que passa a vestir os franceses. Esse algodão se transforma em camisetas, que passa a fazer parte de desfiles de moda na França e as vezes, isso chega aqui no Brasil também. A exportação valoriza muito o trabalho do agriculto familiar - avalia Rosane Gurgel, supervisora do projeto Dom Hélder Câmara.

[veja] Festa de Aniversário da Igreja Quadrangular em Apodi


Clique na imagem para ampliar!

por Hugo Jeremias

[leia] Rosalba emite licença ambiental do distrito irrigado que os agricultores não querem

Rosalba exibe licenciamento e Elias Fernandes, do DNOCS, sorrir. Ele não mora e trabalha em Apodi

A governadora Rosalba Ciarlini entregou ontem, em Mossoró, o licenciamento ambiental para o DNOCS construir o Distrito Irrigado na Chapada do Apodi, em benefício do agronegócio poluidor e contrariando aos interesses da agricultura respeitando a natureza. Este Distrito Irrigado, que está orçado em quase R$ 300 milhões dos recursos do Governo Federal, contraria todos os interesses dos agricultores do município de Apodi, especialmente os que moram na região da Chapada.

“O temor e de perderem suas terras e serem explorados pelo agronegócio, pois é o que aconteceu em outras áreas Irrigadas do DNOCS”, escreve o geógrafo Agnaldo Fernandes. Além disto, ter a produção de mel prejudicada pelo agrotóxico. 

“Além da Cadeia do Mel, tem a Destruição da Caatinga, da Criação de Caprinos e a expulsão de vários moradores da Região em benefício do agronegócio”, acrescenta Fernandes. Apodi é o segundo maior produtor de mel de abelha no País.

“O problema é a presença das Empresas do Agronegócio que irão "envenenar" os assentamentos do lado, prejudicando a cadeia do mel, a Caprinocultura e as experiências que deram certo no assentamento Milagre”, destaca Agnaldo Fernandes.

“Na verdade nem o Básico Funciona onde há os perímetros Irrigados do DNOCS, o que há de fato é trabalho em más condições de vida”, assegura o professor. Até trabalho escravo já foi flagrado pelo Ministério do Trabalho no Distrito Irrigado do Baixo-Açu.

“A degradação da Vida Humana é mais cruel do que qualquer outro ato. Não há um só Projeto do DNOCS funcionando de fato”, finaliza Agnaldo Fernandes, que conhece bem Apodi e também as outras regiões onde existem este tipo de distrito irrigado.

E não são só os homens que são contra o Distrito Irrigado autorizado pelo IDEMA para chapada do Apodi. A estudante de direito Kelly Regina, que já trabalhou em apicultura, teme a contaminação do solo da chapada, que segundo ela, é o 2º mais fértil do mundo. No Ceará, bem perto de Apodi, centenas de famílias que moram perto dos Distritos Irrigados, são explorados pelo agronegócio poluidor e, sem opção, consomem água envenenada causando sérios danos à saúde, conforme ficou comprovado na pesquisa da doutora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará.

De modo que o suposto desenvolvimento econômico propiciado pelo agronegócio no Distrito Irrigado imposto na Chapada em hipótese alguma supera o prejuízo ao município de Apodi. Vale a luta dos agricultores e também agricultoras da região. Contra a vontade dos agricultores, o DNOCS vai construir um canal para transportar água da Barragem de Santa Cruz até a região da chapada, onde vai desapropriar mais de 300 pequenas propriedades e transformar no Distrito Irrigado para produzir com agrotóxico. 

É estranha a imposição do DNOCS para instalar o Distrito Irrigado em Apodi igual aos que não funciona. Poderia fazer um distrito como o que existe em Alagoas, também do DNOCS, onde a produção respeita a natureza e é um exemplo de viabilidade econômica.

Chega a ser estranho o sorriso do presidente do DNOCS, Elias Fernandes, quando a governadora exibe o documento de licenciamento ambiental do Distrito Irrigado (foto). Por Cezar Alves - NoMinuto.

