sábado, 10 de dezembro de 2011

[veja] Bakulejo, Tête Pessoa e Limão com Mel 1ª noite do Festival de Verão Apodi





















[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

“Que a gente se divirta sem se matar, que ame sem se contaminar, que aprenda sem se enganar, que viva sem se vender”. Lya Luft

[veja] A jornalista Irene, comenta o vazamento de óleo na bacia no Rio de Janeiro

[leia] Transmissão ao vivo da Radio Vale do Apodi


Mais uma vez a copa municipal de Apodi dá mostras da força do nosso futebol através de nossas equipes que mesmo passando por dificuldades se empenham para abrilhantar nosso palco principal que é o Estádio Antonio Lopes Filho"O FILHÃO".

Hoje o futebol apodiense conhecerá o seu campeão da temporada 2011.

REAL CARPINA X PAULISTA, disputaram o título da copa municipal com previsão de estádio lotado mais uma vez .E A RÁDIO VALE MAIS UMA VEZ ESTARÁ LÁ,COBRINDO E TRANSMITINDO TUDO PRA VOCÊ TORCEDOR APODIENSE

O jogão de bola começa ás 19:00hrs da noite.

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[veja] Confraternização de final de ano da Escola 12 de Outubro









[leia] PR de Apodi lançará pré-candidatura ao legislativo nesse domingo

O Partido da República de Apodi coordenado pelo ex-prefeito Pinheiro Bezerra e pelo vereador Evangelista respectivamente presidente e vice, iniciarão neste domingo, 11 uma série de lançamentos de pré-candidaturas ao legislativo apodiense nas eleições em 2012.

O partido já conta com nomes de peso para a disputa proporcional como o do Presidente da CMA, Evangelista, do Vereador Hélio da Ambulância e outros que postulam pela primeira vez uma cadeira no legislativo apodiense, entre eles o nome de Zé dos Grossos que fará uma festa no próximo domingo para apresentar seu nome aos amigos daquela região.

Zé dos Grossos é bastante ligado ao esporte e é recém filiado ao PR e tem vários amigos na região com os quais pretende contar para chegar ao poder legislativo em 2013. A festa deverá começar por volta das 10h00minh da manhã do domingo e contará com todos os nomes postulantes do PR.

Fonte: Blog Rádio Vale do Apodi

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[leia] Projeto de Irrigação Apodi - "Quem critica, não conhece o Vale"

Valdir Julião - repórter
Tribuna do Norte

Pelo menos 11 organizações não-governamentais ou instituições ligadas ao campo criticam o modelo do projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, mas isso não é uma posição unânime entre os agricultores familiares da região do vale apodiense, inclusive colonos dos sete assentamentos rurais ali situados. Caso do ex-presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Apodi, José Ferreira Filho, o "Dedé", que vê nisso uma campanha política de alguns setores: "A maioria das críticas vem de pessoas que não conhecem o Vale. São de fora, de Natal, Caicó e da região Agreste e não imaginam como é nossa dificuldade aqui".

Emanuel Amaral

O agricultor José Ferreira Filho diz que a irrigação do Vale do Apodi vai levar desenvolvimento para a área

José Ferreira Filho disse que "muita gente tem receio de tomar posição", mas isso é uma coisa que ele diz ter aprendido no movimento cooperativista. "Perdi minha timidez e tenho posição para falar, como também respeito a posição dos outros", afirmou ele, achando que a colocação do Fórum do Campo Potiguar (Focampo) e outras ongs como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Coopervida, CF 8 de Março e a própria Seapac "tem receio de perder espaços e recursos financeiros" com o crescimento da agricultura familiar: "Na hora em que um agricultor começar a produzir numa área de um, dois ou oito hectares, vai poder escolher sua própria assistência técnica".

Dono de um lote no Assentamento Vila Nova, onde vivem dez famílias em 13 hectares de terra cada uma, Ferreira Filho disse que a irrigação é a solução para a Chapada do Apodi, por isso ele afirma que não é contra o projeto que está para ser executado pelo Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs). "Aqui a maioria das pessoas sobrevivem da aposentadoria de um parente ou então vão trabalhar nas caieiras de calcário, como meu vizinho, para ganhar R$ 40,00 trabalhando três vezes por semana de 17 horas às 5 da manhã".

