terça-feira, 3 de janeiro de 2012

[leia] Crack é um demônio na vida das pessoas…

O Brasil caminha para ser a 5ª economia do mundo. O único problema, seu PIB é distribuído desigualmente há séculos. Segundo o ministro da economia o país levará 20 anos para ter o mesmo padrão de vida dos europeus. Restando para os trabalhadores e excluídos sociais, muita propaganda, demagogia e promessas. Eventos como olimpíada, copa do mundo, visita do Papa, Rio mais 20, conferencias mundiais etc, estão permitindo expor ao mundo os limites da política social brasileira.

A panacéia está instalada, novos e modernos aeroportos, sistema de transporte de massas, segurança digital e megaconstruções. Em época de festas e grandes eventos, um ingrediente da realidade social se desponta, o consumo de drogas, em que o consumo  de álcool e tabaco entre os adolescentes é muito maior do que o crack com seus efeitos devastadores e o de cocaína que vem aumentando.

O crack é a cocaína em pó, adicionada de água e de bicarbonato de sódio, que é aquecida até a água evaporar, e o produto final consiste em pedras de cocaína. É fumado em cachimbos ou improvisações. Quando o cachimbo é aceso e a pedra, de uma cor que vai do branco ao marrom, pega fogo, produz um estalo, o “crack” (estalo em inglês). Para alguns especialistas ele produz efeito mais imediato e intenso do que a cocaína, com um grande diferencial o preço. Há pedras de 10 reais, de 5 e “lasquinhas” de 1 real.

Precisamos ficar atentos com nossos filhos e filhas, oferecer um novo projeto de vida, porque a relação com a droga tem a ver com o lugar onde ele vive, com o espaço social, a sua condição na família, exigindo serviços de saúde diferentes para necessidades diferentes. O uso da droga aliado ao vício gera outro problema na sociedade: a prostituição. O uso do crack tem levado muitos adolescentes a “abrirem as portas” para a AIDS novamente. É necessário trabalhar a família, pois, uma boa base familiar evita muitos problemas relacionados ao consumo do crack.

De uns anos para cá, entre as camadas socialmente desfavorecidas, principalmente, mas não só entre elas, o crack passou a reinar. Em Apodi se atribui ao aumento da violência ao avanço do crack nas áreas periféricas. Temos que ficar alerta a este vilão social e devastador.

Com informações de Pádua Campos

3 comentários:

Anônimo disse...

O tráfico invadiu as cidades do interior e é lastimável a situação dos dependentes químicos, sem acesso a tratamento.

Anônimo disse...

Uma tonelada de drogas apreendida em 2011 no Rio Grande do Norte. Imagine a quantidade que circula fora das vistas da polícia.

Anônimo disse...

o pior demônio de nossa vidas é a impunidades dos CORRUPTOS, tudo de ruim que acontece em nosso brasil é cousado por isso.