[humor] Ô baitola!!! Tá olhando pra onde pôrra? Tú é abestado, é?


Demorou, mais chegou... Hoje sexta-feira dia de tomar uma bem gelada!!!

Ô baitola!!! Tá olhando pra onde pôrra? Tú é abestado, parece um flamenguista?

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

“A propaganda enganosa, paga com o dinheiro público, serve para ludibriar a boa-fé do próprio povo”. Um crime ‘dediondo’...

[leia] Fim da greve no IFRN. Aulas começam na segunda


Bom dia,

Como os blogs de Apodi possuem um grande alcance à população, gostaria de contar com a sua colaboração para divulgar o fim da greve no IFRN e o retorno das aulas nesta segunda-feira (31).

Agradeço a colaboração.

Atenciosamente,

Priscila Ricelle Aires Silva
Coordenação de Comunicação Social e Eventos

IFRN - Campus Apodi
Mat. 1546901

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

[leia] Estradas do RN estão precárias

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou ontem o 15º levantamento que aponta a situação da malha viária do Brasil. No Rio Grande do Norte, foram analisados 1.762 quilômetros de rodovias federais e estaduais e constatou-se que 68,2% desses estão em situação regular, ruim ou péssima. A situação é mais grave nas rodovias sob responsabilidade do Governo do Estado. A entidade sindical aponta ainda que o Poder Executivo precisa de quase R$ 500 milhões para recuperar e restaurar os trechos problemáticos. A verba, segundo Demétrio Paulo Torres, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não existe.

Enquanto não há recursos suficientes, o Governo insiste numa solução paliativa: a operação tapa-buracos. O próprio diretor reconhece a ineficiência da manobra. “O tapa-buraco não é a solução. A solução é a reconstrução, mas não há recurso”. A expectativa é de que, no próximo ano, parte do empréstimo contraído pelo Governo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de R$ 540 milhões, aprovado pela Assembleia Legislativa, além de emendas parlamentares, sejam usados nas construções.

Da Tribuna do Norte

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Edital do concurso para o INSS deve ser publicado no dia 23 de dezembro

O edital do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ser publicado no dia 23 de dezembro. A informação foi transmitida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (27) ao programa “Bom Dia, Ministro”. Ele acrescentou que inicialmente serão oferecidas 1.500 vagas para técnico do seguro social, de nível médio, e 375 para perito médico previdenciário, de nível superior. “Às 1.500 vagas de técnico deverão ser acrescidas 500 vagas. O número de peritos deverá chegar a 500”, complementou.

O programa “Bom Dia, Ministro”, apresentado semanalmente pela TV NBR, é transmitido de Brasília, ao vivo, em sinal aberto. Em cada edição, um ministro convidado responde a perguntas de comunicadores de emissoras de rádio de todo o país sobre temas de sua Pasta e da agenda nacional. Em abril o ministro Garibaldi Alves Filho falou pela primeira vez ao programa. Um dos temas centrais da entrevista foi o programa Empreendedor Individual, que havia acabado de alcançar a meta de um milhão de inscritos.

[leia] Flaviano Monteiro participa do programa Cenário Político da TCM/Mossoró


Na noite de ontem – 26 de outubro – o professor Flaviano Monteiro (PCdoB – Apodi/RN) foi o entrevistado do Programa Cenário Político da TV a cabo TCM – Mossoró.
A convite do jornalista Julierme Torres, Flaviano Monteiro, mais uma vez esteve na cidade de Mossoró para um bate-papo sobre sua trajetória política na cidade de Apodi e Região do Médio Oeste. Depois de se candidatar a prefeito em 2008 e a deputado estadual em 2010 o professor é tido como uma liderança jovem e emergente da nossa região.