Para sobreviver com uma pequena criação de 15 cabeças de boi e 40 de caprinos, "Dedé" afirma que tem de se agüentar com águas salgada de poço profundo, porque a água para consumo humano é abastecida pelo programa de carro-pipa que é executado pelo Exército Brasileiro. Outra atividade dele é a apicultura - "tenho 41 caixas de abelhas, mas só 28 estão ativas", disse ele, que para garantir comida para os animais, armazena sorgo num silo. A mulher de "Dedé", dona Francisca Ceci Ferreira é presidente da Associação do Assentamento Vila Nova e disse que a proposta dos assentados, é no sentido de que além do bico de água que o projeto do Dnocs garante a eles, é que o Incra trabalhe para os colonos terem acesso ao kit de irrigação completo, "porque é muito caro". Ela também afirma que os assentamentos reivindicam o aumento de um para dois hectares o tamanho da áreas de irrigação prevista no projeto original.

Joel de Oliveira Medeiros todo dia anda quilômetros numa carroça puxada a cavalo para levar água em tambores plásticos para a sua criação de caprino. Segundo ele, a irrigação "é o único jeito para melhorar a vida" dos assentados, porque na Chapada do Apodi ou chove de mais ou de menos. "Em 2010 só colhi duas sacas de feijão e sete de milho nos atoleiros por causa das chuvas que foram fortes". Com a irrigação, explicou ele, será possível controlar água, principalmente durante o verão, para ter pelos menos duas colheitas no ano.

BISPOS

Quarta-feira passada,  a Igreja Católica divulgou posicionando contra o modelo do projeto do perímetro irrigado do Apodi, o clero diz que não é contra o uso das águas da Barragem de Santa Cruz para irrigação, mas ressalva que deve ser garantido o abastecimento humano de todas as comunidades rurais e urbanas da região.

Projeto não prejudicaria outras atividades

Com uma área de 1.602 quilômetros quadrados, Apodi é o segundo maior município do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas de Mossoró, que tem 2.099 km². É numa área desse tamanho que ficara encravado os 5.200 hectares do perímetro irrigado da Chapada do Apodi, mas que, segundo o secretário municipal de Agricultura, o médico veterinário Elton Silveira de Souza, em nada prejudica as outras atividades econômicas de Apodi, que "precisa desse investimento para se desenvolver", pois a sua população, acrescentou, "só aumentou 600 pessoas em dez anos", de acordo com o Censo de 2010 do IBGE.

Elton de Souza disse que o projeto do perímetro irrigado preserva e não toca nas áreas turísticas, como o Lajedo de Soledade, com suas inscrições rupestres, assim como garante a exploração das áreas petrolíferas e das culturas de sequeiros e de vazantes, com o arroz vermelho, das margens do rio Apodi, ficam longe da região de chapada, onde as pessoas que vivem no campo sobrevivem da extração da lenha e da cal provenientes das jazidas de calcário, além do caju produzido na Lagoa do Apodi.

"O projeto vem para somar", disse o secretário de Agricultura, para informar que Apodi sobrevive hoje, como a maioria dos municípios, basicamente dos recursos da previdência social e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a irrigação chegando, segundo ele, cerca de R$ 7 serão acrescidos à economia do município: "É outro volume de recursos equivalente às aposentadorias e ao FPM".

Para ele, o projeto do perímetro irrigado tem alguns "diferenciais", que garantem, por exemplo, o lote para os 154 proprietários que terão suas terras desapropriadas pelo governo federal. "Existem um 90 proprietários morando dentro de suas terras. A todos eles é garantido um lote, só não ficam se não quiserem".

Outro dado importante do projeto, aponta o secretário, é que o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) de Apodi vai formar 90 técnicos em Zootecnia, pessoal esse que poderá concorrer a a 120 lotes, cada um com 16 hectares, o dobro do lote que será destinado aos agricultores familiares, que respondem por 85% dos beneficiados. "É preciso acabar com esse discurso de que o agricultor familiar não pode deixar de ser pequeno para ser um grande produtor".

