quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[leia] A criança que trabalha

No Brasil, apesar de proibido por lei, muitas crianças e adolescentes menores de 14 anos trabalham. Muitas vezes, esse trabalho ocorre em atividades que chamamos de penosas e insalubres, porque prejudicam sua saúde e seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

No campo e na cidade, encontramos meninos e meninas trabalhando até 12 horas por dia, em vez de estarem estudando e brincando, direitos que são nacional e internacionalmente garantidos.

A visão equivocada de muitas pessoas de que crianças que começam a trabalhar cedo podem ter um futuro melhor, a situação de miséria de inúmeras famílias, a ausência de escolas e de atividades de lazer são alguns dos motivos que levam todos esses meninos e meninas a trabalharem muito antes de estarem preparados para isso.

Mas a verdade é que, para crescer de forma saudável, a criança tem de estudar bastante, brincar mais ainda e preparar-se devagar para o mundo do trabalho.

Vicente Paulo da Silva, secretário executivo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo, Ática, 1997.

Um comentário:

Anônimo disse...

é melhor a ciança trabalhar do que estar usando drogas, e fazendo o que não presta.