Durante a entrevista o professor Flaviano respondeu questões do tipo:
  • Se o rompimento de Robinson Faria com a governadora Rosalba prejudicaria ou ajudaria numa campanha para prefeito do grupo da Nova Geração em 2012;
  • Como o professor Flaviano avaliava os 10 meses de governo Rosalba;
  • Se a saída do Ministro dos Esportes – Orlando Silva (PCdoB) afetava a imagem do partido;
  • Se a oposição ao governo do estado estaria no palanque da Nova Geração em 2012;
  • Na apresentação do programa também estava a jornalista Carol Ribeiro que repassava para o professor Flaviano Monteiro as perguntas enviadas pelos telespectadores.
  • Uma delas perguntava se existia político no qual se pudesse confiar.
Em resposta o professor Flaviano disse que qualquer eleitor que entender que não existe um político que mereça seu voto, que se filie a um partido e ponha seu nome a disposição e faça a diferença.

[leia] O esporte mais popular do Brasil é roubar


Você achou que era o futebol? Não é. Nosso esporte mais popular é a corrupção. O time de maior prestígio e mais bem remunerado é o BCC, Brasília Corrupção Clube. Seus estádios são verdadeiros palácios, com subsedes imponentes.

Uma pena que, mesmo com ingresso de graça, as arquibancadas estejam quase sempre vazias, a não ser que os jogadores entrem em campo em benefício próprio ou tenham algum companheiro ameaçado por cartões vermelhos. Aí, as torcidas lotam o recinto e reúnem jovens furiosos a gaviões fiéis. Confraternizam, xingam e chegam a entrar no tapa.

Há os atacantes que disputam, aos trancos e barrancos, até o fim do Segundo Tempo. E os zagueiros que já deveriam ter pendurado as chuteiras no século passado, mas insistem na prorrogação. O “bicho”, nesse torneio, é a propina.

Tem muito empurra-empurra. Já foram expulsos cinco neste ano da Seleção, e o sexto estava na marca do pênalti aguardando o apito da juíza.

O maior medo dos jogadores é sofrer um “drible da vaca”. É um daqueles dribles humilhantes em que o jogador, de frente para o oponente, toca ou chuta a bola para um lado e corre para o lado oposto, buscando a bola novamente. Em política, é comum. Você faz de conta que dá todo o apoio ao coitado, mas o faz de bobo. E, quando o outro percebe, já foi até substituído.

Nesse Brasileirão de impedimentos, quem rouba não é o juiz. (Até é também, mas o campeonato é outro, superior – os atletas jogam de toga e o uniforme faz a diferença, que o diga a juíza dos árbitros Eliana Calmon, que denunciou bandidos em campo.)

Poderíamos recorrer apenas ao humor, e não à indignação, mas o assunto é muito sério. Só no Brasil uma arte milenar chinesa como o kung fu acaba usada pelo Ministério do Esporte para desviar milhões de reais de dinheiro público. Dinheiro meu e seu destinado a material esportivo para crianças e jovens.

O que se rouba em nome dos carentes e destituídos é vergonhoso. Não sei quase nada de kung fu, a não ser que há golpes mortais. Mas, no Brasil, o golpe é de grana mesmo.

Por Ruth Aquino

[leia] Apesar do feriado pagamento dos servidores do Estado será efetuado normalmente

Em virtude do Dia do Funcionário Público, comemorado nesta sexta-feira – 28 de outubro –, não haverá expediente nos órgãos do Governo do Estado. Apesar do feriado, o pagamento dos servidores será efetuado normalmente nos dois últimos dias úteis do mês: 28 e 31 de outubro.

Assim, o Governo segue o cronograma adotado desde janeiro, quando recebem no primeiro dia os servidores com matrículas terminadas de 1 a 5, e no segundo dia as matrículas terminadas de 6 a 0.

[leia] Garibaldi entrega licença da barragem de Apodi

O ministro da previdência, Garibaldi Filho participa na tarde de hoje da entrega da licença do perímetro irrigado da barragem de Santa Cruz do Apodi, mas a entrega e em Mossoró.