Compra da produção seria garantida

Presidente da Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu, o empresário Guilherme Saldanha informou que "é preciso terminar com essa bobagem" de que empresários e pequenos agricultores não podem conviver juntos. Ele disse que o setor empresarial pode firmar parcerias com os agricultores familiares, garantindo a compra de insumos e , principalmente, dividir os custos da energia, "que são altos" e respondem por 60% das despesas.

Guilherme Saldanha disse que no Baixo Açu existem lotes isolados, também tem aqueles que tocam o negócio da agricultura irrigada em parceria com outros. Segundo ele, a primeira etapa do projeto tem 2.400 dos três mil hectares em uso. De um total de 11 empresas, oito estão em atividade, enquanto de 195 pequenos produtores, pelo menos 135 estão produzindo banana, mamão, feno e outras culturas.

POSIÇÃO

Saldanha admitiu que existe o interesse do Dnocs em tocar o resto do projeto, mas para isso, é necessária uma tomada de posição do governo, inclusive com relação aos lotes que estão sem produzir e que tem sido alvo de especulação imobiliária. "Existem corretores lá dentro", declarou ele, achando que o governo precisa reaver as terras e concedê-las a quem quer produzir.

O perímetro irrigado do Vale do Açu tem 197 lotes, a maioria, 156 é de 8,52 hectares somados a primeira e segunda etapas, enquanto 25 são de lotes empresariais, com área média de 145 hectares cada.

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

[leia] Presidenta Dilma Rousseff encaminha pleito da prefeita de Apodi sobre Campus da UERN para o MEC


BRASILIA/APODI – O Gabinete Pessoal da Presidenta da Republica, Dilma Rousseff, respondeu através da Diretora de Gestão Interna, Elisa Smaneoto, ao Oficio Nº 355/2011, entregue a presidenta Dilma Roussef, pela prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto no final do mês passado, quando a presidenta visitava o Rio Grande do Norte para a cerimônia de assinatura do contrato entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o consórcio vencedor que vai administrar o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

No documento entregue a presidente Dilma Rousseff, a prefeita de Apodi solicitava a liberação de recursos por parte do Governo Federal para execução das obras de instalação do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no município de Apodi. Na correspondência encaminhada pela Presidência da Republica a Prefeitura do Apodi, a diretora de Gestão Interna, Elisa Smaneoto, informou a prefeita Goreti Pinto que o pleito fora encaminhado ao Ministério da Educação.

No documento entregue pela prefeita, Goreti Pinto, a presidenta Dilma Roussef, Goreti mostrou que atualmente Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Felipe Guerra, contam com mais de 1.500 universitários que se dividem entre a UERN, UNP, UFERSA e outras faculdades de Mossoró, tendo que usar diariamente ônibus ou caronas. E que os municípios enfrentam problemas financeiros, pois não existem recursos específicos do Ministério da Educação para a contratação de ônibus para o transporte de estudantes universitários.

Goreti Pinto mostrou ainda que somente em Apodi existem 2.634 alunos matriculados no ensino médio, 722 jovens matriculados no ensino médio técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, 150 alunos matriculados no Ensino Superior no Núcleo Avançado de Ensino Superior da UERN em Apodi e 3.254 alunos aptos ao ENEM 2011/2012.

Desde que assumiu os destinos de Apodi que a prefeita, Goreti Pinto, vem lutando pela implantação do Campus da UERN na cidade. Recentemente a municipalidade fez a doação a UERN de um terreno com cinco hectares de terra, localizado às margens da BR-405, sentido Apodi/Mossoró, na Fazenda Reis Magos, que conta com toda uma infra-estrutura disponível para a construção do campus da UERN, da cidade de Apodi.