Entenderam?

Mossoró....

Pobre Apodi!

[leia] Aldo Rebelo é confirmado novo ministro do Esporte

A Presidência da República acaba de confirmar o deputado Aldo Rebelo como novo ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha é definitiva e que o nome de Aldo será publicado no Diário Oficial de amanhã.

Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”. Aldo Rebelo disse que à tarde dará entrevista coletiva para falar sobre sua gestão.

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

Boa tarde. "Tenho me esforçado a entender o que vem a cabeça de quem tem o poder nas mãos. Há excessos para todo mundo ver". Por prazer, será?

[leia] Convênios liberados outubro 2011 para Apodi

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 24/10/2011. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no portal da transparência.

O convênio  do município de Apodi/RN, que recebeu seu último repasse no período de 18/10/2011 a 24/10/2011 está relacionado  abaixo:

Número convênio: 666261 
OBJETO: o objeto deste convenio e aquisição de equipamentos e mobiliários para escolas de ensino fundamental, em atendimento a emenda parlamentar.
Órgão Superior: Ministério da Educação
Convenente: Apodi Prefeitura 
Valor total: R$ 119.991,50 
data da última liberação: 19/10/2011 
valor da última liberação: R$ 119.991,50

[leia] Apodi e Mossoró disputam a grande final da Copa Univap de Futebol

Será neste sábado, dia 29 de outubro, às 15h15min no Estádio Antonio Lopes Filho no município de Apodi – RN.

Você que gosta de esporte, prestigie o nosso futebol indo assistir a grande final da III Copa Univap de Futebol, entre as equipes:


CARPINA (Apodi) X 100% SAL (Mossoró)

A equipe do 100% Sal (Mossoró), esta repleta de craques de toda região, mas o Carpina, representando o nosso município, irá fazer de tudo para que o troféu de campeão fique em casa. Vamos ajudar...

Vamos lá torcer!!!

Abraço para o Miolo e Bibiu – jogadores do Carpina (joguei muito contra eles no campo de barro lá no Carpina – tempo bom aquele!).

Apoio:



[humor] Parei de Beber, Não de Mentir!!!!

[leia] Túnel do Tempo (parte 51). “Lá se vão…”


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é por volta de 1988. Carnaval da ACDA em Apodi. Quem aparece no 'retrato'? Resposta: Meu amigo Beto e sua irma Fátima (filhos do saudoso Sr. Orlando) e Marcílio de Boré.

Colabore com o quadro Túnel do Tempo. Participe!

Envie seu retrato para jdapodiario@hotmail.com ou opirataapodi@gmail.com  

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

[leia] Robinson e Wilma de Faria têm muito a conversar

Depois de uma viagem a Brasília, para tratar de assuntos relacionados à organização do PSD, o vice-governador Robinson Faria (PSD) terá pelo menos uma reunião certa no Rio Grande do Norte. E lógica, nesses tempos de crise.

Robinson terá conversa com a ex-governadora Wilma de Faria (PDT).

Ex-aliados, os dois têm muito a conversar depois do rompimento do vice com o governo Rosalba Ciarlini (DEM).


[leia] Artigo: O relógio e o temperamento de Robinson Faria. Vale a pena ir até o final…

O LUGAR E O TEMPO DE ROBINSON

- Robinson Faria escolheu um lugar apertado, solitário e de ar rarefeito para passar os próximos quatro ou oito anos. O vice-governador saiu da cerimônia de diplomação com o crachá (auto-concedido) de pré-candidato à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini. Em 2014, se já não houver reeleição, ou em 2018, se reeleição houver. Salvo, ele mesmo ressaltou, se outro nome apoiado pela governadora mostrar maior densidade eleitoral. A declaração responde, por via indireta, a uma maldade candente no mundinho da política jerimum desde que os dois se elegeram: em quanto tempo afloraria o projeto pessoal do vice, tensionando a aliança e o governo.

Ao esclarecer a dúvida, Robinson fez a manobra básica de qualquer pré-candidato: postular desde agora a primazia no sistema, tentando amarrar apoios prévios e inibir eventuais concorrentes. Mas, ao destacar-se da tropa, o vice coloca-se também no lugar de alvo, dentro e fora do governo. Isso cria uma zona de tensão extra (e desnecessária) no cenário já exacerbado pelas dificuldades que esperam os novos gestores. E não terá agradado à governadora, embora certamente seja hipótese posta ainda na negociação da chapa para 2010.  

A lista conhecida de secretários dá certo conforto a Robinson. Não parece haver ali nenhum nome com patente para a disputa, mas a estrada é longa e tem desvios inesperados. O tempo da política é diferente do tempo físico. O da política não é linear e rígido. Ele se contrai ou distende, acelera ou freia, conforme o dom do relojoeiro. A capacidade de compreender o tempo, lendo o seu conjunto de circunstâncias, ou de criá-lo, antecipando lances definidores, distingue o gênio político do talento mediano.

A história recente tem exemplos de sucesso e de fiasco na aplicação dessa lei temporal. Em 1994, Wilma tentou acelerar o tempo e se deu muito mal. Em 2002, soube ler as circunstâncias e venceu facilmente. Micarla, em 2008, e Rosalba, em 2006 e 2010, conseguiram acelerar o relógio, queimando etapas e furando a fila das “candidaturas naturais” postas com antecedência.  

Como político experiente e bem-sucedido, Robinson fez a declaração de candidatura de caso pensado. É uma tentativa clássica de acelerar o tempo, forçando quatro anos antes o simulacro de fato consumado. O açodamento do vice terá sido instigado pelos calos da experiência. Em 2006 e 2010, ele pelejou pela unção do wilmismo nas eleições ao Senado e ao Governo, sem sucesso. Sucumbiu a nomes e circunstâncias maiores que as pesquisas e as táticas dele.

Robinson sai de 2010 maior do que entrou, mais próximo (literalmente) da cadeira de governador  e na condição de secretário, o que lhe dá a mobilidade política e o controle de recursos que não teria apenas como vice. Certamente o dote orçamentário e de poder é inferior ao dos mandatos consecutivos como presidente da Assembléia Legislativa. Porém, é bem mais do que qualquer outro recebe na partida do novo governo. Agora caberá a Robinson os verdadeiros trabalhos de hércules: mostrar-se confiável ao rosalbismo e aos aliados, impor-se aos eventuais concorrentes internos e provar que acertou ao tentar acelerar o tempo da política.

Como tarefa secundária, terá de modificar ou suavizar traços de imagem que persistem, a despeito (e por causa) da superexposição na presidência do Legislativo. O continuísmo casuístico e a queda de braço com o Ministério Público, no caso da caixa-preta da folha de pagamento da Assembléia, certamente não contribuíram para fortalecer sua imagem de gestor. Ainda recentemente, ao ser sagrado secretário de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, foi alvo, em blogues e portais noticiosos, de comentários atribuindo à empresa dele a destruição de manguezais em Galinhos. Pode ser mera artilharia de adversários ou ex-aliados ressentidos. Mas também pode ser indício de percepção negativa entre grupos interessados nas questões ambientais.     

Onipresente no varejo da política, nos temas de atacado Robinson é um enigma a decifrar. Sabe-se que, sob seu comando, a Assembléia promoveu atividades culturais, mas ignora-se o que ele pensa sobre cultura. Conhecemos o projeto Cidadão sem Fome, que trocava notas fiscais por comida, mas não o ideário do autor sobre as questões sociais. Vemos e revemos a estampa do deputado na mídia, mas não lemos suas idéias sobre agricultura, indústria, infraestrutura, geração de emprego, serviços públicos, desenvolvimento e outros temas caros ao interesse popular.