A luta da prefeita Goreti Pinto pela construção do Campus da UERN para o município de Apodi é antiga e conta com o respaldo dos prefeitos de Felipe Guerra, Braz Costa, Itaú, Edson Melo, Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz, Severiano Melo, Silvestre Monteiro e dos deputados estaduais, Walter Alves, Gustavo Carvalho, Larissa Rosado, deputada federal, Sandra Rosado, Henrique Alves, Fabio Farias, senador Jose Agripino, Ministro Garibaldi Alves, empresários e varias outras autoridades da região.

“A presidenta Dilma Rousseff mostrou através do seu gabinete que o nosso pleito vai ser analisado pelo Ministério da Educação, agora vamos lutar para que esse sonho da população apodiense se torne realidade”, comentou a prefeita que esta na luta e conta com o apoio do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves e do deputado federal Henrique Alves e de vários parlamentares da bancada federal Potiguar no Senado e na Câmara Federal.

[veja] Pianista Arthur Moreira no Terminal Turístico da Lagoa 11/12/11

Clique na imagem para ampliar!

[leia] Decomposição da Transposição

O pior na Transposição ainda está por vir, isto é, se um dia essa obra for concluída, o povo vai ver que a água que corre pelos canais não era para ele.

Roberto Malvezzi (Gogó)

Não foi por falta de alerta da sociedade, de protestos, até de greves de fome. A Transposição sempre foi tida como absurda, mesmo que fosse concluída, porque atenderia muito mais aos grandes interesses que à sede das populações necessitadas.

Agora, anos depois de iniciada, vai comprovando uma por uma todas as preocupações da sociedade: já devorou 3,5 bilhões de reais, precisa de mais 1,8 bilhões em aditivos, obras paralisadas, decomposição das obras já realizadas, péssima indenização das comunidades (até de 160 reais para uma velha senhora), rachaduras nas casas das comunidades próximas por explosões de dinamites, emprego temporário e problemas permanentes, desfazimento dos consórcios, novas licitações, uma ladainha sem fim de problemas.

Mas a Articulação do São Francisco Vivo não se ilude, isto é, o governo vai voltar. Mas, agora, a prioridade são as obras da Copa, os aeroportos, estádios e metrôs. A sociedade civil estima em mais de 600 mil pessoas relocadas por essas obras. Parece que o Brasil calculou mal, não tem pernas para enfrentar decentemente tantas iniciativas. Pior, as empreiteiras, acostumadas a esse jogo de subornos, aditivos, recontratações, estão podendo optar onde podem ganhar mais do que nunca.

O pior na Transposição ainda está por vir, isto é, se um dia essa obra for concluída, o povo vai ver que a água que corre pelos canais não era para ele. Vai ver canais enormes cercados por arame farpado, guardas motorizados impedindo o acesso das populações, ainda que seja para roubar um balde de água. Aí a crueldade do processo mostrará todas as suas evidências.

Por outro lado, o que precisa ser feito não está sendo feito, ou está sendo mal feito. A presidente Dilma, agora para favorecer seu ministro da Integração, Fernando Coelho, permitiu que a Codevasf implante cisternas de plástico no lugar das cisternas de placas. As adutoras do Atlas do Nordeste não estão sendo feitas, ou apenas algumas, e milhares de municípios nordestinos poderão entrar em colapso de água até 2025, como prevê a Agência Nacional de Águas (ANA) em seu Atlas do Nordeste.

Por isso, nos diferenciamos mais uma vez da grande mídia nacional e da oposição de direita no Brasil. Mantemos nossa posição original. Não estamos interessados na continuidade da Transposição, mas na aplicação desses recursos no que deve ser feito, priorizando as populações efetivamente necessitadas. A grande mídia se entende com as empreiteiras, que se entendem com o governo. Nessa equação povo nordestino continua de fora.

A decomposição da Transposição fala por si mesma.

Fonte: Brasil de Fato

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[leia] Rosalba poderá fazer reforma administrativa

“Algumas fontes mais discretas do Governo já reconhecem que a governadora Rosalba Ciarlini começa a admitir uma reforma no secretariado direcionando a mudança para dotar sua equipe mais agilidade. O Governo identifica não só uma lentidão na capacidade executiva, como na aplicação de recursos específicos, agora que o primeiro ano acaba, mas com setores mostrando incapacidade de aplicação”.

Deu na Coluna de Vicente Serejo – Jornal de Hoje

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[leia] Relatório de emenda da bancada Federal do RN-OGU

Confira para onde seu deputado dederal colocou emenda:

Clique na imagem para ampliar!

[leia] Confraternização anual da Nova Geração será no dia 20/12 no Muralhas Club


A tradicional confraternização de final de ano da Nova Geração será no próximo dia 20 de dezembro no Muralhas Club.

Presença confirmada do deputado estadual, Getúlio Rego e do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, bem como do deputado federal, Fábio Faria.

A Nova Geração de Apodi enviou convites para o vice-governador, Robinson Faria, deputada federal, Fátima Bezerra, ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e a ex-governadora Wilma de Farias.

Todos ficaram de confirmar presença.

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

[humor] Aê tarados! A gata da sexta se bronzeando para o Festival de Verão Apodi



A gata da sexta tá de matar. Confira ai tarados. Sensacional!!!!!!!   

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só.

[veja] Um aluno custa aos cofres públicos pouco mais de R$2.000,00 ao ano...

[leia] Apodi: Pesquisador diz que Distrito Irrigado é inviável em todos os sentidos

O distrito irrigado que o PMDB, através do DNOCS está querendo impor na Chapada da Apodi é inviável economicamente, tecnicamente e ambientalmente falando. Contraria todos os princípios da lógica, fere diretamente a vontade popular, o cidadão de Apodi.

A opinião é do professor/doutor João Abner Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi convidado pelos pequenos produtores rurais de Apodi para auxiliá-los fazendo um estudo a respeito da possibilidade de irrigar a chapada.

Primeiro João Abner destacou que tecnicamente não tem como a Barragem de Santa Cruz ter água para irrigar 5, 9 ou 13 mil hectares em local nenhum e é por um fator simples e fácil de entender. A barragem tem capacidade de fornecer 4 metros cúbicos de água por segundo.

Sendo que destes 4, 1 é reservado a questão ambiental, o outro para abastecimento humano, ficando 2 metros cúbicos por segundo para irrigar na Chapada do Apodi. Observe que 2 metros cúbicos dão apenas para irrigar no máximo 2,5 mil hectares.

Ou seja, tecnicamente não é possível.

Do ponto de vista econômico, João Abner explicou que é economicamente inviável transpor água para uma altura superior a 60 metros. A Chapada do Apodi, para onde o PMDB quer impor, através do DNOCS instalar o distrito irrigado fica 80 metros de altura. Logo, o custo da energia para abastecer os canais deste distrito seriam bem altos.

Do ponto de vista ambiental e saúde pública, quem sustenta a tese é a também professora/doutora Raquel Rigotto, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará. Ela disse que o veneno usado pelo agronegócio está matando as pessoas e no caso da Chapada do Apodi, seguindo o exemplo do distrito irrigado do Ceará, vai destruir a natureza.

É imoral e inaceitável o fato do DNOCS do PMDB está querendo desapropriar 150 pequenas propriedades, inclusive áreas de assentamento rural para entregar estas áreas para grandes empresas do agronegócio produzir frutas usando agrotóxicos.

Digamos que o PMDB consiga impor, através do DNOCS, a instalação do Distrito, será que o cidadão de Mossoró e também de todo o Alto Oeste sabe que vão pagar parte da energia usada pelas empresas de fruticultura que vão atuar no distrito, assim como acontece no assentamento “modelo” no Estado do Ceará?

A solução apresentada pelos pesquisadores e também dos agricultores de Apodi, é transpor os 2 metros de água por segundo disponível na Barragem para distritos irrigados na região da Varzea, beneficiamento também território do município de Caraúbas.

Se o PMDB insistir com este investimento de R$ 280 milhões, numa obra que vai prejudicar a todos e ainda, segundo João Abner, representa uma falência total do sistema de controle do Estado. “Como o IDEMA licenciou este distrito irrigado sabendo de tudo isto?”