A esse déficit de imagem, somam-se outros, mais comezinhos porém relevantes num tempo de política espetacularizada. Robinson tem baixo carisma, discurso frio e dificuldades no trato com as câmeras e os microfones. Como agravante, a jovialidade um tanto forçada, que, se faz algum efeito estético, é de efeito duvidoso na construção simbólica de sua imagem. Talvez ele devesse repensar o figurino. Rebaixar o talhe de tiozinho e acentuar os signos de maturidade. Seria um modo de harmonizar essência e aparência, realizando o delicado equilíbrio que é a chave da mistificação bem-sucedida. E sem mistificar(-se) direito, nenhum político tem futuro.

[leia] Gaspec se prepara para o lançamento oficial do grupo no dia 30 de outubro





Mais uma reunião foi realizada no dia (19/10), com alguns dos integrantes do GASPEC - Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer: Maria das Graças da Silveira, para os encaminhamentos da apresentação oficial à sociedade apodiense, que será no próximo dia 30 de outubro na ACDA.

A logomarca, banner, camisetas, convites a várias entidades e autoridades, além do registro do GASPEC no Cartório de nossa cidade. Esses, e outros assuntos foram discutidos e já marcada a próxima reunião para a próxima quarta-feira (26/10) no mesmo local. E você é convidado a participar... Junte-se a nós!

A Rádio Vale do Apodi apóia esse projeto e parabeniza todos que estão participando do GASPEC.

[leia] PT inova no Orçamento e garante aos pequenos municípios emendas de iniciativa popular

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) subiu hoje (25) à tribuna da Câmara dos Deputados para comemorar a iniciativa do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012, de incluir dispositivo que torna o orçamento dos pequenos municípios participativo.

“Saúdo o deputado Arlindo Chinaglia, relator do Orçamento Geral da União, pela sensibilidade política, pela iniciativa de inovar”, disse a deputada federal.

De acordo com o texto, municípios com menos de 50 mil habitantes – no Rio Grande do Norte, 159 se enquadram neste grupo – poderão escolher diretamente onde aplicarão parte dos recursos da União. Serão destinados aos municípios potiguares R$ 66,1 milhões nesta modalidade orçamentária. Veja como será a distribuição deste montante na relação abaixo.

O orçamento deverá ser aplicado em obras preventivas de desastres, estruturação da rede básica de saúde, ações de infraestrutura urbana, construção de escolas de educação infantil e recuperação de escolas públicas e está condicionado à realização de audiência pública.

Confira abaixo como será a distribuição de recursos:
- municípios com até 5.000 habitantes: R$ 300.000,00
- municípios de 5.001 até 10.000 habitantes: R$ 400.000,00
- municípios de 10.001 até 20.000 habitantes: R$ 500.000,00
- municípios de 20.001 até 50.000 habitantes: R$ 600.000,00

terça-feira, 25 de outubro de 2011

[veja] Comunidade dos Grossos recebe comitiva da Nova Geração




A Nova Geração visitou no ultimo sábado, (22), a comunidade dos Grossos na região da Pedra no município de Apodi – RN.

Estiveram presente na reunião o presidente comunitário – Cleiton Araujo, o casal que organizou a festa Dona Salete e o Sr. Chico, o casal William e Micarla, os estudantes Nailson e Neilma, o jovem Raimundo Monteiro. E os membros da Nova Geração o Sr. Reginaldo do Mudo, vice-presidente do PCdoB – Leandro Maia, os vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete, ambos do PCdoB, o articulador político Pedro Junior (PDT), e o pré-candidato a vereador Fabio Gurgel, (Fabio Fashion) também do PDT, entre outros.

As reivindicações da comunidade foram à falta d’água, sede própria para o conselho comunitário, um posto de saúde, e uma escola/creche para as criancinhas da comunidade que não tem acesso a educação infantil, dentre outras reivindicações.








[veja] Membro da Nova Geração comemora aniversário na comunidade dos Grossos



O membro da Nova Geração de Apodi, o professor Pedro Junior comemorou aniversário na ultima sexta-feira, dia 21 de outubro, mas a festa foi comemorada no dia 22 na comunidade dos Grossos – região da Pedra no município de Apodi.

Teve até bolo para o aniversariante. Rsrsrs....

[leia] Poder Legislativo - Câmara Municipal de Apodi


História
A primeira Câmara Municipal de Apodi foi instalada no dia 09 de outubro de 1833, sob a presidência do Alferes Reinaldo Galdêncio de Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre a quem Apodi era subordinado.
Foram empossados os seguintes vereadores eleitos:
· João Nogueira de Lucena Silveira,
· Padre Francisco Longino Guilherme de Melo,
· Antônio Francisco de Oliveira,
· Capitão Lourenço Alves de Oliveira,
· Joaquim da Cunha Cavalcante e
· João Freire da Silveira.

Vereadores atuais (eleitos em 2008)
Francisco Hélio Ferreira Machado - 1.365 votos
João Evangelista de Menezes Filho - 1.219 votos
Arnaldo João da Costa - 1.159 votos
Francisco Nilson Fernandes de João Lucas - 1.050
Paulo Luciano Ferreira Gomes - 947 votos
Genivan Aires da Costa - 935 votos
Raimundo Nonato Carlos Carlos - 930 votos
Antonio Angelo Sousa Suassuna - 847 votos
Francisco de França Pinheiro - 830 votos

Acesse e ajude tudodeapodi@hotmail.com
Tudo sobre Apodi do meu amigo Caubi!!!

[leia] Prefeitura de Apodi reforma escolas municipais

Escola da Lagoa do Clementino está sendo reformada e ampliada
Escola da Laje do Meio: última reforma foi há 26 anos

A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Educação e Cultura está reformando várias escolas municipais. As unidades de ensino do sítio Lagoa do Clementino denominada Escola Municipal Izauro Camilo de Oliveira está sendo completamente reformada. 

Escola da comunidade de Laje do Meio que há 26 anos não recebia reforma. “Estamos reformando, mas é praticamente uma reconstrução, de tão estragada que estava, e como sou professora zelo muito pelo ensino”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

As Escolas Municipais 12 de Outubro, na sede do município e Francisco Targino da Costa, em Soledade foram ampliadas. As melhorias nas unidades de ensino vêm contribuindo para o melhoramento do rendimento escolar dos alunos.

FONTE: ASCOM - PMA

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Luta pela Educação…

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, acontecerá a 5ª Marcha Nacional em defesa e promoção da educação pública, com o tema “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os 43 sindicatos filiados à CNTE de todo o Brasil marcarão presença na mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

CUT, UBES, UNE, Campanha pelo Direito à Educação, Sinasefe, Fasubra, entre outras entidades ligadas à educação e ao movimento social, também se vão se unir à Confederação para pressionar pela plena aplicação da lei do Piso nos estados e municípios e pelo aumento do percentual de recursos destinado à educação no Plano Nacional de Educação (PNE) na próxima década.

Os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha (em reforma para a Copa de 2014) e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional, onde será feito um ato pela defesa da educação de qualidade. Na pauta, a pressão pela votação do PNE ainda este ano, o aumento do percentual do PIB de 10% para educação (hoje 5%), a aplicação plena da lei do piso salarial nacional para o magistério pelos estados e municípios, obrigatoriedade de planos de carreira e 1/3 da jornada para atividades de planejamento e formação.

Segundo Leão, a pressão no Congresso e no Governo Federal é essencial para que a educação avance e os profissionais da área tenham seus direitos garantidos. “Consideramos essa Marcha decisiva para a aprovação dos 10% do PIB para a educação e para denunciar o não cumprimento do Piso Salarial pelos estados e municípios”.