Fonte: NoMinuto

[veja] Hoje e amanhã Apodi vai ferver com o Festival de Verão Apodi. Entre as atrações, Ricardo Chaves e Limão com Mel, além de outros vários artistas. Vai bombar!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

[veja] Procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Apodi






Fotos: Diomédio Paiva

[leia] Deputado cobra Campo de Pouso para Chapada do Apodi

O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), ocupou a tribuna do Poder Legislativa potiguar, durante sessão plenária nesta quinta-feira,08, para reivindicar a instalação de um Campo de Pouso para Chapada do Apodi, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do município e cidades circunvizinhas como Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra.

Aprovada por unanimidade pelos deputados presente a sessão dessa quinta-feira, a proposta de Gustavo Carvalho, fora encaminhada para a governadora Rosalba Ciarline e a Secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Maria Cardoso Pinto.

Gustavo Carvalho, justificou seu requerimento mostrando que Apodi, conta com uma população de mais de 34 mil habitantes, é considerado o segundo maior e mais populoso da região, perdendo apenas para Mossoró. "Apodi necessita de apoio de infra-estrutura para o escoamento da sua produção e dos municípios circunvizinhos como Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Itaú que se destacam pela grande produção de castanha de caju, feijão e milho, nessas cidades existem indústrias de beneficiamento de caju e castanha, conseqüentemente todos esses aspectos reforçam este pleito para o levantamento definitivo do progresso e do turismo que vem se mostrando de grande importância para a economia de Apodi e da região como fonte de renda", destacou o parlamentar.

Além de todo esse potencial em Apodi encontram-se importantes pontos turísticos do Estado, como o Lajedo de Soledade, a Chapada do Apodi, Barragem de Santa Cruz e a Lagoa do Apodi, mesmo sem estrutura para explorar o turismo a cidade vem recebendo mensalmente a visita de estudantes universitários de vários Estados e Países para realizarem estudos nestes pontos.

[leia] Prefeitura de Apodi realizará leilão de veículos e máquinas nessa sexta-feira

A Prefeitura de Apodi através do leiloeiro público, Erick Luiz Neves Câmara, realizará na manhã dessa sexta feira em Apodi, um leilão de veículos leves, pesados e sucatas pertencentes à municipalidade que estão sem uso por parte da administração municipal há algum tempo.

O leilão acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo, (próximo ao Estádio de Futebol Antonio Lopes Filho), poderão participar pessoa física com apresentação do CPF/MF e Carteira de Identidade; Pessoa Jurídica com apresentação do Cartão de CNPJ/MF e Inscrição Estadual e todos os que cumprirem as exigências de Cadastro, com tolerância de no mínimo 60 (sessenta) minutos antes da realização do Leilão só participará pessoas cadastradas.

O leilão dos veículos, máquinas e sucatas, ocorrerá pelo fato da atual administração ter criado uma nova frota de veículos e máquinas  formada por mais de 20 carros, ônibus, tratores e dar continuidade à renovação da frota municipal.  

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi, entre os vários veículos e máquinas que serão leiloados nessa sexta-feira, tem vários tratores, ambulâncias, ônibus, camionetas, além de várias sucatas e outros veículos.

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[leia] Apodi: abate clandestino de animais


A Polícia Militar de Apodi realizou na tarde de hoje uma operação de combate ao abate clandestino de animais para consumo humano, na sequência de denúncias anônimas a Polícia Militar de nossa cidade conseguiu deter, nesta quinta feira de feriado municipal, três homens na zona rural do município.

Foram apreendidos carnes e animais prontos para o abate, além de facas, afiadores, peles e o carro que estava a ser utilizadas para o transporte do gado. Segundo o blog da Polícia de Apodi, "no momento da intervenção, estavam a ser abatidos vários animais com destino a consumo público".

Vários animais foram encontrados no local
Mais animais...
Condições mínimas de higiene no local
Carne "pronta" para ser comercializada na feira livre de Apodi
Local do abate
Saúde pública não e brincadeira


Com informações e fotos do blog Sentinelas do Apodi