A CNTE organizou um abaixo assinado com 140 mil cartões postais de apoio aos 10% do PIB para a educação, que serão entregues ao relator do PNE na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Ângelo Vanhoni (PT-PR), em audiência marcada para às 11 horas do dia 26.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Enem 2011: Confira os gabaritos das provas


Confira os gabaritos dos dois dias de provas, confira nos links abaixo:


[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

“Não se preocupe com quem fala mal de ti, pois a bijuteria sempre terá inveja do diamante”...

[leia] Rompimento político no RN é destaque em “Folha”

Criou-se no Rio Grande do Norte uma situação política inusitada. O vice-governador Robinson Faria (PSD) rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Pior: nesta segunda (24), Robinson declarou que trabalhará para “fortalecer” a oposição a Rosalba no Estado.

Para as eleições municipais de 2012, pretende costurar alianças com as três principais legendas oposicionistas: PT, PDT e PSB.

O rompimento ocorre dez meses depois da posse. Quer dizer: até 2014, sempre que tiver de se ausentar do país, a titular será substituída por um adversário.

As relações começaram a azedar depois que Robinson, ex-PMN, decidiu filiar-se ao recém-nascido PSD, partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab.

Veja matéria na íntegra AQUI.

Do Blog do Josias (Folha de São Paulo)

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Governadora pede fim da paralisação e promete não cortar ponto de grevistas

A governadora Rosalba Ciarlini assumiu, pessoalmente, as negociações com os servidores em greve. Nessa segunda-feira ela se reuniu com representantes dos servidores da administração direta e indireta. A chefe do Executivo aceitou o pedido para abonar as faltas dos servidores grevistas.

Mas fez uma condição: abona as faltas se não ocorrer mais greve. “As faltas não serão descontadas, mas queremos a compreensão de que devemos negociar em paz”, observou a governadora, se comprometendo que o Executivo manterá diálogo permanente com os sindicatos dos servidores e prometendo transparência com relação à receita estadual. “Mostraremos com clareza tudo que for arrecadado e toda a movimentação financeira do Estado”, repetiu Rosalba.

Ficou agendada uma nova reunião para o dia 10 de novembro quando será apresentado o quadro da situação financeira do Estado e, ainda, as possibilidades de negociação.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[leia] Depois de vencer os pleitos. Tudo parece normal...

Após o resultado nas urnas em cada eleição - dito vencedor - o que temos visto é um filme repetitivo e de muito mal gosto. Os eleitos para os executivos, que se mostravam afinados em propostas para uma gestão conjunta e dispostos a superar todos os obstáculos em nome de um governo forte e próspero, não duram o prometido e se separam no exercício do mandato.

O que acaba de acontecer com o governo do RN – entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice Governador Robinson Faria (PSD) é o modelo adotado em várias cidades de nosso estado e por que não dizer do nosso Brasil. Infelizmente, é o normal no modelo político adotado para as alianças antes das campanhas.

Em nosso município Apodi, é este mesmo modelo que tem predominado. Os vices de nossa cidade não passam de elementos de enfeite no tocante às administrações.

Você, por exemplo, ainda se lembra quem era o vice-prefeito de Apodi nas gestões logo abaixo? Estão listados os prefeitos.

           1988 – Simão Nogueira Neto
____________________________________
           1992 – José Pinheiro Bezerra
____________________________________
           1996 – Evandro Marinho de Paiva
____________________________________
           2000 – José Pinheiro Bezerra
____________________________________
           2004 – José Pinheiro Bezerra
____________________________________
           *2008 – Maria Goreti da Silveira
____________________________________

Caso você se lembre quem era o vice em cada gestão dessas acima citadas, com certeza também se lembrará do papel exercido por eles como vice-prefeito.

Pergunto então:

1. Em qual dessas gestões de nossa cidade o vice-prefeito teve um papel importante no mandato?

2. Em qual dessas gestões, ao término do mandato, o vice mantinha um relacionamento de união com o prefeito?

Fonte: Apodi Político

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com